Sei sulla pagina 1di 11

ALUSO E CONSTRUO DE SENTIDOS NO GNERO LITERRIO Denise Gonzaga dos Santos/UESC dennisegonzaga@yahoo.com.br 1 Orientadora: Prof. Dr.

Vnia Lucia Menezes Torga/UESC vltorga@uol.com.br 2

Resumo: Este artigo parte de uma pesquisa que temos desenvolvido na rea de Lingstica, do programa de Iniciao Cientfica - UESC, com o apoio da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Abordamos aqui o gnero romance, tendo por objetivo fornecer, a partir da teoria da aluso, subsdios para a anlise de tal gnero em sala de aula, ampliando-lhe os sentidos possveis. Atravs da anlise lingstico-literria do livro Memrias de Lzaro de Adonias Filho, buscamos o sentido do texto nos arqutipos utilizados pelo autor emprico na constituio de sua obra. A pesquisa tem nos revelado a possibilidade de anlise literria utilizando a aluso como estratgia de leitura. Entendemos que o papel da aluso no s fazer avanar ou recuar a narrativa, mas sim formar a figura do todo, a partir de pequenos ndices e citaes. Ela age como mediadora entre as partes e o todo, o que caracteriza o movimento de ir e vir, da parte para o todo e vice versa, indiciando as peas que o leitor emprico vestido de leitor modelo mover para a construo do sentido no texto literrio (Torga, 2001).
Palavras-chave: aluso; estratgia; gnero literrio; construo de sentido.

Este relato parte do processo da pesquisa que desenvolvemos no programa de iniciao cientfica - Uesc/Fapesb, tendo como corpus a obra adoaniana Memrias de Lzaro. Para a construo do artigo buscamos, principalmente, em Bakhtin (1997), Eco (1986) e Torga (2001-2006) os pressupostos tericos que sustentam a pesquisa. De acordo com Bakhtin, o dialogismo determinante na construo de sentidos dos discursos que so produzidos socialmente. Considera ainda que nenhum discurso individual porque no construdo de maneira fechada e isolada em si, mas dialoga com outros interlocutores ou textos. Essa noo dialtica permitiu a Bakhtin definir o texto como sendo um tecido de muitas vozes, o qual se estabelece por meio da alteridade.
Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz e bolsista da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB 2 Prof. Dr da Universidade Estadual de Santa Cruz
1

atravs da relao autor-texto-leitor que possvel construir os sentidos do texto, pois um reclama o outro. Em seu livro Lector in fabula, Umberto Eco aborda sobre o papel que cabe ao leitor na produo de sentido dos textos. Em primeiro lugar, necessrio entender que a produo de um texto leva em conta a sua recepo. Quando um autor escreve, ele no escreve para si, mas para um grupo de leitores, ao qual ele visa compreenso da mensagem. Espera-se desta maneira que os interlocutores sejam capazes de dialogar atravs da manifestao linear do texto, mas tambm, e principalmente, preenchendo os espaos em branco, ou seja, as lacunas. O que possvel, por exemplo, atravs da competncia gramatical do destinatrio. A ao do leitor fundamental para que o sentido do texto seja revelado. O leitor precisa buscar em seu congrie lexical as estruturas possveis para as manifestaes do texto, estejam elas expressas ou no. Quando escreve, o autor bem sabe que nem tudo pode e deve ser dito no seu texto. No haveria espao para tanto. O papel no capaz de comportar tudo, e, caso isso fosse possvel, texto e leitor seriam apenas receptculos de informaes, e no agentes e mediadores de produo de sentido. Como afirma Eco,
O texto est, pois, entremeado de espaos brancos, de interstcios a serem preenchidos, e quem o emitiu previa que esses espaos e interstcios seriam preenchidos e os deixou brancos por duas razes. Antes de tudo, porque um texto um mecanismo preguioso (ou econmico) que vive da valorizao de sentido que o destinatrio ali introduziu; (...). Em segundo lugar, porque medida que passa da funo didtica para a esttica, o texto quer deixar ao leitor a iniciativa interpretativa, embora costume ser interpretado com uma margem suficiente de univocidade. Todo texto quer que algum o ajude a funcionar. (ECO, 1986, p. 37)

