Sei sulla pagina 1di 12

(Capa) Foco Sobre o Apocalipse

O Fim Est Prximo!


Definitivamente, o pecado e seus resultados precisam ser erradicados; mas Deus por ns, mesmo nos tempos mais turbulentos.

Foco na Profecia - 17

17
O Fim Est Prximo!
Foco Sobre o Apocalipse Apocalipse 15 e 16 "Tivemos nossa ltima chance. Se no inventarmos algum sistema melhor e mais eqitativo, o Armagedom estar s nossas portas." Essas palavras oram pronunciadas pelo !eneral "ouglas #acArthur no dia $ de setem%ro de &'(), a %ordo do coura*ado Missouri, depois da rendi*o +aponesa. #enos de um m,s antes, s -h&), numa manh de segunda. eira do dia / de agosto, um %om%ardeiro 0.$', chamado Enola Gay, havia lan*ado a primeira %om%a at1mica e mudado o curso da hist2ria. 3or causa dos resultados desse novo tipo de devasta*o, #acArthur sentiu.se compelido a advertir o mundo acerca do uturo apocalipse. 4inston 5hurchill teve rea*o similar ap2s ler so%re os horrores in ligidos a 6iroshima e 7agasa8i. Ento pronunciou estas resolutas palavras9 "A morte est espreita, o%ediente, e:pectante, pronta para servir, pronta para tosquiar os povos em massa; pronta, se convocada, para pulveri<ar sem esperan*a de reparos, o que restar da civili<a*o. Ela espera apenas uma palavra de ordem. Espera.a de um ser rgil e con uso, seu mestre, ansiando por sua v=tima agora, por uma ocasio apenas." ">cadas ap2s o nascimento da era at1mica, as guerras ainda esto campeando pelo mundo todo, e a "morte" ainda est de tocaia. A grande %atalha do Armagedom, qual #acArthur e< re er,ncia, ainda no eclodiu. #as a 0=%lia nos di< que ela est vindo. ?ai acontecer antes do retorno de @esus Terra. Apocalipse &) e &/ nos mostram o Armagedom se encai:ando como uma das sete pragas nos eventos inais. Ao iniciarmos nosso estudo, montemos o cenrio. Apocalipse &/9/.&A registra as mensagens inais dos tr,s an+os, as quais esto sendo agora proclamadas, nos ltimos dias da hist2ria terrena. Essas mensagens devem ser apresentadas antes que a "marca da %esta" e o "selo de "eus" se+am aplicados.

Bogo que as mensagens dos tr,s an+os orem proclamadas em todo o mundo, a humanidade en rentar uma deciso crucial. Todos precisam decidir entre seguir a "eus e a 0=%lia totalmente, ou ir atrs de um sistema de cren*as %aseado nas tradi*Ces humanas e no na Escritura. Ap2s os ha%itantes da Terra haverem decidido a quem serviro, algo trgico acontecer queles que re+eitarem a "eus. A mensagem do terceiro an+o Dversos '.&AE nos di< que aqueles que rece%em a marca da %esta so rero as ltimas pragas. Eles "%e%ero do vinho da ira de "eus, derramado sem mistura na ta*a de Sua indigna*o" Dverso &FE.

O pecado e seus resultados precisam ser definitivamente erradicados.


Atrav>s do estudo do livro do Apocalipse desco%rimos as mensagens de que "eus nos ama e cuida de n2s. Em%ora, s ve<es, v=vidas advert,ncias de calamidades e +ulgamento precisem ser dadas, a s=ntese > sempre9 "eus quer ser nosso Amigo. G Senhor > ranco conosco. Ele no dese+a enco%rir atos desagradveis, mas, acima de tudo, quer que compreendamos que h grande alegria e pa< em sermos Seus ilhos. Assim, antes de ornecer.nos detalhes so%re as sete pragas e a destrui*o que e etuam, nosso 3ai a< uma pausa para lem%rar.nos de que Ele > um "eus de amor. 7o > preciso termos medo dEle. G pecado e seus resultados precisam ser de initivamente erradicados. "eus quer p1r um im no so rimento. Ele no dese+a que a dor de relacionamentos des eitos prossiga. 7o quer que a agonia do cHncer ou da AI"S continue. 7o pretende que a dor da perda de um ser amado persista. G pecado tem de ter um im. #as um im do modo certo. G Senhor dese+a ensinar a todo o Jniverso algo importante atrav>s da maneira como Ele d im ao pecado. Todos precisam compreender quo destrutivo e trgico o pecado realmente >. Gs seres criados precisam ver que quando "eus retira Sua mo protetora, os resultados so terr=veis. "epois de as sete pragas terem sido aplicadas, ningu>m +amais dese+ar que o pecado volte a e:istir. 3or amor e compai:o, "eus di<9 "GK, > tempo de e:por o pecado em toda a sai hedionde< e resolver os pro%lemas do planeta Terra."

