Sei sulla pagina 1di 50

INTRODUO A CONFEITARIA ARTISTICA.

FONDANT / PASTA AMERICANA / PASTA DE ACAR A pasta americana, tambm conhecida como fondant ou pasta de acar, a cobertura mais utilizada em bolos de casamento. Na maioria das vezes, vemos na cor branca, mas h uma infinidade de cores. Sua consistncia mais slida proporciona ao bolo um efeito liso perfeito. Feita basicamente de acar, glicose, gelatina incolor e glicerina, no recomendado que ele ficasse sobrefrigerao, pois necessita de cuidados com a umidade. VANTAGEM:

Alm de ser a cobertura com melhor acabamento esttico, o fondant conserva o bolo durante todo o casamento, sem precisar de refrigerao, e no derrete. A pasta americana tem o melhor acabamento visual dentre todas as coberturas e permitir a aplicao de flores e todo tipo de decorao.
DESVANTAGEM: A grande desvantagem do fondant que ela no to gostosa quanto as outras

coberturas, mas o que sempre explico para as clientes que a parte interna do bolo que deve ser comida e muitas vezes mando caldas diversas parte.

BUTTERCREAM O butttercream ou creme de manteiga, em portugus uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos (por isso que vemos tanto nos blogs americanos!). Sua textura cremosa, suave e um tanto gordurosa. Para casamentos ao ar livre, importante tomar cuidado com o calor e a umidade, pois a cobertura pode derreter.

VANTAGEM:

O buttercream pode ser usado em dois momentos: como uma camada pra nivelar o bolo antes de receber a pasta americana ou como decorao final. Saboroso, uma tima alternativa para cobrir bolos e deix-los com a carinha home made.(feito em casa)
DESVANTAGEM:

Infelizmente o buttercream no agrada muito o paladar brasileiro, pois contm

muita manteiga, alm de no conservar tanto o sabor do bolo quanto o fondant. Outra desvantagem que ele no resiste tanto ao calor.

MERENGUE H, basicamente, trs tipos de merengues: o francs, o suo e o italiano. O francs bem leve e delicado, muito usado para confeitar. O suo mais firme que o francs, mas no to estvel quanto o italiano. J o merengue italiano (marshmallow) o mais firme e o mais indicado para coberturas.

O merengue tem uma cara mais desarrumada, dando um acabamento mais rstico ao bolo, o que pode ser bastante interessante. Alm de ser delicioso.
Os merengues no aguentam muito o calor e qualquer outra decorao feita de DESVANTAGEM:

VANTAGEM:

acar que aplicada sobre essa superfcie tem grande possibilidade de estragar (melar). No so indicados para regies ou dias muito quentes, por conta da pouca durabilidade fora de refrigerao.

GLAC REAL Antes de Kate e William, todos os bolos de casamentos reais na Inglaterra foram cobertos e decorados com glac real (o de Kate e William foi coberto com pasta de acar). Feita base de clara de ovo, suco de limo e acar de confeiteiro, a glac real usada principalmente para criar detalhes precisos que devem se manter firmes. VANTAGEM:

uma glac que quando seca fica bem rgida. Se bem coberto, o bolo com glac real fica reto, com um liso perfeito. Por ser mais fluda na hora da aplicao, permite fazer detalhes decorativos que a pasta americana no permite. No recomendado cobrir o bolo direto com essa glac, pois ela pode melar, uma vez que absorve a umidade do bolo. Por isso, ela sempre recebe uma camada de marzip antes e nem todo mundo gosta de marzip no Brasil. Por ser mais difcil de trabalhar, exige muita prtica do confeiteiro.
DESVANTAGEM:

CHOCOLATE O chocolate uma verso, digamos moderninha de cobertura. Com uma camada mais durinha em volta do bolo, pode ganhar diversos sabores.

Nessa verso, o bolo sempre apetitoso - por inteiro! A superfcie frgil do chocolate no permite que trabalhemos tantos detalhes decorativos quanto a pasta americana, por exemplo, mas ainda podemos colocar fitas, noivinhos no topo e alguns enfeites.
DESVANTAGEM:

VANTAGEM:

BOLO ABERTO Apesar de no levar cobertura, o bolo aberto (ou bolo desconstrudo) virou tendncia depois do casamento de Hillary Duff e, por isso, no poderia deixar de estar aqui. Alm de estar ganhando cada vez mais espao em casamentos, tambm pode ser uma boa escolha para um ch de cozinha ou festa de noivado. VANTAGEM:

Os bolos abertos so delicados e divinos! Como podemos ver o po de l fofinho e o recheio, eles enchem os olhos e abrem o apetite! Alm disso, so muito aromticos. Uma desvantagem, no to grave, que o bolo precisa ser montado na hora, por dois motivos: 1) pois transport-lo j montado seria bastante arriscado . 2) para que seja servido bem fresquinho, j que por estar exposto, ele seca mais rpido.
DESVANTAGEM:

COBERTURAS. (receitas)
*PASTA AMERICANA. O ideal comprar pronto, devido a sua estabilidade e praticidade, mas se quiser fazer... Segue a receita abaixo. Ingredientes:

