Sei sulla pagina 1di 5

MOISS, O ESCOLHIDO

Aqueles que servem a Deus com eficcia no so escolhidos por sua coragem, capacidade e autoconfiana. Deus tem Seus prprios critrios e, quando escolhe algum, tambm o capacita. Se voc tem o chamado de Deus para o ministrio de ensino, confie no Senhor, dedique-se de corao a essa trabalho, que a cada dia Ele o capacitar para a Sua obra. " Deus escolhei as cousas loucas do mundo para envergonhar os sbios e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar os fortes" (1 Co 1:26). Ler: xodo 3:1 a 22. Versculo para DECORAR: "De maneira alguma te deixarei" - Hebreus 13:5 APLICAO: ensinar que devemos obedecer sempre Palavra de Deus.

Introduo (Mostre o cestinho e o boneco.) Vejam, como se chama este beb? Ele tem irm, como o nome dela? Quem tirou Moiss do rio? Qual era o significado do nome dele? Moiss foi tirado do rio, porque Deus tinha um plano especial para ele. Sua me o criou e ensinou-lhe muitas coisas sobre Deus. (http://blogtiale.blogspot.com/2011/05/um-bebe-especial-moises.html) Vamos ver o que aconteceu depois com Moiss. Desenvolvimento Quando Moiss cresceu, foi morar no Palcio de Fara. L ele aprendeu muitas coisas, tinha riquezas, e nada lhe faltava. Mas nada disso o fez esquecer de Deus e nem do seu povo. Moiss percebeu que os israelitas (seu povo) estavam sofrendo muito no Egito. Certo dia, Moiss viu um egpcio batendo num israelita. Ele ficou com muita raiva e fez uma coisa horrvel - matou um egpcio. Por causa disso, precisou fugir dali. Ele foi trabalhar como pastor de ovelhas num lugar bem longe. Passados muito anos, Moiss estava cuidando das ovelhas no Monte Horebe. L, apareceu o Anjo de Deus a Moiss, em uma chama de fogo, no meio de uma sara (arbusto). O mais interessante que aquele arbusto, apesar do fogo , no se queimava, isto , ele no se acabava. E, ento, Moiss escutou uma voz que disse: " Moiss, Moiss!" Crianas, vocs sabem de quem era essa voz? Sim, era Deus falando. E Moiss respondeu: "Eis-me aqui". Deus disse a Moiss que estava ouvindo o pedido de socorro de Seu povo, e que favia decidido livr-lo da escravido e lev-los para uma terra muito boa. Deus escolheu Moiss para ser o lder que tiraria o povo do Egito e os libertaria da escravido. Moiss, ouvindo isso, ficou muito assustado e disse: " Quem sou eu para isto?". Moiss no se sentia preparado para realizar esta misso to importante. Deus mandou que Moiss falasse com Fara e prometeu que estaria com Moiss. Mesmo assim, Moiss continuou assustado, perguntando como deveria agir e o que deveria fazer. Deus lhe mostrou todo o Seu o plano e desejo para que tirasse o povo do Egito. Esta era uma tarefa muito difcil para Moiss e Deus disse que enviaria Aro, irmo de Moiss, para ajud-lo. Eles obedeceram a tudo o que o Senhor mandou. Concluso Assim como Moiss obedeceu Palavra de Deus, Deus quer que voc estude a Bblia, ore e esteja sempre obedecendo quilo que est escrito na Sua Palavra.

O MAR VERMELHO DA F
A f no poder supremo de Deus pode nos salvar.

xodo 14.1-29; Efsios 2.8; Hebreus 10.39 ANTES DE COMEAR... Pegue seu Kit da Histria clique aqui e os seguintes materiais: tesouras, um grampeador ou fita adesiva e canetinhas coloridas. Corte dois pedaos de um metro de fita e coloque-os no cho, lado a lado, a uma distncia de 30 cm um do outro. As fitas iro representar o "mar" durante sua histria. Enquanto voc conta sobre a fuga dos israelitas do Egito, as crianas vo saltar por cima das fitas, em distncias cada vez maiores. Nesta lio, as crianas descobriro que Moiss e o povo de Deus tiveram que dar um grande salto de f para seguir a Deus quando deixaram o Egito e atravessaram o ruidoso Mar Vermelho. Podero investigar como ns tambm damos saltos de f ao confiar no poder salvador de Deus. As crianas usaro cartes e fitas para fazer marcadores de livros para manter em suas Bblias, usando o tema da travessia do Mar Vermelho.

