Sei sulla pagina 1di 23

"O RETRATO DO ARTISTA" um roteiro de Hugo Moss

Copyright (c) 2003 by Hugo Moss Todos os direitos reservados

Rua Nascimento Silva 383/cob 22421-020 Rio de Janeiro 2267-7569 / 9942-6077 hugo@films.com.br

"RETRATO DO ARTISTA" 1 EXT. ATELI - DIA O ARTISTA chega nas grandes portas do seu ateli, que fica num beco com escadas. Dentro, o telefone est TOCANDO e ele se atrapalha com as chaves. ARTISTA Droga! No deixa ser ele! 2 INT. ATELI - DIA O ARTISTA abre a porta e corre para atender o telefone. ARTISTA Al?!... O que que isto, amor?!... Claro que no, nem cheguei ainda!... O nibus atrasou... Ligo, assim que ele sair... Sei... Sei... Entediado com um longo discurso, ele comea a fazer palhaadas e caretas no telefone. ARTISTA (cont.) Sei... Sei... Sei... Atrs dele, um senhor de terno e gravata chega na porta e fica olhando, antes de dar uma leve tossida. O Artista quase morre assustado. ARTISTA (cont.) Amor chegou te ligo tchau! Ele desliga e vai receber o COLECIONADOR. COLECIONADOR Atrasei. Foi difcil achar. ARTISTA mesmo? Cheguei agora tambm. O Sr. aceita um caf? rpido. COLECIONADOR No, eu no posso demorar. ARTISTA Uma gua, pelo menos? COLECIONADOR Podemos ver seu trabalho? ARTISTA Ah, sim, claro.

2. Ele vai mostrando algumas pinturas espalhadas pelas paredes. ARTISTA (cont.) Estas so da mesma poca que aquele que o Sr. gostou na coletiva. O Colecionador vai em outra direo. COLECIONADOR E aquelas, poderia ver? O Artista tira algumas obras empilhadas contra a parede. Enquanto o Colecionador anda para l e para c, no quarto do primeiro andar da casa no outro lado do beco, comea uma briga de casal. COLECIONADOR (cont.) Quanto seria aquela vermelha? ARTISTA Bem, duzentos...cem cinquenta. COLECIONADOR mesmo? E aquela maior em cima da mesa? A briga de casal vai crescendo em volume. VIZINHA (O.S.) Nem pensar! ARTISTA Trezentos. VIZINHA (O.S.) Hoje no que t de mal contigo! VIZINHO (O.S.) Ah meu amorzinho, s uma chupadinha, hoje sexta-feira! O Colecionador tentar ignorar a interrupo inoportuna. COLECIONADOR No sei se gosto mais das verticais, so vrias que me interessam. ARTISTA Que bom, fico muito contente. Eletenta fechar a porta "sem querer", para diminuir o barulho l de fora. No funciona. VIZINHA (O.S.) J que voc um cachorro, como demonstrou muito bem ontem noite, pode chupar seu prprio pau!

3. COLECIONADOR As verticais maiores so quanto? VIZINHO (O.S.) Tu uma vagabunda de merda, sabia? S porque fiquei cinco minutos de papo com a Cleide, tu acha que t atrs da buceta dela. O que isso?! O Colecionador est visvelmente chocado, e o Artista morrendo de vergonha. ARTISTA Quatrocentos, mas se for levar algo hoje, podemos at... VIZINHA (O.S.) Papo o caralho. Se fosse s papo porque tua cala j tava que nem uma tenda quando cheguei? Hein? A gritaria pontuada com o barulho de algum objeto ESPATIFANDO. COLECIONADOR Bem, talvez deveria pensar um pouco, voc entregaria na minha casa, certamente? ARTISTA Sim, claro, mas o Sr. no vai levar nada hoje? COLECIONADOR Acho que no, no tem pressa, e de qualquer forma devo ir agora. A baixaria infernal continua, atrapalhando sua conversa. ARTISTA Na galeria o Sr. disse... COLECIONADOR Foi timo conhecer seu...cantinho, muito interessante. Ele cumprimenta o desesperado Artista e vai saindo. ARTISTA que hoje, eu precisava... COLECIONADOR Pelo menos agora conheo o caminho, no ? Bom dia. O Artista se encolhe no cho em frustrao, quase chorando de raiva.

