Sei sulla pagina 1di 96

GOL

GUIA DE ORIENTAO LOCAL


OS MUNICPIOS PAULISTAS NA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014

JULIO SEMEGHINI Secretrio de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de So Paulo e Coordenador do Comit Paulista da Copa do Mundo da FIFA 2014
com enorme entusiasmo que lanamos este Guia de Orientao Local Os Municpios Paulistas na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A publicao mais uma ao do Comit Paulista da Copa para estimular a participao das cidades no evento. Desde o incio, o Governo do Estado teve como meta envolver os municpios nas oportunidades geradas com a Copa. A primeira delas foi estimular e orientar as cidades para que se candidatassem a Centros de Treinamento de Selees. Como resultado, So Paulo hoje responsvel por quase 40% das opes de CTS no catlogo ocial da FIFA. A realizao do torneio deve contribuir muito com a infraestrutura, economia e desenvolvimento social dos municpios. Vale destacar tambm o envolvimento da populao em todas as cidades com manifestaes culturais, fortalecendo a autoestima dos paulistas. E entre os principais legados que caro da Copa do Mundo, destacam-se a modernizao de equipamentos esportivos e hoteleiros na capital e interior, atualizao dos sistemas de telecomunicaes, avano nos planos de ao em segurana, sade e transportes e a valorizao da cultura local. Sem contar os legados intangveis, como o futuro do turismo em nossa regio, os estmulos esportivos, a maior abertura para o mundo. Isso tudo um passo a mais rumo globalizao.

GERALDO ALCKMIN Governador do Estado de So Paulo

Palco da grande abertura e com expectativa de ser o antrio de vrias selees da Copa do Mundo de 2014, o Estado de So Paulo se prepara para fazer uma festa inesquecvel. Para isso, colocamos em prtica medidas importantes para o aperfeioamento da infraestrutura urbana, linha de crdito para o setor hoteleiro e equipamentos esportivos, e investimento nas pessoas, com qualicao prossional e aprendizado de idiomas. So alguns exemplos de nossos esforos para que tudo ocorra de maneira organizada. Vamos receber bem os turistas, a imprensa e as selees internacionais que esperamos sediar nos diversos Centros de Treinamento paulistas. Mas este um trabalho que se faz em equipe. Por isso, quero convidar a todos os municpios paulistas a se envolverem nesta grande celebrao. Aqui, voc encontra dicas criativas e orientaes importantes para que a realizao da festa na sua cidade seja muito bem-sucedida. Envolva-se, prepare-se para viver momentos marcantes, de muita alegria e tambm de oportunidades para o desenvolvimento de nossas cidades.

1 EDIO - 2.000 EXEMPLARES JUNHO 2013

NDICE
1 - COPA DO MUNDO DA FIFA 2014 E EVENTOS OFICIAIS.....7 2 - PROGRAMA DE PROTECAO S MARCAS.................................15 3 - EVENTOS DE EXIBIO PBLICA...............................................33 4 - CENTROS DE TREINAMENTO........................................................41 5 - OPORTUNIDADES.................................................................................47 6 - VOLUNTARIADO...................................................................................59 7 - DECORAO DAS CIDADES...........................................................63 8 - SAIBA MAIS..........................................................................................71

1 A COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014


A maior festa internacional do futebol acontece no Brasil do dia 12 de junho ao dia de 13 julho de 2014. Milhes de brasileiros, de cada ponto do Pas, estaro realizando o sonho de receber o mundo todo para vibrarem juntos. Paixo nacional, em terra de pentacampees, a COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 uma grande oportunidade de unir o Pas no mesmo ritmo, como j diz o slogan do evento. O Mundial de futebol 2014 um evento da FIFA, organizado com o apoio das esferas governamentais e dos patrocinadores privados - nacionais e internacionais. (Saiba mais na pgina 88). A FIFA trabalha em conjunto com o Comit Organizador Local, o COL (Saiba mais na pgina 75), que uma sociedade privada brasileira constituda com o propsito de fazer a intermediao entre a FIFA, todas as autoridades e outras partes envolvidas no Brasil com a realizao da COPA DO MUNDO DA FIFA, zelando pelas obrigaes e prazos inerentes organizao da competio e demais eventos ociais.

Em So Paulo, o trabalho integrado do Governo do Estado e da Prefeitura (Saiba mais na pgina 75) garante os preparativos para o evento junto ao COL, FIFA e ao Governo Federal. No Governo do Estado as aes so coordenadas pelo COMIT PAULISTA e na Prefeitura de So Paulo pela SPCOPA. Diferentes aes esto sendo planejadas e implementadas para que So Paulo receba bem os turistas, a imprensa, as autoridades e as melhores selees de futebol do mundo. Consolidar o Estado como destino de eventos internacionais, alcanar nvel de excelncia na prestao de servios ao turista e garantir um efetivo legado populao so os trs objetivos principais do Estado de So Paulo para o evento.

A ideia aproveitar a efervescncia do evento para criar oportunidades de desenvolvimento em todas as regies do Estado, mesmo nas que no estejam diretamente envolvidas na realizao dos jogos ou hospedagem de selees. Desde o incentivo ao turismo, formao de prossionais em diferentes reas, at o planejamento de Eventos de Exibio Pblica, cada cidade pode vincular seu atrativo principal ao clima de festa que estar presente em todo o Pas.

EVENTOS OFICIAIS O primeiro grande teste operacional do Brasil a organizao da Copa das Confederaes da FIFA 2013. A COPA DAS CONFEDERAES DA FIFA BRASIL 2013 acontece de 15 a 30 de junho de 2013 com a participao de oito pases, em seis cidades-sede. Os estdios novos ou reformados de Braslia, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Recife recebem 16 partidas do torneio.

A COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 ser a 20 edio do torneio e a segunda realizada no Brasil a primeira foi em 1950. As 64 partidas sero disputadas em 12 cidades-sede: Belo Horizonte, Braslia, Cuiab, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e So Paulo. O jogo de abertura na nova Arena de So Paulo, de propriedade do Sport Club Corinthians Paulista, no dia 12 de junho de 2014, dar incio ao mais importante torneio de futebol do planeta. O Maracan, no Rio de Janeiro, acolher a nal no dia 13 de julho. Sero 32 selees participantes, atraindo a ateno de milhes de torcedores em todo o mundo e estimulando a circulao de turistas nacionais e internacionais pelos atrativos brasileiros.

10

A cidade-sede So Paulo (Saiba mais na pgina 75) receber os seguintes jogos:

11

Simultaneamente aos jogos acontece o FIFA FAN FEST (Saiba mais na pgina 78), nico evento ocial de exibio pblica de todas as partidas promovido pela FIFA, onde o torcedor poder vivenciar o clima da competio sem estar nos estdios. um evento com programao cultural variada, com atraes antes e depois das partidas, e realizado somente nas sedes do evento e em algumas cidades no exterior. Outras formas de exibio pblica podero ser realizadas em qualquer municpio que tiver interesse, respeitados os critrios estabelecidos pela FIFA e pela Rede Globo, detendora dos direitos de transmisso. (Saiba mais no captulo Eventos de Exibio Pblica, na pgina 33).

12

13

14

2 - PROGRAMA DE PROTEO DE MARCAS OFICIAIS

Entre os compromissos assumidos pelo Governo do Estado para ser uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA est o de auxiliar a FIFA na proteo de suas marcas, evitando o uso indevido ou no autorizado. A proteo s marcas valoriza tambm as prprias iniciativas do Governo Estadual e dos Municpios relacionadas aos eventos ociais. Todas as marcas, denominaes, imagens, emblemas, psteres, slogans, mascote e msicas ociais dos eventos so de propriedade da FIFA e somente podero ser utilizados mediante sua autorizao. No Brasil, como j mencionado, a Rede Globo detm os direitos de transmisso dos jogos e eventos da COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 e COPA DAS CONFEDERAES DA FIFA BRASIL 2013. Isso quer dizer que a utilizao de imagens depende de prvia autorizao da Rede Globo e da FIFA (Veja no captulo Eventos de Exibio Pblica, na pgina 33).

