Sei sulla pagina 1di 34

No5 2010

Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado

EXPEDIENTE
Projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado Desenvolvimento Sustentvel da Agricultura Familiar no Nordeste Representante da Fundao Konrad Adenauer Fortaleza: Anja Czymmeck Coordenadora Geral: Angela Kster Coordenador tcnico: Jaime Ferr Mart Coordenadora administrativa: Pollyana Vieira Equipe tcnica: Narciso Ferreira Mota, Nashira Mota e Pollyanna Quemel Elaborao de textos: Jaime Ferr Mart, Angela Kster e Pollyanna Quemel Reviso e edio de texto: Maristela Crispim Reviso Tcnica: Jaime Ferr Mart Projeto grfico, capa e ilustraes: Fernando Lima Fotos: Arquivo Fundao Konrad Adenauer (exceto quando disposto em contrrio) Jornalista responsvel: Maristela Crispim (CE0095JP) Todos os direitos para a utilizao desta cartilha so livres. Qualquer parte poder ser utilizada ou reproduzida, desde que se mantenham todos os crditos e seu uso seja exclusivamente sem fins lucrativos. Disponvel para download em www.agroecologia.inf.br

Esta publicao foi realizada com apoio da Unio Europia(UE). O seu contedo no expressa necessariamente a opinio da UE ou da Fundao Konrad Adenauer.

APRESENTAO

Um dos espaos mais antigos de comercializao, as feiras livres sempre fizeram parte do cotidiano de diferentes culturas. Nas ltimas dcadas muitas feiras cederam espao para mercadinhos e supermercados, que se espalharam at nas pequenas cidades. Mesmo assim, a maioria se mantm e frequentada por fregueses que procuram produtos frescos, de preferncia diretamente do produtor. Os(as) agricultores(as) familiares, que se acostumaram a passar seus produtos para intermedirios, esto, nos ltimos anos, reconquistando esses espaos de comercializao direta, especialmente na organizao de feiras agroecolgicas e solidrias. Famlias inteiras participam e nelas podem estabelecer relao direta com seus clientes. Os grupos mantm a autogesto dessas feiras, por meio de fundos rotativos, e se fortalecem na melhoria da produo e na apresentao dos produtos. Dessa forma, constroem uma nova forma de se relacionar entre eles e com o meio ambiente. As manifestaes culturais tambm tm seu espao nas feiras, contando com a presena de artistas para a animao e para ajudar a pensar e a construir um mundo novo, com justia, igualdade de condies de acesso aos bens pblicos, com a valorizao do trabalho e dos saberes de mulheres, homens, crianas, jovens e idosos. O Projeto AFAM estimula a autogesto de feiras da agricultura familiar agroecolgica atravs de cursos e intercmbios. Elas tambm recebem apoio por meio de financiamentos do Governo Federal e das prefeituras. Neste sentido, essa cartilha pretende contribuir para o (re)surgimento de mais feiras e a (re)conquista desses espaos importantes na construo de mercados justos e solidrios.

Fundao Konrad Adenauer


A Fundao Konrad Adenauer uma fundao poltica da Repblica Federal da Alemanha que, naquele pas e no plano internacional, vem trabalhando em prol dos direitos humanos, da democracia representativa, do Estado de Direito, da economia social de mercado, da justia social e do desenvolvimento sustentvel. Os principais campos de atuao da Fundao so a formao poltica, o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, o incentivo participao poltica e social e a colaborao com as organizaes civis e os meios de comunicao. No Brasil, realiza seu programa de cooperao por meio de um Centro de Estudos no Rio de Janeiro e de uma Representao em Fortaleza, para o Nordeste e Norte do Pas, sempre em conjunto com parceiros locais. Com suas publicaes, pretende contribuir para a ampliao do debate pblico sobre temas de importncia nacional e internacional. Nas publicaes da Fundao Konrad Adenauer, os trabalhos tm uma metodologia cientfica e tratam de temas da atualidade, principalmente nos campos das cincias sociais, polticas, econmicas, jurdicas e ambientais. As opinies externadas nas contribuies desta publicao so de exclusiva responsabilidade de seus autores. e-mail: kas-fortaleza@kas.de homepage: http://www.kas.de/brasil

Projeto Agricultura familiar, Agroecologia e Mercado


O Projeto Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado (AFAM), co-financiado pela Unio Europia (UE) de 2006 a 2011, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, soberania alimentar e empoderamento da populao no semi-rido do Nordeste do Brasil, por meio do fortalecimento da agricultura familiar ecolgica e sustentvel. Trabalha, para tanto, o fortalecimento da organizao social e da qualificao de agricultores familiares, na produo, planejamento, gesto e comercializao de produtos agroecolgicos, promovendo uma maior participao de mulheres e jovens. No Estado do Cear, o projeto est contribuindo para a criao e fortalecimento de redes de agricultores(as) familiares ecolgicos(as) nas regies do Vale do Cur e Aratiau, no Serto Central e no Macio de Baturit, em parceria com as organizaes nogovernamentais (ONGs) Ncleo de Iniciativas Comunitrias (NIC), Instituto SESEMAR e Agncia do Desenvolvimento Econmico Local (ADEL). O Centro de Cincias Agrrias da Universidade Federal do Cear (CCA-UFC) parceiro no apoio cientfico ao projeto, que conta tambm com a colaborao de outros parceiros locais e estaduais. Alm disso, existem articulaes com redes e entidades em outros Estados do Nordeste, promovendo a troca de experincias e construo de estratgias para avanar na difuso da proposta agroecolgica. e-mail: agroecologia@agroecologia.inf.br homepage: http://www.agroecologia.inf.br

SUMRIO

06

Captulo 1
O planejamento da produo

13

Captulo 2
A organizao dos feirantes

19

Captulo 3
Fazer a feira acontecer

28

Capitulo 4
A regulamentao da feira

Diagnstico da produo
O planejamento da produo

Captulo 1

organizao de uma feira da agricultura familiar inicia com o planejamento da produo a partir de um diagnstico. importante saber o que est sendo produzido at o momento e qual ser a demanda do mercado local. O Diagnstico nada mais do que o registro da diversidade dos cultivos na propriedade e o tempo do plantio e de colheita. Alm disso, importante analisar qual o tamanho da propriedade, a qualidade do solo e da gua, quais so equipamentos e infraestrutura disponveis para prever as possibilidades de ampliar a produo. Para calcular os custos da produo necessrio calcular os investimentos existentes na produo atual e o trabalho das pessoas envolvidas nas atividades. Este diagnstico pode seguir este roteiro bsico, que precisa ser adaptado a cada realidade.

