Sei sulla pagina 1di 7

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA O COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAG GICAS

TECENDO LEITURAS PNLD 2005 MDULO: CLSSICOS 7a / 8a

13 DOS MELHORES CONTOS DE AMOR DA LITERATURA BRASILEIRA Organ !a " R"#a Mar a S$ra%#! E& "%r" C"n$" #'(') "na&": T (*%r &' Pra a &' Ra%( P"+, a Or 'n$a '# D & $ )a# ,r"&%! &a# a ,ar$ r &a - &'")"n.'r n) a &' 2/ &' "%$%*r" &' 2000

ANTES DA LEITURA Quanto ao portador:


Analisar a capa do livro: ttulo e ilustrao (Retomar os encaminhamentos para anlise da capa sugeridos na anlise do conto Uns Braos de Machado de Assis !

Quanto ao gnero:
"evantar o conhecimento pr#vio dos alunos a respeito do g$nero conto!

Quanto ao autor:
% muito provvel &ue os alunos no conheam Raul 'omp#ia( autor do conto selecionado!)onv#m apresentar *revemente o autor aos alunos!

Quanto aos indicadores do conto:


+iscutir o ttulo do conto( provocando os alunos com &uest,es como: - &ue &uer di.er tl*uri/ A palavra sugere temtica amorosa/ 0m &ue #poca provavelmente se desenrolaram os 1atos narrados/

Quanto ao plano do contedo:


)onversar com os alunos a respeito das rela,es amorosas: encontros e desencontros( ci2me( traio etc! "er os &uatro primeiros pargra1os e estimular as antecipa,es a respeito do enredo( *em como as 3usti1icativas para o ttulo da hist4ria! )om a leitura desses pargra1os( os alunos 3 t$m elementos para antecipar o tema do te5to 6 &uesto do ci2me( da traio( dos desencontros 6( mas no encontraro pistas para 3usti1icar o ttulo!

DURANTE A LEITURA
8ugerir a leitura aut9noma do conto para &ue os alunos che&uem as antecipa,es anteriores: 8er &ue :oo vai se entender com a mulher/ 8er &ue a mulher de :oo tem amantes/ 8er &ue :oo vai surpreender a mulher com um amante/ 0 o tl*uri/ - &ue tem a ver o tl*uri com tudo isso/ )aso voc$ considere necessrio em 1uno do nvel real de compet$ncia leitora de seus alunos( reali.e a proposta anterior em situao de leitura compartilhada! )omo o conto # do 1inal do s#culo ;<;( # provvel &ue os alunos apresentem algumas di1iculdades em relao ao voca*ulrio usado pelo autor! 0stimule=os a in1erirem o sentido das palavras pelo conte5to: nesse momento o importante # &ue eles compreendam a narrativa glo*almente! A estrat#gia de pedir aos alunos para locali.ar as palavras desconhecidas aca*a criando um o*3etivo para a leitura 6 encontrar palavras di1ceis 6 &ue compete com a *usca pela compreenso! +ei5e para e5plorar o voca*ulrio em outro momento! 'edir aos alunos para o*servarem como o narrador e5plora a repetio 6 principalmente da 1rase Eu por uma porta, ela por outra 6 &ue 1unciona como uma esp#cie de re1ro &ue reitera o desencontro do casal! 'edir tam*#m para &ue o*servem a maneira como as personagens so caracteri.adas!

DEPOIS DA LEITURA
I. ESTUDO DO GNERO TE!TO

Quanto ao enredo
>! Retomar as &uest,es propostas antes da leitura( estimulando a par1rase oral como 1orma de veri1icar a compreenso do desenvolvimento do enredo!

C 7! Reler os trechos em &ue est sugerida a traio dela e a vigil@ncia dele! +iscutir como o narrador=personagem vai condu.indo o leitor em suas incerte.as( em relao ao comportamento da mulher e dele pr4prio! ?! )hame a ateno dos alunos para o 1inal do conto &ue retoma o incio da hist4ria( como &ue num crculo vicioso!

Quanto aos personagens


>! )hamar ateno para o contraste entre alguns dos personagens: a * c a primeira e a segunda mulher de :ooA :oo e sua atual mulherA :oo e o tipo da igreja e o tal convidado do olhar!!!!

7! 0 a cartomante/ - &ue di.er dela/

Quanto ao narrador
Beri1icar se os alunos perce*eram &ue o conto( narrado em primeira pessoa( # uma esp#cie de desa*a1o da personagem :oo! - te5to 3 comea como &ue interpelando o leitor No encontraram por a minha mulher/! 0sse e5pediente converte o leitor em uma esp#cie de con1idente da personagem! Retomem os trechos em &ue o narrador se dirige ao leitor( con1irmando a a1irmao anterior!