15

Caso haja interesse em utilizar quaisquer das propriedades da FIFA, ou relatar o uso irregular das mesmas, solicita-se que o pedido/relato seja enviado ao COMIT PAULISTA, com a devida justicativa, por meio do endereo eletrnico comite2014@sp.gov.br, para que seja enviado FIFA. MASCOTE FULECO

IDENTIDADE VISUAL

SLOGAN OFICIAL (SAIBA MAIS PGINA 81)

16

EXEMPLOS DE USO

PODE

NO PODE

Com o intuito de fornecer orientao ao pblico geral, a seo abaixo dene a posio da FIFA em relao a alguns exemplos comuns de associao comercial indevida com a Copa do Mundo da FIFA (Associao Indevida) e alguns exemplos de atividades que podem ser consideradas legtimas. Esta seo tem como objetivo auxiliar entidades terceiras que desejem evitar associao indevida com a Competio. Obviamente, no possvel enumerar cada uma das diversas situaes ou comentar as diferentes sanes legais aplicveis em cada pas. Nestes exemplos, as referncias feitas s Marcas Ociais incluem reprodues totais ou parciais e imitaes das Marcas Ociais.
* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

17

ATIVIDADES DE MARKETING Anncios comerciais gerais


FUTEBOL NO BRASIL

FUTEBOL NO BRASIL
EXEMPLO LTDA

GANHE Um anncio comercial utilizando INGRESSOS somente termos/elementos visuais AL ORN gerais relacionados a futebol J NO GANHE INGRESSOS cria, necessariamente, uma associao L indevida. NA JOR
FIF A
do Ticke not t conta fold or ins a chip punc ture. - pleas e

FIF Tri A Blo bune ck : 33 39 2 - GR

FIF FIF A A

0044

1225

1610

9003 0060

9200

en BE s iJI W NG or ld FIF Cu A p W Ch or ina ld Cu 20 p 07 St ad EE Ro N ion w: SE - 21 CT 2 OR Ju Se ne at - Ea 20 : 10 st 07 sid e

Te

W om

am

-T

EA

Pr Ca ice t. : Eu 1 ro

xx

BLU

.xx

GRE

EN

RED

YEL

LOW

Incl tran ude spo rt

s free (2nd use

clas of all s) on loca mat l pub ch lic day .

05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

FIF A

do

Ticke

not t conta fold or

ins a chip punc

ture. - pleas

TE AM EXEMPLO B LTDA 0044 1225

en BE s iJI W FIF NG or FIF A ld A FIF FIF Cu Tri A A p W Ch Blo bune or ina ld ck Cu : 33 39 20 p 07 2 - GR St ad EE Ro N ion w: SE - 21 CT 2 OR Ju 1610 Se ne 9003 at - Ea 20 : 10 st 0060 07 sid 9200 e

Te

W om

am

Ca ice t. : Eu 1 ro

Pr

R O PO TAD A ESEN LTD APR PLO EXEM

xx

BLU

.xx

GRE EN

RED
Incl tran ude spo s free rt (2nd use

YEL LOW

COPA DO MUNDO DA FIFA


05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

clas of all s) on loca mat l pub ch lic day .

EXEMPLO LTDA

SSOS INGRE EXEMPLO


LTDA

EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

R O PO TAD A ESEN LTD APR PLO EXEM

PLO EXEM LTDA

do Copa

PLO EXEM LTDA

JO

EG GUE

Mund

ANHE

o 201

Um anncio comercial utilizando INGRESSOS uma Marca Ocial (como emblemas, NAL JOR palavras, slogans, ttulos de evento, etc.) ou qualquer outro tipo de referncia ao evento em um contexto JORNAL comercial cria associao indevida.
COPA DO MUNDO DA FIFA
EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS

COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

APRESENTA

DO POR
EXEMPLO LTDA

un do M CopaEXEMPLO GANHE

14 do 20

TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR


APRESENTA DO POR
EXEMPLO LTDA

EE JOGU
LTDA

EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

PLO EXEM LTDA

EXEMPLO LTDA

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

18

Promoo com ingressos


FUTEBOL NO BRASIL

GANHE INGRESSOS
FIF A BE iJIN

GANHE INGRESSOS
do Ticket not conta fold ins or a punctchip ure. - please

do

Ticket not conta fold ins or a punctchip ure. - pleas e

FIFA FIFA

Te
G FIF A

Wo

me

am
rld

ns

Wo

FIF A Wo me ns BE Wo FIFA iJIN FIFA G rld FIF FIFA Cu Tri A p Wo Ch Blo bune rld ina ck: 39 Cu 20 33 p 07 2 - GR Sta EE dio Ro N n w: SE - 21 CT 0044 2 1225 OR Jun 1610 Se e 9003 at: - Ea 20 0060 10 st sid 07 9200 e

Te

am

- TE

AM

Pri Ca ce: t. Eu 1 ro

xx.

BLU E

xx

GRE EN

RED

EXEMPLO LTDA

Inclu tran des spor

free t (2nd

use class of all ) on loca matc l publ h ic day. 05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

EXEMPLO LTDA

COPA DO MUNDO DA FIFA

INGRESSOS

EXEMPLO LTDA

N JOR Qualquer tipo de promoo com L RNA JO ingressos (incluindo leiles online e competies promocionais), exceto quando organizado por um Parceiro da SOS INGRES FIFA, gera uma associao indevida.
Cu
0044 1225 1610 9003 0060 9200

FIFA Tri Blo bune ck : 33 39 2 - GR

Wo

rld

EE Ro N w: SE CT 2 OR Se at: - Ea 10 st sid

- TE p China AM 2007 p Sta dio B n


- 21 Jun e 20 e 07

Cu

AL

Pri Ca ce t. : Eu 1 ro

xx.

BLU

xx

GRE

EN

RED

YEL

LOW

Inclu tran des spor

free t (2nd

use class of all ) on loca mat l pub ch lic day.

05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

EXEMPLO LTDA

YELL OW

R O PO TAD SEN LTDA APRE PLO EXEM

O TAD SEN LTDA APRE PLO EXEM

POR

COPA DO MUNDO DA FIFA

EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS

TABELA DE JOGOS COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

GANHE Concurso / Jogos / Loterias INGRESSOS


do Ticke not t conta fold or ins a chip punc ture. - pleas e

PLO EXEM LTDA

JORNAL

0044

14

HE

d Copa

JOG

UE E

o Mu

ndo 2

014

FIF A Wo me ns BE Wo FIFA iJIN FIFA G rld FIF FIFA Cu Tri A p Wo Ch Blo bune rld ina ck Cu : 33 39 20 p 07 2 - GR Sta EE dio Ro N n w: SE - 21 CT 2 1225 OR Ju 1610 Se ne 9003 at: - Ea 20 0060 10 st sid 07 9200 e

Te

am

-T

EA

JORNAL
B

Pri Ca ce t. : Eu 1 ro

xx

BLU

.xx

GRE EN

E GANH

RED
Inclu tran des spor

free t (2nd

use class of all ) on loca mat l pub ch lic day. 05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

EXEMPLO LTDA
TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

Qualquer tipo de concurso, jogo ou loteria que utilize uma Marca Ocial gera uma associao indevida.
APRESENTAD O POR
EXEMPLO LTDA

JO

L RNA
APRESENTAD O POR

YEL LOW

EXEMPLO LTDA

R O PO TAD A ESEN LTD APR PLO EXEM

TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

PLO EXEM LTDA

COPA DO MUNDO DA FIFA

INGRESSOS

EXEMPLO LTDA

EXEMPLO LTDA TABELA DE JOGOS

EXEMPLO LTDA

Uso editorial
JORNAL

COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

014

O uso legtimo editorial, no comercial, NO cria uma associao indevida.


APRESENTAD O POR
EXEMPLO LTDA

NHE
TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

EXEMPLO LTDA

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

19

Informes comerciais / publicitrios:


GANHE INGRESSOS
W or ld

ns

-T
ad

Cu

St

EA

Ch

ina

ion

M
Ju

20

- 21

B
ne 20

07

t sid

07

J
BLU
GRE EN

A ORN

RED
Incl tran ude spo rt

s free (2nd use

clas of all s) on loca mat l pub ch lic day .

05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

LO A

R O PO TAD A ESEN LTD APR PLO EXEM

No h justicativa legtima para o uso comercial de uma Marca Ocial por terceiros para a apresentao de contedo editorial, uma vez que isso gera uma associao indevida.