4. Se levanta, se arrasta at a mesa e estica o brao atrs de um gaveteiro, pega um velho envelope, o abre, tira e comena a contar algumas notas de 10, 5 e 1 dlar. ARTISTA Puta merda, nem vai dar. Ele tira seu tnis novinho, original da Nike, e cala um tnis velho embaixo da mesa. ARTISTA (cont.) Desculpe, meu amor. Pega o telefone, vai discar, mas desiste e SAI. 3 EXT. ATELI - DIA O ARTISTA tranca a porta, se vira e vai em direo s escadas. Quando ele est passando a casa em frente, a porta abre e a VIZINHA, olhando para trs, sai correndo. VIZINHA ...se no sabe agradar uma mulher, no vai ser ela que vai agradar seu homem. Tchau! Ela esbarra no Artista, e, ao recuperarem o equilbrio, acabam quase abraados. VIZINHA (cont.) Ih, desculpe. ARTISTA Tudo bem. O VIZINHO surge l dentro. Ele est falando no celular, o cinto est aberto e est ainda vestindo uma camisa. VIZINHO Pera amor! (no telefone) ...se no entregar fale que eu corto o dedo dele, sacou?! J vou a, meia-hora no mxi... Repara a presena do Artista e desliga enquanto termina de se vestir. O Artista vai descendo a escadaria. VIZINHO (cont.) Para onde tu vai, amor, eu te deixo... VIZINHA Quem ? VIZINHO aquele rapaz de frente.

5. Ele tenta seguir na outra direo, mas ela pra. VIZINHA Pera. moo! Com muita preguia, o Artista se vira. VIZINHA (cont.) Eu sempre quis saber, aquilo o qu? ARTISTA o meu ateli. O Vizinho a puxa. VIZINHO Vamos amor, vamos! VIZINHA Seu o qu?! ARTISTA (sem entusiasmo) Sou artista, onde trabalho. VIZINHO Pronto, vamos amor, t atrasadrrimo. Ela o ignora e desce em direo ao Artista. VIZINHA Eu sempre quis um retrato meu, uma pintura de verdade. O Sr. faria para mim? ARTISTA Infelizmente, s trabalho com abstrao hoje em dia. Ela no entende. ARTISTA (cont.) outro tipo de pintura, t bom? Agora d licena. Tchau. O Artista d as costas e ela lana um olhar de reclamao para o namorado. Sem muito interesse, ele forado a intervir. VIZINHO Hein! Voc! O que que isso?! O Artista pra, sem o menor saco, enquanto o Vizinho desce as escadas em sua direo.

6. ARTISTA (para si mesmo) Ah essa no! Ele chega perto do Artista e se coloca numa posio meio ameaadora. VIZINHO assim que se trata uma dama? Ela disse que queria um retrato pintado dela. ARTISTA Sim, e eu respondi que no posso. O Vizinho chega mais perto. VIZINHO Epa! Parece que no entendeu direito: tu no artista? ARTISTA Sou. VIZINHO Ento escuta bem. A moa quer uma pintura dela. Entende agora? ARTISTA No, eu entendi bem antes, s que no fao retratos. O Vizinho olha para sua namorada, que est derreter novamente, com o pequeno "show" que ele est dando. ARTISTA (cont.) que tenho que ir agora, trocar uns dlares para pagar... VIZINHO Olhe s, meu "broder", tu meu vizinho e no quero confuso no beco, ento vou te falar uma coisa. ARTISTA Mas... VIZINHO ...aqui ... Ele tira uma bola de dinheiro e comea a contar vrias notas de R$50. VIZINHO (cont.) ...tu vai fazer o seguinte, vai guardar seus dlares, tomar estes (MORE)

