Sei sulla pagina 1di 4

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

AULA 02

FORÇA ELETROSTÁTICA

1- LEI DE COULOMB

O módulo da força eletrostática entre duas cargas

puntiformes Q A e Q B é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas e depende do meio em que as cargas se encontram.

entre elas e depende do meio em que as cargas se encontram. Q Q d 2

Q Q

d

2

F

= K

A

B

A dependência do meio em que as cargas se

encontram é expressa pela constante K, denominada constante eletrostática do meio. Quando o meio for o vácuo temos: K = 9.10 9 N m 2 / C 2 .

Qualquer outro meio a constante eletrostática terá um valor menor que no vácuo.

2- UNIDADES SI

F

K

Q

d

N

N m 2 / C 2

C

m

GRÁFICOS

K Q d N N m 2 / C 2 C m GRÁFICOS EXERCÍCIOS QUESTÃO 01

EXERCÍCIOS

QUESTÃO 01 1- A lei de Coulomb afirma que a força de interação

elétrica entre partículas carregadas é proporcional às massas das partículas.

2- A intensidade da força de interação entre duas dadas

cargas puntiformes situadas a uma fixada distância, depende do meio em que estão localizadas. 3- De acordo com a lei de Coulomb, a intensidade da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao

quadrado da distância que as separa. 4-O Coulomb é a carga que, ao ser localizada no vácuo,

à distância de 1 metro de outra carga igual, também no

vácuo, repele-se com uma força de intensidade 9. 10 9 N. 5-Duas cargas elétricas, ambas positivas, estão situadas

a uma certa distância uma da outra. Duplicando-se a distância que as separa, a força de repulsão fica reduzida à quarta parte.

QUESTÃO 02

1- Se reduzirmos a distância entre duas cargas à metade, mantendo-as no mesmo meio, então a intensidade da força de interação entre elas quadruplica. 2- A força de interação entre duas cargas elétricas independe do meio onde se encontram as cargas.

3- Duas cargas puntiformes fixas A e B estão afastadas

entre si 10 cm. Uma terceira carga C é colocada entre elas. A força de interação entre as cargas A e B é a mesma, independente da carga C. 4-A força elétrica entre duas cargas não é alterada se

aproximarmos dela uma outra carga. 5- O valor da constante K independe do meio onde se encontram as cargas elétricas

QUESTÃO 03

1- Para uma mesma distância a força eletrostática entre

dois elétrons é mais intensa que a força eletrostática

entre dois prótons. 2- Num átomo de hélio, um elétron gira em torno do núcleo que apresenta dois prótons. As forças elétricas

que atuam no núcleo e no elétron têm mesma intensidade, direção e sentidos opostos. 3-Três objetos A, B e C carregados com cargas iguais são colocados no eixo Ox nas abscissas 0, d e 3d respectivamente. Se a força elétrica entre A e B tem intensidade de 36N, a força elétrica resultante no objeto

C é igual a 13N.

4-Duas cargas q 1 e q 2 se repelem com uma força de módulo igual a F quando situadas nos vértices adjacentes de um quadrado. Deslocando-se a carga q 2 para o vértice do quadrado diagonalmente oposto ao vértice em que se encontra a carga q 1 , a intensidade da força de repulsão será igual a 2F. 5- Duas cargas q 1 e q 2 se repelem com uma força de módulo igual a F quando situadas no vácuo. Se colocadas na água mantendo a mesma distância, a nova força de repulsão será maior que F.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

QUESTÃO 04 1-Duas cargas elétricas –q e +q estão fixas no eixo Ox nas abscissas 0 e d. Quando uma terceira carga positiva

Q é abandonada num ponto do eixo Ox mover-se-á no

sentido positivo do eixo, se colocada em abscissas

negativas.