.1 kg de acar impalpvel (acar especial encontrado em lojas de artigos de festa) .1 colher (sopa) de gelatina em p incolor .1/2 de xcara (ch) de gua gelada; .1/2 xcara (ch) de glicose ( venda em lojas de artigos de festa) . 2 colheres (sopa) de glicerina ( venda em lojas de artigos de festa) .1 colher (ch) de essncia incolor de sua preferncia

Modo de preparo:

Em uma tigela grande ponha o acar e faa um buraco no meio. Reserve. Hidrate a gelatina com a gua e deixe descansar por cinco minutos. Aquea a gelatina, sem deixar ferver, e junte a glicose e a glicerina. Mexa at ficar homogneo. Adicione a essncia e despeje no acar. Misture bem e trabalhe a massa com as mos at que fique dura e elstica. Se a mistura estiver grudando nas mos adicione mais

acar. Enrole como uma bola e envolva em filme plstico. Ponha dentro de um recipiente plstico bem tampado e deixe descansar por oito horas antes de usar. Para colorir, use corante em gel, em pequenas quantidades.

BUTTERCREAN. Ingredientes. 1 xcara de manteiga sem sal em temperatura ambiente 6 a 8 xcaras de acar de confeiteiro (peneirado) 1/2 xcara de leite -1 colher de ch de essncia de baunilha Bata na batedeira a manteiga, por cerca de 2 a 3 minutos, at que ela fique cremosa e macia. Acrescente 6 xcaras de acar de confeiteiro, o leite e a essncia batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Caso queira deixar mais consistente, adicione aos poucos as outras 2 xcaras de acar, at alcanar o ponto desejado.

MERENGUE ITALIANO. Ingredientes: - 360 g de acar; - 5 claras; - 400 ml de gua.

Modo de preparo: 1. Coloque o acar e a gua em uma panela e, em seguida, misture-os, at dissolver totalmente o acar. 2. Quando isso acontecer, leve a panela para o fogo, onde dever permanecer at a calda atingir o ponto-bolha, o que ocorre quando a temperatura da calda fica em torno de 116C.

Ateno! Depois de colocar a calda no fogo, no mexa mais para evitar que ocorra a sua cristalizao. Para saber se a calda atingiu o ponto desejado, quando a calda comear a borbulhar intensamente, pegue um instrumento que tenha uma argolinha na extremidade, mergulhe na panela, e retire em seguida. Sopre levemente sobre a parte do instrumento que foi mergulhado na calda e, se formar uma bolha, o ponto-bolha ter sido alcanado. Se voc no tiver um termmetro para medir a temperatura da calda, esse teste pode ser facilmente utilizado para determinar o ponto da calda.

3. Quando a calda atingir o ponto, desligue o fogo e transfira a panela para um recipiente contendo um pouco de gua fria. Faa isso rapidamente, apenas para dar um choque trmico e evitar que a temperatura da calda continue aumentando. 4. Quando a calda estiver bem prxima de atingir o ponto, coloque as claras em uma batedeira. Ligue o equipamento em alta rotao e deixe bater at as claras atingirem o ponto de neve. As claras s podem ser batidas quando a calda estiver quase pronta, para no perder o ar que ser incorporado pela batedeira. 5. Quando isso acontecer, comece a adicionar a calda de acar em fio. Faa isso de forma bem suave, para que a calda no expulse o ar que foi incorporado. Mesmo depois de adicionar a calda, deixe a batedeira funcionando em alta rotao para reduzir a temperatura do merengue, a qual aumenta devido adio de calda quente. 6. Enquanto a batedeira estiver ligada, aproveite e adicione uma essncia a seu gosto, mas que combine com o sabor do bolo. 7. Quando o bowl amornar, e a mistura estiver com um aspecto acetinado, o merengue italiano estar pronto para ser utilizado.

GLACE REAL. O ideal usar o p para merengue, que alm de ser mais estvel, mais pratico, mas caso queira um caseiro, segue a receita. Ingredientes:

- 1 kg de acar impalpvel; - 4 claras em temperatura ambiente; - 3 g de cido ctrico.

Ateno! A quantidade de acar prescrita na ficha tcnica do glac real, que de um quilograma, pode variar, para mais ou para menos, dependendo do tamanho das claras que sero utilizadas. Assim, quanto maiores forem as claras utilizadas, maior ser a quantidade de acar necessria para o glac real atingir o ponto ideal. Por outro lado, se as claras utilizadas forem pequenas, significando que o volume de lquido destas tambm pequeno, menor ser quantidade de acar necessria para o glac atingir o ponto ideal.

