Sei sulla pagina 1di 16

Guia de Orientao na Procura de Emprego

Prepare-se para procurar emprego


A procura de emprego um trabalho que exige planeamento, esforo e anlise. Onde quero trabalhar? Que tipo de empregos me interessam? Que disponibilidade tenho? O que sei fazer? Como que a minha formao/experincia se adequa a estes postos de trabalho? Que aspetos so relevantes na minha candidatura? Quais so os meus pontos fortes? Quais os meus pontos de melhoria? O que que o mercado est procura? Em que situao me encontro face ao mesmo? Realizar este processo de autoavaliao essencial para poder abordar com xito o processo de procura de emprego.

Fixe os seus objetivos e mos obra!

Prepare-se para procurar emprego

Planear a Procura

Determinar o seu objetivo profissional Definir o mercado alvo Conhecer o ambiente profissional que o rodeia

Implementar a Procura

Reunir informao detalhada sobre o seu mercado alvo Partilhar o seu objetivo com a sua rede de contactos Contactar potenciais empregadores Inscrever-se em empresas especialistas em RH Pesquisar ofertas em sites de emprego e redes sociais

Crie as suas estratgias de comunicao

Crie a SUA MARCA


Ao concorrer a uma oportunidade de emprego, deve apresentar a sua candidatura como a mais vantajosa ao lugar que pretende ocupar, procurando destacar as suas capacidades. O CV e a carta de apresentao so o primeiro contacto do candidato com a empresa. Ambos os documentos devem funcionar como uma ferramenta de marketing pessoal.

. Criar a sua marca no construir uma imagem artificial. Trata-se de compreender o que nico em si pontos fortes, competncias, valores e paixes e us-los para se diferenciar.

O objetivo primordial do candidato deve ser criar impacto positivo e no passar despercebido. Em qualquer fase do processo questione-se:

COMO VOU FAZER A DIFERENA?


4

Curriculum Vitae.
Ao iniciar a elaborao do seu Curriculum Vitae, deve ter sempre presente qual a sua finalidade. O seu objetivo ser muito provavelmente conseguir que lhe seja concedida a oportunidade de ir a uma entrevista presencial.

O Curriculum Vitae um elemento essencial e decisivo para a empresa o considerar ou no como potencial candidato funo.

Deste modo, a elaborao do seu CV pressupe preparao, cuidado e reflexo.

Curriculum Vitae
Existe uma infinidade de modelos de elaborao de um CV e todos eles so vlidos. Escolha aquele que mais lhe agrada e recorde-se que o CV deve ser:

Breve (mximo 3 pginas) Visualmente atraente Conciso (detalhe a informao que considera mais relevante da sua formao e/ou experincia) Orientado para a oferta (d destaque aos temas relacionados com a funo que procura) Sem erros ortogrficos Atualizado at data de entrega

Deixe margens largas e espaos em branco No faa a composio grfica com letras muito pequenas ou com diferentes tipos (fonte) de letra Se optar por colocar uma fotografia: A fotografia deve revelar sobriedade e formalidade, com fundo neutro Deve ser atualizada Pode sorrir!

Curriculum Vitae

Informao que o CV deve conter:

Dados pessoais: Nome e apelido, morada, nmeros de contacto, endereo de email e data de nascimento. Formao Acadmica e Complementar: Caso tenha informao, selecione apenas a que mais se relaciona com pretendida. Indique sempre a instituio de ensino ou da formadora, as datas de incio e fim e local de formao. Se experincia, coloque aqui toda a formao frequentada. bastante a funo entidade no tiver

Experincia Profissional: Esta a informao mais importante. Coloque o nome da empresa, a data de incio e de fim do contrato, a categoria profissional e uma breve descrio das funes realizadas e responsabilidades. Idiomas: Refira para cada um dos idiomas o respetivo nvel de conhecimento, podendo distinguir as vertentes oral e escrita. E no se esquea: Seja realista! Informtica: Identifique todos as aplicaes e programas que conhece, indicando o seu nvel conhecimento. Outras informaes: Mencione a sua disponibilidade, se tem veculo prprio, os seus interesses e motivaes, etc.

Curriculum Vitae
Algumas sugestes:

Reserve tempo para preparar e rever o CV Utilize o corretor ortogrfico como um complemento Pea a um amigo para ler o seu CV Veja o CV de outras pessoas para retirar ideias Releia o CV antes de ir entrevista

Carta de Apresentao
A carta de apresentao, deve ser apresentada em conjunto com o CV.

A carta dever ser breve, simples e sempre personalizada para cada empresa.

Deve destacar as suas principais realizaes profissionais e justificar o porqu de ser o candidato ideal para a vaga.

Termine a carta manifestando o seu interesse e disponibilidade para uma entrevista, seguido da apresentao de cumprimentos.

Carta de Apresentao pessoal.


