Sei sulla pagina 1di 4

A MASSA DE MODELAR UTILIZADA COMO RECURSO TERAPUTICO NO ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS COM DEFICINCIA

Letcia Aparecida Oliveira, Me. Michele Honorato Arantes

INTRODUO Desde a Pr-Histria, a arte tem representado uma atividade fundamental do ser humano (BOSI 2003, apud MICHELETTO 2009). A possibilidade de sua realizao torna a pessoa ativa sobre o mundo, dando-lhe capacidade de recriar e reinventar sua existncia; e como no caso da Pr-Histria a arte uma ferramenta de comunicao para com outras pessoas, a possibilidade de ligar o mundo interior ao exterior. Nogueira (et all 2006) diz que a concepo da oficina se situa no campo da participao no processo de produo miditica e o processo considerado to importante quanto o resultado obtido. atravs do processo de produo que os participantes travam contato com os elementos de linguagem, necessrios construo de sentido simblico. Para Ciornai (1995 apud ARCURI 2004) a atividade artstica vai nos proporcionar linguagens mais afinadas natureza de nossas experincias, internas [muitas vezes] ainda no traduzveis em palavras. O uso da arte como terapia implica reconhecimento da importncia do processo criativo como uma forma de reconciliar conflitos emocionais, bem como facilitar a autopercepo e o desenvolvimento pessoal. As crianas freqentemente precisam de outras formas para expressar seus sentimentos que no a verbal, para obter os ganhos que essa expresso significa para o desenvolvimento da terapia (GADELHA; MENEZE 2004). A arteterapia utiliza-se de modalidades expressivas para possibilitar que o paciente entre em contato com sua realidade interna podendo reelabor-la e/ou at mesmo express-la. Dentre vrios recursos utilizados por essa modalidade teraputica, cabe citar aqui a argila por ser um processo semelhante ao da massa de modelar. Piauhy (2004), diz que a argila vai atuar no corpo fsico, no nvel dos rgos internos, ativando inicialmente as glndulas endcrinas, que vo agir nos rgos, atuando no metabolismo. Atua a nvel visceral, mobilizando vivncias muito primitivas. O primeiro contato com a argila, desde a escolha at o toque propriamente dito; o momento em que o sujeito estabelece uma relao diferenciada de contato com o mundo. (ALLESSANDRINI 2002 apud PASSOS 2004). Gadelha e Menezes (2004) dizem que a argila ou a massa de modelar caseira favorecem a concentrao da criana na conversa e na atividade e alm de desenvolver um sentimento de autoconfiana na mesma, auxilia na observao de aspectos como o comportamento da criana em relao com a sujeira, com a organizao e sua relao com o errar, afirmam tambm, que a massa de modelar pode

propiciar relaxamento corporal. Diz ainda que as crianas precisam de outras formas para expressar seus sentimentos, j que no conseguem falar sobre eles. A massa de modelar pode ser entendida tambm como uma brincadeira. Mas, brincar, mais do que diverso, uma forma de interagir com a realidade, principalmente para as crianas. pela brincadeira que a criana recria, interpreta e estabelece relaes com o mundo em que vive. (OLIVEIRA; VARGAS 2006). As autoras afirmam tambm que para Vygotsky, segundo Negrine (2002), o brincar cria uma zona de desenvolvimento proximal, fazendo com que a criana supere diariamente sua condio real, uma vez que o brincar considerado em si s uma fonte de desenvolvimento. Assim, massa de modelar foi utilizada neste trabalho como jogo, brinquedo e instrumento de arte e terapia para auxiliar no desenvolvimento biopsicossocial de crianas e jovens com deficincias. Alm disso, buscou-se verificar a eficincia do material no tratamento e integrao de pessoas com limitaes fsicas, emocionais, mentais, comportamentais e educacionais.

METODOLOGIA A massa de modelar, como recurso teraputico, foi utilizada em sesses semanais, no Espao das Oficinas, que um espao teraputico e educacional voltado para crianas e jovens com qualquer tipo de limitao, sendo portadores de necessidades especiais ou no. Participaram da atividade 9 pessoas (6 do sexo feminino e 3 do sexo masculino) com idades entre 11 e 27 anos, portadoras de deficincia mental e /ou fsica, devido a paralisia cerebral, sndromes no diagnosticadas, TDH, microcefalia e sndrome Cornelha de Langh. Foram realizadas dez sesses com massa de modelar, sendo que as atividades foram assim divididas no decorrer dessas sesses: Nas duas primeiras sesses foram realizadas com a massa de modelar comprada em papelarias, nessas, os alunos deveriam amassar e enrolar a massinha. O intuito era apenas entrar em contato com o material. Na terceira e quarta sesses, os monitores fizeram massa de modelar caseira, com 2 xcaras de ch de farinha de trigo, meia xcara de ch de gua e meia xcara de ch de sal; sendo que a turma era sempre questionada sobre o material que estava sendo usado, como um incentivo para que participassem da atividade. Ajudavam a amassar quando ainda dentro da bacia. Em seguida a massa de modelar era dividida entre a turma. Pode-se dizer que o intuito dessas sesses era, entre outros, aprender a dividir. Na quinta e sexta sesses, os alunos fizeram massa de modelar individual (4 colheres de sal de cozinha, 3 colheres de farinha de trigo e gua at o ponto), um de cada vez foi acompanhado/auxiliado pelos monitores. Nas sesses stima e oitava acrescentaram-se suco em p s massas individuais e, para explorar os sentidos, pediu-se que os participantes cheirassem a massinha que haviam feito, e dissessem de que cor havia ficado. Nas duas ltimas sesses, foi acrescentada tinta guache as massinhas, sendo que cada um escolheria a cor da sua. Em todas as sesses, os participantes eram incentivados a interagir com o material, com os colegas e monitores. Ao final, eram anotados comportamentos individuais, para que no decorrer das sesses o desenvolvimento de cada um pudesse ser analisado.