A cooperao do leitor com o texto permite que o mesmo funcione e assuma outros sentidos medida que o leitor vai dialogando com autor, narrador, mediados pelo texto. No gnero literrio, os sentidos, muitas vezes, so mltiplos, diludos por todo o texto e vo se transformando medida que o leitor vai descobrindo novos ngulos de interpretao. importante ressaltar neste ponto que cada leitura vai ser sempre diferente de outra. o que acontece, por exemplo, na leitura de um poema, de um conto ou de uma crnica. Um leitor x pode l-los de uma determinada maneira e encontrar alguns sentidos possveis, enquanto um leitor y pode fazer uma outra leitura muito diferente da primeira, porm com igual lgica interpretativa. Isso o que torna o texto literrio fantstico, rico, prazeroso, porque dele emana toda uma gama de possibilidades de leitura, algumas to inovadoras que chegam a surpreender, mesmo os mais perspicazes leitores. Sabemos que cada texto possui peculiaridades que tornam possvel classific-lo em determinados gneros, os quais o aluno precisa estar em contato para que ele possa ampliar a sua capacidade reflexiva, bem como garantir uma autonomia na construo de sentidos dos textos com os quais ele entra em contato. Na escola, em geral, o sentido do texto limitado a umas poucas intervenes do aluno, previamente estabelecidas. Isso fcil notar quando pensamos nas provas de vestibulares, por exemplo, ou nas questes de mltipla escolha, em que o aluno tem que marcar a opo que outra pessoa

escolheu por ele. A resposta certa est na letra de algum, e no na dele. O aluno, em geral, no pode pensar outro sentido. Tem que ser aquele que est no papel, impedindo que ele desenvolva sua capacidade de fazer novas leituras. O prazer do texto est nas descobertas, e isso no podemos tirar de nossos alunos. Iser (1999) aborda essa questo em seu livro O ato da leitura, em que afirma:
O autor e o leitor participam portanto de um jogo de fantasias; jogo que sequer se iniciaria se o texto pretendesse ser algo mais do que uma regra de jogo. que a leitura s se torna um prazer no momento em que nossa produtividade entra em jogo, ou seja, quando os textos nos oferecem a possibilidade de exercer as nossas capacidades. (ISER, 1999, p. 10)

Assim, buscamos ampliar o sentido do texto literrio, em especial da narrativa literria, reconhecendo a aluso enquanto uma estratgia capaz de revelar o sentido do texto. Antes de prosseguir, imperativo esclarecer o que entendemos por aluso. Segundo Torga, ela
a estratgia mediadora dos movimentos da intertextualidade, e de forma sutil, perturbadora e criadora produz o movimento de ir, vir e devir e exige do leitor um compromisso com a construo da narrativa, que tem uma histria e precisa ser por ele reconstruda mnemonicamente pela cooperao. (TORGA, 2001-2006)

