Sei sulla pagina 1di 5

Planejamento Maternal II

OBJETIVO 1. Desenvolver na criana o conceito de eu em relao ao seu nome, idade e em relao aos pais (famlia) e colegas. 2. Desenvolver coordenao motora grossa (livre). 3. Despertar na criana o interesse por estmulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e locali ar sons forte e fraco. !. Desenvolver a capacidade da criana de identificar diferentes ob"etos e movimentar#se no espao com facilidade. $. %ncentivar e permitir a fala da criana em toda as atividades possveis, corrigindo e ampliando seu vocabul&rio, utili ando tamb'm as m(sicas. ). *stimular o vocabul&rio atrav's de contos e +ist,rias pequenas que despertem a fantasia da criana. -. %ncentivar a memori ao de pequenas m(sicas e gestos. .. %dentificar e recon+ecer as vogais. /. %dentificar o nome pr,prio e as letras do nome. CONTEDO 1. *u (nome, idade, pais e colegas). 2. 0oordenao motora. 3. Discriminao auditiva. !. Discriminao visual. $. *1presso oral (pron(ncias, relatos de acontecimentos, m(sicas). ). 2ist,rias e contos. -. 3emori ao. .. 4ogais. /. 5ome pr,prio e letras do nome pr,prio. ESTRATGIA 1. 6trav's de m(sicas, "ogos com bola pronunciando o nome e estimulao oral. 2. 7tili ao de recortes, colagem, traado de lin+as em fol+a e no c+o, incentivando "ogos e brincadeiras. 3. 7tili ao de instrumentos sonoros, m(sicas, batidas de palmas e p's e sons produ idos pela boca. !. 7tili ao de sucatas, "ogos e materiais pedag,gicos com e1plorao dos ob"etos do ambiente interno e e1terno. $. 7tili ao de leitura de +ist,rias curtas, m(sicas e conversas di&rias com a criana sobre sua rotina, dando ateno as perguntas e respondendo#as sempre de acordo com sua maturidade emocional. ). 2ist,rias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criana. -. 8epetio de m(sicas, gestos e +ist,rias curtas. .. 6trav's de materiais pedag,gicos, fic+as, desen+os, carta es, etc.

/. 9ic+as, crac+&s, carta es, materiais concretos e pedag,gicos, "ogos e brincadeiras, etc. AVALIAO 6valiao ser& contnua, atrav's da observao di&ria da criana no desempen+o de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. : instrumento de avaliao ' uma fic+a de observa;es que ser& entregue aos pais todo <imestre. MATEMTICA OBJETIVO 1. %niciar a aprendi agem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em bai1o, atr&s, na frente, ao lado, dentro, fora, c+eio, va io, etc. 2. Discriminar na criana o sentido de ontem +o"e e aman+. 3. *stimular o uso do raciocnio da criana. !. 0lassificao e nomeao de ob"etos pelas cores prim&rias (a ul, amarelo e vermel+o), formas (crculo, tri=ngulo e >uadrado), taman+o (grande e pequeno) e quantidade (1 a /). $. 5omear e identificar iguais e diferentes. CONTEDO 1. 0onceitos de lateralidade? todo, dentro@fora, grande@pequeno, c+eio@va io, grosso@fino, muito@pouco. 2. :rgani ao espacial? antes@durante e depois, +o"e@ontem@aman+. 3. Aogos de raciocnio (quebra#cabea e "ogos de encai1e). !. 0lassificar e nomear ob"etos pela cor, forma (crculo, tri=ngulo e quadrado), taman+o e quantidade. $. 5omear iguais e diferentes. ESTRATGIA 1. 6trav's de "ogos, m(sicas e atividades que incentivam o aprendi ado da criana como movimento da esquerda para a direita, "ogos de dentro para fora, etc. %ncentivar e e1plorar o meio ambiente. 2. 7tili ao do calend&rio e estimulao de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o +o"e e aman+. 3. 6trav's de "ogos como quebra cabea, encai1es, de formas e situa;es problemas que incentivem a criana a pensar, no respondendo tudo para criana, sem que ela tente responder so in+a. !. 6trav's de ob"etos, sucatas e material dourado que ten+am estas caractersticas, utili ando#os em "ogos, como procurar cor e forma. $. 6trav's de "ogos, sucatas e ob"etos que permitam a identificao e classificao de iguais e diferentes. AVALIAO 6valiao ser& contnua, atrav's da observao di&ria da criana no desempen+o de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

