Sei sulla pagina 1di 82

Federao das Indstrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Presidente da FIEMG
Olavo Machado Jnior

Diretor Regional do SENAI


Lcio Jos de Figueiredo Sampaio

Gerente de Educao Profissional


Edmar Fernando de Alcntara

SEGURANA PARA OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Sete Lagoas 2011

S U M R I O

Introduo ............................................................................................................ 03 Operador ............................................................................................................... 04 Conscientizao do Operador, Pr-requisitos Treinamento Norma Regulamentadora NR 11 ............................................................................................................................... 06 Tipos de carga ....................................................................................................... 09 Simbologia de Cargas Perigosas ........................................................................... 13 Empilhadeiras - Descrio Gerai............................................................................ 14 Componentes da Empilhadeira ............................................................................. 19 O equilbrio da Empilhadeira ................................................................................. .. 23 Procedimentos de Operao .................................................................................. 24 Subir e acionar a Empilhadeira Movimentar a Empilhadeira Forma de abastecimento (gs) Forma de abastecimento (gasolina) Parar / Desiigar7 Estacionar a Empilhadeira Informaes Procedimentos de Carga / Armazenamento .......................................................... 28 Carregamento Empilhamento Descarregamento Informaes Procedimento de circulao ................................................................................. 30 Informaes Procedimento de Segurana ................................................................................ 31 Informaes Manuteno preventiva ....................................................................................... 32 Tabela de observaes dirias .................................................................... ....... 44 Melhora e Experincia em acidentes ........................................................................................................ 45 Mandamentos da Segurana ..................................................................................................................... 51 Procedimentos bsicos de segurana ....................................................................................................... 54 Equipamentos de Guindar e Transportar ................................................................................................ 57 Preveno e Combate a Incndios ........................................................................................................... 79 Bibliografia .......................................................................................................... 80

Prefcio

Muda a forma de trabalhar, agir, sentir, pensar na chamada sociedade do conhecimento. Peter Drucker

O ingresso na sociedade da informao exige mudanas profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produo, coleta, disseminao e uso da informao. O SENAI, maior rede privada de educao profissional do pas, sabe disso, e ,consciente do seu papel formativo , educa o trabalhador sob a gide do conceito da competncia: formar o profissional com responsabilidade no processo produtivo, com iniciativa na resoluo de problemas, com conhecimentos tcnicos aprofundados, flexibilidade e criatividade, empreendedorismo e conscincia da necessidade de educao continuada. Vivemos numa sociedade da informao. O conhecimento, na sua rea tecnolgica, amplia-se e se multiplica a cada dia. Uma constante atualizao se faz necessria. Para o SENAI, cuidar do seu acervo bibliogrfico, da sua infovia, da conexo de suas escolas rede mundial de informaes internet- to importante quanto zelar pela produo de material didtico.

Isto porque, nos embates dirios, instrutores e alunos, nas diversas oficinas e laboratrios do SENAI, fazem com que as informaes, contidas nos materiais didticos, tomem sentido e se concretizem em mltiplos conhecimentos. O SENAI deseja, por meio dos diversos materiais didticos, aguar a sua curiosidade, responder s suas demandas de informaes e construir links entre os diversos conhecimentos, to importantes para sua formao continuada ! Gerncia de Educao Profissional

Apresentao

Hoje, o grande desafio para as instituies de educao profissional a empregabilidade do trabalhador, entendida como a capacidade de manter-se em um mercado de trabalho em constante mudana.

ento, de grande importncia que se adapte a educao profissional as exigncias do mercado e realidade scio-econmica do pas.

Caro aluno, a apostila um recurso didtico que servir como um referencial bsico para as unidades curriculares que voc desenvolver durante este mdulo.

O material didtico completo est disponvel na biblioteca da escola e muito importante que o estudante de nvel tcnico saiba utiliz-lo da melhor forma possvel para desenvolver plenamente sua capacidade de aprender a aprender e ser um profissional sempre atualizado e em sintonia com o mercado de trabalho.

