Sei sulla pagina 1di 61

SIMA MANUAL DO USURIO INSTALANDO O SIMA A instalao do SIMA pode ser feita com o uso do CD do SIMA, distribudo pela

la INSIEL ou atravs de download do programa na home page www.insiel.com.br. - Instalando com CD-ROM Insira o CD do SIMA na unidade de CD-ROM do seu computador, que o programa automaticamente ser instalado. Para isso, basta seguir os passos do programa de instalao na tela do computador. Caso o programa no inicie a sua instalao automaticamente, utilize o Windows Explore e execute o aplicativo Setup, na unidade de CD-ROM do seu computador. - Instalando com arquivo de download Aps fazer o download do programa, descompacte o arquivo baixado numa pasta temporria e aps descompactar o arquivo execute o aplicativo Setup. Para continuar a instalao do SIMA, basta seguir os passos do programa de instalao na tela do computador. UTILIZANDO O SIMA - Abrindo o programa pela primeira vez Ao executar pela primeira vez o SIMA, o programa solicitar que seja informado o usurio e a senha de acesso do mesmo. Como no existe nenhum operador cadastrado, o SIMA vem programado com apenas um usurio de nome SUPERVISOR e com a senha em branco. O usurio de nome supervisor possui acesso a todas as funes do sistema, portanto muito importante que a sua senha de acesso seja alterada futuramente.

- Identificando a tela principal

- Alterando a senha do usurio supervisor Para alterar a senha do usurio supervisor, clique no menu <Arquivo> e na opo <Controle de Acesso>; na guia <Usurios> marque o usurio Supervisor e clique na opo de suas propriedades.

Altere a senha do usurio supervisor e clique em <Gravar>. Aps essa ao, o SIMA solicitar uma confirmao para gravar as alteraes feitas. Aps confirma as alteraes da senha do usurio supervisor, o programa solicitar uma confirmao da nova senha cadastrada.

Esse procedimento o mesmo para qualquer modificao nos dados cadastrais dos usurios do programa. - Cadastrando um novo usurio Para cadastra um novo usurio do SIMA, clique no menu <Arquivo>, opo <Controle de Acesso> e clique no boto incluir. Digite os dados cadastrais do usurio e aps o preenchimento do mesmo, clique no boto <Gravar>. - Cadastrando grupos de acesso Para poder limitar o acesso de usurio a determinadas funes do programa necessria a criao de grupos de trabalho. Cada grupo de trabalho tem acesso definido na hora do seu cadastro. Clique no menu <Arquivo>, opo <Controle de Acesso> e selecione a guia de nome <Grupos>.

Ao pressionar o boto <Incluir>, na janela <propriedades de grupos> digite o nome do novo grupo est sendo cadastrado, como, por exemplo, crie o grupo de nome operadores e pressione o boto <Gravar>. Para definir o nvel de acesso dos usurios participantes do grupo operadores, selecioneo na guia <Grupos> e pressione o boto <Propriedades>. Nas propriedades desse grupo, selecione a guia de nome <Acesso> e libere os itens do menu que esse grupo ter acesso. Aps definir o acesso, na guia participantes, adicione os nomes dos operadores que faro parte desse grupo. Todos os operadores que forem adicionados nesse grupo ficaro com o acesso ao programa que foi definido para o grupo.

Configurando o SIMA com sua central receptora

Um passo importante antes de se aprofundar nas funcionalidades do SIMA configurar a comunicao do software com a central receptora. O SIMA compatvel com qualquer central receptora do mercado, bastando para isso, possuir as bibliotecas de cada central receptora. Para configurar o programa com a central receptora, clique no menu <Utilitrios> e na opo <Configurao>. Na guia <Geral>, selecione o modelo da central receptora que voc possui. Aps escolher o modelo da central, selecione a guia <Porta de Comunicao> e selecione a porta de comunicao utilizada pela receptora; Sete a velocidade de comunicao de acordo com o modelo da receptora; utilize paridade <none>, Bit de parada <10>, Bit de dados <8>. Aps fazer esses ajustes, pressione o boto <OK>. O SIMA ser reiniciado para validar as alteraes de configurao.

10

Configurando a porta de comunicao para receptora CAF. Velocidade = 1200 Paridade = none Bit de Parada = 10 Bit de dados = 8

Configurando a porta de comunicao para receptora CMPLUS. Velocidade = 9600 Paridade = none Bit de Parada = 10 Bit de dados = 8

Configurando a porta de comunicao para receptora MCDI. Velocidade = 1200 Paridade = none Bit de Parada = 10 Bit de dados = 8

Configurando a porta de comunicao para receptora SURGARD. Velocidade = 1200 Paridade = even Bit de Parada = 10 Bit de dados = 7

11

Configurando a porta de comunicao para receptora VECTRA. Velocidade = 9600 Paridade = none Bit de Parada = 10 Bit de dados = 8

Cadastrando os patrulheiro da sua empresa O Cadastro dos patrulheiros da sua empresa necessrio para que se possa fazer uma completa documentao de quem atendeu determinada ocorrncia de alarme. Conforme a organizao da empresa, pode-se cadastrar cada funcionrio patrulheiro da empresa ou ento cadastrar cada viatura de atendimento. Clique no menu <Arquivo> e na opo <Patrulheiros>, para iniciar o cadastro. Pressione o boto <Incluir> e no campo <nome> da guia <Manuteno> digite o nome do novo patrulheiro. Aps esse procedimento, pressione o boto <Gravar>, para finalizar a operao. Note que o cdigo do patrulheiro gerado automaticamente, sem a necessidade de digit-lo.