O estudo da aluso tem nos mostrado a importncia dela para a construo do mosaico de sentidos que a narrativa literria nos possibilita. A aluso capaz de preencher os espaos em branco, dos quais Umberto Eco fala, pois, mediada pela aluso, ativa-se nossa capacidade mnemnica de relacionar os discursos produzidos. Assim, a aluso est intimamente ligada intertextualidade, e consequentemente memria. Ao fazer aluses, estamos transformando os sentidos, pois a memria no reproduz absolutamente o que foi, mas refaz o passado, reconstri o vivido sob o olhar do tempo presente que no apenas individual, mas social (TORGA, 2007, p. 1). A partir da aluso, pudemos lanar um novo olhar sobre a obra adoniana Memrias de Lzaro. Durante a nossa pesquisa, buscamos vrios trabalhos relacionados produo de Adonias Filho. Na obra adoniana, a via de interpretao , aparentemente, estreita. Somos levados, numa viso mais sinttica, a uma nica interpretao, a que se prope mais forte em Adonias Filho, que a viso trgica de uma determinada regio baiana. As perspectivas de interpretao estavam ligadas apenas ao trgico fechado em si, como algo ruim, negativo, com uma nica viso, que a viso do vale representar a tragdia, a vida de pessoas que viviam em condies hostis de vida. O trabalho com a aluso permitiu um novo olhar sobre a obra adoniana e nos mostrou que a leitura sempre inacabada, inesgotvel. Ela sempre vai depender de leitores que sejam capazes de extrair novos sentidos. Um exemplo dessa transformao pode ser observado num artigo apresentado por Marcelino (2008), em que esta alude ao trgico como algo indiciador de luz, e no de trevas.
Geralmente, a viso que se tem do vale de um lugar sombrio, mergulhado em trevas, cheio de sofrimento, um inferno imaginrio.

Mas o trgico e as trevas podem ser vistos de uma outra perspectiva, pois a tragdia pode significar o incio de algo melhor que est por vir, a restituio de uma ordem. Assim tambm como possibilidade para o tornar-se. (MARCELINO, 2008)

Essa nova leitura, uma leitura pela assimetria, pela transformao dos sentidos, mostra-nos a capacidade inesgotvel da aluso de nos remeter a outros sentidos, to possveis quanto os de uma leitura simtrica. Para exemplificar, lanamos mo de algumas relaes possveis na obra atravs da aluso. Entendemos que o trgico, embora para ns possa parecer algo ruim, em Memrias de Lzaro coloca as pessoas numa posio de sujeitos, pois ele uma marca cultural dos habitantes do vale. A anlise que fizemos foge do senso comum, pois vemos o trgico como uma estratgia de leitura, que nos possibilita, atravs da aluso, construir a identidade cultural de um povo ficcionalizado em Memrias de Lzaro. Uma outra relao possvel refere-se aos nomes das personagens no livro e de como estes foram selecionados na obra para construir uma identidade cultural. Antes, porm, necessrio entendermos um pouco sobre a identidade cultural. Falar dela falar do sentimento de pertena a uma cultura nacional. o tornar-se parte de algo, pois no esto no nosso gentipo os genes das naes, ou seja, no somos geneticamente programados para defender este ou aquele pas, esta ou aquela cultura. Mas somos, como afirma Stuart Hall (1990), levados a abraar uma cultura devido aos discursos produzidos, pois uma cultura nacional um discurso- um modo de construir sentidos que influencia e organiza tanto nossas aes, quanto a concepo que temos de ns mesmos. Assim, a construo de uma identidade perpassada por alguns aspectos. Dentre eles, citamos a rememorao. O retorno ao passado glorioso ou o apego s razes histricas so tomados como meio de ratificar as identidades nacionais (Woodward, 1997). Inserido no apelo histrico-mnemnico, Jernimo, tutor e pai por excelncia de Alexandre, a figura que centra as reflexes da personagem principal de Memrias de Lzaro nesse passado apelativo e sedutor. Durante o perodo de morte de Alexandre, por exemplo, atravs da memria que Jernimo habita os pensamentos de seu filho adotivo e influi poderosamente sobre ele. O aspecto cultural no texto foi tambm trabalhado desde a construo do ambiente. Pois, como se sabe, a palavra cultura tem sua origem no latim, sendo que o seu significado original est ligado agricultura, ou seja, terra. Ela vem do verbo colere, que quer dizer cultivar. De maneira geral, a agricultura sempre esteve ligada ao rstico. Entendendo que o mundo externo ao indivduo exerce um papel muito importante na formao das identidades, o autor emprico reinventa justamente esse rstico, pois o vale um lugar hostil, selvagem, bruto, rude, agreste. Isso significa que Adonias Filho constri a identidade cultural de Alexandre num ambiente que alude origem da prpria palavra cultura, indiciando-nos a construo dessa identidade. No nosso corpus, encontramos na narrativa de Memrias de Lzaro o personagem central, um jovem chamado Alexandre, que vive em um ambiente completamente hostil, selvagem, carregado de tragdias. Dentro deste contexto, Alexandre desperta para o desejo de sair daquele local e ir em busca de uma outra realidade. O seu objetivo era encontrar um lugar chamado Vale do Ouro, um ambiente que, na viso dele, muito diferente do seu. Durante essa busca, o personagem vai se descobrindo e percebendo que o Vale do Ouro na verdade o seu lugar de origem. Isso foi possvel graas sua memria, pois a lembrana do passado reconstrudo quem responde pelo posicionamento dos sujeitos no mundo, uma vez que:

