Sei sulla pagina 1di 9

Apontamentos acerca da integrao entre contedos de design e de moda no percurso de implementao do design de moda

Notes about the content integration between design and fashion in the course of implementation of the fashion design Silva, Barbar Cravo da; Mestranda; Universidade de So Paulo - USP babicravo@gmail.com Nascimento, Luis Cludio Portugal; Doutor; Universidade de So Paulo - USP claudioportugal@usp.br

RESUMO A presente comunicao tem como objetivo investigar o recente percurso histrico do design de moda. Para tanto, adota-se a reviso de literatura como instrumento de anlise e contextualizao histrica deste percurso e dos elementos que possibilitaram seu surgimento. Tendo em vista que este cenrio encontra-se ainda em formatao, pretende-se analisar o contexto atual de implementao do design de moda no mbito acadmico, assim como as transformaes em seu ambiente de atuao. Palavras Chave: design de moda; contextualizao histrica; integrao de contedos. ABSTRACT This Communication aims to investigate the recent historical background of fashion design. The literature review is adopted as a tool for analysis and historical contextualization of this course and the elements that allowed their demand and implementation. Given that this scenario is still formatting, we will analyze the current context of implementation of the fashion design in the academic as well as changes in your work environment. Keywords: fashion design; historical context; content integration.

O design de moda no Brasil

A atual aproximao entre design e moda no Brasil se deu primeiramente no mbito acadmico, o que no exclui a participao do setor produtivo junto s articulaes acadmicas. Segundo Pires (2007), o design de moda tem sua origem a partir da demanda manifestada pelo prprio setor produtivo em vista da exigncia de aprimoramento profissional para enfrentar os desafios gerados pelo novo contexto social, dentre os quais a autora enfatiza a crescente cultura do corpo e da aparncia, o surgimento de novos nichos de mercado e a manifestao de novos comportamentos por parte dos consumidores. Percurso semelhante pode ser notado no momento de mobilizao e estruturao do primeiro curso de ensino superior em moda no Brasil, no final da dcada de 1980. A evoluo da moda na academia teve incio na disciplina Desenho de Moda ministrada nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Desenho e Plstica da Faculdade Santa Marcelina, abrindo caminho para o que posteriormente viria a se tornar o primeiro curso de ensino superior em Desenho de Moda, em 1987, na cidade de So Paulo
110 Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

Apontamentos acerca da integrao entre contedos de design e de moda no percurso ... design de moda

(PIRES, 2002). Fundamentam a construo e consolidao deste percurso acadmico, iniciativas como a do primeiro curso de longa durao em nvel tcnico ofertado no Rio de Janeiro pelo SENAI-CETIQT, em 1984, e a do curso de extenso em Estilismo e Modelagem do Vesturio na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1986. A trajetria acadmica da moda tardia em comparao a outros campos, o que gerou um contingente de profissionais autodidatas, assim como o entendimento de que a atividade podia ser exercida por qualquer pessoa com certo talento artstico, informao de moda e bom gosto (Pires, 2007, p. 4), sendo possvel detectar o reflexo deste pressuposto ainda hoje, no momento em que modelos e celebridades assumem o posto de co-criadores e desenvolvem colees para empresas. O surgimento dos primeiros cursos de moda no pas, sendo eles em nvel tcnico ou superior, foi impulsionado pela conjuntura vigente, devido ao aquecimento da economia daquele perodo, instalao de novas indstrias de fiao, de txteis e de confeco de vesturio, da posterior poltica de abertura de mercado (PIRES, 2002, p.2). O objetivo maior era libertar a moda do amadorismo, a partir de ento, as fbricas assumiram a produo material dos vesturios e a teoria passou para o domnio da Universidade (PIRES, 2002, p. 9), o que passou a exigir do setor maior capacitao profissional, como evidenciado por Sousa; Neira e Bastian (2010):
Tornou-se necessrio o desenvolvimento de competncias correlatas ao que poderia ser chamado desenvolvimento do gnio, dom ou talento inato. Assim, a escola ou a formao oficial em moda assume um lugar de destaque para o desenvolvimento profissional, tornando-se praticamente obrigatria. (SOUSA; NEIRA; BASTIAN, 2010, p.6)

