Sei sulla pagina 1di 30

1

Apoio privado pobreza: a influncia do catolicismo social no legado de Francisco Xavier da Cruz Arajo

JOS ABLIO COELHO CITCEM Universidade do Minho Portugal Bolseiro de doutoramento da FCT

Com o triunfo do Liberalismo, a legislao portuguesa respeitante assistncia foi-se alterando progressivamente, passando o Estado a assumir-se, cada vez mais, como primeiro responsvel pelo apoio aos mais necessitados1. Contudo, entre o esprito das leis2 e a realidade vivida fora das grandes cidades, existiu sempre um enorme fosso: tornava-se desigual o que era exequvel em Lisboa, Porto, vora ou Braga, ou at em alguns concelhos mais pequenos nos quais existisse uma prtica assistencial remontando a muitos sculos antes, assente, sobretudo, na prestao das Misericrdias, e o que era possvel garantir em municpios onde estas estruturas no haviam sido criadas e onde o apoio pobreza estivera, desde tempos remotos, reduzido caridade privada e da Igreja, e quilo que as cmaras municipais conseguiam dispensar dos seus magros oramentos3. Pvoa de Lanhoso foi um desses concelhos do interior que teve na sua cmara municipal, ao longo do sculo XIX e na primeira dcada e meia do
1

Lopes, Maria Antnia, Os pobres e a assistncia pblica, in Mattoso, Jos, Histria de Portugal, Vol. 5, Lisboa, Crculo de Leitores, 1993, pp. 500. Para a mesma temtica, cf. entre outros: Lopes, Maria Antnia; Paiva, Jos Pedro, Introduo, in Portugaliae Monumenta Misericordiarum. Tradio e modernidade: o perodo da monarquia constitucional (1834-1910), vol. 8, Lisboa, Unio das Misericrdias Portuguesas, 2010, pp. 7-30. 2 Para um melhor conhecimento desta questo, cf. Frada, Joo; Miguel, Jos Pereira , A Direco-Geral de Sade - Notas Histricas, Lisboa, 2006, in http://www.insa.pt/sites/INSA/SiteCollectionDocuments/ADGSnotashistoricas.pdf [Online, [acesso em 09.04.2011]. 3 Sobre a importncia assistencial das Misericrdias, desde a sua fundao, em 1498, at atualidade, ver, sobretudo: S, Isabel dos Guimares; Lopes, Maria Antnia Lopes, Histria Breve das Misericrdias Portuguesas, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008; Arajo, Maria Marta Lobo de, Dar aos pobres e emprestar a Deus: as Misericrdias de Vila Viosa e Ponte de Lima (Sculos XVI-XVIII), Barcelos, Santa Casa da Misericrdia de Vila Viosa e de Ponte de Lima, 2000; S, Isabel dos Guimares, Quando o rico se faz pobre: misericrdias, caridade e poder no Imprio Portugus: 1500-1800, Lisboa, Comisso Nacional para as Comemoraes dos Descobrimentos Portugueses, 1997; bem como os artigos de Isabel S, Laurinda Abreu e Maria Antnia Lopes, in Paiva, Jos Pedro (coord. Cientfico), Portugaliae Monumenta Misericordiarum. Fazer a Histria das Misericrdias, vol. 1, Lisboa, Centro de Estudos de Histria Religiosa/Unio das Misericrdias Portuguesas, 2002, pp. 19-117.

seguinte, a nica instituio oficial que deu apoio sistemtico a pobres e doentes, embora essa ajuda tenha estado, sempre, condicionada s suas parcas possibilidades. F-lo quer atravs do pagamento espordico a hospitais de fora do municpio que tratavam os doentes dali naturais que padeciam de patologias especiais, quer, especialmente e nos termos das leis vigentes, pela manuteno de uma casa da Roda e dos seus custos, e pela atribuio de verbas a amas para a criao de expostos ou alimentao de desvalidos, como generosamente se encontra registado nas atas do municpio4. A existncia de um partido mdico municipal pelo menos desde 1810, alargado a dois em 19055 era outro mecanismo, previsto nas leis, atravs do qual a cmara apoiava doentes pobres de um concelho onde, refira-se, no existia nem Misericrdia nem qualquer outra instituio de beneficncia6. A primeira instituio de carcter assistencial que ali veio a existir surgiu j bem entrado em anos o sculo XX, quando um brasileiro rico e sem filhos chamado Antnio Ferreira Lopes instituiu, em 1917, a custas exclusivamente suas, um modelar hospital destinado a receber trs dezenas de doentes, casa que manteve ainda a expensas prprias at ao ano em que faleceu (1927)7. Esta unidade de sade viria a resultar, em 1928 e dando seguimento da possibilidade criada pelas disposies testamentrias do instituidor, na fundao da Misericrdia e Hospital Antnio Lopes da Pvoa de Lanhoso 8. No obstante, aquele concelho podia ter beneficiado de um pequeno hospital quase duas dcadas antes. Para esse fim fez testamento, em 1901,
4

Sobre o apoio a expostos e desvalidos por parte do municpio povoense, como quanto prestao dos mdicos partidistas, remete-se sobretudo para o artigo A Misericrdia da Pvoa de Lanhoso (1928-1950): uma instituio de assistncia de mos dadas com o poder poltico, que integra o volume das atas do Congresso Internacional 500 anos da Misericrdias, que teve lugar em Braga em 21 e 22 de novembro de 2013, no prelo. 5 Na sesso de 4 de Janeiro de 1905, a cmara municipal decidiu pedir ao governo aprovasse a criao de um segundo partido mdico para o conselho, por acontecer muitas vezes fallecerem, no concelho, vrias pessoas sem assistencia m dica, sobretudo entre as classes menos abastadas, onde quase sempre faltam recursos para recorrerem a clnicos particulares; e porque o velar pela saude e vida dos cidados o primeiro e mais sagrado dever da administrao publica () O facultativo receber 240 mil reis anuais, o mesmo valor j pago ao clnico que exerce o cargo de primeiro partido mdico. Na reunio de 25 do mesmo ms e ano, estavam presentes, por para tal terem sido convocados pela cmara, 24 dos 40 maiores contribuintes da contribuio predial no concelho, que aprovaram, com um voto conta, a criao deste segundo partido mdico, o qual dar cobertura aos doentes pobres de 14 das 28 freguesias do concelho. Cf. Arquivo Municipal da Pvoa de Lanhoso (doravante AMPL), Actas, livro n. 16, fl. 35v.-37. Contudo, a autorizao governamental para a criao do lugar s ter lugar por decreto de 15 de Fevereiro de 1906 (Dirio do Governo, n. 36 de 17 de Fevereiro). Para alm da dotao anual de 240 mil reis paga pelo municpio em duodcimos, o facultativo cobrar uma taxa por doente atendido, que medeia entre 300 reis para consulta em casa () em que seja necessario empregar mais de um meio de observao para o diagnostico e o duplo do preo mnimo das consultas [em casa], acrescidas de 200 reis por quilmetro at aos 5 quilometros e da para cima 100 reis, no podendo ser cobrados mais de 10 quilmetros. Cf. AMPL, Livro de atas da cmara, n 17, fls.2v.-3. 6 Sobre facultativos dos municipios, pode ler-se: Coelho, Jos Ablio, Os Partidos Mdicos e os cuidados de sade prestados aos doentes pobres nos municpios portugueses, in http://quiosquedaruadafeira.blogspot.pt/2012/12/os-partidos-medicose-os-cuidados-de.html [acesso em 22.12.2013] 7 Para um melhor conhecimento da filantropia dos brasileiros aps o seu regresso a Portugal, cf. Arajo, Maria Marta Lobo de, Os brasileiros nas Misericrdias do Minho (sculos XVII-XVIII), in As Misericrdias, Cuiab (Brasil), Carlini & Caniato Editorial, 2009, pp. 229-260. 8 Cf. nota n 3.

Francisco Xavier da Cruz Arajo, instituindo que, aps a sua morte, a maior parte da sua fortuna fosse aplicada na construo dessa casa de sade destinada a pobres da freguesia de Brunhais, em primeiro lugar, e do resto do concelho depois, se os meios existentes o pudessem garantir. Mas, por incria dos homens ou dada a inoperncia das leis, ou as duas coisas juntas, o hospital no chegaria a ser construdo. sobre este processo, que se arrastou pelos tribunais ao longo de mais de uma dcada e meia, que pretendemos refletir seguidamente.