Apocalipse 15: O Mar de Vidro


Antes de descrever como caem as sete pragas, "eus nos d uma certe<a. Ele mostra que muitas pessoas no precisam se preocupar com essas calamidades. Aqueles que aceitaram o convite de 5risto para segui.Bo

integralmente, so retratados numa posi*o inteiramente di erente. Eles esto cele%rando a vit2ria em p>, so%re um mar de cristal. uem conse!ue estar de p" sobre o mar de cristal# $verso %& 1. ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' #ois>s e os israelitas cantaram um hino de li%erta*o ap2s "eus hav,. los eito passar em seguran*a pelo #ar ?ermelho, capacitando.os a escapar do e:>rcito eg=pcio. G povo de "eus cele%rar um livramento igualmente dramtico. Eles entoaro o "cHntico de #ois>s" e tam%>m o "cHntico do 5ordeiro". Estaro alegremente agradecendo a @esus 5risto por sua grande vit2ria. uais dentre as caracter(sticas de )eus descritas nos versos * e + l,e d-o mais conforto e .nimo# LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

)eus " por n/s nos tempos mais dif(ceis0 mesmo 1uando a tra!"dia do pecado parece esma!ar-nos.
7o est voc, agradecido por "eus animar Seu povo, mostrando.lhes essa gloriosa cena antes da queda das pragasM G Senhor est re or*ando uma importante mensagem9 Ele > por n2s nos tempos mais di =ceis, mesmo quando a trag>dia do pecado parece esmagar.nos. Talve< voc, este+a lutando com a dissolu*o de um casamento. Talve< voc, este+a lutando para poder pagar o aluguel. Talve< voc, tenha muito dinheiro, mas est so<inho ou deprimido. Nualquer que se+a a sua situa*o, @esus est lhe di<endo que h vit2ria no sangue do 5ordeiro. Ele lhe a< um convite9 "?inde a #im... e Eu vos darei descanso" D#ateus &&9$-E. @esus pode nos dar descanso porque nos a+uda a lidar com nossos pro%lemas e encontrar solu*Ces.

Apocalipse 12: As Sete Pra!as


G assunto das pragas > amiliar queles que l,em o ?elho Testamento. 7ele est registrada a conhecida hist2ria de #ois>s procurando levar os israelitas para ora do Egito, e en rentando a recusa de Oara2 em dei:.los ir. "eus enviou pragas so%re os eg=pcios at> que eles concordaram em dei:ar os israelitas partir DP:odo QR&&E. "e modo similar, "eus utili<ar as pragas antes da segunda vinda de @esus.

#uitos eruditos %=%licos so concordes so%re o ponto de vista de que, em%ora essas pragas se+am literais, elas tam%>m possuem aplica*Ces espirituais. ?amos considerar cada uma delas a partir dessa perspectiva.

Primeira Pra!a: 3lceras Mali!nas $Apocalipse 12:%&


Sobre 1uem essas 4,orrendas e repu!nantes 5lceras4 caem# %. ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' G poder da %esta que impCe sua marca decreta9 "A menos que voc, rece%a a marca, ser isicamente pre+udicado." A primeira praga > =sica em sua nature<a. Isso sugere que h seguran*a =sica to.somente em @esus.

Se!unda Pra!a: O Mar se 6orna em San!ue $verso *&.


uando os mares se transformam em san!ue0 o 1ue acontece 7s suas criaturas# *. '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

6erceira Pra!a: As 8!uas se 6ornam em San!ue $versos +-7&.


O 1ue ocorre durante a terceira pra!a# +. ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' ual " o si!nificado das 9!uas se tornarem san!uinolentas# $verso 2& 5. ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' Em contraste, @esus > a gua viva. Ele descreveu o Esp=rito Santo operando na vida como uma " onte de gua viva" saltando de dentro da vida da pessoa D@oo (9&(E. Este > o po*o de gua l=mpida, representando a pura e a%negada vida de 5risto.

uarta Pra!a: Os :omens S-o

ueimados $versos ;-<&.

