Sei sulla pagina 1di 16

!

"#2

FEVEREIRO DE 2014

COMO APROVEITAR BEM SEU TEMPO

MAIS ON-LINE
www.jw.org

NESTE NMERO

ADOLESCENTES

MATRIA DE CAPA

r
Encontre respostas baseadas na Bblia para vrias perguntas, por exemplo: Estou obcecado com a minha aparncia? O que um amigo de verdade? O que preciso saber sobre sexting? Assista tambm ao vdeo O Que Outros Jovens Dizem Hbitos saudveis.
(Acesse ENSINOS BBLICOS > ADOLESCENTES.)

Como aproveitar bem seu tempo


PGINAS 6-9

CRIANAS 3 OBSERVANDO O MUNDO 4 O CONCEITO DA BBLIA Espiritismo 10 ENTREVISTA Um biotecnlogo fala de sua f 12 LIES DO PASSADO Constantino 14 AJUDA PARA A FAMLIA Quando sua filha adolescente se sente estressada 16 TEVE UM PROJETO? A lanterna do vaga-lume

r
Leia histrias bblicas ilustradas. Use as pginas de atividades para ajudar seus filhos a conhecer melhor personagens bblicos e princpios morais.
(Acesse ENSINOS BBLICOS > CRIANAS.)

Vol. 95, No. 2 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition) Tiragem de cada nmero: 44.748.000 em 99 idiomas
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 517. 5 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

Gostaria de receber mais informac oes ou ter um curso bblico gratuito em sua casa?
TESTEMUNHAS DE JEOVA: BRASIL: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. PORTUGAL: Apartado 91, P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/pt/contato.

Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.

OBSERVANDO O MUNDO

ESTADOS UNIDOS Por ano, um funcionrio fumante custa em mdia US$ 5.816 a mais para uma empresa do que um no fumante, diz um artigo do New York Times. De acordo com os dados coletados por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, as causas para esse custo adicional so as pausas para fumar, maiores gastos com sade e faltas no trabalho. Outro motivo a perda de produtividade, provavelmente causada pela abstinncia de nicotina.

ITLIA
A incoerncia dos fiis e dos pastores entre aquilo que dizem e o que fazem, entre a palavra e a maneira de viver, mina a credibilidade da Igreja. Papa Francisco.

Paciente: Robin Hammond/Panos Pictures; Papa Francisco: Alessandro Bianchi/AFP/Getty Images; presas: REUTERS/Bazuki Muhammad

MALSIA As autoridades malaias descobriram 24 toneladas de marfim contrabandeado mais de mil presas de elefante escondidas em dois carregamentos de mogno. Segundo conservacionistas, essa foi a maior apreenso feita at ento. A carga vinha de Togo e estava a caminho da China.

FRICA De acordo com um relatrio de 2012 da Organizao Mun dial da Sade, nos ltimos anos, 63% das mortes nesse continente foram causadas por doenas contagiosas, principalmente aids, doenas diarreicas, malria, tuberculose e doenas infantis.

AUSTRLIA Aplicativos de jogos de azar para smartphones e outros aparelhos se tornaram populares entre as crianas. Alguns aplicativos imitam jogos de cassino, s que as chances de ganhar so maiores. Um relatrio do governo alerta que esses aplicativos podem fazer com que as crianas achem que a jogatina aceitvel e podem torn-las futuros viciados em jogo.

O CONCEITO DA BBLIA | ESPIRITISMO

ESPIRITISMO
errado tentar se comunicar com os mortos?
O QUE AS PESSOAS DIZEM compreensvel querer ter certeza de que um parente ou amigo falecido no est sofrendo. Por isso, algum pode pensar: Por que no falar com ele por meio de um mdium? Talvez o mdium nos ajude a superar a perda e a encontrar paz mental. O QUE A BBLIA DIZ A Bblia clara quando fala sobre a comunicao com os mortos uma prtica comum nos tempos antigos. Por exem` plo, a Lei dada por Jeov Deus nao de Israel diz: No se deve achar em ti algum que . . . v consultar um mdium esprita . . . ou algum que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas algo detestvel para Jeov. (Deuteronmio 18:10-12) A Bblia tambm afirma que os que praticam qualquer forma de espiritismo no herdaro o Reino de Deus. Glatas 5:19-21.

