Sei sulla pagina 1di 3

Outono Cristo

Tende, pois, pacincia, meus irmos, at a vinda do Senhor. Vede o lavrador: ele aguarda o precioso fruto da terra e tem pacincia at receber a chuva do outono e a da primavera. Tiago 5, 7.

O que o outono?
O outono a estao de transio do vero para o inverno. uma estao caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenmenos marcantes desse perodo so as mudanas bruscas de temperatura, a mudana na colorao das folhas das rvores e a queda das mesmas. Durante essa estao ocorre a maioria das colheitas agrcolas, pois os produtos cultivados j esto bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, alm dos frutos bastante maduros, caem no cho. Site Brasil Escola

Do vero para o inverno


O Outono vem logo aps o vero. Para o Cristo o outono vir aps o contato ntimo com Deus, o descobrir, o primeiro amor. Aps toda empolgao desse conhecimento noites mais longas viro. Tempos para uma maior reflexo e de um conhecimento mais profundo da vontade de Deus. As mudanas de Temperatura Nesse tempo haver os dias mais quentes, de louvor e contato ntimo com Deus. E dias mais frios que parece que estamos distante de Deus. Vigiar nos dias frios mais do que uma obrigao, pois haver ali investidas inimigas para esfriar o calor que Deus ps em ns.

Deus nos remodela no outono ainda com o calor do vero


Dentro desse tempo Deus nos prepara para um renovo. No vero, cheios do Esprito, pedamos a Deus para ser aquilo que Ele quer. No outono Ele o faz. Nessas mudanas de temperatura, Deus age em ns com o calor daquele amor do vero, mesmo nos dias mais frios. Ele mostra o seu querer e o quanto est conosco. Faz-nos ver nos dias frios que s o Amor pode nos esquentar.

As arvores mudam no inverno, a paisagem tambm.


As arvores mudam no outono. Algumas folhas amarelam, outras caem... Deus vai fazendo em ns reformas no outono. Nossas folhas so o que temos e carregamos em nossa vida e histria. Deus vai apagando aquilo que nos magoou e fazendo cair por terra tudo o que nos prende e impede de crescer. A rvore parece morrer no outono, no possui mais tantas folhas, no mais to bela quanto se via. Mas isso por fora. Por dentro a rvore vai se tornando mais forte e est preparada para enfrentar o inverno para na primavera florescer mais linda do que era. Conosco tambm assim. Surgem tribulaes, problemas, imprevistos, tudo que parece que nos afastar de Deus. Perdemos amigos, namorada(o),

e mais coisas que antes tanto nos caracterizava e achamos que tudo proveniente de morte. Mas nesse tempo Deus nos tira aquilo que no nos deixar crescer, prosperar, dar frutos! Para que nas tribulaes e dores do inverno possamos suportar para que na primavera nos possamos florescer lindos, do modo que o Senhor sonhou que fossemos. A paisagem do outono tambm muda. Para alguns ela at mais romntica. Ns tambm mudamos. Falamos e vemos o Senhor de um modo mais intimo, pois essas tribulaes tem que nos aproximar Dele. Quem nos v de fora, muitas vezes nos acham at sonhadores de mais e no compreendem quando contamos a respeito do esperar em Deus. Muitas vezes somos loucos, radicais, sonhadores... Mas exatamente isso que o Senhor quer de ns. Que sonhemos esse sonho louco de obedecer e fazer o que Ele quer, antes do que o que ns queremos. Isso no mundo loucura! Abdicar de si prprio em funo dos sonhos de outrem? Isso loucura! Mas no quando esses sonhos so os de Deus. A, a paisagem que vemos muda. As tribulaes passam a ser oportunidades para crescer, as perdas passam a ser livramentos, as dificuldades passam a ser desafios... E ai sim estamos passando por um bom outono.

No outono que se do os frutos


Se ns vivemos um bom e intenso vero, saiba que nesse tempo de outono que daremos frutos. Pois Deus lanou uma semente e a cuidou com as chuvas de vero, com o batismo do Esprito que Ele repetidamente nos lanou por todo o nosso veraneio. interessante ver que um tempo com uma certa dualidade, ao mesmo tempo que somos refeitos, damos frutos. Mas exatamente essa intimidade de ser reformado por Deus que nos mantm abertos e abastecidos do Esprito Santo, que nos amadurece e d condies de dar frutos para o Senhor.

Os animais engordam no outono pra superar o inverno ou estocam alimento


Todos os seres vivos percebem o outono e o reconhecem como a preparao para o inverno. O inverno um tempo de provaes, tribulaes e tentaes. preciso estar preparado para enfrenta-lo. Abasteamos nossas vidas e esprito para esse tempo com muita orao e intimidade com Deus no outono. Sim o outono bem vivido que nos faz passar e sobreviver o inverno. Assim como os animais engordam muito para que seu corpo tenha energia para enfrentar as dificuldades de se alimentar no inverno, ns tambm temos que nos alimentar da palavra, comunho e orao para que quando o inverno chegar tenhamos fora suficiente para suporta-lo. Faamos estoques de alimento, vamos nos atentar a orar e jejuar. Do mesmo modo que os animais cuidam do alimento que tem para esse perodo, faamos o mesmo. E ns como rvores, ponhamos nossas razes o mais profundo possvel, pois assim que elas sobrevivem no inverno. Enquanto as folhas caem, as razes se aprofundam. Pra cada folha cada a arvore pe ainda mais funda suas razes a fim de encontrar mais alimento e estar mais segura. Ponhamos nossas razes profundas em Deus. Para cada perda, cada dificuldade que enfrentarmos, aprofundemos ainda mais nossas razes para que quando o inverno chegar possamos estar em contato com o Senhor em um grau to firme que nada nos derrube. E o mais importante, se algo nos derrubar, se algo ainda sim nos fizer quase morrer no inverno, confie na semente que Ele lhe lanou no vero. Confie nos frutos que vc deu, pois em cada um deles que voc ofereceu, havia uma semente. E ela capaz de te fazer viver de novo se preciso for. Seja ento a sua semente a fonte de renovo no Senhor e assim renasa, se refaa e se preciso for, encare tudo de novo. Vale a pena.

Msica Sementes, Dunga.

Potrebbero piacerti anche