INTRODUO

O objetivo desta atividade transmitir aos participantes, conhecimentos tericos e prticos na operao e execuo de tarefas com o uso de empilhadeira. Acidentes, normalmente, acontecem por ausncia ou desconhecimento dos procedimentos, operao, carga e armazenamento, normas de circulao ou desrespeito s normas de segurana. Esperamos com esse treinamento, contribuir para o aperfeioamento do seu desempenho profissional, a melhoria da qualidade de vida e de trabalho; e conseqentemente, com a produtividade de sua Empresa. Esta instruo define as diretrizes bsicas para atendimento das condies de segurana, visando disciplinar as formas de utilizao de empilhadeiras, reduzir custos com manuteno e prevenir acidentes.

TIAGO H. VALGAS GER. Op. MAC-TEC

MAC-TEC 03

OPERADOR

O operador de empilhadeira desempenha um papel muito importante no transporte de produtos . Afinal ele que carrega e descarrega caminhes, movimenta estoques e garante a integridade das cargas. A sua experincia profissional toma-se essencial na sua funo. necessrio que o operador de empilhadeira tenha plena conscincia de que ele pode dificultar o transporte, mas que tambm pode ser um grande facilitador do mesmo. Dirigir uma empilhadeira de maneira adequada supe que algum tenha segurana e habilidade profissional e que possa transmitir essa segurana para o pedestre, motorista do caminho e demais veculos que circulam na mesma rea. O operador que participa deste programa de treinamento, opera o equipamento de forma mais consciente, correta e, com certeza, evita acidentes para si, para carga e para os outros.

PR REQUISITOS

=> Possuir carteira Nacional de habilitao ( CNH ) para veculos automotores, exceto categoria A => Estar apto pelo servio mdico (SESMT)

TREINAMENTO

O treinamento na segurana muito importante, tanto no aspecto terico e prtico, desta forma necessrio que o ' operador receba treinamento a nvel de conhecimento e habilidade bsico para operar um veculo industrial com eficincia e segurana, obtendo maior credibilidade e produtividade em seus produtos e servios.

MAC-TEC 04

FASES DO TREINAMENTO

Treinamento Terico e Prtico Tem como objetivo abordar o conhecimento dos princpios e controles operacionais dos veculos que sero usados e habilidades bsica. r- O treinamento prtico executado em uma rea adequada para manobras, onde possam ser colocadas vrias condies que o operador dever enfrentar ( simulao de trajetos etc). > Durante o treinamento, devem ser feitos testes de habilidade e conhecimento aprendido para assegurar que o operador atingiu um padro satisfatrio. Recomenda-se que a intervalos estabelecidos, ou quando houver indicaes de que o operador no est trabalhando segundo o padro exigido, sejam introduzidos testes formais de verificao. Estgios Supervisionado > O operador deve receber um treinamento de familiarizao com o local de trabalho sob superviso. Por exemplo, a empilhadeira que ser usada, o layout do local, as normas de segurana da empresa, Caractersticas do trabalho, procedimentos de emergncia e etc...

MAC-TEC 05

NORMA R E G ULA M E N T A D O R A N R. 11

NR-11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais - Normas de segurana para operao de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Mquinas Transportadoras. -Os equipamentos utilizados na movimentao de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontesrolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, sero calculados e construdos de maneira que ofeream as necessrias garantias de resistncia e segurana, e conservados em perfeitas condies de trabalho. - Especial ateno ser dada aos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos que devero ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas. - Em todo equipamento ser indicado, em lugar visvel, a carga mxima de trabalho permitida. - Nos equipamentos de transporte, com fora motriz prpria, o operador dever receber um treinamento especfico, dado pela empresa que o habilitar nessa funo. -- Os operadores de equipamentos de transporte motorizado devero ser habilitados e s podero dirigir se durante o horrio de trabalho -*> portarem um carto de identificao, com o nome e fotografia, em lugar visvel. - O carto ter validade de 01 (Hum) ano, salvo imprevisto, e para a revalidao, o empregado dever passar por exame de sade completo, por conta do empregador. - Os equipamentos _de transporte motorizados devero possuir sinal de advertncia sonora (buzina).

