Sei sulla pagina 1di 2

Veronese

A HORA E A VEZ DOS TANINOS CONDENSADOS


A Veronese Produtos Qumicos completa 100 anos e consolida o produto cido tnico (extrato concentrado de tanino condensado) para o mercado de alimentos.
INTRODUO
O termo tanino muito antigo (foi introduzido por M. Seguin em 1876) e foi o nome dado infuso de cascas de algumas rvores, na qual as peles de animais eram tratadas para obteno de couros maleveis e de grande durabilidade. De origem vegetal, muitas das plantas onde so encontrados so usadas como extratos e ervas medicinais e tambm para a fabricao de bebidas e para alimentos. caracterstico dos taninos o sabor adstringente tpico de vinhos tintos, chs e frutas verdes. A accia negra (Accia meansii), o carvalho (Quercus sp), o eucalipto (Eucalyptus), o salgueiro (Salix caprea), o pinho (Pinus sp), e o quebracho (Scinopsis balansae) so as espcies mais conhecidas com significativa presena de taninos. Atualmente, o termo tanino ou cido tnico atende a uma grande variedade de produtos classificados em dois grupos distintos, baseados na estrutura molecular: os taninos hidrolisveis e as proantocianidinas (ou procianidina), originalmente chamadas de taninos condensados. So chamadas de taninos condensados devido a sua estrutura qumica compacta.

Estes taninos so polmeros de 2 a 50 (ou at mais) unidades flavonides com ligaes carbono-carbono, as quais so suscetveis de serem rompidas pela hidrlise. Suas estruturas bsicas chamam-se flavan3, 4-diol e o flavan 3-ol, com peso molecular de 500 a 2.000. Apesar de muitos dos taninos condensados serem hidrossolveis, alguns de grande dimenso (cadeia carbnica longa), so insolveis na gua.

TANiNOS CONDENSADOS ORiUNDOS DA ACCiA NEGRA


Trazida no sculo passado da frica do Sul, justamente para a aplicao na indstria do couro, esta variedade aclimatou-se muito bem na regio Sul do pas, onde amplamente cultivada. Os taninos produzidos por esta variedade de rvore se classificam como tanino condensado e/ou catequnico. um composto polifenlico que possui uma vantagem frente aos outros polifenis naturais: a facilidade em reagir e precipitar protenas.

Figura 3 - Extrato Concentrado de Tanino Condensado (cido Tnico) Veronese Produtos Qumicos.

Figura 2 - Frmulas estruturais: (a) Flavanide (genrico), (b) Flavan-3-ol e (c) Procianidina (Tanino Condensado).

O tanino condensado utilizado na produo de tintas, produo de inibidores de corroso, promotores de fluxo de lquido em tubos, produtos farmacuticos, adesivos, fabricao de colas fenlicas, floculantes para clarificao de vinhos e cervejas, entre outras aplicaes.

CiDO TNiCO (EXTRATO CONCENTRADO DE TANINO CONDENSADO)


Algumas plantas e vegetais contm taninos que lhes conferem caractersticas colorficas e gustativas prprias. Como qualquer produto de origem natural, estes podem apresentar, alm de variabilidade nas quantidades de tanino e/ou polifenis, tambm quantidades reduzidas destas propriedades. Com isso, no possvel assegurar que os teores mnimos desejveis sejam atendidos e seus efeitos alcanados. Desta maneira, o uso de um extrato concentrado de tanino condensado, atende os requisitos mnimos dos ativos desejveis, sejam eles: teor de polifenis, taninos condensados ou atividade antioxidante. www.revista-fi.com

Figura 1 - Rama de Accia Negra (Acacia mearnsii).

