Sei sulla pagina 1di 3

Guia para o professor

Projeto de leitura
7 LENDAS E OUTRAS 70 SABEDORIAS
DO FOLCLORE BRASILEIRO
ZULEIKA DE ALMEIDA PRADO Ilustrao: Tatiana Paiva A OBRA
Indicao de leitura: leitor em processo (9 a 10 anos) Resumo: nessa coletnia, a autora reuniu lendas, parlendas, ditados populares, nomes de seres apavorantes, brincadeiras, simpatias e provrbios para mostrar como o folclore brasileiro rico e cheio de surpresas. Eles so apresentados de sete em sete sete lendas, sete parlendas, sete ditados etc. , nmero perfeito segundo a tradio popular. Eixos temticos: folclore, lendas, mitos, parlendas, adivinhas, quadrinhas, brincadeiras Interdisciplinaridade: lngua portuguesa, geografia, histria Tema transversal: pluralidade cultural, tica, meio ambiente POR QUE LER Porque o folclore representa a cultura de um povo, sua sabedoria, seu modo de fazer e de ser no mundo. Conhecer nossa prpria herana cultural e a de outros povos permite nos reconhecermos como parte de uma comunidade e respeitarmos outras ideias e costumes. Estrutura da obra A narrao das sete lendas, que sustenta a estrutura do livro, intercalada com adivinhas, ditos populares, parlendas, quadrinhas e brincadeiras. Principais conceitos Folclore Arte Diversidade Cultural ANTES DE LER As lendas so uma forma de explicar o desconhecido e carregam em si sculos de sabedoria popular acumulada. Escurea a sala o mximo que puder e convide seus alunos a formar uma roda. Explique a eles que conversar e contar histrias noite, ao redor de uma fogueira, aps um dia de trabalho era costume de muitos povos. Relatar como foi o dia e contar causos, histrias reais ou inventadas era uma forma de manter a comunidade unida e de transmitir aos mais novos os conhecimentos e histrias de seu povo. Pergunte a seus alunos como isso feito hoje em dia: ser que os livros, a televiso e a internet cumprem esse papel? Na atualidade, quando a famlia se rene para conversar?
Formato: 21x28 cm 40 pginas ISBN: 978-85-617-3016-1

Acenda uma vela no meio da roda e diga que vocs vo vivenciar esse antigo costume. Pergunte se algum quer contar alguma coisa para o grupo, se algum conhece uma parlenda ou quadrinha. Ensine algumas (veja no prprio livro e consulte nos sites sugeridos em Conecte-se). Depois, diga a seus alu nos que o fogo era muito importante para nossos ancestrais: com o fogo, eles cozinhavam, iluminavam o ambiente durante a noite, se aqueciam do frio e afastavam os animais ferozes. Mas muito antigamente os povos tinham dificuldade para fazer fogo e domin-lo. Por isso, h uma lenda indgena que explica simbolica mente como o fogo passou a pertencer quele povo. Convide-os a ouvir a sua leitura da lenda Como que o fogo foi roubado (pgina 24). DURANTE A LEITURA Leia a histria para seus alunos (voc pode tambm en sin-los a cantar a msica Sapo cururu). Explique que essa lenda foi uma forma de o povo indgena explicar a origem do uso do fogo. Leia para seus alunos os ttulos das outras lendas e pergunte se eles querem conhecer mais uma. Depois convide-os a fazer a leitura silenciosa de todo o livro. Como ler as ilustraes A ilustradora usa a tcnica da colagem de tecido, rendas, l e papel para fazer as ilustraes. Chame a ateno dos seus alunos para os efeitos que ela conseguiu e pea a eles para tentar identificar os materiais usados nas ilustraes. Por exemplo, na pgina 14, ao fazer a folhagem da rvore, ela usou linhas. Na pgina 17, explique o efeito de transparncia que a ilustradora ob teve pela colagem de telas para representar o fogo. Na pgina 22, mostre o belo resultado esttico nas roupas das moas (ajude-os a perceber que a cor verde de suas

