Sei sulla pagina 1di 23

Eltrica predial

Este um curso prtico e bsico de instalao eltrica. Por ele, voc poder aprender como se faz uma instalao eltrica do comeo ao fim. Passo por passo. Da escolha do materiais a ligao final. inda poder aprender como fazer consertos. Procure ler tudo e compreender.

instalao eltrica uma das etapas mais importantes da construo de sua casa. !ma instalao eltrica malfeita pode acabar gerando despesas futuras para voc e at acidentes. Portanto, toda vez "ue voc for trabalhar com energia eltrica, faa#o com calma, com m$imo de cuidado. %nstale a cai$a de lua em lugar de fcil acesso tanto para voc, "uanto para o leiturista. %sso vai facilitar a sua vida como a do leiturista. &utro aspecto importante a "uesto da escolha do material. Procure materiais de boa "ualidade, evitando reaproveitamento ou compras em ferro#velho. 'embre#se nesses casos. & barato acaba saindo mais caro. & importante "ue voc faa uma instalao segura e duradoura.

Procure uma cor especial ( azul#claro, po e$emplo) para identificar o *eutro, diferenciando#o do fio +ase

( vermelho, por e$emplo). %sso significa muito a e$ecuo da instalao, desobrigando#o de fazer toda vez "ue encontrar uma e$tremidade de fio.

Rede monofsica e bifsica.

eletricidade "ue chega a sua casa pode ser, conforme a figura abai$o, &s fios "ue entram normalmente em sua casa so chamados de +ase e *eutro e tm as seguintes voltagens entre si, conforme mostra figura abai$o,

ntes de tocar em "ual"uer fio certifi"ue#se de "ue ele no est energizado (use para isso uma l-mpada de ../0). & fio *eutro normalmente no tem voltagem, ou se1a no d cho"ue "uando tocamos nele. & fio +ase, ao contrrio, um fio energizado, e portanto, d cho"ue.

2om a l-mpada voc poder verificar os fios em todos os pontos da instalao, sem correr o risco de levar cho"ue 0oc ver, mais adiante a import-ncia de identificar o fio *eutro, para fazer uma instalao correta.

Para identificar o fio *eutro, utilize o fio 3E44 , "ue voc consegue ligando um fio a uma barra metlica, fincada no solo. Depois, com a l-mpada#teste, faa o contato com o fio 3E44 e um dos fios. 5e a l-mpada acender, significa "ue voc est utilizando o fio +ase e, se no, o fio *eutro. 6ais a frente voc ver "ue este processo de fincar a barra metlica no solo se chama aterramento e tambm a necessidade de sua utilizao

Para voc saber a voltagem da rede bifsica, use novamente a l-mpada#teste, faa o contato com dois fios. 5e a l-mpada acender totalmente, a voltagem ser de .7/ ou ../v e se a l-mpada s8 ficar meio acessa, a voltagem ser de 99: ou 9.; v.

A instalao das caixas de luz e de distribuio


ntes de fazer a ligao na rede p<blica, necessrio "ue voc tome algumas providncias cai$a de luz e a cai$a de distribuio devero ser instaladas por voc. *o caso da cai$a de luz, a instalao dever seguir as normas da concessionria.

*a cai$a de luz, "ue dever estar em local de fcil acesso para facilitar a leitura, dever ser instalado o rel8gio de luz, pela empresa responsvel. *a cai$a de distribuio, encontram#se as chaves com os fus=veis, onde sair a instalao eltrica de sua casa. 2omo mostra a figura abai$o

&s pontos de uso so os locais onde sero instaladas as l-mpadas e as tomadas bai$o est um e$emplo de uma planta eltrica de uma casa.

Como deve ser instalados os aparelhos?

potncia ou >attagem o calor "ue indica a capacidade de consumo de energia de cada aparelho eltrico. ?eralmente, todo aparelho traz este valor impresso em > (@att)

Existem tr s clculos de pot ncia !ue deve ser feitos"

A pot ncia total instalada.


Potncia total a soma de todas as potncias indicadas nas l-mpadas e em cada aparelho eltrico de sua casa.

A pot ncia por circuito


instalao eltrica dividida em circuitos para "ue no ha1a sobrecarga na rede interna. potncia em cada circuito a soma das potncias indicadas nas l-mpadas e nos aparelhos eltricos ligados a esse circuito.

A pot ncia por fase.

*as instalaAes, voc dever e"uilibrar a soma das potncias dos aparelhos eltricos ao fio +ase 9, com os aparelhos eltricos ligados ao fio +ase . conforme desenho abai$o.

Estes clculos a#udaro voc a"

9 B Escolher corretamente a seco (bitola) dos fios. ( a escolha dos fios corretamente evita acidentes no futuro). . B Determinar a amperagem dos fus=veis. ( ampre ( ) unidade de medida da corrente eltrica. Por isso, em cada fus=vel, vem marcado o valor de sua amperagem 7 # 6anter o e"uil=brio das fases. ( isso necessrio para "ue umas das fases no fi"ue mas sobrecarregada do "ue a outra). C # Dimensionar corretamente a cai$a de distribuio. ( *a cai$a de distribuio, a rede eltrica ser distribu=da corretamente em vrios circuitos, como voc ver depois.).

