Sei sulla pagina 1di 9

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A.

Arbex

Introduo
A discusso entre os defensores de atuaes mais liberalizadas e aqueles que defendem a imposio de regras que protejam as importaes tem sido uma constante no comrcio internacional h muito tempo. De qualquer forma, polticas comerciais de protecionismo ou liberalizao devem e ser criteriosamente adotadas para no gerar distores.

Liberalismo, protecionismo e acordos internacionais sobre o comrcio exterior


Prof. Ms. Marco A. Arbex

Possveis distores causadas por polticas comerciais


A entrada de determinados produtos ou componentes em um pas pode prejudicar a indstria interna, gerando desemprego e contribuindo para o desenvolvimento de crises econmicas; J a proibio da entrada de determinados produtos ou componentes em um pas pode prejudicar o relacionamento entre pases (diplomacia) e a concorrncia, contribuindo para elevar o preo dos produtos (inflao) e limitar a qualidade na indstria.

Acordos Internacionais
Para auxiliar os pases a decidir como gerenciar o comrcio com outros pases, surgiram organizaes de atuao global (de mbito privado ou supranacional) Suas principais funes so a promoo do equilbrio do comrcio global e a resoluo de disputas resultantes das prticas comerciais entre os pases membros.

O acordo GATT e a origem da OMC


O principal organismo de caractersticas supranacionais interveniente no comrcio internacional e do qual o Brasil parte interessada e integrante desde a sua fundao a OMC (Organizao Mundial do Comrcio), criada em 1995, durante a Rodada Uruguai (1986-1994). O OMC foi derivada do acordo GATT47 (Acordo Geral de Tarifas e Comrio) , criado em 1948, que j visava impulsionar a liberalizao comercial e combater prticas protecionistas adotadas desde a dcada de 1930.

O acordo GATT e a origem da OMC


A OMC refinou o mecanismo de resoluo de disputas comerciais, de monitoramento das respectivas polticas e incentivou a assistncia tcnica aos pases menos desenvolvidos. A OMC a nica organizao internacional encarregada de supervisionar o comrcio internacional e implementar os acordos negociados nas rodadas multilaterais, alm de coordenar a negociao de novas regras de comrcio.

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

O acordo GATT e a origem da OMC


O seu funcionamento se d atravs de acordos estabelecidos e assinados por representantes dos pases-membros. O objetivo da organizao auxiliar aos produtores, exportadores e importadores de bens e servios na conduo de suas negociaes. A OMC composta, atualmente, por 157 pases, os quais esto, desde a Rodada Uruguai, obrigados a aceitar e respeitar os acordos gerais celebrados no mbito da Organizao como um todo.

O acordo GATT e a origem da OMC


Aps a Rodada Uruguai, iniciou-se uma nova rodada de negociaes: a Rodada Doha, que iniciou-se no Qatar, em novembro de 2001 e se estende h quase 10 anos. A Rodada Doha, tambm conhecida como Rodada do Desenvolvimento, tem como motivao inicial a abertura de mercados agrcolas e industriais com regras que favoream a ampliao dos fluxos de comrcio dos pases em desenvolvimento.

O acordo GATT e a origem da OMC


At agora, todas as rodadas tm fracassado devido ao protecionismo econmico: As naes em desenvolvimento, que tm na agricultura seus principais produtos de exportao, exigem o fim dos subsdios governamentais que os EUA e a Europa do aos seus agricultores e pecuaristas. J os pases ricos querem maior acesso aos mercados de bens e servios dos pases em desenvolvimento (diminuio das taxas de importao).

O acordo GATT e a origem da OMC


Devemos lembrar que os acordos resultantes das rodadas promovidas pela OMC so multilaterais, ou seja, todos os pases membros so obrigados a aceitar. Paralelamente, diversos pases no mundo tem desenvolvido acordos bilaterais (entre naes e blocos econmicos), visando estabelecer relaes comerciais restritas a determinados pases, de acordo com seus interesses mtuos.

