Sei sulla pagina 1di 9

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes

Comunicao Social com Habilitao em Midialogia

Histria do Cinema II
Professor Doutor Francisco Elinaldo Teixeira

Experimentalismo superoitista: Antropofagia, tecnofagia, autofagia. Bulimia.

Caroline Neumann 105914

Campinas, 2 Semestre 2012

Antropofagia, tecnofagia, autofagia. Bulimia. Resumo O trabalho pretende situar e problematizar a produo dita experimental em Super-8 no Brasil entre as dcadas de 1970 e 1980 usando, principalmente, o levantamento feito por Rubens Machado Junior e fazendo paralelos poesia marginal. Palavras-chave Experimentalismo superoitista; Super-8; marginalia;

Introduo O trabalho pretende abordar aspectos da produo em Super-8 no Brasil no perodo que abrange as dcadas de 1970 e 1980, traando paralelos com elementos do contexto em que se inseriu, como as poesias da gerao do mimegrafo, e tencionando a dita produo experimental brasileira nessa bitola. Trata-se de uma produo de difcil acesso, o que acarreta em dificuldades em se obter materiais para anlise ou de cunho crtico. As principais referencias que foram obtidas para esse trabalho vinculam-se s pesquisas de Rubens Machado Jnior que foi curador da mostra Marginlia 70 apoiada pelo Ita Cultural. Como metodologia, me apoiarei principalmente em referenciais bibliogrficos que tencionam as temticas envolvidas e nas produes que consegui acesso, sendo a principal Pira de Srgio Peo. Antropofagia, tecnofagia, autofagia Primeiramente, importante problematizar a que se refere o contexto e o termo experimental a que est vinculada a produo superoitista a ser tratada. H dificuldade em se conceituar o experimentalismo, portando, ser usada a definio dada por Jairo Ferreira no livro Cinema de inveno:

experimental

em

nosso

cinema

se

apoia

na

arte

como

tradio/traduo/transluciferao. Utiliza-se de todos os recursos existentes e os transfigura em novos signos em alta rotao esttica: um cinema interessado em novas formas para novas ideias, novos processos narrativos para novas percepes que conduzam ao inesperado, explorando novas reas da conscincia revelando novos horizontes do im/provvel. (FERREIRA, J. p. 27)

Assim, o termo experimental ser usado para tentar identificar uma nova esttica que comeou a ser cultivada entre ns a partir de 1967 (FERREIRA, J. p. 19). Esse quadro que se forma, o experimental brasileiro, problemtico. Alm da questo conceitual, outro fator de complicao que muita da produo nesse campo teria sido realizada em bitlas menores. Segundo Rubens Machado Junior (2001), no h como afirmar com certeza, mas a maioria dos filmes experimentais brasileiros provavelmente foram realizados em super-8. Essa bitola proporcionou uma ampliao da produo, afinal, permitiu grande barateamento e flexibilidade, pois algumas cmeras vinham com alguns recursos tais quais focagem no visor reflex, fotometria automtica, entre outras. Mas, em contrapartida, as exibies traziam o carter da irreprodutibilidade tcnica (MACHADO JNIOR, 2001), encontrando muitos problemas com o espao de veiculao, seja devido ao mercado, pelo rompimento da lgica da trade produo, distribuio e exibio; pela quebra da linearidade, o comeo, meio e fim; por problemas com a censura, restando apenas circuitos alternativos (CASTELO BRANCO, 2007); ou em problemas de ordem tcnica e financeira, como dificuldades em fazer cpias dos materiais e em mant-los, trazendo, por vezes, o sentimento da aura benjaminiana. Dessa forma, muitas das produes tiveram nica exibio e no foram vistas nem por seus contemporneos, seja cinfilos ou pesquisadores. Assim, parte-se dos prprios realizadores algumas anlises que sero traadas aqui.
Para desespero geral, devo constatar que o nosso experimental praticamente substituiu a inexistente crtica pela autocrtica e sua teoria se configura na salutar prtica do sem chute no h gol. A vanguarda aqui ainda est por ser

inventada: temos apenas uma retaguarda da vanguarda, poderosas antenas do desejo, do nada fazendo tudo. Estudo, eis tudo. (FERREIRA, J. p. 28)