=n1uanto as pessoas sofrem sob os efeitos das pra!as0 como os versos ; e < descrevem a rea>-o das v(timas# 2. '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

?emos aqui o pecado mostrando sua de ormada ca%e*a de outra maneira. Em lugar de se voltarem para "eus, o nico que pode livr.los, os homens G amaldi*oam e ap2iam o governo de Satans, o destruidor.

uinta Pra!a: )or e 6revas $verso 1?-11&


Onde essa pra!a cai# 7 ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' G poder da %esta condu<iu o povo para as trevas espirituais, e agora uma escurido literal cai so%re a Terra. Aqueles que re+eitaram a @esus, a Bu< do mundo, agora se encontram em trevas. Aqueles que se voltaram do caminho da lu< que condu< vida eterna, agora sentem a o%scuridade da morte eterna ao seu redor.

Se@ta Pra!a: O Secamento do =ufrates $versos 1%-12&.


Essa praga introdu< a %atalha terrena inal, a guerra do Armagedom. Gs eruditos interpretam essa %atalha de vrias maneiras. Todavia, a maioria concorda que durante os ltimos dias da hist2ria terrestre, todo o mundo se tornar num vasto campo de %atalha, enquanto os =mpios tentam destruir a "eus e Seu povo. G Armagedom sim%oli<a o derradeiro con lito entre as or*as de Satans e as or*as divinas. A grande controv>rsia que come*ou quando o pecado entrou pela primeira ve< no mundo, no @ardim do Sden, est agora chegando ao seu cl=ma:. Gs ha%itantes da Terra precisam a<er suas decisCes a avor de "eus ou de Satans. G Armagedom torna esse assunto undamental %astante gr ico9 "e que lado voc, vai estarM A quem voc, servirM

S"tima Pra!a: A 6erra " Sacudida $versos 17-%1&.


ue palavras procedem do trono de )eus en1uanto a s"tima pra!a " derramada# $verso 17& ;. '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

O Arande Bonflito 1ue teve in(cio 1uando o pecado entrou pela primeira veC no mundo0 est9 a!ora c,e!ando ao seu cl(ma@.

Nuando o sangue de @esus estava luindo na cru< e Sua humilha*o e so rimento estavam chegando ao inal, o Salvador %radou9 "Est consumado" D@oo &'9AFE. A mesma rase ecoar na luta inal contra o pecado. Jma grande vo< proclama9 "Est eitoT" DApocalipse &/9&QE. 3ecado e so rimento sero e:tintos para sempre. G amor triun ou plenamente, a inal. Nue %elas palavras sero essasT =numere os desastres naturais 1ue ocorrem durante essa pra!a: <. '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

A Dmita>-o de Satan9s
Satans tem sempre tentado con undir e enganar o povo de "eus mediante imita*Ces. Eis aqui algumas delas que temos visto no Apocalipse. Todas elas culminam nas sete pragas. A "ivindade > composta de uma trindade R 3ai, Oilho e Esp=rito Santo. Satans tem sua trindade identi icada em Apocalipse &/9 o drago, a %esta e o also pro eta. G Apocalipse descreve o "eus Todo.3oderoso assentado so%re um trono. A %esta tam%>m possui um trono e so%re ele se assenta. @esus rece%eu uma erida mortal no 5alvrio e ressuscitou. A %esta semelhante ao leopardo so reu uma contuso mortal e oi curada. G Esp=rito Santo guia as pessoas na verdade. A %esta semelhante ao cordeiro leva o povo para a alsidade; ela > chamada de o also pro eta. "eus criou o homem Sua pr2pria imagem. Satans anima a imagem da %esta. G 1lego de "eus no homem > o 1lego de vida. Satans insu la vida na imagem da %esta. "eus envia tr,s an+os para proclamarem Suas mensagens inais a cada na*o, l=ngua e povo. Satans envia "Tr,s esp=rito imundos semelhantes a rs" DApocalipse &/9&AE, para reunir o povo na grande %atalha inal contra "eus. "eus con ere Seu selo. Satans aplica a marca da %esta. "eus possui um remanescente nos ltimos dias, o qual tem > em 5risto, o%edece a Seus mandamentos, conserva o testemunho de @esus e entoa louvores so%re o mar de cristal. Satans possui um grupo que escolheu crer em suas mentiras e doutrinas corruptas, e que indar num lago de ogo.

Todas as alsi ica*Ces de Satans a<em parte de sua opera*o secreta a im de atrair o povo para a destrui*o. Ele no quer que voc, diga "sim" a @esus e G siga. Ele no pretende dei:ar que voc, compreenda que o so rimento, a trag>dia e a morte, no inal das contas, procedem dele. Ele dese+a que voc, creia que "eus > o inimigo. #as voc, no precisa cair em suas mentiras. ?oc, tem a 3alavra de "eus para contrari.lo. "e ato, voc, tem em mos a promessa divina de que Ele o li%ertar quando a ria inal do pecado envolver a Terra. "eus est com voc, para proteg,.lo das pragas.