Segundo Pires (2002), na dcada de 1970, a diretora do Studio Berot de Paris, Marie Rucki, era presena constante no Brasil para ministrar cursos livres de estilismo, como alternativa lacuna do ensino formal, influenciando importantes profissionais brasileiros, como Jun Nakao, Reinaldo Loureno, Andr Lima e Ocimar Versolato. Marie Rucki mantm contato com o pas ministrando cursos e palestras at os dias de hoje, e tem a opinio de que o Brasil crescer como potncia de moda quando assumir sua prpria identidade e oferecer, aliado a ela, o padro de qualidade exigido pelo mercado internacional (Pires, 2002, p. 6). Neste sentido, a ltima dcada foi muito positiva para a moda brasileira ao se tratar da visibilidade que vem conquistando no exterior. Corroborando tal fato, recentemente a renomada empresa do segmento underwear feminino, Victorias Secret, lanou uma coleo de moda praia com o tema From Brazil with love, inspirada nas praias brasileiras1. No entanto, a sesso de fotos para o catlogo foi realizada no litoral do Taiti. Mesmo com tal contradio, notvel a influncia da modelagem do beachwear brasileiro na coleo estrangeira. Segundo Sousa; Neira e Bastian (2010), parte disto atribudo mobilizao arquitetada, desde 2003, pela Associao Brasileira de Estilistas (ABEST), em conjunto com Agncia Brasileira de Promoo de Exportaes e Investimentos, a Apex Brasil, em prol do desenvolvimento e da internacionalizao do setor txtil e de vesturio nacional. Sousa e Hardagh (2008) enfatizam, ainda, a influncia desta mobilizao no perfil multifacetado do profissional em formao, voltado para a atuao multidisciplinar:
Alm de cumprir as exigncias intrnsecas prtica profissional, busca-se acompanhar a internacionalizao do mercado, pela multiplicao de ofertas de formao especficas, voltadas para os diversos subcampos de toda a cadeia txtil e de vesturio. Esta opo, alis, se reflete na ampliao do perfil da formao em moda oferecida no Brasil: um profissional que atua no varejo e na produo, assim como na gesto de negcios e marketing. (SOUSA E HARDAGH, 2008, p. 6)

Positivamente, para se enfrentar o desafio mencionado por Rucki, de consolidar uma moda efetivamente inovadora e autntica, a perspectiva de investimento na formao profissional e acadmica obteve relativo destaque no contexto nacional.
Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012 111

Silva, Barbar Cravo da; Nascimento, Luis Cludio Portugal

Em 1998, segundo Pires (2002), durante o 1 Encontro Nacional de Coordenadores e Dirigentes de Cursos Superiores e Representantes de Classe de Estilismo de Moda do Brasil, realizado em Fortaleza, foi deliberado que o programa curricular dos cursos da Faculdade Santa Marcelina e Universidade Anhembi Morumbi estavam aptos a nortear, na condio de elemento de consulta, a definio da Proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Moda, por estarem em consonncia com as necessidades e realidade da moda brasileira do perodo em questo. No momento atual, a partir do recente dilogo com o design, proposta a renovao dessa base de consulta, realocando-a nas diretrizes curriculares dos cursos superiores em design. Grande parte dos cursos originados nos anos 1980, juntamente com os demais que foram surgindo at hoje, esto em processo de adaptao transio de nomenclatura para o Design de Moda, que envolve, entre outras mudanas, a reestruturao de componentes curriculares e incluso de disciplinas com foco em design, como Metodologia de Projeto e Fundamentos de Design. Ao que Sousa; Neira e Bastian (2010) acrescentam:
Tais diretrizes tm permeado a cultura de ensino de moda no Brasil: conhecimentos e prticas do campo do design passaram a conviver com os mais tradicionais do campo da moda e a prpria cultura do design tambm comeou a se aproximar mais daquela, tratando mais profundamente de aspectos socioculturais e simblicos, entre outros. (SOUSA; NEIRA; BASTIAN, 2010, p. 1)