A retaguarda da vanguarda seria, portanto, contra rtulos, objetivando um futuro para o no identificado. E viria da a conscincia do experimental como projeto esttico avanado onde se elimina o que no para se vislumbrar o que ser. Outro cinema, outra coisa. Independente at dos independentes, marginal entre os marginais, rebelde entre os rebeldes. Cinemagia, cineutopia/cinetopia. Sendo ecltico sem ser tico, o experimental puro nctar, satori. Iluminao: aquisio de um novo ponto de vista. (FERREIRA, J. p.28) Assim, muitas das vezes, a preocupao do experimental mais com o como se expressa e menos com o o que se expressa, e foram vrios os modos de se expressar encontrados pelos realizadores. Assim, difcil apontar caminhos para essa produo, alm da dificuldade de acesso, h a variedade da produo. Afinal, o contexto marcado por rigor poltico, crise de crenas, vazio cultural. tempo de ps: revolues de 68, AI-5, tropicalismo, tempo de expanso da TV e de sucesso da Embrafilme. Motivando a segmentao de experincias, proliferando o experimentalismos de carter localizado, festivais intermitentes, mostras artsticas, eventos pequenos e de carter comunitrio. Assim, o super-8 descobriu e ocupou espaos alternativos, estando ao lado da poesia marginal, do teatro independente, da imprensa alternativa, num esforo pela produo artstica e intelectual. Essa caracterstica de diversidade que vista na produo superoitista, pode ser comparada da verificada da poesia marginal. Heloisa Buarque de Hollanda e Carlos Alberto Messeder apontam sobre a ltima:

O que se verifica em meio a uma enorme efervescncia de poetas e poemas a emergncia de tendncias, as mais heterogneas, unidas apenas pela bandeira comum da postura anrquica e vitalista na defesa do direito de se agitar a poesia como forma de resistncia ao sufoco do momento" (Poesia Jovem Anos 70, p.4 apud SUPER-8 E A POESIA MARGINAL, 2001).

Diversidade, localismo e fragmentao de experincias so observadas em ambas. O registro e a nfase no aqui/agora, no referente em que est mergulhado o artista, sem querer sustentar um discurso generalista. Tanto a poesia marginal quanto o super-8 resistiram ordem institucional e cultura oficial, enfatizando a experincia pessoal como espao de crtica social. Torquato Neto, poeta, ator, superoitista e defensor pblico do super-8 escreve na coluna Geleia Geral no Jornal ltima Hora: "Pegue uma cmera e saia por a, como preciso agora: fotografe, faa o seu arquivo de filminhos, documente tudo o que pintar, invente, guarde. Mostre. Isso possvel". (ltima
Hora, 19/10/71 apud MACHADO JUNIOR, 2001)

a expresso do aqui/agora, que

tambm pode ser vista na produo da gerao do mimeografo, a escrita do cotidiano, a valorizao da experincia pessoal, como mostra o poema de Chacal, Na porta l de casa:

Na porta l de casa Tem dizendo lar romi lar Uma bandeira de papel Na porta l de casa As crianas passam e se atiram no cho e se olham por dentro das bocas das palavras na falta de qualquer espelho na porta l de casa passa o amor o calor de cada um que passa na porta l de casa. (CHACAL)

sobre a conscincia das coisas que acontecem na rua de casa que o autor escreve, a escrita do cotidiano no qual ele est mergulhado. Como exemplo da produo em Super-8, essa proposta de escrita do cotidiano se v tambm em produes como a de Srgio Po, Pira, que mistura

gestos performticos e o cotidiano nas ruas do Rio de Janeiro, trazendo a escrita para o filme de 14 minutos atravs de frases escritas nas ruas ou atravs de enquadramentos da cmera de jornais e placas, em que pretendia usar o espao fsico da rua reavaliando seu funcionamento e introduzindo novas atitudes", (PIRA, 2011) aproxima-se da pixao e do happening, que se propunham transitrias, imediatistas e ativas, como diz uma das frases do filme o juzo final agora. Alm do aqui/agora observado na escrita de Torquato, pode-se tencionar em seu discurso a proposta do Cinema Novo, mais especificamente da Esttica da Fome de Glauber Rocha. Uma cmera na mo e uma ideia na cabea parece ter repercutido de forma mais profunda e anrquica que talvez tivesse sido esperada. Num de seus textos, Torquato Neto diz:
Quero liquidar com todas as teorias de montagem, tempo, gramtica flmica, etc. Isso tudo j se transformou numa linguagem. Eu quero liquidar essa linguagem e partir de volta a um approachbem primitivo, como uma criana. Sem conceituaes. Buuel falou que qualquer tipo de filme j uma resposta a um princpio onrico, uma espcie de sonho. De maneira que eu quero agora romper com os conceitos estruturais e comear de novo ... Acredito que a estrutura dos signos no cinema mais importante do que a montagem. A montagem reprime as imagens e os signos ... Qualquer filme a projeo de um sonho reprimido. E eu quero que esse sonho seja liberado, seja livre, sem nenhum limite. O cinema agora feito por cineastas, filmakers, e eu quero que ele seja feito por todo mundo. Super oito... Oito crianas... Isso ser o cinema liberto. (Arajo Neto, 1982, p.186 apud CASTELO BRANCO, 2007)

Uma produo que feita por todos e que aprofunda o debate entre a conscincia do que se faz, de quem faz e para quem se faz. O pblico e o produtor poderiam ser as mesmas pessoas, assim, o carter um pouco didtico e do querer dar a ver uma realidade que no sua, presente e alvo de crticas de uma parcela da produo do Cinema Novo, posto em nvel menor, mas elevando a sinceridade e a crtica debochada, que experimenta falar do seu redor.