Cadastrando os tipos de intervenes das ocorrncias Tipos de intervenes so ttulos curtos que descrevem uma ocorrncia de alarme que est sendo atendida. Por exemplo, para definir uma ocorrncia que foi causada por um erro de operao do usurio, poderamos defini-la como sendo Falha do Usurio. O SIMA j vem com algumas intervenes pr-cadastradas.

12

Cada empresa pode alterar ou cadastrar novas intervenes para serem usadas no dia-a-dia. Clique no menu <Arquivo> e na opo <Tipos de Intervenes>, para iniciar o cadastro. Pressione o boto <Incluir> e no campo <nome> da guia <Manuteno> digite o nome da interveno e marque se esta interveno relativa a um disparo ou a uma manuteno. Aps esse procedimento, pressione o boto <Gravar>, para finalizar a operao. Note que o cdigo da interveno gerado automaticamente, sem a necessidade de digit-lo.

Cadastrando dos pontos base Pontos Base so aqueles locais onde as viaturas da empresa passam algum tempo, prestando algum apoio ou fazendo rondas peridicas. A importncia do cadastro do ponto base para uma melhor documentao dos tempos e deslocamentos feitos pelas viaturas quando num atendimento de ocorrncia. Ver atendendo ocorrncias. Clique no menu <Arquivo> e na opo <Pontos Base >, para iniciar o cadastro. Pressione o boto <Incluir> e no campo <nome> da guia <Manuteno> digite o nome do ponto base. Aps esse procedimento, pressione o boto <Gravar>, para finalizar a operao. Note que o cdigo do ponto base gerado automaticamente, sem a necessidade de digit-lo.

13

Cadastrando os feriados O cadastro dos feriados importante para um completo controle de abertura dos ambientes protegidos. Por exemplo, imagine um cliente comercial que numa segunda feira, no dia da cidade, que feriado, desliga o sistema de segurana da empresa. Esse um caso de desligamento de risco, pois apesar de ser uma segunda feira, trata-se de um feriado. Ao cadastrar os feriados no SIMA, em caso similar, ser feito um alerta ao operador do sistema. Clique no menu <Arquivo> e na opo <Feriados >, para iniciar o cadastro. Pressione o boto <Incluir> e no campo <data> e <descrio> da guia <Manuteno> digite as informaes equivalentes. Aps esse procedimento, pressione o boto <Gravar>, para finalizar a operao.

14

Cadastrando as reas geogrficas. importante cadastrar as reas geogrficas da cidade, para se poder classificar a carteira de clientes separadamente por essas reas. Clique no menu <Arquivo> e na opo <reas Geogrficas >, para iniciar o cadastro. Pressione o boto <Incluir> e no campo <descrio> da guia <Manuteno> digite o nome da localizao geogrfica correspondente. Aps esse procedimento, pressione o boto <Gravar>, para finalizar a operao. Note que o cdigo da rea gerado automaticamente, sem a necessidade de digit-lo.

Protocolos de Comunicao O SIMA j possui cadastrados trs tabelas de protocolos, que podero ser utilizadas para monitorao dos clientes. possvel alterar as descries dos eventos nas tabelas j existentes, como tambm, possvel criar novas tabelas, para uma completa adaptao do sistema com o padro j utilizado pela empresa. Clique no menu <Arquivo> e na opo <Protocolos >, para visualizar as tabelas j cadastradas. A incluso ou excluso de cada tabela, segue o mesmo padro dos cadastro j visto anteriormente.

Para modificar os cdigos de um protocolo j existente, basta selecionar esse protocolo e na guia <Eventos de Cliente>, fazer as alteraes pretendidas.

15

importante observar o padro do cadastro de cada evento em um protocolo. necessrio ser cadastrado para cada evento, os campos: <Cdigo>, <Descrio>, <Tipo do evento> e <Zona/Usurio>. <Cdigo> alarme; <Descrio> <Tipo do Evento> o cdigo do evento que ser enviado pelo painel de a descrio que interpretar o cdigo do evento enviado; O SIMA classifica os eventos em sete tipos: (para todos os eventos de arme do sistema de (para todos os eventos de desarme do sistema de (para todos os eventos de registro que objetivam (para todos os eventos que necessitem uma maior operador); (para os eventos de violao de zonas ser tratado prioridade e como uma ocorrncia de alarme); (para os eventos de coao e emergncia ser prioridade e como uma ocorrncia de alarme); (para os eventos relacionados a incndio ser prioridade e como uma ocorrncia de alarme). <Zona/Usurio> necessrio o preenchimento desse campo, todas as vezes que o evento est relacionado com uma zona de alarme ou com um usurio do alarme. - Particularidades do Contact ID.

