Sei sulla pagina 1di 3

Simulado sobre direito do trabalho com questes resolvidas

Depois de passar horas estudando sobre direito do trabalho chegou a hora de conferir se voc realmente aprendeu a lio. Faa agora um teste em seus conhecimentos em um simulado sobre direito do trabalho. So questes resolvidas de direito do trabalho para voc estudar e se aperfeioar ainda mais. Questes de direito retiradas das ltimas provas de concurso. Simulado de direito de provas anteriores para concurso sobre direito do trabalho. Simulado de Direito do Trabalho: 1. O trabalhador domstico, que for inscrito no FGTS, sendo dispensado sem justa causa, far Jus aobenefcio do seguro-desemprego, no valor do salrio mnimo, por um perodo mximo:

a)3 (trs) meses; b)4 (quatro) meses; c)5 (cinco) meses; d)6 (seis) meses. 2. A Comisso de Enquadramento Sindical, prevista no art. 576, da CLT,

a)no mais funciona. b)atua apenas de forma consultiva, sem que suas decises tenham fora vinculante. c)profere decises sujeitas a recurso administrativo, no mbito do Ministrio do Trabalho e Emprego. d)profere decises sujeitas a reexame pelo Poder Judicirio. 3. Assinale a alternativa incorreta:

a)Determinada a extino da empresa, por ocorrncia de factum principis, a pessoa jurdica de direito pblico responsvel arcar com o pagamento dos salrios e indenizaes devidos ao empregado. b)Na cessao das atividades empresariais, por morte do empregador, devida ao empregado estvel indenizao por tempo de servio em dobro. c)Na falncia, constituir crdito privilegiado a totalidade de salrios e indenizaes a que tiver direito o empregado. d)Constitui justa causa para a dispensa do empregado bancrio a falta contumaz de pagamento de dvidas legalmente exigveis. 4. Assinale a alternativa correta:

a)o empregado que for dispensado por justa causa e tiver mais de 6 (seis) meses de prestao de servios no ltimo emprego far jus ao seguro-desemprego b)o empregado poder sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS, sem se desligar do emprego, caso seja portador do vrus HIV; c)o estagirio ter direito multa de 40% (quarenta por cento) a ttulo de Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS; d)o estagirio ter direito ao seguro-desemprego somente se o estgio durar mais de 3 (trs) anos. 5. Escolha a alternativa correta quanto ao instituto do aviso prvio luz das Smulas do TST: I. possvel a ocorrncia do aviso-prvio nos contratos a termo. II. possvel a configurao da justa causa no curso do aviso prvio, inclusive por abandono de emprego.

III. A reduo da jornada de trabalho no curso do aviso prvio no exigvel caso sejam pagas as horas extras correspondentes. IV. A projeo do contrato de trabalho para o futuro, pela concesso do aviso prvio indenizado, tem efeitos limitados s vantagens econmicas obtidas no perodo de pr- aviso, ou seja, salrios, reflexos e verbas rescisrias. No caso de concesso de auxlio- doena no curso do aviso prvio, todavia, s se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefcio previdencirio. V. invlida a concesso do aviso prvio na fluncia da garantia de emprego.

a)Somente a alternativa II est correta. b)Somente a alternativa V est correta. c)Somente as alternativas I, III e IV esto corretas. d)Somente as alternativas II e IV esto corretas. 6. A deciso que indefere liminarmente o processamento de embargos execuo, por intempestividade, comporta impugnao por meio de

a)agravo de instrumento. b)agravo de petio. c)agravo regimental. d)recurso ordinrio. 7. A deflagrao de greve, no caso de atividades essenciais

a)depende de prvia aprovao da autoridade competente. b)depende de manuteno dos servios indispensveis. c) abusiva. d)constitui crime. 8. Leia com ateno: "Cabe __________________ para Turma do ________________ das decises proferidas em grau de ________________ em dissdio _____________ pelos ____________, quando: derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, interpretao divergente de ______________." Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os espaos.

a)Recurso de Revista, Tribunal Regional do Trabalho, Agravo de Instrumento, individual, Smula de Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. b)Recurso de Revista, Tribunal Superior do Trabalho, Agravo de Instrumento, coletivo, Tribunais Regionais do Trabalho, outra Seo de Dissdios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho. c)Recurso de Revista, Tribunal Superior do Trabalho, Recurso Ordinrio, individual, Tribunais Regionais do Trabalho, outro Tribunal Regional no seu Pleno. d)Recurso de Revista, Tribunal Superior do Trabalho, Recurso Ordinrio, coletivo, Tribunais Regionais do Trabalho, outro Tribunal Regional em sua Turma. 9. Considere as proposies a seguir e assinale a alternativa correta: I. Aos trmites e incidentes do processo da execuo, so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao Ttulo "X" da CLT (Processo Judicirio do Trabalho), os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal; II. Ao credor vedado arrematar, sendo-lhe facultado apenas remir a execuo; III. A remio ao executado somente ser deferida se oferecido preo igual ao valor da condenao.

a)Se I e II estiverem corretas; b)Se I, II e III estiverem corretas

c)Se todas estiverem incorretas; d)Se somente I e III estiverem corretas. 10. A resciso indireta do contrato individual de trabalho ocorrer:

a)por iniciativa do empregado, mas em face de falta grave cometida pelo empregador; b)por iniciativa do empregador, mas em face de justa causa praticada pelo empregado; c)por iniciativa do empregado e do empregador em face da culpa de ambos; d)pela morte do empregador.

_______________________________

Gabarito: 1. A 2. A 3. A 4. B 5. B 6. B 7. B 8. C 9. D 10. A

Potrebbero piacerti anche