Sei sulla pagina 1di 2

Breve descrio do Ciclo Hidrolgico na Agricultura Irrigada No processo de desenvolvimento vegetativo da planta, em especial a planta cultivada sob irrigao,

a gua extrada do solo serve como meio de transporte dos nutrientes durante o seu ciclo de desenvolvimento fisiolgico. Depois de passar pela planta esta gua retorna atmosfera em forma de vapor, juntamente com a gua evaporada da superfcie, realimentando o ciclo idrolgico. Na irrigao a gua ! aplicada na medida da necessidade da planta. " excedente da irrigao, #uando ocorre, passa por infiltrao e percola, abaixo da $ona radicular e alimenta o lenol fretico. No caso da c uva escoamento superficial e ac%mulo de gua na superfcie do solo, de onde parte evapora e parte sofre percolao profunda. & gua percolada alimenta as nascentes, #ue por sua ve$, formam os cursos d'gua #ue correm para o mar. Nas reas cultivadas ou com florestas uma pe#uena parte da gua da c uva ! aproveitada pelas plantas e retorna como vapor atmosfera depois da transpirao no processo fisiolgico. (ara a irrigao a gua pode ser captada a fio d'gua, direto dos rios, ou de reservatrios. "s reservatrios so construdos para o ac%mulo de gua na !poca das c uvas, de forma a disponibili$ar para as necessidades umanas )usos m%ltiplos* na !poca da escasse$ drica, inclusive para a irrigao.

O ciclo hidrolgico no contexto da Agricultura Irrigada +egundo a ,&", o setor #ue mais consome gua ! a agricultura irrigada, com -./ dos recursos dricos disponveis destinados irrigao, em m!dia. "utros usurios mais expressivos so a ind%stria, para onde so destinados 0./, e o consumo direto da populao, #ue re#uer menos de 1./. 2stes percentuais no se referem a toda gua presente no planeta 3erra, mas sim #uantidade de gua doce captada para o desenvolvimento das atividades econ4micas a partir de fontes prontamente disponveis em rios, lagos, umidade do solo e a#uferos subterr5neos. " volume de gua total da atmosfera terrestre, #ue ! um sistema fec ado e estvel, ! estimado em 1,67x1.17 m6 )1.67 bil 8es de m6*, valor aceito como refer9ncia pela comunidade cientfica. Da, conclui:se #ue o consumo #uantitativo de gua ! um mito, pois utili$ao de recursos dricos presentes na atmosfera terrestre com algum deslocamento temporal e espacial. (or!m, algumas atividades umanas contribuem em muito para a sua deteriorao, como alguns setores da ind%stria e o esgotamento sanitrio. 2m alguns pases o percentual de uso da gua prontamente disponvel para irrigao ! bem maior #ue a m!dia citada anteriormente. +e focali$armos alguns pases com baixa precipitao pluviom!trica fica evidenciado #ue o excedente da irrigao contribui para a realimentao das surg9ncias e nascentes, mel orando a disponibilidade drica para demais usos. (ode:se concluir, portanto, #ue a atividade no consome gua, promovendo, apenas, o seu deslocamento temporal e espacial no ciclo idrolgico da parte #ue ! utili$ada no desenvolvimento fisiolgico das culturas, da mesma forma como ocorre nas florestas.

Potrebbero piacerti anche