Sei sulla pagina 1di 14

1

MOVIMENTO DA GUA NO SOLO 1 - Fluxo d'gua em meios porosos 2 - Equao da continuidade 3 - Mtodo da rede de fluxo 4 - Mtodos Analticos 5 - Mtodos Numricos 6 - Modelos de Fluxo

1 - Fluxo d'gua em meios porosos A energia potencial total que faz mover o fluido atravs do meio poroso constituda pela soma dos potenciais de: Gravidade; Presso; Eletrosttico; Trmico; Foras de natureza fsico-qumica.

- Gravidade - a gua fluir das cotas mais elevadas para as mais baixas. - Presso - do ponto de maior presso para o de menor presso. - Eletrosttico - fluxo do potencial mais elevado para o menor (positivo para o negativo). - Trmico - ponto de maior temperatura para o de menor temperatura.

- Foras de natureza fsico-qumica - atuam diretamente sobre as partculas. Qumica: diferena de concentrao de sais do maior para o menor. A percolao provoca um conjunto de aes sobre o solo que poderemos classificar como: Levitao (levantamento) a perda de peso por presses ascendentes devido a gua. Carreamento (piping) arrastamento pelas foras de percolao. Eroso arrastamento e arrancamento por traes devido lmina d'gua. Necessidade de obras de proteo contra essas aes: - Filtros - Drenos
Regimes de escoamento: laminar e turbulento Forma de energia: Teorema de Bernoulli

1 + 2 + 3 = z + u/a + v2/2g = constante v2/2g desprezvel e z + u/a = constante

2 - Equao da continuidade

Considerando-se: fluido incompressvel, gua pura, sem variao de temperatura, nem concentrao inica.

Para um fluxo tri-dimensional: Ponto A:

O fluxo que entra no prisma nas trs direes :


h dydz x h qy = KyiyAy = Ky dxdz y h qz = KzizAz = Kz dxdy z qx = KxixAx = Kx

Onde: h = carga hidrulica no ponto.

Kx, Ky e Kz = coeficientes de permeabilidade nas direes x, y e z. O fluxo que deixa o prisma :


h 2 h qx + dqx = Kx (ix + dix ) Ax = Kx x + x 2 dx dydz 2 h h qy + dqy = Ky (iy + diy ) Ay = Ky y + y 2 dy dxdz hz 2 h qz + dqz = Kz (iz + diz ) Az = Kz z + z 2 dz dxdy

Para o fluxo em regime permanente atravs de um meio incompressvel, o fluxo que entra em um prisma igual ao que sai. Continuidade do campo num espao fechado ocorre quando no h contribuio alguma gua do fluxo no interior do solo.
qx + qy + qz = (qx + dqx ) + (qy + dqy ) + (qz + dqz )

Assim:
Kx

2h 2h 2h + K y + K z =0 x 2 y 2 z 2

que a equao do fluxo tri-dimensional.

Para o fluxo bi-dimensional, a equao fica:


Kx

2h 2h + K y =0 x 2 z 2

Se o solo for isotrpico e homogneo:


Kx = Kz = K

2h 2h + =0 x 2 z 2

que a Equao de Laplace. A percolao da gua no solo d-se por efeito do potencial gravitacional: (x,z), ou potencial hidrulico. Gradiente da posio velocidade As velocidades de Darcy so dadas por:
h = Vx = K x x h = Vz = K z z

diferenciando-se as equaes:
2 2 + =0 x 2 z 2

Assim, (x,z) satisfaz a equao de Laplace, ou seja:


( x, z ) = Kh( x, z ) + f ( z ) ( x, z ) = Kh( x, z ) + g ( x) h= p +z

Onde: x e z podem variar independentemente e f(z) e g(x) so constantes. p = presso piezomtrica. z = cota do ponto considerado. Ento:
( x, z ) = Kh( x, z ) + C ou h ( x, z ) = 1 [C ( x, z )] K

Se h(x, z) constante igual a h1, a equao acima representa uma curva no plano xz. Para esta curva, ter um valor constante, 1. Temos ento uma linha equipotencial. Se designar-se para valores como 1, 2, 3,..., pode-se ter linhas equipotenciais ao longo de h = h1, h2, h3,..., respectivamente, como na figura:

Nos piezmetros colocados em qualquer ponto da superfcie (x,y, z) = h1, a gua subir at a altura correspondente ao nvel de potencial h1. A declividade ao longo da linha equipotencial, , pode ento ser derivada:

d =

dx + dz x z

Como constante ao longo da curva , d = 0, ento:


x Vx dz = ...( I ) = z Vz dx

Novamente, fazendo (x, z) ser a funo do fluxo: A funo do fluxo a curva, ou lugar geomtrico dos pontos nos quais a velocidade de Darcy tangente mesma em cada ponto.
h = Vx = K x z h = Vz = K x z

Combinando-se as funes:
= x z 2 2 = xz z 2 2 2 = => = z x xz x 2

Das equaes acima:


2 2 2 2 + = + =0 x 2 z 2 xz xz

Ento:
2 2 + 2 =0 x 2 z

o que satisfaz, tambm, a equao de Laplace.