No vos vireis para mdiuns espritas . . . de modo a vos tornardes impuros por eles.
Levtico 19:31.

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

Ser que os mortos podem influenciar nossa vida?


O QUE AS PESSOAS DIZEM Muitas pessoas acreditam que os mortos ` continuam vivos de alguma forma. Por isso, elas s vezes tentam se comunicar com os mortos em busca de alguma informao, ou tentam apazigu-los, na esperana de que eles no voltem para perturb-las. O QUE A BBLIA DIZ Os viventes esto cnscios de que morrero; os mortos, porm, no esto cnscios de absolutamente nada. . . . Seu amor, e seu dio, e seu cime [que sentiam quando estavam vivos] j pereceram. (Eclesiastes 9:5, 6) A Bblia ensina que os mortos esto mortos mesmo, ou seja, eles no podem pensar, agir, nem mesmo adorar a Deus. Os prprios mortos no louvam a [Deus], nem quaisquer dos que descem ao silncio [da morte], diz o Salmo 115:17.

Pois os viventes esto cnscios de que morrero; os mortos, porm, no esto cnscios de absolutamente nada.
Eclesiastes 9:5.

Mas no verdade que as revelaes dos mdiuns ` s vezes esto certas?


O QUE AS PESSOAS DIZEM Algumas pessoas afirmam que os mdiuns so capazes de revelar informaes que apenas o morto e sua famlia ou amigos poderiam saber. O QUE A BBLIA DIZ O captulo 28 do livro de 1 Samuel relata que um rei infiel, chamado Saul, violou a ordem de Deus de no consultar mdiuns espritas. Ele procurou uma mulher que supostamente se comunicou com Samuel, um servo de Deus que havia falecido. Mas foi realmente com Samuel que ela falou? No. Na verdade, ela se comunicou com um impostor algum que fingiu ser o falecido Samuel. Aquele impostor era um esprito perverso, um agente do pai da mentira Satans. (Joo 8:44) Por que os espritos perversos, ou demnios, promovem a ideia de que os mortos continuam a viver? O obje tivo deles fazer com que as pessoas percam a confiana em Deus e na sua Palavra escrita, a Bblia. 2 Timteo 3:16. Ser que isso significa que no h nenhuma esperana para os mortos? De forma alguma! A Bblia promete uma ressurreio no futuro para aqueles que, por assim dizer, esto dormindo na sepultura. (Joo 11:11-13; Atos 24:15) Enquanto isso, temos a garantia de que aqueles que perdemos na morte no esto sofrendo de maneira alguma.
1 O captulo 7 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina? intitulado Esperana segura para seus entes queridos falecidos. Voc pode ler essa informao no site www.jw.org.

Acaso se deve recorrer a pessoas mortas a favor de pessoas vivas?


Isaas 8:19.

Despertai! fevereiro de 2014 5

MATRIA DE CAPA

Como eu queria ter mais tempo! Quantas vezes voc j disse isso? De certo modo, o tempo iguala as pessoas os ricos e poderosos tm a mesma quantidade de tempo que os pobres e humildes. Alm disso, nem o rico nem o pobre podem acumular tempo. O tempo que passou no volta mais. Ento seria sbio fazer bom uso do tempo que temos. Como? Vejamos quatro estratgias que tm ajudado muitas pessoas a aproveitar bem seu tempo.

COMO APROVEITAR BEM SEU TEMPO


Estratgia 1: Seja organizado
Defina suas prioridades. A Bblia aconselha: Que vos certifiqueis das coisas mais importantes. (Filipenses 1:10) Faa uma lista do que voc precisa fazer e determine se uma tarefa importante, urgente, ou ambas. Lembre-se de que algo pode ser importante, por exemplo, fazer compras no supermercado, mas nem sempre urgente. E o que talvez parea ser urgente, por exemplo, assistir a seu programa de televiso favorito que est comeando, pode no ser importante.
1 Veja 20 modos de criar mais tempo, na Despertai! de abril de 2010.