Com essas informaes em mos fica mais fcil saber, quais produtos estaro disponveis para a feira e quais so as possibilidades de aumentar a produo conforme a demanda. As informaes podem ser mapeadas na base de um desenho da propriedade. Isso ajuda a visualizar melhor o que existe e o que pode ser feito.
DIAGNSTICO Recursos disponveis Terra gua Cultivos Animais Infraestrutura Levantamento de custos Mo de Obra Consumo Venda Custos Renda Horas trabalhadas na produo e por quem (familiares ou contratados) Quais e quantos alimentos so consumidos pela famlia, quais so mais comprados, o que vendido Produtos que so vendidos e aonde, preos Custos da produo com insumos (sementes, adubo), investimentos, transporte Diferena entre os custos de produo e o valor final de comercializao. Tamanho da propriedade e da rea que pode ser cultivada (qualidade do solo) Fonte de gua, quantidade e qualidade rea plantada, espcies plantadas, tempo de plantio e de colheita Quantidade da produo, tempo de criao Sistema de irrigao, armazenamento, transporte

No caso do planejamento de uma feira agroecolgica necessrio registrar tambm outros itens para verificar, se o produto pode ser considerado orgnico. Para corresponder aos princpios agroecolgicos preciso considerar, alm do manejo ecologicamente correto, tambm princpios econmicos e sociais.

Saber o custo da produo importante para calcular o preo, que deve considerar tambm riscos de perda ou a sazonalidade.

No queimar na preparao da terra Alguns princpios da produo orgnica Semente no transgnica, nem tratada com agrotxicos e no hbrida Uso de defensivos naturais Adubao orgnica, sem uso de fertilizantes qumicos Manejo ecolgico Cobertura do solo e adubao verde Sementes crioulas, nativas Biodiversidade e integrao de cultivos Rotao de culturas Manejo ecolgico de pragas e doenas Relaes econmicas Segurana alimentar da famlia atravs do autoconsumo dos alimentos produzidos e seu uso integral Sustentabilidade econmica, com a maioria dos insumos produzidos na propriedade Diviso justa da renda entre os familiares, que trabalham na produo e comercializao Preo justo alcanado no mercado Solidariedade com outro(as) agricultores(as) e outras pessoas nos princpios da economia solidria Organizao social Participao em associaes, cooperativas ou outros grupos Engajamento na comunidade e participao na formulao e implementao de polticas pblicas Atividades em redes, conselhos e fruns

Viabilidade econmica:
Para saber se a propriedade economicamente vivel preciso somar todos os custos, depois somar todas as receitas e no fim diminuir os custos das receitas. O que sobrar a renda, da qual se deve criar reservas e investir em melhorias e aumentos na produo. Para visualizar melhor a produo e a integrao dos sistemas na propriedade vale a pena de fazer um mapeamento. Depois de algum tempo pode ser feito um novo mapeamento para comparar e observar as mudanas.

Alguns princpios da Agroecologia

O Calendrio Sazonal
DICA:
Tire cpias da planilha, que acompanha essa cartilha, em anexo, ou crie a sua prpria, para ficar preenchendo e construndo o seu calendrio sazonal.

U
abr
>/ / #/ #/ >/ /

m instrumento para o planejamento, o calendrio, que facilita o registro das informaes sobre os ciclos das culturas e criaes.

Perodos de chuva e seca Culturas anuais jan


~# #

fev
#/ ~#

mar

mai

jun
> /

jul
> />

ago
^ >

set

out

nov
~

dez
~ ~

Feijo Milho

>

Cultivos Permanentes

Cultivos extrativistas

> colheita # plantio ~ preparo da terra / Tratos culturais ^ Manejo ps-colheita

Esse calendrio apenas um exemplo de como o agricultor pode planejar suas atividades de acordo com o ciclo de cada cultura que produz. Este caso est adaptado para as condies do Nordeste. Agendar as datas e/ou perodos das atividades agrcolas, indicando todos os momentos necessrios para realiz-las fundamental para obter bons resultados de produo. Com o calendrio agrcola o produtor poder fazer esse exerccio e adequar o planejamento de suas atividades durante todo o ano. Esse planejamento exige que o produtor fique atento nas atividades a serem executadas, podendo at fazer avaliaes sobre seu plano estabelecido, realizando ajustes necessrios. Isso permite uma boa organizao na propriedade.

Tempo de colheita de hortalias


1 ms: coentro, rabanete, rcula 2 meses: cebolinha, alface, berinjela, espinafre, beterraba 3 meses: brcolis, pimenta, pimento, repolho, couve 4 meses: tomate, abbora, cenoura, quiabo, chuchu

Cuidados com os produtos ps-colheita


s consumidores se preocupam cada vez mais em comprar alimentos sadios, produzidos com qualidade. Oferecer produtos limpos, com o mnimo de chances contaminao requer cuidados que dependem, em grande parte, das boas prticas do produtor. As boas prticas agrcolas so responsabilidade de todos os produtores e no devem ser consideradas apenas para os produtos destinados venda, mas tambm para os alimentos destinados ao consumo na prpria famlia. Assim, devem ser tomados alguns cuidados para evitar desperdcios. O cuidado adequado tem influncia no somente sobre o visual, mas tambm sobre o valor nutritivo. Esses cuidados de higienizao dos alimentos comeam no momento da colheita. Nessa hora, o produtor deve estar com as mos limpas, as unhas cortadas e higienizadas para ter contato com o alimento. No se deve fumar durante a colheita e preciso usar ferramentas limpas. Devem se evitar as injrias, pois elas se tornam porta de entrada para microorganismos e acabam por desqualificar o produto. Uma dica sempre retirar os produtos somente no dia anterior feira, ou at mesmo no dia de madrugada. Assim eles ficam frescos. As frutas e verduras colhidas devem ser sempre colocadas em recipientes limpos (lavados) e no deixadas em contato com a terra. Recipientes de produtos qumicos jamais devem ser reaproveitados para esses fins. Todo produto coletado deve ser deixado sombra. Finalizada a colheita, os produtos devem passar por uma seleo visual para identificar os que no estejam com boa aparncia para a venda, que sero, ento, reservados para consumo prprio. Uma boa lavagem em gua corrente se faz necessria para a remoo de sujeiras do campo.

Me sinto muito satisfeito em levar o produto bem zelado para a feira e quando chega o fregus dou um sorriso pra ele. Anastcio Jos Barbosa Comunidade Cachoeira, Umirim

Cuidados no Transporte
transporte desses produtos tambm exige cuidados. E, nesse processo, as embalagens ajudam bastante a manter a higiene, protegendo, conservando e facilitando o manuseio no transporte e comercializao. Alm desse aspecto sanitrio, as embalagens so consideradas o vendedor silencioso, por chamarem ateno do consumidor e estimularem a venda.
Incentive os seus clientes a usar sacos reutilizveis e ajude a diminuir os sacos plsticos, que so literalmente um saco. E, no transporte, d preferncia para recipientes que podem ser aproveitados por mais tempo, como as caixas de madeira e os caixotes de plsticos.

Na feira tambm deve manter-se a higiene dos produtos, colocando-os em bancadas limpas, forradas e cobertas. As boas prticas agrcolas so responsabilidade de todos os produtores e no devem ser consideradas apenas para os produtos destinados venda, mas tambm para os que fartam a mesa da famlia.

