Sei sulla pagina 1di 3

Ficha de Trabalho Movimentos 1

Disciplina: Fsico-Qumica A 11

Contedos: Movimento retilneo uniforme; Movimento retilneo uniformemente variado; Movimento de queda e lanamento na vertical sem efeito da resistncia do ar; Lanamento horizontal desprezando a resistncia do ar. Professora: Carla Cruz

1. Numa corrida de galgos, o galgo da frente persegue a lebre com uma velocidade de 15m/s. A lebre corre a 9m/s e leva 45m de avano quando se encontra a 100m da toca de proteo, no final da reta. Verifique atravs de clculos se o galgo apanha a lebre ou no.

2. Um rapaz sai de bicicleta de uma localidade A com uma velocidade constante de 5m/s, animado de movimento retilneo uniforme. Simultaneamente, de uma localidade B, a 100m de distncia de A, parte outro rapaz de bicicleta em sentido contrrio, com uma velocidade constante com mdulo de 10m/s. Sabendo que ambos os rapazes se deslocam na mesma direo: 2.1. Escreva as equaes do movimento para os dois ciclistas. 2.2. Determine em que instante se cruzam os dois ciclistas. 2.3. Calcule a que distncia das duas localidades se cruzam os ciclistas.

3. Das afirmaes seguintes indique a correta: A. Num movimento uniforme , o mdulo da velocidade instantnea constante e a trajetria associada obrigatoriamente retilnea. B. Para que um movimento seja retilnea e uniforme, basta que o mdulo da sua velocidade instantnea seja constante. C. No M.R.U., um corpo sofre deslocamentos iguais em intervalos de tempos iguais. D. No movimento retilneo e uniforme, o valor da velocidade instantnea no coincide com o valor da velocidade mdia em qualquer instante desse intervalo de tempo.

4. Um corpo de 2kg move-se de acordo com a seguinte equao:

4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6.

De que movimento est animado o corpo? Escreva a equao das velocidades para este movimento. Qual a posio do corpo no instante t=2s. Calcule o valor do deslocamento no intervalo de tempo de [0;2]s. Qual o valor da resultante das foras exercidas sobre o corpo? Qual o valor da velocidade da partcula no instante t=2s?

5. Um corpo de 100g abandonado do topo de um plano inclinado de 25m de comprimento e desliza ao longo do mesmo por ao da fora gravtica. A reao do plano sobre o corpo de 0,86N. 2 Considerando o atrito desprezvel e g=10m/s , calcule: 5.1. O valor da resultante das foras que atuam sobre o corpo. 5.2. O valor da acelerao transmitida ao corpo. 5.3. A altura de que o corpo for largado. 5.4. O instante em que o corpo atinge o final do plano inclinado. 5.5. O valor da velocidade do corpo 2s depois de sair do plano inclinado e passar a estar num plano horizontal.

6. De uma localidade A, parte um automvel 1 animado de movimento retilneo e uniforme com velocidade 15m/s. No mesmo instante de uma localidade B, a 100m de distncia de A, parte do repouso um automvel 2 de 10kg, atuado por uma fora constante de mdulo 10N, mas de sentido contrrio velocidade de 1. 6.1. Escreva as equaes do movimento para os dois automveis. 6.2. Determine em que instante os dois automveis se cruzam. 6.3. Calcule o espao percorrido pelos dois automveis at que se cruzam. 6.4. Qual o valor da velocidade do automvel 2, no instante em que se cruzam?

7.

Um corpo de 1,00kg lanado retilineamente do solo ao ar num planeta do Sistema Solar, sendo a sua variao de velocidade ao longo do tempo descrita pelo grfico. Considerando desprezveis todos os atritos, calcule: a. O mdulo da acelerao da gravidade do referido planeta. b. O valor da resultante das foras que atuam sobre o corpo. c. A altura do ponto mais alto atingido pelo corpo. d. O(s) instante(s) em que o corpo passa altura de 60m.

8. Atirou-se verticalmente ao ar uma bola e esta atinge a altura mxima de 10m. Considere todos os atritos 2 desprezveis e g=10m/s . 8.1. Utilizando argumentos energticos, calcule a velocidade inicial da bola. 8.2. Calcule quanto tempo a bola permanece no ar. 8.3. Em que instante(s) passa altura de 5,0m? 8.4. Qual o valor da sua velocidade no(s) referido(s) instante(s)?

9. Lana-se uma bola verticalmente para cima, com | |=24,4 m/s, num local onde a acelerao da 2 gravidade tem o valor de 10,0m/s . Desprezando a resistncia do ar. A bola sobe e imediatamente depois, desce. 9.1. Estabelea as equaes: A. do movimento acabado de descrever; B. das velocidades deste movimento. 9.2. Qual o tempo que leva a bola a atingir a altura mxima? 9.3. Quanto tempo demora a bola a voltar posio inicial? 9.4. Calcule a altura mxima que a bola atinge. 9.5. Trace os grficos x=f(t), v=f(t) e a=f(t) de 0 a 6s.

10. Um corpo lanado verticalmente, para cima, de um ponto a 5,0m do solo, com velocidade inicial de valor 25m/s. Determine: 10.1. O tempo de subida do corpo. 10.2. O tempo total do movimento do corpo at atingir o solo. 10.3. O mdulo de velocidade do corpo ao atingir o solo. 10.4. O mdulo de deslocamento total. 10.5. Trace o grfico v=f(t) desde o instante em que o corpo lanado at atingir o solo.

11. O Antnio deixa cair uma borracha , da varanda de casa, que se encontra a 20m de altura. No mesmo instante, o Miguel larga um berlinde, da janela do seu quarto, que permanece no ar o dobro do tempo da borracha d Antnio. 11.1. Calcule a altura a que se encontra a janela do Miguel. 11.2. O mdulo da velocidade com que o berlinde passa pela varanda do Antnio.

12. Assinale as afirmaes corretas, corrigindo as falsas: A. Dois corpos, lanados horizontalmente, atingem o solo no mesmo ponto se tiverem a mesma massa. B. Um corpo, que lanado verticalmente para cima, animado com uma acelerao que simtrica, da acelerao, que o corpo adquire durante a queda. C. A fora que atua sobre um corpo que lanado horizontalmente tanto mais intensa quanto maior for a sua massa. D. Um corpo que atinge o solo com velocidade (m/s) foi lanado horizontalmente com velocidade (m/s). E. O movimento de um corpo, lanado horizontalmente, pode ser descrito como a sobreposio de um movimento retilneo uniformemente acelerado na vertical e movimento retilneo uniforme na horizontal.

13. Um canho lana horizontalmente uma bala de velocidade inicial de 20,0m/s. O canho encontra-se a 60,0m acima do nvel da gua do mar. 13.1. Classifique o movimento da bala e escreva a sua equao de movimento: A. Segundo a horizontal; B. Segundo a vertical. 13.2. Determine as coordenadas do ponto de impacto da bala com o solo. 13.3. Calcule o mdulo da velocidade de impacto da bala com o solo.

FIM

Potrebbero piacerti anche