A memria um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual como coletiva, na medida em que ela tambm um fator extremamente importante do sentimento de continuidade e de coerncia de uma pessoa ou de um grupo em sua reconstruo de si. (POLLAK, 1992, p. 5)

Assim, so as figuras importantes na vida de Alexandre, como a estrada, os cavalos, Gemar Quinto, Ablio, Roslia e, sobretudo, Jernimo, que fizeram com que fosse impossvel o esquecimento do vale. Das personagens supracitadas, gostaramos de abordar de incio uma das primeiras que nos chamou a ateno, no s por sua histria de vida, e por que no dizer de morte, mas por ela representar, na narrativa, a figura que abre os conflitos vividos pela personagem principal. Referimo-nos aqui a Ablio, o pai biolgico de Alexandre. O encontro de Ablio com o vale foi quase por uma atrao magntica, pois ele era de fato uma pessoa tipicamente do vale, trazia a ferrugem nos ossos, necessria para a sobrevivncia em ambiente to hostil. Apesar de estar no vale, Ablio sempre demonstrou o desejo de sair, de buscar um outro mundo que fosse diferente daquele. Uma anlise do nome de Ablio vai nos levar concluso de que ele, bem como os outros, carrega em seu nome aluses que tornam possvel compreender como se d a construo da identidade cultural em Memrias de Lzaro. Tendo por base as pesquisas realizadas no campo da aluso, podemos perceber que o nome Ablio faz uma aluso a um inseto que, segundo Lurker (1997), em muitas culturas est associada idia de morte e ressurreio, a abelha. Para os germnicos, este animal considerado o animal das almas. Ainda de acordo com Lurker, essa idia ganha fora mais tarde quando associada histria de Sanso e o enxame de abelhas sob o cadver do leo morto pelo mesmo, relatado em Jz 14. As abelhas so tomadas assim como smbolo de ressurreio. J no paraso de Dante, as almas que chegavam ao cu eram comparadas a abelhas que retornam a uma flor, uma aluso volta de Alexandre ao vale. Segundo Chevalier et al (1995), a abelha a figurao da alma e do verbo. No livro de Gneses 1:1, diz que no princpio era o verbo. O verbo , desta maneira, o comeo de tudo. Sendo a figurao do verbo, e se o verbo quem d incio s coisas, a abelha quem vai desempenhar um papel inicitico e litrgico. O que nos encanta saber que foi justamente Ablio o precursor de Alexandre na sua sada do vale, desempenhando assim a funo de iniciador de uma nova busca. As aluses presentes no nome de Ablio no se encerram por a, pois ainda de acordo com Chevalier, a abelha est muitas vezes associada, na religio grega, a Demter, simbolizando a alma descida aos infernos ou, ao contrrio, materializando a alma saindo do corpo. Essa duplicidade antagnica que a abelha carrega em sua simbologia torna possvel associarmos o nome de Ablio aludindo no s sada de Alexandre do vale, mas tambm ao momento em que ele retorna. Percebemos, desta maneira, a aluso no nome de Ablio como uma referncia ao processo inicitico que resultaria na busca e na ratificao da identidade cultural de seu filho, Alexandre. Neste, por sua vez, tambm h aluses. A primeira impresso que temos quando iniciamos a leitura do livro de que ele vai contar as memrias de algum cujo nome Lzaro. No entanto, logo no incio, encontramo-nos com Alexandre. Em primeiro lugar, precisamos relacionar os nomes que o autor emprico utilizou. So dois nomes diferentes para representar uma nica pessoa. Por que isso? Se o livro narra as

