Sei sulla pagina 1di 15

Malu Arago Direito Constitucional

Curso Completo de Direito Constitucional em Exerccios - CESPE

CAPTULO II DO PODER EXECUTIVO Seo I Do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica

Art. 76. O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de estado.

Art. 77. A eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no ltimo domingo de outubro, em segundo turno, se houver, ao ano anterior ao do trmino do mandato presidencial vigente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997) 1 A eleio do Presidente da Repblica importar a do Vice-Presidente com ele registrado. 2 Ser considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos no computados os em branco e os nulos. 3 Se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio em at vinte dias aps a proclamao do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos. 4 Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao. 5 Se, na hiptese dos pargrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votao, qualificar-se- o mais idoso.

Art. 78. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. Pargrafo nico. Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o VicePresidente, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago.

Art. 79. Substituir o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-, no de vaga, o VicePresidente. Pargrafo nico. O Vice-Presidente da Repblica, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliar o Presidente, sempre que por ele for convocado para misses especiais.

Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

1 Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. 2 Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores.

Art. 82. O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997) Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo. 1. (CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O Poder Executivo, alm de administrar a coisa pblica, tambm legisla e julga, e o seu chefe, eleito pelo povo, possui vrias prerrogativas e garantias que lhe so outorgadas para o exerccio, de forma independente e imparcial, da chefia da nao.

2. (Cespe/UnB Tcnico Judicirio rea administrativa TRE/BA - 2010) Julgue o item abaixo, a respeito do Poder Executivo. __ Na eleio do presidente e do vice-presidente da Repblica, se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, deve ser feita nova eleio, concorrendo os dois candidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer a morte de candidato, devero ser convocadas novas eleies.

3. (Cespe/UnB - TRE MA - Tcnico rea Administrativa/2009) Com respeito ao Poder Executivo, assinale a opo correta com base na CF. ___ Ser considerado eleito presidente da Repblica, no primeiro turno, o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos, includo o cmputo dos votos em branco e dos nulos. ___ Em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente da Repblica, ou vacncia dos respectivos cargos, so chamados, sucessivamente, ao exerccio da presidncia o presidente do Senado Federal, o presidente da Cmara dos Deputados e o presidente do STF. ___ O presidente e o vice-presidente da Repblica podem ausentar-se do pas por perodo de trinta dias sem que percam os seus cargos, independentemente de licena do Congresso Nacional.

4. (CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A respeito da organizao dos poderes da Repblica, julgue os itens. ___ A morte, a desistncia ou o impedimento do candidato eleito e diplomado para a chefia do Poder Executivo mantm a eleio e diplomao do candidato eleito vice-chefia, que tomar posse na condio de titular do Poder Executivo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

5. (CESPE - 2009 - TRE-MA - Analista Judicirio - rea Administrativa) A CF trata de forma detalhada da sucesso presidencial, nos casos de vacncia e impedimento do chefe do Poder Executivo. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. a) O vice-presidente eleito juntamente com o presidente da Repblica, pois os votos por ele recebidos se somam aos recebidos por seu companheiro de chapa, definindo-se assim o resultado da eleio. b) Se os cargos de presidente e vice-presidente da Repblica vierem a ficar vagos, responde pela presidncia da Repblica o presidente do Congresso Nacional, e deve ser feita a eleio de novos presidente e vice-presidente da Repblica para um mandato-tampo. c) No caso de impedimento concomitante do presidente e do vice-presidente da Repblica, quem ocupar provisoriamente a Presidncia da Repblica ser o presidente da Cmara dos Deputados, e a eleio dos novos chefes da nao se dar por eleio popular direta, se ambos os cargos tiverem ficado vagos antes de se completarem dois anos de mandato presidencial. d) Com a vacncia concomitante da Presidncia e da Vice- Presidncia da Repblica, o presidente da Cmara dos Deputados assume a Presidncia da Repblica para um mandato-tampo, pois a CF estabelece que a eleio presidencial deve ocorrer conjuntamente com a dos governadores dos estados e dos membros do Poder Legislativo, para que no haja rompimento do pacto federativo. e) Em qualquer hiptese, deve ser convocada nova eleio presidencial, seja pela via direta, seja pela indireta, assumindo o presidente do Senado Federal provisoriamente a Presidncia da Repblica, e, nas ausncias deste, a chefia do Poder Executivo deve ser ocupada pelo presidente da Cmara dos Deputados.

6. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea administrativa/2010) A respeito das disposies constantes da CF que tratam do Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ O presidente e o vice-presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do pas por perodo superior a sessenta dias, sob pena de perda do cargo. ___ Em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da presidncia o presidente do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados e o do STF. ___ O cargo de presidente ser declarado vago, se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o presidente ou o vice-presidente, salvo por motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo.

7. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea judiciria/2010) Tendo em vista as normas constitucionais que disciplinam o Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ O presidente da Repblica e o vice-presidente somente podem ausentar-se do pas com licena do Congresso Nacional, sob pena de perda do cargo. ___ Entre os requisitos para algum candidatar-se ao cargo de presidente ou de vice-presidente da Repblica, esto ser brasileiro nato, possuir filiao partidria h pelo menos dois anos e ter a idade mnima de trinta anos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___ O substituto e sucessor natural do presidente da Repblica o vice-presidente, e, na falta desse, sero sucessivamente chamados para ocupar, temporariamente, a Presidncia da Repblica, os presidentes da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do STF. ___ A eleio do presidente da Repblica ocorre pelo sistema majoritrio puro (ou simples), no qual ser considerado eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta de votos, a computados os votos em branco e os nulos.

8. (CESPE/UnB AL/ES Procurador 2011) Com referncia ao Poder Executivo nas esferas federal e estadual, assinale a opo correta. ___ Se, na hiptese de configurao de segundo turno nas eleies presidenciais, sobrevier impedimento legal de candidato, aquele que seria o seu vice-presidente concorrer no segundo turno. ___ Ser constitucional lei estadual que estabelea a necessidade de licena prvia da assembleia legislativa para que o governador possa ausentar-se do pas por qualquer prazo.

Seo II Das atribuies do Presidente da Repblica

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: I nomear e exonerar os Ministros de Estado; II exercer, com o auxlio dos Ministros de Estado, a direo superior da administrao federal; III iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituio; IV sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; V vetar projetos de lei, total ou parcialmente; VI dispor, mediante decreto, sobre: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; (Includa pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; (Includa pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) VII manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; VIII celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; IX decretar o estado de defesa e o estado de stio; X decretar e executar a interveno federal; XI remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasio da abertura da sesso legislativa, expondo a situao do Pas e solicitando as providncias que julgar necessrias; XII conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

XIII exercer o comando supremo das Foras Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, promover seus oficiais-generais e nome-los para os cargos que lhes so privativos; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 23, de 02/09/99) XIV nomear, aps aprovao pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territrios, o Procurador-Geral da Repblica, o presidente e os diretores do Banco Central e outros servidores, quando determinado em lei; XV nomear, observado o disposto no Art. 73 os Ministros do Tribunal de Contas da Unio; XVI nomear os magistrados, nos casos previstos nesta Constituio, e o advogado-Geral da Unio. XVII nomear membros do Conselho da Repblica, nos termos do Art. 89, VII; XVIII convocar e presidir o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional; XIX declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas, e, nas mesmas condies, decretar total ou parcialmente a mobilizao nacional; XX celebrar a paz, autorizado ou com o referendo do Congresso Nacional; XXI conferir condecoraes e distines honorficas; XXII permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente; XXIII enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio; XXIV prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior; XXV prover e extinguir os cargos pblicos federais, na forma da lei; XXVI editar medidas provisrias com fora da lei nos termos do Art. 62; XXVII exercer outras atribuies previstas nesta Constituio.

Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao AdvogadoGeral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes.

9. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea judiciria/2010) Quanto ao sistema de governo e ao papel do presidente da Repblica na ordem constitucional brasileira, assinale a opo correta. (A) Embora vigore, no Brasil, o sistema presidencialista de governo, a CF atribui ao Congresso Nacional o poder de sustar os atos normativos e os atos administrativos do chefe do Poder Executivo sempre que os julgar inoportunos e inconvenientes ao interesse pblico. (B) Tanto as tarefas de chefe de Estado como as de chefe de governo integram o rol de competncias privativas do presidente da Repblica. (C) O presidente da Repblica tem competncia para iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos na CF, bem como para, mediante decreto, dispor sobre a criao e extino de rgos pblicos. (D) Cabe ao presidente da Repblica, com a prvia anuncia do Congresso Nacional, decretar e executar a interveno federal, nas hipteses previstas em lei. (E) da competncia privativa do chefe do Poder Executivo promulgar e fazer publicar as emendas constitucionais, que, aps terem sido aprovadas, so sancionadas pelas mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

10. (Cespe/UnB - Agente de Investigao e Escrivo de Polcia/PB 2009) atribuio da chefia de governo A celebrar tratados internacionais, mediante referendo do Congresso Nacional. B vetar projetos de lei, total ou parcialmente. C manter relaes com estados estrangeiros. D celebrar a paz. E permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional.

11. (TSE Tec. Jud. Unb/CESPE 2007) Um estudante afirmou que o presidente da Repblica atua como chefe de governo quando veta uma lei e atua como chefe de Estado quando nomeia um ministro do TSE ou decreta interveno federal em um estado. Essa afirmao (A) verdadeira. (B) falsa, pois o veto a leis federais um ato de chefia de Estado. (C) falsa, pois a nomeao de membros do Poder Judicirio um ato de governo. (D) falsa, pois a decretao da interveno federal no compete a presidente da Repblica.

12. (Cespe/UnB - TRE MA - Tcnico rea Administrativa/2009) Com respeito ao Poder Executivo, assinale a opo correta com base na CF. ___ da competncia privativa do presidente da Repblica dispor, mediante decreto, acerca da organizao e do funcionamento da administrao federal, quando isso no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos.

13. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea judiciria/2010) Tendo em vista as normas constitucionais que disciplinam o Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ As atribuies privativas do presidente da Repblica encontram-se demarcadas no texto constitucional, que no admite serem elas objeto de delegao. ___ De acordo com a CF, o presidente da Repblica poder delegar a atribuio de conferir condecoraes e distines honorficas.

14. (Cespe/UnB MPU/2010 Analista Administrativo) No que se refere organizao polticoadministrativa do Estado e s atribuies e responsabilidades do presidente da Repblica, julgue os itens subsequentes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

__ A CF autoriza o presidente da Repblica a delegar ao advogado-geral da Unio o envio de mensagem e de plano de governo ao Congresso Nacional por ocasio da abertura da sesso legislativa.

15. (Cespe/UnB MPU/2010 Analista Processual) A administrao pblica, regulamentada no texto constitucional, possui princpios e caractersticas que lhe conferem organizao e funcionamento peculiares. A respeito desse assunto, julgue os prximos itens. __Como decorrncia do princpio da simetria e do princpio da separao dos poderes, as hipteses de iniciativa reservada ao presidente da Repblica, previstas na Constituio Federal, no podem ser estendidas aos governadores.

16. (UnB / CESPE DPF/2004 - Escrivo de Polcia Federal) Supondo que o presidente da Repblica, dentro da poltica brasileira de apoiar as aes internacionais contra o crime organizado, assine a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Internacional, julgue os itens subsequentes. ____Para que essa conveno possa ser aplicada no Brasil, preciso, entre outros atos, da sua aprovao pelo Congresso Nacional. ____O presidente da Repblica possui competncia privativa para celebrar tratados e convenes e para acreditar representantes diplomticos de Estados estrangeiros, podendo essa ltima competncia ser delegada ao ministro de Estado das Relaes Exteriores.

17. (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios Advogado) )Com referncia ao Poder Executivo, competncia do presidente da Repblica para a edio de medidas provisrias e competncia dos rgos do Poder Judicirio, julgue os itens subsequentes. ___ De acordo com a CF, o presidente da Repblica pode, em carter excepcional, delegar aos ministros de Estado sua competncia para editar medidas provisrias.

