Sei sulla pagina 1di 17

SUMRIO

INTRODUO ............................................................................................................................ 3 TIPOS DE ELEMENTOS DE VEDAO ............................................................................... 4 Gaxeta ...................................................................................................................................... 4 Anis raspadores .................................................................................................................... 5 Anis Guia ............................................................................................................................... 7 Juntas de vedao ................................................................................................................. 7 Vedao lquida ...................................................................................................................... 9 Veda-rosca ............................................................................................................................ 10 Anis de vedao ORING .................................................................................................. 11 Retentores ............................................................................................................................. 12 Selo Mecnico....................................................................................................................... 14 CONCLUSO ........................................................................................................................... 16 ALGUNS FORNECEDORES.................................................................................................. 17 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 18

INTRODUO

Elementos de vedao impedem a sada de um fluido (slido, lquido e gasoso) de um meio fechado (mquina, tubulaes, etc.) de maneira esttica ou dinmica e protegem o produto de poluentes externos (poeira e p). Estes elementos so conhecidos por juntas, retentores, gaxetas e guarnies, so geralmente instalados entre partes em repouso ou em movimento, atuando de maneira diversificada e devem ser compatveis com a condio de trabalho, uma vez que dever suportar condies qumicas e mecnicas, temperatura, presso, desgastes especficos de cada processo. Caso sejam utilizados de forma indevida, poder ocorrer vazamento e/ou contaminao do meio que deve ser protegido, o que poder causar um impacto negativo em uma indstria, por exemplo, que poder ter o fluxo de produo interrompido em funo do dano que ser acarretado, seja por interrupo de uma mquina, contaminao do produto ou baixa de eficincia no processo. As vedaes para junes fixas podem ser: em ogiva (para baixas presses), em faca (para mdias presses) e cnica (para altas presses). Os materiais mais utilizados para vedao so gaxetas, raspadores, anis guias, juntas, vedao lquida, veda-rosca, anis O, retentores, selo mecnico. As vedaes possuem formas diferentes e so confeccionadas com materiais que variam conforme a aplicao.

TIPOS DE ELEMENTOS DE VEDAO

Gaxeta

So elementos vedantes com lbio ou lbios que fazem a vedao de sistemas hidrulicos ou pneumticos, denominado vedantes automticos por sua capacidade em vedar com sua prpria presso exercida contra a parede do cilindro da haste ou do mbolo, requer frequentes inspees, uma vez que os possveis vazamentos a que ocorrer poder causar prejuzos graves. A seleo da gaxeta (Figura 1) adequada depende da temperatura e presso onde ser aplicada. O ajuste feito medida que diminui a eficcia da vedao. So aplicados em sistemas que requer movimentos alternativos que fogem da capacidade de vedao de anis, com vantagem no seu desempenho e de pequeno desgaste pela presso do lbio ser proporcional presso do fluido. Exemplo: vlvulas, bombas, reatores.
Figura 1 - Gaxetas

Fonte: internet, site Blog Juntas Brasil.

Os compostos mais utilizados so poliuretano, chevron, viton, carbono, grafite, fibras sintticas. Na Tabela 1 h exemplo de alguns perfis de gaxeta utilizados.

Tabela 1 Exemplos de perfis de gaxetas.

Fonte: Catlogo do fornecedor Casa das Gaxetas Indstria e Comrcio

Anis raspadores

Elementos de vedao utilizados para proteo de superfcies internas, como hastes dos sistemas hidrulicos e pneumticos, com a finalidade de remover poeira e particulados slidos abrasivos que possam danificar os sistemas mecnicos, hidrulicos e pneumticos. Formado por pea moldada de borracha com um lbio de raspagem de ngulo e seo rgida para montagem, podendo ter ou no um anel metlico (Figura 2). Exigem alojamento com tolerncias apertadas. Usado principalmente em mquinas agrcolas, indstrias de cimento e outros. So confeccionados em poliuretano com molibdnio, borracha nitrlica com ou sem carcaa de metal.