YEL LOW

SSOS

O DA FIFA

EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

TABELA DE JOGOS

JORNAL

TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

Observao: a tabela de jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 protegida por direitos autorais de propriedade intelectual em diversos pases no mundo. A imprensa est autorizada a publicar o calendrio de jogos para informar o pblico da Copa do Munda da FIFA Brasil 2014, mas deve-se garantir que o calendrio de jogos no seja publicado com marcas de empresas no autorizadas localizadas sobre, prximo ou no mesmo.
APRESENTA DO POR
EXEMPLO LTDA

EXEMPLO LTDA

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

20

GANHE INGRESSOS
FIF A BE
do Ticket not conta fold ins or a punctchip ure. - please

FIFA FIFA

iJIN

Te
G FIF A

Wo

me

am
rld

ns

Wo

FIFA Tri Blo bune ck: 39 33 2 - GR

Wo

A
p

rld

Cu

0044 1225 1610 9003 0060 9200

EE Ro N w: SE CT 2 OR Se at: - Ea 10 st sid

Sta

- TE p China AM 2007 dio B n


- 21 Jun e 20 e 07

Cu

Pri Ca ce: t. Eu 1 ro

JOR
BLU E
GRE EN RED

NA

xx.

xx

YEL LOW

Inclu tran des spor

free t (2nd

use class of all ) on loca matc l pub h lic day. 05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

EXEMPLO LTDA

Uso no comercial
O PO TAD SEN LTDA APRE PLO EXEM R

DA FIFA COPA DO MUNDO INGRESSOS

GANHE

INGRESSOS
FIF A BE
do Ticket not conta fold ins or a punctchip ure. - please

0044

1225

p Wo Ch Blo bune rld ina ck: 39 Cu 20 33 p 07 2 - GR Sta EE dio Ro N n w: SE - 21 CT 2 OR Jun 1610 Se e 9003 at: - Ea 20 0060 10 st sid 07 9200 e

Tri

FIFA FIFA FIFA

iJIN

Te

Wo

me

FIF A

am

ns

Wo

rld

EXEMPLO LTDA

- TE

Cu

AM

TABELA DE JOGOS COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

Pri Ca ce: t. Eu 1 ro

JOR

NA

xx.

BLU E

xx

GRE EN

RED
Inclu tran des spor

free t (2nd

use class of all ) on loca matc l pub h lic day. 05.0 09:1 5.07 39.2 2hrs /26/ 6

EXEMPLO LTDA

JORNAL
COPA DO MUNDO DA FIFA

O PO TAD SEN LTDA APRE PLO EXEM

O uso editorial, no comercial, do calendrio de jogos pela imprensa NO gera uma associao indevida.

YEL LOW

INGRESSOS

EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS COPA DO MUNDO DA FIFA 2014


TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

APRESENTAD

O POR
EXEMPLO LTDA

JORNAL

Uso comercial
EXEMPLO LTDA
APRESENTAD O POR
EXEMPLO LTDA

TABELA DE JOGOS APRESENTADO POR

EXEMPLO LTDA

O uso comercial do calendrio de jogos, especialmente com a aposio de marcas de empresas no patrocinadoras no mesmo para ns de marketing, promoo ou publicidade, gera uma associao indevida.

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

21

NOME DE EMPRESAS/COMPANHIAS Termos gerais


COPAao Um nome de empresa relacionado 2014 futebol ou ao Brasil de maneira geral 20 14 NO cria, necessariamente, associao indevida (contanto que no seja utilizado juntamente com smbolos, elementos visuais ou referncia Copa do Mundo da FIFA).
DO MUNDO

BRASIL

FUTEBOL
FUTEBOL MUNDIAL LTDA

DE GUIA ES ODA ACOM


DE GUIA AES ACOMOD

2014 LTDA BRASIL DE HOTIS GUIA

IL 2014 BRAS TIS LTDA DE HO GUIA

COPA
DO MUNDO

Marcas/Designaes Ociais da Competio FUTEBOL


www.copadomundo.viagens.empresa.com
FUTEBOL MUNDIAL LTDA

EXEMPLO LTDA

20 14 IL
BRAS

2014

DE GUIA ES ODA ACOM


DE GUIA AES ACOMOD

BRASIL

2014 LTDA BRASIL DE HOTIS GUIA

O uso de uma Marca ou das Designaes Ociais da Competio como parte do nome de uma empresa cria associao indevida.
EXEMPLO LTDA

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

IL 2014 BRAS TIS LTDA DE HO GUIA

EXEMPLO LTDA

www.copadomundo.viagens.empresa.com

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

BRASIL

EXEMPLO LTDA

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

22

COPA
DO MUNDO

20 14 IL
BRAS

2014

FUTEBOL
FUTEBOL MUNDIAL LTDA

MERCHANDISING
DE GUIA ES ODA ACOM
DE GUIA AES ACOMOD

Termos gerais de futebol


2014 LTDA BRASIL DE HOTIS GUIA

IL 2014 BRAS TIS LTDA DE HO GUIA

EXEMPLO LTDA

BRASIL BRASIL
BAIXAR PAPEL DE PAREDE

Itens de merchandising contendo termos gerais relacionados ao futebol ou www.copadomundo.viagens.empresa.com ao Brasil ou a bandeiras nacionais NO infringem os direitos da FIFA (desde que no sejam utilizados juntamente com smbolos, elementos visuais e/ou referncias Copa do Mundo da FIFA).
EXEMPLO LTDA

EXEMPLO LTDA

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

EXEMPLO LTDA

REDE SOCIAL
MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

Marcas/Designaes Ociais das Competies


EXIBIO PBLICA CIDADE ABCD

EXEMPLO LTDA

2014
BRASIL

O uso de uma Marca ou das Designaes Ociais das Competies em um item de merchandising gera uma associao indevida.

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

23

DECORAO DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS (RESTAURANTES, BARES, LOJAS) Termos gerais Itens de decorao relacionados de COPA forma geral ao 2014futebol ou ao Brasil 20 14 em estabelecimentos comerciais NO geram uma associao indevida.
DO MUNDO

BRASIL

Marcas/Designaes Ociais da Competio O uso de uma Marca/Designao Ocial da Competio como parte da decorao de estabelecimentos comerciais gera uma associao indevida.
EXEMPLO LTDA

COPA
DO MUNDO

20 14 IL

2014

EXEMPLO LTDA

RAS Bwww.copadomundo.viagens.empresa.com

IL

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.


EXEMPLO LTDA

empresa.com

EXEMPLO LTDA

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

24

INTERNET/DISPOSITIVOS MVEIS Nomes de domnio/URLs legtimos


EXEMPLO LTDA

do.viagens.empresa.com

EXEMPLO LTDA

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

O uso de uma Marca Ocial como URL pode ser considerado como uso COPA legtimo e descritivo se a mesma vier 2014 20 14 aps o nome do domnio.
DO MUNDO

BRASIL

UNDIAL

ES

Nomes de domnio/URLs Em geral, as Marcas/Designaes Ociais da competio no podem ser incorporadas, no topo ou em parte, a nomes de domnios (ou a uma identicao de URL que venha antes do nome do domnio) de sites com contedo comercial.
EXEMPLO LTDA

4 S LTDA

EXEMPLO LTDA

www.copadomundo.viagens.empresa.com

RASIL

www.empresa-de-viagens.com/ informacoesdeviagenscopadomundo.htm

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

25

INTERNET/DISPOSITIVOS MVEIS Uso comercial As Marcas/Designaes Ociais da Competio no podem ser utilizadas juntamente com ou prximas a logotipos de empresas no patrocinadoras ou referncias comercias s mesmas (como por exemplo Um oferecimento de... ou Patrocnio: ..., etc.), ou utilizadas individualmente, em posio xa ou de forma recorrente, em sites, incluindo sites e aplicativos otimizados para celulares, especialmente tratandose do uso repetitivo das Marcas/ Designaes Ociais em um dos cantos de uma edio especial ou de BRASIL de uma forma sucessiva nas pginas subseo especial de um site).
EXEMPLO LTDA
BAIXAR PAPEL DE PAREDE
EXIBIO PBLICA CIDADE ABCD

SAMPLE LTD
COPA DO MUNDO DA FIFA 2014 COPA DO MUNDO
DA FIFA 2014

EXEMPLO LTDA

REDE SOCIAL

O ND MO DO 14 PA 20 CO FIFA A D

MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

EXEMPLO LTDA

2014

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

26

Hyperlinks As Marcas/Designaes Ociais da Competies no podem ser utilizadas como hyperlinks ou atalhos na internet (para informaes sobre a utilizao do hiperlink, www.fa.com).
BAIXAR PAPEL DE PAREDE