18. (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio Direito) Julgue os itens que se seguem, relativos s atribuies dos poderes Legislativo e Executivo. ___ As competncias privativas atribudas ao presidente da Repblica pelo texto constitucional no podem, pela sua natureza, em nenhuma hiptese, ser objeto de delegao.

19. (CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio - rea Administrativa) Com relao s atribuies e responsabilidades do presidente da Repblica, julgue os seguintes itens. ___ A Constituio Federal de 1988 concede ao presidente da Repblica a prerrogativa de celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

20. (CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Com relao ao processo legislativo e s atribuies do chefe do Poder Executivo, julgue os itens que se subseguem. ___ O presidente da Repblica pode dispor, mediante decreto, sobre a organizao e o funcionamento da administrao federal, promovendo a extino de funes ou cargos pblicos que julgar desnecessrios e inconvenientes para o servio pblico.

21. (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - rea Administrativa) Julgue os itens subsequentes, que se referem administrao pblica e ao Poder Executivo. __ A concesso de indulto uma atribuio do presidente da Repblica que pode ser delegada ao ministro da justia.

22. (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio Taquigrafia) Com referncia do poder executivo e organizao administrativa julgue o item abaixo. __ Em que pese a existncia do princpio da legalidade, possvel, perante a CF, que o chefe do Poder Executivo, mediante decreto, extinga rgos, funes ou cargos pblicos na administrao direta do Poder Executivo.

23. (CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo) Julgue o item abaixo, relativo ao Poder Executivo. ___ O presidente da Repblica no dispe de competncia constitucional para conceder indulto, por se tratar de competncia exclusiva do Poder Judicirio.

24. (Cespe/UnB - Agente de Inteligncia/ABIN/2008) Acerca do Poder Executivo, julgue os itens seguintes. ___ A celebrao dos tratados internacionais e a incorporao deles ordem jurdica interna decorrem, no sistema adotado pelo Brasil, de ato subjetivamente complexo, resultante da conjugao de duas vontades homogneas: a do Congresso Nacional, que resolve, definitivamente, mediante decreto legislativo, questes sobre tratados, acordos ou atos internacionais, e a do presidente da Repblica, que, alm de poder celebrar esses atos de direito internacional, tem a competncia para promulg-los mediante decreto. ___ O presidente da Repblica pode delegar aos ministros de Estado, conforme determinao constitucional, a competncia de prover cargos pblicos, a qual se estende tambm possibilidade de desprovimento, ou seja, de demisso de servidores pblicos.

25. (Cespe/UnB - Agente Penitencirio Federal/2005) Acerca do sistema e da forma de governo bem como da chefia de Estado e de governo, julgue os itens a seguir. ___ No mbito das relaes internacionais, o presidente da Repblica Federativa do Brasil exerce a representao do pas na qualidade de chefe de governo.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___ Como chefe de Estado, o presidente da Repblica Federativa do Brasil gerencia os negcios internos tanto de natureza poltica quanto de natureza administrativa.

26. (UnB / CESPE DPF/2004 - Agente de Polcia Federal) Com as mudanas nas regras do regime de previdncia dos servidores pblicos, diversos cargos na Polcia Federal tornaram-se vagos, em razo da aposentadoria de seus titulares. Com vistas a reduzir os gastos com pessoal, foi proposta a extino desses cargos. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem. ___ O presidente da Repblica pode dispor sobre a organizao da Polcia Federal por meio de decreto, desde que isso no implique aumento de despesa ou extino dos cargos vagos.

27. (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Assinale a opo correta no que se refere s limitaes estabelecidas no texto constitucional ao cargo de presidente da Repblica. ___ A nomeao, pelo presidente da Repblica, do advogado- geral da Unio depende da prvia aprovao do Senado Federal, que o far em escrutnio secreto.