Modo de preparo: 1. Monte a raquete na batedeira e, em seguida, coloque as claras e um pouco do acar impalpvel. Deve-se utilizar uma raquete na batedeira, porque a massa bem pesada e no pode incorporar muito ar. 2. Feito isso, ligue o equipamento regulado para funcionar na rotao intermediria. Enquanto a batedeira vai funcionando, v colocando mais acar impalpvel, com uma colher. 3. Fique bem atento ao aspecto da mistura e, quando a mistura apresentar uma colorao muito parecida com a de creme de leite, desligue a batedeira e adicione o cido ctrico. 4. Feito isso, ligue novamente a batedeira em rotao mdia e continue adicionando o acar impalpvel. Quando a massa comear a ficar mais pesada, aumente a rotao da batedeira e continue adicionando acar impalpvel. Faa isso at a massa ficar firme e sem brilho. Se a massa ficar brilhante, o glac vai demorar mais tempo para secar, quando for utilizado nas decoraes. 5. Quando isso acontecer, cubra o recipiente com um tecido levemente umedecido para evitar que o glac resseque. Nessas condies, reserve o glac at o momento de utiliz-lo. Quando acondicionado em potes hermticos, o glac real dura at trs dias na temperatura ambiente.

* Para o Glac Real (P de Merengue) Preparo do Glac Real: Na batedeira, por o p de merengue e gua aos poucos sempre mexendo com o po duro, at atingir o ponto de mingau duro. Use a batedeira na velocidade de media para baixa com o batedor Raquete por cerca de + ou 10 minutos at atingir o ponto firme. Caso seja necessrio, acrescente + 03 colheres (sopa) de p de merengue. *Depois de pronto o glac real dever ser cobertos com filme plstico para que no resseque ou mele. * Para colorir o glac use corante em gel sempre em pequenas quantidades somente a quantidade que for usar, lembrando sempre de espatular (mexer) o glac para que mantenha o ponto. *Mantenha um pano mido e uma esponja para limpar os bicos de confeitar.

GLACES PARA DECORAO. Para flores com ptalas em p. 1 colher(ch) de aroma de baunilha. 5 colheres(sopa) de leite ou gua. 2 xcaras(cha) de gordura hidrogenada. 1 colher(sopa) de p para merengue. 450g. de acar de confeiteiro. 1 pitada de sal. Peneire junto o p para merengue e o acar, reserve. Bata a gordura hidrogenada, o aroma, o leite (gua),at obter um creme.Gradativamente,junte os ingredientes secos e misture em velocidade mdia,at que todos ingredientes estejam bem incorporados.Bata por mais um minuto at que fique cremoso. Utilize para treinar os pontos com esse glac. Se necessrio, acrescente gua.

BICOS DE CONFEITAR.

Os Bicos de Confeitar, que so pequenos cones de metal (inox) ou plstico, com diferentes acabamentos nas pontas.

Utilizados por confeiteiros desde os tempos antigos, hoje se encontra no mercado mais de 300 modelos de bicos. Alguns deles se tornam indispensveis para a confeitagem de bolos.

Os bicos podem ser reconhecidos pela numerao ou pelo nome da classe qual pertence. Os nomes das classes relacionam o bico com seu acabamento ou com a funo que cumprem.

So eles:

Perl Tem acabamento redondo liso. So indispensveis para fazer trabalhos no sistema de presso.

Pitanga Tem acabamento em forma de estrela. Permite a decorao de um bolo inteirinho, fazendo uma estrela ao lado de outra.

Ptala So usados para fazer as ptalas da maior parte das flores em glac real.

Babado-So bicos especiais para fazer babados. Dentre eles h duas famlias: uns so lisos e outros serrilhados.

Serra - Dentro da classe dos bicos serra vo encaixar os retos e os perls riscados.

Folha Apesar de serem apropriados para fazer folhas, estes bicos podem ser utilizados com movimento de concha e zigue-zague.

Flores De diferentes modelos, so reconhecidos por terem um prego no meio. Formam flores simples, mas rpidas e fceis de fazer.

Chuveirinho Parecem com um dedal e so apresentados em dois tamanhos. Servem para imitar grama, plos de animais ou cabelos de palhao.

Curvos So utilizados tanto para a realizao de bolos como para acabamentos em geral.

Dois fios: Ornamentao de superfcie lisa d um aspecto bonito com paralelismo ou entrecrusamento dos fios, imitao de ripas, vitrais e papel pautado.

Telhado: Castelo, quiosque, casinha.

Cordo Rei: Arremates das bordas dos bolos, bandejas e tabuleiros.

PONTOS.
Ponto Concha.

Com o saco de confeitar, o glac real tingido de rosa e o bico serra diagonal n723, decore a parte inferior do bolo de baixo, fazendo movimentos para cima com pontos conchas. Para fazer cada concha, pressione o saco de confeitar, puxando um pouco para cima, at conseguir uma concha, pare de apertar e puxe. Repita esses movimentos em sequncia at completar toda a volta do bolo.

Em seguida, utilize o bico pitanga n41 com o glac tingido de rosa mais escuro para decorar o centro de cada concha. Pressione e puxe delicadamente de modo a fazer pequenas pitangas.

Ponto Cordo.

Faa os cordes com o bico perl n30. Os movimentos so arqueados para baixo e o bico s encosta no bolo no incio e no final do cordo. Note que a simetria fundamental.