memrias de Alexandre, ento por que dizer que elas so de Lzaro? Entendemos que o uso desse nome, bem como a insero de um outro para identificar a mesma figura na narrativa, pluraliza a personagem e a toma como representao de uma identidade que no s de um, mas de todos que compartilham a mesma cultura ficcionalizada em Memrias de Lzaro. Para confirmar nossa hiptese, gostaramos de analisar esses dois nomes separadamente. O primeiro o nome que d ttulo ao livro. O nome Lzaro alude a um personagem homnimo que retorna vida. De acordo com a narrao bblica, relatada em Joo 11:1-44, Lzaro morre e permanece em tal estado por trs dias, at que Jesus, o filho de Deus, o ressuscita. O que acontece com Lzaro vai se passar, simbolicamente, com Alexandre, pois ambos compartilham de uma mesma condio, que a condio da morte. A diferena que, enquanto Lzaro morre literalmente, Alexandre morre de forma simblica. Essa morte ocorre tambm por um perodo de tempo. No caso de Lzaro, foram trs dias e no de Alexandre a linha do tempo que marca esta passagem entre vida-morte-vida surge entre o momento em que ele sai do vale e o momento que retorna. O prprio Alexandre reconhece essa morte quando afirma que J no sou o mesmo. Entre os dois, o que se despedira de Jernimo na fronteira do vale e o que agora despertava, havia mais que um intervalo no tempo. Havia a morte, eu sabia. (FILHO,1978. p. 127 e 128). Comparando a histria do Lzaro ressuscitado com a de Alexandre, percebemos uma aluso muito forte, pois ambos esto intimamente ligados. Eles compartilham da experincia da morte e da ressurreio. Centremos agora a nossa discusso em torno do nome Alexandre, no menos alusivo no contexto de Memrias de Lzaro. De incio, para esta anlise, gostaramos de evocar Brando (1991), quando este fala sobre a significao do nome Alexandre. Segundo ele, um nome grego como uma transposio semntica de Paris, deus da guerra. Seu nome composto do verbo alksein, que significa defender, repelir, de onde pde significar o que defende os homens. Nessa perspectiva, enxergamos Alexandre, smbolo de um povo, como aquele que defende a sua cultura local em detrimento de todas as outras com as quais entra em contato. Assim, o nome Alexandre foi escolhido para significar na narrativa adoniana a luta de um povo que tenta se marcar no mundo atravs da exaltao das diferenas, buscando, no seu habitat natural, que sombrio e trgico, ratificar as identidades individual e coletiva. Ainda atravs da teoria da aluso proposta por Torga, trazemos para a anlise um dos nomes que mais se destacam em Memrias de Lzaro. Referimo-nos agora a Jernimo, que a grande referncia cultural de Alexandre, o que nos revelado pela personagem principal quando afirma:
Jernimo, naquela poca, era mais que o pai. Fora ele quem, desde o incio da conscincia, desde a formao dos sentidos, pusera sobre a mim sombra da sua alma primitiva. Associada ao vento que no vale eterno, quase integrada nas paredes de pedras, o eco fazendo vibrar as cavidades da caverna, sua voz criou a minha. Imprestveis seriam minhas mos, no fossem guiadas e dirigidas pelas suas. Abertos os olhos, eu o vi antes que a mim mesmo enxergasse. (...) sem ele, sem a viso de sua figura, qu subsistiria? (FILHO, 1970, p. 30)