Barreiras comerciais
O Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio define barreiras comerciais como qualquer lei, regulamento, poltica, medida ou prtica governamental que imponha restries ao comrcio exterior. Dois tipos de barreiras:
Barreiras tarifrias: tarifas de importaes ou taxas diversas aplicadas a produtos importados; Barreiras no-tarifrias: restries quantitativas s importaes (quotas), procedimentos alfandegrios burocrticos, medidas antidumping, medidas compensatrias, salvaguarda e medidas sanitrias e fitossanitrias

Barreiras comerciais
De acordo com o INMETRO, a maneira mais usual de barreiras a utilizao de tarifas. Contudo, com as negociaes internacionais sobre comrcio, que geralmente resultam em redues nas tarifas que os pases podem utilizar, foram sendo desenvolvidos novos artifcios para dificultar as importaes: as chamadas barreiras no-tarifrias, em especial as barreiras tcnicas.

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Barreiras comerciais
Barreiras Tcnicas so barreiras comerciais derivadas da utilizao de normas ou regulamentos tcnicos no transparentes e/ou demasiadamente dispendiosos, inspees excessivamente rigorosas ou em procedimentos que no se baseiem em normas internacionalmente aceitas. No Brasil, as normas so elaboradas no mbito da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Os regulamentos so estabelecidos pelo governo nas reas de sade, segurana, meio ambiente, proteo ao consumidor e outras.

Como identificar uma barreira tcnica?


preciso analisar o regulamento tcnico relativo ao produto de interesse para identificar se est de acordo com as regras do comrcio internacional. O Inmetro fornece os textos dos regulamentos estrangeiros para que o exportador conhea as exigncias que deve atender. Caso ele considere alguma exigncia descabida, deve informar para que o Inmetro tome as medidas cabveis. No existe uma lista de barreiras tcnicas pronta. Para consultas amplas, desvinculadas de um processo de exportao especfico, no existe uma pronta resposta.

Notcia de: 20/06/12: Brasil aceita clusula que rejeita barreiras comerciais
A contragosto, o Brasil acatou ontem deciso da maioria dos parceiros do G-20 de manter, at 2014, o compromisso mtuo de no criar novas barreiras comerciais e de reduzir as existentes. A presidente Dilma Rousseff havia insistido at o ltimo minuto do encontro dos lderes das maiores economias do mundo, no Mxico, em acabar com essa clusula neste ano. Essa clusula foi adotada como meio de impedir uma escalada protecionista no auge da crise financeira. Sua prorrogao foi qualificada pelo presidente do Mxico e anfitrio do encontro, Felipe Caldern, como uma espcie de vitria contra foras favorveis ao protecionismo... ...Se prorrogar, no tem Rodada Doha ''never more'' (nunca mais, em ingls)", disse Dilma ontem, pouco antes de embarcar para o Brasil. Desde a suspenso da Rodada de Doha, em 2007, o Brasil repete que s aceitar sua retomada se os seus objetivos de promover o desenvolvimento, definidos seis anos antes, forem mantidos. Isso significa no excluir das conversas a eliminao dos subsdios s exportaes agrcolas e a reduo das subvenes produo do setor pelos pases desenvolvidos. Os EUA, porm, insistem na redefinio das metas da negociao multilateral de comrcio.

Notcia de 05/06/12: Barreiras comerciais da Argentina reduzem interesse de empresrios


A Argentina, terceiro pas que mais compra do Brasil, atrs de EUA e China, intensificou as barreiras comerciais. A partir deste ano, as empresas devem avisar ao governo o que querem importar e aguardar uma autorizao. Sem esperanas numa mudana, empresrios brasileiros buscam outros mercados. No incio de 2011 o governo argentino passou a atrasar as licenas para livre circulao de doces importados do Brasil. Os produtos entravam no pas, mas apodreciam nos armazns. Em 2012, com as novas barreiras, as exportaes do setor para l j caram 24%. Na indstria de mveis, a situao parecida (o volume de vendas do Brasil para Argentina caiu 60% em menos de trs anos)...