0 Armado alarme); 1 Desarmado alarme); 2 Informao apenas informar); 3 Aviso ateno do 4 Disparo como uma 5 Emergncia tratado como uma 6 Fogo tratado como uma

16

O Cdigo do evento no protocolo CID formado por trs dgitos, conforme o padro internacional desse protocolo. Para cadastrar cada evento do CID no SIMA, necessrio incluir o nmero no final do cdigo, um nmero terminador, que pode ser o nmero (1) um ou o nmero (3) trs. O terminador (1) um utilizado nos eventos de desarme e de disparo do sistema. O terminador (3) trs utilizado nos eventos de arme do sistema, nos eventos de restaurao de zona e tambm nos eventos de registro. Veja o exemplo: Para o evento 130 (disparo/restaurao), se ele for cadastrado com 1301, significa um disparo, se o mesmo for cadastrado 1303, significa uma restaurao. Para o evento 401 (arme/desarme), se ele for cadastrado como 4011, significa um desarme do sistema e se o mesmo for cadastrado como 4013, significa um arme do sistema.

No necessrio o preenchimento do campo <Zona/Usurio> quando o protocolo em questo for o Contact ID, pois o mesmo identifica automaticamente o cdigo da zona e do usurio no interior do protocolo.
- Eventos da Central Cada central receptora possui eventos que so enviados ao SIMA. Esses eventos podem ser cadastrados individualmente para que exista um completo controle das falhas existentes na receptora. O SIMA j possui os eventos das centrais pr-cadastrados.

Cadastrando Clientes Para iniciar o cadastro de um cliente, ou alterar um cadastro j existente, clique no menu <Arquivo>, opo <Cliente>, ou simplesmente acione a tecla de atalho <F9> ou ainda pressione o primeiro boto da barra de atalho na tela principal.

17

- Descrio das Guias de Clientes

Consulta Cadastro cliente; Telefones cliente; Usurios central de

Lista todos os clientes j cadastrados; feita a incluso ou alterao de dados de um registro de um O operador poder cadastrar todos os telefones de contato do feito o cadastro dos usurios de acordo com o cadastramento na alarme do cliente. Este cadastro importante, pois, atravs dele que o SIMA identificar o operador que provocou o evento;

Imveis Ser preenchido com informaes do imvel do cliente; Equipamento - feita a identificao da Central de alarme do cliente, bem como a descrio dos sensores e outros equipamentos. nessa guia que se define o protocolo utilizado por cada cliente. Zonas Especificar a localizao de cada zona do imvel. Este cadastro importante pois, atravs dele que o SIMA identificar qual a zona que provocou o evento;

18

Fotos Nesta guia ser possvel adicionar fotos do imvel; Localizao feita a localizao fsica do imvel atravs de pontos de referncia, etc. Procedimentos Descreve uma seqncia de procedimentos a serem tomados caso ocorra alguma ocorrncia. Quadro de Horrios Este quadro determinar os dias e os horrios em que o alarme dever obrigatoriamente estar ligado. Caso contrrio, soar um alarme indicando sua desativao indevida.

Atendendo uma ocorrncia

Ao chegar uma ocorrncia no SIMA, automaticamente a janela principal se divide em duas parte, uma para a entrada normal dos eventos e outra para a entrada das ocorrncias de disparo. A ocorrncia de disparo aquela que est relacionada no cadastro do protocolo como sendo do tipo <Disparo>, <Emergncia> ou <Incndio>.

19

importante observar que na chegada de uma ocorrncia de alarme, alm de ser separado o que uma ocorrncia a ser tratada e o que um evento normal de alarme, o SIMA faz com que o operador siga um s padro de atendimento de ocorrncia. No exemplo da figura acima, no cliente exemplo houve um disparo da zona 01 que chegou na central de operaes s 22h:58m:45s. A zona 01 deste cliente a Sala de Espera. Nesse instante necessrio o operador pressionar o boto <Avanar>, para iniciar o atendimento da ocorrncia. O tempo que o operador levou para iniciar a ocorrncia ficar registrado nos relatrios do SIMA.

Aps iniciar o atendimento da ocorrncia, o operador poder prosseguir de trs maneiras: Com o envio de <Patrulheiro>, apenas com o contato por <Telefone> ou quando se trata de um teste feito por um tcnico da empresa, selecionando a interveno de <Manuteno>. Essa seleo feita marcando a opo desejada no item <Interveno>, na tela de atendimento. Vamos escolher nesse exemplo a opo <Patrulheiro>.

20

O prximo passo a escolha do patrulheiro/viatura que far o atendimento ttico e tambm a informao de onde esse patrulheiro estar partindo. Aps fazer essas escolhas necessrio pressionar o boto <Enviar>, para dar continuidade ao atendimento. O tempo que o operador passou para enviar o patrulhamento ficar registrado nos relatrios do SIMA. Quando o patrulhamento informar que chegou no local protegido, o operador dever pressionar o boto <Chegou>. Esse procedimento do operador, far com que seja registrado o tempo que o patrulhamento levou para se deslocar do ponto base informado at o local protegido.

O passo seguinte, aps o diagnstico prestado pelo patrulhamento, registrar a concluso do atendimento da ocorrncia. No campo <Tipo>, o operador ir selecionar o tipo de interveno da ocorrncia. O SIMA possui algumas intervenes j cadastradas. Nesse exemplo, a interveno selecionada foi <Disparo Acidental>. No campo <Resultado>, o operador ir descrever com suas palavras, como foi procedido o atendimento ttico no local protegido. Esse um campo obrigatrio, sem o seu preenchimento o operador no conseguir finalizar a ocorrncia.