A fortuna de Francisco Xavier da Cruz Arajo Francisco Xavier da Cruz Arajo nasceu na parquia de So Paio de Brunhais do concelho da Pvoa de Lanhoso aos 29 dias do ms de julho de 18189. Era o sexto filho de Plcido Jos da Cruz e de sua mulher, Teresa Maria Carneiro10, grandes lavradores da mesma freguesia. morte dos pais (o pai morrer em 185711; a me dez anos depois12), tocou a Francisco Xavier, por herana, o casal da Quinto de Baixo, uma das duas propriedades por aqueles exploradas e foreira cmara municipal da Pvoa de Lanhoso, bem como todas as terras alodiais que lhe traziam anexas. A segunda propriedade que Plcido e Teresa Maria haviam explorado, conhecida como casal da Torre de Sequeiros e foreira comenda de Santiago de Guilhofrei13, tocou a outro filho, o Dr. Domingos Antnio da Cruz Arajo, ao que este juntou, por assumir o encargo de testamenteiro, a tera de ambos os progenitores. Francisco Xavier e Domingos Antnio eram, e continuaram, solteiros at ao fim da vida.

Arquivo Distrital de Braga (doravante ADB), Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 16, fl. 152v. 10 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fls.450-450v. 11 ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 20, fl. 64. 12 ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 20, fl.78v. 13 Para um melhor conhecimento desta temtica, pode ler-se, entre outros: Costa, Fernando Dores, Prazos, Sucesso e Poder Paternal no Minho: A livre nomeao contra a transmisso igualitria (contribuio para o seu estudo) , in Revista de Histria e Economia Social, n 26 (Maio-Agosto 1989), Livraria S da Costa Editora, 1989, pp. 85-118. Dures, Margarida, Herdeiros e No Herdeiros: Nupcialidade e Celibato no contexto da propriedade enfiteuta , in Revista de Histria e Economia Social, n 21 (Setembro-Dezembro 1987), Livraria S da Costa Editora, 1987, pp. 47-56.

Dos restantes quatro filhos vivos do casal14 o mais velho, Manuel Jos, havia partido para o Brasil, onde casara e fixara residncia no Estado de Minas Gerais. Restavam um filho e duas filhas. O quarto filho homem, Joo Antnio, ficar tambm ele solteiro, tal como a irm mais velha, Rosa Cndida. Aps a morte da me, manter-se-o ambos, por disposio testamentria dos pais, a residir na casa do irmo Domingos, onde lhes era distribudo espao especfico para habitarem, roupas de cama, caixas para guardar pertences prprios, terras para cultivarem e vasilhame para colherem o produto do seu trabalho, bem como oitocentos mil ris a cada um, extrados legtima15. Quanto mais nova das duas filhas, Maria Joana, era j, morte dos pais, casada com Domingos Antnio Rodrigues da Costa, da vizinha freguesia de Travassos onde moravam, e do qual ter uma filha batizada com o nome de Libnia Rosa. Mas Maria Joana que tambm havia recebido oitocentos mil ris da parte que lhe correspondia na herana dos pais, e que constitura o seu dote de casamento16 ficar viva de marido vivo, pois seu marido ser mais um dos muitos portugueses que partir para o Brasil para no mais regressar17. O mais velho dos seis irmos, Domingos Antnio, apesar de habilitado como mdico-cirurgio, no exerceu a profisso de forma continuada: aps a morte dos pais dedicou-se a gerir a explorao da terra legada e a dirigir a grande casa que herdara. Conseguir, numa poltica de economia familiar comum, manter sua volta os quatro irmos solteiros, incluindo Francisco Xavier. Como nenhum destes quatro irmos tivesse filhos e no querendo as propriedades repartidas pelos cinco sobrinhos que, entretanto, filhos de Manuel Jos tinham nascido no Brasil, Domingos Antnio da Cruz Arajo constituiu, j no leito de morte, a sobrinha Libnia Rosa, filha de Maria Joana e nica sobrinha
14

O casal tivera mais dois filhos, Bento e Thereza, que eram j mortos quando os pais fizeram o seu testamento comum, em 13 de Maio de 1856. Cf. ADB, Inventrios Orfanolgicos Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 38, fl. 49v. 15 Cf. Cdigo Administrativo de 1867, Seco III, Art. 1744, pg. 299, que diz: Legtima a poro de bens, de que o testador no pde dispor, por ser applicada pela lei aos herdeiros em linha recta ascendente, ou descendente. 16 ADB, Inventrios Orfanolgicos Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 38, fls. 3v.-4. 17 Sobre partidas e regresso de brasileiros, conferir: Alves, Jorge Fernandes, Prefcio, in Arajo, Maria Marta Lobo de, et all (coord.), Os Brasileiros enquanto agentes de mudana: poder e assistncia, Braga/Rio de Janeiro, CITCEM/Fundao Getlio Vargas, 2013, pp. 11-13. Citando Tabner de Morais, governador civil do Porto que, em 1873 estimava, no Inqurito Parlamentar, o regresso de 40% do total dos que haviam partido, ao passo que Oliveira Martins apontava para 50%. Destes, segundo Morais, 20% regressariam pobres, 15% com alguns capitais e apenas 5% com fortunas. A percentagem de 5% de ricos para os 40% ou 50% que regressavam permite-nos indicar o nmero aproximado de 2,5% desses privilegiados para a totalidade dos que haviam partido.

existente em Portugal, como sua herdeira universal, embora com reserva de vida aos irmos que, residindo no pas, lhe sobrevivessem18. Refira-se que os bens legados pelos pais, tirando as partes de oitocentos mil ris para cada um, pagas a Manuel Jos, ausente no Brasil, e a Maria Joana, casada para Travassos, mantiveram-se por dividir at morte de Domingos Antnio, em 187919, altura em que os bens imveis e semoventes foram inventariados pelo tribunal e avaliados em seis contos, oitocentos e oitenta e sete mil quinhentos e quarenta ris, dos quais um conto, cento e trinta e oito mil ris foram contabilizados em dinheiro que ficara em poder do filho mais velho20. Entretanto, e voltando aqui um pouco atrs, deve deixar-se dito que a partir da morte dos pais, o Dr. Domingos Antnio, verdadeiro chefe da famlia at sua morte, foi aumentando significativamente os seus bens imveis, utilizando provavelmente parte do dinheiro que ficou em seu poder morte de Plcido Jos e Teresa Maria. Assim, em 1862 comprou a Jos Lus Vieira e mulher Maria Joaquina Fernandes, por duzentos e cinquenta mil ris, umma casa de morada, duas coutadas, duas sortes de amatto, sitas em Brunhaes e foreiras cmara municipal21 e, em 1870, fez mesmo o seu maior investimento, ao rematar esta hasta pblica, por 1:481$000, a casa brasonada que fora do alferes da Torre de Brunhais22, e com ela um vasto conjunto de campos, pomares, matas, moinhos e minas de gua23.
18 19

Arquivo Municipal da Pvoa de Lanhoso (doravante AMPL), Livro de registo de testamentos, Livro n 30, p. 18. ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 38, fl. 220v. 20 ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro n 830, fls. 23-23v. 21 ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro n 830, fls. 23-23v. 22 A Casa do Alferes da Torre (diferente da Casa do Torre de Sequeiros, na mesma freguesia de Brunhais), pertencia, em 1901, a Francisco Xavier da Cruz Arajo, ano em que esta a legou, integrada no patrimnio que devia constitui o fundo para a construo e manuteno do Hospital de Brunhais, tendo-a inclusive indicado no seu testamento como aquela onde lhe parecia mais conveniente a instalao do referido hospital. A casa veio parar s suas mos por morte de seu irmo Domingos que, por sua vez, a comprara em 1870, quando pertencia aos bens herdados de seu pai pelo menor Belino, filho de Incio Jos da Cruz Vieira (18231869). Este Incio da Cruz Vieira, descendente dos fundadores da Casa do Alferes da Torre, morreu solteiro em 1869, deixando um filho natural com Joaquina Fernandes, solteira, da casa da Eira de Covas. Em testamento feito em 1867, deixou os seus bens a este filho, que, depois de passar pela Roda de Guimares, lhe foi entregue para ser criado em sua companhia. Contudo, como os dbitos de Incio Jos da Cruz Vieira, data da sua morte, fossem muitos, o juizado dos rfos, apoiado pelo Conselho de Famlia do menor, entendeu vender partes da herana. Foi assim que o Dr. Domingos da Cruz Arajo arrematou para si em hasta pblica pela quantia de 1:481$000 a Casa e parte da quinta que a rodeava. A casa pertenceu a Antnio da Cruz Vieira (1672-1752), filho de Loureno da Cruz Vieira e se de sua mulher Briolanja Tinoco, passando sucessivamente por: Antnia Maria Tinoco (1721-1775); Teresa Maria da Cruz (1759-1815); Francisco Jos da Cruz (n. 1789); Incio Jos da Cruz Vieira (1823-1869); Belino (filho natural de Incio Jos da Cruz Vieira). Cf. ADB, Inventrios Orfanolgicos Tribunal da Pvoa de Lanhoso, processo n 2924. Veja-se, ainda, NBREGA, Artur Vaz-Osrio da, Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga.
Concelhos de Vieira do Minho e Pvoa de Lanhoso (Vol. IV), Braga, Junta Distrital de Braga, 1974, pp. 209-211. 23 ADB, Inventrios Orfanolgicos Pvoa de Lanhoso, processo n 2924, fls. 110-110v.