SAMPLE LTD

EXEMPLO LTDA

SAMPLE LTD
COPA DO MUNDO DA FIFA 2014 COPA DO MUNDO
DA FIFA 2014

EXEMPLO LTDA

EXEMPLO LTDA

BAIXAR PAPEL DE PAREDE

MMA/SMS/Outros servios de comunicaes mvel


MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

REDE SOCIAL

EXEMPLO LTDA

EXIBIO PBLICA CIDADE ABCD

EXEMPLO LTDA

ND MO DO 14 PA 20 CO FIFA DA

Os logotipos, smbolos e outras Marcas Ociais da FIFA no podem ser utilizados em SMS, MMS ou outros servios de comunicao mvel similares em um 2014 contexto comercial. Os Termos Protegidos BRASIL da FIFA (ex. designaes ociais da Competio) no podem ser utilizados 2014 em tais servios de comunicao mvel BRASIL de maneira a criar a impresso de que um servio ocialmente associado FIFA/ Copa do Mundo da FIFA 2014.
MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

REDE SOCIAL

EXIBIO PBLICA CIDADE ABCD

EXEMPLO LTDA

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

27

Aplicativos mveis e de outros tipos As Marcas/Designaes Ociais da Competio no podem ser utilizadas em aplicativos especcos voltados para a Copa do Mundo da FIFA 2014, no sendo permitida a criao de qualquer tipo de associao comercial com a FIFA e com a Copa do Mundo da FIFA 2014. Os Termos Protegidos no podem ser incorporados ao nome de qualquer aplicativo desse tipo.

EXEMPLO LTDA

BAIXAR PAPEL DE PAREDE

EXEMPLO LTDA

REDE SOCIAL

EXEMPLO LTDA

MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

BAIXAR PAPEL DE PAREDE

Get up (o conceito de visual e atmosfera do site)

EXEMPLO LTDA

2014
BRASIL
MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

REDE SOCIAL

As Marcas Ociais no podem ser utilizadas como parte de um site (incluindo designs de fundo ou papel de parede), ou como parte importante de uma pgina introdutria de um site.

2014
BRASIL

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

28

SAMPLE LTD
DA FIFA 2014

DO MUNDO DA FIFA 2014 COPA DO MUNDO

EXEMPLO LTDA

BAIXAR PAPEL DE PAREDE

EXEMPLO LTDA

Mdias Sociais Os logotipos, smbolos e outras Marcas Ociais da Competio no podem ser utilizados em plataformas de mdia social. Os Termos Protegidos Ociais da Competio no podem ser utilizados de maneira a criar a impresso de que uma pgina o cialmente associada FIFA e/ou BRASIL Copa do Mundo da FIFA.
REDE SOCIAL
MY PROFILE COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

O ND MO DO 14 PA 20 CO FIFA DA
EXIBIO PBLICA CIDADE ABCD

EXEMPLO LTDA

2014

* Texto extrado da edio geral #4 Diretrizes Pblicas da FIFA 2010 FIFA.

29

PARCERIAS COMERCIAIS A FIFA trabalha com um grupo de Parceiros Comerciais que atua em diferentes nveis de patrocnio dos eventos ociais no Brasil. Esto divididos em : Parceiros, Patrocinadores e Apoiadores Locais (Conhea quem so eles no Saiba mais na pgina 88). H ainda os Licenciados de Marca, que possuem autorizaes para usar as marcas da FIFA na publicidade, marketing, promoo e venda dos seus produtos e programas licenciados.

ATENO! A atividade comercial deve obedecer a legislao brasileira e, tambm, a Lei Geral da Copa (saiba mais na pgina 79).

30

O marketing de emboscada por intruso (atividades promocionais ou exposio de marcas nos locais de ocorrncia dos eventos) ou por associao (promoo ou divulgao por associao direta ou indireta com eventos ou smbolos ociais sem autorizao da FIFA) no est autorizado. (Saiba mais na pgina 85).

Qualquer atividade comercial concepo, produo, reproduo, venda, distribuio, exposio que apresente as Marcas Oficiais dos eventos da FIFA no Brasil requer autorizao prvia por escrito da FIFA e, conforme o caso, de seus Parceiros Comerciais.

31

32

3 - EVENTOS DE EXIBIO PBLICA


Um evento considerado uma exibio pblica quando transmitir a competio para um pblico em qualquer local que no seja uma residncia. Exemplos: bares, restaurantes, estdios, espaos abertos, escritrios, obras, estabelecimentos educacionais e hospitais. Os FIFA FAN FEST so os nicos eventos ociais de Exibio Pblica da FIFA (veja na pgina 78). Outros eventos de exibio pblica podem ser organizados para a COPA DAS CONFEDERAES DA FIFA BRASIL 2013 e para a COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014. A transmisso ao vivo dos jogos em teles tem por objetivo possibilitar aos torcedores sem acesso aos estdios e aos FIFA FAN FEST uma participao mais vibrante nesta festa do futebol mundial. Uma oportunidade para todos os brasileiros. Trs formatos principais de exibies pblicas foram denidos pela FIFA:

33

EXIBIO PBLICA NO COMERCIAL Eventos com capacidade inferior a 5.000 pessoas sem qualquer tipo de exploraco comercial.

34

EXIBIO PBLICA COMERCIAL Com ns comerciais, podendo haver cobrana direta ou indireta de entradas, a explorao de patrocnio ou direitos comerciais e/ou qualquer outro tipo de explorao comercial do evento.

35

EXIBIO PBLICA NO COMERCIAL ESPECIAL Eventos com capacidade maior ou igual a 5000 pessoas sem qualquer tipo de explorao comercial.

36

A Rede Globo a detentora da licena audiovisual para a COPA DAS CONFEDERAES DA FIFA BRASIL 2013 e para a COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 e a nica responsvel pela transmisso do sinal para exibies pblicas de qualquer partida destas competies, de acordo com as regras gerais estabelecidas pela Rede Globo e pela FIFA (Saiba mais na pgina 77). Portanto, ser necessria a obteno de uma licena da FIFA/ Rede Globo, especca para cada tipo de exibio, com exceo da Exibio Pblica No Comercial. As licenas devem ser solicitadas por meio do site www.exibicaopublicafa.com.br, onde tambm esto disponveis todas as informaes complementares.
EVENTO REGULAMENTO A SER OBSERVADO LICENA TAXA

COMERCIAL NO COMERCIAL NO COMERCIAL ESPECIAL

X X X

37

No caso de Eventos de Exibio Pblica Comerciais, ser cobrada uma taxa pela concesso da Licena e os valores arrecadados sero destinados a projetos sociais selecionados pela FIFA/Globo (vide pgina 77). A realizao bem sucedida de um evento de Exibio Pblica demanda uma estrutura complexa e o envolvimento de uma equipe tcnica capacitada. A coordenao eciente das pessoas ou entidades envolvidas, operaes bem planejadas e uma comunicao gil do evento, garantem uma comemorao memorvel. Nos eventos de Exibio Pblica os municpios podem incluir atividades que geram mdia e impulsionam o turismo como atraes musicais, decorao temtica, festivais gastronmicos, etc. (Veja mais em Oportunidades, pgina 47)

38

39

40

4 - CENTROS DE TREINAMENTO
O Centro de Treinamento de Selees (CTS) a combinao de um centro de treinamento e um local de hospedagem. O CTS ser a base de cada seleo participante do torneio. Pode estar em qualquer municpio do Brasil e precisa atender aos requisitos bsicos exigidos pela FIFA e COL, entre eles distncia mxima de 1 hora entre o hotel e o aeroporto, campo com medidas ociais e em excelentes condies, e hospedagem com qualidade mnima equivalente a um hotel trs estrelas. (Saiba mais na pgina 73). Para auxiliar as selees a escolher o CTS, a FIFA oferece, por meio do COL, um catlogo com os equipamentos que cumprem os requisitos e que assinaram contratos garantindo a disponibilidade durante a Copa. Aps coleta de dados e vistoria nas cidades candidatas, o COL lanou duas verses do catlogo, com os primeiros 70 candidatos (26 no Estado de So Paulo) aptos a receber as selees. As inscries encerraram-se em abril de 2013 e as cidades tiveram dois anos para candidatar-se. A verso denitiva do catlogo est prevista para o nal de 2013 , e pelo menos mais dois equipamentos paulistas sero includos: o Centro de Formao de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia, e o Centro de Treinamento Frederico A.G. Menzen, na capital, ambos do So Paulo Futebol Clube.