roupas e as penas nos brincos e na cintura remetem ao fato de que elas so papagaias transformadas). Nas pginas 30 e 31, pergunte s crianas de que material foram feitos os ninhos (fiapos de tecido marrom). Na pgina 35, observem o halo ao redor da lua, tambm feito com tela para dar efeito de transparncia. CONECTE-SE Usando outras fontes de pesquisa, voc enriquece sua aula e a torna mais interessante e divertida. Cinema Pequenas histrias (Imagem filmes, 2007) Uma senhora contadora de histrias, costurando retalhos de pano, conta quatro histrias do folclore. Literatura A casa das dez Furunfunfelhas, de Lenice Gomes, ilustrado por Romont Willy (Mundo Mirim, 2010). Na casa cheia de fitas, vivem as dez Furunfunfelhas. A autora se utiliza de tangolomangos (espcie de conto cumulativo) para contar a histria das irms. Alm disso, traz trava-lnguas e adivinhas. Amigos do folclore brasileiro, de Jonas Ribeiro, ilustrado por Nilton Bueno (Mundo Mirim, 2010). O autor reuniu doze lendas brasileiras, distribudas de acordo com a regio em que esto mais presentes. Saci, de Mouzar Benedito (org.) (Mundo Mirim, 2011). Este livro rene relatos de pessoas que garantem que j viram sacis nos lugares mais inusitados. Pelas histrias das aparies, o leitor pode descobrir as vrias facetas desse personagem, smbolo da cultura brasileira. Minha av dizia, de Dbora Slikita (Mundo Mirim, 2011). Este livro resgata crenas e sabedorias populares, desvendando sua origem e o que h de cientfico em cada uma delas. Na srie Contos de fadas em cordel, da Mundo Mirim, o leitor aprende sobre essa forma de literatura bem brasileira e conhece contos tradicionais de todo o mundo: Joo e o p de feijo em cordel, de Csar Obeid, ilustraes de Eduardo Ver. O soldado que assustou a morte, de Fbio Sombra. O patinho feio em cordel, de Csar Obeid, ilustraes de Eduardo Ver. A Bela e a Fera em cordel, de Claro Rosa Cruz Gomes, ilustraes de Eduardo Ver. O rouxinol e o imperador em cordel, de Nireuda Longobardi. Na srie Lendas do Mundo, da Editora Mundo Mirim, o leitor tem contato com a cultura de diversos povos ao redor do mundo: Como o criador fez surgir o homem na Terra e outras histrias da tradio Zulu, de Jlio e Dbora DZamb, ilustrado por Maurcio Veneza o livro traz lendas da tradio Zulu, cheias de mistrio e fantasia que despertam a imaginao e a sensibilidade.

DEPOIS DE LER As lendas explicam a origem do mundo e/ou procuram transmitir valores morais: Na lenda As noivas da estrela-dalva, converse com seus alunos sobre o comportamento de Denak: a princpio ela se ofereceu em casamento com pena de Tahina-Can, mas logo viu que ele, mesmo idoso, po dia trabalhar e inclusive plantar alimentos que eles ainda nem conheciam, valorizando sua experincia. Converse tambm sobre o sentimento de inveja de Imaer. Esse conto explica como os ndios Carajs aprenderam a cultivar alimentos. Em O dia em que a vitria-rgia foi morar no cu, podemos ver a busca da vitria-rgia para encontrar seu lugar no mundo. Ele explica a origem e as cores da estrela vespertina, a primeira a aparecer no cu quando anoitece (planeta Vnus). Em Como surgiram os diamantes, podemos ver a cobia e o sentimento de unio. Ele explica como os diamantes surgiram e se espalharam pelo Brasil. Em Os papagaios encantados, temos o tema do tra balho e do amor. Ele explica porque o sol aparece de dia, e a lua, de noite. Em Como que o fogo foi roubado temos a valentia de Bara e a solidariedade dos animais. A lenda expli ca como os indgenas dominaram o fogo. O casamento da dona Chupim trata da responsabi lidade. A lenda explica porque os chupins botam seus ovos em ninhos alheios. Em Chora-lua, tratado o sentimento de rejeio. Ele explica o hbito noturno, o aspecto e o canto da ave chora-lua. Essas lendas so importantes tambm porque marcam valores, como honestidade e perseverana, e oferecem caminhos para se aprender a lidar com os sentimentos negativos, como a raiva e a inveja. Pergunte: Os valores importantes para esses povos antigos continuam importantes hoje? (Encoraje seus alunos a perceberem como muitos desses valores so universais e vlidos at hoje.) Ainda explicamos as coisas com lendas? (Lembre-os das lendas urbanas, histrias inventadas ainda hoje para explicar fenmenos que no conseguimos entender pela razo.) Que outros modos temos de explicar o mundo? (A cincia um desses modos.) Converse com seus alunos sobre isso. ASSUNTO PUXA ASSUNTO O folclore no um tema distante da vida cotidiana. Brincadeiras, lendas (tradicionais ou urbanas) e di tos populares esto presentes na vida de todos ns. Reconhecer-nos como elo de uma corrente, como gerao que recebe e transmite sabedoria acumulada, nos faz mais responsveis pelo patrimnio material e ima terial, mais orgulhosos do que somos e mais capazes de respeitar o que diferente de ns, porque tambm enxergamos outras culturas como parte importante de nossa civilizao.

