Sei sulla pagina 1di 3

Disciplina: QUMICA Professores: Llian Moreira 3 UNIDADE

LISTA DE EXERCCIOS AVALIATIVA


01. (Unicamp-SP) Durante os dias quentes de vero, uma brincadeira interessante consiste em pegar um saco plstico, leve e de cor preta, encher 3/4 do seu volume com ar, amarrar hermeticamente a sua boca, expondo-o, em seguida, aos raios solares. O ar no interior do saco aquecido, passando a ocupar todo o volume. Como consequncia, o saco sobe na atmosfera como um balo. a) Considere a presso atmosfrica constante durante a brincadeira e considerando ainda que inicialmente o ar estava a 27 C calcule a variao da temperatura do ar no interior do saco plstico entre a situao inicial e a final, quando o gs ocupa todo o volume. b) Qual a relao entre as densidades do ar no incio e no instante em que todo o volume do saco ocupado? 02. (Unicamp-SP) Um balo meteorolgico de cor escura, no instante de seu lanamento, contm 100 mol de gs hlio (He). Aps ascender a uma altitude de 15 km, a presso do gs se reduziu a 100 mm Hg e a temperatura, devido irradiao solar, aumentou para 77 C. Calcule, nestas condies: a) o volume do balo meteorolgico; b) a densidade do He em seu interior. (Dados: R = 62 mm Hg L mol1 K1; massa molar do He = 4 g/mol) 03. Num canto de uma sala quebrada uma ampola contendo gs amnia (NH 3) e no canto oposto, no mesmo instante, quebrada uma ampola contendo gs sulfdrico (H 2S). Uma pessoa colocada no centro dessa sala sentir primeiro o cheiro do NH3 ou do H2S? Por qu? (Massas atmicas: N = 14; S = 32; H = 1) 04. (IME-RJ) Um balo de material permevel s variedades alotrpicas do oxignio cheio com oznio e colocado em um ambiente de oxignio mesma presso e igual temperatura do balo. Responda, justificando sumariamente: o balo se expandir ou se contrair? 05. O hidrognio atravessa um pequeno orifcio com velocidade igual a 5,0 L/min, numa dada P e T. Com qual velocidade o oxignio atravessa o mesmo orifcio, na mesma P e T? (Massas atmicas: H = 1, O = 16) 06 .O gs hlio atravessa um pequeno orifcio com velocidade 7 vezes maior que um gs X nas mesmas condies. Qual a densidade do gs X nas CNTP? (Massa molar do He = 4 g/mol) a) 1,8 g/L.

b) 1,0 g/L. c) 1,25 g/L. d) 2,5 g/L. e) 0,5 g/L. 07. (Fuvest-SP) Deseja-se preparar e recolher os gases metano, amnia e cloro. As figuras I,II e IIImostram dispositivos de recolhimento de gases em tubos de ensaio.

escolha, dentre os dispositivos apresentados, os mais adequados para recolher, nas condies ambiente, metano, amnia e cloro. Esses dispositivos so, respectivamente: a) II, II e III. b) II, I e III. c) III, I e II. d) III, III e I. e) II, III e I. 08. (Fuvest-SP)

Ao nvel do mar e a 25 C: volume molar de gs = 25 L/mol; densidade do ar atmosfrico = 1,2 g/L (Dados: H = 1, C = 12, N = 14, O = 16 e Ar = 40) As bexigas A e B podem conter, respectivamente: a) argnio e dixido de carbono. b) dixido de carbono e amnia. c) amnia e metano. d) metano e amnia. e) metano e argnio.

09. (UFU-MG) A atmosfera composta por uma camada de gases que se situam sobre a superfcie da Terra. Imediatamente acima do solo localiza-se uma regio da atmosfera conhecida por troposfera, na qual ocorrem as nuvens, os ventos e a chuva. Ela tem uma altura aproximada de 10 km, a temperatura no seu topo cerca de 50 C e sua presso de 0,25 atm. Se um balo resistente a altas presses, cheio com gs hlio at um volume de 10 L, a 1,00 atm e 27 C for solto, o volume deste balo, quando chegar ao topo da troposfera ser de: (Dados: 0 Kelvin = 273 C) a) 40,0 L. b) 74,1 L. c) 36,3 L. d) 29,7 L. e) 52,5 L.

10. (UNI-RIO mod.) Considere as informaes na seguir e responda s questes propostas. 29,0 g de uma substncia pura e orgnica, no estado gasoso, ocupam o volume de 8,20 L temperatura de 127 C e presso de 1 520 mm Hg. (Dados: R = 0,082 L atm/K mol; massas at-micas: C = 12, H = 1) a) Determine a massa molar da substncia citada. b) Se essa substncia for constituda somente por carbono e hidrognio, como ser a sua frmula molecular? 11. Em um frasco, a uma certa presso e temperatura, esto contidos 11 gramas de CO 2. Qual a massa de oxignio (O2), num frasco de mesmo volume, que exercer a mesma presso na mesma temperatura? (Dados: massas atmicas: C = 12, O = 16) 12. Um recipiente fechado A contm 12 g de O2(g) numa dada temperatura, sob presso de 0,5 atm. Um recipiente fechado B, com volume igual ao de A, na mesma temperatura, contm 33 g de um gs X sob presso de 1,0 atm. O gs X pode ser: a) O3. b) CH4. c) SO2. d) CO2. e) He.

Potrebbero piacerti anche