Planeje-se. Eclesiastes 10:10 diz: Se o machado est cego e sua lmina no foi afiada, preciso golpear com mais fora; agir com sabedoria assegura o sucesso. (Nova Verso Internacional) O que isso significa? Assim como um lenhador vai perder menos tempo se afiar seu machado, voc vai conseguir usar melhor seu tempo se planejar suas atividades antes de come-las. Deixe para depois ou descarte as tarefas no essenciais, que s servem para consumir seu tempo e energia. Se sobrar algum tempo depois de completar uma tarefa, aproveite esse tempo para adiantar outra. Quando voc se planeja, sua produtividade aumenta. ` Simplifique sua vida. Saiba dizer no s coisas que no so importantes ou que s consomem tempo. Ter atividades e compromissos demais pode sobrecarreg-lo e tirar sua alegria.

Estratgia 2: Fuja dos ladres de tempo


Indeciso e hbito de adiar as coisas. Quem vigiar o vento, no semear; e quem olhar para as nuvens, no ceifar. (Eclesiastes 11:4) O que isso quer dizer? O hbito de adiar as coisas rouba tempo e produtividade. Um lavrador que espera pelas condies perfeitas para plantar pode acabar no semeando nem colhendo. Da mesma forma, se no tivermos cuidado, podemos acabar permitindo que o medo das incertezas da vida nos transforme em pessoas indecisas. Ou talvez achemos que uma deciso s pode ser tomada se ti- vermos todos os detalhes sobre um assunto. claro que, antes de tomarmos uma deciso importante, precisamos examinar bem o assunto. Provrbios 14:15 diz: O argucioso [ou inteligente] considera os seus passos. Mas, na realidade, toda deciso envolve alguma incerteza. Eclesiastes 11:6. Perfeccionismo. Tiago 3:17 diz: A sabedoria de cima [ou seja, de Deus] . . . razovel. elogivel que algum queira dar seu melhor. Mas quando fixamos padres muito altos, podemos ficar desapontados e at mesmo fracassar. Por exemplo, uma pessoa que est aprendendo outro idioma precisa entender que vai cometer erros e que vai aprender desses erros. Por outro lado, um perfeccionista pode morrer de medo de falar algo do jeito errado uma atitude que vai prejudicar seu progresso. muito melhor sermos modestos e termos expectativas razoveis. Provrbios 11:2 diz: A sabedoria est com os modestos. Os modestos e humildes no se levam a srio demais nem tm medo de rir de seus erros.

NA VERDADE, VOC NO PAGA AS COISAS COM DINHEIRO, VOC AS PAGA COM TEMPO. A Arte de Crescer

DADOS SIGNIFICATIVOS

50,2 HORAS

o tempo que um funcionrio no Canad geralmente gasta por semana com atividades relacionadas ao trabalho, segundo uma pesquisa feita com 25 mil trabalhadores.

4 HORAS

o tempo, em mdia, que uma pessoa no Reino Unido gastou por dia em 2011 assistindo televiso, segundo uma pesquisa feita com pessoas acima de 4 anos de idade.

8 MINUTOS

o tempo que um pai na ndia gasta por dia conversando com seus filhos. Uma me que trabalha fora gasta aproximadamente 11 minutos conversando com seus filhos, e uma me que no trabalha fora gasta no mximo 30 minutos.

Despertai! fevereiro de 2014 7

Estratgia 3: Seja equilibrado e realista


Equilibre trabalho e recreao. Melhor um punhado de descanso do que um punhado du plo de trabalho rduo e um esforo para alcan ar o vento. (Eclesiastes 4:6) Quem viciado em trabalho geralmente no aproveita o resultado do seu punhado duplo de trabalho rduo porque no tem tempo ou energia para isso. Mas o preguioso escolhe um punhado duplo de descanso e desperdia tempo precioso. A Bblia nos incentiva a ter equilbrio: trabalhe bem e aproveite o resultado de seu trabalho. Fazer isso um presente de Deus. Eclesiastes 5:19. Durma o suficiente. A Bblia diz: Vou tanto deitar-me como dormir em paz. (Salmo 4:8) A maioria dos adultos precisa dormir cerca de oito horas por dia para estar bem em sentido fsico e emocional. O sono tambm nos beneficia em sentido cognitivo, porque ajuda na concentrao, na memorizao e no aprendi zado. Por isso, dormir uma forma de usar bem o tempo. No dormir o suficiente dificulta o aprendizado e torna a pessoa propensa a erros, a acidentes e a se irritar com facilidade. Defina objetivos realistas. Melhor contentar-se com o que os olhos veem do que sonhar com o que se deseja. (Eclesiastes 6:9, NVI) O que isso nos ensina? Uma pessoa sbia no permite que desejos ou sonhos controlem sua vida, principalmente os irrealistas ou os impossveis de alcanar. Assim, ela no se deixa seduzir pela propaganda enganosa nem pelo crdito fcil. Em vez disso, ela aprende a se contentar com o que realmente est a seu alcance o que [seus] olhos veem.

