Sei sulla pagina 1di 8

Apostila-Mario Lucio

O Playstation2 seja o combo ou slim ao ser desmontado devem-se tomar alguns cuidados especiais, tem partes muito sensveis e ao abrir e fechar de forma errada, pode no funcionar corretamente.

Cabos flats: Estes cabos ao serem desconectados, suas vias ao tocar nas partes do vdeo game se soltam nas pontas e ao montar, ou seja, ao encaixar no conector ficam dobradas e at em curto uma com as outras, danificando peas na placa.Este um dos problemas mais frequentes na hora de montar.

Borracha trmica: Serve para transferir o calor gerado por algumas peas no vdeo game para as chapas metlicas colocadas nas partes superior e inferior e so presas com vrios parafusos que tambm so de fundamental importncia e deve-se colocar todos. S para exemplo, se o CI LA6508 ficar sem essa borracha sua vida til fica muito menor. Limpeza da placa aps usar pasta de soldar. muito comum o uso de produto como thinner para limpar a placa aps a troca de componentes como circuito integrados transistores e ect. Faa isso, mas no esquea que estes produtos lquidos ficam na placa e embaixo dos componentes e por serem condutores pode danificar ou prejudicar o bom funcionamento do video game. Por isso nunca esquea, antes de ligar use ar quente da estao ou mesmo de um secador para esquentar as partes lavadas a fim de secar toda umidade escondida. Substituio do canho hd7 por 400c- PS2 50001. Este canho difcil de encontrar porque foi colocado apenas em uma serie de ps2, mais caro, mas pode ser substitudo, s que precisa reprogramar atravs de um software, a bios, o programa tem de ser gravado em CD e posto pra rodar no prprio vdeo game, tem o tamanho de 100MB, e o nome Lenschanger. Como descobrir se a unidade ptica canho 400A/B do playstation2 esta defeituoso: Uma das formas simples e pratica de conferir se a unidade ptica est defeituosa medindo as bobinas da suspenso. Tire-a do vdeo game. Protegendo a lente e suspenso tem uma tampa preta, solte suas trs travinhas com cuidado (empurrando-as com uma chavinha fininha de relojoeiro). Repare que tem um cabo flat soldado em quatro pinos ligados na suspenso ou bobinas, com um multmetro na escala de hom em x1 para analgico e, 200homs para digital. FIG.

Faa as medies nas bobinas, os dois terminais da direita, faz o movimento vertical (observe que medindo com multmetro analgico ela se move para cima e invertendo as pontas, para baixo). Os dois terminais da esquerda so das bobinas que fazem o movimento horizontal. O mais importante neste teste a resistncia das bobinas, quando esto queimadas apresentam resistncia menor que 5 homs. Quando esto boas apresentam resistncia entre 4.8 a 5.5 homs. Qualquer resistncia menor que estes valores comprometem o funcionamento da unidade ptica.

Playstation2 So le CD: Se no possvel colocar uma unidade ptica perfeita para teste faa o seguinte: Com o vdeo game aberto tire a tampa do compartimento de CD (Gaveta).

Ligue e aperte a tecla reset observe atentamente o movimento horizontal da unidade um pequeno movimento em sua posio, depois a suspenso se movimenta suavemente na vertical (para cima e para baixo) durante estes movimentos, a luz (laser) acende forte e fraco, se esta lendo CD significa que a luz fraca esta acendendo, a luz de leitura de DVD forte ao ponto de no poder olhar no centro dela, da pra perceber que ilumina a parte de dentro da U.O. Ao observar atentamente essa luz no intensa pode ocorrer o seguinte: o emissor de leitura de DVD no est bom. Para resolver tem que recondicionar a unidade ptica, ou colocar uma nova. Na tampa tem uma pulia branca force-a de cima para baixo e ela sai facilmente, com a gaveta fechada coloque um DVD filme regio livre na posio de leitura, coloque a pulia branca encima do DVD para que possa girar sem sair da posio. Ao rodar comea numa velocidade e depois roda o dobro para que seja feita a leitura, se neste perodo a suspenso fica fazendo tec tec pode ser: Defeito na unidade ptica suspenso, emissor laser ou alinhamento. CI LA6508: Este circuito integrado alm de abrir e fechar a gaveta, responsvel pelo movimento da suspenso, sobe e desce suave. Move para frente e para traz a unidade ptica. Uma das caractersticas deste ou do BA5815 defeituosos, a observar o movimento da suspenso, fica brusco ou s vezes sobe e no desce ou desce e no sobe. Gaveta no abre ao apertar a tecla eject. Queimando o fusvel PS11. BA5815/LA6508: Ambos fazem a mesma funo, a de alimentar as bobinas moveis da unidade optica para fazer automaticamente os ajustes de trackins e foco das lentes, comandadas pelo processador servo CXR706080. O que alguns tcnicos s vezes no sabem que tambm controla o motor que abre e fecha a gaveta, comum o CI apresentar algum defeito e o efeito bem parecido com unidade defeituoso. A diferena no movimento das bobinas. Durante a tentativa de leitura do disco, o movimento de sobe e desce que suave fica lento ou brusco e s vezes nem acontece, tambm responsvel pelo movimento da unidade ptica que se move lentamente para frente e para traz quando se aperta a tecla reset. Este movimento para acionar a chave start (instalada no suporte da unidade optica.). Regulador 7808: Ligado ao fusvel ps7 este alimenta a manete com 8 volts. Laser do canho. No consegue ler cd dvd e acende fraco: fusvel ps13 aberto.