7. VIZINHO (cont.) duzentos milreis aqui, para tu ficar bem feliz, e vai voltar agora para teu...teu... ARTISTA Ateli. O Vizinho coloca o brao na ombra do Artista e comea a subir as escadas com ele. VIZINHO isto a, agora tu t entendendo. Viu como era fcil? Vai voltar e vai pintar minha linda noiva, para ela ficar bem feliz. O Artista olha para o dinheiro. VIZINHO (cont.) Eu volto no final da tarde, e se at l ela no tiver bem feliz, eu vou ficar bem triste, entende? ARTISTA Acho que sim. VIZINHO Ou no fui claro? S quero tudo mundo feliz. O Artista sorria amarelo. VIZINHO (cont.) Ento t. Amor, t resolvido, eu volto mais tarde, t bom? VIZINHA Oh meu amor, desculpe por antes, que, voc sabe, eu fiquei to... VIZINHO Tudo bem, deixa para l. At mais. Eles beijam, o Vizinho some e ela se vira para o Artista com um sorriso. VIZINHA Vamos l? 4 INT. ATELI - DIA O ARTISTA ENTRA com a VIZINHA e joga os Nikes num canto.

8. ARTISTA Ento, espere um minuto que vou ver um lugar para voc, t bom? Ele comea a se organizar enquanto ela anda pelo ateli. VIZINHA Isto a o qu? ARTISTA uma pintura, u. VIZINHA Sim, mas de qu? ARTISTA De nada, uma pintura abstrata. VIZINHA De nada, absolutamente nada? Ele coloca uma tela nova no cavalete e comea a pegar uns tubos bem velhos e praticamente vazios. ARTISTA Bem, no de nada, exatamente, mas no de algum objeto ou pessoa, so formas, linhas e cores que vou explorando. VIZINHA Acho horrvel. ARTISTA O problema vai ser a tinta, tava sem dinheiro para comprar. Ele vira o sof para uma posio em frente ao cavalete. ARTISTA (cont.) Tudo bem, aqui, no ? O telefone comea a TOCAR e ele vai atender. ARTISTA (cont.) Pode sentar que a gente j vai comear. (atende) Al?... Oi Amor!... No, no, ainda no te liguei, porque, porque... Ele tenta se esconder da Vizinha e falar baixinho. ARTISTA (cont.) ...porque ele acabou de sair, neste minuto... E a, e a comprou!... (MORE)

9. ARTISTA (cont.) Duzentos...em dinheiro... Pois , no te falei?!... Aquela, aquela com verde, com azul, lembra?... Bem, foi aquela... Ah, amor, vamos comomorar hoje a noite? Atrs dele, ao lado do sof, a Vizinha est se preparando para posar, e tira sua blusa. Ela senta no encosto e vai se posicionando numa pose bem provocante. ARTISTA (cont.) Passe aqui depois do trabalho, em vez de na hora do almoo, t bom meu bem, por favor?... Mas me ligue antes, promete? Eu tambm, tchau. Ele desliga o telefone, se vira para a Vizinha, que est tirando o suti. ARTISTA (cont.) Voc t maluca?! Ele corre para fechar as portas, e para cobrir ela com uma toalha, sem saber qual fazer primeiro. VIZINHA Qual o problema, ninguem consegue ver daqui. ARTISTA Eu consigo!!! VIZINHA E da? ARTISTA O que que deu em voc?! Ele consegue fechar e trancar as portas, mas ela se recusa a se cobrir. VIZINHA Eu tratei ele meio mal hoje. ARTISTA No diga? VIZINHA , t meio arrependida, queria fazer uma surpresa. ARTISTA Qual tipo de surpresa?