Diante do trecho acima, no contexto da obra, percebemos que Jernimo mais do que um pai porque ele participa ativamente da construo deste ser. Ele reconhece

na figura de seu tutor a condio sine quo non para a sua prpria existncia. E enquanto ser dotado de uma significao extrema, quase canonizada, a escolha do nome de Jernimo, do grego hiers (sagrado) e nyma (nome), tambm na seria revelia. Jernimo o grande nome da vida de Alexandre. H um verdadeiro endeusamento daquele por meio deste. Ao descrev-lo, Alexandre se vale de adjetivos que evidenciam o carter significativo do mesmo.
No fundo da caverna aberta na rocha, em sombrio relevo o corpo inteiro, Jernimo fala. Vejo-o, nitidamente como antes. As gordas bochechas, os lbios grossos, o pescoo de touro. Longos os cabelos negros, quase tranados, que quase chegam aos ombros. (...) Enormes braos cruzados sobre o peito musculoso, cabeludo, hercleo. (...) Ergue-se, descomunal, um gigante, sem a menor curiosidade (Idem, p. 9 e 10)

Sendo um nome sagrado, ele alude importncia de Jernimo na vida de Alexandre como guardio de sua cultura, de seu passado. a imagem de seu tutor que permite a Alexandre preservar a sua histria, fazendo com que nada se perca. O passado, concentrado na figura de Jernimo, evocado por meio da memria para uma transformao do tempo presente. Na busca por um outro lugar, Jernimo surge como aquele que tem a funo de mostrar para Alexandre quem de fato ele . Vemo-no como um guardio desse passado. Percebemos essa funo de Jernimo na fala de Alexandre: Mas seria Jernimo quem, algum tempo depois, traria a minha lembrana do que eu fora. (Idem, p. 76) Gostaramos de trazer tambm anlise um outro nome que representa no um indivduo, mas uma famlia. Referimo-nos aqui aos Luna. Ao retornar ao vale, Alexandre, personagem principal, percebe que nenhuma mudana havia ocorrido ali; no entanto, essa aparente imutabilidade quebrada quando ele fica sabendo de uma notcia trgica: o mais velho dos Luna matara a faca o seu prprio irmo.
J o calor do fogo robusteceu o meu corao, j disse e repetiu Jernimo que o vale permanecia o mesmo, indomvel e livre, bruto e cruel. Em minha ausncia nada houve, nada, a no ser que o mais velho dos Luna matou, a faca, o outro irmo. (...) Fecho a porta, a caverna atrs de mim, e logo a estrada me acolhe. A velha estrada, porm, j no a mesma. (FILHO, 1978. p. 11)

O nome dado a esses personagens, bem como o fratricdio cometido por um deles, longe de ser irrelevante para a compreenso da obra, vai aludir a uma transformao importante sofrida por Alexandre. Para entender esse processo alusivo, buscamos na etimologia a compreenso de tal jogo, analisando a evoluo do signo lua. Este provm do latim luna, que sofreu, na passagem para o portugus, a sncope do n e se transformou na palavra que conhecemos hoje, lua. Sobre ela, Chevalier comenta:
Suas duas caractersticas mais fundamentais derivam, de um lado, de a lua atravessar vrias fases diferentes a mudana de forma. por isso que ela simboliza a dependncia e o princpio feminino (salvo exceo), assim como a prioridade e a renovao. Nessa dupla

qualificao, ela smbolo de transformao e de crescimento (CHEVALIER, 1995, p. 561)