VALE A PENA GASTAR ESSE TEMPO?


Antes de comprar alguma coisa, veja quanto ela custa e calcule o tempo que voc teria de trabalhar para conseguir esse valor; da, decida se ela ainda vale a pena, sugere o escritor e psiclogo Charles Spezzano.

Estratgia 4: Seja guiado pelos valores certos


Analise seus valores. Seus valores podem aju dar voc a avaliar o que bom, o que importante e o que vale a pena. Se sua vida fosse uma flecha, ento seus valores apontariam para onde essa flecha deve ir. Por isso, ter bons valores pode ajudar voc a definir as prioridades certas na vida e a usar melhor seu tempo. Onde voc pode encontrar esses valores? Muitas pessoas tm consultado a B blia, pois reconhecem que ela fonte de grande sabedoria. Provrbios 2:6, 7. Coloque o amor em primeiro lugar. O amor o perfeito vnculo de unio, diz Colos senses 3:14. Sem amor, impossvel ser feliz e se sentir emocionalmente bem, em especial na vida familiar. Quem ignora esse fato, talvez por colocar a carreira ou o dinheiro em primeiro lugar, est investindo em sua prpria infelicidade. Sem dvida, existe uma boa razo para a Bblia mencionar centenas de vezes que o amor o valor mais importante na vida. 1 Corntios 13:1-3; 1 Joo 4:8. Reserve tempo para conhecer melhor a Deus. Geoff tinha uma esposa que o amava, dois filhos maravilhosos, bons amigos e gostava muito de seu trabalho como paramdico. Mas, por causa de sua profisso, ele muitas vezes se deparava com sofrimento e morte. Ele se perguntava: assim que a vida deveria ser? Certo dia, ele leu algumas publicaes bblicas das Testemunhas de Jeov que responderam sua pergunta. Geoff falou sobre o que estava aprendendo a sua esposa e filhos. Eles tambm ficaram interessados, e a famlia toda comeou a estudar a Bblia. Esse conhecimento enriqueceu sua vida, e agora eles usam seu tempo para o que realmente importante. Por estudarem a Bblia, agora eles tm a maravilhosa esperana de vida eterna num mundo livre de futilidades e sofrimentos. Revelao (Apocalipse) 21:3, 4. A experincia de Geoff nos faz lembrar as palavras de Jesus Cristo: Felizes os cnscios de sua necessidade espiritual. (Mateus 5:3) Que tal reservar um pouco de seu tempo para conhecer melhor a Deus? Isso, com certeza, lhe dar a sabedoria necessria para aproveitar bem, no apenas seu dia, mas tambm sua vida.

O QUE MAIS IMPORTANTE PARA VOC?


FAMLIA _______ TRABALHO _______ EDUCAO _______ AMIGOS _______ SOLIDARIEDADE _______ ESPIRITUALIDADE _______ LAZER _______ SADE _______

Despertai! fevereiro de 2014 9

ENTREVISTA | HANS KRISTIAN KOTLAR

Um biotecnlogo fala de sua f


O primeiro emprego do Dr. Hans Kristian Kotlar relacionado com pesquisa cientfica foi em 1978 no Radium Hospital, Noruega, onde estudou o sistema imunolgico e o cncer. Naquela poca, ele tambm se interessou pela origem da vida. Despertai! perguntou sobre sua pesquisa e sobre sua f.
O que fez com que voc se interessasse em saber a origem e o significado da vida?
Apesar de meu pai ser catlico e minha me, protestante, eles ` no davam importncia religio. Mas, na minha adolescncia, comecei a pensar sobre o significado da vida. Li vrios livros sobre budismo, hindusmo e islamismo e at mesmo pedi a Deus que me revelasse a verdade. Nos anos 70, a biologia molecular j tinha feito avanos significativos, e eu me perguntava se ela poderia revelar a origem da vida. Os mecanismos dentro das clulas vivas me fascinavam, por isso, decidi estudar biotecnologia. Devo acrescentar que eu acreditava no que a maioria dos meus professores dizia: que a vida tinha surgido por meio de processos evolutivos. e disse a eles que no estava interessado. Minha esposa, que tinha ouvido a conversa, me disse: Hans Kristian, voc no foi nada bondoso. Voc sempre quis saber o significado da vida. Ela tinha razo, e eu fiquei com vergonha. Ento, fui atrs deles. Durante nossa conversa, perguntei se a Bblia est de acordo com a cincia.