10. VIZINHA Tipo uma pintura bem sexy de mim, para colocar no quarto dele. ARTISTA O que?! J pensou o que ele vai fazer quando descobrir que ficou o dia inteiro aqui dentro comigo, prticamente nua? VIZINHA Pra de falar besteira, ele no assim. ARTISTA Sei no, me parece meio violento, seu noivo. Sei l, ciumento. VIZINHA Mas meu homem faz tudo para me agradar, pode deixar. Eu prometo que no vai criar problemas. ARTISTA Tem certeza? VIZINHA Tenho. O Artista contempla a situao cabeluda, resignado. ARTISTA Bem, pode se vestir agora que no pelo topless que vou comear, t bom? 5 INT. ATELI - MAIS TARDE O ARTISTA trabalha na tela, enquanto a VIZINHA faz sua pose, com blusa e as portas abertas novamente. VIZINHA Quem te ligou naquela hora? ARTISTA Minha noiva. A gente ia casar este ano, s que t meio difcil. VIZINHA Porque tinha que contar aquela mentira toda? ARTISTA que um colecionador veio aqui de manh, ia comprar uma coisa minha, (MORE)

11. ARTISTA (cont.) seno a gente ia ter que vender uns dlares para pagar o aluguel. Entendeu agora? VIZINHA No. ARTISTA Ih me Deus! Hoje, antes da... VIZINHA No, eu entendi aquilo, s no entendi porque mentiu. ARTISTA Porque eu no sei o que ela acharia disso, u! VIZINHA O que que tem? ARTISTA O que que tem, que no vendi porra nenhuma e que estou passando meu dia pintando a mulher do vizinho! VIZINHA Tu tem medo da sua noiva, ? ARTISTA Claro que no! Depois eu explico, mas agora no telefone no ia dar. VIZINHA Aposto que ela manda em voc. ARTISTA O que que isso?! Agora chega! Silncio, deixe eu me concentrar, se no este negcio no anda. Ela d os ombros...e um leve sorriso. 6 INT. ATELI - MAIS TARDE O ARTISTA continua trabalhando concentrado. ARTISTA Tem certeza sobre este negcio do topless? VIZINHA Tenho u. Tu t com medo?

12. ARTISTA S no quero encrenca. Vamos l ento. Ele fecha as portas enquanto ela tira a blusa, animada. VIZINHA E porque aquele cara no comprou nada, ele no gosta de pinturas de nada? ARTISTA No, ele gosta, alis muito. VIZINHA Por que no comprou nada, ento? Quer dizer, por que no comprou... (apontando um quadro) ...nada, ento? Ela rola de rir da sua piadinha. ARTISTA Muito engraado. Eu j falei que no consigo me concentrar com voc falando o tempo inteiro! VIZINHA Voc tinha que estar muito agradecido, na verdade. ARTISTA Como assim? VIZINHA Porque eu salvei sua pele, inventando esse negcio do retrato, no ? ARTISTA S se eu sair vivo. Agora silncio! 7 INT. ATELI - MAIS TARDE O ARTISTA continua concentrado, mas a VIZINHA j est bem entediada. Ela se levanta e vai at a geladeira. ARTISTA D licena?! VIZINHA Calma Bete! Vou s pegar uma gua. ARTISTA Olhe s, estou tentando criar uma obra de arte aqui! E, para isto, o artista precisa...