Satans quer que voc, pense que "eus > o inimigo. Ele sempre tentou con undir e enganar o povo de "eus com imita*Ces.
Eeia cuidadosamente sobre a maravil,osa se!uran>a 1ue )eus nos d9 no Salmo <1: "O que habita no esconderijo do Altssimo e descansa sombra do Onipotente diz ao Senhor Meu re!"#io e meu baluarte, $eus meu, em quem con!io% &ois ele te li'rar( do la)o do passarinheiro e da peste perniciosa% *obrir+te+( com as suas penas, e, sob suas asas, estar(s se#uro, a sua 'erdade - pa'.s e escudo% /0o te assustar(s do terror noturno, nem da seta que 'oa de dia, nem da peste que se propa#a nas tre'as, nem da mortandade que assola ao meio+dia% "*aiam mil ao teu lado, e dez mil, tua direita, tu n0o ser(s atin#ido% Somente com os teus olhos contemplar(s e 'er(s o casti#o dos mpios% &ois disseste O Senhor - o meu re!"#io% 1izeste do Altssimo a tua morada% /enhum mal te suceder(, pra#a nenhuma che#ar( tua tenda% &orque aos seus anjos dar( ordens a teu respeito, para que te #uardem em todos os teus caminhos% Eles te sustentar0o nas suas m0os, para n0o trope)ares nal#uma pedra% &isar(s o le0o e a (spide, calcar(s aos p-s o le0ozinho e a serpente% "&orque a Mim se ape#ou com amor, Eu o li'rarei, p2+lo+ei a sal'o, porque conhece o Meu nome% Ele me in'ocar(, e Eu lhe responderei, na sua an#"stia Eu estarei com ele, li'r(+lo+ei e o #lori!icarei% Saci(+lo+ei com lon#e'idade e lhe mostrarei a minha sal'a)0o%" ue parte desse e@cepcional salmo " mais confortadora para vocF# '' LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

O 1ue vocF pensa sobre as sete 5ltimas pra!as e os eventos finais na 6erra0 antes 1ue Gesus ven,a. Bomo se sente a respeito# 5om medo 5erto da prote*o divina Apreensivo 7ervoso, mas tudo icar %em. Sinto pa< em @esus ?ivo apenas um dia por ve< Gutros LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

)eus est9 conosco na ,ora mais escura. =le nos !uardar9 em Seus bra>os protetores. 4Ha sua an!5stia =u estarei com ele... e l,e mostrarei a Min,a salva>-o.4 $Salmo <1&
Bem%re.se que, em @esus, voc, estar seguro contra as pragas. Em%ora os tempos se+am di =ceis, voc, pode descansar em Seus %ra*os protetores. U. A. Anderson conta de um a<endeiro australiano que voltou para casa, certo dia, e desco%riu que sua casa e o celeiro haviam pegado ogo, nada so%rando. Ele nada p1de a<er seno chorar ao contemplar as ru=nas car%oni<adas, e compreender que havia perdido todas as suas posses. #as algo chamou sua aten*o quando ele se apro:imou do galinheiro. Ele avistou um mont=culo de penas esturricadas. Era o corpo de uma galinha. G a<endeiro o cutucou com a ponta de sua %otina. 3ara sua surpresa, quatro pintainhos o inhos sa=ram saltando e piando. Sua me havia mantido os ilhotes protegidos por seu corpo enquanto o ogo ardia. 7as ru=nas de sua a<enda, esse homem viu uma notvel amostra do amor sacri icial.

Has ru(nas de sua faCenda0 o ,omem viu uma not9vel amostra do amor sacrificial.
Sou grato porque @esus tem o tipo de amor que nos proteger contra as uriosas chamas. Sou grato pela cena de triun ante adora*o de Apocalipse &), que vem antes das sete pragas. Aguardo ansiosamente o momento de erguer minha vo<, +untamente com outros crentes vitoriosos, em p> so%re o mar de cristal e %radar9 "!randes e admirveis so as Tuas o%ras, 2 Senhor "eus Todo.3oderoso; +ustos e verdadeiros so os Teus caminhos, o Uei dos s>culosT" ?oc, no gostaria de tomar agora sua deciso de estar com esse +u%iloso grupoM 7o gostaria de a<er sua deciso de seguir a @esusM

