Sei sulla pagina 1di 8

Guia de Fixadores de Roscas

Tecnologia de Fixao de Roscas

Introduo s montagens roscadas


Todos os dias utilizamos produtos que contm inmeros xadores roscados. As juntas aparafusadas continuam a ser a forma mais comum de estabelecer uma xao desmontvel, mas segura entre duas peas. Apesar de existirem em vrias formas e tamanhos, todos os xadores roscados so utilizados para atingir o mesmo objectivo: atingir uma montagem duradoira. Da que seja importante que a tenso dos parafusos e as foras de xao sejam mantidas.

Porque falham as montagens roscadas?


As montagens roscadas normalmente falham devido perda de tenso dos parafusos. As causas principais so relaxao e autoenfraquecimento. A relaxao resulta numa alterao na tenso dos parafusos que leva a uma fora de xao reduzida. Este efeito desencadeado por: Instalao alisamento da superfcie induzida pela presso rugosidade. Arrasto produo dos substratos dependente do tempo quando as cargas excedem a resistncia compresso do material p. ex. ao xar juntas.

Relaxao em detalhe

Caso a capacidade elstica da montagem seja inadequada, p.ex. se os parafusos foram demasiado rgidos ou se o comprimento errado em relao ao dimetro for seleccionado, a perda de tenso dos parafusos no poder ser compensada. O auto-enfraquecimento provocado por qualquer tipo de carga dinmica, tal como vibrao ou mudanas de temperatura. Carga de xao insuciente e peas mal encaixadas permitem movimentos relativos que aumentam o risco de autoenfraquecimento. Estas alteraes de carga levam a situaes sem frico de curta durao em que o parafuso sai da porca. A soma destes movimentos muito pequenos resulta, em ltima anlise, no enfraquecimento da montagem roscada.
Auto-enfraquecimento em detalhe

Enquanto a relaxao poder apenas ser reduzida atravs de alteraes no desenho das peas (p. ex., o comprimento em relao ao dimetro) ou atravs da utilizao de elementos elsticos, O auto-enfraquecimento poder ser evitado apenas atravs da utilizao de dispositivos de xao de roscas adequados.

Tecnologia de Fixao de Roscas

Como xar uma montagem roscada?


Exemplos de mtodos de xao de roscas: Dispositivos mecnicos (p.ex. anilhas de segurana, cavilhas ranhuradas) apenas utilizada para evitar a perda de porcas e parafusos Dispositivos de frico (p.ex. aro ranhurado ou anilhas de mola) Contribuem para uma elasticidade absoluta e/ou aumento da frico; no garantem, uma xao de roscas permanente sob cargas dinmicas Os resultados do teste de choque transversal mostram claramente os diferentes nveis de sucesso dos vrios mtodos de xao de roscas. Os xadores de roscas Loctite atingem a melhor reteno carga-xao.

Dispositivos de bloqueio (p.ex. parafusos de anges estriadas ou dentadas) Previnem o auto-enfraquecimento, mas so caros; necessitam de superfcies mais largas de apoio a anges e danicam as superfcies Fixadores de roscas Loctite (p.ex. Loctite 243 ou Loctite 2701) Montagens roscadas permanentemente xas

100 Fora de pr-esforo em % 80 60 40 20 0

Parafuso standard com sistema de xao de roscas Loctite Parafuso com ange de dente de serra Porca com anilha em poliamida Parafuso com anilha dentada DIN 6797 A Parafuso com anilha de mola DIN 127 A Parafuso standard no xado

200

400 600 800 Nmero de ciclos de carga

1000

Como funciona um xador de roscas Loctite ?


Os xadores de roscas Loctite so adesivos de componente nico que preenchem totalmente todos os espaos vazios entre as roscas interligadas. Eles endurecem na ausncia de ar e em contacto com metal formando um plstico thermoset duro, criando assim uma ligao interfacial que mantm a frico entre as roscas ao aderir a ambas as anges e atravs de coeso no interior da camada adesiva. Tal previne qualquer movimento entre as roscas.