41

CENTROS DE TREINAMENTO EM SO PAULO

* GUAS DE LINDIA * ARARAQUARA * ATIBAIA * BARUERI RIBEIRO PRETO * BRAGANA PAULISTA / ARARAQUARA ITATIBA PRUDENTE PRESIDENTE * CAMPINAS GUAS DE LINDIA * COTIA PIRACICABA * GUARUJ JAGUARINA * GUARULHOS CAMPINAS * ITU BRAGANA PAULISTA * JAGUARINA ATIBAIA SO JOS DOS CAMPOS

* MOGI DAS CRUZES * PIRACICABA * PRESIDENTE PRUDENTE / ITU LVARES MACHADO GUARULHOS * RIBEIRO PRETO BARUERI * SANTOS SO PAULO * SO BERNARDO MOGI DAS CRUZES DO CAMPO * SO CAETANO SUL SO CAETANO DODO SUL * SO JOS DOS CAMPOS SO BERNARDO DO CAMPO * SO PAULO GUARUJ * SOROCABA SANTOS

42

De posse deste catlogo, as selees j comearam a visitar seus candidatos preferenciais. A escolha nal do CTS de competncia exclusiva de cada seleo, e isso deve ocorrer ocialmente apenas aps sua classicao para o torneio, ou ainda, aps o sorteio do local dos primeiros jogos, dia 6 de dezembro de 2013. O acompanhamento do processo poder ser feito nos sites www.fa.com e www.copa2014. sp.gov.br. Como parte da estratgia do Governo do Estado de atrair o maior nmero de selees a So Paulo, a Desenvolve SP lanou uma linha de crdito exclusiva para os candidatos paulistas a CTS: a Linha Investimento Esportivo 2014. O nanciamento tem como objetivo estimular a melhoria dos equipamentos esportivos, e pode ser utilizado tanto por rgos pblicos quanto pela iniciativa privada. Empresrios tambm podem utilizar os recursos para investimentos em hotis e pousadas. As taxas de juros so as mais baixas do mercado 2% ao ano corrigidas pelo IPC/FIPE e o prazo de quitao de at 120 meses. Veja mais detalhes no site: www.desenvolvesp.com.br.

43

Outra forma de nanciar o investimento necessrio, no caso de equipamentos esportivos pblicos, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (13.918/2009). A prefeitura ou uma organizao sem ns lucrativos deve apresentar o projeto Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude. Aps a aprovao, capta recursos junto a empresas dispostas a destinar parte do ICMS j recolhido ao investimento indicado. A empresa no tem nenhum gasto. Saiba mais em: www.selj. sp.gov.br.

Execuo
44

Investimento

Planejamento

45

46

5 - OPORTUNIDADES E EVENTOS RELACIONADOS


A realizao da COPA DO MUNDO DA FIFA 2014 traz ao Brasil a oportunidade de qualicar prossionais, aperfeioar a infraestrutura urbana, esportiva e turstica, avanar na oferta de servios pblicos, aumentar a autoestima da populao e gerar uma boa imagem do pas no exterior. Em So Paulo, a construo da Arena Corinthians em Itaquera, na zona leste, atua como um catalisador do desenvolvimento daquela regio da cidade. O futuro estdio est localizado em rea vizinha ao Polo Institucional de Itaquera, onde esto previstas instituies de ensino tcnico, centro de qualicao prossional e equipamentos de lazer e cultura, com investimentos do governo estadual, da Prefeitura e da iniciativa privada. Uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) j foi inaugurada e uma Etec (Escola Tcnica) ser entregue em 2014. Para garantir a mobilidade e proporcionar maior integrao entre as vias existentes no bairro, esto em curso cinco importantes obras virias sob responsabilidade da Dersa - Desenvolvimento Rodovirio S/A.

47

As oportunidades do evento no esto restritas s sedes dos jogos. De olho nos turistas nacionais e internacionais, as demais cidades podem investir na estruturao do setor turstico, aperfeioamento da sinalizao bilngue, dos atrativos e da qualicao dos prossionais guias tursticos, garons e camareiras, por exemplo. Qualicao Prossional Existem vrias opes gratuitas de qualicao prossional: Via Rpida Emprego: coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia, um programa de qualicao prossional oferecido em dezenas de municpios. Governana hoteleira, garom, camareira e agente de turismo esto entre as opes da rea de turismo. Estes cursos so presenciais e oferecidos de acordo com a demanda local. Todas as informaes esto no site www.viarapida.sp.gov.br. (Saiba mais na pgina 93). Via Rpida Idiomas: destinado a agentes pblicos,

48

prossionais de transporte, bares, restaurantes, hotis, espaos tursticos e comrcio, tem como objetivo preparar prossionais j para o megaevento de 2014. As aulas so totalmente distncia, com metodologia desenvolvida pelo Senac. O curso tem durao de 80 horas, capacitando o prossional para prestar informaes essenciais ao visitante em ingls ou espanhol. So ofertadas 40 mil vagas (20 mil em cada idioma) e as inscries podem ser feitas no site do Via Rpida a partir do segundo semestre de 2013. Convnio entre o Ministrio do Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo: atende os municpios de Atibaia, Campinas, Guaruj, Ilhabela, So Vicente, Santos e Perube, com cursos de idiomas para o turismo receptivo. As inscries devem ser abertas no segundo semestre de 2013. Acompanhe em www.turismo.sp.gov.br Pronatec Copa: prev a oferta de vagas de qualicao em turismo e hospitalidade ainda em 2013, por meio de convnios com o Estado e com a Prefeitura de So Paulo. Acompanhe as novidades pelo site www.pronateccopa. turismo.gov.br (Saiba mais na pgina 90).

49

Prepare-se para bem receber os visitantes Com a circulao intensicada de turistas - tanto estrangeiros como brasileiros - durante o perodo da competio, as cidades que estiverem melhor preparadas tero mais chances de atrair esses visitantes. Oferecer atrativos para receber turistas que no estejam interessados apenas em futebol pode tambm ser uma estratgia vlida, resultando no crescimento da economia, no legado turstico de divulgao do municpio e na melhoria da infraestrutura. Os espaos culturais da Secretaria de Estado da Cultura vo oferecer uma programao especial no perodo dos jogos, iniciativa que pode ser replicada pelas prefeituras. Cidades j consolidadas como destino turstico podem aproveitar o mundial de futebol para adicionar atributos sua imagem ou mesmo reformul-la. Pensando nisso, o Comit Paulista (por meio da CPETUR - Companhia Paulista de Eventos e Turismo) desenvolve iniciativas com o objetivo

50

de fomentar o turismo local e regional e preparar o Estado para receber um grande volume de visitantes de forma estruturada. So aes executadas em parceria com os municpios, envolvendo calendrio de eventos, decorao da cidade e estruturao de rotas tursticas especiais. Entre estas aes est o guia Roteiros Paulistas da Copa, com mais de 50 rotas em todo o Estado. Os roteiros tem durao de 1, 2 ou 3 dias, com destinos para todos os gostos: aventura e natureza, sol e praia, gastronomia e lazer, histria e cultura, destacando os melhores atrativos tursticos do Estado em um raio de at 300 quilmetros da capital. A dica aproveitar o momento para envolver a populao nesse projeto contagiante. Aes na rede de ensino podem aproveitar a paixo pelo futebol para estimular o aprendizado e a prtica esportiva; eventos podem impulsionar a gastronomia e o artesanato tpico; o investimento em infraestrutura e logstica garantir cidades mais preparadas para o futuro.

51

Que outras aes o Governo do Estado est preparando? Entre as iniciativas do Governo do Estado que podem servir como exemplos esto os programas Famlia em Campo, da Secretaria de Estado de Educao e da Fundao para o Desenvolvimento da Educao (FDE), e o SP Orgnico, uma parceria entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento. O programa Famlia em Campo insere o evento nas atividades recreativas de mais de 2.500 escolas da rede em todo o Estado que integram o programa Escola da Famlia, abrindo suas portas para a comunidade aos nais de semana. Concursos e atividades esportivas esto entre as atividades que sero desenvolvidas at 2014. (Saiba mais na pgina 76). J o SP Orgnico um incentivo produo de alimentos orgnicos no Estado, e busca a comercializao destes produtos nos eventos ociais apoiados pelo Governo de So Paulo. (Saiba mais na pgina 92). Nesta direo, outra iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente o programa Trilhas de So Paulo, que prev uma

52

srie de investimentos nos parques estaduais da Serra do Mar, da Ilha Anchieta, de Campos do Jordo e da Cantareira.