Caixas plsticas reutilizveis, para transporte de produtos

10

Rtulos para produtos orgnicos


nformaes sobre um produto, alm de necessrias, atraem a confiana do consumidor, por isso os rtulos dos produtos orgnicos devem registrar dados sobre a unidade produtiva e, no mnimo, o nome ou razo social, CNPJ ou CPF e endereo. Identifique seus produtos beneficiados, como gelias, doces ou mel, por exemplo, com um rtulo contendo informaes como: produto, ingredientes, local e data de produo, validade e peso. Essas informaes devem ficar na parte da frente da embalagem e especficando tambm com os seguintes termos: orgnico, produto orgnico e produto com ingredientes orgnicos. Se houver complementaes, elas podem ser colocadas logo aps os termos mencionados. Para todos aqueles produtos que contenham ingredientes de origem orgnica no certificada, a legislao prev alguns clculos, dando exceo para a gua e sal adicionados: Produtos com 95% ou mais de ingredientes orgnicos certificados devem conter no rtulo os no-orgnicos Produtos com 70% a 95% de ingredientes orgnicos devem ser identificados no rtulo da seguinte forma: produto com ingredientes orgnicos Os produtos com menos de 70% de ingredientes orgnicos certificados no podero se expressar quanto qualidade orgnica Em vrios canais de comercializao os agricultores vendem seus produtos diretamente para o consumidor final. Esse tipo de produto considerado no-certificado e, neste caso, tem que conter no rtulo, que de inteira responsabilidade do agricultor e da Organizao de Controle Social (OCS), caso seja vinculado. Ainda na rotulagem pode ser includa a expresso: Produto orgnico para venda direta por produtores familiares organizados no sujeito certificao, de acordo com a lei N 10.831, de 23 de dezembro de 2003.
O conceito de produto ecolgico corresponde ao de produto orgnico, porm traz embutido aspectos referentes equidade social, solidariedade, associativismo, valorizao cultural, autonomia das comunidades locais, respeito aos ecossistemas, entre outros, que no se restrigem aos aspectos tcnicoprodutivos.

11

Planejando a produo a partir da demanda

N
DICA:
Em algumas feiras agroecolgicas existe uma barraca destinada a fazer estes levantamentos, colocar informaes sobre os(as) produtores ou at para organizar visitas s propriedades.

a preparao para a venda na feira importante ter informaes sobre os clientes potenciais. Isso pode ser feito atravs de uma pesquisa previa, perguntando sobre os principais produtos vendidos nos mercadinhos ou na feira livre. Ou fazer um levantamento com pessoas interessadas na compra de produtos saudveis, j que muitos tm conscincia que os produtos vendidos nos mercados convencionais levam agrotxicos e podem prejudicar a sade. O levantamento dessas informaes tambm um instrumento de marketing ou propaganda e ajuda a divulgar que o grupo pretende iniciar uma feira. Assim j se comea a construir uma relao com os futuros clientes, que vai garantir a sustentabilidade da feira. Depois que a feira inicia importante continuar perguntando aos clientes para conhecer melhor qual a demanda e a partir da (re)planejar a produo. Deve-se perguntar sempre se conhecem o diferencial dos produtos orgnicos ou agroecolgicos, se o cliente est satisfeito ou sugere uma melhoria, o que est procurando, e se os preos so acessveis e justos. Essa conversa cria um vnculo com o cliente, que vai ficar com vontade de voltar sempre. Na reunio dos(as) feirantes estas informaes precisam ser socializadas para que todos(as) possam melhorar cada vez mais a feira em conjunto.

Atendimento aos clientes na Feira da Agroecologia de Apuiars.

12

A Organizao do grupo

Captulo 2

A organizao dos feirantes

feira organizada de forma coletiva um empreendimento solidrio e, portanto, deve gerar algum rendimento para todos e todas que participam. A gesto do empreendimento requer o estabelecimento de regras para o funcionamento e a realizao de clculos para analisar a viabilidade econmica. O xito da autogesto das feiras da agricultura familiar agroecolgica depende principalmente da organizao do grupo de feirantes. importante incluir as famlias, especialmente as mulheres e os jovens, que assumem, muitas vezes, a comercializao nas feiras. Normalmente os tcnicos, que acompanham os(as) produtores(as) assumem o papel de facilitadores no grupo, ajudando no planejamento das atividades e na definio das atribuies e responsabilidades no processo de gesto.

O ideal criar uma comisso ou uma coordenao da feira agroecolgica, com duas ou trs pessoas, para assumir as tarefas na autogesto. Estas podem ser assumidas por um perodo definido, fazendo um rodzio das tarefas para garantir a participao ativa de todas e todos na gesto. Isso tambm ajuda para todos tomarem conhecimento dos processos, que precisam ser transparentes. Todos os assuntos e procedimentos devem ser definidos nas reunies do planejamento mensal, incluindo os parceiros. As definies da organizao interna devero ser registradas no regimento interno (veja Capitulo IV), incluindo a criao de um fundo de manuteno e investimento, a organizao da produo e do espao fsico. Alm disso, existem questes de logstica, como a montagem e desmontagem das bancas e o transporte dos produtos e dos feirantes, desde o stio das famlias agricultoras at o local da feira. Tambm precisa-se definir o local, o melhor dia na semana, e a divulgao. importante registrar todas as atividades realizadas para no perder a memria e as datas de comemorao do grupo nas suas conquistas.

Aps de cada feira precisa ser realizada uma breve reunio para a avaliao imediata, para no esquecer nada que deu certo ou que precisa ser melhorado. Estes pontos devem ser anotados e levados para a reunio mensal dos feirantes, onde a discusso pode ser aprofundada.

13

CHECKLIST
A organizao de uma primeira reunio ou um evento onde se discuta o tema da agricultura familiar, a Agroecologia e comercializao podem dar o pontap para iniciar a feira. Convidem todos os possveis parceiros e tambm clientes para apoiar o grupo de futuros feirantes.

Inscrio dos(as) agricultores(as) no grupo Parceiros Diagnstico da produo existente Levantamento de clientes e demanda Transporte do(as) feirantes Anlise da viabilidade econmica Funcionamento do grupo (regimento interno) Fundo rotativo Coordenador mensal Tesoureiro Registros (ata) Reunies ps-feira e mensais Assemblias Infraestrutura (barracas, balanas, batas, som)

Seminrio de lanamento da feira de Apuiars, Cear

Montagem e desmontagem Local da feira Melhor dia na semana Divulgao Outro passo importante procurar o apoio dos possveis parceiros no municpio, que podem ser: A Prefeitura, atravs de secretrias, como agricultura, ao social, trabalho ou tambm educao e sade Organizaes no-governamentais (ONGs) que atuam na regio Os rgos de assistncia tcnica rural O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) Associaes comunitrias Bancos locais Cooperativas de crdito Escolas municipais A parceria da Prefeitura estratgica, podendo ceder espao para a feira, liberando do pagamento da taxa municipal ou fornecendo meios de transporte acessveis aos feirantes. As ONGs e o servio de extenso rural do Estado podem contribuir com a assessoria tcnica para a produo e comercializao junto s famlias agricultoras. O STTR e as associaes comunitrias podem apoiar articulando

Seminrio Polticas Pblicas para o Semirido em Irauuba, Cear

Curso Construo de Feiras da Agricultura Familiar Agroecolgica Feirantes de Umirim discutindo a sua organizao