Como smbolo de transformao, o nome dos Luna alude a uma mudana sofrida pelo personagem principal. Assim como a lua, passando por vrias fases, sem deixar de ser ela mesma, Alexandre sofre mudanas durante sua jornada e tambm continua sendo o mesmo. S que essa noo de mesmo perpassada pela pluralidade de outras vozes que so incorporadas sua vida, constituindo-o como homem. Ou seja, assim como a lua, ele e j no porque ele outro. A velha estrada j no a mesma. Completando esta anlise, lembramos que o instrumento utilizado no fratricdio, uma faca, tambm carrega uma aluso muito significativa. Isso porque, na China, ele o emblema da lua cheia. E justamente nesta fase que a lua consegue refletir todo o seu brilho. De fato, era no vale onde Alexandre podia, assim como a lua cheia, sentir-se pleno, completo. O ltimo nome que reservamos para anlise o de Gemar Quinto. Para termos uma idia do que representa esta figura, observamos a construo da personagem na obra e encontramos um homem coberto por chagas, quase um pedao de carne podre que age e se move como um verdadeiro molambo deformado. O clima mrbido e trgico que envolve a vida desta personagem encontra na vida de Alexandre uma representao muito significativa, tornando-se inclusive uma marca cultural. Nas reminiscncias de Alexandre, a imagem de Gemar Quinto aparece como uma figura poderosa. Embora no vale todos sejam marcados pela tragdia, em Gemar Quinto que ela se materializa. Gemar um smbolo humano da tragdia que permeia todo o vale. A partir da aluso, como afirma Torga, podemos recompor os espaos em branco, preenchendo-os atravs do jogo alusivo na construo do todo. A contribuio de Gemar Quinto no mosaico de sentidos da obra permite-nos preencher essas lacunas atravs das aluses em seu nome. Assim, percebemos que o nome Gemar lembra-nos o verbo gemer, proveniente do latim gereme, significando sofrer, padecer. Seu nome alude, portanto, ao trgico, ao sofrimento. O jogo alusivo em Gemar encontra razo tambm na sua morte, pois, apesar da doena, Gemar Quinto resiste-a por muito tempo. Esta s o arrebata no momento em que Alexandre sai do vale. A morte do leproso, encarnao do trgico ainda uma aluso morte simblica de Alexandre. Porm, mesmo aps a morte de Gemar Quinto, a lembrana deste no permite que o vale seja esquecido. Lembrei-me, assim que a grande tranqilidade se anulou, de Gemar Quinto, de sua cabana. Em srie, a memria foi reanimando os pedaos do mundo. (p.83). Enquanto Gemar Quinto se desfaz em pedaos de carne podre, a memria se refaz em pedaos do que significou. na memria de Alexandre que o vale sobrevive. A primeira pessoa de quem ele se lembra de Gemar, ou seja, do trgico, que, embora para ns possa parecer algo ruim, para Alexandre tinha um significado que o colocava numa posio de sujeito. Gemar Quinto, assim como todas as outras personagens e seus destinos, contribui, mesmo que indiretamente, para a formao desse sujeito, de sua histria, de sua identidade cultural. Diante dessas novas interpretaes, a nossa proposta com este artigo justamente possibilitar ao aluno a produo de sentido pelo rompimento com esse discurso que se prope homogneo. No queremos dizer com isso que inviabilizamos o discurso da escola. At porque h uma produo de sentido, com lgica, com coerncia. Porm, apresentamos uma proposta de um discurso que pode ser homogneo, sim, que

o discurso da parfrase, da reproduo, no seu melhor sentido, mas ns tambm advogamos o discurso pela assimetria, pela transformao dos sentidos. No estamos invalidando o sentido da parfrase; mas, a partir do discurso da parfrase, provocamos o discurso da pardia e do pastiche. Ou seja, ns homologamos as leituras e os sentidos que tm que ser produzidos, mas ns tambm estamos buscando o ir alm, porque se acreditamos no inacabamento do homem e da obra, ento esse inacabamento proporciona justamente essa leitura pela assimetria.

