Sei sulla pagina 1di 9

Bombas Centrifugas

Objetivo
Obteno das curvas caractersticas da bomba, dimensionando o rendimento; potncia e curva universal, nas configuraes: simples (unitrio), dupla com duas bombas idnticas montadas em paralelo, e dupla com duas bombas idnticas montadas em srie. As bombas utilizadas nos ensaios so centrfugas com velocidade constante.

Definio de Bombas
Bombas so mquinas operatrizes hidrulicas que fornecem energia ao lquido com a finalidade de transport-lo de um ponto a outro. Normalmente recebem energia mecnica e a transformam em energia de presso e cintica ou em ambas.

Classificao de Bombas
As bombas podem ser classificadas em duas categorias, a saber: Turbo-Bombas Hidrodinmicas ou Rotodinmicas : So mquinas nas quais a movimentao do lquido desenvolvida por foras que se desenvolvem em consequncia da rotao de uma pea interna (ou conjunto dessas peas) dotada de ps ou aletas chamada de roto , exemplo bombas centrifugas; Volumtricas ou de Deslocamento Positivo So aquelas em que a movimentao do lquido causada diretamente pela movimentao de um dispositivo mecnico da bomba, que induz ao lquido um movimento na direo do deslocamento provendo enchimentos e esvaziamentos sucessivos, provocando, assim, o deslocamento do lquido no sentido previsto. O exemplo de bomba volumtrica a bomba de mbolo .

Bombas Centrfugas
Constam de uma cmara fechada, carcaa, dentro da qual gira uma pea, o rotor, que um conjunto de palhetas que impulsionam o lquido atravs da voluta (Figura 1). O rotor fixado no eixo da bomba, este contnuo ao transmissor de energia mecnica do motor.

Figura 1: Bomba Centrfuga A carcaa a parte da bomba onde, no seu interior, a energia de velocidade transformada em energia de presso, o que possibilita o lquido alcanar o ponto final do recalque. no seu interior que est instalado o conjunto girante (eixo-rotor) que torna possvel o impulsionamento do lquido. A carcaa pode ser do tipo voluta ou do tipo difusor. A de voluta a mais comum podendo ser simples ou dupla. Como as reas na voluta no so simetricamente distribudas em torno do rotor, ocorre uma distribuio desigual de presses ao longo da mesma. Isto d origem a uma reao perpendicular ao eixo que pode ser insignificante quando a bomba trabalhar no ponto de melhor rendimento, mas que se acentua a medida que a mquina sofra reduo de vazes, baixando seu rendimento. Outra providncia para minimizar este empuxo radial a construo de bombas com voluta dupla, que consiste em se colocar uma divisria dentro da prpria voluta, dividindo-a em dois condutos a partir do incio da segunda metade desta, ou seja, a 180 do incio da "voluta externa", de modo a tentar equilibrar estas reaes duas a duas, ou minimizar seus efeitos.

Classificao de Bombas centrfugas


A literatura tcnica sobre classificao de bombas muito variada, havendo diferentes interpretaes conceituais. Aqui apresentamos uma classificao geral que traduz, a partir de pesquisas bibliogrficas e textos comerciais, nossa viso sobre o assunto. Quanto a altura manomtrica (para recalque de gua limpa): o baixa presso (H 15 mca); o mdia presso (15 < H < 50 mca); o alta presso (H 50 mca).

(OBS: Para recalques de esgotos sanitrios, por exemplo, os limites superiores podem ser significativamente menores.) Quanto direo do escoamento do lquido no interior da bomba: o radial ou centrfuga pura, quando o movimento do lquido na direo normal ao eixo da bomba (empregadas para pequenas e mdias descargas e para qualquer altura manomtrica, porm caem de rendimento para grandes vazes e pequenas alturas alm de serem de grandes dimenses nestas condies); o diagonal ou de fluxo misto, quando o movimento do lquido na direo inclinada em relao ao eixo da bomba (empregadas em grandes vazes e pequenas e mdias alturas, estruturalmente caracterizam-se por serem bombas de fabricao muito complexa); o axial ou helicoidais, quando o escoamento desenvolve-se de forma paralela ao eixo e so especificadas para grandes vazes - dezenas de m3/s - e mdias alturas - at 40 m ; Quanto estrutura do rotor (Figura VI.5): o aberto (para bombeamentos de guas residurias ou bruta de m qualidade); o semi-aberto ou semi-fechado (para recalques de gua bruta sedimentada); o fechado (para gua tratada ou potvel) . Quanto ao nmero de rotores: o estgio nico; o mltiplos estgios; Quanto ao nmero de entradas: o suco nica, aspirao simples ou unilateral (mais comuns); o suco dupla, aspirao dupla ou bilateral (para mdias e grandes vazes). Quanto a admisso do lquido: o suco axial (maioria das bombas de baixa e mdia capacidades); o suco lateral (bombas de mdia e alta capacidades); o suco de topo (situaes especiais); o suco inferior (bombas especiais). Quanto a posio de sada: o de topo (pequenas e mdias); o lateral (grandes vazes) o inclinada (situaes especiais). o vertical (situaes especiais).