14

as famlias agricultoras e sensibilizando-as quanto s vantagens da comercializao agroecolgica. Possveis financiadores, como o Poder Pblico Federal, Estadual e Municipal os bancos locais, as cooperativas de crdito e as agncias de desenvolvimento nacionais e internacionais podem facilitar creditos ou financiamento a fundo perdido para aquisio da infraestrutura necessria (bancas, batas, materiais de divulgao, etc.). As escolas municipais so importantes parceiras na divulgao e podem realizar visitas de alunos nas feiras e nas propriedades agroecolgicas. Os parceiros so importantes na organizao fsica da feira, mas tambm para viabilizar o processo de formao e educao, que faz parte da organizao do grupo. Uma estratgia so visitas de feiras agroecolgicas de outros municpios, intercmbios entre os(as) feirantes para conhecerem as reas produtivas dos outros, intercmbios com agricultores(as) agroecolgicas(as) da regio nas suas propriedades, visitas em escolas agrcolas para o conhecimento de novas tcnicas de manejo na agricultura, a participao em cursos ou em oficinas de beneficiamento de produtos naturais, para aumentar a diversidade de produtos a serem oferecidos nas feiras. Tambm podem ser organizados dias de campo para a realizao prticas agroecolgicas, incluindo tambm os consumidores para oportunizar a aproximao com os(as) agricultores(as).
A participao dos(as) feirantes em redes de comercializao agroecolgica fortalece os grupos, promovendo a troca de conhecimentos entre os(as) agricultores(as), o acesso s capacitaes e aos recursos financeiros. No territrio Vales do Curu e Aracatiau foi criada, em 2006, a Rede dos Agricultores e das Agricultoras Agroecolgicos(as), que mantm, h quatro anos a Feira Agroecolgica e Solidria de Itapipoca. Outras experincias no Nordeste so a Rede Xique Xique, no Rio Grande do Norte, e a Rede de Comercializao Agroecolgica de Pernambuco (RECAPE).
Visita dos feirantes de Apuiars Feira Agroecolgica e Solidria de Trairi

Intercmbio dos feirantes de Umirim na comunidade de Bueno (Irauuba), rea com agrofloresta do agricultor Antnio (Toim)

GRUPO
DA

DE

TEJUUOCA PARtICIPA FEIRA EM APUIARS

15

O Fundo Rotativo
A experincia do Espao ecolgico no Bairro das Graas (Recife): os feirantes criaram o crdito solidrio, dando aos consumidores a possibilidade de pagar antecipadamente pelos produtos, ajudando os feirantes a melhorar a infraestrutura da feira, com crditos descontados a cada feira. Atravs do crdito, os agricultores(as) adquiriram barracas, caixas para transporte de produtos e outros materiais.

Experincias bem sucedidas de Feiras agroecolgicas mostram a importncia da criao de um Fundo Solidrio Rotativo. Esse fundo composto por uma taxa cobrada para cada feirante aps a realizao de cada feira. O valor definido pelos feirantes mediante as situaes discutidas em grupo. Pode ser estabelecida uma taxa de adeso para novos feirantes que querem entrar no grupo. Existem outras possibilidades, como a realizao de bingos ou sorteios para arrecadar recursos. O fundo serve para a manuteno da feira, como consertos das barracas, a divulgao, a compra de equipamentos ou gastos com a ornamentao do espao e apresentaes culturais para a animao da feira. Alguns grupos usam o fundo para emprstimos ou ajudas de emergncia para os feirantes ou para outros fins que acharem convenientes. As decises sobre o funcionamento do fundo so registradas no regimento interno e atas, caso tiver mudanas.

Espao Agroecolgico no Bairro das Graas, Recife, Pernambuco

16

A definio dos preos

as feiras agroecolgicas trabalha-se dentro dos princpios da economia solidria. Portanto os preos dos produtos devem ser justos, tanto para o(a) produtor(a) como para os consumidores. Os(as) feirantes estabelecem estes preos normalmente a cada reunio mensal, considerando os custos da produo, do transporte e os preos do mercado. Para isso necessrio realizar o registro de todos os custos e levantamentos de preos nos mercados locais. O grupo deve chegar a um acordo, oferecendo o mesmo preo para cada produto, no gerando competies entre eles durante a feira. O preo dos produtos pode ser mais alto se o cliente sensibilizado e solidrio, o que depende de inform-lo sobre o diferencial do produto agroecolgico e os custos de produo. Tem que ter viabilidade econmica, tanto para o(a) produtor(a) como para os(as) clientes. Para a formao do preo, o produtor deve saber a diferena de formao de custo de produo e de preo de venda. Os custos referentes produo consideram os gastos com a matria-prima, a mo de obra, energia, a depreciao de equipamento, a embalagem e outros gastos. Segue o exemplo do clculo de preo para 200g de doce, que vendido por R$ 3,00 e tenha os seguintes custos:
Matria prima Mo de Obra Energia Administrao Depreciao de equipamentos Embalagem Outros gastos (transporte etc.) Total do custos Preo de venda 1,20 0,10 0,05 0,05 0,02 0,05 0,08 1,65 3,00

estmulo para tentar fazer sempre melhor, produzir mais, com qualidade. Tem fregus que vai direto s pegar a mercadoria, e chega mais cedo que os outros s pra pegar. Gerarda Delmiro de Arajo Comunidade Cachoeira, Umirim (CE)

Saldo

1,35

17

O saldo que se consegue com a venda no considera ainda os impostos. Com esse resultado possvel calcular, a partir da frmula: resultado por unidade = preo por unidade custo por unidade, se o valor estipulado para o produto cobre os gastos da produo e tem viabilidade econmica, ou seja, se o produtor est tendo algum saldo. Caso contrrio, a alternativa seria aumentar o preo do produto, avaliando, se no difere demais dos preos do mercado, ou precisa-se aumentar as vendas e a diversificao dos produtos para aumentar a margem de lucro no total das vendas.

Feira Agroecolgia e Solidria de Itapipoca

18

O local e a infraestrutura

Captulo 3

Fazer a feira acontecer

s feiras podem ser realizadas em diferentes locais nas cidades, numa rua, na praa ou num terreno vazio. Para definir o espao mais adequado o grupo precisa avaliar os locais disponveis, pensando nos principais pontos e no fluxo de pedestres e de automveis, a infraestrutura existente no local, como pavimentao, rede de escoamento de guas pluviais, possibilidades de ligao da rede eltrica e da rede hidrulica. Tambm precisam ser consideradas as atividades j desenvolvidas no local, como festividades e outros eventos, atividades comerciais, de lazer ou residncias. importante considerar o pblico consumidor passante ou residente nos arredores que se pretende atingir, considerando o poder aquisitivo, o potencial de interesse pelo produto a ser comercializado e horrios de maior circulao.

Outros pontos que precisam ser considerados:


As barracas devem respeitar fachadas de lojas existentes, no obstruindo a visibilidade dos produtos das lojas Considerar a possvel resistncia de comerciantes prximos cuja atividade possa competir com a atividade da Feira
Feira da Agricultura Familiar Quixeramobim

Nas Feiras realizadas em reas residenciais, o horrio de funcionamento no pode ultrapassar o horrio estabelecido pela Lei do Silncio (entre 22 e 7 horas) A infraestrutura da Feira composta por barracas, que devem ser adequadas para suportar o peso dos produtos a serem comercializados. A cobertura da barraca deve ser de material impermevel para proteger os feirantes, a mercadoria e tambm os clientes contra insolao e chuva. A saia tem a funo de criar um ambiente para guardar equipamentos e utenslios sob a bancada com um fechamento lateral entre a bancada e o cho. Ela pode ser padronizada para todas as barracas, com a colocao de logos da feira e dos parceiros.