O Dr. Domingos Antnio morreu a 8 de abril de 187924, deixando, como se disse j, todos os seus bens sobrinha Libnia com reserva de vida a seus irmos sobreviventes que residiam em Brunhais. A partir desta altura, Francisco Xavier da Cruz Arajo, o mais novo dos seis irmos e aquele em quem nos importa a partir de agora fixar, assumiu a liderana familiar. Consigo, na casa da Torre de Sequeiros, viviam agora os outros irmos solteiros Joo Antnio e Rosa Cndida e, desde que o marido partira para o Brasil, a irm Maria Joana e a sobrinha Libnia. Joo Antnio faleceu a 14 de novembro de 187925, pouco mais de meio ano depois do irmo mais velho, e Rosa Cndida a 27 de abril de 188226. Maria Joana viria a falecer em 26 de julho de 189127. Francisco Xavier tornava-se, assim, o detentor de toda a fortuna familiar28, destinada, aps a sua morte, sobrinha Libnia, que consigo vivia. Mas ao contrrio daquilo que seria o mais natural, tambm Libnia Rosa lhe no iria sobreviver, vindo a falecer aos 47 anos de idade e solteira, provavelmente de doena fulminante ou de acidente, pois no recebeu sequer os sacramentos29. Francisco Xavier da Cruz Arajo tornava-se, assim, aos 80 anos de idade e sem herdeiros diretos, dono de uma imensa fortuna. O fim a dar aos seus imensos bens, compostos especialmente por propriedades e dinheiro, ter-se- tornado, aps a morte da sobrinha, motivo de preocupao para o abastado proprietrio de Brunhais. Velho e isolado na sua casa agrcola passou a ter como principal conselheiro o ento jovem proco da freguesia, padre Jlio Jos Fernandes, como veremos. Dois testamentos, o mesmo esprito benemerente Quando, em abril de 1901, Francisco Xavier da Cruz Arajo chamou quinta da Torre de Sequeiros, em Brunhais, onde habitava, o notrio pblico Lino Antnio Rebelo, para, perante ele expressar e deixar registadas as suas
24 25

ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 337, fl.12. ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 337, fl.13v.. 26 ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 337, fl.16v. 27 ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 337, fl.36. 28 morte de Libnia Rosa, candidatou-se como seu co-herdeiro Joo Antnio Rodrigues Esteves, seu tio paterno. O tribunal da Pvoa de Lanhoso, que julgou o processo, destinou um conto e oitocentos dos cerca de sete contos em que os bens at ento mantidos em comum foram avaliados no Inventrio Orfanolgico aberto por Francisco Xavier. Mas o tribunal ressalvou que Rodrigues Esteves s teria direito a receber esse dinheiro aps a morte de Francisco Xavier, dado este possuir todos os bens familiares em reserva de vida. sua morte, sero as filhas de Rodrigues Esteves a receber a parte que caberia a seu pai. Cf. ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 38, fl. 49v. 29 ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 337, fl. 46. Libnia Rosa faleceu a 7 de Janeiro de 1897.

10

ltimas vontades30, vivia solteiro e rodeado por vrios criados que o ajudavam a tratar das casas e das trs quintas que possua. Comeou por ditar ao tabelio que queria que o seu enterro fosse feito sem ostentao ou luxo, mas com decncia e segundo o uso e costume da sua freguesia, e que, logo aps o seu falecimento, fossem aplicadas por sua alma sessenta bulas de defuntos; que no stimo dia a seguir sua morte houvesse missa na igreja paroquial dando-se a cada um dos pobres cabeceiras desta sua freguesia, a cada um dos necessitados, a quantia de quinhentos reis; e que fossem, ainda, celebradas mil e seiscentas missas por sua alma, e mil missas por alma de sua sobrinha Libnia; por seus pais, irmos, madrinha e tia Camila cem missas, todas rezadas no prazo de um ano31. Aps esta primeira disposio em favor da prpria alma e da dos seus familiares mais prximos, legava a um primo residente em Tade sete inscries da dvida interna portuguesa, no valor nominal de um conto de ris cada uma, e ao serralheiro Joo Antnio Gomes e a sua mulher, um campo nas veigas de Ventuzela. junta de parquia de Brunhais, legava a quantia de quatrocentos mil ris, livres de contribuies e registo, com a obrigao de esta lhe mandar celebrar quatro missas anuais, sendo duas por sua alma, e outras duas pela da citada sobrinha. Distribua, ainda, por vrios dos seus criados, dinheiro, roupas de cama e um ou outro terreno, como exemplo o de Camila Vieira, a quem deixava cem mil reis livres de contribuio e registo, e o olival do quinho neste mesmo logar de Sequeiros, dois lenis, um cobertor e uma manta, ou o do seu caseiro Gualter e mulher, a quem legava o direito de se conservarem na casa em que j vivem, que sita no logar do Vallado desta mesma freguesia, sem a obrigao ao pagamento de renda, bem como roceio sufficiente para deitar lenhas e o mais que lhe for necessrio como pobre. Por fim, Francisco Xavier da Cruz Arajo deixava escrito que no dispondo de herdeiros ascendentes nem descendentes, legava o remanescente da sua herana ao hospital de So Marcos da cidade de Braga para, depois de feito o seu enterro nas condies estipuladas, cumpridos os sufrgios, bens de alma e legado, e liquidada a herana, o rendimento do que restasse fosse um tero
30 31

O testamento est datado de seis de abril de 1901, tinha Francisco Xavier 83 anos de idade. ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro 258, fls. 26v.-27.

11

para o dito hospital e doys teros para serem distribuidos pelos pobres desta mesma freguesia, sendo applicados em primeiro logar para tratamento de doentes, vezita de medico, quando inpedido o Medico Municipal, remedios, gallinhas, e, quando faleam, para caixo, habito e missa de corpo presente, quando no tenham quem lho faa; em segundo lugar para socorrer com esmolla os pobres para ajuda do seu sustento, sendo preferidos os doentes cegos, paraliticos e operarios impossibilitados de trabalhar, e depois os outros pobres, devendo os primeiros serem sempre contemplados com o triplo dos segundos32. Para serem contemplados, os pobres deviam ser naturais da freguesia de Brunhais ou nela residente h pelo menos trs anos. Estes dois teros do rendimento do remanescente da herana deviam ser entregues pelo hospital de So Marcos a uma comisso de trs membros, presidida pelo proco de Brunhais. Francisco Xavier da Cruz Arajo recomendava ainda que, na distribuio, a comisso encarregada da distribuio procedesse com equidade e conscienciosamente, interpretando, quanto fosse possvel, a intenso e vontade delle testador, ressalvando, a concluir, deverem ser preferidos sempre os que forem religiosos, frequentarem os sacramentos e procurarem a igreja. Antes de nomear o proco da sua freguesia, padre Jlio Jos Antunes33 seu testamenteiro (e na falta deste a Antnio Joaquim de Matos, tambm seu conterrneo), ainda ressalvava que se o hospital de So Marcos no aceitasse a herana com as condies exigidas, reverteria o mesmo tero lquido para a Misericrdia de Guimares, com as mesmas condies e clusulas referidas34. O testamento que acabmos de citar favorecia significativamente os pobres da freguesia de Brunhais. Mas, como iremos ver de seguida, esta no era ainda a ltima vontade de Francisco Xavier da Cruz Arajo que, a 29 de outubro de 1901 (isto , meio ano depois de ter ditado este primeiro documento), voltou a chamar o mesmo notrio para introduzir mudanas significativas num novo testamento, no qual comeou por se afirmar catlico, apostlico romano, f em que tem vivido e espera morrer e salvar a sua alma35. Na primeira parte

32 33

ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro n 258, fls. 27v.-28 Pe. Jlio Jos Antunes, proco encomendado de Brunhais e testamenteiro de Francisco Xavier da Cruz Arajo, nasceu em Travassos, Pvoa de Lanhoso, no dia 22 de Outubro de 1871 e faleceu em Brunhais em 1942. 34 ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro n 258, fls. 27v.-28 35 ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro n 259, fl. 3v.

12

das suas disposies, excetuando a reduo do nmero de missas por sua alma de mil e seiscentas para mil, e de mil para quatrocentas as missas por alma de sua sobrinha Libnia, no procedeu a mais alteraes, mantendo as doaes que no primeiro documento havia feito a familiares e servidores. O mesmo no aconteceu com o remanescente da herana que, agora, destinava fundao dum hospital nesta sua freguesia de Brunhais, aonde sejam recolhidos e tractados gratuitamente os doentes pobres desta mesma freguesia, com preferencia aos deste concelho da Pvoa de Lanhoso que tambm ahi sero recolhidos se os rendimentos da mesma herana ou do mais que o mesmo hospital vier a ter chegar para tal fim36. Para o instalar destinava aquela das suas casas que melhores condies possusse para o fim, no deixando, porm, de indicar a que foi do alferes da Torre, prxima da igreja, como a que mais prpria lhe parecia para a funo. Previa, ainda, que nesta casa pudessem ser feitas alteraes e acrescentamentos de harmonia com os rendimentos que existissem e com todas as exigncias da lei a tal respeito.