2- Três objetos A, B e C carregados com cargas iguais a

+q, +q e –q são colocadas nos vértices de um triângulo

eqüilátero. Se a força elétrica entre A e B tem intensidade de 36N, a força elétrica resultante nos objetos A, B e C vale respectivamente 36N, 36N e 72N. 3-Duas esferas metálicas iguais carregadas com cargas de módulo q e 2q estão a uma distância r uma da outra

e se atraem, eletrostaticamente com uma força de

módulo F, quando colocadas em contato uma com a outra e a seguir recolocadas nas posições iniciais a nova força eletrostática tem intensidade de 8F/9. 4-De acordo com o modelo de Bohr o átomo de hidrogênio é formado por um próton, em torno do qual um elétron de massa m e carga q descreve um movimento circular e uniforme de raio R, Se a constante eletrostática do meio é K a velocidade do elétron em

torno do próton é

V = q

K Rm
K
Rm

5- Os gráficos mostram o comportamento da força eletrostática entre duas cargas q 1 e q 2 separadas por uma distância d.

cargas q 1 e q 2 separadas por uma distância d. QUESTÃO 05 1- Duas partículas,

QUESTÃO 05

1- Duas partículas, eletricamente carregadas com + 8,0.

10 -6 C cada uma, são colocadas no vácuo a uma

distância de 30 cm, onde k 0 = 9. 10 9 N. m 2 / c 2 .

A força de interação eletrostática entre essas cargas é

de repulsão e igual a 6,4 N.

2- Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se, de acordo com a lei de Coulomb. Se a quantidade de carga de um dos corpos for triplicada, a força de repulsão elétrica aumentará de três vezes. 3- Dois corpos pontuais em repouso, separados por certa distância e carregados eletricamente com cargas de sinais iguais, repelem-se, de acordo com a lei de Coulomb. Se forem mantidas as cargas iniciais, mas a distância entre os corpos for duplicada, a força de repulsão elétrica permanecerá constante.

4- Duas esferas iguais, carregadas com cargas +16µC e

– 4µC, são colocadas em contato uma com a outra e, depois, separadas pela distância de 3cm. A intensidade

da força de repulsão, entre elas será de 360N (K 0 =9. 10 9 USl). 5- Duas partículas eletrizadas com cargas Q1 e Q2 estão separadas por uma distância d e a força eletrostática de interação entre elas tem intensidade F. Substitui-se a carga Q 1 por outra igual a 3Q 1 e aumenta- se a distância entre 3Q 1 e Q 2 para 3d. A nova força eletrostática entre elas tem intensidade F/3.

QUESTÃO 06 1- Uma carga elétrica puntiforme é afastada de outra carga elétrica também puntiforme, de maneira que a intensidade da força de atração (ou repulsão) variará segundo é sugerido pelo gráfico I e III.

variará segundo é sugerido pelo gráfico I e III. 2- A Lei de Coulomb afirma que

2- A Lei de Coulomb afirma que a força de interação elétrica de partículas carregadas é proporcional às cargas das partículas. 3- A Lei de Coulomb afirma que a força de interação elétrica de partículas carregadas é proporcional as cargas das partículas e às massas das partículas. 4- A Lei de Coulomb afirma que a força de interação elétrica de partículas carregadas é proporcional ao quadrado da distância entre as partículas. 5- A Lei de Coulomb afirma que a força de interação elétrica de partículas carregadas é proporcional à distância entre as partículas.

QUESTÃO 07 1- Duas cargas puntiformes iguais estão separadas por uma distância r. A força entre as duas cargas varia com 1/r 2 . 2- A intensidade da força de ação mútua entre duas

cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Esta lei foi enunciada por Coulomb. 3- A força de interação de duas esferas carregadas, cada uma com 1,0 C de carga, separadas pela distância de 1,0 km, no vácuo é um valor em N, mais próximo de

9.000.

4- Três esferas muito pequenas e iguais, carregadas, estão alinhadas sobre um plano horizontal liso, como mostra a figura abaixo. Ao abandonarmos essas esferas de modo que elas possam se mover livremente iremos observar que as esferas permanecem em equilíbrio nas posições em que foram abandonadas.

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

Prof.: Geraldo Barbosa Filho 5-Dividindo-se a carga Q em duas partículas, q e Q-q, tais que,

5-Dividindo-se a carga Q em duas partículas, q e Q-q, tais que, colocadas a uma certa distância, produzam o máximo de repulsão, têm-se Q = 2q.