Nesse sentido, muitas das vezes, a prtica do Super-8, revelando-se como fonte de energia e liberdade, estava aliada transformao do objeto de consumo em instrumento de produo (MACHADO JNIOR, 2001), usando-o no apenas como recurso tcnico, mas como elemento de transgresso. Assim, consumir as bitolas de uso domstico (afinal, a flexibilidade permitida fez com que o Super-8 fosse muito usado para registrar casamentos, aniversrios, entre outros) era assumido como uma atitude de produo, de inveno; os experimentais superoitistas no consumiam de maneira passiva os produtos da indstria cultural, eles conseguiam submeter a caixa preta, sob algum ponto de vista da obra de Flusser, apoderar-se dos cdigos culturais e reinventar o cotidiano que pretendem usar. Eram conscientes do ambiente que os cercavam e do meio de expresso, com toda a sua precariedade. Assim, o cinema experimental superoitista pode ser visto como o resultado de dilogos que resultam na interao entre as experincias individuais e as manifestaes culturais do perodo. Nesse sentido, a fala de Antnio Noronha, cineasta experimental, faz-se notria:
"No acho que era uma esttica. Eu acho que era mais uma manifestao... um vmito daquilo que ns comamos. Vmito que eu digo no bom sentido, ou seja, era a sada de uma informao que havamos recebido". (CASTELO BRANCO, 2007)

Bulimia Assim, os superoitistas desse perodo mostram-se conscientes de seu ambiente, de seu tempo e do meio que usam para se expressar. Fazem uso da citao, mesclam formas de expresso, misturam conceitos; exploram a fragilidades tcnicas de seu aparato, conversam com elas; colocam-se nas obras, o seu entorno que colocado na pelcula pequenina e, por fim, vomitam tudo isso sem medo do barulho da descarga (se precisar, incluem o barulho dela na obra tambm). Falta ainda problematizar essa produo com outras j to trabalhadas dentro do meio acadmico, mas h de se atentar para que no se perca seu carter de acontecimento, como alerta Edward de Alencar (2007) protegendo-a

de uma histria evolutiva que a reduziria a um reflexo ou a um mero desdobramento de um marco.

Referncias CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar. Tticas caminhantes: cinema marginal e flanncias juvenis pela cidade. Rev. Bras. Hist., So Paulo, v. 27, n. 53, June 2007 . CHACAL. Na rua de casa. Jornal de poesia. Disponvel em http://www.jornaldepoesia.jor.br/chacal05.html. Acesso em: 04 Nov. 2012. Bibliografia FERREIRA, Jairo. Cinema de inveno. So Paulo, SP: M. Limonad: EMBRAFILME, 1986. 304p., il., 21cm. (Cinemax). MACHADO JNIOR, Rubens L. R. A marginalia 70 e o Cinema Experimental. Itau cultural, 2001. Disponvel em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/cinema/index.cfm?f useaction=detalhe&cd_verbete=5244. Acesso em: 01, Nov. 2012. __________________ . O inchao do presente: Experimentalismo Super-8 nos anos 1970. Filme Cultura, v. 54, p. 28-32, 2011. PIRA. Panorama do cinema e vdeo. Itau cultural. 2001. Disponvel em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/cinema/index.cfm?f useaction=Detalhe&CD_Verbete=5029. Acesso em: 28. Out. 2012. SUPER-8 E A POESIA MARGINAL. Itau cultural. 2001. Disponvel em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/cinema/index.cfm?f useaction=detalhe&cd_verbete=5246. Acesso em: 01, Nov. 2012. Bibliografia BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade. In: Magia e tcnica, arte e poltica - ensaios sobre literatura e histria da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2a edio. So Paulo: Editora Brasiliense, 1994. _____________. Pequena histria da fotografia. Traduo de Srgio Paulo Ruanet. 3.ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras Escolhidas, v.10). BERNARDET, Jean-Claude. O voo dos anjos: Bressane, Sganzerla. So Paulo, SP: Brasiliense, c1991. 262p., il. ISBN 8511270078 (broch.). FLUSSER, Vilm. Filosifia da caixa preta. So Paulo : Hucitec, 1985.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Traduo de Renato Cohen. 2. ed. So Paulo, SP: Perspectiva, 2009. 145 p., il. (Debates; v. 206). ISBN 9788527306751 (broch.). RAMOS, Ferno Pessoa. Cinema marginal (1968-1973): a representao em seu limite. [Rio de Janeiro]; So Paulo, SP: EMBRAFILME: Brasiliense, 1987. 156p., [16]p. de estampas, il., 21cm. Filmografia Pira [super-8]. Direo: Sergio Peo. Brasil, Rio de Janeiro, 1972. (14min40s)

Potrebbero piacerti anche