Esse projeto contribuir para a preservao ambiental e tambm para o ecoturismo, com a adequao de trilhas ao padro internacional. (Saiba mais na pgina 93).

53

Na esfera socioeconmica, o Comit promove o artesanato paulista, em parceria com a SUTACO (Superintendncia do Trabalho Artesanal nas Comunidades), uma vez que o evento uma oportunidade para a criao de produtos temticos (futebol, torcida brasileira, So Paulo), gerando renda e incluso social. Esses produtos podero ser comercializados em diversos eventos e na rede hoteleira paulista, por meio de uma parceria entre a ABIH-SP (Associao Brasileira da Indstria de Hotis) e a SUTACO (Saiba mais na pgina 93). Para melhorar a acessibilidade em vias e espaos pblicos, incluindo a instalao de sistemas de comunicao visual, sonora ou ttil, o Governo do Estado lanou uma linha de crdito sem juros para as administraes municipais. Saiba mais no site www.pessoacomdeciencia.sp.gov.br. Sade em primeiro lugar Para a realizao de eventos, lembre-se de observar as normas vigentes em sade, pois ocorre aumento da demanda pelos servios e variao do padro epidemiolgico local. Existem leis e regulamentaes

54

especcas dos conselhos mdicos e de enfermagem que devem ser consultadas. As secretarias de Sade estadual e municipal de So Paulo elaboram o plano de aes e operaes para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, considerando os planos de urgncia e emergncia em vigor e a Portaria SMS.G/COMURGE n 1014/2012, que estabelece as normas para elaborao de planos de ateno mdica em eventos temporrios pblicos, privados ou mistos na capital paulista. O objetivo oferecer respostas rpidas s urgncias de qualquer complexidade, estabelecendo padres de atendimento para todos os envolvidos, complementarmente ao disposto no Decreto Municipal n. 49.969/2008. Para informaes sobre o plano de contingncia para acidentes com mltiplas vtimas para todos os hospitais pblicos estaduais, consulte o site da Secretaria de Estado da Sade: www.saude.sp.gov.br/ses/perl/gestor. Diverso com segurana Assim como a sade, a segurana requer aes preventivas que contribuem para o sucesso da festa. Compete aos organizadores eleger um local que no favorea sinistros,

55

incidentes e acidentes. Assim, imprescindvel que o planejamento da atividade conte, desde o incio, com a participao de representantes da Polcia Militar, Corpo de Bombeiros e Polcia Civil, alm dos demais rgos tcnicos da municipalidade. Esses representantes podero auxiliar e orientar quanto eliminao ou reduo de ameaas que tornem o evento vulnervel, em especial pela alta densidade de pblico e sua eventual falta de familiaridade com o ambiente. Podero tambm esclarecer dvidas sobre a legislao vigente e as medidas necessrias para a realizao do evento, como a obteno do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), por exemplo. Para informaes iniciais, visite o site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br. Vale lembrar: qualquer ao relacionada aos eventos de propriedade da FIFA deve ser previamente aprovada, conforme descrito no captulo Programa de Proteo s Marcas Ociais. No deixe de compartilhar com o Comit Paulista a sua idia.

56

57

58

6 - VOLUNTARIADO
Para organizar adequadamente tantos eventos ao mesmo tempo preciso contar com a ajuda de voluntrios. Esses voluntrios so selecionados atravs de dois programas: o Programa de Voluntrios da FIFA e o Programa Brasil Voluntrio, promovido pelo Governo Federal com apoio do Governo do Estado e Prefeitura. As diferenas entre eles esto na forma de inscrio e atuao. As inscries para o processo seletivo do Programa de Voluntrios da FIFA j foram encerradas e os candidatos selecionados estaro distribudos nos aeroportos, hotis ociais, estdio e centro de mdia. O Programa Brasil Voluntrio selecionar para a cidade de So Paulo voluntrios que atuaro nos aeroportos, no FIFA FAN FEST, mobilidade urbana (rede metroferroviria, nibus e locais mais importantes), nos pontos tursticos e no entorno do estdio. A divulgao ser feita atravs de redes sociais e campanhas de comunicao realizadas pela cidade-sede.

59

Os voluntrios do programa Brasil Voluntrio passaro por uma capacitao on-line (120 horas) e presencial (208 horas) e para participar devero ser maiores de 18 anos, ter disponibilidade de horrio e morar no Brasil, porm, caso no resida na sede pleiteada o candidato dever se responsabilizar pelas despesas de transporte (at a cidadesede escolhida) e acomodao. Nesse ano, j foram selecionados 7.000 voluntrios para as cidades que recebero os jogos da Copa das Confederaes da FIFA Brasil 2013 e estima-se a seleo de 50.000 voluntrios para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Para mais informaes acesse: www.brasilvoluntario.gov.br (Programa Brasil Voluntrio) www.fa.com (Programa de Voluntrios da FIFA)

60

61

62

7 - DECORAO DAS CIDADES


Toda Copa do Mundo da FIFA assim: as cidades brasileiras entram no clima do evento, as fachadas das lojas ganham um colorido verde e amarelo, as pessoas se renem para assistir aos jogos e os bares, restaurantes e ruas ganham uma decorao temtica. Em 2014, como essas iniciativas ganharo fora, estratgico incentiv-las de maneira coordenada, gerando a percepo de unidade, de todos os municpios paulistas em campo, como um time. A decorao da cidade no tem inuncia apenas na questo visual. O clima festivo, obtido por ruas mais coloridas e um incrementado calendrio de eventos, deve ter relao direta com a participao da populao, o aumento do nmero de visitantes, a promoo da cidade e, claro, com o desenvolvimento econmico local.

63

Nessa linha, o Comit Paulista vai disponibilizar para as cidades um conceito de identicao visual, padronizando algumas aes e incentivando, em outras, o uso de elementos criativos locais. O que a cidade j pode fazer? - Identicar as principais vias de circulao na cidade e os pontos estratgicos para eventual instalao da identidade visual (avenidas, praas, pontos tursticos); - Elaborar um cronograma de implementao da decorao; - Incentivar a populao a participar do programa de decorao da cidade (por meio de concursos, ocinas culturais e eventos); - Vericar com cuidado a viabilidade nanceira do projeto; - Prever a instalao e manuteno do projeto por cerca de 3 meses (maio, junho e julho de 2014) importante ressaltar que a decorao temtica institucional, utilizando cores, elementos neutros, smbolos de So Paulo, bandeiras dos pases participantes, entre outros que no conitem com o Programa de Proteo de Direitos da FIFA. No dever, portanto, estar atrelada ativao de marcas de patrocinadores da FIFA, mas caso seja, imprescindvel a autorizao prvia. Consulte o Comit Paulista com antecedncia para os devidos encaminhamentos.

64

Exemplos de locais para instalaes de comunicao visual: MOBILIRIO URBANO:

65

ENTRADAS DA CIDADE:

66

INSTALAES DE CTS: As cidades que so candidatas a receber selees (CTS) devem utilizar o modelo abaixo para placas indicativas.

67

ORLA:

68

PALCO DO EVENTO DE EXIBIO PBLICA:

69

70

8 - SAIBA MAIS
REAS DE RESTRIO COMERCIAL As reas de restrio comercial sero criadas num raio de at dois quilmetros em torno dos locais de eventos ociais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Estas reas no consistem em cercas fsicas, mas sim em linhas imaginrias, portanto o acesso livre e no depende de ingresso ou credencial. Dentro das reas de restrio comercial, aplica-se o princpio da permisso s atividades comerciais regulares, sendo assegurada a continuidade das atividades comerciais dos estabelecimentos j existentes e regularmente instalados, desde que tais atividades sejam conduzidas de forma consistente com prticas passadas e no procurem promover as suas marcas ou marcas de terceiros em associao com as competies da FIFA e/ ou com foco nos seus espectadores. Fonte: documento denominado reas de Restrio Comercial elaborado pela Equipe de Proteo s Marcas da FIFA.