21

O campo <Comentrio> para o uso do operador, para descrever qualquer informao relacionada com o atendimento da ocorrncia. Essa informao far parte apenas dos relatrios internos da empresa de monitoramento. No item <Procedimentos>, o operador dever marcar cada procedimento j executado. Esses so os procedimentos definidos no cadastro do cliente. Existem procedimentos do tipo obrigatrio, que sem a execuo do mesmo o operador no conseguir finalizar a ocorrncia. Aps seguir todos esses procedimentos, o operador poder concluir o atendimento da ocorrncia, pressionando o boto <Concluir>. importante lembrar que em qualquer parte do atendimento de uma ocorrncia, a janela de atendimento poder ser fechada, boto <Fecha>, e posteriormente se retomar o atendimento do ponto em que foi interrompida. Esse um procedimento comum quando se estar atendendo mais de uma ocorrncia ao mesmo tempo.

Aps o completo atendimento de uma ocorrncia, ficaram registrados nos relatrios do SIMA: a hora do disparo; o tempo que o operador passou para iniciar o atendimento; o tempo levado para se enviar um patrulhamento; o tempo que o patrulhamento levou para chegar no local protegido e o tempo que foi levado para

22

finalizar a ocorrncia por completo. Ao concluir o atendimento, se no houver ocorrncias pendentes para serem atendidas, a janela <Ocorrncias>, ficar oculta.

23

INFORMAES ADICIONAIS
SIMA ALTA TECNOLOGIA EM MONITORAMENTODE ALARMES O SIMA coloca sua disposio esse manual completo, com explicaes simples sobre todas as ferramentas oferecidas no programa. O SIMA possui uma interface visual padro para as suas janelas, como uma forma de tornar seu funcionamento fcil de ser operado. Elas so compostas por campos de informaes, botes de navegao, botes de funes, etc. Conhea seus principais itens e funes:

24

25

Exibir/Ocultar Tela de Ocorrncias Cliente sem Comunicao Cliente com o Alarme desligado indevidamente Tela de Monitoramento Clientes em Manuteno

Situao dos Alarmes

26

Barra de Menus padro do windows armazena todas as opes de funo do programa. Para ativ-la basta clicar no Menu correspondente. Barra de Botes de atalho - contm os botes que acessam as principais funes do SIMA Sist. Integrado de Monitorao de Alarme. Tela de Monitorao atravs desta tela o operador acompanha as Ocorrncias e os Eventos recebidos pela central. Ocorrncias Uma ocorrncia e gerada quando ocorrer um evento de disparo de alarme, que ficara em aberto ate ser concludo o atendimento pelo operador. Todos os disparos subseqentes entraro na ocorrncia aberta para o cliente que ocorreu o disparo Eventos Aqui ficaro registrados todos os eventos recebidos pela central no planto. Observe na figura acima.

1. DIMENSIONANDO JANELAS
O SIMA mantm um tamanho padro para suas janelas, no entanto, algumas telas o operador poder dimension-las da melhor forma que facilite seu trabalho. Aumentar/Diminuir Janelas: 1. Posicione o ponteiro do mouse na borda da janela clique, segure e arraste.

2. No Menu Janela o operador poder utilizar alguns modelos pr-definidos de organizao para as janelas ativas. Observao Aps dimensionar uma janela ela manter o mesmo tamanho toda vez que for aberta novamente.

27

2. GUIAS A maioria das janelas do SIMA apresenta, na sua parte superior, sub-janelas chamadas de GUIAS. Cada Guia contm um determinado nmero de informaes e ajudar a compor o conjunto de todas as informaes necessrias ao item trabalhado Para mudar a Guia ativa de uma janela basta clicar com o mouse sobre o seu ttulo, localizado na parte superior do conjunto de Guias, ou utilizar as Teclas de Atalho

Guias

3. CAMPOS DE INFORMAES
Os campos variam de acordo com as informaes necessrias para cada cadastro. Para preencher um determinado campo basta clicar sobre ele e digitar o valor desejado. Para facilitar seu trabalho, voc pode iniciar o preenchimento e apertar a tecla <ENTER> para saltar para o prximo campo. Para selecionar dados nas Caixas de opes s pressionar a tecla <ALT> e a seta com o mouse sobre a seta direita do campo e escolher um valor na lista. ou clicar

28

Observao ' Aps o preenchimento de qualquer campo de informao pressione <ENTER> para confirmar os dados. ' Para cancelar o preenchimento de um campo <DELETE> os dados ou pressione <ESC> para sair do campo. ' Para preencher os campos com formato de datas voc poder digit-la ou clicar no cone esquerda do campo, onde ser exibido um calendrio, como mostra a figura abaixo:

4. BOTES DE NAVEGAO
Permitem que voc navegue entre os registros j cadastrados.

29

30

5. TECLAS DE ATALHO
As teclas de atalho servem para agilizar seu trabalho e aparecem na maioria dos itens de menu e botes do SIMA Sistema Integrado de Monitorao e Alarme. fcil identificar um tecla de atalho! Toda vez que voc observar que um item tem no ttulo uma das letras sublinhada, para acess-lo s pressionar ao mesmo tempo a tecla <ALT> e a letra sublinhada. Por exemplo, no Boto Fechar voc deve pressionar <ALT> + F.

