Sei sulla pagina 1di 3

7 motivos para inserir o azeite de oliva nas refeies

Conhea os benefcios do azeite e inclua moderadamente a opo no seu prato


Reportagem: Caroline Sarmento

Azeite faz bem para ocrebro, corao, pele e ossos Foto: Shutterstock O azeite de oliva tem propriedades e vitaminas que podem prevenir doenas e melhorar a pele. Entretanto, nada de exagerar no consumo: o azeite bem calrico (cerca de 90 calorias por colher de sopa). De acordo com o com Fbio Bicalho, nutricionista clnico e funcional (RJ), o ideal consumir aproximadamente 30 g de azeite por dia. " indicado inserir no prato uma colher de sobremesa de azeite no almoo e outra colher no jantar", aponta Bicalho.

O azeite de oliva tem diferentes nveis de acidez e quanto menor for o ndice, melhor para a sade. Por isso o mais indicado o extravirgem. Nesta opo, o azeite contm diferentes vitaminas (A, D, K e E) e at capaz de prevenir o cncer. Confira mais benefcios do azeite para a sade e corpo:

1 - Ao antioxidante
O azeite de oliva tem ao antioxidante por conter vitaminas poderosas que do uma fora para manter a pele longe das rugas. Os antioxidante contidos no azeite so to fortes que as rvores oliveiras so capazes de regenerar e autoproteger seus galhos e frutos. Alm disso, a opo tambm tem propriedades anti-inflamatrias e indicado como um hidratante facial para quem tem a pele seca. A dica tambm vlida para quem tem os lbios rachados.

2 - Protege o corao e crebro


O azeite consegue reduzir a formao de placas ateromatosas (compostas por lipdeos e tecido fibroso), que so responsveis por entupir os vasos sanguneos e artrias. A opo tambm rica em vitamina E, protegendo de cncer e doenas cardacas, como o infarto. Alm disso, j foi comprovado pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Sade e Pesquisa Mdica, em Bordeaux, na Frana, que a opo tambm ajuda a prevenir derrames.

3 - Fortalece as unhas
As vitaminas contidas no azeite ajudam a hidratar e fortalecer as unhas. A dica vale para quem tem unhas escamadas, manchadas, quebradias, ou para quem vive trocando de esmaltes (que tambm pode enfraquecer as unhas). Com um algodo, aplique o azeite nas unhas depois da limpeza, hidratao e antes de aplicar o esmalte, assim as unhas ficaro fortes e hidratadas para receber o cosmtico.

4 - Reduz o mau colesterol


O azeite um dos principais alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas , que ajudam a conter o mau colesterol (LDL - Lipoprotena de Baixa Densidade). O consumo em excesso no recomendado, mas se ingerido moderadamente capaz at de reduzir as taxas do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.

5 Efeito analgsico
De acordo com a pesquisa realizada no instituto cientfico Monell Chemical Senses Centre, da Filadlfia, o azeite pode substituir os analgsico: 50 g de azeite equivale a um dcimo de uma dose de analgsico ibubrofeno, tornando esse leo um antiinflamatrio.

6 - Hidrata os cabelos

Por ser um hidratante natural, o azeite pode ser usado como uma opo para dar mais vida aos cabelos. O truque ideal para quem vive com os cabelos no cloro da piscina, ou pegou um dia de sol forte na praia e mar. Aplique o produto em temperatura morna nos cabelos e envolva os fios com uma toalha aquecida ou toca trmica. Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos normalmente. Pode apostar na aplicao mensalmente.

7 - Protege contra a osteoporose


J deu para perceber que o azeite um alimento completo: faz bem para o corao, crebro, cabelos, unhas e pele. E o que faltou? Os ossos! De acordo com estudos realizados na Universidade de Crdoba, na Espanha, o azeite contm uma substncia chamada oleuropena, anti-inflamatrio que tem os mesmos efeitos do clcio no organismo. Ou seja, consumir moderadamente ajuda a prevenir a osteoporose. Aproveite enquanto tempo e regue j seu prato com azeite!

Potrebbero piacerti anche