O cido tnico produzido e fornecido pela unidade da Veronese Produtos Qumicos em Caxias do Sul/RS um extrato concentrado de tanino condensado oriundo da casca da accia negra (Acacia mearnsii), o qual obtido em um processo onde as gomas, acares e outros carboidratos presentes no componente vegetal e insolveis em meio alcolico so eliminados, oferecendo um produto melhor adaptado para segmentos de mercados mais exigentes, tais como alimentos, sucos, cervejaria, cosmticos, farmacutica e indstria qumica. O termo cido tnico foi adotado nos anos de 1920 pela Veronese & Cia. e foi estabelecido pelo seu fundador Luiz Veronese, naquela poca, para atender especificamente o mercado de vitivinicultura da Serra Gacha, sendo apresentado na forma de um xarope. Desde ento, tornou-se um termo usual e utilizado at hoje para nominar o produto. O cido tnico da Veronese obtido atravs de um sistema extrativo slido-lquido empregando-se solventes orgnicos com baixa perda de volatilizao e com altos ndices de recuperao. As instalaes esto compostas de separadores, filtros e ciclones e o processo obedece aos padres de qualidade de acordo com o sistema HACCP , estabelecendo-se assim um processo higinico e ambientalmente correto. Comercializado na forma de p amorfo, muito leve, facilmente solvel em gua ou lcool, de tonalidade castanho-avermelhado e apresentado em sacos para 10 kg. FOOD INGREDIENTS BRASIL N 19 - 2011

FOOD INGREDIENTS BRASIL N 19 - 2011

www.revista-fi.com

Veronese
tanino-protena e/ou polissacardeo) sobre tecidos epiteliais lesionados, podendo, logo abaixo dessa camada, o processo curativo ocorrer naturalmente. Ao precipitar protenas, os taninos propiciam um efeito antimicrobiano e antifngico.

Figura 4 - Produto cido Tnico comercializado pela Veronese & Cia. Ltda.

APLiCAES PARA O MERCADO ALiMENTCiO, COSMTiCO E FARMACUTiCO


Os extratos concentrados de tanino condensado so amplamente empregados no ramo alimentcio devido as suas propriedades antioxidantes, concentrao de polifenis e caracterstica adstringente. Assim, so utilizados, principalmente, em chs e extratos vegetais, como potencializador dos efeitos antioxidante destes produtos, na forma de polifenis. So utilizados em chs e extratos vegetais como potencializador dos efeitos antioxidantes destes produtos. So empregados na fabricao de vinhos atravs da atuao sinrgica com os taninos prprios dos vinhos tintos, conferindo uma melhor fixao dos aromas e estabilizao da cor. Os taninos proantociandinicos, componentes do extrato concentrado de tanino condensado, estabelecem interaes estveis com as antocianas (molculas responsveis pela cor dos vinhos), fixando-se a eles e protegendo-os das oxidaes. Melhora as caractersticas organolpticas dos produtos e ainda so utilizados nos realadores de sabor, principalmente os adstringentes, em sucos de frutas, no processo de fabricao de cervejas e como coadjuvante no processo de produo do acar orgnico e outras bebidas alcolicas. Em processos de cura de feridas, queimaduras e inflamaes, os taninos auxiliam formando uma camada protetora (complexo

Figura 5 - Mercados que utilizam Taninos: vitivinicultura (uva, vinho), alimentos (chs, ervas), cosmticos (xampus, colorantes) e frmacos.

PARA OS PRXiMOS 100 ANOS...


A Veronese Produtos Qumicos empenhada na melhoria contnua de seus produtos e processos vm desenvolvendo estudos para o desenvolvimento do produto e novas aplicaes para o produto. Recentemente, atravs do Laboratrio de Operaes Unitrio (LOPE) da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul - PUC/RS realizou pesquisas sobre a determinao do teor de polifenis, do teor de tanino condensado e da atividade antioxidante do produto. A Veronese Produtos Qumicos estabelece, assim, o compromisso com a garantia da qualidade do processo e do produto e a melhoria contnua do cido Tnico e a caracterizao de um produto premium adequado aos mercados mais exigentes e se dispe a contribuir junto s empresas que se interessam pelo estudo de novas aplicaes do produto em suas formulaes.
* Rubens Rodrigues P . Carvalho engenheiro de produto da Veronese Produtos Qumicos.

Veronese Produtos Qumicos Ltda. www.veronese.com.br www.revista-fi.com

FOOD INGREDIENTS BRASIL N 19 - 2011

Potrebbero piacerti anche