A casa do alferes da Torre na atualidade. Pertence junta de freguesia de Brunhais

Quanto administrao do hospital, colocava-a sob a responsabilidade da junta de parquia de Brunhais, como corporao de indole beneficente e no interesse da Parochia que a mesma representa e, para fazer cumprir as suas ltimas vontades, mantm os mesmos dois conterrneos que indicara no
36

ADB, Fundo Notarial, Pvoa de Lanhoso, Livro n 259, fl. 4v.

13

primeiro testamento: o proco Jlio Jos Antunes, em primeiro lugar; e, na falta deste, Antnio Joaquim de Matos. Francisco Xavier da Cruz Arajo viria a falecer na sua quinta da Torre de Sequeiros aos seis dias do ms de Junho de 190237. Que contornos levaram este homem a fazer por esta forma as suas disposies testamentrias, pugnando pela salvao da sua alma e das dos seus familiares mais prximos, beneficiando diretamente criados e caseiros, expostos e famlias necessitadas, e doando, por fim, a maior parte da sua fortuna para a construo de um hospital destinado aos pobres da sua terra? Analisando, cuidadosamente, aquilo que expressava nos testamentos, parecenos que elas ressaltam de um quadro poltico-ideolgico e religioso que, nos finais do sculo XIX e nos incios do seguinte, teve grande impacto numa parcela significativa da sociedade portuguesa: a questo social catlica que, especialmente a partir do Congresso Catlico Internacional realizado em Lisboa em 1895 preocupou os militantes da causa, empenhados em revigorar a Igreja para a reconquista do espao que vinha perdendo desde o dealbar do Liberalismo; militantes esses que, influenciados especialmente pela encclica Rerum Novarum e pelos exemplos que lhes chegavam de pases que haviam partido frente na discusso destas questes, como a Frana e a Alemanha, tinham na prtica da caridade, uma das suas bandeiras38. Ao afirmar-se to profundamente catlico, especialmente no segundo testamento, e ao dispor da maior parte da sua herana para a criao de uma obra de apoio aos pobres doentes, Francisco Xavier da Cruz Arajo seguia as indicaes que emergiam quer das reunies e congressos de leigos, quer das indicaes das prprias cpulas da Igreja portuguesa, umas e outras profusamente divulgadas por um vasto conjunto de jornais criados para dar voz s novas propostas. Como j anteriormente dissemos, para formar estar deciso, o benemrito de Brunhais deve ter sofrido influncia e contado com a colaborao do ento jovem proco de Brunhais, a quem constituiu seu testamenteiro principal. Os procos, que confessavam, aconselhavam e tinham o poder de perdoar pecados, ajudando a abrir as portas do Cu, sempre influenciaram grandemente a vontade dos seus fregueses nas doaes e disposies testamentrias.
37 38

ADB, Fundos Paroquiais, Brunhais, Pvoa de Lanhoso, Livro n 338, f. 8 Cruz, Manuel Braga da, As origens da democracia crist e o salazarismo, Lisboa, Editorial Presena, 1980, p. 60.

14

Pelo cotejo dos jornais que o padre Jlio Jos Antunes assinava em 1900-1904, e nos quais se incluam ttulos como A Palavra, O Grito do Povo, O Petardo, A Voz da Verdade ou O Progresso Catlico39, defensores, todos, das reformas sociais crists, podemos concluir da sua simpatia por esta corrente catlica40. E parecem no restar dvidas de que essas simpatias se encontram bem refletidas nas disposies de ltima vontade de Francisco Xavier da Cruz Arajo. Um inventrio demorado Uma semana volvida sobre a morte do benemrito, a junta de parquia de Brunhais reuniu-se extraordinariamente para, sob proposta do seu presidente, votar que se aceitasse o encargo da admenistrao e cumprimento do testamento por ser no interesse da parochia, o que unanimemente foi aceite e aprovado pelos vogaes41. O presidente da junta era o padre Jlio Jos Antunes, que acumulava estas funes com as de proco e, agora, com as de testamenteiro do instituidor do hospital. Nesta ltima condio, ficou investido como depositrio de todos os bens da herana. Estranhamente, s no dia 13 de agosto de 1903, mais de um ano volvido sobre a morte do benfeitor, ir ter incio o processo judicial de inventariao e venda dos bens42. Enquanto o inventrio corria, num processo que se ir arrastar ao longo de mais de quinze anos, resolveu a junta mandar compor uns estatutos, que vm a ser aprovados em reunio de quatro de outubro do mesmo ano, submetendo-os, de seguida, approvao da competente authoridade43. Os estatutos, compostos de oito captulos e trinta e quatro artigos seriam, aps obterem parecer favorvel do administrador do concelho da Pvoa de Lanhoso e da comisso distrital, aprovados por alvar do governador civil, D. Thomaz dAlmeida Manoel Vilhena, passado em Braga aos 29 dias de dezembro de 190344.
39 40

Arquivo da Junta de Freguesia de Brunhais (doravante AJFB), Livro de Contas da Junta de Parquia, n 8, fl. 15. Para um melhor conhecimento desta temtica, conferir, para alm da citada obra de Manuel Braga da Cruz, Volovitch, Marie-Christine, As organizaes catlicas perante o movimento operrio em Portugal (1900-12), in Anlise Social, vol. XVIII (72-73-74), 1982-3.-4.-5., pp. 1197-1210. 41 AJFB, Livro de atas da junta de parquias, (1898-1908), fl. 39v. 42 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454. 43 AJFB, Livro de atas da Junta, (1898-1908), fl. 41. 44 Arquivo do Governo Civil de Braga (doravante AGCB), Copiador de correspondncia (1903-1907), fl. 19.

15

Destaque-se o facto destes estatutos (a exemplo, alis, do que ocorria com outros documentos anlogos), preverem a admisso, sem prejuzo dos pobres, de outros doentes que pudessem pagar o seu internamento, bem como, no captulo referente s atribuies do diretor, considerar que este podia decidir sozinho a admisso dos doentes que pretendessem tratamento gratuito, apreciando os atestados comprovativos da sua pobreza passados pelo regedor, pela autoridade policial ou administrativa, no deixando de os admitir, se assim o entendesse, por conhecimento prprio sem nenhum daqueles atestados. O que lhe conferia, como bom de ver, enormes poder e influncia no meio. De seguida, o documento aproximava o futuro hospital daquilo que eram os interesses da Igreja catlica, ao prever a possibilidade, logo no artigo 3 do captulo 1, de a junta de parquia o entregar a uma irmandade, a promover, se com o andar do tempo fosse isso o mais conveniente. Esta abertura previa a possibilidade da gesto do hospital passar da junta para alada, por exemplo, de uma Misericrdia que para isso viesse a ser criada ou at para a gesto de uma das muitas obras que na altura ganhavam especial destaque no seio dos militantes catlicos, como por exemplo a conferncia de S. Vicente de Paulo, participante ativa no revigoramento catlico45. A possibilidade de a gesto do hospital mudar de mos, depois de pronto, introduzida nos estatutos contra a vontade expressa pelo testador, vem reforar a ideia que atrs avanramos de existir, por parte do padre Jlio Fernandes, uma militncia ativa nos grupos catlicos que tentavam, por esta altura, repor a influncia da sua Igreja, nas ltima dcadas diminuda pelos obreiros do Liberalismo e dos emergentes socialismo e republicanismo46. Pelas mesmas razes se compreende que os estatutos previssem ainda, no ponto referente contratao de enfermeiros, fosse dada preferncia a Irms Hospitaleiras ou membros doutro qualquer instituto religioso que se prestem [quele] servio, sendo que as irms hospitaleiras, apontadas em primeiro lugar, formavam, como o prprio termo hospitaleiras indica, uma congregao que

45 46

Volovitch, Marie-Christine, As organizaes catlicas perante o movimento operrio em Portugal (1900-12), p. 1197. Para um melhor conhecimento do aparecimento destes movimentos e do seu impacto na sociedade portuguesa, urbana e rural, pode ler-se Mnica, Maria Filomena, O Movimento Socialista em Portugal (1875-1934), Lisboa, IN-CM, 1985.