Referncias BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. Trad. Pereira, Maria E. Galvo. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997. BRANDO, Junito de Souza. Dicionrio Mtico-Etimolgico - Vol. 2. 3.ed. Petrpolis: Vozes, 1997. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, nmeros. Rio de Janeiro: J. Olympio , 1995. ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperao interpretativa nos textos narrativos. So Paulo: Perspectiva, 1986. _____. Seis passeios pelos bosques da fico. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. FILHO, Adonias. Memrias de Lzaro. 3. ed Rio de Janeiro: Brasileira, 1970. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 1999. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito esttico. Trad. Kretschmer, Johannes. So Paulo: Editora 34, 1999. LURKER, Manfred. Dicionrio de simbologia. So Paulo: Martins Fontes, 1997. MARCELINO, Mirlia R.B. O trgico pede passagem em Memrias de Lzaro. Artigo apresentado no III Seminrio de Lngua Portuguesa e Ensino e I Colquio de Lingstica, Discurso e Identidade - UESC, 2008. TORGA, Vnia Lcia Menezes. O movimento de sentido da aluso [Dissertao] : uma estratgia textual da leitura de ler, escrever e fazer conta de cabea, de Bartolomeu Campos Queirs. Belo Horizonte: UFMG, 2001. ______. O Risco do Bordado de Autran Dourado - A Aluso nos Gneros Textuais: o Romance e a Tese. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferena: uma introduo terica e conceitual. In: Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. SILVA, Tomaz da Silva (org.), 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2003. POLLAK, Michael. Memria e www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/104.pdf. identidade social. Disponvel em

TORGA, Vnia Lcia Menezes. Crnicas de Machado de Assis - pra quem sabe l, um pingul... Disponvel em www.abralic.org.br/enc2007/anais/16/638.pdf.

REFERNCIAS CONSULTADAS ARAJO, Antonia Dilamar. Uma anlise da polifonia discursiva em resenhas crticas acadmicas. In: Gneros textuais e prticas discursivas. Meurer, Jos Luiz; Motta-Roth, Dsire (orgs.). Bauru, SP: Edusc, 2002. BOSI, Ecla. Memria e sociedade - lembranas de velhos. So Paulo: Ed. T. Queiroz, 1979. CAMPOS, Edson Nascimento. A relao entre produto e o processo na escrita do texto. Educao em Revista, Belo Horizonte, 1986. v. 2, 3, p. 51-52. CURY, Maria Zilda. Intertextualidade: uma prtica contraditria. In: COELHO, Hayde Ribeiro e CASANOVA, Vera (org.). Ensaios de semitica: caderno de lingstica e teoria da literatura. Belo Horizonte UFMG/FALE, n.8, p. 117-128, dez. 1982. GRIMAL, Pierre. Dicionrio de mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil , 1951. LE GOFF, Jacques. Histria e memria; 4ed. So Paulo: UNICAMP, 1996. MACHADO, Ana Maria. Recado do nome. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In: DIONSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gneros textuais e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro Lucerna, 2005. PINHEIRO, Najara Ferrari. A noo de gnero para anlise de textos miditicos. In: Gneros textuais e prticas discursivas. Meurer, Jos Luiz; Motta-Roth, Dsire (orgs.). Bauru, SP: Edusc, 2002. SIMES, Maria de Lourdes Netto. Caminhos da Fico. Salvador: EGBA, 1996. COSTA, Moabe Breno Ferreira; SOUSA, Mari Guimares; OLIVEIRA, Adailson Henrique Miranda de. Narrativas histricas e literrias como elementos identitrios

10

da regio cacaueira sul-baiana. http://www.uesc.br/icer/artigos/marinarrativashistoricas.htm

Disponvel

em

GALENDE, Juliana. Uma crise entre o tradicional e o moderno. Disponvel em http://www.bugei.com.br/artigos/index.asp?show=artigo&id=160. Acessado em 22 de maro de 2008 MEXIAS-SIMON, Maria Lucia. Os nomes http://www.filologia.org.br/revista/38/07.html na literatura. Disponvel em

OLIVEIRA, Aileda de Mattos. Reflexes em torno dos nomes prprios. Disponvel em http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno06-21.html. Acessado em 22 de maro de 2008 SACCHETTO, Maria Elizabeth. Dom casmurro: um nome, uma identidade. Disponvel em http://200.202.200.24/ojs/index.php/unec02/article/view/233/312

11

Potrebbero piacerti anche