Gaveta abrindo com violncia: Verifique se na troca do IC LA6508 no saiu resistor ou capacitor prximo a ele ou o prprio CI com defeito, embaixo dele pode estar faltando ou quebrado resistores de 30k 10k no pino 2 do LA 6508 esta ligado um resistor valor: 274= 270k. O IC607 CXR706080 defeituoso tambm pode provocar o defeito. FIG. Tela escura sem imagem: Se estiver destravado: chip defeituoso, fio solto na bios, placa com resduo conduzindo (exemplo: pasta de soldar cola umidade) resistor do ponto A quebrado, blocos de resistores fica entre o emotion e o grafic, (obs: muito cuidado ao ressoldar esses blocos de resistores com estao de ar quente, use bico fino, o calor no pode entrar embaixo destes dois BGAs antes de esquent-los coloque fluxo para soldar, liquido.) bios com defeito na gravao do software, obs: a tela branca e sem som tambm pode ser bios, verifique tambm resduos de solda fechando curto nos processadores, da uma boa olhada na placa comum respingos de solda durante as soldagens. IC 607 CXR 607080 (MECHANICS CONTROLLER) Este circuito integrado o responsvel por diversos defeitos apresentados no playstation2 e tem sido a dor de cabea de muitos tcnicos. Executa varias funes de funcionamento mecnico do aparelho, ainda tem dentro uma memria com soft. de inicio de funcionamento. Os defeitos so: movimento desordenado da unidade ptica aparecendo tela rotina de pesquisa mesmo com unidade nova ou em perfeito funcionamento (antes verifique fusveis LA/ BA). Gaveta abre rpida e no fecha verifique antes LA/BA, e Resistores, led fica verde e logo aps vermelho (veja antes IC 403). Aparelho no entra em stand by fica aceso led verde com led azul sem piscar aceso. Queimando bobinas na suspenso da unidade ptica. No abre a gaveta e U.O. no faz nenhum movimento (veja antes fusvel e LA-BA). Este IC 607 CXP706080, um BGA, preciso tcnica especial para tirar e colocar na placa, e o mais importante, prtica poucos tcnicos fazem esse trabalho, preciso tambm ter uma estao de ar quente com controle de temperatura. Muito calor pode danificar o CI e a placa. Suspenso batendo tec, tec: Tem casos que a suspenso faz movimentos bruscos para baixo batendo e fazendo rudo tipo tec, tecs. Isso pode ser provocado por alterao no cristal X302 a freqncia de oscilao altera provocando o mau funcionamento dos processadores que controlam a unidade ptica. Lembre-se que os componentes principais responsveis por esse defeito so o LA6508 OU BA5815 ou a unidade ptica. IC 802 = LA 6508. SCPH 30001 1c pci GH013. ESTA PLACA TRABALHA COM DUAS BIOS DE 44 PINOS A DE CIMA BOT ROM. A DE BAIXO DVD ROM: Os defeitos como l cd e no l dvd entra no P e fica com tela escura na hora de entrar no jogo pode ser a bios de baixo, sem imagem pode ser a bios de cima ao lado do CXD 2942. DEFEITOS NO PSTWO SCPH 70000 A 70007. comum durante a instalao do chip de destravamento mais proteo diodofix os resistores R-720-721-723-724 se quebrarem e ai acontece o seguinte: 1) Se 1 desses quebra o CD ou DVD roda e para de

