Sei sulla pagina 1di 5

A DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM E A CONSTITUIO FEDERAL DO BRASIL, DE 1988: ENCONTROS E DESENCONTROS.

Aps vinte um anos de ditadura militar, a Constituio de 1988 marca a transio para a atual democracia. A Constituio de 1988, ao exercer uma funo diretiva, fixando fins e objetivos para o Estado e para a sociedade, especialmente nos seus artigos 1, 3 e 170 classificada como uma Constituio dirigente. Neste sentido e para o entendimento proposto para tarefa, podemos afirmar que o Estado brasileiro assumiu, em 1988, posio democrtica jamais experimentada em sua ordem jurdica. A Carta de 1988, no por acaso cognominada constituio cidad, rompeu de vez com os resqucios de um antecedente status autoritrio, agregando a essa conquista poltica, valores sociais relevantes, indicativos da aceitao de uma pauta mnima universal de direitos relativos pessoa. Estes fundamentos Republicanos, entre outros, so perceptveis na preocupao do constituinte ao adotar a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art. 1, incs. II e III). O constituinte, como objetivos da Repblica, elencou a erradicao da pobreza, da marginalizao e das desigualdades sociais; a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, idade, cor (art. 3, incs. III e IV). Com relao aos direitos e garantias fundamentais, por exemplo, reforou o princpio da igualdade entre os gneros; ampliou o espectro das liberdades; modificou o conceito de propriedade, impondo-lhe funes sociais; projetou novos instrumentos para a defesa de direitos (mandado de injuno, habeas data e mandado de segurana coletivo); imps ao Estado a proteo do consumidor; consagrou ou estabeleceu novas garantias processuais penais e cveis; tornou o racismo crime imprescritvel; realizou acrscimos aos direitos sociais (art. 6). Com as preocupaes e cautelas, de modo detalhado, o constituinte de 1988 contemplou setores estratgicos para o desenvolvimento pleno da cidadania, agrupandoos sob o ttulo Da Ordem Social, cujos objetivos expressos so o bem estar e a justia social (art. 193). Afirmativamente o constituinte deu ateno a relevantes aspectos do direito sade, previdncia e assistncia sociais; fortaleceu o direito educao, cultura, ao desporto e ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico; vinculou a comunicao social ao respeito aos valores ticos da pessoa; reconheceu como pessoas em desenvolvimento a criana e o adolescente; perfilhou poltica expressa de proteo ao idoso, ao portador

de

deficincia

aos

diversos

agrupamentos

familiares;

adotou

orientao

preservacionista da cultura indgena; e previu polticas diversas de proteo e restaurao do meio ambiente ameaado ou degradado. Pelo exposto e especialmente no plano normativo fundamental, conta-se com sistema de promoo dos direitos humanos dos mais completos do globo. Mas convm retomarmos a historicidade dos Direitos Humanos de 1948 at hoje, de modo a demonstrar que a posio brasileira evoluiu do conservadorismo valorizao desses direitos, aps a redemocratizao. Neste sentido aps a adoo da Declarao Universal de 1948, a posio brasileira foi assertiva na proteo desses direitos, adquirindo experincia regional e global (CERVO & BUENO, 2002). O Brasil no era apenas um Estado constitucional democrtico, mas tambm um dos pases com discurso mais avanado sobre o tema (ALVES, 2008), tendo participado dos trabalhos preparatrios da Declarao. Recorrendo Histria dos Direitos Humanos, lembramos que a partir de 1964, porm, com o estabelecimento do regime militar, o Brasil passou a tomar posies mais defensivas, isolacionistas e conservadoras nos foros multilaterais de direitos humanos (CERVO & BUENO, 2002). Refletindo a realidade de supresso de direitos humanos no plano interno, estes direitos desapareceram da sintaxe diplomtica brasileira e permaneceram no ostracismo (ALVES, 2008). Neste perodo o Brasil passou a apresentar maior resistncia aceitao de mecanismos internacionais de proteo, sob a justificativa de que a proteo dos direitos humanos era competncia interna do Estado. Portanto, o Brasil no ratificou os Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966. Em 1985, na abertura da Assembleia Geral da ONU, o Brasil realizou discurso em que afirmou que emergia de uma longa noite e que os direitos humanos adquirem uma dimenso fundamental, estreitamente ligada prpria prtica da convivncia e do pluralismo (). (CORRA, 2007). Mas segundo o Ministro das Relaes Exteriores Celso Amorim, a respeito da Constituio de 1988, e que damos destaque: nela que devemos buscar o marco que orienta a viso e a atuao do Brasil no tema dos direitos humanos. Depois da redemocratizao, adotamos postura mais aberta e cooperativa frente ao tema. Ganhou mpeto a ratificao, pelo Brasil, de tratados internacionais dos quais o pas ainda no era parte (AMORIM, 2008). Dessa forma, de 1990 a 1994 tem lugar um perodo de adeso ao sistema na poltica externa brasileira de direitos humanos (ALVES, 2008). Em 1992, o Brasil aderiu aos Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966 e Conveno Americana de Direitos Humanos de 1969.

