Sei sulla pagina 1di 3

Briquete

Briquete um bloco denso e compacto de materiais energticos, geralmente feito a partir de resduos de madeira.1 As matrias-primas utilizadas para a produo de briquetes pode ser: serragem, maravalha, casca de arroz, palha de milho, sabugo, bagao de cana-de-acar, casca de algodo, casca de caf, feno de braquiaria entre outros.2

Conhecido tambm como lenha ecolgica, o briquete capaz de substituir com eficincia o gs, a energia eltrica, o carvo vegetal, o carvo mineral, a lenha e outros tipos de combustveis.3 Este tipo de gerao de energia vem sendo cada vez mais utilizado por ser ecologicamente limpo, j que a emisso de gs carbnico para o ambiente expressivamente diminuda.4 Os briquetes podem ser utilizados na gerao de energia eltrica (com baixo custo) oriunda da biomassa vegetal 5 .
ndice

1 Reutilizao de Resduos 2 Produo de Briquetes 3 Tipos de Briquetes

o o

3.1 Briquete composto 3.2 Briquete de carvo

4 Vantagens 5 Onde utilizado 6 Ver tambm

o o

6.1 Ligaes externas 6.2 Referncias

Reutilizao de Resduos
Atualmente, discute-se muito a respeito das formas alternativas de gerao de energia. No Brasil e no mundo h um crescimento populacional, com isto ocorre uma demanda maior de recursos energticos. Desta forma, aumenta-se a valorizao dos recursos renovveis, fazendo com que a busca pela diminuio da dependncia energtica de combustveis fsseis se torne um dos principais objetivos poltico energtico mundial.

As atividades da cadeia produtiva florestal uma das principais geradoras de resduos, que em sua grande maioria depositado em locais inadequados, ocasionando o desperdcio da matria prima e energia. Uma maneira de minimizar o desperdcio e a poluio do meio ambiente realizar um melhor aproveitamento destes resduos.

Uma forma de reaproveitamento de resduos a densificao da biomassa. No Brasil j existem vrias fabricas de briquetes instaladas e a utilizao deste combustvel comumente encontrado em

diversos segmentos. Devido ao fato do briquete ter rpida resposta de temperatura e uniformidade de combusto, possui aplicao em residncias, indstrias e comrcios.

Produo de Briquetes
Para a produo industrial do briquete a briquetadeira o equipamento mais importante. A briquetadeira aplica alta presso e temperatura sobre os resduos, permitindo sua compactao. Durante o processo ocorre a plastificao da lignina, que atua como aglomerante natural. A medida para se obter um briquete de qualidade manter a umidade do resduo entre 8% e 15%, enquanto que o tamanho das partculas deve ser entre 5 a 15 mm. Desta maneira possvel formar um briquete cilndrico, com cerca de 100mm de dimetro e 300mm de comprimento. Existem trs principais equipamentos capazes de fabricar briquetes de resduos de madeira, so eles:

Briquetadeira extrusora de pisto mecnico: Compacta o resduo atravs de presses acionadas por volantes.

Briquetadeira extrusora por parafuso (rosca): Compacta o resduo atravs da fora mecnica produzida por uma rosca interna.

Briquetadeira extrusora de pisto hidrulico: Compacta o resduo atravs da presso gerada por um pisto com acionamento hidrulico.

Tipos de Briquetes
Briquete composto
So briquetes que utilizam em sua composio mais de um tipo de resduo. O processo de fabricao deste briquete semelhante ao processo de briquetagem comum, exceto que este possui uma fase a mais, que a mistura das matrias primas. Os briquetes compostos permite que sejam feitos teste com as misturas dos resduos, de modo que possvel controlar a qualidade dos briquetes, comparar os custos de fabricao de uma mistura para outra e ter um direcionamento das caractersticas de cada briquete de acordo com seu uso final.

Briquete de carvo
O processo de briquetagem consiste na aglomerao de materiais com granulometria fina, o objetivo obter um produto com maiores dimenses atravs do uso de ligantes, podendo estes ser de origem mineral ou orgnica. Atravs deste processo possvel obter briquetes de carvo vegetal com alta qualidade e ter um bom aproveitamento das pequenas fraes de carvo que geralmente so descartadas. A tcnica de briquetagem de carvo envolve o balanceamento granulomtrico, a mistura de aglomerante, compactao e secagem.

Vantagens

Alto valor agregado Alto poder calorfico Maior temperatura da chama Regularidade trmica Fcil manuseio, transporte e armazenagem Menor ndice de poluio Liberado pelo Ibama

Onde utilizado
Os briquetes so ideais para serem usados em caldeiras a vapor e fornos, onde produzem vapor e calor de qualidade superior aos combustveis fosseis, gerando uma economia de at 60%. O briquete pode ser utilizado em segmentos industriais como: abatedouros, cermicas, cervejarias, cosmticos, hospitais, hotis, indstrias alimentcias, indstrias de rao animal, laticnios, lavanderias, metalrgicas, tinturarias e qualquer empresa que possua caldeiras para produo a vapor.6 Desta forma, possvel melhorar o aproveitamento da matria prima e substituir a lenha por um matria de qualidade. Devido ao seu baixo teor de umidade, seu transporte facilitado, assim como sua manipulao e seu armazenamento.

Potrebbero piacerti anche