Figura 2 Anis Raspadores com e sem anel metlico

Fonte: Catlogo de produtos da General Seal Vedaes

A seleo do anel feita atravs das dimenses dos dimetros, conforme especificado na tabela 2.
Tabela 2: Tabela de referncia de anis raspadores

Fonte: Catlogo do fornecedor Casa das Gaxetas Indstria e Comrcio

Anis Guia

Elementos de apoio de nylon com materiais de grande resistncia para atender necessidades em modernas aplicaes em pistes e hastes de movimentos mtuos na preveno do contato metal-metal das partes mveis do cilindro, com caractersticas de pouca dilatao para prevenir problemas de travamento. Os anis guias (Figura 3) so compatveis com a maioria dos fluidos hidrulicos que operaram a temperaturas at 130C.
Figura 3 Anis Guia

Fonte: Catlogo de produtos da AGEL

Juntas de vedao

Elementos usados para unir dois objetos, preenchendo o espao entre ele, permitindo a sua fixao com firmeza e impedindo, quando h presena de fluido, que este vaze. Este tipo de vedao permite unir superfcies que possuam irregularidades, em que a unio feita geralmente com parafusos como exemplo de flanges, carcaa de mquinas. Este meio proporciona uma vedao segura e prtica, j que o material selecionado conforme aplicao e as dimenses so variadas. No que diz respeito aplicao, as juntas tem que possuir elevada resistncia mecnica, trmica e qumica (em situaes em que ter contato com substncias corrosivas). E casos especficos, as juntas so

feitas de papelo hidrulico (Figura 4), para atender as possveis variaes de presso e temperatura de trabalho. Este papelo tem como principal caractersticas a sua uniformidade, elasticidade e boa resistncia deteriorao. As juntas espiradas (Figura 5), so juntas que absorvem severas flutuaes de presses e temperaturas, so aplicadas em dutos de caldeiras, turbinas a gs, petroqumica, refinaria de petrleo, entre outras.

Figura 4 Juntas de papelo hidrulico

Figura 5 Juntas metlicas

Fonte: Catlogo de produtos da Teadit

Fonte: Catlogo de produtos da Espiroflex

As juntas de vedao proporcionam vedao segura, prtica e econmicas s indstrias que possuem fluidos em processo. So fabricadas com dimenses prprias para flanges, conforme norma ASME B16.21 ou sob desenho do cliente, DIN ou especiais. Estas evitam montagem descentralizada. Para se conseguir uma vedao satisfatria, alguns fatores importantes devem ser considerados: O material: so confeccionadas de borracha, aglomerado de cortia com borracha, silicone, metal, fibra de vidro, PTFE ou grafite, papelo hidrulico e volumide. Para a construo da junta necessrio conhecer o dimetro

da junta, o tipo de fluido a ser vedada, temperatura de trabalho e a classe de presso. Fora de vedao: deve ter uma presso residual sobre a junta, de modo a mant-la em contato com as superfcies dos flanges, evitando vazamento. Fora de esmagamento: indispensvel que o material que constitui a junta seja compressvel de modo a permitir o preenchimento das eventuais imperfeies nas superfcies de contato, onde esta ser montada. A presso de esmagamento normalizada pela ASME, uma vez que esta deve ser limitada para que a junta no seja destruda por excesso da presso de montagem. Fator de servio: muito utilizado na especificao do material da junta. obtido multiplicando-se a presso pela temperatura, a partir do valor resultante, utiliza-se tabela para especificar o material mais apropriado para determinada aplicao.

Vedao lquida

Os vedantes anaerbicos so indicados para aplicaes em vedaes de fluidos lquidos e gasosos formando barreiras impermeveis entre as partes encaixveis. No reduzem seu volume aps a cura e tambm no dilatam nem ressecam antes ou aps montagem, como ocorre com outros elementos convencionais de vedao. Estes permitem a vedao de elementos roscados, flanges e microporosidades. So divididas em sistemas dinmicos e estticos, dependendo se as partes se movem em relao outra. As vedaes FIP (moldadas no lugar) vedam juntas de alta presso quando ambas as superfcies esto firmes. As vedaes CIP (curadas no local) so ideais para vedar juntas que podem ser frequentemente consertadas. Os dois tipos mais comuns de FIP so silicones e os adesivos anaerbicos (Figura 6).