13. VIZINHA Ah , dando um de grande artista agora? Se to importante assim, porque tu t escondido aqui neste beco de quinta, trabalhando por duzentos reais, hein? Tu um artista de merda! E tu mole, aposto que no vendeu hoje porque no soube fechar o negcio! ARTISTA Quer saber, ento?! Hoje quem atrapalhou foi voc e seu querido amorzinho com sua briga matinal! VIZINHA O que?! At parece! Aposto que no vendeu porque tu vacilou! ARTISTA Como que ?! VIZINHA bvio. Sabe como tem que vender? Se sente que o cara t gostando, tem que fazer ele achar que se ele no comprar agora, vai perder para sempre, ou vai dobrar em preo, ou os dois! Tem que foder com ele! O Artista est meio constrangido com a agressividade dela. ARTISTA Bem, no mundo das artes plsticas no bem assim. VIZINHA O mundo assim! Se voc no foder o outro, vai ser fudido, como foi o seu caso. No vendeu porque no fodeu com o cliente, meu bem. No bota culpa nos outros, u! Tu homem ou no ? Eu, hein! Deixando tudo mundo mandar em voc, o que isso?! Se escondendo da tua noiva! Sabe o que tem que ter falado com ela? Para ela calar a boca que t pintando a mulher do vizinho nua, e pronto! O Artista fica constrangido, mas tenta no deixar a bola cair. ARTISTA Mas o que que voc...

14. VIZINHA Sabe como deve ter tratado meu namorado? Mandando ele tomar banho! Voc homem ou no ?! Sabe o que tinha que fazer comigo agora, quando fico falando assim contigo? Me mandar me ajoelhar para te dar aquela chupada bem gostosa que ficou faltando hoje de manh! Entendeu?! Ela volta para o sofa, deixando o Artista engasgado e sem saber o que dizer, saber ou pensar. VIZINHA (cont.) Vamos l meu bem? 8 INT. ATELI - MAIS TARDE O ARTISTA est trabalhando na pintura, e a VIZINHA de volta na sua pose no sof. VIZINHO T terminando? ARTISTA Chegando l, s no sei se a tinta vai dar, acabou quase tudo. VIZINHA Posso ver? O telefone comea a TOCAR. ARTISTA Pode, vem c. Ele atende. ARTISTA (cont.) Al?... Oi amor, tudo bem?... No ainda no... No sei... Na verdade talvez fosse melhor... A Vizinha olha com desepero, como se ele fosse realmente um caso perdido. ARTISTA (cont.) Olha, nem pensar, eu ainda tenho que horas so, cinco? - pelo menos uma hora de trabalho pela frente... Tudo bem, mas se voc pintar aqui antes das seis e meia voc fica ali fora parada esperando, t bom?... Claro! O que que tem?... OK, deixa eu ir, amor, seis e meia, t?... Tchau...

15. Ele desliga. ARTISTA (cont.) Melhor? VIZINHA Mais ou menos. ARTISTA E a, gostou? VIZINHA Adorei, to chique ter uma pintura da gente. Ela puxa a buchecha dele. VIZINHA (cont.) Grande artista! ARTISTA Ento, voc gosta mais disso ou dos meus trabalhos de nada? VIZINHA Disso, claro! ARTISTA Sabia. Eles vo voltando ao trabalho. 9 INT. ATELI - FINAL DA TARDE O ARTISTA est dando os toques finais. ARTISTA Pron... Tm BATIDAS violentas na porta, que sacolejada do lado de fora. VIZINHO (O.S.) Hein! O que que isto?! Por que t fechado aqui? Abre a , porra! Pnico. A Vizinha corre para se vestir. ARTISTA Oi! Tudo bem? J venho! Ele vai at a porta, enquanto ela corre para se vestir. VIZINHA Pera!

16. ARTISTA Porque? Voc disse que... VIZINHO (O.S.) Abre a, caralho, porque t demorando, hein?! ARTISTA Estava no banheiro! J venho! VIZINHA Agora no tenho tanta certeza! ARTISTA O que??!! Ela termina de colocar sua blusa, e ele abre. ARTISTA (cont.) Desculp... O VIZINHO invade o ateli e ataca o Artista, que jogado contra a parede. VIZINHO Que merda essa, hein?! Tu t no tranco com a minha mulher, hein?! VIZINHA O que que isso, me amor, claro que no! VIZINHO Eu falo contigo depois. Ele tira uma faca e a coloca no pescoo do Artista. VIZINHO (cont.) Porque essa merda de porta tava fechada? ARTISTA que tava ficando meio fresquinho l fora e a... VIZINHO O que?! Olhe s, no dia em que descubro qualquer coisa, eu mato ele. Ela no sei, mas ele, eu mato! Agora por que aquela porta estava fechada? O Artista est em pnico, mas tenta manter calma e ter coragem. ARTISTA Tu um babaca, sabia?!

