Sei sulla pagina 1di 4

Tire suas dvidas sobre gravidez gemelar Todos temos curiosidades em saber sobre as diferenas entre as gravidezes de gmeos,

trigmeos, quadrigmeos e por a vai... Afinal so muitas as dvidas. Abaixo deixo um artigo cientfico tirado da coleo Explorando o Ensino da Biologia, captulo 6. Logo aps esse artigo esclareo mais popularmente sobre a formao de gmeos. Por que o vulo se divide gerando gmeos univitelinos? O que provoca essa diviso e como ela ocorre? Na verdade, quem se divide o embrio, no o vulo. A formao de gmeos univitelinos ou idnticos ou monozigticos corresponde a um tero dos casos. Esse fenmeno acontece durante o desenvolvimento do embrio (multiplicao celular) quando, aps a fertilizao de um vulo por um espermatozide, o embrio divide-se dando origem a dois ou mais novos embries com idntico material gentico. Essa forma de gemelaridade pode ser encarada em algumas espcies como um caminho de adaptao para a sobrevivncia. Esse princpio parece no se aplicar ao ser humano, onde a ocorrncia de gmeos monozigticos aparentemente um fenmeno casual e fracamente hereditrio. Contudo, observa-se que um nmero um pouco maior de gmeos monozigticos tem nascido aps o uso de medicaes para induo da ovulao.

Existem vrias formas possveis de gmeos monozigticos. Quando o embrio se divide pouco tempo aps a fertilizao, os gmeos monozigticos sero diamniticodicorinico, ou seja, cada um tem seu prprio mnio (bolsa) e crion (placenta) o fenmeno ocorre em torno de 8% das gestaes gemelares. O tipo mais comum de gmeos monozigticos o diamnitico-monocorinico (cerca de 75% dos casos), em que a diviso embrionria ocorre entre o 4 e 8 dia aps a fertilizao. Nesse caso,os embries tm a sua prpria bolsa, mas dividem a mesma rea placentria. Se o embrio se divide aps o 8 dia de sua fertilizao, chamado de monocorinicomonoamnitico, isto , os gmeos tm a mesma bolsa e a mesma placenta. Esse tipo corresponde a menos de 1% dos casos e normalmente o que apresenta mais complicaes durante a gestao. Por fim, se a diviso embrionria ocorre aps o 12 dia, poder ser imperfeita, levando a malformaes estruturais (xifpagos).
Joo Batista Alcntara Oliveira (RIBEIRO PRETO/SP)

Complementando Existe dois tipos bsicos de gestao gemelar: A primeira e menos comum a gestao de gmeos indnticos ou tambm chamados univitelinos ou monozigticos. Nesta gestao aps o encontro do espermatozide com o vulo formando o embrio ocorre a
1

diviso deste embrio em partes sendo que se esse se dividir em duas, trs, quatro... cada parte dar origem a um novo indivduo, sendo respectivamente gmeos, trigmeos, quadrigmeos... por esta razo todos sero idnticos pois, todos so frutos do mesmo espermatozide e do mesmo vulo. Jamais tambm nascer um casal pois, como o espermatozide que define o sexo do beb e esse ao encontrar com o vulo j foi determinado se menino ou menina no ter como ocorrer uma diviso desses formando dois sexos diferentes. A segunda e mais comum a gestao de gmeos no-idnticos ou tambm denominados gmeos fraternos. Nessa gestao a mulher responsvel direta pela formao dos gmeos, pois ela que tem a caracterstica de estar ovulando nos dois ovrios ao mesmo tempo. Em geral as mulheres ovulam um ms em um ovrio e no outro ms no outro, porm algumas tm a capacidade de ovular no mesmo ms nos dois, sendo estas as mames de gmeos fraternos. Quando uma mulher est ovulando nos dois ovrios e tem relao sexual, dois espermatozide a fecundar (sendo um em cada vulo) e dar origem a dois bebs diferentes. Os bebs sero diferentes porque se originaram cada um de um vulo e de um espermatozide, possuindo portanto genticas diferentes (iguais em partes por serem irmos) por isso poder ocorrer de nascer tanto um casal ou dois do mesmo sexo, tudo vai depender de qual espermatozide que atingir o vulo seja l dois machos, duas fmeas ou um macho e euma fmea.

Curiosidades:
A nica caracterstica diferente entre gmeos univitelinos a impresso digital, isso porque a

impresso digital formada pelos movimentos do feto no lquido amnitico da placenta. Como cada um dos gmeos ter seu prprio movimento dentro da barriga da me ser formada tambm impresses digitais diferentes.
As caractersticas psicolgicas dos indviduos gmeos sero tambm diferentes. J aconteceu nascer gmeos fraternos de pais diferentes isso porque a mulher manteve

relao sexual com dois homens no seu dia frtil e cada um deles fecundou um dos vulos de seus ovrios frteis. Provavelmente esse fato ocorreu porque um dos vulos ficou pronto algum tempo depois do outro ( tempo suficiente para a troca de parceiro), uma vez que se os dois vulos estivessem prontos na primeira relao sexual os espermatozides do primeiro homem somente que fecundaria os dois vulos. Mas como os vulos dessa mulher tiveram esse pequeno intervalo de formao, a segunda relao no mesmo dia fecundou o vulo desenvolvido depois.

Atividades sobre Gravidez gemelar 1 - Explique o que so gmeos univitelinos? 2 - Pode acontecer de nascer um casal de gmeos univitelinos?Explique. 3 - O autor disse no incio do 1 pargrafo do artigo cientfico de Joo Batista Alcntara Oliveira que a ocorrncia de gmeos vitelinos corresponde a um tero dos casos. a) O que ele quis dizer nessa afirmao? b) Para cada gmeos univitelinos que nascer quantos gmeos no-idnticos nascem? 4 - Quais as outras duas denominaes usadas para os gmeos univitelinos? 5 - Complete: a) Gmeos formados na mesma bolsa e placenta so____________________________ b) Gmeos onde cada um tem sua bolsa e sua placenta so: _______________________ c) Gmeos com a mesma placenta mais cada um tem sua bolsa:______________________ 6 - Responda as perguntas do ttulo do artigo cientfico de Joo Batista Alcntara Oliveira. 7 - O que so gmeos fraternos? 8 - Como so formados os gmeos fraternos? 9 - Quem determina o sexo do beb? 10 - Como se pode distinguir um gmeo univitelino do outro?

Potrebbero piacerti anche