28. (Cespe/UnB Juiz do Trabalho Substituto TRT 1. R - 2010) Acerca dos comandos constitucionais relativos ao Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ A CF admite a possibilidade de o advogado-geral da Unio conceder indulto e comutar penas, com audincia dos rgos institudos em lei, se necessrio. ___ O presidente da Repblica detm competncia indelegvel para a edio de medida provisria, a qual, na ocorrncia da denominada rejeio tcita, perder a eficcia desde a sua edio, com efeitos ex nunc. ___ O procurador-geral da Repblica pode, mediante delegao do presidente da Repblica, celebrar tratados, convenes e atos internacionais, os quais se sujeitam a referendo do Congresso Nacional.

Seo III Da Responsabilidade do Presidente da Repblica

Art. 85. So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: I a existncia da Unio; II o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; III o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

IV a segurana interna do Pas; V a probidade na administrao; VI a lei oramentria; VII o cumprimento das leis e das decises judiciais; Pargrafo nico. Esses crimes sero definidos em lei especial, que estabelecer as normas de processo e julgamento.

Art. 86. Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. (Pet 693 AgR / SP - Rel. Min. ILMAR GALVO, DJ 01-03-1996) Ementa: COMPETNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. AO CIVIL PBLICA CONTRA PRESIDENTE DA REPUBLICA. LEI N. 7.347/85. A competncia do Supremo Tribunal Federal e de direito estrito e decorre da Constituio, que a restringe aos casos enumerados no art. 102 e incisos. A circunstancia de o Presidente da Republica estar sujeito a jurisdio da Corte, para os feitos criminais e mandados de segurana, no desloca para esta o exerccio da competncia originaria em relao as demais aes propostas contra ato da referida autoridade. Agravo regimental improvido. 1 O Presidente ficar suspenso de suas funes: I nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal. 2 Se decorrido o prazo de cento e oitenta dias, e julgamento no estiver concludo, cessar o afastamento do Presidente sem prejuzo do regular prosseguimento do processo. 3 Enquanto no sobrevier sentena condenatria, nas infraes comuns, o Presidente da Repblica no estar sujeito a priso. 4 O Presidente da Repblica, na vigncia de seu mandato, no pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exerccio de suas funes. 29. (Cespe/UnB Analista Judicirio rea administrativa TRE/BA - 2010) No que se refere s disposies contidas na CF acerca do Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio, julgue os itens seguintes. ___ Nos crimes comuns, o presidente da Repblica no est sujeito priso enquanto no for proferida sentena condenatria.

30. (Cespe/UnB TRE/MT Analista Judiciria rea administrativa/2010) A respeito das disposies constantes da CF que tratam do Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ Nos crimes de responsabilidade, uma vez admitida a acusao contra o presidente da Repblica por um tero da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o STF.

31. (Cespe/UnB TRT 17 Regio Analista Judicirio rea Judiciria) Com relao responsabilidade do presidente da Repblica e ao processo legislativo, julgue os itens subsequentes.

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___ So crimes de responsabilidade os atos do presidente da Repblica que atentem contra o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais.

32. (UnB/CESPE SECAD/TO - Delegado de Polcia Civil/2008) Relativamente organizao dos Poderes Legislativo e Executivo, julgue os itens subsequentes. ___ O presidente da Repblica, no exerccio de suas funes, s pode ser preso aps o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. ___ O presidente da Repblica s pode ser submetido a julgamento perante o STF, nas infraes penais comuns, aps autorizao da Cmara dos Deputados, por dois teros de seus membros.

33. (CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista Judicirio - rea Judiciria) No que se refere aos poderes da Repblica, julgue os itens que se seguem. ___ Nos crimes de responsabilidade, o presidente da Repblica suspenso de suas funes aps a instaurao do processo pela Cmara dos Deputados.

34. (CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivo de Polcia) Julgue o item subsecutivo, a respeito dos Poderes Executivo e Judicirio. __ O julgamento do presidente da Repblica por crime de responsabilidade ser feito pelo Senado Federal, em sesso presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, e a condenao depender da aprovao de dois teros dos votos de todos os membros do Senado.