: instrumento de avaliao ' uma fic+a de observa;es que ser& entregue aos pais todo <imestre. ESTUDOS SOCIAIS OBJETIVO 1. *stimular o con+ecimento da +ist,ria <rasileira, atrav's das Datas 0omemorativas. 2. Desenvolver noo de +o"e, ontem e aman+, bem com o dia, a noite a relao com espao@tempo. 3. %dentificar, nomear e recon+ecer a famlia e sua import=ncia. !. *stimulao do meio ambiente fsico. CONTEDO 1. Datas 0omemorativas? 0arnaval, :utono, B&scoa, Dia do Cndio, Dia das 3es, 9esta Aunina, Dia dos Bais, 9olclore, %ndependDncia, %nverno, Dia dos 6nimais, Dia das 0rianas, Dia dos Brofessores, Broclamao da 8ep(blica, Brimavera, Dia da Ervore, 5atal e outros. 2. 0alend&rio (relao espao tempo). 3. 9amlia. !. *scola (ambiente@colegas). ESTRATGIA 1. 0ontar +ist,rias sobre o significado das Datas 0omemorativas e a produo de lembrancin+as que tradu am a data em questo. 2. Broduo de 0alend&rio e e1erccio do mesmo ao iniciar a aula (man+ e tarde), e anivers&rios das crianas. 3. 5omeao, e1plicao e carta es, atrav's de estimulao de situao problema que envolva o conceito famlia. !. Aogos e brincadeiras que e1plorem o ambiente e colegas. AVALIAO 6valiao ser& contnua, atrav's da observao di&ria da criana no desempen+o de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. : instrumento de avaliao ' uma fic+a de observa;es que ser& entregue aos pais todo <imestre. CINCIAS OBJETIVO 1. Desenvolver capacidade de auto#+igiene corporal. 2. %dentificar, recon+ecer, locali ar e nomear partes do pr,prio corpo. 3. *stimulao dos $ sentidos. !. *stimular o cuidado com a nature a. $. 5omear e recon+ecer diferentes animais. ). Discriminao entre liso e &spero. -. 6presentao de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados. CONTEDO

1. 2igiene 0orporal (mos, dentes, uso do ban+eiro). 2. *squema corporal. 3. Frgos dos sentido? ol+os (discriminao visual), ouvidos (discriminao auditiva), tato, olfato e paladar. !. 2orticultura e "ardinagem. $. 6nimais. ). Ge1turas (liso e &spero). -. 6limentos. ESTRATGIA 1. %ncentivar o lavar as mos, escovar os dentes e ir ao ban+eiro so in+o, sempre que necess&rio, atrav's de m(sicas e +ist,rias que despertem o interesse das crianas. 2. 7tili ando quebra#cabea, m(sicas, figuras, bonecas e nomeao que desenvolvam o recon+ecimento do corpo +umano. 3. *1erccios, atividades e "ogos que desenvolvam a viso, audio, tato e gustao. !. Blantao de mudas e flores. $. 6trav's de figuras, desen+os, gestos musicais e +ist,rias. ). 6trav's de ob"etos que mostrem tais diferenas, estimulando "ogos e atividades. -. 6presentao de alimentos. AVALIAO 6valiao ser& contnua, atrav's da observao di&ria da criana no desempen+o de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. : instrumento de avaliao ' uma fic+a de observa;es que ser& entregue aos pais todo <imestre. ARTES OBJETIVO 1. %ncentivar e desenvolver o +&bito de desen+o, estimulando assim a fantasia da criana. 2. *stimulao de confeco de brinquedos atrav's da sucata. 3. *stimular a coordenao da criana e a criatividade com o uso da argila e massin+a. CONTEDO 1. 6rtes? desen+o livre e pintura. 2. Hucata. 3. 6rgila e massin+a. ESTRATGIA 1. 7tili ao de l&pis, pinc'is, cola com muito incentivo, estimulando a criana atrav's de elogios. 2. 3aterial de sucata e criatividade do professor. 3. 6presentao de argila e massin+a. AVALIAO 6valiao ser& contnua, atrav's da observao di&ria da criana no desempen+o de suas

atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. : instrumento de avaliao ' uma fic+a de observa;es que ser& entregue aos pais todo <imestre. OBJETIVOS SCIO-EMOCIONAIS 1. Desenvolve +&bitos de asseio? pedir para ir ao ban+eiro, lavar as mos, limpar o nari , etc. 2. 2abitua#lo a usar os clic+Ds sociais. *1emplo? Bor favor, muito obrigado, com licena, etc. 3. Bermitir que a criana se"a independente. !. Dei1a#la e1plorar ao m&1imo os ob"etos e brinquedos. $. Ievar a criana a brincar com os outros do grupo. ). 9a er com que a criana no fi1e em um (nico colega. -. 3ante#la ocupada. .. Ievar a criana a participar das atividades de grupo.

Potrebbero piacerti anche