6. HINTS
Hints so dicas que aparecem quando voc pra o mouse sobre um boto ou uma rea especfica do programa. So teis para lembrar a funo de um boto.

31

7. ORGANIZANDO CONSULTA
O operador tambm pode ordenar seus registros na ordem crescente ou decrescente, de A Z ou de Z A, clicando no ttulo da coluna pela qual deseja organizar seus dados.

8. BOTES DE FUNO
Estes botes permitem a edio ou incluso de registros em um cadastro.

9. BOTES INCLUIR
Para incluir um novo registro basta clicar no boto <INCLUIR>, preencher os campos de informaes e clicar no boto <GRAVAR> para confirmar ou no boto <CANCELAR> para cancelar a incluso. Observaes ' Ao clicar no Boto <INCLUIR> o SIMA alterna para Guia de Cadastro automaticamente para ser adicionados novos dados. 32

' Em alguns cadastros ser possvel adicionar informaes complementares sobre um registro simplesmente alternando as guias. O exemplo abaixo mostra o cadastro de clientes com guias adicionais.

10. BOTO GRAVAR


Salva todas as alteraes feitas no cadastro. Ser solicitada a gravao de um registro sempre que for feita alguma alterao. Observaes Para concluir o trabalho de Incluso ou Alterao de um cadastro, o SIMA apresenta uma janela para confirmao final da operao como no exemplo abaixo.

33

11. BOTO EXCLUIR


Para excluir um registro voc deve selecion-lo e depois clicar no boto <EXCLUIR>. Ser apresentada uma janela de confirmao de excluso, s clicar em <SIM> se voc tiver certeza de que o registro deve ser excludo; ou em <NO> para cancelar a excluso.

12. BOTO FECHAR


Fecha a janela ativa, aquela onde o operador est trabalhando no momento.

13. ALTERANDO OS REGISTROS


Para alterar um registro do cadastro, primeiro preciso localiz-lo. Para isso o SIMA dispe de uma ferramenta para agilizar sua pesquisa. Veja como utiliz-la clicando ao lado: Pesquisando Registros. Aps encontrar o registro desejado, clique com o boto do mouse nas Guias referentes ao cadastro e, em seguida nos campos necessrios e altere suas informaes. Feitas as correes, clique no boto Gravar para Salvar ou Cancelar para Ignorar as alteraes. Observao ' Para concluir o trabalho de Alterao, Incluso e Excluso de Registros, o SIMA apresenta uma janela para confirmao final da operao como no exemplo abaixo, evitando assim alteraes desnecessrias.

14. QUADRO DE VERIFICAO

34

Atravs deste quadro o operador ter um panorama geral de todos seus clientes acompanhando a movimentao em sua central de alarmes. Ligados(veja exemplo) lista de todos os clientes conectados no momento

Desligados(veja exemplo) - lista de todos os clientes com alarmes desligados no momento

35

Teste peridico(veja exemplo) exibir os clientes que esto sem comunicao com a central, por ter passado um certo tempo sem enviar sinais de ocorrncias.

No ligaram(veja exemplo) clientes com o alarme desligado, quando o mesmo deveria est ligado.

36

Manuteno(veja exemplo) clientes em servios de manuteno. (Adicionando o cliente neste cadastro no ser efetuado nenhum registro de ocorrncia para o cliente, sendo normalizado aps sua liberao).

No Monitorados(veja exemplo) lista de clientes que esto fora de monitorao.

37

Observaes aconselhvel fazer sempre uma consulta peridica nesta esta janela.

15. CLIENTES
Mantm um cadastro atualizado de todos os clientes.

Consulta - lista para voc todos os clientes cadastrados.

38

Cadastro- feita a incluso ou alterao de dados de um registro - cliente.

Telefones - o operador poder cadastrar todos os telefones de contato do cliente.

39

Usurios feito o cadastro dos usurios de acordo com o cadastramento na central de alarme do cliente. Este cadastro importante, pois, atravs dele que o SIMA identificar o operador que provocou o evento.

Imveis - ser preenchido com informaes do imvel do cliente.

40

Equipamento - feita a identificao da Central de alarme do cliente, bem como a descrio dos sensores e outros equipamentos. As centrais esto cadastradas em Centrais.

41

Zonas - especificar a localizao de cada zona do imvel. Este cadastro importante pois, atravs dele que o SIMA identificar qual a zona que provocou o evento.

Fotos - nesta guia ser possvel adicionar fotos do imvel.

42

Localizao feita a localizao fsica do imvel atravs de pontos de referncia, etc.

Procedimentos descreve uma seqncia de procedimentos a serem tomados caso ocorra alguma ocorrncia.

43

Quadro de Horrios este quadro determinar os dias e os horrios em que o alarme dever obrigatoriamente estar ligado. Caso contrrio, soar um alarme indicando sua desativao indevida.