Qual foi a resposta deles?


Eles me mostraram o que a Bblia diz sobre a Fonte da energia presente no Universo. O texto que leram dizia: Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas [no ` cu]? . . . Devido abundncia de energia dinmica, sendo ele tambm vigoroso em poder, no falta nem sequer uma delas.1 Fiquei intrigado. Realmente, uma Fonte inteligente de energia seria a nica explicao

Por que voc se interessou pela Bblia?


Duas Testemunhas de Jeov vieram at nossa casa. Embora fossem simpticos, eu fui rude

Minha pesquisa me fez concluir que a vida produto de um Criador inteligente


lgica para haver ordem no Universo. bm tem uma boa memria, de modo que, se um invasor especfico voltar anos mais tarde, ele ser atacado com mais rapidez. Esses mecanismos funcionam to bem que voc muitas vezes nem percebe que foi infectado nem que o corpo se livrou dessa infeco. Outra coisa extraordinria como o sistema imunolgico consegue saber a diferena entre as substncias estranhas e as centenas de tipos de clulas que compem nosso corpo. existe um Criador sbio e amoroso. A cincia tambm fortaleceu minha f na Bblia. Por exemplo, Provrbios 17:22 diz que o corao alegre faz bem como [uma] cura. Pesquisadores descobriram que nossa atitude mental pode afetar o sistema imunolgico. O estresse, por exemplo, pode enfraquecer nossas defesas.

Como isso afetou sua crena na evoluo?


Aos poucos, percebi que as diferentes verses da teoria da evoluo no se baseavam em nenhuma evidncia cientfica slida. Na verdade, elas so basicamente histrias inventadas para tentar explicar como os incrveis mecanismos nos seres vivos, como, por exemplo, o sistema imunolgico, surgiram por acaso. Quanto mais eu estudava o sistema imunolgico, mais percebia sua complexidade e eficincia. Por isso, minha pesquisa me fez concluir que a vida produto de um Criador inteligente.

Muitos da sua rea no acreditam em Deus. Por qu?


So vrias as razes. Alguns, como aconteceu comigo, simplesmente aceitam o que lhes foi ensinado. Talvez achem que a evoluo tem uma boa base cientfica. Outros no pensam muito na origem da vida, o que uma pena. Acho que eles deveriam ser mais questionadores.

E o que acontece quando um micrbio invade o organismo?


Sem percebermos, os micrbios invadem nosso corpo atravs da respirao, da comida, das vias urinrias ou de ferimentos na pele. Quando o sistema imunolgico detecta invasores, ele desencadeia uma srie de reaes que envolvem dezenas de protenas especificamente projetadas para cumprir sua funo. Cada componente dessa srie de reaes ativa o prximo, intensifi cando assim o ataque. O proces so inacreditvel!

Pode nos dar algum exemplo disso?


O sistema imunolgico na verdade um conjunto surpreendente de mecanismos projetados para nos defender de uma variedade de agentes, como bactrias e vrus. Esses mecanismos, por sua vez, podem ser divididos em dois sistemas complementares. O primeiro, em poucas horas, coordena um ataque contra os micrbios invasores. O segundo leva vrios dias para reagir, mas seu ataque acerta em cheio os invasores. Esse segundo sistema tam-

Ento, d para dizer que seu conhecimento cientfico fortaleceu sua f em Deus?
Com certeza! A capacidade e a complexidade de nosso sistema imunolgico indicam que

Por que voc se tornou Testemunha de Jeov? ` Eu me senti atrado hospitalidade das Testemunhas de ` Jeov e f que elas tm num futuro melhor prometido pelo Criador.2 Essa f baseada em pesquisas e raciocnio lgico, no em mitos ou especulaes.3

1. Isaas 40:26. 2. Revelao (Apocalipse) 21:3, 4. 3. Hebreus 11:1.

Despertai! fevereiro de 2014 11

LIES DO PASSADO | CONSTANTINO

CONSTANTINO
Constantino foi o primeiro imperador romano a professar o cristianismo. Ao fazer isso, ele influenciou profundamente a Histria. Ele aceitou uma religio que h muito tempo era alvo de perseguio e abriu caminho para a formao da cristandade. Assim, o chamado cristianismo se tornou o mais forte agente poltico-social a influenciar o rumo da Histria, de acordo com The Encyclopdia Britannica.