Trabalhe o detalhe entre os cordes com o bico serra diagonal n723. Faa um ponto concha na vertical com movimentos de cima para baixo entre os cordes. Aperte o saco de confeitar, obtenha uma concha, pare de apertar e puxe.

Utilize o bico perl n30 para compr os detalhes sob o ponto concha. Note que so gotas sucessivas, e necessrio apertar e puxar o saco de confeitar, parar de pressionar e puxar para definir o formato.

Ponto Concha Inversa.

Trabalhe o ltimo andar do bolo com o bico flor especial n921. Faa uma concha para cima e outra para baixo, com movimentos alternados (um voltado para cima e o outro para baixo). Lembre-se de apertar o saco de confeitar at conseguir a concha, parar de apertar e puxar.

Ponto Concha 2.

Decore a base entre os dois bolos com o bico pitanga n22. Pressione e puxe de maneira a compr uma sequncia de conchas. Para isso, aperte o saco de confeitar at conseguir uma concha, pare de apertar e puxe. Repita essa sequncia de movimentos at completar toda a base. Em seguida, utilize o bico folha n056 com o glac rosa escuro. Trabalhe a frente do ponto concha definindo pequenas folhas horizontais. Para isso, pressione o saco de confeitar at compr uma folhinha, pare de apertar e puxe.

Dicas:

1. Ao fazer os pontos com os bicos de confeitar, muito importante parar de apertar o saco primeiro para depois puxa-lo. Caso contrrio, o glac continuar saindo pelo bico enquanto voc puxa o saco de confeitar, e ento, o trabalho ficar deformado. 2. Para que os pontos fiquem uniformes e sigam a linha desejada, muito importante segurar o saco de confeitar com as duas mos: uma prxima ao bico e a outra mais em cima. Assim, voc consegue mais firmeza e preciso nos movimentos.

Ponto Plissado. Para fazer o efeito plissado, aperte o saco de confeitar, fazendo movimentos curtos de vaivm e sobrepondo os pontos. Faa movimentos sucessivos para compor todo o acabamento. Utilize o bico ptala n401 no saco de confeitar.

Ponto Babado. Com o bico ptala n401, aperte o saco de confeitar e deslize-o no bolo em formato de meia lua. Quando chegar no fim pare de apertar, e puxe.

Ponto "E". Utilize o bico ptala n21E, e trabalhe fazendo movimentos de apertar, girar, parar de apertar e puxar. Note que o resultado a letra "e" minuscula.

Ponto Prola. Utilize o bico perl n21E. Posicione o saco de confeitar na vertical e aperte-o at formar uma bolinha. Pare de apertar, puxe, e inicie uma nova bolinha ao lado.

Ponto Gota. Com o bico perl n 21E, aperte o saco de confeitar at obter uma bolinha e, ainda apertando levemente, puxe-o um pouco para o lado formando a gota. Pare de apertar e puxe, reiniciando a prxima gota ao lado.

Ponto Vrgula Invertida. Utilize o bico pitanga n 22, aperte o saco de confeitar e componha as vrgulas alternadas. Ao final de cada vrgula, pare de apertar e puxe, reiniciando a prxima vrgula a partir da base da anterior.

Ponto Arabesco Utilize o bico perl n21E. Aperte, movimente o bico como se fosse formar a letra "s", pare de apertar e puxe. Faa um arabesco ao lado do outro. Tome cuidado para manter presso constante. Assim, os trabalhos sairo do mesmo tamanho.

Ponto "U" Com o bico ptala n401, faa os seguintes movimentos: aperte o saco de confeitar, puxe-o para baixo e volte-o para cima, formando a letra "U". Ao final de cada letra, pare de apertar e puxe, iniciando novo ponto em baixo.

Ponto Espiral Com o bico pitanga n22, faa movimentos circulares em forma de espiral. Para isso, pressione o saco de confeitar e componha um ponto de interrogao. Pare de apertar e puxe, reiniciando um novo ponto na base do anterior.

Ponto Pitanga Utilize o bico pitanga n22, e componha as pitangas. Para isso, aperte o saco de confeitar at forma uma pitanga, pare de pressionar e puxe. Faa pitangas uma ao lado da outra.

Ponto Flor de Ervilha. Utilize o bico ptala n401, aperte o saco de confeitar e faa movimentos em ondas: uma no meio, uma a esquerda e a outra a direita. Ao final de cada onda, pare de apertar e puxe.

Ponto Onda com Folha. Utilize o bico folha n007, pressionando o saco de confeitar faa movimentos vaivm, pare de apertar e puxe. Reinicie os mesmos movimentos em seguida, at completar o acabamento.

Ponto Zigue-zague com Folha. Use o bico folha n007 em movimentos ondulados. Para isso, aperte o saco de confeitar continuamente e de forma uniforme, puxando-o para cima e para baixo, para obter babados idnticos.

Ponto Babado com Folha. Com o bico folha n007, faa movimentos em zigue-zague, apertando o saco de confeitar de forma contnua e uniforme.