Observaes Antes do cadastro de clientes ser necessrio fazer os cadastros de Setores e Centrais Para realizar qualquer Alterao, Incluso ou Excluso de Cadastros, clique ao lado. Botes de Funo Para Localizar algum cadastro de cliente, clique ao lado: Pesquisando Registros

16. PATRULHEIROS
Neste cadastro feito o registro de todos os patrulheiros funcionrios da empresa.

17. TIPOS DE OCORRNCIAS


Aqui ser feito o cadastro de todos os tipos de ocorrncias

44

18. CENTRAIS
A central envia os eventos ao programa SIMA em uma codificao que pode variar de acordo com a configurao de seu conjunto de equipamentos. (4x2, Contact ID entre outros). Existe uma seo do programa onde esto cadastrados estes eventos e tambm qual a mensagem equivalente entre outras opes. (Configuraes/Traduo de Eventos) A correta configurao desta seo importante para a monitorao dos eventos recebidos pela central de alarme! 2.1 Cadastrando mensagens para cada evento

Tipos de Eventos

45

19. PROTOCOLOS
Nesta janela o usurio poder determinar um protocolo exclusivo de ocorrncias para cada cliente com o cadastro de eventos especficos. Veja na janela abaixo:

20. TIPO DE INTERVENO


Neste cadastro ficaro registrados todos os eventos das ocorrncias registradas pela central

46

21. SETORES
Aqui ser feito o cadastro dos setores onde a empresa mantm clientes.

22. PONTO BASE


O Cadastro dos Pontos Base tem como finalidade identificar os pontos de referncia de onde os patrulheiros sairo para atender a ocorrncia.

23. ATENDIMENTO OCORRNCIA


No momento do disparo o SIMA ir soar o alarme de disparo e exibir (se no houver uma ocorrncia do cliente em atendimento) a tela de atendimento de ocorrncia. ' Passo 1 A primeira janela apresentar os dados cadastrais do cliente. Veja exemplo:

47

' Passo 2 O operador deve clicar no boto <AVANAR> para dar incio ao atendimento. Veja exemplo:

' Passo 3 selecionar o tipo de interveno (Patrulheiro, Telefone, Manuteno). ' Passo 4 se for selecionado no passo anterior a opo patrulheiro ento, selecione o patrulheiro que atender a ocorrncia e o Ponto Base de onde o mesmo se deslocar. Em seguida, clique no boto <ENVIAR> ' Passo 5 aps a chegada do patrulheiro no local, clique no boto <CHEGOU>. ' Passo 6 aps o patrulheiro reportar o resultado da ocorrncia, selecione o tipo de interveno e digite no campo Resultado da Ocorrncia a informao passada pelo patrulheiro. No campo Comentrio do Operador digite alguma informao adicional da ocorrncia. ' Passo 7 clique no boto <CONCLUIR> para finalizar a ocorrncia.

48

Observaes Todo o processo de atendimento da ocorrncia ser cronometrado pelo relgio na parte superior da tela de ocorrncia. Enquanto a tela de atendimento estiver aberta, todos os eventos vindos do cliente aparecem na parte superior da tela. Se enquanto o operador estiver atendendo uma ocorrncia e acontecerem disparos em outros clientes a ocorrncia ficar selecionada na janela de monitorao e o operador poder fechar a janela de atendimento corrente e clicar na outra ocorrncia para atend-la. PROCEDIMENTOS - Na parte inferior da tela sero exibidos os procedimentos padro no atendimento de uma ocorrncia de cada cliente. Os procedimentos devero ser ou executados de acordo com sua determinao, ou seja, eles sero Obrigatrio ou No. Veja o exemplo O cadastro dos procedimentos so inseridos no cadastro do cliente na guia <PROCEDIMENTOS>

24. AGENDA DE COMPROMISSOS


A agenda uma importante ferramenta para a organizao e agendamento de todos os compromissos a serem lembrados pelo operador. Agendando Compromisso: ' Passo 1 A primeira janela apresentar os compromissos do dia. Veja exemplo.

49

' Passo 2 O operador deve clicar no boto <NOVO> para adicionar uma nova mensagem. ' Passo 3 Informe o assunto, usurio e a mensagem. Clique no boto <AVANAR>. Veja exemplo.

' Passo 4 Configure os critrios de repetio de sua mensagem, ou seja, a seqncia de exibio. Veja exemplo.

50

' Passo 5 Defina o(s) ms(s) e o(o) dia(s) que a mensagem ser exibida. Veja exemplo

' Passo 6 clique no boto <CONCLUIR> para finalizar.

Observaes Se enquanto o operador estiver atendendo uma ocorrncia ou acontecerem disparos o SIMA no exibir a janela de compromissos. Ela voltar a ser exibida quando for concludo o trabalho de atendimento ou desativao da sirene. Para Excluir alguma mensagem preciso selecion-la antes. Para Alterar alguma mensagem selecione e clique no boto <PROPRIEDADES>.

25. RELATRIOS E GRFICOS


O SIMA disponibiliza no sistema vrios tipos de relatrios e grficos que podem ser visualizados na tela ou impressos de acordo com o perodo indicado pelo operador. Exemplos de Relatrios: Eventos por cliente. ' Boletim ' Ocorrncias 51

' Lista de clientes ' Resumo de clientes

26. REGISTRO DE OCORRNCIAS


Este registro permite ao operador acompanhar a totalizao dos eventos ocorridos em seu planto, e adicionar observaes que sero impressas em um relatrio.

Observaes ' Para adicionar uma nova observao, basta clicar no boto <INCLUR> digitar o texto e clicar em <OK>. ' Em ambos relatrios ficaro registradas apenas as Ocorrncias e as Observaes do planto em aberto.