$erificando o e!uil%brio em instala&es # executadas"

Como escolher a pot ncia correta das l'mpadas

Para voc obter uma boa iluminao, precisa escolher uma l-mpada ade"uada. pre1udicial a sua viso e tambm o e$cesso causar desperd=cio de energia.

falta de iluminao

potncia da l-mpada dever ser de acordo com o tamanho do cDmodo onde ser instalada. Euanto maior ele for, maior dever ser a potncia, "ue varia conforme a tabela abai$o. ntes porm, calcule a rea do cDmodo e d8 depois utilize a tabela.

(uando a instalao no for bem feita corretamente) podem sur*ir defeitos como"

instalao normal de uma casa pode ser dividida em trs trechos, cada um com uma seo (bitola) de fio.

9 B 4amal de entrada

. B 4amal de distribuio

7 B 2ircuito do aparelho

Em instalaAes 1 realizadas, a seo inade"uada dos fios pode provocar os seguintes defeitos,

&s motivos destes defeitos podem ser,

Como reparar os defeitos em instala&es executadas?

9 # 3rocar os fios por mais grossos, os fios "ue esto se a"uecendo . B 5eparar os circuitos. 2omo fazer as emendas e o isolamentoF

s emendas de fios devem ser feitas para evitar "ue eles se a"ueam ou se soltem, provocando acidentes. p8s fazer as emendas, isole#as com fita isolante, pr8pria para fios. *o use fitas dure$, esparadrapos ou outros.

G diversos tipos de emendas "ue so empregadas de acordo com o local onde elas sero realizadas.

+s fus%veis.

0oc deve 3er observado "ue todas as instalaAes tem uma ou vrias chaves com fusiveis gora voc vai saber alguma coisa sobre eles. &s fusiveis servem para proteger a instalao em casos de curto#circuito, ou "uando h um e$cesso de corrente. *estes casos, os fusiveis se rompem e os dis1untores se desarmam, evitando danos. 0e1amos como funciona

3odo fus=vel possui um filamento "ue "uando a"uecido se rompe, os dis1untores possui duas laminas de metal "ue se dilatam "uando a"uecida pelo e$cesso de corrente fazendo com o mecanismo interno dele se desarme.

& n<mero de chaves de distribuio depende do n.H de circuitos

&bs., *I& 2&'&2 4 +!5J0E' *& *E!34&

Este fio ser utilizado para proteo contra cho"ues , portanto no deve ser interrompido pela "ueima do fus=vel

corrente eltrica "ue passa atravs dos fios medida em ampres ou K K. "uantidade de corrente "ue pode passar por um fio, depende da sua seo, como se fosse uma cano de gua. & valos do fus=vel deve ser igual ao valor da corrente "ue o fio suporta.

0oc 1 aprendeu a calcular a seo dos fios. goira s8 escolher o valor do fus=vel correspondente ao n.H do fio utilizado 0alores acima do indicado vo a"uecer o fio podendo danificar toda a instalao

Aterramento"

& aterramento de chuveiros e torneiras eltricas muito importante para evitar cho"ues, em caso de defeito "uando a +ase toca acidentalmente neles.

&s chuveiros e torneira eltricas sempre possuem um fio 3erra "ue deve ser ligado a haste de terra. 2aso esta ligao no se1a a descarga poder ocorrer pelo cano ou pela gua, provocando cho"ues nas pessoas "ue os esto utilizando.

Como medir o consumo de ener*ia

Para acompanhar e controlar o consumo mensal de energia eltrica do seu im8vel, necessrio fazer a leitura do medidor de energia eltrica, tambm chamado Krel8gio de luzK. L preciso tambm "ue voc saiba o fator de multiplicao, "ue est especificado no item M da sua conta de energia eltrica. +aa corretamente a leitura do ms anterior e a leitura atual no seu medidor de energia eltrica.

5ubtraia a leitura do ms anterior da leitura do ms atual.

0erifi"ue na sua conta de energia eltrica o fator de multiplicao. 6ultipli"ue a diferena da leitura pelo fator de multiplicao. *este caso, C.N/: # C.:O/ P .9: Q>h 9/ $ .9: P ..9:/ Q>h &bs., fator de multiplicao igual E$istem medidores e"uipados com registradores digitais, sendo necessria apenas a anotao dos n<meros para se obter a leitura

& estudo terminar por a"ui. gora comea o trabalho, se voc no entendeu alguma coisa procure um amigo eletricista ou ate mesmo o escrit8rio da concessionria de energia eltrica da sua cidade, se voc seguir as instruAes deste curso, a instalao da sua casa vai funcionar bem, com segurana e economia, e vai dura muito mais. 2apriche na instalao "ue o resultado do trabalho depende muito disso.

Potrebbero piacerti anche