Actua entre as duas caras da rosca

Gama de Fixadores de roscas Loctite

Como utilizar um xador de roscas Loctite


Para atingir um desempenho optimizado todas as partes devero estar limpas e sem leo/gordura.

Nota: Para materiais passivos como o ao inoxidvel, alumnio ou metais revestidos poder ser necessrio utilizar activadores para iniciar/acelerar o endurecimento.
Orifcios pasantes Para furos cegos Para ps-montagem

Classicao
Existem vrios factores a considerar na escolha de um xador de roscas, sendo um dos critrios chave a resistncia necessria. Os xadores de roscas Loctite esto divididos em trs classes diferentes: Resistncia baixa : Desmontagem fcil utilizando ferramentas manuais Resistncia mdia: A desmontagem possvel utilizando ferramentas manuais padro Resistncia elevada: A desmontagem difcil com ferramentas padro; calor localizado (>250C) e a desmontagem enquanto quente poder ser necessria

Alm da resistncia existem vrios critrios de desempenho que devem ser considerados na escolha do xador de roscas correcto LoctiteA tabela abaixo mostra a seleco dos principais xadores de roscas Encontram-se disponveis outros graus com desempenhos especiais.

Tabelas de seleco
Critrios Linha lquido ncleo: Resistncia baixa Resistncia mdia Resistncia elevada L. lqui. especialidade : Superfcies passivas Temperatura alta Tolerante ao leo Capilaridade Linha semi slida: Resistncia mdia Resistncia elevada Produto Loctite 222 Loctite 243 Loctite 270 Loctite 2701 Loctite 272 Loctite 278 Loctite 290 Loctite 248 Loctite 268

Cor roxo uorescente azul uorescente verde uorescente verde uorescente vermelho-laranja verde uorescente verde uorescente azul uorescente

Dimenso mxima Temp. de operao M36 M36 M20 M20 M80 M36 M8 M50 55C a +150C 55C a +150C 55C a +150C 55C a +150C 55C a +230C 55C a +200C 55C a +150C 55C a +150C 55C a +150C

vermelho uorescente M50

Gama de Fixadores de roscas Loctite

Funcionalidades Mltiplas
Resistncia vibrao Uma soluo para bloquear e vedar em qualquer posio Resiste vibrao e binrio at a uma tenso de parafusos zero superior a todos os dispositivos mecnicos de bloqueio Uma pelcula lquida previne a soldadura ou gripagem por frico O efeito de vedao previne corroso Permite a desmontagem Resiste maioria dos gases e uidos industriais Resistncia trmica at aos 150C ou mais Comprovado h dcadas Evita que se soltem Carga de xao controlada

Previne gripagem e corroso

Excelente durabilidade

Assegura tension e a fora de sujeccion

Vantagens para si
Fiabilidade aumentada As juntas resistem a ciclos trmicos, vibrao e choque As roscas so vedadas para prevenir corroso A carga de xao mantida A montagem permanece bloqueada e prova de fugas durante toda a sua vida til A reteno da carga de xao e imobilizao mais elevada fornecem uma segurana adicional. Custo mais baixo por unidade em comparao com dispositivos mecnicos de bloqueio Custos mais baixos para armazenamento, compra, manuteno e reparao A facilidade de automao reduz os custos de montagem e aumenta o processamento universalmente aplicvel a uma vasta gama de dimenses de roscas Facilidade de integrao na produo com necessidades reduzidas de equipamento

Vida do produto final mais longa

Poupana

Baixo investimento

Casos de Aplicao

Knig & Neurath AG As montagens em mobilirio para sentar esto sujeitas a enormes resistncias de movimento. A Knig + Neurath AG utiliza adesivos de xao de roscas em vrias juntas de roscas nos seus produtos (cadeiras e sistemas de estaes de trabalho). Os xadores de roscas Loctite 242 e 270 so aplicados para garantir uma resistncia melhorada, para aumentar a estabilidade e prolongar a vida til do mobilirio.

LEMKEN GmbH & Co. KG A maquinaria agrcola para cultivo do solo exposta a uma severa carga vibracional. O disco oco recortado situado ao lado esquerdo ligado estrutura e xo por uma porca. O disco montado de apoio utilizado para revolver e misturar o solo. medida que o disco roda a uma velocidade perifrica elevada, o xador de roscas Loctite aplicado porca de bloqueio para proteco adicional para resistir de forma continuada ao auto-enfraquecimento da porca.