Ponto Folha Contnuo. Use o bico folha n007, e aperte at consegui uma folha, pare de apertar e puxe. A prxima folha deve comeas na base da anterior. Tome cuidado para fazer sempre movimentos retilneos.

Bicos para Flores Instantneas.


Estas so as flores mais fceis para serem feitas por decoradores iniciantes. O nmero das aberturas na extremidade do bico determina o nmero de ptalas que a flor ter. Cada bico de flor pode produzir dois tipos diferentes de flores: simples ou torcidas. As flores miostis no devem ser feitas diretamente sobre o bolo. Algumas delas formam um buraquinho no miolo. Os bicos pequenos so os nmeros 107,108,129, 224, 225, os mdios os 109, 131, 140, 190, 191, 194, 195 e os para flores grandes 1B,1C,1E,1G, 2D, 2E e 2F (pg. 88).

SACOS DE CONFEITAR. Existem 3 tipos de sacos(manga) de confeita: Leves: Resistentes, feito de polister. Possui revestimento especial, evitando que o glac vaze. o indicado para iniciantes. Descartvel: Feito de plstico. Muito til para decorao. Impermevel: Feitos de papel impermevel. Usados para pequenas decoraes.

COMO FAZER UM SACO DE CONFEITAR COM PAPEL MANTEIGA.

Estes cones so teis para utilizar com chocolate ou glac real. So fcil de fazer e econmico. Depois de usar s jogar fora. E d at para colocar o bico dentro.

Com um rolo de papel manteiga dobre as pontas para formar um triangulo. J vai dar para 2 cones.

Corte a parte reta.

Com uma faca divida os 2 tringulos.

Deixe a parte maior do tringulo virada para voc.

Pegue a ponta do lado direito embaixo e junte com a ponta de cima, passando por traz.

Faa o mesmo com a ponta esquerda, segurando a parte da frente com os dedos indicador e polegar. Veja a ponta se formando embaixo.

Agora vai escorregando as pontas em cima para formar um W, e isto far com que o bico fique bem fechado embaixo.

Quando estiver na posio correta (o bico embaixo fechado) dobre as pontas para dentro para segurar o formato.

Coloque o glac ou chocolate derretido dentro e feche, dobrando em cima. No coloque muito, no mximo at a metade.

Corte o bico do tamanho desejado e utilize.

MATRIZ. Permite trocar os bicos, sem ter que trocar o saco de confeitar.

COLOCANDO BICOS E MATRIZ. Voc pode inserir somente o bico cortando a ponta do saco para que ele saia, mas ainda segure l dentro ou usar o acoplador de bicos. Se o tiver, voc o coloca primeiro dentro do saco e o bico vai por fora. Por fim, voc fecha com a segunda parte do acoplador, para segurar o bico no lugar.

O acoplador timo se voc vai usar bicos diferentes com a mesma cobertura, j que s desatarraxar e colocar outro no lugar. Porm, se estiver usando um bico s, pode colocar ele l sem acoplador que d certo do mesmo jeito.

Enchendo com a cobertura. Tentei de vrias formas, mas o mais fcil para colocar a cobertura dentro do saco dobr-lo para fora. Se precisar, coloque a ponta dele em um copo alto e puxe as laterais para baixo. Eu fao isso usando minha mo em forma de copo

mesmo, acho mais fcil. Nunca encha mais do que 3/4 do saco, especialmente se ele for bem grande. Voc no vai conseguir manej-lo facilmente, corre o risco de a cobertura escapar por cima e sua mo vai doer por causa da presso que voc precisar colocar para a cobertura sair. Quando terminar de encher empurre a cobertura para baixo totalmente, feche o saco e tora em um rabinho o que sobrar em cima. Se quiser, use uma liga de borracha para segurar bem.

Como segurar Para destros, sua mo direita exerce a presso para expelir a cobertura e tambm move o saco enquanto a sua esquerda serve de guia e estabilizador. O contrrio para canhotos. Isso, claro, pode ser diferente para voc. Experimente. Se achar que se sente mais seguro com o inverso, s trocar. Como limpar Se estiver sujo de buttercream, esquente um pouco de gua e derrame nas paredes do saco, depois lave com detergente sem perfume. Se estiver sujo de alguma cobertura com chocolate, no deixe de molho na gua. Chocolate em contato com gua endurece e fica ainda mais difcil de tirar!

COMO SEGURAR O SACO DE CONFEITEIRO. Com o saco de confeiteiro cheio, segure a parte de trs com uma mo, fechando o saco, e com a outra aperte o contedo para baixo, levando para ponta. Agora, tora a parte de trs do saco bem apertado junto ao contedo e pressione na tigela ou em um pratinho para tirar o ar, com isso sair um pouco do contedo.

BICOS.
Todos esses bicos so da Wilton e a numerao que eles criaram os dividem por formas que podem dar ao doce. So aproximadamente oito tipos: Perl, Pitanga Aberta, Pitanga Fechada, Serra, Ptalas, Folhas, Mltiplo e chuveiro, Babados e Diversos. *Baseado no site Barra Doce Perl: Os mais comuns para fazer contornos, rendas e letras. O bico 230 ideal para rechear bombas e cupcakes, pois maior e pontiagudo. Alugns modelos devem ser usados com adaptadores maiores

Pitanga aberta: So timos para desenhar estrelas e flores, ou mesmo formatos de concha. Alm disso, podem servir para dar acabamentos.