Quanto a velocidade de rotao: o baixa rotao ( N < 500rpm); o mdia ( 500 < N < 1800rpm); o alta ( N > 1800rpm). Quanto posio na captao : o submersas (em geral empregadas onde h limitaes no espao fsico - em poos profundos por exemplo); o afogadas (mais freqentes para recalques superiores a 100 l/s); o altura positiva (pequenas vazes de recalque). Quanto posio do eixo : o :eixo horizontal (mais comuns em captaes superficiais); o eixo vertical (para espaos horizontais restritos e/ou sujeitos a inundaes e bombas submersas em geral). Quanto ao tipo de carcaa: o compacta; o bipartida (composta de duas sees separadas, na maioria das situaes, horizontalmente a meia altura e aparafusadas entre si);

Grandezas caractersticas
Uma bomba destina-se a elevar um volume de fluido a uma determinada altura, em um certo intervalo de tempo, consumindo energia para desenvolver este trabalho e para seu prprio movimento, implicando, pois, em um rendimento caracterstico. Estas, ento, so as chamadas grandezas caractersticas das bombas, isto , Vazo Q, Altura manomtrica H, Rendimento h e Potncia P.

Altura manomtrica ou Carga - H


Altura manomtrica de uma bomba a carga total de elevao que a bomba trabalha. dada pela expresso H = hs + hfs + hr + hfr + (vr2/2g) onde: H = altura manomtrica total; hs= altura esttica de suco; hfs= perda de carga na suco (inclusive NPSHr);

hr = altura esttica de recalque; hfr = perda de carga na linha do recalque; vr2/2g = parcela de energia cintica no recalque (normalmente desprezvel em virtude das aproximaes feitas no clculo da potncia dos conjuntos elevatrios

Cavitao
Chama-se de cavitao o fenmeno que decorre, nos casos em estudo, da ebulio da gua no interior dos condutos, quando as condies de presso caem a valores inferiores a presso de vaporizao, formando bolhas de vapor prejudiciais ao seu funcionamento, caso a presso do lquido na linha de suco caia abaixo da presso de vapor (ou tenso de vapor) originando bolsas de ar que so arrastadas pelo fluxo. Estas bolhas de ar desaparecem bruscamente condensando-se, quando alcanam zonas de altas presses em seu caminho atravs da bomba. Como esta passagem brusca, o lquido alcana a superfcie do rotor em alta velocidade, produzindo ondas de alta presso em reas reduzidas. Estas presses podem ultrapassar a resistncia trao do metal e arrancar progressivamente partculas superficiais do rotor, inutilizando-o com o tempo. Quando ocorre a cavitao so ouvidos rudos e vibraes caractersticos e quanto maior for a bomba, maiores sero estes efeitos. Alm de provocar o desgaste progressivo at a deformao irreversvel dos rotores e das paredes internas da bomba, simultaneamente esta apresentar uma progressiva queda de rendimento, caso o problema no seja corrigido. Nas bombas a cavitao geralmente ocorre por altura inadequada da suco (problema geomtrico), por velocidades de escoamento excessivas (problema hidrulico) ou por escorvamento incorreto (problema operacional).

NPSH Em qualquer clculo de altura de suco de bombas tem de ser levada em considerao que no deve ocorrer o fenmeno da cavitao e, para que possamos garantir boas condies de aspirao na mesma, necessrio que conheamos o valor do NPSH (net positive suction head). O termo NPSH (algo como altura livre positiva de suco) comumente utilizado entre os fornecedores, fabricantes e usurios de bombas pode ser dividido em dois tipos: o requerido (NPSHr) e o disponvel (NPSHd). O NPSHr uma caracterstica da bomba e pode ser determinado por testes de laboratrio ou clculo hidrulico, devendo ser informado pelo fabricante do equipamento. Podemos dizer que NPSHr a energia necessria para o lquido ir da entrada da bomba e, vencendo as perdas dentro desta, atingir a borda da p do rotor, ponto onde vai receber a energia de recalque, ou seja, a energia necessria para vencer as perdas de carga desde o flange de suco at as ps do rotor, no ponto onde o lquido recebe o incremento de velocidade. Em resumo NPSHr a energia do lquido que a bomba necessita para seu

funcionamento interno. Normalmente, o NPSHr fornecido em metros de coluna de gua (mca). O NPSHd uma caracterstica do sistema e define-se como sendo a disponibilidade de energia que um lquido possui, num ponto imediatamente anterior ao flange de suco da bomba, acima de sua tenso de vapor. Em resumo, o NPSHd a energia disponvel que possui o lquido na entrada de suco da bomba. Portanto os fatores que influenciam diretamente o NPSH so a altura esttica de suco, o local de instalao, a temperatura de bombeamento e o peso especfico, alm do tipo de entrada, dimetro, comprimento e acessrios na linha de suco que vo influenciar nas perdas de carga na suco. Para que no ocorra o fenmeno da cavitao, necessrio que a energia que o lquido dispe na chegada ao flange de suco, seja maior que a que ele vai consumir no interior da bomba, isto , que o NPSH disponvel seja maior que o NPSH requerido