Stuttgarter Straenbahnen AG Milhares de passageiros conam na segurana da SSB, o transporte de metro ligeiro urbano de Estugarda, o qual utilizam diariamente. As ocinas SSB so responsveis pela reparao e manuteno de todos os componentes do veculo. De modo a garantir montagens veis de veios, eixos, transmisso e motor, inmeros xadores roscados so bloqueados com Loctite 234 ou 262.

Gottwald Port Technology GmbH A Gottwald Port Technology GmbH constri uma variada gama de gruas desde gruas ferrovirias e porturias a camies-guindaste totalmente automticos. Nomeadamente, existem cargas elevadas durante a carga e a descarga, devendo o equipamento de elevao da grua ser capaz de resistir a estas cargas. De modo a existir uma operacionabilidade permanente, os xadores roscados utilizados na montagem do motor elctrico na transmisso so xados com Loctite 243.

SCHOTTEL GmbH As montagens roscadas nas hlices de navios funcionam em condies extremamente adversas, expostas a vibraes, correntes de gua e processos de corroso. A linha de produtos da SCHOTTEL inclui hlices leme na gama dos megawatts. Cargas dinmicas deste tipo requerem a utilizao de xadores de roscas Loctite para resistir ao autoenfraquecimento. Alm disso, as montagens encontram-se vedadas para proteco contra a corroso. Os produtos Loctite .

Casos de Aplicao

Ehlebracht Slowakei s.r.o. Ao longo destes ltimos anos as telas de cristal lquidos (LCD)e de Plasma se zeram realmente populares . Uma grande percentagemde ditas telas esto montadas sobre umas bases giratrias antesde ser xadas parede. A empresa Ehlebracht Slowakei fabrica estedispositivo para a indstria eletrnica. As bases tm que suportarmuitos movimentos, com a mudana de nus h um alto risco de auto-aojamiento nas roscas e nos parafusos. Para contrarrestareste problema Ehlebracht emprega jadores de rosca Loctite 290 depois da unio. Melhora resistncia a golpes e vibraes.

Professional Barrier Systems Ltd. Professional Barrier Systems Ltd. fabrica a gama Extendor, sosistemas de segurana para a proteo de portas e janelas. Acaracterstica principal so as grelhas retractables que se empregamnas portas e as janelas quando estas no esto em uso. Desde umponto de vista de segurana, prevenir o movimento do mecanismo necessrio. Para esta importante tarefa as barrita jadora Loctite 268 se aplica antes da montagem das partes.

Hiller GmbH O decantador centrfugo tornou-se uma ferramenta de processamento numa grande gama de aplicaes, por ex., para separao de guas residuais e colza. O ambiente duro e a resistncia qumica necessria para todas as peas da centrifugadora. Para componentes como a cuba, transportador, estrutura base, caixa e, em especial, o comando da centrifugadora muito importante prevenir o enfraquecimento e corroso dos xadores, de modo a garantir a abilidade dos componentes. Como resultado, o fabricante Hiller GmbH utiliza xadores de roscas Loctite em muitas das suas aplicaes de montagens.

Equipamento Loctite Para uma operao automtica/semi-automtica, o equipamento adequado Loctite encontra-se disponvel na sua assistncia local ao cliente.

Conamos nas solues Loctite

Henkel Ibrica S.A. Pol. Industrial Alparrache C de Villaviciosa, 18-20 28600 Navalcarnero (Madrid) Tel.: +00.34.91.860.90.00 Fax: +00.34.91.811.24.09 www.loctite.es
Os dados aqui contidos so apenas de referncia. Por favor, contacte o seu Grupo Local de Assistncia Tcnica Henkel para obter assistncia e aconselhamento acerca de especicaes para estes produtos. designa uma marca comercial da Henkel AG & Co. KGaA ou das suas liais, registada na Alemanha e outros locais. Henkel AG & Co. KGaA, 2008

POI 020801

Potrebbero piacerti anche