16

se dedicava a apoiar os doentes pobres, aprovada pelo Papa Leo XIII um ano depois de ter feito publicar a Rerum Novarum47. Os estatutos previam ainda o funcionamento dos servios mdicos, defendendo embora que, enquanto o hospital no tivesse rendimentos para clnico privativo, podia a junta substitu-lo por um facultativo contratado, sendo este obrigado a fazer todo o servio mdico e cirrgico dos doentes recolhidos unidade de sade e a dar gratuitamente consultas e tratamento aos doentes pobres externos que ali fossem para tal fim. Excluam-se deste atendimento os doentes particulares em tratamento no hospital, os quais seriam obrigados a pagar separadamente do internamento as operaes de que necessitassem e as conferencias reclamadas48. Enquanto os Estatutos eram elaborados e aprovados, no tribunal da Pvoa de Lanhoso a inventariao e venda dos bens prosseguia e, primeira vista, parecia que tudo iria ficar resolvido com a necessria rapidez: o inventrio estava concludo em 20 de janeiro de 190449 e a praa de bens teve lugar um ms depois50. Os prdios urbanos e rsticos existentes em Brunhais foram todos vendidos na primeira praa. O primeiro lote foi arrematado por Manuel Joaquim Antunes, proprietrio na freguesia, que licitou tambm como procurador de Gregrio da Rosa Antunes, um brunhalense residente no Rio Grande do Sul (Brasil). Estes dois lotes renderam onze contos, oitocentos e oitenta e sete mil e novecentos reis51. O terceiro lote foi adquirido por Hilrio Jos de Matos pelo valor de trs contos, vinte e oito mil e seiscentos ris52. A soma destas vendas ultrapassou os catorze contos e novecentos mil ris. A praa de outros prdios rsticos pertencentes herana e se situavam no vizinho concelho de Vieira do Minho, vendidos em dois lotes a Casimiro Jos Cardoso e a Antnio Joaquim Fernandes Ramalho, atingiu o valor total de duzentos e quarenta e cinco mil ris. Existiam ainda outros prdios rsticos no concelho de Vieira que, por falta de interessados na primeira praa, vm a ser

47

Para aprofundar a problemtica do anticlericalismo portugus e as relaes entre o Estado e a Igreja durante a Monarquia Constitucional, deve ler-se: Dias, Geraldo J. A. Coelho, Igreja, Igrejas e Culto, in Serro, Joel; Marques A. H. de Oliveira (dir.), Nova Histria de Portugal, Lisboa, Editorial Presena, 2004, vol. X, pp. 269-301; Marques, A. H de Oliveira, A Questo Religiosa, in A Primeira Repblica Portuguesa: Para uma viso estrutural, Lisboa, Livros Horizonte, vol. X, 1970, pp.65-76. 48 ADB, Fundo do Governo Civil de Braga, Distrito Administrativo, Obras, processo n 390, documentos avulso. 49 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 97 50 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 97 51 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 277-278. 52 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 279.

17

vendidos, j no vero de 1904, por duzentos e trinta mil ris53. Estavam, pois, apurados mais de quinze contos. A esta soma foram subtrados os custos do processo e os honorrios de advogados e solicitadores que nele intervieram, e foram muitos, sendo o restante aplicado a juros na caixa geral de depsitos e instituies de previdncia. Em outubro de 1904, a conta corrente ordem do inventrio por morte de Francisco Xavier da Cruz Arajo registava um saldo de mais de dezasseis contos, sendo 13:187$69 de capital aos quais se somavam j 3:012$92 de juros54. Mas o processo estava ainda longe de ser dado por concludo. Em setembro de 1905, o tribunal reconhece dvidas passivas a trs pessoas da freguesia de Oliveira, no valor solidrio de cento e setenta mil ris55. Na mesma altura, o juiz mandava oficiar ao testamenteiro que no se encontravam inventariados os bens doados a Camila Vieira. Este informou o tribunal de que por serem de pequena importncia, estes bens haviam j sido entregues herdeira, mas o tribunal obriga a que sejam introduzidos no inventrio. O processo foi reaberto para regularizao de ambas as situaes e as contas s voltaro a ser fechadas em 31 de agosto de 1908, cinco anos aps a abertura do inqurito: nesta altura, e depois de pagas as custas ao tribunal e novos honorrios a advogados e solicitadores intervenientes, o saldo desce quase trs contos de ris56. A herana de Brunhais enchia muitos bolsos e o atraso na construo do hospital comeava a causar mal-estar. A 13 de junho de 1908 a questo veio a pblico atravs das pginas do jornal local O Castelo de Lanhoso, num artigo em que o solicitador e jornalista Jos da Paixo Bastos questionava as razes para to grande demora na execuo da vontade de Francisco Xavier da Cruz Arajo: No quero lanar suspeitas sobre a honestidade do testamenteiro, que merecedora de toda a confiana, mas to smente obrigal-o a cumprir um dever imposto pela lei, para beneficiar os infelizes que na casa hospitaleira tero os cuidados do conforto, que a misria e a pobresa em suas casas no lhes proporciona57. Adianta que o atraso se deve a politiquices, que em tudo se
53 54

ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 345v.-246. ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 544. 55 Estas trs candidatas so filhas de Joo Antnio Rodrigues Esteves, co-herdeiro com Francisco Xavier da Cruz Arajo na herana da sobrinha comum, Libnia. 56 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 447. 57 Jornal O Castelo de Lanhoso, n 80, de 13.06.1908.

18

mete, cheirando-lhe a dinheiro, e deixa uma indicao importante: Querem arranjar os senhores polticos concesso para que o hospital seja edificado na villa da Pvoa? Pois arranjem, mas resolvam por uma vez iniciar a obra, pois paralizada no pode ficar por omnia saecula seculorum. Um ms depois, e porque entretanto a administrao do concelho mudou de mos, o mesmo Paixo Bastos volta ao assunto. Chama a ateno do novo administrador para o facto de terem decorrido seis anos desde que Cruz Arajo deixou os bens para a construo de um hospital, sem que, nesse entre tempo, a obra tenha avanado. E volta a invocar que se cumpra a lei para que as disposies do testamento sejam executadas, adiantando que, o sr. Simes [anterior administrador concelhio], intimara o testamenteiro prestao de contas, como era da sua competencia em virtude dos artigos 1902 e 1905, pargrafo nico do cdigo civil, sendo certo, porm, que taes contas ainda no foram prestadas, devido incria, desleixo e evasivas do testamenteiro58. Sob esta presso, num tempo em que as denncias nos jornais ainda tinham algum impacto pblico, a junta de parquia de Brunhais escreve, em setembro de 1908, uma carta ao Governador Civil de Braga, onde afirma que sendo de toda a conveniencia e at necessario que o hospital seja desde j installado na Casa denominada do Alferes da Torre e para esse fim destinada pelo fundador (), visto que ella serve mesmo sem alteraes, que conforme os meios podero ser feitas; pretendem por isso que V. Ex. auctorize a junta a installar desde j o mesmo hospital obrigando-se a no descurar o ascrescentamento da mesma casa e hospital dharmonia com a vontade do fundador e dos estatutos (), pedem a V. Ex. se digne conceder a auto risao pedida59. No conseguimos apurar se a junta de parquia obteve resposta a este pedido. Sabemos, no entanto, que a 21 de agosto de 1909, quando se cumpriam j mais de sete anos sobre a morte de Cruz Arajo, se volta a escrever no j citado semanrio: J sabemos que as nossas palavras de justia se perderam na vastido do deserto, que a auctoridade administrativa se metteu na concha do indeferenttismo, e que o rev. Padre Jlio esfregou as

58 59

Jornal O Castelo de Lanhoso, n 85, de 18.07.1908. ADB, Fundo do Governo Civil, Processo n 1068, sem paginao.

19

mos de contente por ficar eternamente no goso do legado sem a ningum prestar contas60. Tinha razo Paixo Bastos. O dinheiro do legado, suficiente para executar a obra, como veremos, estava agora depositado na caixa geral ao dispor da junta de parquia. S que, neste entretanto, Portugal tinha vivido o regicdio, e na sequncia deste, mergulhara no instvel reinado de D. Manuel II61. O padre Jlio Antunes, todo-poderoso proco, presidente da Junta de Parquia de Brunhais e testamenteiro de Francisco Xavier da Cruz Arajo aproveitou a instabilidade para aquietar o dinheiro sombra da sua autoridade. Pelo livro de atas, sabemos que entre setembro de 1908 e outubro de 1910, a junta de parquia de Brunhais no reuniu uma nica vez. Razo pela qual o assunto da fundao do hospital s voltar a ser falado aps a implantao da Repblica. O projeto do hospital Com o advento da Repblica, pareceu que tudo iria mudar e que Brunhais teria, finalmente, o seu hospital. No dia 22 de outubro de 1911, a nova Junta republicana, da qual o padre Jlio Jos Antunes j no fazia parte, reuniu extraordinariamente para escolher o terreno a destinar unidade de sade. Aps uma visita ao local, os seus membros ratificariam o parecer positivo do delegado de sade do distrito para que o mesmo fosse implantado na casa do alferes da Torre62. O projeto, da autoria do condutor d obras pblicas Alfredo Castello Branco, estava concludo, sinal de que h meses se trabalhava na sua execuo. Constituam-no uma memria inicial datada de agosto de 1911 e assinada pelo vice-presidente da junta, Hilrio Jos de Matos, no qual se atestava a boa condio do terreno destinado implantado da obra, nela se afirmando que no havia humidades nem nunca [a casa] serviu de cavalharia, curral, vacaria, nem foi fabrica de produtos corrosivos ou prejudicies saude publica nem fontes, depsitos ou esgotos dgua

60 61

Jornal O Castelo de Lanhoso, n 114, de 21.08.1909. Para um melhor conhecimento dos ltimos anos da Monarquia em Portugal, cf. Magalhes, Joaquim Romero de, Vem a a Repblica! 1906-1910, Coimbra, Almedina, 2009. 62 AJFB, Actas da junta de parquia (1910-1919), fl.44.