CONTAR

HISTRIA

Junte as crianas em um lado das fitas e pea-lhes para imaginar que esto junto ao Mar Vermelho, Pergunte? Voc j se perguntou se Deus poderia mesmo ajud-lo numa situao muito difcil? Como voc save que Deus vai estar pronto a ajudar e proteger voc? Diga: A Bblia nos conta que um dia Moiss pensou sobre essas mesmas coisas porque ele e povo de Deus estavam em uma grande dificuldade. Vocs podem me ajudar a contar essa histria incrvel sobre a fuga que s foi possvel por causa do grande poder de Deus. Toda vez que eu disse a frase "um grande salto de f", vocs vo saltar por cima do mar e gritar "s atravs do grande poder de Deus!" Toda vez que vocs derem um salto de f, as fitas que representam o mar vo mudar de lugar, aumentando um pouco a distncia do prximo salto. Conte a histria da fuga dos israelitas, quando escaparam do fara e tiveram que atravessar o Mar Vermelho, conforme xodo 14.1-29. Avise as crianas quando chegar a hora de saltar por cima das fitas que representam o mar, dando seu grito de vitria. Toda vez que as crianas saltarem aumente um pouco a distncia entre as fitas. Durante muito, muito tempo, os israelitas trabalharam como escravos do terrvel fara no Egito. Tinham que fazer tijolos debaixo de um sol forte e depois carreg-los para construir os templos dos egpcios. Ah! Como os israelitas desejavam a liberdade! Mas isso seria um grande salto de f. Teriam que acreditar que Deus iria libert-los. (Faa uma pausa para que as crianas saltem. depois aumente a distncia entre as fitas.) Continue: Ser que Deus iria ouvir seus gritos pedindo ajuda? Ser que o poder de Deus era grande o suficiente para salv-los? Isso seria mesmo um grande salto de f! (Faa uma pausa para o salto das crianas e mude de novo as fitas.) Mas Deus ouviu o pedido de socorro e mandou Moiss libertar seu povo. Deus mandou pragas indescritveis par amostrar seu poder a fara - sapos, insetos, doenas de pele e at a morte. Mas ser que esse plano de Deus daria certo? Isso exigia um grande salto de f dos israelitas. Eles

precisavam acreditar que Deus poderia libert-los! (Faa uma pausa para o salto das crianas e aumente mais um pouco a distncia entre as fitas.) Mas o poder de Deus o maior e mais perfeito, e logo o fara deixou Moiss e o povo de Deus sarem. Rapidamente deixaram o Egito e viajaram tendo Deus como seu guia. Mas quando chegaram um frente ao Mar Vermelho, ficaram com medo. Os malvados soldados. S com um grande salto de f o povo sairia dessa confuso! (Faa uma pausa para o salto das crianas e aumente novamente a distncia entre as fitas.) Moiss e o poco mantiveram sua f em Deus. Moiss orou pedindo ajuda ao Senhor. Deus disselhe que segurasse sua vara sobre a gua porque iria dividi-la ao meio. O Senhor manteve a gua dividida enquanto seu povo atravessava em segurana at o outro lado. Aquilo foi um grande salto de f e um maravilhoso desfile da vitria atravs do grande mar! (Faa uma pausa para que as crianas saltem e aumente a distncia entre as fitas mais uma vez.) Os soldados maus de afogaram porque Deus junto a gua do mar novamente. Mas a f dos israelitas no grande poder de Deus os salvou, e com um grande salto de f eles louvaram e agradeceram a Deus! Ahh! Viva! (Faa as crianas saltarem mais uma vez e depois pularem comemorando e louvando a Deus.) Pea que as crianas se sentam agora s duas margens do "mar" e diga? Essa uma histria que nos anima a ter f e confiana no grande poder de Deus para nos salvar! Vamos comemorar e depois pensar mais um pouco sobre o poder da f e comemorem dando saltos de alegria e louvando a Deus.

PARA SEMPRE NA MEMRIA

Distribua os cartes. Chame voluntrios para ler em voz alta Lucas 7.50; Efsios 2.8 e Hebreus 10.39. Pergunte: Na opinio de vocs, por que Deus quer que tenhamos f nEle? Como a f em Deus salvou os israelitas? Como a nossa f pode nos salvar? Como ter f em Jesus, o perfeito presente de amor vindo de Deus, pode nos salvar? O que voc pode fazer para tornar sua f em Deus mais forte? Diga: A f em Deus e no seu poder para salvar ajudou Moiss a liderar os israelitas e ajudou-os a seguir a Deus. Nossa f em Deus e em Seu Filho Jesus pode nos salvar tambm. A f pode nos salvar de nossos pecados e ajudar-nos a encontrar a sada para nossos problemas. A f aproxima nosso corao de Deus. vamos fazer cartes que nos ajudaro a aprender versculos sobre o poder da f! Pea s crianas que escrevam Hebreus 10.39 em seus cartes usando canetas coloridas. Depois cortem fitas de 20 cm, grampeiem ou colem nos cartes para us-los como marcadores de livro. Incentive as crianas a lerem vrias vezes o versculo sobre o poder da f durante a semana e a decor-lo. Termine com uma orao agradecendo a Deus, como Moiss, por seu poder de salvar e ajudar atravs da f.