Feira Agroecolgica e Solidria de Trairi

importante que as barracas sejam de fcil montagem e desmontagem. Para tanto recomendvel

19

A montagem das barracas, o horrio de funcionamento, a montagem e desmontagem e a preservao do espao pblico utilizado devem ser planejados e definidos no Plano Operacional (PO). Deve constar a diviso das responsabilidades para a higienizao do local, coleta do lixo gerado na feira, dentre outras coisas. Este documento ajuda nas articulaes com a Vigilncia Sanitria e a Prefeitura.

que tenham peas de encaixe rpido, garantindo rapidez na instalao e desmonte da feira. Todos os feirantes devem saber como montar as barracas e se responsabilizar pela sua manuteno. Os principais equipamentos utilizados pelos feirantes so: balana, lixeira e, quando necessrios, freezer ou caixas de isopor. importante tambm a proteo individual, que inclui batas, toucas e bons. Os equipamentos e utenslios a serem adquiridos para a feira devem corresponder s atividades executadas por cada feirante, e vo determinar as dimenses e tipo de barraca a serem adotados. Caso necessite de abastecimento de energia, preciso solicitar Companhia Energtica do Cear (Coelce) a instalao de um centro de medio especfico para o consumo da feira. Caso no possam ser utilizados banheiros pblicos j existentes, recomendvel pensar na instalao de sanitrios para o uso de feirantes e clientes, como tambm no abastecimento de gua para atender s necessidades da feira.

Desmontagem

Outro ponto a limpeza do local da feira. Antes e depois da sua realizao precisa ser garantida a colocao de lixeiras para cada feirante e o posicionamento de lixeiras nas vias de circulao dos usurios para ajudar a manter a higiene da rea. Sempre que for possvel, deve ser realizada a coleta seletiva e encaminhar o lixo orgnico para a compostagem. O funcionamento de uma feira demanda sinalizaes, tanto para a segurana quanto a indicao da feira e localidades. Quando houver a necessidade de interdio de uma via pblica, devem-se obstruir os acessos de veculos com cones ou faixas de interdio; nos casos em que a circulao de veculos permanece liberada durante a realizao da feira, importante a indicao de redutores de velocidade e faixas da feira ajudam tambm na divulgao. Caso as feiras possuem barracas agrupadas por gnero de comercializao podem adotar placas com identificao de cada setor. Outra possibilidade colocar em cada barraca uma placa indicando a comunidade dos(as) agricultores(as).

Alguns feirantes pagam jovens das famlias dos agricultores para realizar a limpeza do local e a montagem das barracas ou organizam um rodzio entre os feirantes.

Faixas da Feira Agroecolgica e Solidria de Itapipoca

20

A divulgao e tcnicas de venda


dia da inaugurao da Feira da Agricultura Familiar Agroecolgica um grande momento e uma oportunidade inicial para a mobilizao da sociedade local. As famlias agricultoras e comunidades envolvidas e seus parceiros podem convidar para o evento as autoridades do municpio e pensar numa programao com a apresentao da feira, colocar banners comemorativos, distribuir panfletos e chamar artistas locais para apresentaes culturais. Mas importante depois da primeira feira continuar com a divulgao a cada ms, utilizando todos os meios de informao acessveis: A rdio local ou regional onde podem emitir depoimentos de agricultores(as) feirantes e de consumidores(as) O carro de som, que pode anunciar os dias da feira na semana e chamar os clientes durante a feira Panfletos, que podem ser distribudos nos comrcios locais e nas escolas Divulgao boca a boca nas comunidades ou em outros locais Outras possibilidades so a realizao de palestras, por exemplo, nas escolas e de dias de campo nas propriedades das famlias agricultoras, convidando os consumidores(as) a conhecer os sistemas agroecolgicos de produo in situ, onde podem fazer a colheita ou aprender a plantar.
Feirantes de Itapipoca

Nos panfletos, alm de indicar dia e local da feira podem ser explicados os benefcios dos produtos agroecolgicos para a sade e o meio ambiente. Tambm podem ser colocadas receitas da culinria regional para valorizar os saberes e a cultura locais.

Tambm importante trabalhar a visibilidade na feira:


O uso de batas ou camisas com a identificao da feira agroecolgica (logomarca), ajuda a gerar um sentimento de unio e uma imagem coletiva de organizao Faixas podem ser usadas para anunciar a feira e/ou em eventos especiais como inauguraes e aniversrios Sacolas de pano vendidas ou distribudas aos clientes, alm de informar sobre a feira, promovem a eliminao do uso das sacolas plsticas e ajudam a gerar uma conscincia ambiental

LOGOMARCA da Feira de Quixeramobim

21

A decorao das bancas em datas comemorativas e em festas populares, como o dia do padroeiro da cidade e na festa de So Joo, anima e gera identificao com o pblico consumidor No caso de ter disponveis caixas de som, os(as) feirantes podem fazer chamadas e divulgar os seus produtos para o pblico passante, alm de usar o som para a animao da feira com apresentaes culturais.

Dez razes para consumir produtos agroecolgicos:


1. Sem agrotxicos, os produtos so melhores para a sade 2. Os alimentos so mais nutritivos 3. Frutas e verduras orgnicas so mais saborosas 4. Proteger as futuras geraes de contaminao qumica 5. Evitar a eroso dos solos 6. Proteger a qualidade da gua 7. Preservar a biodiversidade 8. Economizar energia e gua 9. Apoiar os pequenos agricultores familiares 10. Ser solidrio com as famlias rurais, que preservem o meio ambiente

Outro momento importante a relao dos feirantes com os clientes na venda dos produtos. O(a) agricultor(a) assumindo o papel de vendedor deve receber bem seu fregus, mantendo o local da venda limpo e mostrar gentileza e educao, ser paciente no atendimento e estabelecer uma relao de confiana. Tratar como gostaria de ser tratado. Se o fregus procura por um produto que tem na propriedade, mas no trouxe esta vez, pode trazer na prxima feira, procurando sempre conquistar a pessoa para que volte sempre. Por isso necessrio perguntar o que deseja e tentar atender da melhor forma possvel. Cartes de visitas, crach com identificao do(a) feirante e tabela de preos ajudam na realizao da venda e no estabelecimento de contatos com os fregueses. bom tambm realizar degustaes e a preparao de lanches com bolos, tapiocas, caf e sucos uma fonte de renda adicional, alm de criar um ambiente para as pessoas permanecerem mais tempo e se aproximarem mais da feira e dos(as) agricultores(as).

Agricultora Clia, na feira de Umirim (CE), dando seu depoimento e divulgando a qualidade do seu produto.