...Marcelo Elizondo, da consultoria argentina de comrcio exterior DNI, diz que o governo aumenta as barreiras na tentativa de contornar a perda de competitividade nacional devido inflao alta. A taxa acumulada em 12 meses est em 25%, segundo estimativas extraoficiais. Sem acesso ao mercado externo de crdito, desde que suspendeu os pagamentos de sua dvida em 2002, a Argentina depende do comrcio exterior para se financiar e tentar controlar a sada de dlar.

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Notcia de 29/06/12: Brasil e Argentina discutem fim das barreiras comerciais

Mais uma rodada de reunies est sendo realizada entre os governos brasileiro e argentino para discutir o fim das barreiras s entradas de produtos brasileiros no Pas. Se, de fato, eles destravarem as barreiras contra a carne suna, como esto anunciando, ns poderemos fazer um gesto e, por exemplo, destravar algumas importaes de carros argentinos, que esto paradas h mais de 60 dias", comentou uma autoridade do governo brasileiro. "Mas, se isso no se efetivar, no poderemos liberar nada...

...Algumas empresas tiveram que suspender suas linhas de produo porque 75% do que produz so exportados ao Brasil. A provncia exporta vinhos, azeitonas, azeite de oliva, maas, peras e queijo, que esto impedidos de entrar no mercado brasileiro, como resposta s barreiras argentinas a quase todos os produtos brasileiros, especialmente, a carne suna, minrios, mquinas agrcolas, txteis, calados.

Clusula da Nao Mais Favorecida (CN+F)


A base do acordo GATT a sua clusula primeira, designada clusula da nao mais favorecida (CN+F), que determina: Qualquer vantagem, favor, privilgio ou imunidade concedida por uma parte contraente a um produto originrio de outro pas ou a ele destinado ser imediata e incondicionalmente extensiva a outros produtos similares originrios dos territrios de qualquer outra parte contraente ou a elas destinadas.

Clusula da Nao Mais Favorecida (CN+F)


Exemplo: se os EUA concedem um benefcio aduaneiro (reduo de impostos de importao) laranja originria do Brasil, este mesmo benefcio deve ser concedido laranja de outros pases que eventualmente podem exportar laranja aos EUA.
O propsito da CN+F o de estabelecer e de manter a nodiscriminao e a igualdade fundamental entre os pases envolvidos. Em outras palavras, pela Clusula da Nao Mais Favorecida qualquer pas membro tem direito de ser tratado com igualdade em relao ao pas que recebeu um tratamento mais privilegiado, isto , mais favorecido.

Distores da CN+F
Uma possvel distoro da CN+F que o acordo no explica especificamente, o que seriam produtos similares. Conceitualmente, para que um produto seja similar a outro necessrio que sejam concorrentes diretos ou que haja a possibilidade de substituio de um pelo outro. Ou ainda, deve-se considerar a destinao final do produto, os gostos e hbitos dos consumidores, bem como suas propriedades e a qualidade.

Classificao Fiscal de Mercadorias


Para auxiliar a dirimir as dvidas sobre o conceito de produto similar, foi desenvolvida a Classificao Fiscal de Mercadorias Essa padronizao conhecida como Sistema Harmonizado HS e adotada por 177 pases. O HS composto por um sistema de cdigos com 6 dgitos, divididos em 21 sees e 96 captulos. O sistema foi desenvolvido para permitir atualizaes medida que novos produtos necessitem de classificao. No Merscoul foi criada a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), baseada no Sistema Harmonizado.

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Classificao Fiscal de Mercadorias Os pases do Mercosul entenderam ser necessria a adoo de um sistema especfico de classificao para os pases membros do bloco. A ideia central da iniciativa era a busca por vantagens e benefcios mtuos, a saber:
Eliminao gradual de direitos e restries alfandegrias entre os membros; Adoo de uma poltica comum entre os pases membros, aplicveis a parceiros comerciais no pertencentes ao bloco.