rodar repetidas vezes. 2) Se quebra 2 resistores pode nem rodar. 3) todos os quatro resistores so de 30k, deve se ter muito cuidado ao fazer solda neles, use ferro de 30w no solde nenhum fio rgido use o flexvel. Na instalao de chip coloque-o bem prximo dos pontos: qtuvrw-ponm isto evita interferncias por oscilaes geradas na placa e pode ocasionar o mal funcionamento do chip. ARELHO LIGA E DESLIGA LEDS VERDE E VERMELHO ACESOS PLACA SCPH70001: Q4561 defeituoso fica do outro lado da placa embaixo do RS2004 um micro ci de seis terminais. Sem imagem blocos de resistores na placa v10. Em cada bloco tem 8 resistores mede-se individualmente na placa, com as pontas do teste na primeira escala de homs X-1 para multitester analgico, para multitester digital use a escala de 200homs. nos blocos de resistores tem 8 pontos de solda de cada lado, cada 2 pontos um resistor um de cada lado. Se um destes resistores altera pode faltar imagem quando liga o video games ou aparecer a tela com midia dourada ou azul. Tutorial colocando um rs2006: A remoo do rs2006 defeituoso com estao de ar quente simples. Aquea no meio do ci, com uma agulha ou estilete de ponta redonda e bem fina introduza pela frente forando levemente a medida que aquece. A ponta vai entrando por baixo e o ci se solta da placa. Aps a remoao, com malha de dsolda tire a solda de todos os pontos dele na placa, se precisar encoste a ponta da malha na pasta de soldar, depois de removida toda solda inclusive a do centro, posicione o ci novo, para facilitar e garantir que fique exatamente encima dos pontos e dos dois lados, solde apenas um pino em um dos extremos (pino 1), ajuste bem os dois lados e solde um pino do outro lado, aps conferir mais uma vez e certificar que est bem posicionado, solde com ferro 30w todos os pinos, novamente com a malha remova o excesso de solda, veja se no ficou pinos em curto, limpe envolta com lcool, com ar quente em 350graus aquea todo o ci, dessa forma acontece a fuso da solda no centro dele, o contacto dele com a placa atravs da solda para dissipar o calor gerado nele. Instalao de Chip no slim 79001 GH-061-51: Veja como deve ficar o chip e os fios pra evitar alterao na frequencia que a bios oscila,o que pode causar a falta de imagem depois de instalar o chip.

Quando unidade nova do playstation no l. Muitos que fazem manuteno enfrentam esse problema, quando tudo ja foi trocado e o playstation2 ainda no l as midias. Tambm tem o problema de reprogramar com lenschanger e da erro ai nada mais funciona no leitor. Eu tenho uma soluo que no nova mas muitos ainda no sabem. O lenschanger no memory card. Dessa forma no precisa do cd e nem do leitor para instalar. Esse programa no memory card alem de instalar o software certo corrige erros, basta instalar novamente. S quero alertar que fazer isso de forma errada pode nao funcionar, eu no responsabilizo se algum colega usar e no der certo, j fiz varias vezes e funcionou perfeito basta seguir passo a passo o que aparece na tela da tv. O programa j esta no formato iso s gravar no cd e rodar no playstation depois gravar no memory card. (instalar xploit). depois que estiver no memory card nao precisa mais do cd. baixe o programa Lenschanger beta 1.0. Trocar ou ressoldar a Bios usando estaao de ar quente danifica e nao funciona. Muitas pessoas pegam para manuteno placas sem imagem por causa de defeito na bios, isso muito freqente porque o proprio chip que usamos para desbloquear as vezes danifica-a seja por defeito ou erro na hora de fazer instalao dos fios. Quando substitumos essa bios o problema de falta de imagem continua e faz pensar que no Bios quando realmente , tudo por causa da forma usada para essa substituio que danifica na hora de faz-lo. Para evitar o superaquecimento prejudicial preciso usar outra tcnica, ou seja usar o salva smd que a liga de baixa fuso e aps remover a Bios limpar a rea na placa com malha e breu. Na Apostila tem mais detalhes e fotos de como usar essa tcnica que no causa danos e ns da o prazer de ver a imagem voltar.

Compre as Apostilas de Mario Lucio de forma rpida. Venda segura pela internet.
V a uma agencia da Caixa E. Federal ou Lotrica e deposite. Banco: Caixa Econmica Federal ou lotrica. Agencia: 2427. Conta: 00051016 Digito: 4 conta poupana 013 Nome: Mario Lucio de Paula. Tel.: 31-86365083 Mande E-mail para: mlpvip@msn.com com as seguintes informaes: Dia, hora, minutos que esto no seu recibo de deposito mais o numero. Todos os dias de uma em uma hora verifico a minha caixa de entrada do Hotmail e mando na hora o link da Apostila para o endereo de e-mail das pessoas que depositaram. Ao receber a mensagem pessoal de Mario Lucio, s clicar no link anexo para fazer o download do arquivo Apostila.

muito simples comprar e receber as Apostilas Mario Lucio.

Potrebbero piacerti anche