Altura de suco
Chama-se de altura de suco a diferena entre as cotas do eixo da bomba e o nvel da superfcie livre da gua a ser elevada, quando a gua na captao est submetida a presso atmosfrica. Neste caso funo da presso atmosfrica do local . Na realidade a altura de suco no limitada somente pela presso atmosfrica local, mas, tambm, pelas perdas de carga pelo atrito e pela turbulncia ao longo da suco e no interior da bomba at que o lquido receba a energia do rotor e, alm disso, pela necessidade de evitar a cavitao. Como as condies de presso atmosfrica variam de acordo com a altitude do local e as de presso de vapor com a temperatura do fluido a recalcar, os fabricantes no tm condies de fornecer a altura de suco da bomba, mas devem apresentar a curva de variao do NPSHr, determinada nos laboratrios da indstria.

Seleo
So condies fundamentais para seleo a natureza do projeto, as caractersticas da gua a ser recalcada, os equipamentos existentes no mercado e a similaridade com os j instalados e em operao para flexibilizar a reposio de peas defeituosas ou desgastadas. Alm disso, tambm deve ser elaborado um estudo intensivo da dimenso da obra e etapas de construo, e um programa de que facilite a operao e manuteno dos servios.

Associao de Bombas
As bombas so associadas em srie e paralelo. A associao de bombas em srie uma opo quando, para dada vazo desejada, a altura manomtrica do sistema muito elevada, acima dos limites

alcanados por uma nica bomba. J a associao em paralelo fundamentalmente utilizada quando a vazo desejada excede os limites de capacidade das bombas adaptveis a um determinado sistema.

Croqui da experincia

Procedimento
Neste experimento foram realizadas diversos tipos de ligaes das bombas, saber: - Ligao simples (uma bomba funcionando sozinha). - Ligao em paralelo (duas bombas succionando ao mesmo tempo o fludo do reservatrio). - Ligao em srie (uma bomba succionando o fluido do reservatrio e enviando para a outra bomba). Foram realizadas medies da fora do motor que impulsiona a bomba, a presso do sistema (entrada e sada) e a vazo do fludo para o tanque 2.

Foi possvel constatar diferenas de algumas medies (os resultados podem ser constatados na tabela 1) utilizando os mtodos de ligaes descritos. Principalmente o aumento de presso e vazo da ligao em srie comparada a ligao simples. Estes diversos tipos de ligaes sero descritos abaixo.
- Ligao

Paralela

Para a ligao paralela das duas bombas, as vlvulas 1, 2, 4, 5 e G devem estar totalmente abertas e a vlvula 3 deve estar totalmente fechada no momento em que o motor da bomba 1 e da bomba 2 ligado (conforme croqui deste relatrio).

-Ligao Srie
Na ligao Srie o sistema funciona como se fosse uma bomba de maior capacidade. Para isso as vlvulas 1, 3, 4 e G devem estar totalmente abertas e as vlvulas 2 e 5 devem estar totalmente fechadas no momento em que o motor da bomba 1 e da bomba 2 ligado (conforme croqui deste relatrio). Atravs de um manmetro ligado na entrada da bomba 1 e outro manmetro ligado na sada da bomba 2 foi possvel dimensionar tais presses (entrada e sada das bombas). Atravs de uma coluna de mercrio instalada no tubo de Venturi (conforme mostrado no experimento anterior Tubo de Venturi) foi possvel dimensionar a presso mxima nesta parte do sistema com maior preciso. Atravs de um medidor de vazo foi possvel dimensionar a vazo do fludo sendo despejado no reservatrio 2 (reservatrio de destino). Atravs de um dinammetro preso aos motores (um em cada motor), foram dimensionadas as foras de cada um dos motores em trabalho. A vlvula G foi parcialmente fechada at que a presso (no tubo de Venturi) esteja no prximo ponto desejado. Ento, aps isso, os outros parmetros so dimensionados novamente. Este procedimento repetido mais uma vez para a coleta dos valores referente ao terceiro ponto de presso.
Tabela 1: Dados levantados Presso Entrada (kgf/cm) -2 -1,9 -1,8 -2,5 -2 -1,5 Presso de Sada (kgf/cm) 5 10 14 5 10 15 Presso Tubo Venturi (mm/Hg) 16 12 8 24 22 20 Vazo (m/h) 4,9 4,6 4 6 5,6 5,2 Fora bomba 1 (kgf) 1,5 1,55 1,6 2 2,1 2,1 Fora bomba 2 (kgf)

Ligao Simples Ligao Srie

1,4 1,4 1,5

Frmulas - Velocidade V=q*4*D12

- HB HB=ps-pe+Vs2+Ve22g

- Potncia fornecida ao fludo N=*Q*HB

- Velocidade angular NB=F*b* =2*ns

- Rendimento nb=NNB*100

Potrebbero piacerti anche