Exemplo de classificao de mercadoria no sistema harmonizado


Cdigo: 0401.30.21 Captulo 04: leite e laticnios, ovos e aves, mel natural, produtos comestveis de origem animal no especificados nem compreendidos em outros captulos Posio 0401: leite e creme de leite, no concentrados, nem adicionados de acar ou de outros edulcorantes Subposio 0401.30: com teor, em peso, de matrias gordas superior e 6% Item 0401.30.2: creme de leite Subitem: 0401.30.21: UHT

Sistema Harmonizado: classificao do parafuso


O site da Receita Federal possui um sistema de busca no sistema NCM, do Mercosul: http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNC M.jsp Ao realizar uma busca com a palavra parafuso, teremos como retorno 8 cdigos que mencionam esse termo. Desses, cita-se como exemplo, o cdigo 73181400 PARAFUSOS PERFURANTES DE FERRO FUNDIDO OU DE FERRO/AO.

Sistema Harmonizado: classificao do parafuso


Se meu parafuso para madeira, o cdigo escolhido deveria ser 73181200, ao invs do anterior. Se considerarmos que este parafuso ser utilizado em aeronaves, no seria o caso de analisar o captulo 88, que trata das aeronaves, aparelhos espaciais e suas partes? Neste captulo no encontraremos especificamente o parafuso, mas temos o cdigo 8803.30.00, cuja descrio Outras partes de avies ou de helicpteros.

Sistema Harmonizado: classificao do parafuso


No entanto, analisando o sistema, notaremos que este captulo compreende as partes e acessrios reconhecveis como exclusiva ou principalmente destinados aos veculos que engloba. Esse no o caso de parafuso procurado, que tambm serve para outras finalidades. Se consideramos que o parafuso procurado de alumnio, veremos que o alumnio e suas obras constam do captulo 76 e parafuso, mais precisamente, no cdigo 7616.10.00, que abrange tachas, pregos, escpulas, parafusos, pinos ou pernos roscados, porcas, ganchos roscados, rebites, chavetas, cavilhas, contrapinos, arruelas e artefatos semelhantes.

Sistema Harmonizado: classificao do parafuso


Na classificao de um simples parafuso necessrio verificar inmeras regras de classificao, e sua inobservncia pode levar o contribuinte a srios prejuzos. Em relao ao IPI, por exemplo, em nossa pesquisa retornaram produtos com alquota de 0% e 10%. Quanto ao II (impostos sobre importao), foram relacionadas alquotas de 14%, 16% e 18%. Isso comprova a importncia de uma correta classificao, pois esses erros poderiam levar ao recolhimento incorreto de tributos.

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Excees CN+F
Existem excees quanto aplicabilidade da CN+F, dadas as profundas diferenas existentes entre os membros da OMC e s mudanas de circunstncias na economia mundial. As excees envolvem tambm aspectos especficos, que sero abordados a seguir: Clusulas de salvaguarda Medidas Antidumping Medidas compensatrias Unies aduaneiras e zonas de livre comrcio

Excees CN+F: salvaguarda


Normalmente, a salvaguarda utilizada em casos de dificuldades enfrentadas pela indstria nacional frente a um surto de crescimento das importaes do produto estrangeiro Os acordos internacionais permitem que, nestes casos, seja imposta uma salvaguarda contra essas importaes por um perodo determinado (estabelecimento de quotas ou tarifas de importao).

Excees CN+F: salvaguarda


Ao longo desse prazo a indstria nacional deve se reorganizar e garantir competitividade frente s importaes quando retirada a salvaguarda, que, em mdia, duram entre trs e quatro anos. Com o apoio da salvaguarda, os pases se sentem mais propensos a aceitar os acordos multilaterais de comrcio, uma vez que tero a possibilidade de reverter eventuais efeitos no desejados ou no previstos inicialmente.

Excees CN+F: salvaguarda


Exemplos de situaes em que a clusula de salvaguarda poder ser acionada:
Proteo sade da populao Proteo fauna e flora Proteo dos direitos autorais e patentes Segurana pblica Patrimnio artstico, histrico ou arqueolgico Proteo s principais matrias-primas nacionais e indstria nacional ou outra situao que possa provocar prejuzo grave economia.