20

potvel ou medicinal no sendo atravessado por canos de qualquer natureza e [que] o cemitrio fica muito distante dahi63. memria seguia-se um pormenorizado oramento, pelo qual sabemos que a obra iria importar em cinco contos e cinquenta mil ris, considerando nos valores apresentados arredondamentos imprevistos, no valor de 360 ris, e 2% de custos do projeto e cpias. Por fim, acompanhavam a memria e o oramento a planta do edifcio, composto por um corpo principal ao centro, com rs-do-cho e primeiro andar, e por dois pavilhes laterais simtricos, de um nico piso, ligados ao edifcio central por dois corredores envidraados. O piso trreo do edifcio central estava destinado a cozinha, despensa, consultrio mdico e casa morturia, ao passo que o andar superior dispunha de trs quartos individuais e de uma enfermaria reservada, espaos estes destinados aos doentes privados que o hospital pudesse vir a receber, bem como de uma sala destinado a secretaria. Quanto aos dois pavilhes laterais, funcionaria, em cada um deles, uma enfermaria com sete camas, rouparia, sala de banho, um cmodo de arrumaes e uma instalao destinada ao enfermeiro.

Alado principal do projeto do hospital de Brunhais. curiosa a semelhana com o do hospital Antnio Lopes, que viria a ser construdo em 1917

63

Arquivo Paroquial de Brunhais, Duplicado: Districto Administractivo do Braga, Concelho da Pvoa de Lanhoso, Freguesia de Brunhais. Projecto para um modesto hospital a construir na freguesia acima referida com o legado do benemerito Francisco Xavier da Cruz Araujo. Desenhos e peas escriptas, s/data, atado de documentos existente no cofre da igreja.

21

O processo foi remetido ao administrador do concelho que, no incio de dezembro, o enviava ao governo civil, para aprovao64. Acompanhava-o uma segunda memria, esta subscrita pelo seu autor, onde se afirmava que o projecto obdece a todos os requisitos hygienicos e a sua Imposio perfeitamente moderna65. Mas tambm esta segunda tentativa de dar cumprimento ao legado de Brunhais no surtiria efeito. Feito o primeiro esforo nos meses subsequentes revoluo, o silncio sobre o assunto voltou a fazer-se sentir e o tempo passou sem que a obra tivesse incio. E nem de outra forma podia ter acontecido, j que os fundos obra destinados continuavam s ordens do padre Jlio, que s viria a entreg-los junta de parquia em dezembro de 191466. Amainados os fortes ventos que a implantao da Repblica, da qual o sacerdote era um confesso opositor, fizera soprar na freguesia, tentava agora reaproximar-se do poder e encontrar o trilho do qual tivera de sair. E, com o passar do tempo, iria consegui-lo. A junta voltou a reunir extraordinariamente a 10 de junho 1915, decidindo ento transformar o capital e juros da herana em Inscripes dassenta mento da Divida Interna do Governo Portuguez, cuja operao se dever efectuar por intermedio da mesma Caixa Geral67, onde o dinheiro se encontrava depositado. Em novembro, somando aos dezasseis contos, duzentos e dez mil e sessenta e dois ris que existiam em 1904 os juros entretanto vencidos, a junta tornou-se proprietria de ttulos no valor nominal de quarenta contos e setecentos68. O tribunal ainda, e pela ltima vez, chamado a pronunciar-se para ratificar esta deciso da junta de converter o capital em inscries de assentamento, o que aconteceu, com parecer favorvel do juiz, no dia 20 de julho de 1916. Dava-se, assim, quinze anos passados sobre a morte de Francisco Xavier da Cruz Arajo, por encerrado o inventrio orfanolgico69.

64 65

ADB, Fundo do Governo Civil de Braga, Distrito Administrativo, Obras, processo n 390, documentos avulso. ADB, Fundo do Governo Civil de Braga, Distrito Administrativo, Obras, processo n 390, documentos avulso. 66 AJFB, Atas da junta de parquia (1910-1919), fls. 26v.-27. A junta reuniu para receber do testamenteiro os bens que aquela devia administrar (), aceitou-os e deu as contas por boas. 67 AJFB, Atas da junta de parquia (1910-1919), fl. 30v. 68 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 544. 69 ADB, Inventrios Orfanolgicos da Pvoa de Lanhoso, Proc. n. 3454, fl. 549.

22

Mas o Portugal de 1916 no era mais o mesmo de 1901. Com a queda da Monarquia e a implantao da Repblica quase tudo havia mudado. A inflao crescera a nvel assustador, situao que a deflagrao da I grande guerra, em 1914, veio piorar. A cinco de setembro de 1917, ignorando, ou pelo menos parecendo ignorar, o processo do legado de Brunhais, Antnio Ferreira Lopes inaugurava solenemente na vila da Pvoa um hospital de mdia dimenso no qual investiu cento e cinquenta contos de ris. Destinado a doentes pobres do concelho, este hospital recusou-se, desde a primeira hora, a internar ou a tratar doentes oriundos de Brunhais70. O drama viria a acentuar-se no ano seguinte quando o nosso pas, j depauperado pelos efeitos nefandos da I grande guerra, foi varrido pela pneumnica que fez mais de 60 mil mortos em Portugal e algumas centenas no concelho da Pvoa de Lanhoso71. Brunhais foi uma das freguesias mais fustigadas pela epidemia, mas o tratamento a doentes dali oriundos foi barrada no apenas pelo hospital da Pvoa de Lanhoso, como tambm pelo So Marcos, de Braga, que se sentiu igualmente prejudicado.

Pobres sem hospital, mas com apoios na compra de medicamentos Com a desvalorizao da moeda, a junta de parquia sentia-se cada vez mais impotente para cumprir a ltima vontade de Francisco Xavier da Cruz Arajo. Em janeiro de 1919 deixou registado em ata que, sendo o dinheiro do legado insuficiente para a construo do hospital e cansada de ver os pobres brunhalenses sofrer a recusa de serem tratados noutros hospitais, decidiu utilizar parte do fundo para, com ele, ajudar os pobres da freguesia72. Passou a atribuir-lhes apoio monetrio e a pagar-lhes remdios73.

70

A recusa mantm-se a partir de 1928, dada da fundao da Misericrdia e Hospital Antnio Lopes, que, no Captulo II, Art. doze e reze dos seus estatutos, regista: So aceites para tratamento gratuito nas enfermarias do Hospital os doentes pobres do concelho da Pvoa de Lanhoso, especialmente os da freguesia de Fonte Arcada, conforme a vontade do fundador expressamente manifestada no seu testamento, tendo parecer favorvel do clnico aceitante; A admisso ordinria nas enfermarias e quartos feita pelo Director; No podero, porm, ser aceites: Primeiro: Os doentes pobres da freguesia de Brunhais. Cf. Arquivo da Santa Casa da Misericrdia da Pvoa de Lanhoso, Livro de atas da mesa administrativa, n 1, f. 19. 71 Frada, Joo, A Gripe Pneumnica em Portugal Continental - 1918 Estudo socioeconmico e epideolgico, Lisboa, Sete Caminhos, 2005. 72 AJFB, Atas da junta de parquia (1910-1919), fl. 46. 73 AJFB, Atas da junta de proquia (1919-1942), fls. 11v.-14.