Pitanga fechada: Como o prprio nome j diz, este bico mais fechado cria ranhuras mais fundas. bom para fazer conchas, estrelas e flor-de-lis.

Serra: O bico serra tem dois lados, um liso e outro serrilhado. Dois, entretanto, so lisos os bicos 44 e 45. Podem criar efeito de fitas e ondulados.

Ptalas: Ptalas de flores, plissados, drapeados, e arcos. Com esses bicos, a decorao do bolo ganha um ar clssico e elegante. Com o n 126 da Wilton, por exemplo, voc pode fazer rosas grandes. Fica lindo!

Folhas: Para criar o efeito, preciso controlar bem a presso feita no saco, aumentando gradualmente, alm de fazer o movimento para frente e para trs para fazer as ranhuras.

Mltiplo e chuveiro: Como diz o nome, com esse tipo de bico possvel fazer linhas, cordas, cabelos e estrelas. Para dar o efeito de grama, normalmente usado o bico 233; o bico Triple Star perfeito para preenchimento mais rpido de reas grandes.

Babados: So ideais para acabamentos, e produzem efeito de conchinhas alm dos babados tradicionais.

Diversos: Com esses bicos, d para fazer rvores de natal, coraes, conchas, cordes e babados.

Flores diversas: Geralmente, so divididos em trs categorias: pequeno (106225), mdio (131-194) e grande (195, 2C a 1G). Eles possuem um pequeno pino preso internamente no centro, que garante o formato da flor. Os bicos grandes podem ser usados para aplicar massa de biscoito.

O kit Master Tip Set tem 52 bicos, com todas as categorias de bicos acima, com exceo dos bicos para babados.

MAIS BICOS.
Bicos de Folhas:

Bicos de Flor:

Bico Perle:

Bico Pitanga:

Bico Serra:

FLORES DE GLACE

ROSAS.

Para criar esta linda Rosa voc precisar de: Base para flores (82-5907) Bico N 124 (0402-0124) Manga 35,5cm (82-2014) Matriz pequena (95-2301) Papel para Flores (0414-0920) Tesoura para Rosas ( 0417-1199) Use pinos pequenos, mdios e grandes para criar flores de tamanhos variados. A chave para fazer qualquer flor coordenar o movimento de girar o pino com a presso do glac para a formao da ptala. A haste do pino deve ser segurada entre o seu polegar esquerdo e o indicador, para que voc possa girar a superfcie chata da cabea do pino ao mesmo tempo em que vai formando a flor com a sua mo direita. Faa rosas no pino com o glac real ou com o glac de gordura hidrogenada firme, e com os bicos especificados para cada flor. Prenda um quadradinho de papel manteiga de 5 cm base do pino com um pontinho de glac. Faa a flor e retire o papel manteiga junto com a flor. Faa a base da Rosa Use o bico 10 ou 12. Segure a manga de confeitar perpendicularmente a um ngulo de 90 em relao a base com o bico ligeiramente acima do meio da base do pino. Aperte-a com

bastante presso, mantendo a ponta do bico no glac at voc ter feito uma base redonda cheia. Diminua a presso ao mesmo tempo em que voc levanta e retira o bico da base do pino, estreitando a base para uma forma de cpula. A base muito importante para um bom resultado ao fazer rosas. Verifique que ela esteja bem presa no pino e que possa suportar todas as ptalas. O Boto Central Use o bico 104. Segure a manga a um ngulo de 45 em relao ao pino com a extremidade larga do bico exatamente abaixo do topo da cpula e a extremidade estreita apontando levemente para dentro. A parte de trs da manga dever estar apontando na direo do seu ombro. Agora voc tem que fazer 3 coisas ao mesmo tempo: apertar, levantar o bico para fora do topo da cpula, estirando o glac em uma faixa de fita, e girar o pino no sentido contrrio dos ponteiros do relgio. Afrouxe a presso medida em que voc dirige a faixa de glac para baixo em volta da cpula, sobrepondo o ponto onde voc comeou. Primeira Carreira de trs Ptalas Segure a manga a um ngulo de 45 com a extremidade da manga apontando na direo do seu ombro. Apoie a parte larga do bico 104 no ponto central da base do

boto. Gire o pino no sentido contrrio dos ponteiros do relgio e mexa o bico para cima e para baixo no ponto central da base da flor formando a primeira ptala da rosa. Recomece um pouco para trs do fim da primeira ptala e faa a segunda ptala do mesmo modo como a primeira. Recomece um pouco para trs do fim da segunda ptala e adicione uma terceira ptala, terminando esta ptala sobrepondo o comeo da primeira ptala. Agora voc tem um boto de rosa feito em um pino para usar do mesmo modo como um boto de rosa feito em uma superfcie plana. Segunda Carreira de cinco Ptalas Apoie a parte larga do bico 104 ligeiramente abaixo do centro de uma ptala da primeira carreira e dirija para fora a ponta estreita do bico apenas um pouco a mais do que fez na primeira carreira de ptalas. Aperte e gire o pino no sentido contrrio dos ponteiros do relgio, movimentando o bico para cima e para baixo para formar a primeira ptala da segunda carreira. Recomece ligeiramente para trs desta ltima ptala e faa a segunda ptala. Repita este processo para um total de 5 ptalas, terminando com a ltima ptala sobrepondo o ponto inicial da primeira ptala. Terceira Carreira de sete Ptalas