MAC-TEC 06

Todos os transportadores industriais sero permanentemente inspecionados e as pecas defeituosas, ou que apresentam deficincias, devero ser imediatamente substitudas. Nos locais fechados ou pouco ventilados, as emisso de gases txicos, por mquinas transportadoras, dever ser controlada para evitar concentraes, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissveis. Em locais fechados e sem ventilao, proibida a utilizao de mquinas transportadoras, movidas a motores de combusto interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados. Armazenamento de Materiais

- O peso do material armazenado no poder exceder 'a capacidade de carga calculada para o piso.
'

- O material armazenado dever ser disposto de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos contra incndio, sadas de emergncias, etc... - Material empilhado dever ficar afastado das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 50 cm. - A disposio da carga no dever dificultar o trnsito, a iluminao o acesso as sadas de emergncia. - O armazenamento dever obedecer aos requisitos de segurana especiais a cada tipo de material.

MAC-TEC 07

Normas de segurana de trabalho em atividades de transporte de sacas - As pilhas de sacos , nos armazns, tero altura mxima correspondente a trinta fiadas, quando for usado processo mecanizado de empilhadeira . - No caso de processo mecanizado de empilhamento aconselha-se o uso de esteiras rolantes, talhas ou empilhadeiras. - O piso do armazm dever ser constitudo de material no escorregadio, sem aspereza, utilizando-se de preferncia o mastique asfltico e mantido em perfeito estado de conservao. - Equipamento de transporte e manipulao de materiais tais como: Empilhadeiras, tratores industriais, pontes rolantes, vagonetes, reboques etc... Sinalizao de Segurana O amarelo dever ser empregado para indicaru cuidado", assinalando: Equipamento de transporte e manipulao de materiais tais como: Empilhadeiras, Tratores industriais, pontes rolantes, vagonetes, reboques etc.

MAC-TEC 08

TRANSPORTE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS TIPOS DE CARGA A perfeita operao de um equipamento de movimentao de carga est intimamente ligada ao conhecimento do tipo de carga movimentado. Portanto, necessrio que se anlise cuidadosamente todos os parmetros relativos ao tipo de material manuseado. Cada tipo de carga necessita de um tipo de movimentao mais apropriada: So cargas transportadas em grande quantidades sem embalagem , contidas apenas pela carroceria do veiculo transportador. Ex: cimento, GRANEL areia, combustvel, gases etc. NO SO TRANSPORTADAS POR EMPILHADEIRAS So acondicionadas em caixas, sacos, feixes, fardos, etc. EMBALADAS So as mais transportadas por empilhadeiras Ex. Latas, material eletrnico, livros. So transportadas sem embalagens e algumas de forma individual. DIVERSAS Ex. TUBOS, BOBINAS, TRILHOS E ETC. ESPECIAIS So cargas que por alguma caracterstica prpria exigem cuidados com : higiene, poluio, manuseio, sinalizao (Placas e etiquetas especiais) Ex: Produtos perecveis, produtos perigosos.

A movimentao de cargas com auxilio de empiihadeira, d -se de trs formas principais: Carga embalada Carga paletizada (em paletes) Carga conteinizada ( em container)

MAC-TEC 09

A) Carga Embalada Material, normalmente, acondicionado em caixa, saco tambor, feixe, etc; movimentada individualmente. OU NO interior de gaiolas/caambas. B) Paletes ou estrados Os paletes so estrados de madeira ou de plstico, dotados de aberturas para acesso do garfo da empilhadeiras. sobre os quais se arruma a carga. Os mais usuais so:

B 1.) De duas
!