CURIOSIDADES
) Em 306 EC, Constantino se tornou imperador do Imprio Romano do Ocidente e, entre 324 e 337 EC, governou tanto o imprio do Ocidente como o do Oriente. ) Constantino alegava que, por meio de um sonho ou viso, o Deus dos cristos tinha prometido ajud-lo em suas batalhas. Certo de que Deus o tinha ajudado a vencer uma batalha, Constantino ordenou imediatamente que uma lana em forma de cruz fosse colocada na mo de uma esttua de si mesmo, que estava no lugar mais frequentado de Roma. Paul Keresztes, historiador. ) Constantino usava o ttulo pago pontifex maximus (sumo pontfice), ou sacerdote supremo, e se considerava o soberano absoluto de todas as religies em seu imprio.

ALVEZ voc no d muita importncia a esse antigo imperador romano, mas pode ser que se interesse pelo cristianismo. Voc sabia que as manobras polticas e religiosas de Constantino afetam as crenas e os costumes de muitas igrejas at hoje? Vejamos por qu.

A LEGALIZAO E UNIFICAO DAS IGREJAS


Em 313 EC, Constantino reinava sobre o Imprio Romano do Ocidente, enquanto Licnio e Maximino governavam o Imprio Romano do Oriente. Constantino e Licnio concederam liberdade de religio a todas as pessoas, incluindo os cristos. Constantino favorecia o cristianismo, acreditando que essa religio unificaria seu imprio. Constantino ficou horrorizado ao descobrir que as igrejas estavam divididas. Ansioso para que chegassem a um consenso, ` ele decidiu instituir uma doutrina correta e da a imps s igrejas. Para ganhar a aprovao de Constantino, os bispos tiveram que ajustar suas crenas, e aqueles que fizeram isso foram isentados de alguns impostos e receberam um patrocnio considervel. O historiador Charles Freeman comentou: Se aceitassem a verso correta da doutrina crist, [os lderes religiosos] teriam acesso no apenas ao cu, mas tambm a uma grande quantidade de recursos na Terra. Assim, os cl` 1 Quando usamos a palavra cristo, estamos nos referindo s pessoas que seguem a religio original que Jesus estabeleceu no primeiro sculo. Ao ` usarmos a palavra cristandade, estamos nos referindo religio que come ou na poca de Constantino. 2 A sinceridade das convices crists de Constantino tem sido muito discutida, j que ele permitia a adorao pag.

Kim Kirby/age fotostock; a pedido de York Civic Trust (escultor, Philip Jackson)

A Igreja no ganhou s um protetor, ganhou tambm um dono.


Arnold Jones, historiador
O Arco de Constantino comemora a vitria do imperador em batalha

rigos passaram a ter bastante influncia nos assuntos do mundo. De acordo com o historiador Arnold Jones, a Igreja no ganhou s um protetor, ganhou tambm um dono.

