Sei sulla pagina 1di 3

Chave Fim de Curso

So interruptores ou chaves comutadoras ou sensores magnticos que atuam no circuito no modo liga-desliga quando uma ao mecnica ou um campo magntico acionam seu elemento atuador. possvel usar esses sensores de diversas formas, como: detectar a abertura ou fechamento de um porto, a presena de um objeto em uma esteira ou ainda quando certa parte mecnica de uma mquina est em uma determinada posio. A figura N mostra um possvel modo de atuao de uma chave fim de curso que, se mantm aberta, ou seja, com uma interrupo no circuito, quando no pressionada e aps ser pressionada fecha uma conexo em um circuito indicando uma atuao sobre ela, indicando uma posio de um elemento qualquer:

Figura N A finalidade principal da chave fim de curso detectar quando um dispositivo atinge seu descolamento mximo ou determinada posio, evitando que o moto de um sistema continue funcionando mesmo depois que dispositivo j tenha atingido o seu ponto mximo ou como medida de segurana, sendo usado como sensor anti-esmagamento.

Aplicao O esquema apresenta o sistema de comando de uma vlvula eletropneumtica unidirecional que alimenta um cilindro de simples ao com retorno por mola interna e dois sensores de fim de curso: Sa e Sb. Podendo ser usado um esquema semelhante na indstria, como: mquinas de corte e dobra, deslocamento de objetos que se movimentam em uma esteira, inserindo-os em outra etapa do processo e outros.

Quando o circuito energizado, o sensor fim de curso Sa, ir fechar o contato Sa (normalmente aberto), aps o boto S ser acionado, o rel K ser acionado fechando o contato K, acione o solenide Y, provocando o avano do atuador. Aps o sensor fim de curso Sb ser acionado, o contato Sb (normalmente fechado) abrir, desenergizando o rel K, o abrindo o contato K, desacionando o solenoide Y, fazendo com que o atuador retorne ao ponto inicial, devido a sua mola.

Fabricantes Siemens Linha - SIRIUS 3SE5 O design modular, com vrios componentes integrados, reduz o nmero de variantes, simplifica a armazenagem e eleva a disponibilidade das peas de reposio. O sistema plug-in simplifica a montagem e a substituio das cabeas atuadoras, por meio de uma interface uniforme. Reduzindo o tempo de instalao em at 25%. Todas as cabeas atuadoras podem ser giradas em incrementos de 22,5. Toda a eletrnica ASIsafe est agora integrada ao corpo da chave ou seja, um mdulo adicional no mais necessrio. Displays de LEDs esto disponveis em todos os modelos, a fim de facilitar diagnsticos rpidos no prprio local (disponveis para 24 VCC e 230 VCA). O novo bloco de contatos de 3 polos eleva a segurana por meio de uma desconexo redundante e sinalizao adicional. No ocupam um espao adicional, comparando com blocos de contatos de 2 polos.

Schneider Eletric Linha OSISWITCH Os interruptores de posio ou ns de curso esto presentes em todas as instalaes automatizadas. Transmitem ao sistema de tratamento de dados as informaes de presena/ ausncia, de passagem, de posicionamento e m do curso. So dispositivos de uma grande simplicidade de colocao em funcionamento que oferecem os seguintes benefcios: Do ponto de vista eltrico: - uma separao galvnica dos circuitos; - uma boa capacidade de comutar baixas cargas (conforme o modelo), aliada a uma elevada vida til eltrica; - uma boa resistncia a curtos-circuitos em coordenao com fusveis apropriados, - uma imunidade total aos parasitas eletrnicos; - uma tenso de emprego elevada. Do ponto de vista mecnico: - uma manobra positiva de abertura dos contatos; - resistente aos diversos ambientes industriais; - delidade at 0,01 mm nas cotas de acionamento. - mais de 40 milhes de ciclos de manobra.

Potrebbero piacerti anche