Possuem aberturas para a entrada do garfo em direes opostas, limitando o acesso carga, pela empilhadeira. So os de maior utilizao no Brasil. B 2.) De quatro entradas Tem abertura nos quatro lados, e assim o garfo pode ser inserido em qualquer direo. Facilitam a movimentao da carga, principalmente em depsitos em que os corredores sejam muito estreitos e a empilhadeira no possua rea suficiente para uma manobra adequada. B 3.) Leve ou Feixe Para alguns tipos de mercadorias, embaladas em caixas de tamanho mdio ou grande, arrumadas sobre pranchas lisas, possvel utilizar um tipo de palete, que possibilita a separao mecanizada do conjunto carga/estrado. Este tipo de palete, possui aberturas na parte superior e inferior, quando os garfos da empilhadeira penetram na abertura inferior o conjunto estrado/carga movimentado solidariamente junto). Colocando-se o garfo na abertura superior ( por baixo da prancha ) a carga ser levantada diretamente por ele, permanecendo o palete no local. Consegue-se assim a separao entre carga e palete de forma mecanizada. Em virtude desta forma dupla de operao, este palete recebe a denominao de Leve ou Deixe.

MAC-TEC 10

Observao: Nos outros tipos de paietes, a separao ac conjunto carga/estrado feita de forma manual, ou seja, o palete movimentado junto com a carga, e ao chegar no local de embarque ou no veculo, a carga retirada manualmente. O Pallet Danificado O pallet danificado aquele inadequado para armazenar produtos, matrias - primas e embalagens. So considerados danificados os pailets que apresentarem os seguintes problemas: prego exposto, tbua solta, quebrada, lascada faltando toco etc
T A B U A F A L T A N D O T O C O F A L T A N D O

TABUA QUEBRADA

P R E G O E X P O S T O

MAC-TEC 11

C ) Container uma caixa fechada, em geral de ao ou alumnio, dentro da qur a carga acondicionada. a forma de unitizao ( reunio em um .30 volume ) de cargas mais utilizada atualmente. Alm da vantagem de manuseio, propicia um elevado grau de segurana (reduo de roubos, quebras, avarias e extravio). Cdigos e Sinalizaes Antes de operar o equipamento, observe os smbolos indicativos, estes indicam situao de nsco. Ateno especial deve ser dada as palavras: ATEN O > WARNING

PERIGO

>

DANGER

Observe os smbolos indicativos em sua empresa sempre que operar o equipamento.

MAC-TEC 12

MAC-TEC 13

EMPILHADEIRAS DESCRIO GERAL Descrio um veiculo automotor projetado para levantar, transportar e armazenar materiais tanto no sentido vertical como no horizontal. um equipamento de grande utilidade, que substitui com vantagens, talhas, pontes rolantes, monovias e tambm o prprio homem , pois realiza tarefas no qual seriam necessrios vrios operrios. Empilhadeira um equipamento nobre no qual o seu custo e manuteno so de valores elevados. O operador deste equipamento, tem em mos um patrimnio inestimvel e conceituada na escala de equipamentos nobres, por qual motivo exige do operador um enorme senso de responsabilidade. EMPILHADEIRA UM EQUIPAMENTO FABRICADO PARA TRANSPORTAR E EMPILHAR E NO PARA REBOCAR OU EMPURRAR 1. TIPOS 1.1 QUANTO AOS MEIOS DE ABASTECIMENTO

Eltrico No apresenta poluio por no haver combusto. Por esta razo mais utilizada nas empresas alimentcias, farmacuticos, espaos confinados e galpes com pouca ventilao. Gs Seu custo de manuteno e operao so menores que os modelos a gasolina; tm uma gama de capacidade e aplicaes bem amplas sendo geralmente utilizadas em locais de ambientes fechados. Gasolina Bastante utilizadas e a condio do equipamento imposta pelo fabricante Tem aplicao diversificada. Tem um custo maior mas faz com que o equipamento possua maior autonomia e versatilidade, operando com cargas e condies diversas. Diesel So empregadas em condies mais rusticas, como portos, minas a cu aberto e serrarias. Raramente so empregadas em ambientes fechados por seu elevado nvel de rudo, poluio e intoxicao.