UM CRISTIANISMO DIFERENTE
O resultado da aliana entre Constantino e os bispos foi uma religio que passou a ter doutrinas tanto crists como pags. Isso era de se esperar, visto que o objetivo do imperador no era encontrar a verdade religiosa, mas sim tolerar todas as religies. Afinal, ele era o governante de um imprio pago. Para agradar cristos e pagos, ele adotou uma postura intencionalmente ambgua em suas aes e em sua maneira de governar, de acordo com um historiador. Enquanto dizia promover o cristianismo, Constantino continuava envolvido com o paganismo. Por exemplo, ele praticava a astrologia e a adivinhao atividades relacionadas ao ocultismo, condenadas pela Bblia. (Deuteronmio 18:10-12) No Arco de Constantino, em Roma, o imperador retratado oferecendo sacrifcio a deidades pags. Ele continuou a venerar o deus-sol por cunhar moedas com sua imagem e promover o culto desse deus. Alm disso, no final de sua vida, Constantino permitiu que um povoado na mbria, Itlia, construsse um templo dedicado a ele e sua famlia e nomeasse sacerdotes para esse templo. Constantino s se batizou como cristo pouco antes de sua morte em 337 EC. Muitos eruditos acreditam que ele adiou seu batismo porque queria manter o apoio poltico de cristos e pagos que viviam sob seu imprio. Realmente, a vida de Constantino e sua demora em ser batizado levantam dvidas sobre a sinceridade de sua f em Cristo. Uma coisa certa: a Igreja que Constantino apoiou se tornou uma entidade poltico-religiosa muito influente, que preferiu agradar ao mundo em vez de a Cristo. Mas Jesus tinha dito o seguinte sobre seus discpulos: [Eles] no fazem parte do mundo, assim como eu no fao parte do mundo. (Joo 17:14) A Igreja instituda por Constantino que passou a ficar muito envolvida nos assuntos seculares deu origem a inmeras denominaes crists. O que aprendemos disso? No devemos concluir que as doutrinas das igrejas hoje refletem o que Jesus ensinou. Se estivermos interessados em saber o que ele realmente disse, precisamos examinar o que a Bblia ensina. 1 Joo 4:1.

Um bom imperador at mesmo um bom cristo mais cedo ou mais tarde teria de escolher entre perder o cu e perder o poder. Constantino tinha acabado de assumir o trono. Por isso, ele estava disposto a fazer de tudo para continuar no poder at mesmo pecar. Richard
Rubenstein, professor de relaes pblicas e de resoluo de conflitos.

Sem dvida, podemos afirmar que, pelo menos na fase final de sua vida, Constantino foi cristo, desde que no levemos em conta a qualidade de seu cristianismo. Paul
Keresztes, professor de Histria e de antiguidade clssica.

Despertai! fevereiro de 2014 13

AJUDA PARA A FAMLIA | CRIAO DE FILHOS

Quando sua filha adolescente se sente estressada


O DESAFIO Sua filha diz que est estressada. Voc pensa: Mas ela s tem 13 anos! Ela ainda nem faz ideia do que estresse! Antes de dizer algo assim a sua filha, tente imaginar por que a vida parece to complicada do ponto de vista dela. POR QUE ACONTECE Mudanas fsicas. O corpo de uma menina muda de uma hora para outra durante a puberdade. Isso pode fazer com que ela fique bem ansiosa, especialmente se estiver atrasada ou adiantada em relao a outras meninas da mesma idade. Anna, que hoje tem 20 anos, diz: Eu fui uma das primeiras meninas da minha turma a usar suti, e isso me incomodava demais. Em comparao com minhas colegas, eu me sentia anormal, como se eu fosse um mutante! Mudanas emocionais. Karen, agora com 17 anos, relem` bra: Era to frustrante! De dia, eu estava muito feliz e, noite, me acabava de chorar. Eu no sabia o que havia de errado comigo. Parecia que eu no conseguia mais controlar minhas emoes. O comeo do ciclo menstrual. Uma jovem chamada Kathleen conta: Minha me j tinha conversado comigo sobre isso, mas, ainda assim, minha primeira menstruao me pegou totalmente de surpresa. Eu me sentia suja o tempo todo e tomava banho a toda hora. Alm disso, meus trs irmos mais velhos no paravam de me atormentar. Por algum motivo, eles achavam meu sofrimento engraado. Presso social. Marie, agora com 18 anos, relembra: Entre meus 12 e 14 anos, a presso dos colegas era muito forte. Na minha escola, os outros alunos maltratavam qualquer um que fosse diferente. Anita, de 14 anos, diz: Nessa ida1 Os nomes neste artigo foram mudados.