71

BRAZUCA Bola ocial da Copa do Mundo FIFA 2014. Brazuca um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do pas. Simboliza emoo, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante abordagem local ao futebol. Fonte: www.fa.com. BRINDES Produtos diversos oferecidos pelas cidades ou por qualquer entidade ou empresa a autoridades e/ou ao pblico em geral. A utilizao de marcas de propriedade da FIFA na fabricao e/ou distribuio dos brindes sujeita prvia aprovao da FIFA, atravs dos procedimentos descritos no site www.fapremiums.com. CAFUSA Bola ocial da Copa das Confederaes da FIFA Brasil 2013. O nome Cafusa e suas cores vibrantes reetem a identidade nacional com particular destaque para o Cruzeiro do Sul, constelao retratada na bandeira do Brasil. A graa Cafusa une trs smbolos da cultura brasileira: carnaval, futebol e samba.

72

CENTROS DE TREINAMENTO DE SELEES Base das selees participantes do evento no Brasil, formado pela combinao de um hotel mais um complexo esportivo, que atendam aos seguintes requisitos ideais estabelecidos pelo COL e pela FIFA: Hotel - Mximo de uma hora de distncia de um aeroporto que comporte aeronaves com capacidade de 120 passageiros (considerando o deslocamento com batedores).Disponvel para utilizao da Seleo, por um perodo mnimo de 45 dias no perodo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. - Hotel de categoria mnima 3 estrelas, com pelo menos 55 apartamentos com ar-condicionado e/ou calefao e restaurante (reservado para a Seleo) com capacidade para servir 55 pessoas. - Distncia mxima de 20 minutos (considerando o deslocamento com batedores) do complexo esportivo. - Sala de Conferncia para pelo menos 100 pessoas, escritrios para comisso tcnica, rea de lazer, estacionamento que comporte nibus, entre outros requisitos.

73

Complexo esportivo - Um campo em excelentes condies, construdo de acordo com os padres internacionais estabelecidos pela FIFA, com 105m X 68m, com iluminao e protegido por grades (desejvel um segundo campo com dimenses mnimas de 52,5m X 68m). - Instalaes de bom padro de qualidade, com vestirios para 23 jogadores (mais pessoal tcnico e de apoio), com chuveiros, armrios individuais, macas de massagem, etc. - rea de tness com sala de sioterapia, musculao/ ginstica e piscina. - Sala para coletiva de imprensa para pelo menos 100 pessoas, reas para montagem de plataforma de cmeras de TV e fotgrafos.

CIDADES-SEDE Cidades onde sero realizados os jogos da Copa do Mundo da FIFA: Belo Horizonte, Braslia, Cuiab, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, So Paulo.

74

COL Empresa privada responsvel pela coordenao nacional da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 de acordo com as diretrizes da FIFA e pela interface com o Governo Federal Brasileiro e com os Governos Estaduais e Municipais relativos a cada Cidade-Sede. COMIT PAULISTA rgo responsvel, no mbito do Governo do Estado, pelo encaminhamento das aes necessrias para a realizao da Copa do Mundo da FIFA 2014 em So Paulo, atuando tambm na interlocuo com os governos Federal e Municipal, com o COL/FIFA e com o Corinthians/ Odebrecht. formado por secretarias estaduais e municipais convidadas, e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional (decretos 56.648 e 56.773, de 2011). Seu brao operacional a Secretaria Executiva. tambm responsvel por garantir uma adequada participao da populao paulista e o aproveitamento das oportunidades geradas pelo evento.

75

Logotipo do Governo de So Paulo na Copa do Mundo da FIFA - representa o Governo do Estado nas aes para a Copa do Mundo da FIFA. Para informaes e formas de utilizao, consulte www.copa2014.sp.gov.br.

FAMLIA EM CAMPO Programa que insere a Copa do Mundo da FIFA no calendrio das escolas estaduais que integram o programa Escola da Famlia, promovendo atividades diversicadas para a comunidade aos nais de semana. Concursos e jogos esto entre as atividades que sero desenvolvidas. O programa uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educao e da Fundao para o Desenvolvimento da Educao. www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br EVENTOS DE EXIBIO PBLICA Eventos onde sero publicamente transmitidos os jogos da Copa das Confederaes da FIFA 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014.

76

Licenas para Exibio Pblica Para realizar um Evento de Exibio Pblica, as entidades interessadas devero solicitar uma licena junto FIFA e Rede Globo pelo site www.exibicaopublicafa.com.br. Para os casos de Exibio Pblica Comercial (vide pgina 35), ser cobrada uma taxa, por evento, de acordo com a capacidade do local:
< 1.000 pessoas 1.000 pessoas 5.000 pessoas 10.000 pessoas 20.000 pessoas R$ 2.000,00 R$ 4.000,00 R$ 8.000,00 R$ 16.000,00 R$ 28.000,00

As taxas para Eventos de Exibio Pblica Comerciais realizados em mltiplos locais no sero calculadas conforme tabela acima e sero denidas pela FIFA e pela Rede Globo caso a caso. As associaes comerciais nos Eventos de Exibio Pblica Comerciais s sero permitidas com os Parceiros Comerciais da FIFA e da Rede Globo ou com empresas no concorrentes com esses parceiros comerciais.

77

A venda de alimentos, bebidas ou outros produtos/servios autorizada durante um Evento de Exibio Pblica, desde que no sugira associao com a FIFA, com a Competio ou com o prprio Evento, na forma de patrocinador, fornecedor ou outra modalidade similar. FIFA Federao Internacional de Futebol que detm todos os direitos inerentes Copa do Mundo da FIFA, Copa das Confederaes da FIFA e FIFA FAN FEST. Exerce a coordenao geral e superviso dos eventos (realizao dos sorteios, eliminatrias, jogos entre outros eventos). FIFA FAN FEST Evento ocial da FIFA para transmisso dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 em locais pblicos - um evento por cidade-sede - nos seguintes locais: - Belo Horizonte Praa da Estao; - Braslia Esplanada dos Ministrios; - Cuiab Parque de Exposies; - Curitiba Parque Barigui; - Fortaleza Praia de Iracema (Aterro);

78

- Manaus Praia de Ponta Negra; - Natal Praia do Forte; - Porto Alegre Largo Glnio Peres; - Recife Marco Zero; - Rio de Janeiro Praia de Copacabana; - Salvador Jardim de Alah; - So Paulo Vale do Anhangaba. LEI GERAL DA COPA Lei Federal n 12.663, de 5 de junho de 2012, que dispe, entre outros assuntos, das medidas relativas Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e trata de temas como as formas de explorao de direitos comerciais relativas ao evento, disposies penais aplicveis tais como o marketing de emboscada, venda de ingressos, e condies de acesso e permanncia nos locais ociais de competio. MARCAS OFICIAIS Logotipos, palavras, ttulos, smbolos e outras marcas desenvolvidas e registradas pela FIFA, utilizados para identicar a Copa do Mundo da FIFA. Qualquer utilizao das Marcas Ociais dever ser objeto de prvia autorizao da FIFA. As Marcas Ociais mais importantes so descritas abaixo:

79

Emblema Ocial

Elementos grcos e textuais individuais que, combinados, constituem o emblema ocial, que so protegidos como propriedade da FIFA por direitos de marca e de autor e/ ou outras leis de propriedade intelectual. O emblema ocial o principal logotipo utilizado como referncia Copa do Mundo da FIFA. Mascote ocial - FULECO

80

Marca de propriedade da FIFA, usada pela FIFA e COL para ns promocionais, e tambm pelos parceiros comerciais da FIFA nas suas campanhas publicitrias e nos seus canais de comunicao. Slogan Ocial Juntos num s Ritmo (All in one rhythm)

O slogan ocial transmite o tema principal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e traduz os objetivos e ambies do pas-sede. Reete a mentalidade de unio e de celebrao presentes nos anseios e expectativas de todos os brasileiros. Identidade Visual

81

Trofu da Copa do Mundo da FIFA 2014

Logotipo da Sede

Marca que identica a Sede So Paulo nas aes e projetos relacionados com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

82

Pster Ocial
SEDE SO PAULO COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014

~ SEDE SAO PAULO


12 de junho 13 de julho 2014

Pster utilizado para identicar o evento para ns promocionais, para decorao ou como Brindes. Cada material visual de cada pster exige aprovao prvia por escrito da FIFA e deve conter a faixa de logotipos ociais. Uma verso para venda, sem a faixa de logotipos, dever ser produzida e distribuda em pontos de varejo pelos Licenciados ociais da FIFA.

