Sei sulla pagina 1di 5

Apresentao do Curso

Apresentao do Curso

APRESENTAO DO CURSO
Boas vindas ao curso Uso de Informaes na Gesto das Aes de Segurana Pblica! Abrimos este curso lhe questionando: Em sua opinio: Medir o tamanho da criminalidade assusta ou ajuda a prever o futuro? Reflita sobre a questo, anote sua resposta e guarde para voltar a ela no final do curso. Conhea a seguir os objetivos do curso.

Objetivos do curso
Objetivo Geral Difundir a importncia do uso das informaes de segurana pblica, no Brasil, em seu carter gerencial. Dotar policiais e agentes de segurana pblica, de instrumental tcnico e conceitual para o desenvolvimento desta ao. Objetivos Especficos
Aula 1

Identificar as caractersticas do pensamento cientfico. Reconhecer a importncia do saber cientfico como ferramenta de investigao de fenmenos sociais e gesto pblica.

Aula 2

Descrever o desenvolvimento de sistemas de informao criminal em diferentes contextos nacionais.

Reconhecer a importncia do uso da informao na sistematizao de polticas de segurana pblica.

Aula 3

Descrever as principais caractersticas dos sistemas de informao gerencial.


Curso Uso de Informaes na Gesto das Aes de Segurana Pblica SENASP

Apresentao do Curso

4
Identificar os indicadores sociais de criminalidade e reconhecer sua importncia para a sistematizao de polticas de segurana pblica.
Aula 4:

Descrever os processos de construo de trs sistemas de informao gerencial: Sistema Nacional de Estatstica em Segurana Pblica e Justia Criminal, Sistema de Monitoramento da Implantao do SUSP e Observatrio Democrtico de Prticas de Preveno Violncia e Criminalidade.

Discutir os exemplos dos usos de informao na gesto de aes de segurana pblica.

Aula 5


Acompanhar o exerccio de clculos bsicos para a elaborao de indicadores. Listar os principais aspectos a serem observados na construo de Tabelas, Grficos e Mapas, bem como na elaborao de relatrios.

As aulas
Para atingir os objetivos propostos, voc conta com 5 aulas, que so apresentadas de forma dinmica e sempre levando voc a aplicar o que est aprendendo.

Aula 1: O Saber Cientfico como Ferramenta de Gesto Pblica Aula 2: Sistemas de Informao em Segurana Pblica Aula 3: Desenvolvimento de Sistemas de Informao em Segurana Pblica Aula 4: Uso de Informaes na Gesto das Aes de Segurana Pblica Aula 5: Tcnicas Bsicas de Anlise de dados

Os participantes
Voc um especial participante do curso. Alm de voc, temos outros importantes componentes:

Curso Uso de Informaes na Gesto das Aes de Segurana Pblica SENASP

Apresentao do Curso

5
Tutor: Pessoa que lhe acompanha durante toda a realizao do curso. Qualquer dvida entre em contato com seu tutor. Alunos: Assim como voc, outros alunos fazem parte deste espao de estudo virtual, com os quais voc poder conversar e trocar experincias. Narrador: Sou eu, que estarei apresentando o curso para voc e represento todas as pessoas que trabalharam para que este contedo ficasse pronto para seu estudo de forma fundamentada, didtica e agradvel.

Introduo ao Curso
O uso da informao tem se constitudo, nos ltimos anos, como instrumento imprescindvel ao planejamento governamental e formulao e avaliao de polticas pblicas no Brasil. Tal fato deve-se, em grande medida, s reformas gerenciais pelas quais o setor pblico tem gradualmente passado desde o processo de democratizao do aparato poltico brasileiro. Isto implica na exigncia de previsibilidade, planejamento e visibilidade das aes executadas e na existncia de controles administrativos mais eficazes. Como agentes externos importantes na consolidao desse processo, encontra-se a atuao expressiva de elementos do terceiro setor (ONGs, Sindicatos, sociedade civil organizada) e o controle exercido pela mdia, bem como o acesso facilitado s informaes, atravs da rede mundial de computadores e a disseminao de aparato tecnolgico avanado (Januzzi, 2005). Verifica-se, atualmente, um incremento das taxas de criminalidade e da percepo de insegurana das populaes nos grandes centros urbanos e a falta de reconhecimento pblico dos governos estaduais como agentes capazes de solucionarem isoladamente o problema. Em virtude deste quadro, no mais possvel a continuidade de uma poltica reativa, pautada em um modelo tradicional de segurana pblica que priorize unicamente o incremento de armamentos e efetivos policiais, visto que tais medidas apresentaram-se insuficientes para a reduo da criminalidade em diversas localidades. (Kahn, 2005) Uma viso alternativa de segurana pblica parte de uma perspectiva pluridimensional e tranversal do problema, priorizando a preveno como elemento paradigmtico e assumindo a responsabilidade de mltiplas agncias sociais na inibio da criminalidade.
Curso Uso de Informaes na Gesto das Aes de Segurana Pblica SENASP

Apresentao do Curso

6
Neste contexto, o uso de sistemas de indicadores sociais de criminalidade e violncia adequados torna-se indispensvel aos formuladores de polticas e aos analistas. A construo de sistemas informacionais e o uso de estatsticas e mapas criminais so, no apenas ferramentas indispensveis ao trabalho preventivo e investigativo da polcia e formulao de aes orientadas e permanentemente avaliadas, mas tambm constituem fonte objetiva de orientao para entidades civis, rgos municipais, federais e estaduais, e populao no acompanhamento do controle da criminalidade. Assumindo o compromisso com o importante papel de disseminao e implementao do uso da informao nos rgos estaduais e municipais relacionados rea de segurana pblica, a Secretaria Nacional de Segurana Pblica elaborou um curso com o objetivo de difundir a importncia do uso das informaes de segurana pblica no Brasil em seu carter gerencial e dotar policiais e agentes de segurana pblica de instrumental tcnico e conceitual para o desenvolvimento desta ao. Com o intuito de atribuir um carter predominantemente prtico ao curso, Voc ter acesso a exposio detalhada dos processos de construo de alguns sistemas nacionais de informao gerencial em segurana pblica e tambm os processos de uso prtico destes sistemas como instrumentos de gesto. Desejamos que voc tenha um excelente aproveitamento deste Curso! SENASP

Curso Uso de Informaes na Gesto das Aes de Segurana Pblica SENASP

Potrebbero piacerti anche