MAC-TEC 14

CLASSIFICAO QUANTO AS CARACTERISTICAS MECNICAS 1- Mecnica manual: Possui cmbio e conversor de torque 2- Automtica normal: Possui cambio hidramtico, tendo a alavanca ou monotrol somente duas posies de sentido frente e r com uma, duas ou quatro velocidades de marcha. 3- Automtica basculante: possui cambio hidramtico e os garfos da torre so basculantes (GARFOS COM DESLOCADOR LATERAIS OU GIRATRIOS) Cada um dos modelos escolhido pela necessidade e operao da empresa.

FATORES PARA ESCOLHA E COMPRA DE EQUIPAMENTOS: a) Peso, dimenses e capacidade de carga b) Distancias, frequncia e altura de elevao da torre c) Ambiente de trabalho (Espao fsico, tipo de piso, etc.)

MAC-TEC 15

MAC-TEC 16

MAC-TEC 17

MAC-TEC 18

MAC-TEC 19

MAC-TEC 20

MAC-TEC 21

MAC-TEC 22

O centro de carga (d) a medida tomada a partir da face anterior dos garfos at o centro da carga. Tem se como norma especificar as empilhadeiras at 4.999 Kg a 50 cm de centro da carga e, dessa capacidade em diante 60 cm. Caso o peso da carga exceda a capacidade nominal da empilhadeira ou o centro da carga esteja alm do especificado para ela, poder ocorrer um desequilbrio e consequente tombamento, com srios prejuzos tanto para o operador quanto ao equipamento ou para a carga

MAC-TEC 23

MAC-TEC 24

MAC-TEC 25

MAC-TEC 26

MAC-TEC 27

MAC-TEC 28

MAC-TEC 29

MAC-TEC 30

MAC-TEC 31

MAC-TEC 32

MAC-TEC 33

MAC-TEC 34

MAC-TEC 35

MAC-TEC 36

MAC-TEC 37

MAC -TEC 38

MAC-TEC 39

MAC-TEC 40

MAC-TEC 41

MAC-TEC 42

MAC-TEC 43

MAC-TEC 44

MAC-TEC 45

MAC-TEC 46

MAC-TEC 47

MAC-TEC 48

MAC-TEC 49

MA-TEC 50

MAC-TEC 51

MAC-TEC 52

MAC-TEC 53

MAC-TEC 54

MAC-TEC 55

TIAGO H. VALGAS MAC-TEC 56

NR-18 OBRAS DE CONSTRUO, DEMOLIO E REPAROS (SNTESE) 18.14.5- No transporte e descarga dos perfis, vigas e elementos estruturais, devem ser adotadas medidas preventivas quanto sinalizao e isolamento da rea. 18.14.6- Os acessos da obra devem estar desimpedidos, possibilitando a movimentao dos equipamentos de guindar e transportar. 18.14.7- Antes do incio dos Servios, os equipamentos de guindar e transportar devem ser vistoriados por trabalhadores qualificados, com relao capacidade de carga, altura de elevao e estado geral do equipamento 18.14.8 - Estruturas ou perfis de grande superfcie somente devem ser iados com total precauo contra rajadas de vento 18.14.9 - Todas as manobras de movimentao devem ser executadas por trabalhador qualificado e por meio de cdigo de sinais convencionados. 18.14.10 - Devem ser tomadas precaues especiais quando da movimentao de mquinas e equipamentos prximos a redes eltricas 18.14.11 - O levantamento manual ou semi-mecanizado de cargas deve ser executado de forma que o esforo fsico realizado peio trabalhador seja compatvel com suja capacidade de fora, conforme a NR 17 Ergonomia 18.14.19 - proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar. 18.14.20 - Os equipamentos de transportes de materiais devem possuir dispositivos que impeam a descarga acidental do material transportado. 18.24.1 - Os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas e de trabalhadores, a circulao de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incndio, no obstruir portas sadas de emergncia. 18.24.2 - As pilhas de materiais a granel ou embalados, devem ter forma e altura que garantam a sua estabilidade e facilitem o seu manuseio 18.24.3- Tubos, vergalhes, perfis, barras pranchas e outros materiais de grande comprimento ou dimenso devem ser arrumados em camadas, com espaadores e peas de reteno, separados de acordo com o tipo de material e a bitola das peas 18.24.4O armazenamento deve ser feito de modo a permitir que os materiais sejam retirados obedecendo sequncia de utilizao planejada, de forma a no prejudicara estabilidade das pilhas. 18.24.5 - Os materiais no podem ser empilhados diretamente sobre piso instvel, mido ou desnivelado. 18.24.7 - Os materiais txicos corrosivos, inflamveis ou explosivos devem ser armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas. Estas devem Ter conhecimento prvio do procedimento a ser adotado em caso de eventual acidente. 18.24.9 - Os recipientes de gases para solda devem ser transportados e armazenados MAC-TEC 57