10

Figura 6 Adesivos anaerbicos (silicone, vedador para motores a diesel).

Fonte Catlogo de produtos e aplicaes da Loctite.

Veda-rosca

Vedante no sintetizado base de resina PTFE (politetrafluoretileno) usada para vedao de tubulaes de fluidos lquidos e gasosos. Ela deve ser aplicada sempre no sentido de aperto da Rosca. O veda-rosca em fita (Figura 7) muito utilizado em instalaes de gua quente ou fria, tubulaes para vapor, ar comprimido, vcuo, entre outras aplicaes na rea industrial ou residencial. O veda-rosca com PTFE pastoso (Figura 8) veda instantaneamente roscas de plstico ou metal tubulaes de gua, ar gs, LP + GLP, etc. Impede corroso e engripamento, de fcil desmontagem. Usado em roscas de preciso.
Figura 7 Teflon em fita Figura 8 Veda-roscas com PTFE

Fonte: Catlogo de fornecedores de materiais de construo

11

Anis de vedao ORING

Elementos de vedao de borracha para aplicaes em sistemas esttico ou dinmico, de seo transversal circular e formato de anel. montado em uma ranhura pr-dimensionada, que submete seo do anel a uma presso, o que assegura a vedao inicial no sistema. Este anel o mais verstil de todos os vedadores e tem imensa aplicao, principalmente na hidrulica e pneumtica. Os principais compostos mais utilizados na confeco de anis O (Figura 9) so: viton, teflon, poliuretano, neoprene, borracha natural e silicone. Estes elementos so os mais versteis do mercado pela extensa possibilidade de aplicao. medida que os anis so obrigados a suportarem maiores presses, a extruso torna-se constante, uma vez que presses exageradas provocam deformaes nos anis (Figura 10).
Figura 9 - Anis tipo Oring

Figura 10 Anis com e sem presso de sistema

Fonte: Catlogo do fornecedor Casa das Gaxetas Indstria e Comrcio

12

Os anis de vedao tipo Oring so escolhidos conforme suas dime nses (Tabela 3).

Tabela 3 Tolerncias dos anis de vedao do tipo Oring

Fonte: Catlogo RETEC

Retentores

Vedador dinmico de lbio, composto por um anel metlico para dar rigidez ao perfil e uma vedao de borracha acoplada a uma mola helicoidal que permite a fixao na posio correta de trabalho. Sua funo primordial de assegurar a vedao entre um eixo com movimento rotativo e uma base estacionria, atravs de uma carga prvia da borracha do lbio de vedao e da

13

presso da mola, ou seja, reter os fluidos que devem ser mantidos no interior de um equipamento e evitando a entrada de impurezas do meio externo. A vedao principal tem funo de reter o fluido quando o eixo est na condio dinmica ou esttica, a mola tem a funo de compensar a carga radial exercida sobre o eixo, a vedao auxiliar protege a vedao principal de sujeiras e outros elementos, o dimetro externo proporciona a interferncia entre o alojamento e o retentor, a carcaa fornece a estrutura ao retentor para suportar seu perfil e tambm para a montagem do alojamento e as costas serve de apoio para dispositivos de montagem e de indicador do sentido da rotao. Este vedante aplicado entre duas peas que executam movimentos relativos entre si, suportando variaes de temperatura. So utilizados nos mais variados segmentos, em veculos (carros, caminhes, nibus, motocicletas), mquinas agrcolas e industriais. Os retentores (Figura 11) so compostos normalmente por poliacrlico, silicone, viton, poliuretano, teflon nylon. A presso exercida no retentor convencional no pode exceder 1,0Kg/cm, quando acontecer, deve-se usar um anel de encosto, o que permitir suportar presses maiores de at 20 kg/cm. A velocidade perifrica, a rotao e o dimetro do eixo a ser vedado, definem o material a ser utilizado na confeco do retentor.
Figura 11 Retentores

Fonte: Catlogo Compressull Peas e Servios

Modelos referentes aos perfis (Figura 12) tm como composto base borracha nitrlica com dureza de 70 shore A e metal metlico em Ao SAE 1010/1020, suportando presses de at 2,0Kg/cm e velocidade menor ou igual a 20m/s.