Entretanto notrio que a evoluo Constituio de 1988 foi marcante, do ponto de vista tcnico, o mesmo no se pode dizer da perspectiva da efetividade dos direitos consagrados na Constituio que, aps quinze anos de vigncia, revela numerosos dispositivos espera de corajosa aplicao. Definitivamente, em tema de direitos humanos, a Constituio ainda no passou de uma folha de papel, no dizer clssico de Lassale. que o desafio da efetivao dos direitos mnimos vida humana implica a imediata internalizao da mudana de paradigma operado com a Carta do Estado patrimonial/individualista ao Estado fundado, quer se queira ou no, no valor supremo da dignidade da pessoa humana. Resumindo, no dado aos titulares dos Poderes constitudos discutirem a legitimidade ou o acerto das disposies da Constituio Federal de1988. Nada importa que a considerem hipertrofiada, invivel econmica ou politicamente, pois a vontade do constituinte originrio, definindo as bases de uma nova sociedade, que h de prevalecer, em conformidade inclusive, constitucionalmente, com os Direitos Universais. Os Direitos Humanos so atualmente importantes na concepo e formao do convvio social, que interagem em respeitabilidade e organizao Universal entre os Estados, por isso tem lapso fundamental na vida de cada um. No que diz respeito Nao em que vivemos, nomeado Estado Democrtico possuidor de Direitos, muitas vezes depara-se em difusas contradies quanto a sua executividade. Sobre o assunto, Jos Lus Bolzan de Morais afirma que:
O Estado Constitucional incorpora um conjunto de normas reunidas em um documento jurdico legislado ou fruto de um processo consuetudinrio que 1. formatam o poder poltico sob a lgica de um poder limitado e controlado; 2. reconhecem os direitos humanos como contedos fundamentais que direcionam a ao deste poder, voltado sua consecuo como finalidade da ao estatal; e, 3. como tal um produto da histria e, por isso, dinmico, bastando perceber a passagem do Estado Mnimo ao Estado Social; dos direitos de liberdade aos direitos de solidariedade [] (MORAIS, 2008,p.42).

preciso antes de tudo perceber que inicialmente a Constituio foi programada e feita como um ntegro papel a ser cumprida como tal exposta, mas a realidade volta-se bem mais diferente. Os direitos esto compilados e impostos na Carta Magna, mas aqueles que devem obedec-los diferenciam - eis a realidade. Os Direitos Humanos, alm de possuir fortes caractersticas na Constituio de 1988 e na Declarao Universal infelizmente muitas vezes so desrespeitados pela sociedade pelo Estado at ento Democrtico. Assuntos como estes so a todos os momentos conflitantes e afagantes para o meio social.

A construo prtica dos direitos humanos no Brasil, em conformidade com a Carta Universal, triste porque depende de uma conscientizao poltica, a fim de estabelecer-se um dilogo verdadeiramente democrtico com os setores sociais de menor expresso econmica, mas de imensa expresso social.

REFERNCIAS
ALVES, Jos Augusto Lindgren. Direitos Humanos e o Papel do Brasil. In: FUNAG. O Brasil e a ONU. Braslia: FUNAG. 2008. pp. 183-204. AMORIM, Celso. Brasil, um interlocutor coerente. In: Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasil Direitos Humanos, 2008: A realidade do pas aos 60 anos da Declarao Universal. Braslia: SEDH. 2008. pp. 39-41. CERVO, Amado Luiz & BUENO, Clodoaldo. Histria da Poltica Exterior do Brasil. Braslia: Editora Universidade de Braslia. 2002. BRASIL. SENADO FEDERAL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Disponvel em < http://www.senado.gov.br/legislacao/const/ Acesso em 05 dez. de 2012. CORRA, Luiz Felipe de Seixas (org.). O Brasil nas Naes Unidas, 1946-2006. Braslia: Funag, 2007. OLIVEIRA, Joo Rezende Almeida, COSTA Tgory Figueiredo Martins. Instituies de Direito Pblico e Privado. Florianpolis : Departamento de Cincias da Administrao / UFSC; [Braslia] : CAPES : UAB, 2010. Pgs 135-153. LASSALE, Ferdinand. Que uma Constituio. Porto Alegre: Vila Martha Ltda. 1980. MORAIS, Jos Luis Bolzan de. As Crises do Estado e da Constituio e a Transformao Espacial dos Direitos Humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008

MORAIS, Jos Luis Bolzan de. Caderno de Direito Constitucional. Disponvel em http://www.trf4.jus.br/trf4/upload/editor/apg_BOLZAN_COMPLETO.pdf Acesso em 05 dez. 2012.

Potrebbero piacerti anche