Apoie a parte larga do bico 104 abaixo do centro de uma ptala da segunda carreira, e outra vez dirija para fora a ponta estreita do bico um pouco mais. Aperte e gire o pino no sentido contrrio dos ponteiros do relgio e movimente o bico para cima e para baixo para formar a primeira ptala. Repita at completar 7 ptalas. Retire do pino o papel manteiga e a rosa terminada. Prenda um outro quadrado de papel manteiga e recomece o processo.

OUTRAS FLORES.
Antes de tudo, vamos a receita do Glac Real, que a matria prima utilizada para confeco dessas flores. Ingredientes: 1Kg de glaucar; 4 colheres (sopa) de merengue powder; 1 colher (sopa) cheia de cremor ttaro; Aproximadamente 10 colheres (sopa) de gua gelada.

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes na batedeira. Bata em velocidade baixa. Misture bem e, em seguida v aumentando a velocidade da batedeira. Bata de 5 a 10min, at chegar ao ponto de suspiro firme. Material utilizado para as flores:

Bicos: Ptala n 401 e 60, Perl n 21E e 80, Folha n 007, 086 e 56, Ptala Curva n18 , Pitanga n 51, Chuveirinho n233; Armador de Flores;

Armador de Lrios; Arame Encapado; Pistilo Artificial; Pincel n 0; Fio de Nailon (para compor pistilos menores); Cartucho de papel; Glac Real; Corante alimentcio nas cores: salmo, verde, lils, amarelo gema, violeta e laranja; Corante alimentcio em p na cor amarelo; Papel alumnio; Saco de confeitar; Aucar impalpvel; Corante alimentcio em pasta gel na cor violeta; Fita floral verde.

ROSAS

Tinja o glac real com o corante salmo e coloque-o no saco de confeitar com bico ptala n 401. Inicie a rosa compondo o boto. Para isso, aperte o saco de confeitar at formar um "montinho" com a ponta cortada, pare de apertar e puxe. Faa esse trabalho sobre o armador de flor encapado com papel alumnio, atentando para que o saco de confeitar esteja na vertical.

Em seguida, finalize o boto. Para isso, v apertando o saco de confeitar e girando o armador, at completar toda a volta. Pare de apertar e puxe.

Agora, componha trs ptalas ao redor do boto, apertando o saco de confeitar e fazendo movimentos em arcos. No se esquea de girar o armador e de parar de apertar o saco de confeitar antes de pux-lo, ao final de cada ptala.

Continue a compor mais cinco ptalas, intercalando-as com as anteriores.

Para finalizar, modele mais duas ptalas. Retire o papel alumnio do armador e deixe secar por 24 horas.

Em outro armador de flor encapado com papel alumnio, componha a corola da rosa. Para isso, trabalhe com glac real tingido com corante verde e o bico perl 21E. Aperte o bico de confeitar at formar uma bolinha, pare de apertar e puxe.

Espete o arame encapado na corola da flor e deixe-a secar por 24 horas.

Passado esse tempo, cole a corola na base inferior da flor. Para isso, aplique um pouco do glac na base da rosa e pressione a corola sobre o glac. Vire a rosa para baixo e modele as spalas com o bico folha n007. Para isso, aperte o saco de confeitar at compor a base da spala, continue apertando levemente e desa at a ptala da rosa. Pare de apertar e puxe.

LRIOS

Inicie a composio do lrio, empregando o glac real branco no saco de confeitar com o bico folha n086 e um armador prprio para lrios encapado com papel alumnio. Para compr cada ptala, aperte o saco de confeitar, v puxando-o at a borda do armador, pare de apertar e puxe. Faa cinco ptalas, uma ao lado das outras.

Aperte o saco de confeitar no centro das ptalas para compor o miolo da flor.

Espete o pistilo dobrado ao meio no miolo do lrio. Aguarde secagem por 8 horas. Com o pincel n0 e corante alimentcio em p na cor amarelo, pinte o miolo da flor.

Enquanto aguarda a secagem da flor, faa as corolas com o glac real tingido na cor verde, bico perl n21E e armador de flor encapado com papel alumnio.

Espete o arame encapado na base da flor e espere secagem em 24 horas.

Quando estiver seca, cole a corola na base inferior da flor com um pouco de glac real. Vire o lrio para baixo e inicie as spalas, usando o bico folha n007 e o glac real verde. Para isso, aperte o saco de confeitar at formar a base da spala e continue pressionando levemente, descendo at as ptalas do lrio. Pare de apertar e puxe.

