Sei sulla pagina 1di 4

Como rastreei minhas origens genticas at a Idade da Pedra'

Carol Zall Do programa The World, da PRI Atualizado em 19 de abril, 2012 - 12:30 (Braslia) 15:30 GMT
Facebook Twitter Google+ Enviar a pgina Verso para impresso

Av ( dir.) de Carol Zall nasceu em uma aldeia chamada Kashuki, no Leste Europeu

Recentemente, fiz um teste gentico para descobrir mais a respeito dos meus ancestrais. Os resultados confirmaram o que eu j sabia: sou de uma famlia de judeus europeus. Mas tambm recebi uma surpresa tenho um antepassado neandertal.
Aos 11 anos, fiz minha primeira entrevista com minha av, Ray Zall, que respondeu todas as minhas perguntas sobre sua infncia em Belarus, no Leste Europeu.

Notcias relacionadas
Me com deficincia visual conta que viu filhos pela 1 vez aps terapia gentica Gr-Bretanha debate fertilizao envolvendo DNA de trs pessoas Estudo identifica gene associado a maior necessidade de sono

Tpicos relacionados
Cincia, Comportamento

A gravao, que ainda guardo, comea com pompa: "Aqui Carol Zall entrevistando Ray Zall, minha av, ou 'Bobe' em idishe. Ento, senhora Zall, poderia me contar sobre sua infncia?" "O que posso te dizer?", ela respondeu, no seu ingls com forte sotaque. "Nasci em uma pequena aldeia chamada Kashuki." Nunca tinha ouvido falar de Kashuki. E ainda no consigo encontr-la no mapa. " perto de qual pas?", perguntei. "Rssia-Polnia, Rssia-Polnia", ela respondeu.

Pases que no existem


Minha av nasceu no incio dos anos 1900, na atual Belarus (ex-Polnia e parte do Imprio Russo). Outros dos meus ancestrais vm de lugares igualmente remotos em pases que no existem mais, como "ustria-Hungria". Isso dificultou a identificao das minhas razes. Trinta e quatro anos depois da entrevista com minha av, descobri que existem novos e reveladores modos de montar uma rvore genealgica. Avanos no campo gentico permitem usar o DNA de algum para descobrir a origem dos seus antepassados. Diversas empresas j oferecem esses exames, e algumas estimativas ajudam a diferenciar a cincia da fraude. A questo era: ser que isso vai funcionar para mim?

Mapeamento gentico confirmou algumas suspeitas de Carol Zall sobre sua ancestralidade

Por cerca de US$ 200 dlares (R$ 370), contratei a empresa chamada 23andMe (o nome deriva do fato de termos 23 pares de cromossomos). Em pouco tempo eu estava cuspindo em um tubo plstico e mandando minha saliva para a companhia. "A primeira coisa que fazemos extrair o DNA da saliva", conta Joanna Mountain, diretorasnior de pesquisa da 23andMe. "O DNA cortado em pequenos pedaos e colocado no que chamamos de chip."

Cdigo
O DNA humano como um cdigo feito de trs bilhes de letras. Empresas como a 23andMe no leem todas essas letras (ou posies, como as chamam). Olham apenas uma porcentagem delas - cerca de 1 milho, em um processo chamado de "genotyping" (ou genotipificao). As posies so ento estudadas para a descoberta de todos os tipos de informao, de doenas que corremos o risco de desenvolver no futuro a detalhes sobre o nosso passado. Sempre soube que minha famlia era judia. Toda a minha rvore genealgica, at onde sei, consiste de judeus europeus conhecidos como Ashkenazi. Sempre imaginei meus ancestrais como pessoas que falassem idishe, vivessem no Leste Europeu e ouvissem msicas tradicionais ("klezmer"). No entanto, como os Ashkenazis passaram sculos vagando pela Europa, vivendo em meio a diferentes populaes, me perguntava se eles no teriam se casado e tido filhos com pessoas de outras etnias. Afinal, a me da minha me e todos os seus irmos tinham cabelos ruivos e olhos azuis. E em geral as pessoas acham que a minha irm - ruiva de sardas - de origem irlandesa.

Resultados
Algumas semanas depois do exame, chegaram os resultados. "Parece que dois teros (do seu DNA) podem ser rastreados a ancestrais judeus Ashkenazi na Rssia, na Polnia, em Belarus e outros pases vizinhos", conta Joanna Mountain. " aqui que a sua ancestralidade judia realmente se sobressai", continua Mountain, enquanto me mostra meus cromossomos, divididos em segmentos que eu compartilho com outras pessoas do banco de dados da 23andMe que tambm tm origem Ashkenazi.

Reprter encontrou traos do neandertal ao mapear seu DNA

assim que as empresas de teste determinam ancestralidade - comparando seus genes a populaes conhecidas que servem de referncia, para ver com quais voc mais se parece. Nenhuma surpresa nos meus resultados, e nenhuma pista sobre a origem ruiva da famlia. Mas isso no significa que eu no tivesse nada em comum com outros grupos. Meu DNA tinha alguma semelhana, por exemplo, com genes de judeus marroquinos. S que isso pouco comparado com o nmero de segmentos genticos idnticos que eu compartilho com os Ashkenazi. "Sempre h ao menos algum grau de interao entre populaes Ashkenazi e todos aqueles que viveram ao seu redor", explica David Goldstein, diretor do Centro de Vriao do Genoma Humano da Universidade Duke (EUA). "Ento (eles tm) uma histria incrivelmente complicada de inseres (genticas) de diversas populaes."

15 mil anos atrs


No pude evitar: fiquei um pouco decepcionada. Duzentos dlares e alguns cuspes para identificar algo que eu j sabia, com a adio de alguns detalhes curiosos. Meu "DNA mitocondrial" (o pedao especial de DNA que passa de me para filho) pode ser rastreado a um ancestral feminino comum na Pennsula Ibrica - atual Espanha e Portugal -, cerca de 15 mil anos atrs. Outra coisa interessante que aprendi remete Idade da Pedra. O teste que eu usei permite ver qual porcentagem de seu DNA vem dos neandertais. E 2,7% do meu neandertal.

Carol ( esq., quando criana) queria identificar razes ruivas de sua irm (dir.)

Isso no algo inesperado. Quase todos os que no descendem de africanos tem um pouco de DNA neandertal. Acho fascinante pensar que, em algum momento da histria, eu fui um cintilho nos olhos de um neandertal. medida que as pesquisas genticas avanam a um ritmo indito, na prxima dcada, o custo de ter seu genoma inteiro sequenciado - todas as 3 bilhes de letras do cdigo - se tornar vivel. Isso mudar a genealogia gentica completamente, dizem os especialistas com quem conversei. "Voc poder olhar o genoma de um indivduo e dizer, 'eles tm esta mutao, que surgiu nesta aldeia especfica no sul da Frana', por exemplo", diz o geneticista da Universidade de Harvard Joe Pickrell. Agora, estou esperando pelo dia em que poderei ver a sequncia completa do meu DNA e finalmente descobrir por onde minha famlia passou - antes de Kashuki. Colaborou Rob Hugh-Jones O The World uma coproduo do Servio Mundial da BBC com a Public Radio International e a rdio WGBH, de Boston

Potrebbero piacerti anche