Neste contexto, o dilogo estabelecido entre design e moda objetiva minimizar a centralizao do processo de desenvolvimento do produto de moda na figura de um nico criador, bem como, o esteretipo da inspirao sem fundamentao como gestora do processo. Dentre os estudantes que optam por cursos na rea de moda, muitos carregam consigo o entendimento de que o processo de desenvolvimento da moda centralizado na inspirao que aflora repentinamente, sem envolver tcnica ou reflexo - pensamento este estimulado pela mdia em torno dos estilistas e desfiles. Quando ingressam no ensino superior e tem contato com as prticas e exigncias do ambiente acadmico, deparam-se, segundo RECH (2002, apud MONTEMEZZO, 2003), com a deficincia de bibliografia direcionada moda que estimule discusses para alm dos temas abordados em cadernos de tendncia ou biografias de estilistas famosos. Lipovetsky (2009) argumenta que a ideia do profissional que necessita apenas de talento pessoal associada imagem do costureiro criador desde Charles Frederick Worth e a imposio de que sua atividade consiste em elaborar modelos inditos, em lanar regularmente novas linhas de vesturio que, idealmente, so reveladoras de um talento singular, reconhecvel, incomparvel. (LIPOVETSKY, 2009, p. 91). Deste modo, possvel visualizar que a relevncia da transio no reside apenas no mbito terminolgico ou curricular, mas na manifestao de que o entendimento sobre o desenvolvimento do produto de moda tambm foi alterado, o que Montemezzo (2003) evidencia:
Mesmo que em muitas [instituies de ensino] a mudana do enfoque da atividade se restrinja mera mudana de nomenclatura, ou mesmo que esta tenha sido adotada por tendncia de moda, evidente que o ponto de vista sobre os produtos de vesturio mudou e, por conseguinte, os aspectos sociais, ergonmicos, ambientais e mercadolgicos que o envolvem passaram a fazer parte das preocupaes do seu desenvolvimento. (MONTEMEZZO, 2003, p. 52)

A contribuio do campo do design para o desenvolvimento de produto de moda pode ser percebida, principalmente, na quebra de paradigma proporcionada pela transio do pensamento de concepo como algo envolto em uma bruma mstica, para a configurao pautada em pesquisa e fundamentada em procedimentos e metodologias. Com base nas informaes apresentadas, pode-se visualizar dois pontos crticos e pouco discutidos sobre a implementao do design de moda na academia, ocasionados tanto pelo carter recente do tema, quanto pela superficialidade de contato e articulao de contedos entre os campos: de um lado, a no adequao de fato do projeto pedaggico do curso de moda s diretrizes do design,
112 Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

Apontamentos acerca da integrao entre contedos de design e de moda no percurso ... design de moda

aderindo ao novo modelo proposto sem se aprofundar em seus conceitos e implicaes; de outro, a contestao da prpria implementao do design de moda por certos grupos internos ao campo da moda.