DEZ PRAGAS DO EGITO


Quando Deus mandou as dez pragas sobre o Egito, Ele queria ensinar Fara e o povo egpcio quem o Senhor nico e verdadeiro. Os egpcios adoravam muitos deuses como o prprio rio Nilo, o deus-r e o deus-touro. Deus, o grande Criador dos cus e da terra, resolveu usar a prpria natureza para Seus propsitos. Ele tomou o deus-Nilo em sangue, trazendo tragdia e no prosperidade, as rs trouxeram doena, e o poder do deus-sol foi apagado. Hoje em dia, as pessoas crem em muitos deuses falsos; h muito misticismo e sincretismo, mas como crentes cremos que h um s Deus, nico e verdadeiro. A sua tarefa, professor, ensinar a seus alunos que grande o Senhor e mui digno de ser louvados, temvel mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos no passam de dolos; o Senhor, porm, fez os cus (Sl 96: 4,5).

Ler: xodo 6:18-30, e caps. 7,8,9,10,11

Versculo para DECORAR: "De maneira alguma te deixarei" - Hebreus 13:5 APLICAO: ensinar que Deus poderoso e que devemos confiar somente nEle. Introduo (Mostre as figuras da natureza, dizendo que Deus tem o controle sobre todas as coisas. Nada passa desapercebido). Na lio de hoje, vamos conhecer o poder de Deus sobre todas as coisas. Desenvolvimento Deus escolheu Moiss para tirar o povo de Israel do Egito, e ele deveria falar com Fara para que os libertasse. Moiss e Aro, seu irmo, foram falar com Fara, por duas vezes, mas Fara, no deixou o povo sair. Deus sabia que Fara tinha um corao mau e no deixaria o povo sair. Mas isso no iria atrapalhar o plano de Deus para a libertao do povo de Israel. Fara confiava muito nos deus do Egito. Eram esttuas de ouro, de prata, de barro, mas que no tinham nenhum poder. Ele acreditava que os seus deuses eram mais poderosos que o Deus dos israelitas. Deus, ento, provaria para Fara e para os egpcios quem o Deus verdadeiro. Deus disse a Moiss: Sabero os egpcios que eu sou o Senhor, quando estender eu a minha mo sobre o Egito, e tirar do meio deles os filhos de Israel. Deus fez com que acontecesse naquele pas dez pragas coisas muito ruins, para que Fara e o povo do Egito aprendessem que h somente um Deus. Deus ia mostrar atravs das pragas que os deuses do Egito eram falsos, no tinham poder e no adiantava confiar neles. A 1 praga Deus disse para Aro estender sua vara sobre as guas do Egito. Quando ele fez isso, toda gua se transformou em sangue. Voc pode imaginar os egpcios indo buscar gua no rio e encontrar somente sangue?

Voc tem coragem de pegar uma r? A 2 praga era as rs. Em todos os lugares: no palcio de Fara, nas praas, nas casas havia muitas rs. Na 3 praga, Deus transformou o p da terra em piolhos. Mesmo acontecendo essas coisas horrveis no Egito, Fara no deixou o povo sair. Deus continuou enviando mais pragas. Veio a 4 praga, que eram as moscas. A 5 praga foi peste nos animais Fara e os egpcios adoravam o deus touro. Acreditavam que ele protegia o gado, mas Deus mostrou que era intil confiar em um animal. A 6 praga constitui-se de lceras eram feridas muito feias que apareceram no povo. Vocs acham que agora Fara vai deixar o povo sair? No. Ele era muito teimoso. Quem tem medo de chuva de pedras, de troves, de relmpagos? Deus enviou chuva diferente para o Egito, que ns nunca vimos igual. A chuva de pedras foi a 7 praga. Caram tantas pedras que estragaram as plantaes e mataram muitos animais. Depois disso Deus fez soprar um vento forte trazendo milhares de gafanhotos, insetos que devoraram o restante das plantaes do Egito. Esta foi a 8 praga. Os egpcios acreditavam que o sol era o maior de todos os deuses. Ento, Deus enviou a 9 praga fazendo com que o sol escurecesse por trs dias. Ningum podia sair de casa porque no encontrava caminho, mas na regio onde os israelitas moravam no ficou escuro, somente para os egpcios. Moiss mostrou aos egpcios que o sol no um deus. Deus no permitiu que os israelitas sofressem com nenhum dessas pragas que caram no Egito. Ele cuidou de Seu povo porque os amava. Depois de tudo isso, Moiss foi falar novamente com Fara, mas ele continuava com o corao endurecido. Na aula de hoje, vimos nove pragas. Na prxima lio veremos a 10 praga, mas...ser que dessa vez Fara vai deixar o povo sair? No percam! Concluso Fara no quis obedecer a Deus. E Deus estava lhe mostrando que poderoso e pode realizar qualquer coisa. Fara no tinha temor a Deus e no reconhecia a Sua grandeza. Ns temos que reconhecer que Deus poderoso, o Criador da natureza e o nico Deus. Devemos confiar e adorar somente a Deus.

Potrebbero piacerti anche