Sei sulla pagina 1di 12

Professor Doutor Horcio Saraiva

Linguagem alternativa

Criar ensinos adequados

Vrios contextos ou situaes do dia-a-dia

Aquisio de conhecimentos para expresso e compreenso da linguagem

Formulao de opinies e expectativas em relao a pessoas e acontecimentos

Autonomia

Nem todas as crianas que necessitam de um ensino de formas de expresso, tm as mesmas necessidades de aprendizagem de linguagem.

Crianas pequenas
Iniciam a interaco com a sociedade

Crianas mais velhas


Evoluo das necessidades lingusticas

Ensino de um tipo de comunicao mais bsico

Ensino de uma comunicao mais complexa e seu funcionamento

Tm como objectivo chamar a ateno para algo

Chamar a ateno

Partilha de ateno de ambos os intervenientes pelo mesmo assunto e conscincia dessa partilha (ateno conjunta)

Conscincia dos aspectos comuns de uma situao fruto da actividade da ateno conjunta (contexto partilhado)

Aprendizagem de linguagem

Olhar de referncia e gestos intencionais Combinados com: Gestos convencionais, palavras e signos (aprendidos posteriormente)

Problemas na obteno da ateno partilhada podero ter influncias negativas na aprendizagem da linguagem.

Definio do objectivo da ateno

Aprendizagem precoce da linguagem

Actuao do adulto

Interpretao das expresses da criana

Contexto imediato

Envolvncia em actividades sociais onde a fala e comunicao alternativa se encontram presentes

Aquisio de linguagem

Dentro de um contexto

Simples denominao de novos conceitos

Comunicao sobre um mesmo assunto em contextos diferentes

A orientao do ensino uma aco a cargo dos professores e outros profissionais. So eles que definem os contextos, objectivos e aces importantes para o desenvolvimento da comunicao alternativa (jardins de infncia ou em casa). Os profissionais devem ter em considerao o potencial dos contextos escolhidos para a interveno, para estabelecer a ateno conjunta e criar situaes comunicativas. Distinguem-se normalmente duas prticas de ensino: o ensino especial e o ensino em contextos naturais.

Realizado fora do ambiente habitual da pessoa Formulam-se mtodos e metas de ensino especficos. Planificam-se antecipadamente os smbolos, os tempos, o local de ensino, os intervenientes e o material a utilizar.

Desenvolve-se num ambiente habitual do indivduo. Transmitem-se os smbolos previamente previstos como necessrios s vrias situaes. Pode ser dividido em:

Ensino expontneo

Ensino planificado

Baixo nvel de organizao. Presta-se ateno ao uso de certos smbolos e tenta-se criar oportunidades para o seu uso. A aprendizagem d-se sem que o uso de smbolos e os objectivos tenham sido planificados.

So sempre definidos um objectivo, um tempo, um local, material a usar, a quem se vai ensinar e os smbolos especficos. Tem de ser bem organizado, com formulao de metas especficas de ensino e assegurar a motivao e ateno da pessoa que vai aprender. Os simbolos que se utilizam devem ser utis para a pessoa e pessoas que a rodeiam.

No existe incompatibilidade entre os dois. A escolha entre um e outro depende so objecto de ensino. Geralmente ocorrem ao mesmo tempo.

Signo
Gestual Grfico
Signos realizados com as mos Ex. Linguagem dos surdos Produzidos graficamente Feitos em madeira ou plstico, podendo apresentar formas e texturas diferentes. Ex. Cegos: indviduos com deficincia visual

Tangvel

Uso Extensivo

Promove

Generalizao

Indviduo passa por um processo de aprendizagem relativo a um signo numa determinada situao

Uso espontneo dos signos em relao a novas situaes e objectos

Passa por um novo processo em que aprende a utilizar o signo relativo a novos objectos, situaes e pessoas

Problemas de generalizao

Dificuldades em transferir as competncias adquiridas para novos contextos

Muito tempo em processo de aprendizagem

Planificar estratgias de ensino

Conhecer caractersticas das situaes para as quais se vo transferir os conhecimentos adquiridos

Introduzir elementos da situao em contexto natural no processo de aprendizagem

Facilitar o processo de generaliza generalizao

Ensina

Ensina

Generaliza

Processo de Generaliza Generalizao

Ensina

Ensina

Ensina

Ensina

O ensino deve ser planificado em contextos naturais, de acordo com cada situao; Em seces de 10 a 15 minutos repetidas vrias vezes ao dia.

Deve ser organizado de forma flexvel e diversificada para permitir uma melhor aquisio e generalizao de competncias.

Confere uma viso geral do que acontece ao longo do dia; Permitindo: Planificar Especificar Organizar Promover

O tempo e actividades A expresso e compreenso da linguagem e da comunicao

Consiste na diviso de todas as situaes que ocorrem ao longo do dia; importante: Analisar a estrutura geral existente antes do inicio da interveno; Reconhecer quais as actividades que se repetem diariamente; Avaliar a forma como estas se distribuem ao longo do dia e sua durao. Esta informao fundamental para a avaliao, interveno global e planificao do ensino da linguagem e da comunicao.

Todas as situaes ocorrentes ao longo da vida da pessoa e as suas necessidades devem orientar o contedo da estrutura geral futura; A estrutura geral de grande utilidade fundamentalmente no caso de grupos com necessidade de uma linguagem alternativa; Deve possuir alguma flexibilidade para que possa contemplar imprevistos e necessidades especificas de determinada famlia.

Possuem rotinas pouco variadas e sem flexibilidade, enfrentando muito tempo morto ou desaproveitado.

Crianas com deficincia motora: Para analisar a estrutura geral destas crianas deve utilizarse o termo de comparao entre elas e uma criana sem deficincia. No intuito de: 1. Mostrar as diferenas no estilo de vida; 2. Dar ideias sobre actividades que se podem introduzir no dia-a-dia de crianas com deficincias.

prpria estrutura das diferentes situaes que formam uma estrutura geral; situaes menos estruturadas (no se descreve as actividades a realizar nem quem est presente); situaes mais estruturadas (os aspectos presentes so decididos e h objectivos educativos definidos); estruta fixa - actuao mais eficaz; elevado nvel de estruturao atuao mais sistemtica; objectivo saber agir perante cada situo.

permitem-nos compreender o que as outras pessoas nos comunicam; quando so planificadas previamente, fazem parte da estrutura da situao; descrio das pistas para melhor compreender uma situao terceiro nvel de estruturao; facilitam-nos a comunicao quando pretendemos ensinar linguagem; tornam a comunicao mais compreensvel.

necessrio uma interveno precoce em crianas que necessitam de comunicao aumentativa e alternativa; crianas pequenas aprendem rapidamente uma lngua estrangeira; Se as crianas no comeam a falar antes dos 5 anos de idade, pode ser um mau prognstico para a aquisio da linguagem; exemplos de jovens e adultos sem linguagem oral, que aps a interveno com sistemas alternativos de comunicao comearam a falar.

a introduo e ensino de signos e grficos comea em muitos casos, demasiado tarde; existe o mito de que o ensino de signos pode atrasar a fala; existem estudos que demostram que os signos tm um efeito positivo na fala; em crianas em risco de no desenvolver normalmente a fala, deve-se intervir a nvel da comunicao alternativa antes que aparea o problema.

Potrebbero piacerti anche