Notcia de 07/10/2008: Brasil abre seu 3 processo de salvaguarda


A pedido da indstria de CD-R e DVD-R, o governo brasileiro abriu um processo de salvaguarda (proteo temporria contra um volume grande de importaes) para esse mercado. A investigao, que pode durar at um ano, comeou no fim de setembro. No pedido de salvaguardas feito na Secretaria de Comrcio Exterior (Secex), do MDIC, a indstria local afirma que no perodo de julho de 2006 a junho de 2007, a participao da indstria domstica foi de 14% em CD-R e de 30%, em DVD-R. O objetivo do processo de salvaguardano proibir a importao de produtos, mas o governo pode impor imposto adicional de importao ou determinar quotas de volume importados.

Notcia de 23/03/2012: medida de salvaguarda importao de vinho gera preocupao


O Governo brasileiro est elaborando uma medida de salvaguarda que, em termos prticos, poder resultar no estabelecimento de quotas mximas de importao por origem. O Executivo passar a exigir uma licena de importao para os vinhos importados de pases europeus. Uma medida que agravar ainda mais a burocracia e o custo final a que os vinhos chegam ao consumidor (no presente, mais de 80% desse valor representa carga fiscal). Essa licena de importao dever ser solicitada previamente ao embarque da mercadoria, ficando o Governo brasileiro com um prazo de 60 dias para responder (por norma, a anlise dessas licenas demora entre 5 a 8 dias)...

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Excees CN+F: Antidumping


...Quem desembarcar a mercadoria antes da licena atribuda incorrer numa multa que poder representar cerca de 40 a 50% do valor. A medida protecionista resulta da forte presso que os produtores de vinho no Brasil esto a exercer junto ao, sendo que tambm no h certezas, por exemplo, sobre o perodo temporal em que vigorar. A medida foi solicitada por trs anos, podendo ser renovada. Os produtores europeus devem mobilizar-se e agir rapidamente. Sem qualquer resistncia, o governo brasileiro seguir a tendncia de adotar a medida tal como solicitada pela indstria local. Por exemplo, existem vinhos em Portugal (caso do Vinho do Porto) que no podem ser produzidos no Brasil. Existe dumping quando uma empresa exporta para um pas um produto a preo (valor de exportao) inferior quele que aplica a produto similar nas vendas para seu mercado interno (valor normal) ou inferior ao seu custo de produo. A aplicao de uma medida antidumping requer que, no mbito de um processo administrativo, seja realizada uma investigao, com a participao de todas as partes interessadas, por meio da qual dados e informaes so conferidos e opinies so confrontadas (ver estrutura legal no Brasil).

Excees CN+F: Antidumping


Alguns crticos das medidas antidumping entendem que estas so utilizadas como um refgio protecionista, por grupos de presso, para eliminar a concorrncia estrangeira. Nesse sentido, as normas antidumping, paradoxalmente, poderiam se tornar um poderoso instrumento de protecionismo.
Veja a seguir, algumas notcias sobre a prtica de dumping.

Notcia de 19/05/2010: exportaes chinesas so acusadas de dumping.


A indstria chinesa figura nos jornais como alvo de constantes acusaes de dumping. O pas o principal alvo de denncias brasileiras sobre essa prtica. As acusaes de dumping partem das empresas concorrentes, prejudicadas pelos baixos preos dos produtos chineses. No momento, a ateno do governo brasileiro est voltada para a entrada de caminhes com guindastes nos nossos mercados. Segundo reportagem do Valor Econmico, com base em informaes do governo, o preo do caminho chins chega ao Brasil menor do que o custo de produo dos nossos veculos...

Notcia de 13/02/2012: frica do Sul adota medidas antidumping contra o frango brasileiro Segundo o Dirio Oficial sul-africano, as medidas atingem as exportaes de frango inteiro e cortes desossados, com sobretaxas de 62,93% e 46,59%, respectivamente. Estas sobretaxas se somam s tarifas normais de importao, que so de 5% para o frango inteiro e 27% para os cortes desossados. O setor avcola, juntamente com os rgos governamentais, ir recorrer da deciso do governo da frica do Sul, que afeta vrias agroindstrias brasileiras exportadoras de carne de frango. A estimativa do setor que os prejuzos cheguem a US$ 70 milhes anuais. A frica do Sul importa 16% de todo o frango consumido no pas (70% deste volume so provenientes do Brasil).