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

de, a gente precisa se sentir aceita pelos amigos. Di muito ser deixada de lado. O QUE VOC PODE FAZER Incentive sua filha a falar sobre o que a incomoda. A princpio, ela talvez no queira conversar sobre isso. Mas seja paciente e siga o conselho bblico de ser rpido no ouvir, vagaroso no falar. Tiago 1:19. No minimize as preocupaes de sua filha. Lembre-se de que, por ser menos experiente, ela pode ter dificuldade em avaliar o que realmente estressante e mais dificuldade ainda em lidar com o estresse. Princpio bblico: Romanos 15:1. No sobrecarregue sua filha com muitas atividades extracurriculares. De acordo com o livro Teach Your Children Well (Eduque bem Seus Filhos), jovens que tm uma agenda lotada de compromissos muitas vezes mostram sintomas de estresse, principalmente sintomas fsicos como dores de cabea e de estmago. Princpio bblico: Filipenses 1:9, 10. Certifique-se de que sua filha durma o bastante. Geralmente, os adolescentes no acham que dormir seja to importante assim. Mas no dormir o suficiente afeta a capacidade de raciocnio de sua filha e, consequentemente, a habilidade dela em lidar com o estresse. Princpio bblico: Eclesiastes 4:6. Ajude sua filha a encontrar maneiras saudveis de aliviar o estresse. Para algumas meninas, exerccios fsicos reduzem a ansiedade. A Bblia reconhece: O treinamento cor poral proveitoso. (1 Timteo 4:8) Para outras, manter um dirio as ajuda a encarar o estresse de maneira equilibrada. Brittany, de 22 anos, relembra: Quando eu era mais nova, costumava escrever sobre os problemas que no conseguia resolver. Aquilo me ajudava a entender meus sentimentos e a decidir se eu iria resolver ou esquecer o assunto. D o exemplo. Como voc lida com o estresse? Voc assume mais compromissos do que deveria e depois entra em desespero com tudo o que tem para fazer? Voc trabalha a ponto de se esgotar e acaba no tendo tempo para as coisas mais importantes? Seja a vossa razoabilidade conhecida, diz Filipenses 4:5. Lembre-se de que sua filha adolescente observa o que voc faz e vai copiar seu exemplo seja ele bom ou mau.

TEXTOS PRINCIPAIS Ns, . . . os que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos que no so fortes. Romanos 15:1. Que vos certifiqueis das coisas mais importantes. Filipenses 1:9, 10. Melhor um punhado de descanso do que um punhado duplo de tra balho rduo e um esforo para alcanar o vento. Eclesiastes 4:6.

EXEMPLO DOS PAIS Uma jovem chamada Laura conta: Meu pai um homem muito ocupado, mas, apesar disso, ele consegue ter uma atitude positiva. Quando surge um problema, a primeira reao dele geralmente : Como podemos resolver isso? ou Qual a melhor soluo para esse problema? Uma das frases favoritas dele : A vida 10% o que acontece com voc e 90% como voc rea ge a isso. Meu pai no perfeito ` claro que ele fica estressado s vezes. Mas ele nunca se deixa vencer por um problema. Para mim, ele um bom exemplo de algum que sabe lidar com o estresse.

Despertai! fevereiro de 2014 15

TEVE UM PROJETO?

A lanterna do vaga-lume

LANTERNA, ou rgo bioluminescente, de um vaga-lume do gnero Photuris coberta por escamas irregulares que aumentam bastante a intensidade da luz produzida por esse inseto.

Analise o seguinte: Os pesquisadores descobriram que as pequeninas escamas na superfcie da lanterna de alguns vaga-lumes formam um padro ondulado, como telhas sobrepostas. Na borda dessas escamas existe uma salincia de apenas 3 micrmetros de altura, um tamanho 20 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. Por incrvel que parea, essas minsculas salincias fazem a lanterna brilhar uns 50% a mais do que se as escamas fossem completamente lisas. Ser que essa estrutura poderia melhorar a eficincia dos diodos emissores de luz (LEDs), usados em muitos aparelhos eletrnicos? Para descobrir isso, cientistas revestiram os LEDs com uma camada ondulada parecida com a superfcie da lanterna do vaga-lume. Qual foi o resultado? Os LEDs emitiram 55% mais luz. A fsica Annick Bay disse: O aspecto mais importante desse trabalho que ele destaca o quanto podemos aprender por estudar a natureza. O que voc acha? Ser que a lanterna desse vaga-lume resultado da evoluo? Ou teve um projeto?
1 Os cientistas ainda no pesquisaram todas as espcies desse gnero de vaga-lume.

Vaga-lume: Gail Shumway/Photographers Choice/Getty Images; escamas: Optics Express

Escamas irregulares

g14 02-T 131101

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

Bblia disponvel on-line em cerca de 50 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o cdigo

Potrebbero piacerti anche