35. (CESPE - 2009 - PC-RN - Escrivo de Polcia Civil) Considere que o presidente da Repblica do Brasil, no exerccio de suas funes, venha a cometer infrao penal comum. Nesse caso, luz da CF, assinale a opo correta. a) O presidente ficar suspenso de suas funes, se oferecida a denncia ou queixa-crime pelo Senado Federal. b) Se, decorrido o prazo de cento e vinte dias, o julgamento no estiver concludo, cessar o afastamento do presidente, e o processo ser arquivado. c) Enquanto no sobrevier sentena condenatria, o presidente da Repblica no estar sujeito priso. d) Na vigncia de seu mandato, o presidente no responder pela infrao penal cometida. e) O presidente ficar suspenso de suas funes, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo STJ.

36. (CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Com relao organizao poltico-administrativa do Estado brasileiro e quanto aos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os prximos itens.

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___ Se o presidente da Repblica atentar contra o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais estar praticando ato que caracteriza crime de responsabilidade.

37. O presidente da Repblica somente pode ser processado, seja por crime comum, seja por crime de responsabilidade, aps o juzo de admissibilidade da Cmara dos Deputados, que necessita do voto de dois teros de seus membros para autorizar o processo.

38. (CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - rea Administrativa) Os crimes de responsabilidade relativos ao presidente da Repblica devem ser processados e julgados no Senado Federal, aps autorizao de pelo menos 2/3 da Cmara dos Deputados.

39. (CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No que concerne aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, julgue os itens subsequentes. ___ Admitida a acusao contra o presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o STF, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

40. (CESPE - 2009 - PC-RN - Agente de Polcia) Considere que o presidente da Repblica do Brasil, no exerccio de suas funes, venha a cometer infrao penal comum. Nesse caso, luz da CF, assinale a opo correta. a) O presidente ficar suspenso de suas funes, se oferecida a denncia ou queixa-crime pelo Senado Federal. b) Se, decorrido o prazo de cento e vinte dias, o julgamento no estiver concludo, cessar o afastamento do presidente, e o processo ser arquivado. c) Enquanto no sobrevier sentena condenatria, o presidente da Repblica no estar sujeito priso. d) Na vigncia de seu mandato, o presidente no responder pela infrao penal cometida. e) O presidente ficar suspenso de suas funes, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo STJ.

41. (CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO Juiz) A respeito do Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ Nos crimes comuns, o presidente da Repblica ser processado e julgado pelo STF somente aps ser declarada procedente a acusao por parte da Cmara dos Deputados, circunstncia que no impede a instaurao de inqurito policial e o oferecimento da denncia. ___ Nos crimes de responsabilidade, o Senado Federal, na condio de rgo judicial, exercendo jurisdio recebida da CF, julga o presidente da Repblica, razo por que cabvel a interposio de recurso ao STF contra deciso proferida em processo de impeachment.

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

42. (CESPE/UnB AL/ES Procurador 2011) Com referncia ao Poder Executivo nas esferas federal e estadual, assinale a opo correta. ___ Nos crimes comuns, os governadores somente podero ser processados penalmente mediante autorizao da assembleia legislativa, competente para exercer o controle poltico prvio a qualquer acusao penal deduzida contra o chefe do Poder Executivo, compreendendo-se na locuo crimes comuns todas as infraes penais, inclusive as de natureza meramente contravencional. ___ No procedimento aplicvel aos crimes de responsabilidade praticados pelo presidente da Repblica, o juzo positivo de admissibilidade realizado pela Cmara dos Deputados no obriga o Senado Federal a processar e julgar o chefe do Poder Executivo. ___ Na hiptese de crime comum praticado pelo presidente da Repblica, uma vez autorizado o incio da ao penal pela Cmara dos Deputados, o STF ser obrigado a receber a denncia ou queixa-crime.

Seo IV Dos Ministros de Estado

Art. 87. Os Ministros de Estado sero escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exerccio dos direitos polticos.

Pargrafo nico. Compete ao Ministro de Estado, alm de outras atribuies estabelecidas nesta Constituio e na lei; I exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica; II expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos; III apresentar ao Presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio; IV praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Presidente da Repblica.