Quanto ao espa"o
)hamar ateno para o contraste entre o espao interno (a casa da personagem e o espao e5terno (a rua ! :oo( o narrador=personagem( relata os sucessivos desencontros entre ele e sua mulher &ue podem ser sinteti.ados no re1ro repetido vrias ve.es 6 eu por uma porta, ela por outra &ue tem implica,es espaciais!

Quanto ao te#po
Recuperar o flashback em &ue se toma conhecimento de como transcorreu o casamento e de como #( em linhas gerais( a vida &ue o casal leva!

Quanto $ linguage# e ao estilo


>! Atrav#s de uma s#rie de analogias e met1oras( a cartomante &ue :oo consulta 1a. a ele uma e5posio so*re os di1erentes tipos de corao( identi1icando entre eles o &ue( a seu ver( melhor de1ine o da esposa dele! Ao empregar uma linguagem 1igurada( a cartomante escolhe di.er o &ue pensa de modo vago e impreciso( dei5ando ao consulente a tare1a de entender: Nada mais lhe digo, saiba entender!!! 05pli&ue aos alunos as caractersticas lingDsticas dessas 1iguras de estilo e pea a eles para esclarecerem cada um dos tipos de corao como &ueria a personagem! 7! 0m relao E pontuao( merece desta&ue o uso insistente das retic$ncias 6 &uarenta e nove ve.es 6 contri*uindo para ampliar o estado de ansiedade( de d2vida( da vida em suspense de :oo em relao E sua mulher!

Quanto $s rela"%es interte&tuais interdiscursi'as ('ontos de vista sustentados em relao aos di1erentes temas mo*ili.ados
>! - des1echo da hist4ria retoma ainda uma ve. o re1ro entrar eu por uma porta ela sair por outra, como um fim de histria de meninos ! Beri1i&ue se os alunos conhecem a parlenda de encerrar hist4rias Entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra! 7! Um homem depois de cinq enta anos no namora! os dedos esto perros para o bandolim das serenatas, o luar dos balc"es tem reumatismos ! )onversar com os alunos de &ue 1orma este trecho tem ecos com o tratamento dado E temtica amorosa de outros tempos( como a 1amosa cena do *alco de #omeu e $ulieta, de 8haFespeare! ?! 'ro*lemati.ar o conto em relao E representao das rela,es amorosas: o &ue permanece e o &ue muda( considerando=se este comeo de s#culo ;;</

II. (RODU)*ES DO +,UNO + (+RTIR DO TE!TO

Quanto $ linguage# oral


>= +iscutir com os alunos as opini,es deles a respeito do conto( 1a.endo=os ela*orar argumentos &ue sustentem suas id#ias! 7= +e*ater &uest,es pol$micas( como: adult#rio( machismo( insegurana amorosa( casamento por interesse( pap#is sociais e rela,es amorosas! Quanto $ linguage# escrita: >= Reescrever o conto( mudando o 1oco narrativo: a mulher de :oo contando a hist4ria ou um narrador em ?a pessoa (onisciente ou no ! 7= 0la*orar outro 1inal para o conto! ?= 8imular uma entrevista com os personagens( 1a.endo discusso so*re os valores do conto! Outras linguagens: 'ropor uma encenao aos alunos( sugerindo &ue cada grupo escolha um trecho para representar( de tal modo &ue no ha3a repetio dos epis4dios narrados! III. OUTR+S ,EITUR+S >! Relacionar tematicamente o conto a outras linguagens: E reproduo de pinturas como % &amlia de Almeida :2nior( E cano Am#lia de Ataul1o Alves etc! 7! )omparar com 'ragdia brasileira de Manuel Bandeira! % possvel encontrar o te5to no seguinte endereo: http:HHIII!1a*iorocha!com!*rH*andeira!htm ?! )omparar o conto com o*ras de Machado de Assis: (om )asmurro e o conto % )artomante! Apontar as di1erenas( por e5emplo: 6 a incerte.a do leitor so*re a traio de )apitu ; a certe.a do leitor da traio da mulher de :ooA 6 a cartomante do conto 'lburi de *ra+a( atrav#s de met1oras so*re o corao 1eminino( dei5a a interpretao para :oo( &ue no &uer acreditar na traio e

K continua na inde1inio! 0m % )artomante( esta( pressupondo &ue se um homem vai consult=la # por&ue envolve traio( di. a&uilo &ue o consulente 6 )amilo 6 &uer ouvir: tudo dar certo e o terceiro nem descon1ia de nada (no 1inal( Bilela( o marido trado( mata tanto )amilo( como a amante dele( Rita( &ue era sua pr4pria mulher !

Potrebbero piacerti anche