14

Figura 12 Perfis de retentores de borracha nitrlica

Fonte: Catlogo RETEC vedadores

Selo Mecnico

Elemento de vedao de preciso que utiliza princpios hidrulicos para reter fluidos. um dispositivo mecnico de forma cilndrica, de alta tecnologia e alta performance na preveno de vazamentos de fluidos lquidos e gasosos sob presso na caixa de selagem de bombas centrfugas, bombas hidrulicas, reatores, onde o eixo rotativo atravessa seu corpo. O selo mecnico evita a sada do fluido entre o eixo rotativo e a carcaa fixa da bomba. Proporciona inmeras vantagens e benefcios quando comparado com gaxetas convencionais. Somente o selo garante uma vedao total, confivel e durvel. Este dispositivo possui ajuste automtico nas faces de contato. Parte fixa e conjunto rotativo (face estacionria e face rotativa ou giratria) compensa automatica-

15

mente pequenos e grandes desvios axiais e radiais do eixo rotativo, alm de preservar o meio ambiente. A seleo do selo mecnico vai depender da aplicao, exigir conhecer a presso e a temperatura de trabalho, o dimetro (5/8, 7/8 1, 1 1/8, 1 , 1 3/8 1 , 1 5/8), materiais construtivos dos vedadores primrios (carvo-grafite, carbeto de tungstnio, carbureto de silcio, cermica), dos vedadores secundrios (grafite, teflon, neoprene, etileno propileno). Entre os tipos mais usuais esto o selo mecnico componente (Figura 13) e o selo cartucho (Figura 14).
Figura 13 Selo componente

Fonte: Catlogo da Excell Bombas

Figura 14 Selo cartucho

Fonte: Catlogo da Eagle Burgmann

16

CONCLUSO

necessrio ressaltar a importncia do sistema de vedao em um processo com presena de fluido (slido, lquido e gasoso), j que este dar condio de reteno de um vazamento e proteo contra contaminao, quando estiver em condio correta de trabalho. Para cada situao dever ser avaliado alguns fatores de trabalho (produto, temperatura, presso, etc.) de modo a selecionar o elemento de vedao adequado. Uma vez que se utiliza uma especificao incorreta, haver risco para o processo o que poder acarretar em perdas irreparveis.

17

ALGUNS FORNECEDORES

Teadit gaxetas, papeles hidrulicos, juntas; Seal Minas Indstria e Comrcio de Vedaes LTDA retentores, gaxetas, orings, raspadores, juntas;

Eagle Burgmann selos mecnicos; Casa das Gaxetas anis, gaxetas, retentores, anel guia, juntas, anis raspadores;

Tecnoseal Vedaes Industriais LTDA retentores, anis, gaxetas, juntas.

Loctite - Henkel vedaes anaerbicas; Espiroflex Juntas metlicas, Juntas dupla camisa, gaxetas.

18

REFERNCIAS
SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (Esprito Santo). Mancais de rolamento. Noes bsicas de elementos de mquinas: mecnica. Esprito Santo: CST, 1996. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/6583639/Elementos-demaquinas- Senai. Acesso em: 30 de agosto de 2013.

GORDO, Nvia; FERREIRA, Joel. Elementos de mquinas: elementos de transmisso, vedao e sistemas de lubrificao. 2. ed. So Paulo: SENAI-SP, 425p.

CASA DAS GAXETAS INDSTRIA E COMRCIO. Disponvel em: www.gaxetas.com.br. Acesso em: 30 de agosto de 2013.

OTTO SISTEMAS HIDRULICOS. Disponvel em: www.ottosistemas .com.br. Acesso em: 30 de agosto de 2013.

CATLOGO RETEC DE VEDAES TCNICAS. Disponvel em: www.retecvedacoes.com.br. Acesso em: 30 de agosto de 2013.

REVISTA ELETRNICA P&S MANUTENO INDUSTRIAL: a importncia e as aplicaes do sistema de vedao. So Paulo. 2. ed. Fev. de 2012. Disponvel em: www.manutencaoindustrial.com.br/sistemasdevedacao. Acesso em: 30 de agosto de 2013.

Potrebbero piacerti anche