Festa junina na Feira Agroecolgica e Solidria de Itapipoca

22

Os mandamentos para feirantes:


1. Cumprimentar todo cliente que entra no ponto de venda. 2. Sempre proporcionar uma recepo cordial. 3. Satisfazer cada cliente como se fosse nico. 4. No formar grupinhos no ponto de venda. 5. Nunca interromper o cliente. 6. Sempre ser profissional. 7. Ser simptico, corts e agir com naturalidade em qualquer circunstncia. 8. Aproveitar ao mximo seu tempo com o possvel cliente. 9. Saber aceitar crticas. 10. Manipular alimentos com a higiene necessria. 11. Deixar a barraca livre, no ficando na frente do seu produto, formando uma barreira. 12. No fumar na barraca.
No Espao Agroecolgico do Bairro das Graas em Recife mesas e cadeiras convidam para merendar na feira.

Ser agradvel :
Ter sempre um sorriso para oferecer, enxergar a vida de forma positiva e ter assuntos positivos e otimistas.

Ser sincero :
Ser firme nas suas colocaes e no abrir mo de abordar seu ponto de vista de forma clara e transparente.

Caixas de som da feira de Itapipoca

Ser bem-humorado :
Ter prazer de viver e gostar do que faz.

Ser tico :
No ser algum que promove leiles ou faz comentrios que possam denegrir a imagem ou produto do concorrente com o objetivo de fazer o seu brilhar. ser politicamente correto.

Um Exemplo para ser multiplicado


O Centro de Educao Comunitria Rural (CECOR) lanou, em 2009, uma campanha de incentivo ao consumo de produtos agroecolgicos: Coma Bem, Viva Melhor!. O lanamento foi realizado no dia 6 de Junho, por ocasio do aniversrio da Feira Agroecolgica de Serra Talhada, no Dia do Meio Ambiente. A campanha se estendeu durante o ms de junho atravs de vrias iniciativas com debates em escolas, faculdades e programas de rdio. O cartaz e o panfleto da campanha esto disponveis no site: http://www.cecor.org.br

23

Feiras agroecolgicas no Cear

s primeiras feiras agroecolgicas no Cear iniciaram no Crato, contando com o apoio da Associao Crist de Base - ACB, e em Mauriti em 2005.

Em Itapipioca inicio a Feira Agroecologica e Solidria final de 2005 a partir de um curso de multiplicadores em agroecologia, realizado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), que deu origem tambm a rede de agricultores e agricultoras ecolgicos do territrio, que est realizando a feira. Em julho de 2009, teve incio a feira agroecolgica do Trairi. Em setembro foi inaugurada a feira da agricultura familiar agroecolgica de Apuiars a partir de um curso realizado pelo Projeto AFAM, o Instituto Sesemar, Agncia de Desenvolvimento Econmico Local (ADEL), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e a Prefeitura Municipal. Outras feiras esto iniciando em Umirim, Pentecoste e Tejuuoca. Em Capistrano a Prefeitura Municipal atravs da Secretaria de Agricultura inaugurou a Feira da Agricultura Familiar de Capistrano. A Feira realizada todas as sextas feiras, contando com a participao de 30 agricultores(as) familiares de vrias comunidades. Dentre eles, participam as comunidades de Chapada, I e Cajuais que so apoiadas pelo Projeto AFAM. A feira da Agricultura Familiar de Quixeramobim, realizada desde 2002 todas as quartas-feiras, est em processo de transio para se tornar agroecolgica.

A feira era um sonho nosso de ter um espao prprio para a comercializao dos nossos produtos no municpio, que estavamos levando para feiras em outras localidades. Manuel de Freitas, Presidente da Associao Comunitria de Cajuais

Feira da Agricultura Familiar Agroecologica em Capistrano

24

FEIRAS AGROECOLGICAS NO NORDESTE


Feira Agroecolgica de Apuiars Pa. Alcides Paraba - quarta-feira (quinzenal) Feira Agroecolgica de Quixeramobim Galpo da feira da agricultura familiar - quartafeira, das 5h30 s 11h Feira Agroecolgica de Pentecoste Mercado pblico - sbado, das 6 s 11h30 Feira Agroecolgica e solidria de Itapipoca Pa. Perilo Teixeira - quarta-feira (quinzenal), das 6 s 11h30 Feira Agroecolgica de Umirim Pa. da Liberdade - sbado, das 6 s 11h30 Feira Agroecolgica de Capistrano Pa. da Estao Ferroviria - sexta-feira Feira Agroecolgica do Crato Rua dos Cariris - sexta-feira Feira Agroecolgica de Mauriti Pa. em frente ao STTR - sbado Feira Agroecolgica e solidria de Trairi Pa. Jos Granja Ribeiro - quarta-feira (quinzenal)

CEAR

Feira Agroecolgica de Palmares Praa Mauriti - sbado, das 6 s 11h Feira Agroecolgica de Bodoc Ao lado da Delegacia de Polcia - segunda-feira, das 7 s 12h Feiras Agroecolgicas de Ouricuri: - Ao lado do Banco do Brasil - tera, quinta e sbado, das 6h30 s 11h - Emprio Kaetehe. Praa Padre Francisco Pedro da Silva - de segunda a sexta, das 6 s 16h e sbado, das 6h30 s 11h

Serto do Paje
Afogados da Ingazeira Rua Jorge Valadares - sbado So Jos do Egito Rua Abrao Correia de Arago - sbado Tuparetama Avenida Santa Ceclia - segunda-feira

RIO GRANDE DO NORTE (Mdio Oeste)


Carabas Rua Dr. Manoel Antnio - sbado pela manh Umarizal RuaTaquina Alves - segunda-feira, a partir das 5h Lucrcia Av. Luiz Solano - domingo, a partir das 6h Ncleos da rede Xique-Xique: - So Miguel do Gostoso e Jandus - segunda-feira - Apodi, Jucuri e Mossor - sbado - Governado Dix Sept Rosado, Timba e Barana. Todo domingo

PERNAMBUCO Recife
Espao Agroecolgico das Graas Rua Souza Andrade - sbado, das 5 s 11h Espao Agroecolgico de Boa Viagem Praa Jules Rimet - sbado, das 6 s 11h Feira Orgnica da Boa Vista Rua da Aurora - quarta-feira, das 15 s 20h Feira Orgnica do Bairro do Recife Av. Cais do Apolo - sexta-feira, das 11 s 17h Feira Agroecolgica de Serra Talhada Praa Srgio Magalhes - sbado, das 6h30 s 11h Feira Agroecolgica de Mirandiba Rua Eliseu Campos - quinta e sexta-feira, das 6h30 s 10h30 Feira Agroecolgica de Triunfo Praa Carolina Campos - sexta, das 6h30 s 11h Feira Agroecolgica de Bom Jardim Rua Manoel Augusto - sbado, das 5 s 10h30

SERGIPE Aracaj
Feira da Associao de Produtores Orgnicos do Agreste (ASPOAGRE) Av. Beira Mar, 2400, Praia 13 de Julho - quartafeira, das 12 s 17h