O Rei Midas e a Princesa Lia, de Eliana Martins, ilustrado por Tatiana Paiva verso do mito grego O toque de Midas, que conta a histria de um rei que queria ficar cada vez mais rico e que recebe o poder de transformar tudo o que toca em ouro. A princesa vampira, de Jonas Ribeiro, ilustrado por Adriana Vegas e Roger Marmo verso bem-humorada de uma lenda espanhola que conta a histria de uma anti-herona: uma princesa que, ao invs de buscar um prncipe para se casar, sai em busca de vtimas para devor-las, literalmente. Tanabata, de Sylvia Manzano, ilustrado por Tati Mes verso de uma lenda japonesa que conta a origem do festival de Tanabata, comemorado no Brasil no ms de julho. O nascimento dos Andes e outras lendas pr-colombianas, de Eraldo Miranda, ilustrado por Oriol San Julin em trs fascinantes histrias da literatura oral pr-colombiana, voc vai encontrar personagens e muitos traos culturais desses povos misteriosos e lendrios. Assim, seus alunos conhecem e respeitam o modo de ser e viver de outros povos. Internet www.jangadabrasil.com.br/galeriademitos/ Site com a descrio de vrias criaturas do folclore. Esta fonte pode ser usada para fazer personagens de fantoche ou criar outros misturando suas caractersticas. www.cnfcp.gov.br/ Site do Museu do Folclore. Aqui o internauta pode fazer uma visita virtual pelo museu, baixar arquivos e obter informaes sobre alguns temas da cultura popular. augustopessoacontadordehistorias.blogspot.com/ Este site traz contos folclricos e ensina a fazer alguns brinquedos populares. revistaescola.abril.com.br/folclore/ Este site traz informaes interessantes sobre folclore e como trabalhar o assunto em sala de aula.

Procurem conhecer a cultura popular da onde vocs moram. Se houver uma lenda sobre determinado local, visite-o com seus alunos. Se for possvel, converse com moradores antigos. Apresente a seus alunos artesanato, receitas, danas, msicas, festas tpicas...Tudo isso faz parte do patrimnio cultural de um povo. Faa um livro sobre o que vocs conseguiram descobrir. Pesquisem tambm lendas do mundo inteiro. Os alu nos podem se dividir em grupos para pesquisar regies diferentes. Depois vocs podem conversar sobre cada lenda naquela cultura. Por exemplo, entre os indgenas ou tribos africanas, o trabalho feito em grupo e todos dependem de todos. Ento, histrias que falam de co operao e altrusmo transmitem valores importantes para a sobrevivncia daquele povo. As lendas se espalham de boca em boca e, assim, se modificam. Afinal, quem conta um conto aumenta um ponto. Que tal seus alunos procurarem outras verses das lendas do livro e compar-las? Como parte dessa mesma atividade, rena vrios tipos de materiais, se melhantes ou diferentes dos usados pela ilustradora, e proponha aos alunos criarem suas prprias ilustraes para as histrias que encontraram. Eles podem tam bm criar novas verses sobre o mesmo assunto ou ento criarem lendas explicando a origem do mar, de algum animal ou planta. Por exemplo, nas pginas 28 e 29, temos seres apavorantes e encantadores do nosso folclore. Seus alunos podem criar outros seres, pensar em suas caractersticas, fazer fantoches utilizando a tcnica da colagem e encenar histrias criadas por eles. O livro fala do pio (pgina 37), um brinquedo popular que talvez seus alunos no conheam. Faam uma pesquisa sobre brinquedos populares (peteca, bilboqu, barangando, pipa etc.) e montem uma grande oficina, onde os alunos ensinam uns aos outros como fazer esses brinquedos tradicionais e como brincar com eles.

SOBRE A ESCRITORA Zuleika de A. Prado professora e incentivadora da leitura. Por isso fundou o Clube do Livro 6 aos 16 em Junqueirpolis (SP). Adora crianas, livros e animais. Escreveu mais de 20 livros infantis. Interessa-se pelo folclore e mitologia de uma maneira geral. Recebeu o prmio Jabuti pelo livro Nosso folclore. SOBRE OS ILUSTRADORES Tatiana Paiva paulista. Desde criana j gostava de desenhar. Formou-se em Comunicao Visual na FAAP. Conhea mais seu trabalho em: www.tatipaiva.com.br/br/index.html
ELABORADO POR SIMONE BIBIAN escritora, dramaturga, pedagoga. Especialista em psicopedagogia e em literatura infantojuvenil, professora de oficina de leitura para crianas e jovens e educadora do Museu Nacional de Belas Artes (RJ). Blog: simonebibian.blogspot.com

Potrebbero piacerti anche