2012 FIFA TM

2012 FIFA TM

83

Logotipo Ocial do FIFA FAN FEST

Ttulos Ociais Os ttulos ociais listados indicam a forma correta de referncia aos eventos ligados aos torneios. Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Copa do Mundo da FIFA 2014 Copa do Mundo da FIFA Copa das Confederaes da FIFA Brasil 2013 Copa das Confederaes da FIFA 2013 Copa das Confederaes da FIFA

84

Logotipo do FIFA.COM

Marca desenvolvida pela FIFA para identicar a FIFA e todas as suas atividades. MARKETING DE EMBOSCADA Atividades previstas na Lei Geral da Copa (Lei Federal n 12.663, de 5 de junho de 2012) e consideradas como crimes at 31 de dezembro de 2014. H duas formas de marketing de emboscada: por intruso e por associao. Marketing de Emboscada por Associao Pratica o crime a pessoa que divulgar marcas, produtos ou servios, com o m de alcanar vantagem econmica ou publicitria, por meio de associao direta ou indireta com a Copa do Mundo da FIFA 2014, com qualquer evento ocial ou com quaisquer das Marcas Ociais, sem autorizao da FIFA. Comete o mesmo crime quem, sem autorizao da FIFA, vincular o uso de ingressos, convites ou qualquer espcie de autorizao de acesso aos eventos

85

ociais da Copa do Mundo da FIFA 2014 a aes de publicidade ou atividade comerciais, com o intuito de obter vantagem econmica. Marketing de Emboscada por Intruso Pratica o crime a pessoa que expe marcas, negcios, estabelecimentos, produtos, servios ou pratica atividade promocional, no autorizados pela FIFA, atraindo de qualquer forma a ateno pblica nos locais da ocorrncia dos eventos ociais da Copa do Mundo da FIFA 2014, com o m de obter vantagem econmica ou publicitria. OPORTUNIDADES As cidades podem desenvolver aes complementares aproveitando o momento da Copa do Mundo da FIFA 2014, nas reas da Educao, Esporte, Cultura, Turismo, entre outros, por exemplo: Programas Educacionais - Campeonatos de futebol entre escolas. - Concursos literrios ligados ao futebol. - Desaos sobre histria dos pases participantes.

86

Programas Culturais - Concursos de receitas e culinrias do mundo. - Exposies relacionadas. Turismo - Calendrio de eventos durante a Copa do Mundo FIFA 2014. - Cursos de prossionalizao e idiomas para receber ao turista. Cidades - Decorao da cidade. - Contagem regressiva. - Relacionamento de festas locais com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. - Elaborao de guias de futebol, de turismo, cartilhas de sade e educao ambiental.

87

PATROCNIO Parceiros comerciais

Tm o direito de patrocnio em todas as atividades da FIFA. Todos os Parceiros Comerciais da FIFA tm a prioridade e exclusividade de patrocnio em qualquer evento ligado Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e Copa das Confederaes da FIFA Brasil 2013. No caso de produtos alimentcios a Coca-Cola, Budweiser, McDonalds e Seara tm direitos prioritrios de fornecer seus produtos para venda. Caso no tenham interesse de participao, produtos similares podem ser comercializados sem a exibio das marcas. Outros produtos como aparelhos Sony, veculos Hyundai, roupas Adidas, etc., caso no haja interesse de participao seja como compensao nanceira ou troca produtos de outras empresas podero ser utilizados, desde que sem

88

marcas ou com as mesmas cobertas. Patrocinadores Possuem direitos mundiais para a Copa das Confederaes da FIFA Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Apoiadores locais Tm seus direitos limitados ao territrio nacional.

89

Licenciados da Marca da FIFA - Adidas (fabricante de artigos de futebol) - Electronic Arts (desenvolvedora de jogos eletrnicos) - Hublot (relojoaria de luxo) - Louis Vuitton (moda de luxo) - Panini (editora de lbuns de gurinhas) PORTAL DE TRANSPARNCIA DO ESTADO DE SP Com o objetivo de ampliar o grau de transparncia dos atos da administrao do Estado de So Paulo, foi criado, em 2012, o Portal da Transparncia (www.transparencia. sp.gov.br). O objetivo do portal facilitar o acesso do cidado s informaes disponveis sobre a administrao pblica paulista. PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educao prossional e tecnolgica. Para quem quer se qualicar e trabalhar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Pronatec Copa oferece 21 cursos gratuitos em diversas

90

reas do setor turstico. necessrio ter mais de 18 anos e estar prximo aos 120 destinos includos no Programa. http://pronatec.mec.gov.br SP ORGNICO Resultado de uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, o programa um incentivo produo de alimentos orgnicos no Estado. Aproveitando a visibilidade do evento, o Comit Paulista apresentou uma proposta FIFA e ao Comit Organizador Local (COL) para que sejam utilizados alimentos orgnicos nos eventos da Copa do Mundo em So Paulo. www.ambiente.sp.gov.br SUTACO A Sutaco (Superintendncia do Trabalho Artesanal nas Comunidades) uma autarquia vinculada Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho - SERT com a responsabilidade de oferecer oportunidades de gerao de renda aos artesos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente vivel, socialmente justo e ambientalmente responsvel. A autarquia tambm resgata as formas tradicionais de expresso do povo paulista, o

91

saber fazer de pessoas e comunidades das mais diversas caractersticas, e acompanha as tendncias atuais da produo artesanal. www.sutaco.com.br TRILHAS DE SO PAULO Projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente com foco na preparao permanente de reas verdes e de unidades de conservao para melhor receber visitantes. Foram selecionadas as seguintes reas: Jardim Botnico de So Paulo (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Ilha Anchieta, Parque Estadual de Campos do Jordo e Parque Estadual da Cantareira. Com 120 km de trilhas (caminhadas e subaquticas), o projeto prev mais 80 km at 2014, com inmeros atrativos e equipamentos de apoio, bem como investimentos em infraestrutura, comunicao e capacitao de prossionais de turismo receptivo para unidades de conservao. www.ambiente.sp.gov.br VIA RPIDA EMPREGO Oferece cursos bsicos de qualicao prossional de acordo com as demandas regionais. O programa oferece mais de

92

150 modalidades de cursos gratuitos, com durao de at 90 dias, nas reas de construo civil, comrcio, servios e indstria, dependendo do tipo de ocupao. As aulas so ministradas em unidades xas do Via Rpida Emprego, que esto localizadas em regies estratgicas do Estado de So Paulo, e em unidades mveis (carretas). As aulas tambm so realizadas nas escolas tcnicas estaduais (Etecs), faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza e unidades de outros parceiros. As inscries devem ser realizadas exclusivamente pelo site: www.viarapida.sp.gov.br.

VIA RPIDA IDIOMAS Lanado no primeiro semestre de 2013, capacita prossionais que interagem com os turistas em dois idiomas: ingls e espanhol. O pblico-alvo so agentes pblicos - policiais militares, policiais civis, agentes de trnsito, equipes de resgates, bombeiros, agentes do Metr e da CPTM -, prossionais de transportes taxistas, motoristas e cobradores de nibus -, prossionais de bares e restaurantes - garons, recepcionistas e operadores de caixas -, prossionais

93

de hotis - recepcionistas, mensageiros, carregadores de malas, camareiras e governantas e prossionais de espaos tursticos e comrcio - recepcionistas, seguranas, monitores, jornaleiros, balconistas e farmacuticos. As aulas so ministradas distncia, e as inscries so realizadas gratuitamente pelo site do Via Rpida: www.viarapida.sp.gov.br.

94

FICHA TCNICA
REALIZAO Colaboradores Andr Megale Comit Paulista da Copa 2014 Decreto n 56.648 (10/01/2011) Carolina Fontes Eliane Maizel Fabio Bergamo Coordenador do Comit Paulista Secretrio de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional Julio Semeghini Paulo Leme Pedro Barreto Renato Romanetto Thaisa Bestetti

Coordenadora da Secretaria Executiva do Comit Paulista Raquel Iglesias Verdenacci

Projeto Grco e edio de arte Direo de arte Fabiano Grisolia Diagramao Adriano Campos Ilustrao Marcelo Rampazzo

Coordenao Tcnica Marcos Antonio de SantAna Agradecimento Comit Organizador Local da Superviso de Texto Camila Melo Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 SP COPA

Fontes: Manual de Marketing das Sedes 2014, Diretrizes Pblicas da FIFA e portais http://www.fa.com e http://www.exibicaopublicafa.com.br.

95

96

Potrebbero piacerti anche