Sei sulla pagina 1di 5

Introduo a Biologia

A evoluo do metabolismo
Como esses primeiros seres conseguiam obter e degradar o alimento para sua sobrevivncia. Hetertrofos (hetero= diferente, trofos= alimento): organismos que no so capazes de sintetizar seus prprios alimentos a partir de compostos inorgnicos, obtendo os prontos do meio ambiente. Auttrofos (auto= prprio, trofos=alimento): seres capazes de sintetizar seus prprios alimentos a partir de substncias inorgnicas simples como ! o caso das plantas. Degradao sem oxignio - Fermentao: um processo anaerbio (an= sem, aero= ar, bio= vida). " mais comum ! a alcolica (o a#$car glicose ! degradado em %lcool et&lico etanol e g%s carb'nico, liberando energia para as v%rias etapas do metabolismo celular.

Tipos de !lulas"
a# $ro ariti a

(embrana plasm%tica delimitando o citoplasma, no qual estava presente uma mol!cula de %cido nucleico, em uma regio c)amada nucleide. Como regra geral, as c!lulas procariticas apresentam parede celular, que ! uma estrutura e*terna + membrana plasm%tica.

b# %u ariti as

"s primeiras c!lulas eucariticas teriam surgido apartir das procariticas que passaram a desenvolver dobramentos da membrana plasm%tica, tornando se ainda maiores e mais comple*as. ,sses dobramentos teriam dado origem a organelas citoplasm%ticas e + carioteca, estrutura membranosa que separa o material gen!tico do citoplasma, formando o n$cleo. -entre as organelas membranosas, apenas as mitoc'ndrias e os cloroplastos parecem ter tido origem diferente (as mitoc'ndrias so respons%veis pela respira#o celular, ocorrendo em praticamente todos os eucariontes e os cloroplastos so respons%veis pela fotoss&ntese, estando presente apenas nos seres fotossintetizantes, como as plantas). .up/e se que os prieiros eucariontes eram anaerbios e tin)am o )%bito de englobar bact!rias como alimento. ,m algum momento da evolu#o, algumas dessas bact!rias, que 0% tin)am a capacidade de realizar a respira#o, foram mantidas no citoplasma do eucariontes, uma vez que realizava para eles a respira#o. 1ara a bact!ria essa condi#o tamb!m era vanta0osa 0% que recebia prote#o e nutrientes dos eucariontes. ,ssa rela#ao simbitica (benef&cio para ambos os lados) tria se perpetuado e essas bact!rias teriam dado origem +s atuais mitoc'ndrias.

&'rus
2 v&rus ! um organismo biolgico com grande capacidade de multiplica#o, utilizando para isso a estrutura de uma c!lula )ospedeira. 3 um agente capaz de causar doen#as em animais e vegetais. ,le ! formado por um caps&deo de prote&nas que envolve o %cido

nucl!ico, que pode ser 45" (%cido ribonucl!ico) ou -5" (%cido deso*irribonucl!ico). ,m alguns tipos de v&rus, esta estrutura ! envolvida por uma capa lip&dica com diversos tipos de prote&nas. 6m v&rus sempre precisa de uma c!lula para poder replicar seu material gen!tico, produzindo cpias da matriz. 1ortanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma c!lula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodu#o. 1odem infectar c!lulas eucariticas (de animais, fungos, vegetais) e procariticas (de bact!rias). " classifica#o ocorre de acordo com o tipo de %cido nucl!ico que possuem, as caracter&sticas do sistema que os envolvem e os tipos de c!lulas que infectam. -e acordo com este sistema de classifica#o, e*istem apro*imadamente, trinta grupos de v&rus. .o quatro as fases do ciclo de vida de um v&rus: 7. ,ntrada do v&rus na c!lula: ocorre a absor#o e fi*a#o do v&rus na superf&cie celular e logo em seguida a penetra#o atrav!s da membrana celular. 8. ,clipse: um tempo depois da penetra#o, o v&rus fica adormecido e no mostra sinais de sua presen#a ou atividade. 9. (ultiplica#o: ocorre a replica#o do %cido nucl!ico e as s&nteses das prote&nas do caps&deo. 2s %cidos nucl!icos e as prote&nas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas part&culas de v&rus. :. ;ibera#o: as novas part&culas de v&rus saem para infectar novas c!lulas sadias. Curiosidades: ,*emplos de doen#as )umanas provocadas por v&rus: )epatite, sarampo, ca*umba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, var&ola,"<-. e catapora. 2s antibiticos no servem para combater os v&rus. "lguns tipos de rem!dios servem apenas para tratar os sintomas das infec#/es virais. "s vacinas so utilizadas como m!todo de preven#o, pois estimulam o sistema imunolgico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de v&rus.
Legenda dos esquemas: Molcula de DNA Molcula de RNA Capsmeros do capsdeo Envelope viral eplmeros !espculas" #i$ras

A Biosfera
=idrosfera (hidro= %gua): camada ou esfera da >erra formada por %gua. ;itosfera (lito= pedra): camada ou esfera da >erra formada pelas roc)as e pelos solos. "tmosfera (atms= g%s): camada ou esfera da >erra formada pelo ar.

Potrebbero piacerti anche