adequadamente, obedecendo-se s prescries quanto ao transporte e armazenamento de produtos implacveis. 2 - EQUIPAMENTOS DE GUINDAR E TRANSPORTAR. Os equipamentos de guindar mais comuns so: Veculos motorizados (Empilhadeiras e Similares) Guindastes Guindautos Pontes Rolantes Roldanas Talhas

Transportadores 2.1 - COMPONENTES DO EQUIPAMENTO DE GUINDAR. CABOS DE AO CORRENTES CORDAS

GANCHOS 2.2 DIVERSOS Para a montagem de laos "Sligas" especiais, em qualquer tipo de carga usa-se alm dos cabos, uma serie de acessrios tais como: Anis Pra Manilhas Llhoses Grampos Argolas Soquetes Esticadores Balancins

2.3 - CORDAS Todas as cordas de fibras podem classificar-se em dois grandes grupos: SINTTICAS NATURAIS

MAC-TEC 58

2.4.1 - CORDAS DE FIBRAS SINTTICAS As Cordas de fibra sinttica de nylon, poliester, polietileno, entre outras, substituem com vantagens as de manilha. VANTAGENS Peso cerca de 33% inferior para a mesma bitola. Resistncia trao 4 vezes superior. Invulnerabilidade gua, graxas, leos, cidos e alcalinos Maior elasticidade Resistncia ao choque 4 vezes superior.

2.4.2 - CORDAS DE FIBRAS NATURAIS As Cordas de fibra natural de manilha e sisal so as mais usadas. Apesar de sua fora de tenso, resistncia gua e ao desgaste, para uma durao, requerem uma srie de cuidados, quais sejam: No devem serem arrastadas pelo cho ou raspadas em superfcies ou objetos speros e afiados. No devem serem molhadas No devem serem reforadas com tiras metlicas quando uso junto a eietricidade Devem serem armazenadas longe de gases venenosos, fontes de calor agentes qumicos, umidade, luz solar, roedores e outros agentes biolgicos

MAC-TEC 59

MAC TEC 60

MAC TEC 61

MAC TEC 62

MAC TEC 63

MAC TEC 64

MAC TEC 65

CUIDADOS AO OPERAR PONTE ROLANTE CAUSAS DE ACIDENTES MAIS COMUNS Trombada entre pontes onde se opera duas ou mais pontes simultaneamente Conversa durante a operao Defeito na ponte ou equipamentos Estado de sade, fsico ou psicolgico OBSERVAR Ao iar, descer, virar, ou tombar uma pea Aspectos geomtricos da pea Centro de gravidade Ponto de equilbrio Proteo nas quinas Se for pea metlica, soldar olhai.