A interao entre contedos de design e de moda

O presente momento de implementao e legitimao do design de moda no mbito acadmico s possvel pela viso crtica das pesquisas em moda sobre o processo criativo e produtivo da moda que, luz dos conceitos do design e outros campos, frequentemente associada a um mundo superficial, reino do transitrio, do efmero, e entendido poucas vezes como uma prtica projetual de profundo impacto na cultura e na sociedade. (FIORINI, 2008, p 95). No entanto, a existncia do design de moda no submete, obrigatoriamente, todo o campo de moda s diretrizes do design. O cerne da proposta de reestruturao do processo de desenvolvimento de produto de moda a transio da criao artstica para o pensamento projetual pautado no processo de design. E, a partir deste, gerar reflexes crticas para o aprimoramento da atividade, de modo a permitir a equiparao de contedos entre os campos e a reviso de opinies superficiais tanto da moda sobre o design, quanto do design sobre a moda. Para minimizar interpretaes errneas a respeito da moda, faz-se necessrio um esclarecimento sobre a abrangncia do termo, que perpassa sua interpretao como fenmeno social da mudana cclica dos costumes e dos hbitos, das escolhas e dos gostos, coletivamente validado e tornado quase obrigatrio. (CALANCA, 2008, p. 11), mas que no se limita a esta possibilidade. A moda presenciada hoje, extremamente cclica e efmera, um forte indicativo da sociedade em que ela est inserida, uma vez que pode tambm ser entendida como produto do contexto particular de cada poca e de um lugar determinado (FIORINI, 2008, p 103). Sendo necessrio estabelecer vises distintas sobre o fenmeno social moda e o campo do conhecimento moda. O campo do design tem de compreender a complexidade social e cultural que a moda engendra para, ento, pensar a articulao do contedo projetual. Assim como a moda tem de se munir conceitualmente para a assimilao do contedo de design. Como anteriormente mencionado, muitas instituies e profissionais esto adotando a transio de forma passiva, sem crtica ou reflexo a respeito da alterao de condutas necessria para sua execuo de fato. A respeito disto, Fiorini (2008) expe a falta de aprofundamento metodolgico na rea de moda perante as especificidades da implementao do design de moda e suas implicaes e exigncias. Aponta, ainda, duas questes a serem consideradas, que vo alm da terminologia e se encontram pouco exploradas:
Como pensar a metodologia projetual como eixo transversal aplicvel a todos os campos do desenho [design], ou seja, os aspectos gerais e os pontos em comum com outras disciplinas projetuais? Definir qual seria o aporte prprio da disciplina do desenho da indumentria. Quais so as particularidades que definem o objeto de estudo, que apresenta outras instncias de reflexo ou outros aportes metodolgicos? (FIORINI, 2008, p. 97)

A partir desta viso, o design de moda tem um importante percurso de equiparao de contedos a percorrer para atingir sua legitimao. Montemezzo (2003) busca demonstrar a relevncia dos princpios projetuais do design para a estruturao do processo de criao em moda e, por conseguinte, para o processo de desenvolvimento de produto do design de moda, com a finalidade de contribuir para a construo de conhecimento em torno da discusso e resoluo dos questionamentos acima citados. A pesquisa desenvolvida por Montemezzo (2003), apresentada em sua dissertao de mestrado, situa-se no perodo referente discusso da transio da moda para o design de moda, tendo como objetivo verificar, entre estudantes de moda, a ocorrncia de mudanas na organizao do pensamento relativo ao processo de criao de produtos de moda, aps o contato com princpios
Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012 113

Silva, Barbar Cravo da; Nascimento, Luis Cludio Portugal

de design (MONTEMEZZO, 2003, p. 67), coletando importantes dados que indicam o aprimoramento do raciocnio projetual do aluno por meio de contedos do design aplicados aos processos de moda. A autora parte da avaliao da proposta de Rech (2002), sendo aqui entendido e posicionado num momento anterior transio, situando-se no perodo em que a moda est procura de fundamentao terica e metodolgica, porm ainda no vinculada intrinsecamente ao design. Neste contexto, pode-se afirmar que Montemezzo (2003) complementa Rech (2002) ao detectar similaridades entre a estrutura de sua proposio e a metodologia projetual do design. Ento, fundamentada nas etapas do processo de design de produto delimitadas por Lobach (2001), sugere um aprimoramento das fases do projeto de moda, propondo etapas projetuais do desenvolvimento de produto de moda com foco em design. Como j mencionado, o momento de tal proposio de transio, sendo talvez precipitado defini-las como etapas projetuais do design de moda, o que evidenciado no ttulo da dissertao: Diretrizes metodolgicas para o projeto de produtos de moda no mbito acadmico, apontando direcionamentos muito coerentes com o futuro que a transio moda/design de moda apontava e demandava.
Figura 1: Sntese das propostas de Rech(2002), Lobach (2001) e Montemezzo (2003).