RESULTADOS E DISCUSSO

Ao analisar o que foi observado e anotado no decorrer das sesses, percebeu-se que o desenvolvimento biopsicossocial ocorreu de forma distinta nos participantes da pesquisa. Algumas caractersticas fizeram-se mais notveis em uns e outros. Mas de modo geral, podese constatar que o trabalho com a massa de modelar ajuda tanto no desenvolvimento pessoal quanto na incluso do grupo. Os sentidos foram trabalhados de forma muito eficiente. Ao amassar a massa de modelar e dar-lhe formas, a pessoa realmente entra em contato com o mundo atravs de suas mos, torna-se ativa, atuando em contexto grupal. Tem-se maior possibilidade de trabalhar a resposta aos estmulos e a ateno a comandos, podendo ser igualmente um instrumento pedaggico e teraputico. O trabalho com massa de modelar mostrou-se eficiente por ajudar no desenvolvimento da psicomotricidade, uma vez que so executadas tarefas como misturar com a colher, amassar abrindo e fechando as mos ou ainda batendo na massinha sobre a mesa. Notou-se grande melhora na capacidade de realizar movimentos de pina em dois dos participantes. A sensopercepo pde ser muito bem trabalhada, j que foi possvel sentir o cheiro e at mesmo o gosto dos materiais, identificando as cores e respondendo a comandos de voz como vamos amassar? ou o que vamos fazer?. A interao social foi trabalhada no sentido de reconhecer o outro e respeitar o seu espao, e isso foi possvel, pois as sesses foram realizadas em grupos. Alm disso, pode-se trabalhar a tolerncia ao tempo na atividade e a resistncia ao material, notada em especial em um dos participantes que apresentava certo nojo a massinha, que foi associada a atividades que o aluno gostava de fazer, como bater palmas, cantar e contar. O fato de a atividade ter sido realizada sempre as quartas-feiras ajudou a desenvolver uma maior orientao no tempo, quarta-feira tem oficina de massinha!. Assim, relacionando as teorias a atividades realizadas vemos que, sendo considerada uma forma de arte terapia ou no, a massa de modelar um interessante instrumento teraputico que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e psicolgicas.

REFERNCIAS ARCURI, Irene, organizadora. Arteterapia de corpo & alma. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. GADELHA, Yvanna Aires; MENEZE, Izane Nogueira. Estratgias ldicas na relao teraputica com crianas na terapia comportamental. Disponvel em < http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/cienciasaude/article/view/523/344> Acesso em 22 de set de 2012 MICHELETTO, Franciane Sonni Martins. Ensino de arte para alunos com deficincia: relato dos professores. Disponvel em < http://polo1.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Educacao/Dissertacoes/micheletto_fsm_me_mar.pdf> Acesso em 15 de set de 2012. NOGUEIRA, Maria Jos; BARCELOS, Samuel; BARROS, Hliton; SCHALL, Virgnia Torres. D, R, Mi, F... zendo arte com massinhas: Oficinas educativas com adolescentes da Vila Cafezal Belo Horizonte/MG. Disponvel em <http://www.museudavida.fiocruz.br/media/Memorias_Ciencia_e_Arte_2006.pdf>. Acesso em 21 de set 2012. 3

OLIVEIRA, Flvia Moretto de; VARGAS, Luciane Canto. Brincadeira Jogo Srio. Disponivel em < http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/emilio/autoria/artigos2006/7Brincadeira_jogos.p df> Acesso em 09 de set de 2012 PASSOS, Norma. A arteterapia como tcnica de desenvolvimento em razo da potencialidade de pessoas especiais. Disponvel em <http://www.avm.edu.br/monopdf/24/NORMA%20PASSOS.pdf> Acesso em 15 de set de 2012. PIAUHY, C; RUBIM, F. Terra, para o cho firmeza, para a mo carcia. O entrelaamento entre o grounding e a argila no processo teraputico. Disponvel em <http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202004/Cristina%20Piauhy%20e%20F% C3%A1tima.pdf> Acesso em 15 de set de 2012.

Potrebbero piacerti anche