Sei sulla pagina 1di 3

1- SUBSTANTIVO Tudo o que existe ser e cada ser tem um nome.

. Substantivo a classe gramatical de palavras variveis, as quais denominam os seres. Alm de objetos, pessoas e fenmenos, os substantivos tambm nomeiam: -lugares: Alemanha, Porto Alegre... -sentimentos: raiva, amor... -estados: alegria, tristeza... -qualidades: honestidade, sinceridade... -aes: corrida, pescaria... Morfossintaxe do substantivo Nas oraes de lngua portuguesa, o substantivo em geral exerce funes diretamente relacionadas com o verbo: atua como ncleo do sujeito, dos complementos verbais (objeto direto ou indireto) e do agente da passiva. Pode ainda funcionar como ncleo do complemento nominal ou do aposto, como ncleo do predicativo do sujeito ou do objeto ou como ncleo do vocativo. Tambm encontramos substantivos como ncleos de adjuntos adnominais e de adjuntos adverbiais - quando essas funes so desempenhadas por grupos de palavras. Voc sabia que a palavra substantivo tambm pode ser um adjetivo? Reproduzimos a seguir o verbete substantivo, do Dicionrio de usos do portugus do Brasil, de Francisco S. Borba. Observe que as quatro primeiras acepes se referem palavra em sua atuao como adjetivo. Substantivo Adj [Qualificador de nome no animado] 1- que tem substncia ou essncia: destacava-se entre os homens hbeis daquele pas o hbito de fazer uma conversa prosseguir horas a fio, sem que a proposta substantiva ganhasse clara configurao (REP); se olham as coisas no pelos resultados substantivos(VEJ); 2- essencial; profundo: eu te amo por voc mesma, de um modo substantivo e positivo(LC) 3- fundamental; essencial: o submarino foi um elemento adjetivo na I Guerra Mundial e substantivo na II Guerra (VEJ) 4- que equivale a um substantivo, ou que o traz implcito: onde que est a ideia substantiva no meio desses adjetivos?(CNT) . Nm 5- palavra que por si s designa a substncia, ou seja, um ser real ou metafsico; palavra com que se nomeiam os seres, atos ou conceitos; nome: H-kodesh na origem um substantivo feminino (VEJ); Planctus era um particpio passado e no um substantivo (ACM)

Quanto classificao podem ser: Concretos Quando tratam de coisas reais, ou tidas como reais. homem, menino, lobisomem, fada. Abstratos Quando tratam de estados e qualidades, sentimentos e aes. vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforo (ao). Simples Quando formados por um s radical. flor, tempo, chuva... Compostos Quando possuem mais de um radical. couve-flor, passatempo, guarda-chuva... Primitivos Quando no derivam de outra palavra da lngua portuguesa. pedra, ferro, porta... Derivados Quando derivam de outra palavra da lngua portuguesa. pedreira, pedreiro, ferreiro, portaria... Comuns Quando se referem a seres da mesma espcie, sem especific-los. pas, cidade, pessoa... Prprios Quando se referem a seres, pessoas, entidades determinados. So escritos sempre com inicial maiscula. Brasil, Santos, Joo, Deus... Coletivos Quando se referem a um conjunto de seres da mesma espcie. lbum (fotografias, selos), biblioteca (livros), cdigo (leis)... Flexionam-se em gnero para indicar o sexo dos seres vivos. (quanto aos seres inanimados a classificao convencional). Masculino

Quando podem ser precedidos dos artigos o ou os. Feminino Quando podem ser precedidos dos artigos a ou as. Existem ainda substantivos que so uniformes em gnero: Epicenos Quando um s gnero se refere a animais macho e fmea. jacar (macho ou fmea)... Sobrecomuns Quando um s gnero se refere a homem ou mulher. a criana (tanto menino quanto menina) Comuns de dois gneros Quando uma s forma existe para se referir a indivduos dos dois sexos. o artista, a artista, o dentista, a dentista... Flexionam-se em nmero para indicar a quantidade (um ou mais seres). Singular Quando se refere a um nico ser ou grupo de seres. homem, povo, flor... Plural Quando se refere a mais de um ser ou grupo de seres. homens, povos, flores... Existem ainda substantivos que s se empregam no plural. frias, psames, npcias... Flexionam-se em grau para se referir ao tamanho e tambm emprestar significado pejorativo, afetivo, etc. Normal: gente, povo... Aumentativo: gentalha, povo (com sentido pejorativo) Diminutivo: gentinha, povinho (com sentido pejorativo)

Potrebbero piacerti anche