Sei sulla pagina 1di 3

Esquizofrenia

A esquizofrenia uma doena que fica muitas vezes caracterizada por delrios e alucinaes. As alucinaes auditivas so mais frequentes (ouvir vozes), e as alucinaes asseguram os delrios, na maior parte das vezes. Os delrios so ideias distorcidas da realidade. So sintomas psicticos. Mas eles no fazem parte o tempo todo da doena, eles fazem parte do episdio agudo da esquizofrenia, o chamado episdio psictico agudo. Nem todo mundo tem bem claro delrios e alucinaes, mas normalmente apresentam distoro de pensamento, sem histria coerente. A doena comea entre 15 a 25 anos (homens) e 20 a 30 anos (mulheres). A incidncia maior em homens que em mulheres, pouco, mas . Isolamento, discurso desviante, queda de rendimento escolar so sinais que precisam ser observados. Se reconhecida cedo, pode ter uma evoluo muito boa. Dos primeiros sintomas at a instalao da esquizofrenia mesmo varia bastante, de semanas a anos. No tem recuperao sem tratamento mdico. A maioria tem tratamento de longo prazo (mais de 80%). Com tratamento da esquizofrenia, tende-se a diminuir o tempo do surto e ter remisso de sintomas. Sem tratamento o surto pode durar muitos meses, at ano. E quando saem do surto as pessoas ficam com sintomas residuais (retraimento, embotamento afetivo at delrios e alucinaes). A esquizofrenia sem tratamento por muitos anos causa uma cronificao de delrios e alucinaes, muitas vezes, criando uma veracidade muito maior dos delrios, que so justificados pelas alucinaes, e como se o crebro aprendesse aquela verdade e ela vira a realidade da pessoa.

Transtorno de Ansiedade Generalizada Preocupao excessiva ou expectativa apreensiva persistente e de difcil controle, que perdura por no mnimo 6 meses e vm com pelo menos trs ou mais desses sintomas: inquietao, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentrao, tenso muscular e perturbao do sono. Uma das diferenas da ansiedade normal que esta desproporcional aos acontecimentos que a geraram. Ela interfere na qualidade de vida da pessoa e no seu desempenho social, familiar e profissional. Pode afetar pessoas de idades variadas Outros sintomas relacionados: palpitaes, falta de ar, taquicardia, aumento de presso arterial, sudorese excessiva, dor de cabea, alterao nos hbitos intestinais, nuseas, aperto no peito, dores musculares. Para diagnosticar preciso analisar a histria de vida do paciente e ser muito criterioso. Fazer exames complementares tambm, pois esses sintomas so comuns a outras condies clnicas e a importante diferenciar TAG de TOC, sndrome do pnico e fobia social, principalmente. Para tratamento, normalmente so usados antidepressivos ou ansiolticos, sob orientao mdica e terapia psicolgica. Dura cerca de 6 a 12 meses o tratamento com remdios e deve ser descontinuado aos poucos.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo Principal caracterstica: Crises recorrentes de obsesses e compulses. Obsesso so pensamentos ou imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem ela querer. E, para a pessoa, o nico jeito de se livrar desse pensamento realizar um ritual de compulso, seguindo regras e etapas rgidas, que aliviam a ansiedade. Algumas pessoas com TOC acham que se no realizarem esses rituais algo muito ruim ir acontecer com eles. Entretanto os pensamentos obsessivos tendem a aumentar com a realizao dos rituais, e se transformam em obstculos a vida da pessoa e dos familiares. Rituais normalmente na rea de limpeza, checagem, conferncia, contagem, organizao, simetria, colecionismo. Causas no so bem esclarecidas. Certamente so vrios fatores que influenciam para esse transtorno, como fatores neurolgicos, psicolgicos e ambientais. Ns temos rituais compulsivos, mas que no caracterizam TOC, pois normalmente so pontuais e no atrapalham nossas vidas. Sintomas: preocupao excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade de pronunciar certas palavras, indeciso diante de situaes corriqueiras por medo de uma escolha errada que pode desencadear uma desgraa, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes, doenas.

Frequncia Em geral, s nove anos depois que manifestou os primeiros sintomas, o portador do distrbio recebe o diagnstico de certeza e inicia do tratamento. Por isso, a maior parte dos casos diagnosticada em adultos, embora o transtorno obsessivo-compulsivo possa acometer crianas a partir dos trs, quatro anos de idade. Na infncia, o distrbio mais frequente nos meninos. No final da adolescncia, porm, pode-se dizer que o nmero de casos igual nos dois sexos. Tratamento O tratamento pode ser medicamentoso e no medicamentoso. O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptao de serotonina. So os nicos que funcionam. A terapia cognitivo-comportamental uma abordagem no medicamentosa com comprovada eficcia sobre a doena. Seu princpio bsico expor a pessoa situao que gera ansiedade, comeando pelos sintomas mais brandos. Os resultados costumam ser melhores quando se associam os dois tipos de abordagem teraputica.

sempre importante esclarecer o paciente e sua famlia sobre as caractersticas da doena. Quanto mais a par estiverem do problema, melhor funcionar o tratamento.

Potrebbero piacerti anche