43. (Cespe/UnB - TRE MA - Tcnico rea Administrativa/2009) Com respeito ao Poder Executivo, assinale a opo correta com base na CF. ___ Os ministros de Estado so de livre nomeao do presidente da Repblica e escolhidos apenas entre brasileiros maiores de trinta anos e no exerccio dos direitos polticos.

44. (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Assinale a opo correta no que se refere s limitaes estabelecidas no texto constitucional ao cargo de presidente da Repblica. ___ O presidente da Repblica pode escolher e nomear livremente os ministros de Estado, com exceo do ministro das Relaes Exteriores, cuja indicao deve ser aprovada pelo Senado Federal, assim como ocorre com os candidatos ao cargo de embaixador.

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

___ Os ministros de Estado so nomeados livremente pelo presidente da Repblica, podendo o Congresso Nacional, por deliberao da maioria absoluta de seus membros, exoner- los a qualquer tempo.

45. (Cespe/UnB Juiz do Trabalho Substituto TRT 1. R - 2010) Acerca dos comandos constitucionais relativos ao Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ Nos casos de crimes de responsabilidade conexos com os do presidente da Repblica e de crimes comuns, os ministros de Estado sero processados e julgados perante o STF.

Art. 88. A lei dispor sobre a criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001)

Seo V Do Conselho da Repblica e do Conselho de Defesa Nacional Subseo I Do Conselho da Repblica

Art. 89. O Conselho da Repblica rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, e dele participam: I o Vice-Presidente da Repblica; II o Presidente da Cmara dos Deputados; III o Presidente do Senado Federal; IV os lderes da maioria e da minoria na Cmara dos Deputados; V os lderes da maioria e da minoria do Senado Federal. VI o Ministro da Justia; VII seis cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo.

Art. 90. Compete ao Conselho da Repblica pronunciar-se sobre: I interveno federal, estado de defesa e estado de stio; II as questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas. 1 O Presidente da Repblica poder convocar Ministro de Estado para participar da reunio do Conselho, quando constar da pauta questo relacionada com o respectivo Ministrio. 2 A lei regular a organizao e a funcionamento do Conselho da Repblica.

Subseo II Do Conselho da Defesa Nacional

Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional rgo de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico, e dele participam como membros natos: I o Vice-Presidente da Repblica; II o Presidente da Cmara dos Deputados;

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

III o Presidente do Senado Federal; IV o Ministro da Justia; V o Ministro de estado da Defesa; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 23, de 1999) VI o Ministro das Relaes Exteriores; VII o Ministro do Planejamento. VIII os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. (Includo pela Emenda Constitucional n 23, de 1999) 1 Compete ao Conselho de Defesa Nacional: I opinar nas hipteses de declarao de guerra e de celebrao da paz, nos termos desta Constituio; II opinar sobre a decretao do estado de defesa, do estado de stio e da interveno federal; III propor os critrios e condies de utilizao de reas indispensveis segurana do territrio nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservao e a explorao dos recursos naturais de qualquer tipo; IV estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessrias a garantir a independncia nacional e a defesa do Estado democrtico. 2 A lei regular a organizao e o funcionamento do Conselho de Defesa Nacional.

46. (CESPE - 2011 - TRF - 5 REGIO Juiz) A respeito do Poder Executivo, assinale a opo correta. ___ A composio do Conselho da Repblica, rgo de consulta do presidente da Repblica, est taxativamente prevista na CF, razo por que vedada a participao, nas reunies desse conselho, de outras autoridades alm das indicadas na CF.

GABARITO

01 C 02 E 03 EEE 04 C 05 C 06 EEC 07 EECE 08 EE 09 B 10 B

11 A (ANULADA) 12 C 13 EE 14 E 15 E 16 CE 17 E 18 E 19 C 20 E

21 C 22 E 23 E 24 CC 25 EE 26 E 27 E 28 CCE 29 C 30 E

31 C 32 EC 33 E 34 C 35 C 36 C 37 C 38 C 39 C 40 C (REPETIDA)

41 CE 42 CEE 43 E 44 EE 45 E 46 E

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Potrebbero piacerti anche