Sei sulla pagina 1di 3

Planejamento

14

Cronograma fsico-financeiro
Planilha mostra evoluo da obra e o quanto ser gasto ao longo do tempo
Reportagem: Renato Faria

Quando se inicia uma obra, o ideal saber exatamente quanto tempo os trabalhos vo durar e, consequentemente, quando vo acabar. Por isso, antes de colocar a mo na massa, importante planejar com detalhes os servios que sero executados em todas as fases de execuo do projeto. O resultado desse planejamento o cronograma da obra. Esse registro expressa visualmente a programao das atividades que sero realizadas durante a construo. Ele pode ser mais ou menos detalhado, contemplando a durao de servios especficos (por exemplo, a instalao das esquadrias de um edifcio) ou apenas as fases mais gerais da obra (fundaes, estrutura, alvenaria, etc.). Quando ele mostra, tambm, os valores que sero gastos, ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades, ele recebe o nome de cronograma fsicofinanceiro. Essa programao organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mo de obra e equipamentos na hora certa. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mo de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho. Portanto, a elaborao de um cronograma fsico-financeiro realista exige a participao de vrias pessoas diretamente envolvidas com a obra proprietrio ou incorporador, engenheiro, mestre de obras, oramentistas e compradores, entre outros gestores. Uma vez que o cronograma est pronto, as possibilidades de alteraes so mnimas.

Para que serve o cronograma

Organizar o caixa

No cronograma fsico-financeiro, as despesas com a execuo dos servios so detalhadas semanal ou mensalmente, dependendo do tipo de construo. Isso permite que os administradores do caixa da obra saibam exatamente quanto vo gastar e quando isso vai acontecer, evitando despesas e emprstimos imprevistos. Da mesma forma, eles podem planejar o investimento do dinheiro que ainda no foi gasto, que rende juros e reduz as despesas do construtor.
Organizar o tempo O cronograma mostra, em uma linha do tempo, o comeo e o fim de cada uma das fases ou atividades da obra. A qualquer momento, portanto, possvel verificar com rapidez o andamento das diversas frentes de servio. Assim possvel definir prioridades e concentrar o foco nas equipes que eventualmente estejam mais atrasadas em relao s demais. O cronograma tambm ajuda a planejar as compras de produtos e materiais de construo, reduzindo estoques desnecessrios no canteiro. Obter financiamento

Bancos no gostam de perder dinheiro. Por isso, quando fazem emprstimos para obras, exigem que o construtor apresente o cronograma fsicofinanceiro junto com os projetos, a planilha oramentria e o memorial descritivo da obra. Juntos, esses documentos servem como garantia de que o dinheiro emprestado ser efetivamente usado na construo ou reforma de um imvel.

Potrebbero piacerti anche