17. O Vizinho fica surpresa. A Vizinha tambm. ARTISTA (cont.) Qual , entrando aqui quase me atropelando e tentando me matar, porra! Acorda, seu idiota, t pensando o que?! O Vizinho vai baixando a arma. ARTISTA (cont.) Estava fechada porque antes tinham umas crianas fazendo barulho l fora, atrapalhando a minha concentrao, t? Porra! O Vizinho ainda desconfia, mas guarda a faca. ARTISTA (cont.) E outra coisa: se voc tiver to inseguro, ao ponto de achar que ela poderia estar te trando com um cara que conheceu hoje de manh, voc t precisando rever o jeito que voc trata ela, sabia? O Vizinho olha para a Vizinha, e o solta. VIZINHO Tudo bem, deixe para l. E a pintura, t pronta? O Artista e a Vizinha trocam olhares. VIZINHO (cont.) Como que ? T pronta ou no t? Deixe eu ver. Ele vai em direo ao cavalete, mas ela se coloca no caminho. VIZINHA Ainda no, meu bem. que t pronta, so que faltam uns toques finais... Ela joga um olhar para o Artista. VIZINHA (cont.) ...na minha blusa. Ele terminou tudo, s faltou alguns detalhes. ARTISTA , isto, s uma bobagem, coisa de meia-hora, no mximo. Ela chega perto no namorado, toda sedutora.

18. VIZINHA Amor, isto to especial para mim, um presente to grande que voc t me dando, no queria te mostrar antes de ficar cem porcento, endende? Amor? VIZINHO Tu t gostando, ento? VIZINHA T. Adorando. VIZINHO Tudo bem, vou tomar uma gelada l no boteco. S meia-hora, t amor? ARTISTA Alis posso liberar ela, se quiser. VIZINHA T bom, eu trago ele daqui uma meiahora, ento, para ele ver como fiquei bonita. O Artista fica relaxado na porta, dando tchau com um sorriso forado, at que eles dobram a esquina. Imediatamente, fecha as portas e corre at o cavalete, pegando tubo aps tubo, procurando deseperado um pouco de tinta. Nada, nenhum pingo. ARTISTA Ah essa no! Merda!!! Ele pensa, corre at a porta e SAI. 10 SRIE DE PLANOS A) o Artista tranca a porta e sai correndo. B) o desesperado Artista desce as escadas. C) ele chega numa rua de lojas e corre at uma papelaria que acabou de fechar. D) Ele corre pelas ruas, mas todas as outras lojas j fecharam. V um banca de jornais em frente. E) No banca, um velho jornaleiro mostra uma revistinha de colorir, para crianas. O Artista se desespera. E) O Artista sobe as escadas, correndo. 11 INT. ATELI - FINAL DA TARDE O ARTISTA ENTRA, rasgando a embalagem da revistinha enquanto vai correndo para o cavalete.