...O resultado, em caso de dumping, d-se no longo prazo: quando eliminar os concorrentes, prejudicados pela competio desleal, a empresa estrangeira pode dominar o mercado nacional e, assim, definir seus prprios preos. A confirmao do dumping no fcil, j que nem sempre possvel conhecer os custos da empresa. Por fim, sempre necessrio considerar a possibilidade de que a empresa que denuncia tenha lucros exagerados e utilize a acusao de dumping para proteger o prprio mercado.

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Notcia de 02/11/2011: Papeleiras chinesas vo acusar Brasil de dumping


A indstria papeleira da China prepara uma acusao de dumping contra as fbricas de celulose do Brasil. A indstria nacional est sendo acusada de adotar preos menores na China do que os praticados no Brasil. a primeira vez que uma indstria chinesa ir pedir medidas de antidumping contra um setor industrial brasileiro. Caso aceite a acusao, Pequim deve impor tarifa sobre a celulose brasileira de 20% a 200%. Hoje, o produto brasileiro entra na China sem imposto, segundo os chineses. A China importa 5 milhes de toneladas dessa fibra, dos quais 1,8 milho de toneladas do Brasil hoje, o maior fornecedor.

Excees CN+F: medidas compensatrias


Caso uma indstria esteja sendo prejudicada comercialmente por subsdios concedidos a uma indstria especfica de outro pas, um pas poder demandar que a norma que estabelece a concesso do subsdio seja revogada ou adotar medidas compensatrias, na medida do prejuzo sofrido, com o objetivo de neutralizar um subsdio outorgado pelo pas exportador. Em outras palavras, a OMC pode autorizar o pas prejudicado a retaliar comercialmente o outro pas.

Exemplos de subsdios
Tarifas de transporte interno e fretes para exportao em condies mais favorveis do que as aplicadas ao transporte domstico; Concesso de financiamentos governamentais a empresas em funo de seu desempenho nas exportaes; Fornecimento pelo governo de produtos ou servios importados para uso na produo de mercadorias exportadas; Iseno ou reduo de impostos ou encargos sociais em funo das exportaes; Concesso de prmios s exportaes.

Excees CN+F: medidas compensatrias


Se uma empresa americana vende internamente uma mercadoria por US$ 10,00, mas exporta ao Brasil por US$ 3,00, pode-se se configurar caso de dumping. Mas se vende a US$ 3,00 porque est recebendo US$ 7,00 de ajuda do governo, por exemplo, configura-se um caso de subsdio.

Notcia de 31/08/2009: OMC autoriza Brasil a retaliar EUA por subsdio ao algodo
A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) autorizou o Brasil, na manh desta segunda-feira, 31, a impor retaliaes sobre o governo americano em resposta aos subsdios ilegais que a Casa Branca distribui aos produtos de algodo. Dados preliminares da deciso da entidade apontam que o Brasil teria o direito de retaliar os EUA em cerca de US$ 300 milhes, valor muito inferior aos US$ 2, 5 bilhes pleiteados pelo Brasil. Mesmo assim, a retaliao autorizada pela OMC a segunda maior j dada pela entidade a um pas. A disputa entre Brasil e Estados Unidos j dura sete anos e apesar de vrias condenaes, o governo americano jamais cumpriu a determinao da OMC de retirar os subsdios ilegais ao algodo.

Notcia de 02/07/2007: caso Embraer x Bombardier


O caso teve incio em meados da dcada de 90. Aps bemsucedido processo de privatizao, a Embraer tornou-se uma empresa bem mais competitiva, mas, ainda assim, precisava de algum tipo de apoio governamental para poder concorrer em melhores condies com os grandes players do mercado de avies de mdio porte. Com os incentivos recebidos por meio de um programa de exportao do governo brasileiro denominado Proex, a Embraer venceu, em 1996, uma concorrncia internacional para a venda de um nmero significativo de aeronaves para companhias areas dos Estados Unidos. A grande derrotada nessa concorrncia foi a Bombardier, detentora na ocasio de mais de 50% do mercado mundial dessas aeronaves de porte mdio...