52

27. DIGITAO DE EVENTOS


Esta uma ferramenta disponvel no SIMA para a incluso manual de dirias no caso de pane ou problemas na central ou no computador.

Observaes ' Para adicionar uma nova observao, basta clicar no boto <INCLUR> digitar o texto e clicar em <OK>.

28. CONFIGURAES
Na janela de configuraes o operador poder definir vrias opes do programa. Veja abaixo: Sons o operador poder especificar um som para cada evento do programa.

53

Grficos atravs desta guia o operador poder personalizar algumas opes de visualizao em seus grficos.

54

Base de Dados identifica o caminho dos dados do programa. (Todas as informaes estaro
sendo salva nesta pasta).

Observao ' A tela de configuraes s tero acesso usurios especiais.

55

29. CONFIGURAO DA PORTA SERIAL


A configurao da porta serial compreende:

Serial: identificao da serial (COM1,COM2,COM3 ou COM4) em que o cabo da central est


ligado ao seu computador Em geral, usa-se a serial COM2 para conectar o computador central telefnica, a COM1 usa-se para ligar o mouse e tanto a COM3 quanto a COM4 usam-se para ligar placas de FAX/MODEM. ATENO: imprescindvel que as portas seriais estejam configuradas corretamente. Observe estas configuraes principalmente se o seu computador possui-las na prpria placa me, pois neste caso comum deixar a COM2 desconfigurada. Recomendamos a seguinte configurao: ' COM1 ' COM2 IRQ4 3F8 IRQ3 2F8

Se tiver Fax/Modem interna: COM4 IRQ5 2E8 56

Qualquer dvida, consulte pessoal tcnico especializado ou utilize qualquer programa de configurao para teste. Velocidade: a velocidade de comunicao da central telefnica. O programa GH est preparado para receber dados com velocidade de 110 a 256.000 bauds, suficiente para qualquer situao. Consulte o pessoal tcnico de manuteno ou o manual de sua central para saber que velocidade deve ser configurada. Databits: a quantidade de bits de dados ( 7, 8). Consulte o pessoal tcnico de manuteno ou o manual de sua central para saber qual a quantidade de bits de dados deve ser configurada. Paridade: a paridade utilizada para garantir a correo dos dados enviados ( Sem , Par ou mpar ). Consulte o pessoal tcnico de manuteno ou o manual de sua central para saber que paridade deve ser configurada. Controle: controles so algumas configurao especiais do ambiente de comunicao. Em geral, no h necessidade de alterar qualquer valor nesta categoria, a menos que indicado pelo pessoal tcnico.

30. CONTROLE DE ACESSO


A opo controle de acesso permite a criao e alteraes do cadastro de operadores que iro operar o sistema.

A Guia Operadores lista para voc todos cadastrados existentes. 57

A guia Grupos ir distribuir os seus funcionrios em grupos distintos com diferentes opes de acesso ao programa.

Observao ' necessrio fazer primeiro a definio dos grupos de acesso para em seguida cadastrar os operadores. Os grupos so as diferentes categorias de funcionrios da empresa.

31. CADASTRANDO NOVOS OPERADORES


1. Clique no boto INCLUIR. Ser apresentado uma janela contendo as guias: Geral e Dados. Essas guias sero preenchidas com dados gerais do operador. Na guia Dados ser adicionado tambm, fotos do operador. Para adicionar ou remover a foto basta clicar com o boto direito do mouse dentro do espao reservado, onde ser apresentado uma opo de menus: Adicionar e Remover. Escolha a foto e clique em OK. 2. Caso o operador no trabalhe diretamente com o SIMA, voc tem uma opo para marcar, inviabilizando assim seu acesso ao programa. 3. Aps o preenchimento dos dados clique no boto GRAVAR para salvar ou CANCELAR para ignorar o cadastro. 4. Ao salvar o cadastro ser exibida uma tela de confirmao, e logo aps ser pedida para voc redigitar a senha do operador. 5. Para finalizar ser definido a que grupo ir pertencer este operador. Clique em ADICIONAR ou REMOVER, e em seguida dentro do quadrado do lado esquerdo, tanto para marcar quanto para desmarcar selecionando o(s) grupo(s) e depois no boto OK. Observe na figura abaixo: Observao ' Para alterar qualquer dado de um cadastro selecione o operador e clique no boto PROPRIEDADES. Ser mostrada a janela contendo todas as informaes; s clicar no campo alterar os dados e GRAVAR. Definindo novos Grupos 3. Clique na guia GRUPOS e, em seguida no boto INCLUIR. Ser apresentado uma janela de cadastro onde ser solicitado o nome e a descrio do novo grupo. 58

4. Aps o preenchimento dos dados clique no boto GRAVAR para salvar ou CANCELAR para ignorar o cadastro. 5. Ser adicionado duas guias: Participantes e Acesso. Na guia Participantes ser determinado que operadors pertencer ao novo grupo. Para isso basta clicar no boto ADICIONAR e REMOVER para inserir e excluir operadors do grupo marcando ou no o quadrado do lado esquerdo do nome. 6. Para finalizar ser definida a permisses de acesso de cada grupo. Na guia Acesso selecione as opes e clique no boto LIBERAR ou BLOQUEAR . Clique no boto GRAVAR para salvar.