Fonte: prpria a partir de Montemezzo (2003).

Montemezzo (2003) evidencia, ainda, a contribuio do enfoque projetual no desenvolvimento de produtos de moda ao apresentar os resultados de sua pesquisa aplicada no curso de Estilismo em Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Paran. Enfatiza a incorporao ao repertrio dos alunos, aps terem contato com as disciplinas e contedos de design, de palavras como problemtica e a noo de integrao de etapas, tendo propagaes no modo de compreender o projetar, levando ao que a autora destaca como elementos essenciais da formao acadmica:
a) a focalizao do projeto no usurio/consumidor; b) a decodificao tendncias de moda e comportamento; c) a sntese dos valores esttico-simblicos associados aos valores prticos; d) a transposio do conceito para a materializao do produto; e) a viso panormica do processo. (MONTEMEZZO, 2003, p. 63)

114

Este percurso abre importante espao para discutir os limites e possibilidades do desenvolvimento de produto de moda brasileiro e a formao dos profissionais que devem transpor tais contedos s empresas do setor txtil e de vesturio. Em relao discusso de integrao dos contedos de moda e design, Pitombo (2010) visualiza o que pode-se denominar dicotomia inerente ao design de moda, distinguindo duas vertentes
Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

Apontamentos acerca da integrao entre contedos de design e de moda no percurso ... design de moda

antagnicas; de um lado, design e, de outro, estilo:


(...) por um lado aqueles que defendem o design e a moda inserida e reconhecida enquanto fenmeno inscrito numa ambincia que requer o reconhecimento da necessidade de planejamento ou como defendem alguns, de uma abordagem sistmica atenta s demandas do mercado; e por outro, aqueles que continuam apostando no estilo e concebendo a dinmica da criao da moda, como algo que se encontra ancorado no horizonte da arte ou do processo artstico. (PITOMBO, 2010, p. 123)

Dando sequncia a sua argumentao, Pitombo (2010), apoiada em Pareyson (1993), sugere o conceito de formatividade como possvel reparador desta dicotomia, de modo a conjugar elementos de funcionalidade e artisticidade:
Neste sentido, acredito que uma maneira interessante de tentar responder aos desafios do designer de moda adotar a perspectiva de Luigi Pareyson (1993) que reconhece a arte como uma atividade formativa. Dizer, pois, com Pareyson, que a arte formatividade, reconhecer que ela inveno, sim, mas um tipo de inventividade que floresce no prprio ato de execuo, no contato com a matriaprima. O artista produz, assim, concomitantemente, a obra e o seu prprio modo de produzir, ou seja, o seu estilo. (Pitombo, 2010, p. 126),

Contudo, a abordagem proposta por Pitombo (2010), sob a perspectiva da formatividade, centrada em processos e discusses que permeiam o campo da arte, sendo assim, estabelece relao com a vertente anteriormente citada como estilo, no apreciando, em profundidade, contedos de design que estabeleam relao com contedos de moda, estando eles em convergncia ou divergncia. Talvez seja este o ponto crucial da mudana pela qual as bases pedaggicas dos cursos vm passando, a alterao da perspectiva artstica sobre o estilista e seu processo criativo, transpondo para a perspectiva do designer de moda como intermedirio dos interesses da empresa e do usurio. A dicotomia entre design e estilo um desafio a ser vencido por meio da pesquisa, com o intuito de promover a integrao dos contedos.