MARGARIDA

Utilize o bico ptala n401, glac real branco e armador de flor encapado com papel alumnio. Para fazer cada ptala da margarida, aperte o saco de confeitar no centro, puxe-o para ponta e volte-o para o centro, compondo duas linhas bem prximas. No final de cada ptala, inicie a prxima at compor 12 ptalas. Com o bico chuveirinho n 233 e o glac real amarelo gema, aperte o saco de confeitar at compor o miolo da flor, pare de apertar e puxe. Retire a flor do armador juntamente com o papel alumnio e deixe-a secar por 24 horas.

AMOR-PERFEITO

Utilize o bico ptala curva n 60 e glac real lils sobre o armador encapado com papel alumnio. Inicie, apertando o saco de confeitar e fazendo movimentos em arco para cada ptala. Ao final do movimento pare de apertar e puxe, iniciando a prxima ptala ao lado. Em seguida, faa mais duas ptalas menores, seguindo o mesmo procedimento do passo anterior e deixando-as sobrepostas s anteriores.

Com o mesmo bico e o glac real amarelo gema, faa a ptala maior. Para isso, pressione o saco de confeitar e v abaixando e levantando o bico at completar toda a ptala. Quando terminar pare de apertar e puxe. Com o pincel n0 e o corante alimentcio em pasta gel na cor violeta, faa riscos aleatrios sobre a ptala amarela. Parta sempre do centro para as extremidades. Trabalhe com o cartucho de papel e o glac real verde para determinar o miolo. Para isso, aperte at forma uma bolinha, retire-a do armador e deixe-a secar por 24 horas.

Enquanto aguarda a secagem da flor, faa as corolas com o glac real tingido na cor verde, bico perl n21E e armador de flor encapado com papel alumnio.

Espete o arame encapado na base da flor e espere secagem em 24 horas.

Quando estiver seca, cole a corola na base inferior da flor com um pouco de glac real verde.

Vire o amor-perfeito para baixo e inicie as spalas, usando o bico folha n56 e o glac real verde. Para isso, aperte o saco de confeitar at formar a base da spala e continue pressionando levemente, descendo at as ptalas do amorperfeito. Pare de apertar e puxe, aguarde secagem por 24 horas.

PRMULA

Utilize o armador de flor, bico pitanga n51 e glac real violeta. Aperte e movimente do centro, para cima e de volta para o centro, como um corao. Ao final de cada ptala, pare de apertar e puxe. Componha quatro ptalas. Com o bico pitanga n51 e o glac real amarelo gema, faa uma pitanga para compor o miolo.

Com o cartucho de papel e o glac real verde, faa trs pontinhos para decorar o miolo. Retire do armador e deixe secar, por 24 horas.

NARCISO.

Com o bico ptala n401 e o glac real branco, faa as ptalas do narciso sobre o armador encapado com papel alumnio. Para isso aperte o saco de confeitar em movimento para cima e volte para baixo. Faa 6 ptalas.

Em seguida, suje as pontas dos dedos com acar impalpvel e aperte as extremidades de cada ptala, deixando-as com uma pequena ponta.

Com o cartucho de papel e o glac real laranja, componha o miolo, apertando o saco de confeitar em movimentos circulares, formando um pequeno cone. Ao final do cone, pare de apertar e puxe. Retire a flor do armador juntamente com o papel e deixe-a secar por 24 horas.

CRISNTEMO.

Para iniciar faa uma gota no centro do armador encapado com papel alumnio, com o bico perl n 80 e o glac real amarelo gema. Para isso, aperte o saco de confeitar at consegui o formato, pare de pressionar e puxe. Com o bico ptala curvo n18, faa as ptalas da seguinte maneira: aperte o saco de confeitar prximo a gota, puxe-o at a borda interna do armador, para de apertar e puxe. Repita o mesmo procedimento em toda a borda da gota, para compor a primeira camada de ptalas. Para fazer segunda, utilize os mesmos movimentos, s que inserindo as ptalas alternadamente. Repita o procedimento do passo anterior at obter todas as camadas de ptalas. Note que, ao finalizar o centro da flor, o bico estar totalmente na vertical. Retire e deixe secar por 24 horas.

MONTAGEM DO ARRANJO.

Para montar o arranjo, pegue a rosa e fixe o arame encapado na base. Depois, envolva-o com a fita floral. Insira as outras flores e v envolvendo os arames com a fita floral. Agregue-as de maneira a compor um arranjo harmnico, partindo de pequenos buqus. Depois de pronto posicione o arranjo sobre o bolo de sua preferncia.

DICAS.

Polvilhe p perolado nas flores para realar o arranjo.

As flores podem ser conservadas por at 3 meses em vidros esterilizados. Para fazer as mesmas flores, s que em chantily, faa do mesmo modo, mas leve ao freezer para congelar. Depois aplicar nos locais desejados.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/405932616208596/

Potrebbero piacerti anche