Observao ' Para alterar qualquer dado de um cadastro selecione o grupo e clique no boto PROPRIEDADES. Ser mostrada a janela contendo todas as informaes; s clicar no campo alterar os dados e GRAVAR. 59

' Aps a incluso ou alterao de qualquer cadastro ser necessrio efetuar logoff, ou seja, mudar de operador utilizando o nome e a senha do novo cadastro.

32. MUDAR DE OPERADOR


Efetua o logoff com operador diferente sem fechar o programa. Para isso ser necessrio informar o novo operador e sua senha de acesso, como no exemplo abaixo:

Menu: Arquivo / Mudar Operador Tecla de Atalho: Ctrl+ U

33. BOTO SAIR


Fechar o programa encerrando todos os aplicativos. Toda vez ao sair do programa, o SIMA exibir uma janela de confirmao como no exemplo abaixo:

Marcando a primeira opo o programa ser fechado e retornar para o Windows; A Segunda opo o SIMA ser finalizado e o computador desligado logo em seguida; 60

Na terceira opo ser possvel efetuar um logoff no programa para troca de operador. Observaes ' Nunca desligue o computador sem sair do programa, isso acarretar perda de dados. ' Para segurana, toda vez que o sistema for iniciado ser necessrio informar o nome e a senha do operador que ir operar o programa. Todos as operaes ficaro registradas com o nome do novo operador.

34. BACKUP
Existem vrios fatores que podem ocasionar a perda de dados do seu computador, como: quedas e picos de energia, vrus, falhas de memria. O Backup nestes casos a nica soluo. Guardar em disquete uma cpia de segurana (backup) dos seus dados imprescindvel para voc no passar por situaes difceis.

Como fazer Backup no SIMA No Menu UTILITRIOS escolha a opo Backup. Ser apresentada a janela abaixo, selecione o caminho onde ser gravado o arquivo de Backup e clique no boto INICIAR. Por medidas de segurana, recomenda-se fazer o arquivo de Backup em disquete (A:\).

Observao A freqncia para a realizao de Backups vai depender da quantidade de informaes geradas diariamente em sua empresa, ficando, assim a critrio do operador.

Recuperando Arquivos 61

Para recuperar arquivos de um Backup, mude para a guia RESTAURAR da janela de Backup, localize o caminho do arquivo de backup (Disquete A:\), selecione o arquivo e clique no boto INICIAR.

35. REPARADOR DE TABELAS


um dispositivo incorporado ao SIMA para efetuar correes em tabelas danificadas por vrus, travamentos - em seu sistema. Ao detectar algum problema de funcionamento, erros ou falhas em tabelas do SIMA recomenda-se executar o Reparador de Tabelas para fazer a restaurao automtica dos erros. Executando o Reparador de Tabelas:

1. Inicie o SIMA. O programa ir solicitar o nome e a senha do novo operador. Clique no boto cancelar, para no efetuar logoff com nenhum operador. 2. Clique no Menu Utilitrio, e na opo Reparador de Tabelas. O SIMA ir abri a janela abaixo, s clicar no boto iniciar. Observao Para executar o Reparador necessrio que todos os operadores estejam fora do sistema, ou seja, nenhum operador logado no momento.

62

36. PROBLEMAS E SOLUES


O suporte tcnico ao SIMA Sistema Integrado de Monitorao de Alarme fornecido diretamente pela Deciso que atende regularmente. Antes de acionar o suporte tcnico, obtenha as seguintes informaes para facilitar a identificao da causa do problema: 1. Descrio detalhada do problema: Evite descries do tipo: Software no funciona; Relatrio est errado, etc. Elas so muito gerais e no fornecem indicaes suficientes ao pessoal tcnico para identificar o que est acontecendo. Mas descreva especificamente o que no funciona. Exemplo: Os dados dos relatrios esto corretos apenas a coluna total est desalinhada, etc. 2. Verifique se o problema sempre se repete na mesma situao:

Sim, TODA a vez que executo esta rotina a mesma mensagem de erro aparece; ou No, somente quando a impressora est sendo utilizada por um outro software. 3. Verifique quando comeou o problema:

Verifique se a rotina problemtica j foi executada com sucesso outras vezes. Se at semana ou ms passado estava tudo em ordem e AGORA no est mais. 4. Identifique as alteraes no computador:

Verifique se a central, o cabo de ligao ou o computador sofreu alguma modificao. Novos perifricos foram instalados no computador? Novos programas foram instalados ou antigos foram removidos? 5. Verifique se o software funciona em outro computador:

Teste em outro computador, em outro terminal da rede, no prprio servidor da rede. 63

Se funcionar, verifique o que h de diferente entre eles. 6. Procure meios alternativos para solucionar o problema:

Exemplos: Tente outros relatrios, outras impressoras, verifique se o problema aparece com ligaes de outros perodos. Informe o que foi feito para contornar o problema. 7. Janela no abre:

Verifique se ela no est aberta na parte inferior da tela atravs da barra de rolagem do lado direito da tela. 8. Janela aberta no mostra todos os itens:

Maximize ou dimensione a janela de maneira que voc possa visualizar todos os itens. Para dimensionar clique em suas bordas, segure e arraste. Para saber mais clique aqui.

64

65

Potrebbero piacerti anche