MAC-TEC 66

QUESTIONAR Onde estou fazendo a operao Que cuidados devo Ter Que riscos posso correr H pessoas prximas Qual o meu posicionamento Estou usando a tcnica carreta Nos limites de percurso da Ponte devem ser instalados para choques, a fim de se evitarem batidas bruscas. Na cabine deve ser instalado um extintor de incndio porttil de co2 ou P qumico. Na cabine deve ser localizada de maneira a facilitar a visibilidade dos sinais emitidos pelo ajudante do operador. A cabine deve oferecer conforme ao operador Um alarme automtico deve ser acoplado ao boto de partida da ponte assinalando sua passagem. ORIENTAES QUANTO A SEGURANA Nunca suba para o topo da ponte, nem permita que outros o faam, sem desligar primeiro a chave geral. Ao levantar ou baixar o gancho ou a carga e ao transporta-la, certifique-se de que no abalroar materiais empilhados, mquinas etc. No Levante ou abaixe a carga ou o gancho com a mquina em movimento Examine a sua mquina no incio de cada turno quanto a engrenagens defeituosas, chaves, passagens corrimos, sirene, cabos etc. Aps o trmino de uma reparao assegure-se de que tudo funciona bem. No passe carga por cima de pessoas que se encontre no piso. No permita que pessoas se faam transportar nas cargas ou nos ganchos Verifique se de que o extintor esta em boas condies O Operador de ponte como de quaisquer outro equipamento de transportar ou guindar, no deve oper-los quando no se sentir bem fsica ou emoctonalmente. No arraste as fingas, cabos ou correntes, Sempre que for solicitado a realizar uma operao que voc considerar perigosa, consulte antes o seu supervisar. Ao deixar a cabine, desligue a chave principai e assegure-se de que os controles estejam na posio OFF. Somente mova a mquina ou a carga quando o sinal dado peio sinaleiro for bem entendida. Somente obedea sinaleiros devidamente identificados Nunca levante uma carga de peso superior ao da capacidade da mquina. Preencher o check list

MAC-TEC 67

4-TALHAELETRICA
A Talha eltrica permite o operador maior ateno manipulao da carga, pois requer menor esforo em sua movimentao Todos cabos do controle devem ser feitos de material no condutor, mesmo que a talha esteja aterrada. A Talha eltrica deve ser dotada de limites de parada em todo o levantamento vertical, a fim de impedir a ruptura ou esforo indevido do cabo. O cabo dever Ter, pelo menos, duas voltas enroladas no tambor quando estiver totalmente esticado. Para o arrastamento de cargas caso a talha no disponha de um cabo de deslocamento horizontal, pode-se usar uma corda. Nunca os cabos de controle vertical devem ser usados para deslocamento horizontal.

MAC-TEC 68

MAC-TEC 69

MAC-TEC 70

MAC-TEC 71

MAC-TEC 72

MAC-TEC 73

MAC-TEC 74

MAC-TEC 75

MAC-TEC 76

MAC-TEC 77

MAC-TEC 78

MAC-TEC 79

MATERIAL CONSULTADO

LEGISLAO: Lei 8.213 da Previdncia Social Portaria 3.214 do Ministrio do Trabalho e Emprego LITERATURAS: Introduo a engenharia de sistemas FUNDACENTRO Programa de Preveno de Perdas FUNDACENTRO Medicina do Trabalho ABPA Anexos da portaria 3214 do TEM Treinamento e Segurana SIVEF/IMAM Manual de Segurana para Operadores SENAI SP Manual do Operador HYSTER COMPANY 1996 Cdigo de segurana para veculos industriais automotores ABNT (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS) Manual para o futuro motorista RG: 456.728 livro 858 Espao Sade HAC mai/04 SINDICATO DOS TRABALHADORES DE SANTOS

TCNICO RESPONSVEL: TIAGO H. VALGAS GER. Op. MAC-TEC Instrutor TREINAMENTOS 18/ FEV / 2011.

MAC-TEC 80

Potrebbero piacerti anche