Estrutura da Carta de Apresentao:

Cabealho O incio das cartas deve conter a identificao do destinatrio e do remetente. A carta de apresentao pode ser personalizada. O candidato pode averiguar qual o nome e cargo da pessoa responsvel pelo recrutamento e seleo ou a quem deve dirigir a sua candidatura. Pode faz-lo atravs de um contacto telefnico para a empresa em questo. Assunto importante especificar o assunto da carta. (ex: Candidatura para a funo X; Resposta ao anncio ref. X do dia 10.5.2013). Inicio da carta O candidato deve contextualizar a sua candidatura. (ex: Em resposta ao vosso anncio divulgado atravs do caderno de emprego do Jornal Y do dia 10 de Maio de 2013, venho por este meio apresentar a minha candidatura funo de consultor. Corpo da Carta relevante manifestar as razes da sua candidatura e as suas motivaes, assim como alguns aspetos sobre si, que possam valorizar a sua pretenso. Concluso - Finalmente, na concluso, o candidato formula o seu pedido de aceitao da candidatura e disponibiliza-se para prestao de provas. A carta conclui com agradecimento e informao do envio do Curriculum Vitae.

10

A Entrevista de Seleo

uma troca de informaes, um dilogo entre o candidato e o empregador a ocasio de demonstrar que o candidato ideal para o posto de trabalho em causa

Fazer valer as suas competncias

o momento decisivo de todo o processo de emprego

Vender os seus servios

Verificar se o posto de trabalho corresponde aos seus interesses

Convencer o empregador a admiti-lo na sua empresa

11

A Entrevista de Seleo
A entrevista um dos momentos mais importantes no processo de seleo. So muitas as variveis que um entrevistador ter em conta para avaliar se est perante um candidato adequado ao posto de trabalho.

Prepare a entrevista e garanta o seu sucesso!

Obtenha o mximo de informaes sobre a empresa (ramo de atividade, dimenso, tipo de produtos / servios ,etc.)

Se possvel verifique no dia anterior o local onde fica a empresa

Releia o CV e prepara-se para aprofundar os aspetos focados (formao, experincia profissional)

Estruture o argumento de venda e pratique possveis respostas

Prepare-se para dizer quais os seus pontos fortes e pontos de melhoria, assim como os argumentos que utilizar para defend-los
12

A Entrevista de Seleo
H algumas regras bsicas de conduta que deve ter durante a entrevista, independentemente do tipo ou momento da entrevista. Estas regras no configuram um guio rgido, uma vez que o formato das entrevistas varia.

O importante a postura do candidato perante o entrevistador e a relao / empatia que estabelece.

Comunicao no-verbal Apresentar-se, saudando quem o recebe Aguardar que o convidem a sentar-se Sentar-se e manter uma postura correta Mostrar-se atento e interessado Olhar de frente para o entrevistador Utilizar uma comunicao positiva (verbal e no verbal) Falar em tom natural e cordial Comunicao verbal Responder com determinao s perguntas Mostrar interesse pelo trabalho e pela empresa Forma de tratamento adequado (nunca tratar por voc ou por tu) Pedir esclarecimentos, delicadamente, sempre que uma questo no lhe parea clara

13

A Entrevista de Seleo
Atitude
Sorria, mantenha uma atitude positiva e simptica Seja sincero e responda de forma direta, sem divagar, evitando respostas monossilbicas (sim/no) Fale abertamente, exponha os seus pontos de vista, debata ideias. No caia no erro de concordar com tudo o que o entrevistador lhe diz. Mostre personalidade! No manipule nem se deixe manipular. Se pensa que pode enganar o entrevistador, comea mal. Geralmente nota-se quando a pessoa se vangloria, mesmo que de forma subtil. Fale do que sabe fazer melhor, as suas experincias, formaes em que participou, etc. Mostre interesse pelo projeto, pela empresa e faa perguntas sobre as funes a desempenhar. Evidencie a enorme vontade de conseguir o emprego. A motivao que o entrevistador vir em si mesmo muito importante. Quando perceber que a entrevista est quase no fim, remate com um ponto a seu favor ou aproveite para fazer uma pergunta.

Lembre-se

A atitude positiva o melhor trunfo!


14

A Entrevista de Seleo
Algumas sugestes:
Cuide da sua imagem e adeque o seu vesturio funo pretendida Seja pontual, no devendo chegar com mais de 10 minutos de antecedncia Leve uma cpia atualizada do seu CV Se tiver de preencher um formulrio, seja cuidadoso com a letra, deve ser legvel e no estar rasurada E no se esquea! Desligue o telemvel antes de entrar para a entrevista.

Concluso: Depende de si tornar o processo de procura de emprego mais fcil!

Acredite em si!
15

Ref DS / Guia de Orientao na Procura de Emprego / 05.2013

16

Potrebbero piacerti anche