25

O Regimento interno
A regulamentao da Feira

Captulo 4

ara consolidar o trabalho em grupo recomendvel criar um Regimento Interno do Espao da Feira. Nele o grupo define as normas de convivncia para o bom funcionamento da feira agroecolgica. Tudo pode e deve ser construdo a partir das necessidades do grupo e definido por eles mesmos. Para facilitar pode ser formada uma comisso responsvel para elaborar a proposta de regimento. Vale lembrar que essa ferramenta ajuda no trabalho no apenas da comercializao, mas daquele tambm realizado em relao produo pelas associaes e organizaes, dentro do municpio. E ainda ajuda a resolver conflitos e barreiras que surjam na organizao do grupo. Para facilitar esse processo existem modelos de regimentos de diferentes feiras, que podem ser estudados para ser adaptados a cada realidade. Todos os ttulos devem ser descritos por artigos, cuja numerao se segue at o fim do regimento, sendo escrita da seguinte forma: Art. e o nmero correspondente. Cada ttulo pode ter o nmero de artigos que o grupo achar necessrio descrever. importante deixar bem claro que o interno um documento que serve para todas as questes do grupo e serve para conflitos e entraves que possam surgir percurso, como a excluso e a incluso por exemplo. regimento esclarecer solucionar durante o de scios,

Principais Normas
Objetivos e princpios Condies para participar Critrios para produo dos produtos ecolgicos Apresentao e organizao da feira A distribuio das barracas Produtos e preos Sua coordenao Direitos e deveres dos(as) participantes O fundo rotativo de manuteno e investimento As assemblias e scios Penalidades e excluses de participantes

Com o regimento interno concludo s mais um passo para formar uma associao oficializada, que pode desenvolver seus projetos e captar recursos.

Para o registro de uma associao no cartrio necessrio:


Estatuto da Associao Ata de fundao, assinada pelo representante legal Duas vias do estatuto, assinadas pelo representante legal da associao em todas as pginas Relao com nomes dos fundadores e diretores eleitos Ofcio encaminhado ao cartrio, solicitando o registro, tambm assinado pelo representante legal da associao, constando seu endereo e endereo da sede

26

O registro da Organizao de Controle Social

venda de produtos orgnicos depende de uma relao de confiana entre produtores e consumidores, que pode ser garantida por um certificado. A Lei N 10.831, que regulamenta o mercado orgnico no Brasil, prev a certificao por empresas ou a certificao atravs do Sistema de Garantia Participativo. No caso da venda direta dos agricultores para os consumidores as leis brasileiras abriram uma exceo obrigatoriedade da certificao de produtos orgnicos. Mas, para isso, estes agricultores precisam estar vinculados a uma Organizao de Controle Social (OCS). Atravs do registro da OCS se quer garantir que o consumidor final possa ter confiana no processo de produo do produto que est levando. A OCS pode ser formada por um grupo, associao, cooperativa ou consrcio, com ou sem personalidade jurdica, de agricultores familiares. Para que seja reconhecida e ganhe credibilidade, preciso que entre os participantes exista uma relao de organizao, comprometimento e confiana. O papel da OCS orientar os agricultores que fazem parte dela para o seu prprio controle e garantir a visita dos prprios consumidores e dos rgos de fiscalizao s suas unidades de produo. A fiscalizao se faz necessria para garantir que no haja irregularidades e no deixar dvidas se o produto que est sendo levado para a venda de fato orgnico.

Para a legislao brasileira, venda direta aquela que acontece entre o produtor e o consumidor final, sem intermedirios. A lei tambm aceita que a venda seja feita por outro produtor ou membro da famlia que participe da produo e que tambm faa parte do grupo vinculado OCS.

Quando necessrio, o grupo deve consultar a Comisso da Produo Orgnica (CPOrg) da unidade onde estiver situada sobre decises tcnicas que lhe estejam atribudas pelos regulamentos da produo orgnica.

A legislao determina que as OCSs se cadastrem nas superintendncias federais de agricultura do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). O cadastro tambm pode ser feito em outro rgo fiscalizador conveniado do governo federal ou estadual. Os produtores e suas unidades de produo devem ser identificados e esse procedimento, chamado de rastreabilidade, garante que os direitos dos consumidores e bons produtores sejam respeitados e que os maus produtores no se aproveitem da boa imagem que os produtores orgnicos conquistaram. Em caso de mudanas, como a incluso de novos agricultores familiares, devem estas ser comunicadas em at 30 dias. Para que a sua produo esteja sempre em dia com o rgo fiscalizador, voc precisa estar atento. Comece agora. Quando algum

Responsabilidade solidria uma declarao que deve ser assinada por todos os membros do grupo que formam a OCS. Com esse documento, os participantes comprometem-se a cumprir os regulamentos tcnicos da produo orgnica, responsabilizando-se solidariamente nos casos de no-cumprimento por algum dos membros. Unidade de Produo todo espao destinado produo, manuseio ou processamento de produtos orgnicos.

27

Garanta a qualidade dos seus produtos orgnicos e no misture com os noorgnicos ou com materiais e substncias no-permitidos.

agricultor familiar for excludo do grupo, a OCS dever recolher a sua declarao de cadastro e notificar a sada ao rgo fiscalizador no prazo de sete dias. As listas dos principais produtos e quantidades de produo por unidade de produo familiar devem ser sempre atualizadas. Estas informaes so importantes, pois ajudam a manter o Cadastro Nacional de Produtores Orgnicos e o Cadastro Nacional de Atividades Produtivas do Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento atualizados. Para o cadastro so necessrios: Formulrio de solicitao de cadastro preenchido e assinado Formulrios dos dados cadastrais de cada produtor

As Comisses de Produo Orgnica nas Unidades da Federao foram criadas com a finalidade de auxiliar as aes necessrias ao desenvolvimento da produo orgnica brasileira, tendo por base a integrao entre os diversos agentes da rede de produo orgnica, do setor pblico e privado, e a participao efetiva da sociedade no planejamento e gesto democrtica das polticas pblicas. Entre as suas atribuies destacamos: Emitir parecer sobre regulamentos que tratem da agricultura orgnica; Propor CNPOrg regulamentos que tenham por finalidade o aperfeioamento da rede de produo orgnica no mbito nacional e internacional; Assessorar o Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade Orgnica; Contribuir para elaborao dos bancos de especialistas capacitados a atuar no processo de acreditao; Articular e fomentar a criao de fruns setoriais e territoriais que aprimorem a representao do movimento social envolvido com a produo orgnica; Discutir e propor os posicionamentos a serem levados pelos representantes brasileiros em fruns nacionais e internacionais que tratem da produo orgnica; Emitir parecer sobre pedidos de credenciamento de organismos de avaliao da conformidade orgnica. Fonte: www.prefiraorganicos.com.br

Termo de responsabilidade solidria assinado por todos os membros Descrio de como se d o controle social sobre a produo e a comercializao Declarao oficial comprovando que os membros so agricultores familiares A ficha est disponvel na pgina www.agricultura.gov.br. ou na pgina www.prefiraorganicos.com.br. Assim que a OCS estiver cadastrada recebe uma Declarao de Cadastro, que deve estar disponvel na hora das vendas. Na venda todos os produtos devem ser identificados, para que o consumidor saiba ao menos quem produziu aquele produto e a qual organizao de controle social est cadastrada. Os produtos orgnicos no-certificados NO podem fazer uso do Selo do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade Orgnica. Mas o produtor poder informar no rtulo: produto orgnico para venda por agricultores familiares organizados, no sujeitos certificao, de acordo com a lei n 10.831, de 23 de setembro de 2003.