VVVV "urante a Segunda !rande !uerra #undial, Kata Uagoso, um che e nativo das Ilhas Salomo, condu<iu em seguran*a centenas de militares atrav>s do territ2rio inimigo. Kata di<ia que sua coragem vinha de @esus. Ele havia nascido de pais cani%ais, mas missionrios o levaram a aceitar a 5risto como seu Salvador. 3r2:imo ao im da guerra no 3ac= ico, um dos o iciais ordenou a Kata que i<esse coisas que violavam sua consci,ncia e compromisso com @esus. Ele recusou.se a o%edecer. Aquele o icial ordenou que Kata osse chicoteado. Esse che e cristo icou com o rosto inclinado so%re um tam%or de gasolina e oi a*oitado at> suas costas icarem ensangentadas. 7ovamente o cruel o icial mandou que Kata o%edecesse s suas ordens, e mais uma ve< ele resistiu. Enraivecido com o que achava ser um desa io, o militar pu:ou seu revolver e des eriu coronhadas na ca%e*a do nativo, at> que esse ca=sse inconsciente ao cho. "eterminado a ensinar aos outros ilh>us uma li*o, o o icial ordenou que Kata osse colocado diante de um peloto de u<ilamento. "epois de os soldados haverem amarrado Kata numa rvore, o comandante ordenou.lhes que atirassem ap2s ele contar at> tr,s. Ento, o homem come*ou a contar9 "Jm, dois...", mas a palavra "tr,s" no saia. 3or tr,s ve<es o o icial reiniciou a contagem, mas sem conseguir di<er o nmero atal. Oinalmente ele girou so%re seus calcanhares e saiu. Kata Uagoso oi levado priso e tranca iado com seu mais iel assistente, um homem chamado Budi. Gs mem%ros da igre+a local come*aram a orar. Eles sa%iam que eram superados em nmero pelos soldados com seus rev2lveres e %aionetas, mas tinham certe<a de que a ora*o era o mais poderoso armamento. A Bua surgiu antes das $$h naquela noite. A reunio de ora*o teve in=cio. 5erca da mesma hora, um homem alto carregando um molho de chaves dirigiu.se at> a entrada do pres=dio, escolheu a chave, a%riu o cadeado e o porto da cadeia. 5hamou Kata Uagoso e Budi e os pegou pelo %ra*o, condu<indo.os para ora na estrada que dava para o mar. Glhando para a praia, esse homem apontou para um lugar e disse9 "?oc,s encontraro uma canoa ali. Tomem.na e vo para casa."

Esses dois homens oram at> a %eira do mar e ali acharam a canoa com dois remos. Ento eles se voltaram para agradecer ao seu %en eitor, mas no viram mais ningu>m. Investiga*Ces posteriores mostraram que o molho original de chaves estivera pendurado em seu lugar, vista da sentinela, durante toda a noite. "eus est conosco nas horas mais negras. Estar ao nosso lado quando os ogos dos tempos inais irromperem. Ele nos guardar em Seus %ra*os protetores. Enviar Seus an+os para nos livrar. "eus nos proteger ento. 7osso 3ai vigiar so%re voc, desde agora, quando voc, vive cada dia para Ele. ?oc, + aceitou o dom gratuito da vida eternaM Aceitou agora Seu plano para uma vida melhorM Se ainda no o e<, por avor, incline sua ca%e*a e diga.Bhe que voc, G escolheu como Senhor e Salvador.

Gra*o
&ai, eu 3e aceito como meu Senhor e Sal'ador neste momento% &e)o+3e que perdoes meus pecados e me aceites como 3eu !ilho% Ajuda+me a 'i'er para 3i cada dia% Obri#ado, em nome de 4esus, am-m%
A ?o< da 3ro ecia 3.G. 0o: )AF)) Bos Angeles, 5ali 2rnia, 'FF)A.FF)) )ireitos reservados para A VoC da Profecia I %??% =scritor: Jurt Go,nson. =ditor: Pr. Koberto Motta. 6radutor: B"sar Eu(s Pa!ani. )iretor de Arte e Dlustrador: =d Aut,ero. Dlustra>-o de Bapa: Francis Eivin!stone Dlustra>Les internas: Francis Eivin!stone0 Ears Gustinen0 Kobert :unt0 )arrel 6anM e Go,n Steel. Br"ditos das fotos: =d Aut,ero0 :arold Je,neN e Go,n OaMer.

Foco na Profecia I 17

Potrebbero piacerti anche