Atribuindo-se vrios valores para , 1, 2, 3,....., tem-se tambm uma famlia de curvas no plano x z.:
d =

dx + dz x z

Se = constante ==> d = 0. Assim:


x Vz dz = .....( II ) = z Vx dx

A declividade (dz dx ) na mesma direo da resultante da velocidade; assim as curvas = 1 , 2 , 3... so linhas de fluxo ou corrente. Comparando-se as equaes (I) e (II), pode-se ver que as linhas equipotenciais so ortogonais s linhas de fluxo. Solues da equao de Laplace: a) b) c) d) Mtodo grfico da rede de fluxo Mtodos analticos Mtodos numricos Mtodos fsicos ou analgicos

3 - Mtodo da rede de fluxo

Mtodo grfico, cuja rapidez, economia e convenincia para compreenso dos problemas, pelo engenheiro, notvel.
O traado da rede de fluxo consiste na determinao de uma srie de equipotenciais igualmente intercaladas entre o potencial de entrada e o de sada e outra srie de linhas de fluxo, intercaladas igualmente de uma certa frao constante da vazo total que percola atravs da seo em questo.

As linhas de fluxo e equipotenciais so traadas por tentativa e erro, e devem obedecer as seguintes condies (Arthur Casagrande): I)

II)
III) IV) V)

So normais entre si. As malhas so quadrangulares ( possvel inscrever um crculo

tangenciando os quatro lados da malha).


Todas as superfcies de entrada e sada d'gua so equipotenciais Toda superfcie impermevel uma linha de fluxo. As linhas freticas (superfcies livres em contato com a presso atmosfrica) tero em cada ponto, o potencial determinado pela prpria cota do ponto.

Obedecendo-se as cinco regras acima, a soluo nica, independente da habilidade individual para o desenho.
Clculo da percolao atravs da rede de fluxo: O gradiente dado por:
i= h h hL Nd = = l b b

Onde:
Nd = nmero de quedas de potencial no meio hL = perda de carga total no sistema

10
b

= largura entre duas linhas equipotenciais

Da equao de Darcy:
q = KiA = K h hL Nd A = K a l b

Assim, a carga total por unidade de profundidade :

Vazo por canal de fluxo:


q = q / Nf a Nf q = q.Nf = Kh b Nd

Onde:
Nf = nmero total de canais de fluxo

Para a = b (quadrados)
Nf q = KhL Nd

Onde ( Nf / Nd ) = fator de forma Considerando-se a anisotropia da permeabilidade no meio: Utiliza-se do Artifcio de Samsioe que consiste em transformar a escala na qual se desenha a rede de fluxo, dividindo-se as distncias horizontais por:
n = K max K min

A escala vertical continua a mesma. Sobre a figura deformada traa-se a rede de fluxo pelo processo grfico apresentado (quadrngulos).
Assim, a quantidade percolada fica:

11

q=

Nf Nd

K max .K min hL

Aps a transformao, volta-se escala original e redesenha-se a rede de fluxo que agora ficar com a malha deformada (deixam de ser quadrngulos e se transformam em losangos).
Dois problemas tpicos de percolao que tambm podem ser resolvidos atravs do traado da rede de fluxo: 1 - Problema de Forchheimer: o caso de estacas-pranchas cravadas normalmente a um curso d'gua de largura indefinida, formando um represamento montante no nvel h1 que se comunica jusante no nvel h2, atravs de um substrato permevel de profundidade indefinida.

Corresponde ao fluxo forado em tubos de seo plena. 2 - Problema de Kozeny: Corresponde percolao d'gua atravs de um solo, com coeficiente de permeabilidade K, apoiado sobre uma camada impermevel (K = 0) e desaguando num dreno (K = ).

12

Corresponde ao fluxo livre em canais. Parbola de Kozeny: A soluo de Kozeny mostra que a linha de fluxo superior se aproxima de uma parbola.

(x

y2 = x + B2 + H 2 B

4 - Mtodos analticos: Existem solues analticas para a equao de Laplace que so alcanadas a partir de definies de funes analticas para cada tipo de problema, mas so bastante complicadas e no conduzem a resultados satisfatrios.

13

O mtodo dos fragmentos um clculo analtico para a soluo de problemas de fluxo confinado e tem a vantagem de ser rpido e fornecer uma boa aproximao. 5 - Mtodos numricos Possuem as vantagens de possibilitar a resoluo de problemas em condies mais complexas possveis com introdues de variveis para verificao de seus efeitos nas concluses finais. O uso de computadores tambm facilita a soluo dos problemas em tempo hbil. Os mtodos das diferenas finitas e de elementos finitos so exemplos. 6 - Modelos de Fluxo a) Modelo Fsico: modelos reduzidos b) Analogia Eltrica: o fluxo eltrico atravs de um condutor obedece equao de Laplace. voltagem carga hidrulica condutividade permeabilidade corrente eltrica vazo. Anexo: Parbola de Kozeny: A soluo de Kozeny mostra que a linha de fluxo superior se aproxima de uma parbola.

14

Equao da parbola:

x 2 + y 2 = x + y0

A distncia de um ponto qualquer da parbola sua origem 0 ( x 2 + y 2 ) igual a distncia deste ponto diretriz F da parbola ( x + y 0 ).
B 2 + H 2 = B + y0

y0 = B 2 + H 2 B

Para o traado da parbola:


x2 + y2 = x + B2 + H 2 B

Potrebbero piacerti anche