Sei sulla pagina 1di 6

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL ODILON RIBEIRO COUTINHO

RELATRIO SOBRE AS CAUSAS DOS DESGASTES DOS MAQUINRIOS INDUSTRIAIS

SWELTTON RODRIGUES

JOO PESSOA-PB SETEMBRO DE 2013

INTRODUO:

A manuteno consiste nas aes sistemticas de controle e monitoramento com o objetivo de reduzir e impedir falhas no desempenho de equipamentos. Essas aes no aumentam a confiabilidade, apenas levam o equipamento a operar sempre prximo s condies que saem de fabrica. J a lubrificao um processo importante, pois a aplicao de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfcies slidas em movimento relativo.

OBJETIVO:

Nesse relatrio, expomos as condies dos maquinrios com relao manuteno, lubrificao e limpeza, tendo como objetivo identificar e apresentar as causas de desgastes.

SETOR: MANUTENO Observamos que o setor de manuteno era composto por cinco furadeiras industriais, seis morsas, uma prensa e trs plainas industriais. As furadeiras so trs de bancada e duas de coluna, sendo que em funcionamento existem duas (uma de coluna e uma de bancada), porm os equipamentos necessitam de manuteno. Em algumas das furadeiras faltam lubrificao e limpeza, pois pode ocorrer o mau funcionamento e desgaste no maquinrio.

Representao de uma morsa com cavacos (limalhas de ferro) de uma furadeira em pssimo estado de conservao. Fonte: Prpria do autor Nessa rea existem seis morsas de bancada, porm esto com m lubrificao nos fusos que pode causar desgaste dos mesmos e danificar a funcionalidade da morsa.

Fonte: Prpria do autor

A prensa foi encontrada em pssimo estado de conservao, o equipamento estava com vazamento de leo na alavanca de presso e com o manmetro quebrado .

Representao de um manmetro danificado de uma prensa. Fonte: Prpria do autor

Existem trs plainas industriais desativadas, servindo apenas para estudos prticos onde os alunos aprendem a trabalhar na rea de manuteno e lubrificao de mquinas industriais. No ambiente de trabalho foi encontrado algumas irregularidades como: parafuso localizado no cho entre dois maquinrios podendo ocorrer um acidente, fiao mal instalada de acordo as normas de segurana, e falta de higiene no ambiente de trabalho.

Representao de um parafuso no cho da rea de manuteno. Fonte: Prpria do autor

SETOR: TORNEARIA Nesse setor foi encontrado doze tornos e trs esmeril com perfeito estado de funcionamento todos esto instalados com equipamentos de segurana para garantir uma proteo contra possvel acidentes ao usurio, com exceo do torno nmero cinco que foi encontrado com oxidao gerada por falta de lubrificao e limpeza podendo ocasionar o mau funcionamento e desgaste da mquina , e a trava de proteo do eixo rotativo estava quebrado necessitando de ajuste ou substituio do mesmo.

Torno nmero cinco. Fonte: Prpria do autor

Torno nmero um. Fonte: Prpria do autor

MTODOS : Para realizarmos essa pesquisa tivemos que vistoriar o estado de conservao dos equipamentos dos setores, logo em seguida registramos tudo em fotos e manuscrito, para localizarmos partes do torno pesquisamos no manual de instrues da empresa Nardini.

CONCLUSO: Podemos concluir que, a maioria dos defeitos dos equipamentos industriais gerada por falta de manuteno, lubrificao e limpeza dos maquinrios que so prioridades ,logo em seguida vem a questo do ambiente de trabalho que deve ser no mnimo limpo e organizado, pois se no estiver em conformidade pode ocasionar srios acidentes. Para prevenirmos os desgastes dos equipamentos poderamos alertar os usurios sobre a importncia da manuteno preventiva e lubrificao.

REFERNCIAS: Manual de Instrues- Nardini

Potrebbero piacerti anche