Sei sulla pagina 1di 4

7

2. A FREI ANTNIO CORNIATTI, OFMConv


- Pensar e movimentar por si a coisa - No Tai-Chi, o essencial soltar-se - Ver melhor a vida

Petrpolis, 20. 10. 80 Frei Antnio.

Muito obrigado pela sua carta. Quem deve agradecer sou eu pela sua
presena nos cursos 9. que sinto grande alvio quando voc est presente: d mais segurana, pois a gente sabe que tem algum que pensa e movimenta por si o que digo de uma forma muito mal dita 10. No Tai-Chi o essencial soltar-se, como se fssemos filhos do Tao. Como se estivssemos nadando e respirando com todo o corpo a Imensido serena do Cu. Quanto questo principal da sua carta, referente ao ver melhor a Vida, difcil dizer em palavras, mas vou tentar dizer assim a trancos e a barrancos. Quando em Dezembro ali for, a gente se explica melhor. Por enquanto o seguinte: Quando dizemos ver, pensamos que fazemos assim:

Eu tinha tomado a deciso em 1973, no final do curso CEFEPAL, de ter Frei Hermgenes como meu mestre e que participaria de todos os retiros e cursos que ele desse e que estivesse ao meu alcance. 10 Que pobreza e humildade!

Na realidade, porm, o ver j uma ao.

Lanamos o nosso horizonte, dentro do qual a realidade se me apresenta. Por exemplo, se estou assanhado, o meu bastante forado, cheio de preveno e precipitao. Damos um colorido especial, foramos a realidade. E a realidade s aparece dentro do colorido assanhado que projetamos. Isto significa que o esquema do ver assim:

Horizonte projetado antes das coisas

Dentro dessa luz as coisas se me apresentam e vem ao meu encontro

Essa projeo do horizonte tem o seu foco no meu eu. Isto significa que o meu eu uma espcie de ocular atravs do qual passa a luz e se forma a projeo. Melhorando o esquema de cima temos:

Horizonte

Coisas

Acontece que o eu como ocular se v tambm j dentro da luz que projeta. Assim completando o esquema temos:

10

O eu que espcie de ocular da passagem est continuamente em contato com a Vida, que no est como coisa diante de mim, mas sim por assim dizer atrs de mim, atrs do ocular. Assim temos o esquema + (mais) completado:

Ver melhor a Vida significaria: tentar sentir bem no fundo de mim, atrs de mim, uma serenidade calma e tranqila de espera do No-Saber que deixa passar a Vida em diferentes possibilidades e outros modos de ser. Exemplo: quando lemos um texto, quando nos deparamos com um problema, para aqum de toda e qualquer tentativa de ver, enxergar melhor, tentar sentir um sereno no-saber, um sereno no-saber o que fazer e deixar que esse nada sinta ou se disponha a ser apenas ausculta, para deixar passar a abertura de um horizonte mais natural, e espontneo. Bem, no sei se ficou claro. Peo que me objete e pergunte se no ficou claro. A voc todo o Bem. Fr. Hermgenes H.

Potrebbero piacerti anche