28

Referncias Bibliogrfica
MMA. Sabi: a experincia com comercializao agroecolgica. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente (MMA), 2006. MAPA / SDC. Controle Social na venda direta ao consumidor de produtos orgnicos sem certificao. Braslia: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) / Secretaria do Desenvolvimento Agropecurio e Cooperativismo (SDC), 2008. MAPA / SDC. Produtos orgnicos: sistemas participativos de garantia. Braslia: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) / Secretaria do Desenvolvimento Agropecurio e Cooperativismo (SDC), 2008. MAPA / SDC. Mecanismos de controle para a garantia da qualidade orgnica. Braslia: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) / Secretaria do Desenvolvimento Agropecurio e Cooperativismo (SDC), 2008. SEBRAE. A gente sabe, a gente faz. Revista SEBRAE, Editora Globo S.A, N 2,5 e 6, 2005 BARREIRO, Diego; CARVALHO, Ccera (Org.). Feira agroecolgica: alimentos saudveis gerando renda e promovendo relaes justas e solidrias no mercado. Ouricuri: Caatinga, 2008. DISSIUTA, Stefano Ilha; MARTINS, Adriano da Silva ET al. Qualificao da Agricultura Familiar para a Participao em Feiras e Eventos Comerciais: Elementos bsicos, GTZ/MDA, Braslia 2007 IZQUIERDO, Juan; FAZZONE, Marcos Rodrigues; DURAN, Marcela. Manual Boas Prticas Agrcolas para a Agricultura Familiar. Organizacin de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentacin Oficina Regional de la FAO para Amrica Latina y el Caribe. FAO, 2007 MDS. Feiras livres da agricultura familiar: roteiro de implantao 2007. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) Fontes: Centro Sabi: www.centrosabia.org.br CECOR: www.cecor.org.br Chapada: www.chapada.org.br Caatinga: www.caatinga.org.br Servio Internacional: www.parceriasagroecologicas.org.br Rede Pardal: www.redepardal.org.br Articulao Nacional da Agroecologia (ANA): www.agroecologia.org.br Rede Ecovida de Agroecologia: www.ecovida.org.br Informaes e Endereos: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) www.agricultura.gov.br www.prefiraorganicos.com.br Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) Secretria de Desenvolvimento Territorial SBN Ed. Palcio do Desenvolvimento 8 andar CEP 70.057-900 Braslia DF Tel: (61) 4269 887 ou 4269.9875 www.mda.gov.br Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) Esplanada dos Ministrios, Bloco C, 4 Andar Braslia - DF - CEP. 70046-900 www.mds.gov.br Ministrio do Trabalho e Emprego Secretaria Nacional de Economia Solidria Esplanada dos Ministrios, Bloco F, Sala 347 Braslia DF CEP 70.059.900 Tel: (61) 317.6882 senaes@mte.gov.br Projeto Dom Helder Camara: www.projetodomhelder.gov.br Rede de Comercializao Solidria Xique Xique Rua Mrio Negcio, 158 A Centro Mossor RN CEP: 59 610-080 Email: redexiquexique@gmail.com Tel: (84) 3316.1315

29

A Unio Europia
A Unio Europia (UE) fruto do processo de integrao, iniciado aps a Segunda Guerra Mundial, que tem como objetivo assegurar a paz no continente europeu. Possui uma grande diversidade cultural, que est distribuda nos seus 27 Estados-membros, os quais esto unidos sob os mesmos valores de liberdade, democracia, manuteno da paz, progresso social e econmico, respeito pessoa e primazia do direito sobre a fora. Entre os Estados-membros da UE h livre circulao de bens, pessoas e capitais, graas ao esforo conjunto em alcanar polticas comuns. A introduo do Euro como moeda nica em 15 Estados da Unio foi outro fator de unidade intra-bloco, rumo a uma maior integrao econmica e poltica. Para garantir a execuo das metas almejadas e assegurar seu pleno funcionamento, a UE conta com uma srie de instituies como a Comisso Europia, o Conselho da Unio Europia, o Parlamento Europeu, o Tribunal de Justia, o Tribunal de Contas e o Banco Central Europeu. Sua estrutura semelhante a um Estado. Porm, cabe ressaltar, a soberania de cada Estado-membro preservada. Externamente, a UE apresenta-se como uma potncia econmica e comercial. O mercado consumidor europeu atinge aproximadamente 500 milhes de habitantes. A UE o destino mais importante para as exportaes do Brasil, e o maior investidor no Pas. A UE vem igualmente afirmando-se no cenrio mundial como um importante bloco poltico, no momento em que seus 27 Estados-membros falam atravs de uma s voz. Em relao cooperao com os demais pases, a UE est consciente dos desafios relativos aos seus objetivos de obteno da paz e progresso num mundo com tantas desigualdades. Por este motivo, a UE atua intensamente em projetos que buscam acelerar o desenvolvimento econmico, cultural e social dos povos, em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil. A cooperao entre a Unio Europia e o Brasil possibilita a realizao de vrios projetos em temas prioritrios como o desenvolvimento social, fortalecimento das relaes empresariais e a proteo ambiental. Destacam-se o apoio ao Programa Piloto para Conservao das Florestas Tropicais Brasileiras (PPG7), a ajuda tcnica e financeira s populaes desfavorecidas das regies norte e nordeste e de grandes cidades brasileiras, projetos de desenvolvimento em cincia e tecnologia e o apoio internacionalizao s pequenas e mdias empresas brasileiras. Para mais informaes: http://europa.eu/index_pt.htm http://www.delbra.ec.europa.eu

30

Fundao Konrad Adenauer Escritrio Projeto AFAM - Fortaleza Av. Dom Luis 176, Edificio Mercury - Mezanino CEP 60.160-230 - Aldeota - Fortaleza Cear Fone: (85) 3261.8478 agroecologia@agroecologia.inf.br www.agroecologia.inf.br

PARCEIROS
Agncia do Desenvolvimento Econmico Local ADEL Sede: Rua Juscelino Kubschek, s/n, Ombreira Pentecoste - Cear Escritrio: Rua Juvenal Galeno, s/n, Benfica Fortaleza - Cear Fone: (85) 9124.7403 / 9106.8007 adel@adel.org.br www.adelmediocuru.blogspot.com.br Instituto SESEMAR Rua Hildeberto Barroso, 1195 - Centro Itapipoca-CE - CEP: 62.500.000 Fone: (88) 3631.0589 institutosesemar@hotmail.com www.sesemar.org.br NIC Ncleo de Iniciativa Comunitrias Rua Maria do Carmo Oliveira, 325 CEP 62.795-000 Barreira Cear Fone: (85) 3331.1350 nic.barreira@yahoo.com.br www.portalnic.org.br Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Agrrias Av. Mister Hull, 2977 - C.P. 12.168 CEP 60.021-970 - Campus do Pici - Fortaleza - Cear Fone: (85) 3366.9732 / 3366.9731 / 3366.9730 ccadiret@ufc.br www.cca.ufc.br

Perodos de chuva e seca mar abr mai jun jul ago set out nov dez

Culturas anuais

jan

fev

Cultivos Permanentes

Cultivos extrativistas

> colheita # plantio ~ preparo da terra / Tratos culturais ^ Manejo ps-colheita

Potrebbero piacerti anche