Design de moda e seu ambiente de atuao

Ao instaurar a vigncia do design de moda, exige-se um esforo ainda maior de assimilao e equiparao de contedos tericos dos respectivos campos por meio de reviso bibliogrfica, a fim de entender e minimizar lacunas conceituais. Isto para que, por meio dessa assimilao de contedos, o design de moda possa introduzir o pensamento de design no cotidiano das empresas, visto que, segundo dados do Centro de Design do Paran (2006 apud Pires, 2007, p.7), a moda o setor que mais copia modelos produzidos nos centros difusores, com adaptaes ao clima e oferta de matria prima. A moda brasileira, ao incorporar o raciocnio projetual proposto pelo design s etapas de pesquisa anteriores ao projeto e que delimitam sua atuao, como pesquisa de pblico, mercado e tendncias, estabelece um ponto de abertura para a discusso de novas problemticas para a moda, indo alm de sua capacidade de incitar o consumo, como evidencia Fiorini (2008):
(...) o projeto de desenho apresenta-se como um processo de pensamento, cuja gnese est fundamentalmente em uma anlise crtica dos condicionantes do problema e cujo fim ser uma resposta integradora desse caminho percorrido, (...) deve abranger todas as situaes que afetaram a vestimenta: o ambiente, a relao com outros objetos e artefatos culturais, as funes que ela deve cumprir, sua relao com outros sistemas significativos, suas caractersticas formais e tcnicoprodutivas. (FIORINI, 2008, p. 97)

Em consonncia ao que Sousa e Hardagh (2008) referenciam como desenvolvimento da


Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

115

Silva, Barbar Cravo da; Nascimento, Luis Cludio Portugal

capacidade de problematizao proporcionado pela abordagem projetual do design. Ao que Bonsiepe (2011, p. 229) complementa: assim, deve-se considerar que a atividade projetual leva formulao de novas perguntas cujas respostas dependem de novos conhecimentos gerados pela pesquisa. A resoluo do problema no reside no produto, mas sim na problematizao acerca dos dados coletados nas pesquisas sobre o usurio e seu universo. Neste sentido, Almeida e Wajnman (2005) apresentam importante parecer sobre as diferentes vertentes de estudo da moda ao evidenciar a distino entre dois grandes polos de produo do conhecimento: de um lado, os temas que circundam a cadeia produtiva e distributiva do vesturio e, de outro, a moda enquanto fenmeno social e objeto de pesquisa:
(...) Um deles constitudo pelos estudos aplicados que visam aprimorar o gerenciamento da cadeia produtiva e distributiva do vesturio de moda (incluindo desde a fabricao de fios at a produo de desfiles de moda) e esto voltados, em ltima instncia, para a produo e reproduo de capitais neste setor econmico e, portanto, s formas de exerccios de poder que garantem este processo. O outro conformado pelas pesquisas que tomam a moda como fenmeno relevante para a compreenso de problemas relacionados estrutura social, motivaes psicolgicas, comunicao no verbal etc, cujo objetivo a elaborao de uma abordagem crtica do fenmeno que desenvolva com rigor conceitos, metodologias e teorias que inovem sua compreenso e permitam o questionamento das prticas sociais que se estabelecem e se reproduzem em torno dela. (ALMEIDA;WAJNMAN, 2005, p.25)

Com foco na delimitao apresentada, pretende-se estabelecer um paralelo com o presente momento de implementao do design de moda no Brasil. Tendo em vista o campo de atuao do design de moda, considera-se que suas articulaes no so restritas s prticas produtivas, uma vez que tambm interage com a produo do conhecimento gerada pela discusso das estruturas e prticas sociais. Deste modo, prope-se a interpretao de que o design de moda no est inserido, integralmente, em nenhum dos dois polos mencionados, mas atua como elemento de conexo entre os saberes desenvolvidos por eles.
Figura 2: Ambiente de atuao profissional do design de moda.

Fonte: prpria a partir de Almeida e Wajnman (2005).

116

O designer de moda, mesmo desenvolvendo seu trabalho no mbito do primeiro polo, dentro de uma empresa e atrelado a prazos e determinantes administrativos, projeta para indivduos que utilizaro o vesturio dentro do sistema social discutido e analisado pelo segundo polo, sendo ele o responsvel por estabelecer a ponte entre os dois e apontar suas rupturas e possibilidades. Assim como, decodificar e incorporar elementos das duas vertentes, apresentando-os em forma de produto.
Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

Apontamentos acerca da integrao entre contedos de design e de moda no percurso ... design de moda

A presente argumentao pauta-se, tambm, no quadro desenvolvido por Sanches (2011), que demostra a importncia do designer visualizar o contexto em que est inserido o projetar, a fim de estabelecer correspondncia entre atendimento das necessidades do usurio e estrutura produtiva e gesto da empresa.
Figura 3: Anlise do contexto que envolve o projetar. Fluxo de Informao e Sntese na Fase de Preparao.