Fundamentos de Comrcio Exterior - Prof. Ms. Marco A. Arbex

...Inconformada com a derrota, a Bombardier pressionou o governo canadense a iniciar consultas junto ao governo brasileiro, com o objetivo de apurar se, de fato, como alegava a empresa canadense, a Embraer havia recebido subsdios governamentais do tipo apoio exportao. O Brasil, em sua defesa, no contestou se tratar o Proex de um tipo de subsdio. Um subsdio, porm, perfeitamente de acordo para um pas em desenvolvimento. Em linhas gerais, o Proex consistia em um programa de equalizao das taxas de juros cobradas por instituies financeiras internacionais em contratos de financiamento importao de produtos de pases emergentes, em virtude de seus riscos e instabilidades polticas e econmicas...

...Pelo mecanismo de equalizao, o governo brasileiro comprometia-se a cobrir essa diferena na taxa de juros. Enquanto o Canad acusava o Brasil de conceder subsdios ilegais, estava fazendo exatamente o mesmo com relao a Bombardier. Por meio de algumas instituies de fomento, repassava recursos quela empresa, o que a levou, inclusive, a superar a Embraer em nova concorrncia internacional. O Brasil conseguiu reunir algumas provas e iniciou processo contra o Canad na OMC. Argumentou que, por meio dessas instituies de fomento, a Bombardier havia recebido subsdios ilegais.

Notcia de 16/09/2010: Deciso da OMC pode prejudicar Embraer


...O Painel deu razo parcial ao Brasil e determinou que parte dos subsdios fosse retirada pelo governo canadense. O Canad no apelou, mas se recusou a retirar os subsdios, razo pela qual o governo brasileiro foi autorizado a adotar medidas compensatrias contra aquele pas no valor aproximado de U$ 270 milhes. Da mesma forma que o Canad, o governo brasileiro no adotou nenhuma medida compensatria. Ao longo dos ltimos trs ou quatro anos, os governos dos dois pases e os setores interessados, especialmente os da indstria aeronutica, tm negociado as condies que devem ser aplicadas ao financiamento de importao.
A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) condenou os subsdios dos Estados Unidos Boeing, abrindo precedente que ameaaria os interesses da Embraer. A entidade mxima do comrcio concluiu, a pedido dos europeus, que a empresa americana teria recebido recursos ilegais do Departamento de Defesa e da Nasa. J a brasileira acusada pela canadense Bombardier de receber o mesmo tipo de incentivo do setor militar brasileiro. A deciso deve abrir caminho para novo acordo sobre subsdios que vai definir como empresas de todo o setor, inclusive a Embraer, podero atuar na prxima dcada. A negociao viria em um momento crucial, no qual surgem novos concorrentes, como chineses, canadenses e brasileiros.

Excees CN+F: zonas de livre comrcio e unio aduaneira


Pases que fazem parte de alguma forma de integrao regional como zonas de livre comrcio e unio aduaneira esto livres de seguir a CN+F. Esses acordos regionais so tratados como exceo no GATT porque as restries internas da regio so abolidas, mas permanecem as restries em relao a terceiros pases (no-membros), fazendo com que estes fiquem numa posio de desvantagem em relao aos pasesmembros, o que claramente entra em conflito com a CN+F. Em breve conheceremos com mais detalhes as formas de integrao regional

Textos base
BONATO, A. B. Clusula da nao mais favorecida: um estudo sobre as principais controvrsias que a envolvem no mbito da OMC. Disponvel em: www3.pucrs.br/pucrs/files/.../trabalhos2009_2/adriana_bonato.pdf. Acesso em 01/07/2012. INMETRO Barreiras tcnicas. Disponvel em: http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/barreirastecnicas.asp. Acesso em 05/07/2012. MDIC Comrcio Exterior. Disponvel em http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/index.php?area=5. Acesso em 15/07/2012. SOUSA, Jos Manuel Meireles de. Fundamentos do Comrcio Internacional. Editora Saraiva. Ano: 2009.

Potrebbero piacerti anche