23

Na sesso de 13 de abril de 1921, o assunto voltou ordem do dia, com o presidente da junta a declarar em ata que no sendo a importncia do legado quantia bastante para a construo dum hospital, nenhum a junta at hoje pde dar execuo vontade desse benemrito e muito menos o poder fazer a actual, pois essa importncia, attendendo aos elevadssimos preos dos materiaes e mo-de-obra, desapereceria em antes de concluida a construo do edificio. E mesmo que a construo fosse possvel, acrescenta, o hospital no poderia funcionar por falta de verba para a despeza do material cirurgico, mobiliario, vencimento de pessoal e alimentao dos doentes . Por isso, e porque os hospitais da Pvoa de Lanhoso e de Braga se recusavam a receber gratuitamente os doentes pobres da freguesia de Brunhais, alegando a Direco dessas casas de caridade que esta freguesia tem um legado para a construo dum hospital e que nele devem ser tratados os seus doentes pobres, foi criada a esta [junta] a incmoda situao de ver os seus doentes morrerem ao abandono sem assistencia alguma. Confessando que se no podia manter mais tempo indiferente a esta situao, propunha o presidente junta que, considerando que o testador Francisco Xavier da Cruz Araujo teve unicamente em vista proporcionar aos seus conterraneos algum alivio e o tratamento preciso, quando doentes, e no crear-lhes com esse legado uma situao ainda mais crtica do que a que anteriormente tinham , e visto ainda que a lei o no proibia, propunha que aos juros da herana fossem retirados anualmente 700 escudos para com eles subsidiar os pobres da freguesia74. Em p ficava a hiptese improvvel de no futuro, e dado que o cdigo civil no permitia que da importncia do legado fosse retirado dinheiro que no destinado ao fim a que pelo testamento fora destinado, o hospital pudesse a ser construdo se para tal viesse a contar com auxlio de outrem75. Chamados, todos, por edital a pronunciarem-se, nem um habitante de Brunhais compareceu sesso seguinte para contrariar ou apoiar a proposta, pelo que a junta, entendendo o silncio como um apoio, decidiu aprov-la76. Posteriormente, em maio de 1921, a junta voltou a referir-se a esta situao,

74 75

AJFB, Atas da junta de freguesia (1919-1942), fl. 11v.-13v. AJFB, Atas da junta de freguesia (1919-1942), fl. 13v. 76 AJFB, Atas da junta de freguesia (1919-1942), fl. 14-14v.

24

deixando registado que est tudo finalmente legalizado e afirmando ainda [o presidente, Firmino Jos Fernandes], que com satisfao v melhorada a situao dos pobres desta freguesia e legalizada a situao desta junta e tudo isto de harmonia com o desejo e fins do grande benemerito Francisco Xavier da Cruz Araujo a quem os habitantes desta freguesia jamais podero esquecer77. A partir dessa data e at 1969, pelo menos, a junta de freguesia continuou a pagar, anualmente, remdios a vrios pobres da freguesia78. Em 1932 os ttulos em poder da junta ascendiam a 44.700$0079. Do legado de Francisco Xavier da Cruz Arajo, que ainda existe, possui hoje a autarquia de Brunhais a casa que foi do alferes da Torre, em muito mau estado de conservao, e uma conta na caixa geral de depsitos, onde se encontram depositados cinquenta euros, pelos quais recebe, trimestralmente, de juros, menos de um euro e meio. Concluso Digamos, em jeito de concluso, e como j anteriormente aventmos, que a disposio testamentria de Francisco Xavier da Cruz Arajo deve ter sofrido enormssima influncia do padre Jlio Jos Antunes. Que este seria um dos seus amigos prximos no devem restar dvidas, no s por ser o proco da freguesia mas, tambm, pela circunstncia de ter sido constitudo seu principal testamenteiro. Pela sua formao religiosa e pela leitura sistemtica dos jornais j atrs indicados, todos eles afetos aos ideais defendidos pelos crculos catlicos, o jovem proco de Brunhais estaria fortemente inclinado para a questo social. Influenciar, pois, a construo de um hospital destinado aos pobres de Brunhais, que a Igreja pudesse posteriormente controlar, como parece resultar que aconteceria pela clusula inserida nos estatutos e que previa a sua futura entrega a uma irmandade, no andaria longe de se constituir, para o

77 78

AJFB, Atas da junta de freguesia (1919-1942), fl. 16. AJFB, Livro de contas da junta de freguesia, n 1, fl. 57. Neste ano a Junta despendeu com remdios para os pobres a quantia de 188$00. 79 AJFB, Atas da junta de freguesia (1919-1942), fl. 70.

25

sacerdote, como uma coroa de glria na sua luta pelo revigorar do cato licismo e pelo combate quer ao socialismo emergente quer ao capitalismo liberal e suas desastrosas consequncias para o mundo rural80. Porm, se os movimentos catlicos chegaram a ter significativa fora entre 1895 e 1908, com o impulso do anarco-sindicalismo, a partir desta ltima data, com o regicdio, no mesmo ano e, depois, com a vitoriosa revoluo republicana, essa fora esmoreceu, pelo menos durante alguns anos, para ressurgir revigorada na dcada de 1920. Ora, como vimos, 1908 precisamente a data em que, atravs de um ofcio dirigido ao governador civil de Braga, a junta de parquia de Brunhais presidida pelo padre Jlio, faz a ltima (qui a nica) tentativa de avanar com a instalao do hospital, mesmo sem as necessrias obras no edifcio a ele destinado. A partir dessa data o silncio caiu sobre o assunto. Entre janeiro de 1908 e julho de 1910, a junta de parquia no fez uma nica reunio81. E quando, entre julho e outubro se reuniu quatro vezes, f-lo a instncias do administrador do concelho e do subdelegado de sade, que exigiam fosse resolvida com toda a urgncia a construo do cemitrio da freguesia que, nessa altura, ainda sepultava os seus mortos no interior da igreja82. Com a implantao da Repblica em 1910 o padre Jlio foi afastado da junta de parquia. Porm, como testamenteiro de Francisco Xavier da Cruz Arajo o dinheiro da herana ficou sob sua guarda. nessa qualidade que faz abortar a tentativa da nova comisso republicana para dar seguimento ao processo, para o qual esta chegou a mandar fazer o projeto e o oramento. S em dezembro de 1914, o padre Jlio viria a entregar junta de parquia o saldo lquido [da herana] e moveis inventariados em seu poder83. Mas entre 1902, data da morte de Cruz Arajo e 1914, a enorme inflao ( qual nesta data se juntavam os efeitos nefastos da I grande guerra), tornava insuficiente aquilo que antes teria chegado perfeitamente para a adaptao do imvel, para o seu completo equipamento e para fazer face s despesas iniciais com o funcionamento. Para piorar a situao, o legado, que na dcada de 1900-1910 se constitura como uma esperana para os pobres de Brunhais,
80 81

Volovitch, Marie-Christine, O. c., p. 1197. AJFB, Actas da junta de parquia (1898-1908), fl. 46v.; Actas da junta de freguesia (1910-1919), fl.1. 82 AJFB, Actas da junta de freguesia (1910-1919), fls. 1-3. 83 AJFB, Actas da junta de freguesia (1910-1919), fls. 26v-27.

26

transformou-se, nas duas seguintes, num enorme pesadelo, j que o arrastamento da aplicao dos fundos a ele destinados levou a que os necessitados da freguesia vissem os seus internamentos e atendimento em ambulatrio barrados noutros hospitais da regio84. Porque nesta como em todas as situaes, no final das contas os pobres so sempre os perdedores.

ANEXO Estatutos do Hospital de Brunhais, fundado pelo benemrito cidado da mesma freguesia do concelho da Povoa de Lanhoso, Francisco Xavier da Cruz Araujo85 Capitulo I - Do Hospital e sua administrao Antigo 1 - O hospital de Brunhais destinado, segundo a vontade do seu fundador, Francisco Xavier da Cruz Arajo, a recolher e tratar gratuitamente os doentes pobres da mesma freguesia e tambm os do concelho, que o poderem ser pelos rendimentos da caza, preferindo aquelles a estes. Artigo 2 - Sero tambm admittidos no hospital sem prejuzo dos pobres, doentes particulares, dos quais haver duas classes, sendo os de 1 classe tractados em quartos especiaes para isso destinados, e pagaro 1$000 reis diarios afora os medicamentos; e os da 2 classe nas enfermarias ou quartos com mais duma cama, pagando 500 reis diarios afora os medicamentos. Artigo 3 - O hospital ser intitulado, segundo a vontade do fundador, na caza que foi do Alferes da Torre, proscima da igreja matriz da freguezia, fazendo-se-lhe as alteraes e acrescentamentos convenentes [sic] de harminia com os rendimentos e escigencias da lei. Artigo 4 - A admministrao do hospital de Brunhaes pertence, segundo a vontade do seu fundador, junta de perochia da mesma freguezia, sendo o presidente da junta o director do hospital. nico Se pelo andar do tempo se reconhecer que mais convem entregar a administrao do hospital a uma Irmandade, promover a junta a sai creao, podendo at ser compellida a isso pela autoridade tuterays [sic], verificada que seja a urgencia da mudana de admmistrao, no que no contrariado a vontade do fundador, que s teve em vista a prospendade [sic] do hospital e a observancia da lei. Capitulo II - Attribuies da junta admmiistradora Artigo 5 - A junta para a admministrao do hospital, que independente da da parichia ter uma sesso ordinria por mez no dia e hora que designar na sua primeira sesso de cada anno, e as esctraordinarias que forem necessarias, podendo ser uma e outras no domingo. nico Estas sesses sero convocadas e celebradas com as formalidades escigidas no cdigo admministractivo, para as sesses parochiaes em tudo que lhes possam ser applicadas. Artigo 6 - da competncia da junta admministradora: 1 - Nomear um secretrio e um thesoureiro que poder escolher-se dentre os seus vogaes ou de fora delles, sendo no primeiro caso gratuitas as suas funces, e no segundo retribudas, tomando por
84 85

AJFB, Actas da junta de freguesia (1910-1919), fls. 46-47v. ADB, Fundo do Governo Civil de Braga, Assembleia Distrital, pasta n. 1068, sem paginao.