Fonte: Sanches (2011).

Neste sentido, possvel evidenciar certa relao entre o contexto sugerido por Sanches (2011) e os polos de pesquisa de moda anteriormente analisados na Figura 2, uma vez que as relaes e articulaes demonstradas no quadro desenvolvido por Sanches (2011), de certa forma transpe a argumentao apresentada por Almeida e Wajnman (2005) para o ambiente de atuao profissional do design de moda, demonstrando a importncia da capacidade problematizadora e viso sistmica do design de moda tanto no ambiente acadmico, quanto no profissional.

Consideraes Finais

O surgimento e implementao do design de moda no mbito acadmico estabelece um novo patamar de discusso entre os campos da moda e do design. Ao compartilhar este novo segmento, o seguinte questionamento gerado: at que ponto o design de moda realmente tornou-se homogneo ou apenas uma justaposio de conceitos? Embora design e moda tenham origens e percursos histricos distintos, isto no impossibilita elementos de compatibilidade entre seus conceitos, porm, a integrao de contedos entre os campos, proposta e concretizada no design de moda, passa por seu momento de amadurecimento e se depara, naturalmente, com crticas e pontos de incompatibilidade. Deste modo, faz-se necessrio promover uma maior delimitao e aprofundamento sobre as confluncias e dissonncias entre design e moda, intrnsecas ao design de moda, de modo a contribuir para a integrao entre os campos por meio da articulao de conceitos e anlise comparativa de percursos histricos. Logo, o design de moda responsvel pela realizao desta equiparao de contedos entre design e moda, a qual envolve grandes transformaes e quebra de paradigmas.

Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

117

Silva, Barbar Cravo da; Nascimento, Luis Cludio Portugal

Notas

1(Disponvel em: http://vogue.globo.com/moda/news/from-brazil-with-love-as-primeiras-fotos-do-catalogo-demoda-praia-da-vs/)

Referncias

ALMEIDA, A. J; WAJNMAN, S. (Orgs.). Moda, comunicao e cultura Um olhar acadmico. Editora Arte e Cincia, SP, 2005. CALANCA, D. Histria social da moda. So Paulo: Editora SENAC. 2008. FIORINI, V. Design de moda: abordagens conceituais e metodolgicas. In: Pires, D. B. (Org). Design de moda olhares diversos. Barueri: Estao das Letras e Cores, 2008. MONTEMEZZO, M. C. F. S. Diretrizes metodolgicas para o projeto de produtos de moda no mbito acadmico. Bauru, 2003. (Disponvel em: www.faac.unesp.br/posgraduacao /design/dissertacoes/ pdf/Maria_Celeste_Montemezzo.pdf) PIRES, D. B. A histria dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicao e Educao. Especial Moda, Ano VI, n 9. So Paulo: Anhembi Morumbi, 2002. __________. Design de moda: uma nova cultura. Revista Dobras, n 1, p. 66-73. Barueri: Estao das Letras, 2007. PITOMBO, R. Entre design e estilo: a busca pela formatividade. In: Modos de ver a moda. Marques Filho, A. A.; Mendona, M. C. M. M. (Orgs.). Gois: Puc Gois, 2010. SANCHES, M. Uma anlise da delimitao projetual no design de moda. In: Anais VI Ciped, Congresso internacional de pesquisa em design, 2011. SOUSA, C. S. M.; HARDAGH, C. C. Problematizando o design de moda O papel da disciplina design de projeto. In: Anais 8 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. So Paulo, 2008. SOUSA, C. S. M.; NEIRA, L. G.; BASTIAN, W. Regulao do ensino do design de moda: Para quem? In: Anais 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. So Paulo, 2010.

118

Projtica Revista Cientfica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012

Potrebbero piacerti anche