19. Tira as canetinhas e descobre que so feitas para serem sopradas. ARTISTA Essa no! Soprando a tinta, e, com a ajuda de um pincel, comea a tentar formar uma camada para cobrir o torso no retrato da Vizinha, com algo que parece mais ou menos a blusa dela. 12 EXT. ATELI - NOITE Os VIZINHOS vm de braos dados e se beijando, e descem as escadas em direo ao ateli. VIZINHO E a artista! T pronta?! 13 INT. ATELI - NOITE Os VIZINHOS ENTRAM e encontram o cavalete virado para a porta, com o ARTISTA orgulhosamente mostrando a obra. Ele e a Vizinha trocam um olhar furtivo, de alivio e satisfao. VIZINHO Caracas, tu bom mesmo, no amor? Sabe que t bem diferente do que imaginava, mas gostei muito, muito melhor do que toda aquela porcaria que tu sempre faz! Numa boa, t? O Artista vai tirando a pintura do cavalete e d para a Vizinha. ARTISTA Cuidado que t meio molhada ainda. O Vizinho coloca seu brao no ombro do Artista e eles vo para a porta. VIZINHO Desculpe antes, t amigo. Meu dia no foi mole, muito servio. E voces aqui na maior moleza, n? ARTISTA Por a. Ele coloca algo na mo do Artista. VIZINHO Aqui, toma mais cem milris, ela me disse que voc foi um cavalheiro, parabns pelo trabalho, e precisando, s chamar, t legal? Vamos amor!

20. Enquanto o Vizinho vai abrindo sua casa, ela e Artista ficam a ss por um momento. VIZINHA Adorei a pintura. Ficou melhor assim. Uma obra de arte mesma, sem sacanagem. Ela beija seu rosto. ARTISTA S uma pergunta. Naquela hora, se tivesse falado aquilo que voc disse...voc...teria...? VIZINHO Vamos amor? Ela d um sorriso enigmtico e vai entrando na casa atrs do vizinho, enquanto a NOIVA do Artista vem chegando. ARTISTA Oi amor, chegou na hora certa, terminei agora. Ela d um beijinho na boca e eles vo para o ateli. NOIVA Quem eram aquelas pessoas? ARTISTA Meus vizinhos. NOIVA mesmo? Voc conhece? ARTISTA Um pouquinho. Vamos, eu vou s fechar. 14 INT. ATELI - NOITE O ARTISTA vai arrumando as coisas. NOIVA Amor, sabe uma coisa? Aquele colecionador. Para te falar a verdade, achei que ia comprar nada. ARTISTA Comprar nada? O Artista acha graa e comea a rolar de rir. ARTISTA (cont.) Tinha at razo! Comprou nada!

21. NOIVA O que que tem de engraado? No entendi, voc disse que comprou... Ele tenta se controlar. ARTISTA Desculpe, amor, comprou sim, depois eu conto. Eles vo saindo. NOIVA Falei para o pessoal que a gente passaria l para comemorar. ARTISTA Pois falou errado. 15 EXT. ATELI - NOITE A NOIVA espera enquanto o ARTISTA tranca a porta. ARTISTA Hoje quero voc s para mim, e hoje vamos comemorar a venda num restaurante, nada de bar. Ela adora e eles vo descendo as escadas. NOIVA E a, conta, meu amor, como que foi? Eles dobram a esquina. ARTISTA (O.S.) Ah, foi meio difcil, ele queria negociar preo, mas joguei duro, disse que na semana que vem no seria mais este preo no, a ele tava ferrado, teve que comprar. Suas vozes vo sumindo. NOIVA (O.S.) Amor, por que tirou o tnis que te dei? No beco vazio, o silncio quebrado pelo som vindo da janela aberta da casa dos Vizinhos. Eles comeam a fazer amor, num crescendo de paixo animal, enquanto a CMERA VAI SUBINDO, ENTRANDO PELA JANELA DO QUARTO...

22. 16 INT. QUARTO - NOITE No canto, FORA DE FOCO, o movimento dos VIZINHOS em plena copulao, enquanto a CMERA VAI SEGUINDO em direo ao RETRATO, que j est num lugar de destaque na parede. CLOSE SHOT - O RETRATO na penumbra. A CMERA VAI CHEGANDO MAIS PERTO, e fica ntidamente visvel que a tinta improvisada da blusa j comeou a derreter, revelando a pintura original da Vizinha e seu magnfico busto. FIM

Potrebbero piacerti anche