27

base dessa retribuio o que a lei admministrativa auctorizar para o secertrio e thesoureiro da junta de parochia. 2 - Determinar o numero e qualidade dos empregados e serventes do Hospital, estabelecer-lhes ordenados, nome-los e demitti-los, ouvindo-os previameente. 3 - Auctorizar todas as despezas ordinrias e esctraordinarias a bem do servio do hospital. 4- Deliberar sobre a acceitao de heranas, legados ou doaes feitas ao hospital. 5 - Vigiar pela boa admministrao do hospital e promover o augmento dos fundos e rendimentos dos bens do mesmo. 6 - Deliberar sobre pleitos a intentar ou defender e sobre a desistncia, confisso e transaces a respeito dos mesmos. 7 - Deliberar sobre a acquisio de bens e construco de obras para os servios do hospital e alienao dos que forem despensaveis desses servios ; e sobre collocao de dinheiros a juros por escriptura publica com fiador e compra de inscripes de assentamento conforme a disposio di fundador. Captulo III - Attribuies do secretrio Artigo 7 - Incumbe ao secretario: 1 - Redigir e lavrar as actas das sesses no livro respectivo; e certificar a authenticar todos os documentos dimanados da junta admministradora. 2 - Conservar sob sua guarda e responsabilidade e na caza das sesses todos os livros e documentos que constituem o archivo do hospital. 3 Fazer a correspondencia sob a direco do presidente e desempenhar os trabalhos de escripturao e contabilidade inherentes a admministrao do hospital. Artigo 8 - tambem o secretrio obrigado a escripturar o conservar sob sua guarda um livro de inventario de todos os papeis e haveres do hospital. Capitulo IV - Attribuies do thesoureiro Artigo 9 - O thesoureiro obrigado: 1 - A arrecadar toda a receita do hospital e a guardar sob sua responsabilidade os capites e quaesquer ttulos ou papeis de credito pertencentes ao hospital. 2 - A satisfazer todas as ordens de pagamento que forem assingnadas pelo director. 3 - A escripturar todas as guias de receita e ordens de pagamento. 4 - A apresentar junta admministradora um balancete ou nota da receita e despeza effectuada mensalmente e a mostrar o cofre, sempre que a junta o escija. Capitulo V - Attribuies especiaes do director Artigo 10 - Pertence ao director do hospital, que o presidente da junta de parochia ou quem suas vezes fizer, a superior inspeco dos servios admministractivos, economicos e thecnicos do mesmo hospital. Artigo 11 - Mais pertence ao director tomar conhecimento e despachar todos os negocios que no caream de deliberao da junta, vindo para isso ao hospital as vezes que sejam necessarias. Artigo 12 - Incumbe egualmente ao director providenciar acerca das faltas commettidas por qualquer empregado do estabelecimento, quando seja necessrio remedi-las promptamente, sem prejuzo porem das attribuies que a tal respeito so conferidas junta, qual dar conta na sua primeira sesso. Artigo 13 - Ao director do hospital pertence resolver sobre a admisso dos doentes que pretendam tratamento gratuito dentro do hospital e apreciar os attestados comprovativos d a sua pobreza passados pelo regedor, auctoridade policial ou admministractiva, podendo contudo admitti-los por conhecimento proprio sem nenhum daquelles attestados. Captulo VI - Enfermarias

28

Artigo 14 - Haver neste hospital pelo menos duas enfermarias, uma para homens e outra para mulheres, compostas cada uma das salas necessarias para conter as camadas dos doentes em tratamento no mesmo hospital. Artigo 15 - Cada enfermaria ter segundo o sexo dos doentes um enfermeiro ou enfermeira e um ajudante, sendo necessrio. Artigo 16 - Aos enfermeiros cabe a principal responsabilidade de todos os servios da sua enfermaria, e so os seguintes: 1 - Vigiar os doentes, apresentando-lhes todos os cuidados para sua limpeza e conforto. 2 - Acompanhar o clnico na sua visita e por essa ocasio inform-lo de tudo o que se passou na enfermaria desde a ultima visita. 3 - Dirigir e fiscalizar a admministrao das dietas e medicamentos e fazer a sua applicao conforme as prescripes do clnico. Artigo 17 - Se houver irms hospitaleiras ou membros doutro qualquer instituto religioso que se prestem ao servio de enfermeiros, sero preferidos para esses logares. Artigo 18 - Aos ajudantes que forem necessrios pertence: 1 - Obedecer, respeitar e fazer todo o servio que lhes for determinado pelo enfermeiro. 2 - Fazer as camas dos doentes diariamente ou todas as vezes que seja preciso, e, assim, tambm a limpeza e lavagem da infermaria, remoo das roupas sujas para o depsito e tudo o mais que lhes seja ordenado. 3 - Tratar com toda a caridade e paciencia os doentes, assistindo-lhes todo o tempo que poderem, distribuindo-lhes as dietas e raes e medicamentos s horas competentes, conforme o enfermeiro determinar. 4 - Lavar e limpar os talheres, as louas, a cozinha e suas dependencias do Hospital. nico No havendo ajudante todo o referido servio, ser feito pelos enfermeiros. Captulo VIII - Servio medico Artigo 19 - O servio medico, enquanto o hospital no tiver rendimentos para clnico privativo seu, ser feito por um facultativo com quem a junta contractar o mesmo servio. Artigo 20 - A nomeao do facultativo privativo do hospital pertence junta de parochia e s poder ser feita nos termos e conforme o que se acha estatudo no codigo admministrativo para a nomeao dos facultativos municipaes. Artigo 21 - O facultativo nomeado obrigado a fazer todo o servio mdico e cirrgico dos doentes recolhidos no hospital e tambm a dar gratuitamente consultas e tratamento aos doentes pobres escternos que alli forem para tal fim. Artigo 22 - Os doentes particulares em tratamento no hospital pagaro separadamente as operaes de que necessitarem e as conferencias que reclamarem. Artigo 23 - Compete ao facultativos do hospital convocar os collegas que julgar necessrios para conferncias ou operaes. Artigo 24 - Sobre as horas e os dias de servio combinar o facultativo com o director do hospital observando os avisos e determinaes do mesmo. Artigo 25 - Quando os recursos do hospital i permittirem e as necessidades do servio o escigirem, haver mais um facultativo ausciliar que ser nomeado conforme o estabelecido para o facultativo privativo. Captulo VIII - Disposies geraes Artigo 26 - A distribuio das refeies aos enfermos ser: o almoo s 7 horas, o jantar ao meio dia e a ceia s 7 horas da tarde. Artigo 27 - Os doentes particulares tero roupas e louas especiaes. Artigo 28 - A roupa e quasquer outros valores dos doentes pobres fallecidos ficam a pertencer ao hospital. Podem porem esses objectos ser reclamados pelos herdeiros do finado, quando pagarem o tratamento razo de 400 reis por dia. Artigo 29 - Se o doente pobre fallecer at ao 3 dia da sua admisso no hospital pode o director ou quem suas vezes fizer, entregar o espolio aos herdeiros. Artigo 30 - O espolio dos doentes particulares, que fallecerem, pertence aos herdeiros; porem se o no reclamarem dentro de seis mezes, ficar pertencendo ao hospital, que o vender applicando o producto para fundos do mesmo hospital.

29

Artigo 31 - escpressamente proibido aos empregados pedir dinheiro aos doentes, ou qualquer objecto, ainda que emprestado, ou que especulem por qualquer forma com seus soffrimentos, sob pena de demisso. Artigo 32 - O pessoal da cosinha compe-se dum cosinheiro ou cosinheira, dum creado ou creada, os quaes faro o servio da cosinha e seus dependentes e outros que superiormente lhes fr ordenado. Artigo 33 - Nos casos omissos nestes estatutos observar-se-ha o disposto no codigo admministrativo em tudo que possa ser applicado. Artigo 34 - A junta de parochia far os regulamentos que forem necessrios para a vida interna do hospital, os quaes sero submettidos approvao tutelar. A Junta de Parochia de Brunhais conforma-se e approva os presentes estatutos. Brunhaes, 4 de Outubro de 1903 e tres O Presidente Julio Jos Antunes Os vogais Luiz Vieira de Araujo Hilario Jos de Mattos

30

Potrebbero piacerti anche