QUESTÃO 08 1-Duas cargas elétricas, q A e q B , tais que q B = -4q A , estão distantes d uma da outra e bastante separadas de outras cargas elétricas. Uma pequena carga de prova é levada a um ponto da reta que passa pelas cargas q A e q B , ficando em equilíbrio de forças. Esse ponto dista d da carga q A . 2- Num plano vertical, perpendicular ao solo, situam-se três pequenos corpos idênticos, de massas individuais iguais a m e eletrizados com cargas de 1,0 µC cada uma. Os corpos C 1 e C 2 estão fixos no solo, ocupando, respectivamente, dois dos vértices de um triângulo isósceles, conforme a figura abaixo.

de um triângulo isósceles, conforme a figura abaixo. O corpo C 3 , que ocupa o

O corpo C 3 , que ocupa o outro vértice do triângulo, está

em equilíbrio quando sujeito exclusivamente às forças

e

k 0 9,0 10 9 N m 2 /C

de cada um desses corpos é de 10g. 3-Nos vértices de um triangulo eqüilátero ABC, de lado 1m, existem três cargas: em A(-10µC), em B(+10µC) e em C(+10µC). A resultante das forças sobre a carga C é de 1,8N. 4-Nos vértices A, B e C de um triangulo retângulo, estão situadas três cargas puntiformes: Q 1 = 2µC, Q 2 = -2µC e Q 3 = 3µC, respectivamente.

, podemos afirmar que a massa m

elétricas e ao seu próprio peso. Adotando g =10 m/s

2

2

m elétricas e ao seu próprio peso. Adotando g =10 m/s 2 2 A resultante das

A resultante das forças que as cargas Q 1 e Q 2 exercem

em Q 3 têm intensidade de 0,6N. 5--Nos vértices de um triangulo eqüilátero ABC, de lado

1m, existem três cargas: em A(+10µC), em B(+10µC) e em C(+10µC). A resultante das forças sobre a carga C é

em C(+10 µ C). A resultante das forças sobre a carga C é de 1,8 3

de 1,8 3 N.

QUESTÃO 09 1-A força que as cargas +Q e –Q produzem sobre uma carga positiva situada em P, pode ser representada pelo

vetor D .

situada em P, pode ser representada pelo vetor D . 2-A resultante das forças no centro

2-A resultante das forças no centro do quadrado na figura abaixo é nula.

das forças no centro do quadrado na figura abaixo é nula. 3-A resultante das forças no

3-A resultante das forças no centro do quadrado é

melhor representada pelo vetor A .

centro do quadrado é melhor representada pelo vetor A . 4-Q e q são cargas de

4-Q e q são cargas de mesmo sinal.

pelo vetor A . 4-Q e q são cargas de mesmo sinal. A força eletrostática sobre

A força eletrostática sobre q pode ser representada pelo

vetor T independentemente de serem positivas ou negativas. 5-Considere-se um ponto material eletrizado A, com carga positiva Q, fixo. Um outro ponto material B, com carga –Q e massa M, executa um movimento circular uniforme com raio R e centro em A, graças

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

exclusivamente à forças de origem elétrica. Dada a constante eletrostática, o módulo da velocidade de B é

dado por

V = Q

K MR
K
MR

QUESTÃO 10 Consideremos as cargas Q A e Q B de valores absolutos diferentes. Sejam:

F AB

F BA

= força de Q A sobre Q B .

= força de Q B sobre Q A .

Apresentamos três configurações de força:

Q A . Apresentamos três configurações de força: 1- Na figura I as cargas têm o

1- Na figura I as cargas têm o mesmo sinal. 2- Na figura II as cargas têm sinais opostos. 3- Na figura III as cargas têm o mesmo sinal, pois as forças têm o mesmo sentido.

4- Nas figuras compatíveis:

= F AB F BA
=
F AB
F BA

5-Se Q A > Q B então

> F AB F BA
>
F AB
F BA
 

GABARITO

 

01

02

03

04

05

FVVVV

VFVVF

FVVFF

VFFVV

VVFVV

06

07

08

09

10

VVFFF

VVVVV

VVFFV

VVVV

VVFVF