Sei sulla pagina 1di 3

F-329 [07] Diodo semicondutor

Conceitos Semicondutores. Barreiras de potencial. Retificadores. Fenmeno Um diodo age de forma a deixar passar corrente quando polarizado no sentido direto, e a bloquear a conduo de corrente ao ser polarizado no sentido inverso. Com esta propriedade ele opera como elemento retificador (alm de outras aplicaes). Introduo Os diodos so hoje largamente utilizados na eletrnica e microeletrnica. Existem vrios tipos de diodos, os mais comuns so fabricados com silcio cristalino, como o diodo a ser estudado neste experimento. O silcio um semicondutor, termo que identifica o nvel de condutividade para diferenci-lo dos metais, e dos isolantes. A condutividade dos metais ordens de grandeza maior do que a dos semicondutores. J os isolantes so vrias ordens de grandeza mais resistivos do que os semicondutores. Entretanto, a caracterizao de um material semicondutor no dada apenas pela sua condutividade. A caracterstica fundamental de um semicondutor possuir o que chamamos de banda proibida, que uma regio (em energia) que os eltrons no podem ocupar. Isto permite criarmos uma barreira de potencial para os eltrons (como a juno p-n) ao unirmos dois semicondutores com diferentes nveis de dopagem (outra caracterstica dos semicondutores). O estudo deste tema est alm dos propsitos deste experimento. A barreira de potencial fica localizada no interior do dispositivo, e os eltrons precisam ultrapassar esta barreira para que a corrente possa passar. Podemos imaginar os eltrons como sendo carros, e uma montanha como sendo a barreira de potencial. fcil descer a serra, mas para subir necessrio energia extra. No diodo tambm existe um sentido direto de passagem fcil de corrente e um sentido inverso que bloqueia a corrente. Na verdade a situao bem mais complicada e envolve a conduo de dois tipos de portadores: os eltrons e os buracos. No caso do diodo, ao polarizarmos no sentido direto ele conduz corrente de maneira exponencial em funo da tenso aplicada. Para altas polarizaes a expresso para a corrente da forma: I = Io exp( qV/kT) onde q a carga do eltron, V a tenso aplicada, k a constante de Boltzman e T a temperatura absoluta. Entretanto, a curva completa mais complicada devido aos vrios mecanismos de conduo (que esto fora dos objetivos deste experimento). Desta forma no vamos investigar o comportamento exponencial do diodo. Mas veremos que, de fato, a corrente aumenta de forma muito rpida. No sentido de polarizao inversa o diodo conduz um pouco, a resistncia elevada de forma que a

corrente algumas ordens de magnitude inferior corrente obtida para polarizaes diretas. Para identificar o sentido direto nos diodos comerciais estes tem uma marca especfica que identifica o terminal negativo. A figura abaixo mostra o smbolo do diodo e o sentido em que ele deve ser polarizado para que a corrente possa passar. O smbolo tem uma forma de seta que indica o sentido da corrente.

. Podemos associar ao diodo a tenso a partir da qual ele passa a conduzir. Esta tenso no zero, mas o estudante dever determin-la. Este valor um tanto subjetivo. Use argumentos razoveis para determin-lo de maneira aproximada utilizando a curva de corrente versus tenso. Objetivos do trabalho 1. Utilizando a curva de corrente vs. tenso (na faixa entre aproximadamente + 0.7 a -0.7 V, no ultrapassando um Ampre de corrente) mostrar que o diodo um dispositivo retificador (deixa passar corrente no sentido direto mas no no sentido inverso esta propriedade do diodo utilizada para a fabricao de retificadores, que so dispositivos que transformam tenso alternada em tenso contnua). 2. Observar o mesmo fenmeno de retificao atravs de sua curva de resistncia vs. tenso. Material: diodo, miliampermetro, microampermetro, fonte de tenso. Procedimento 1. Monte o circuito (a) da figura abaixo, de polarizao direta do diodo. Utilize um miliampermetro.

2. Varie a tenso no diodo entre 0 e 0.7 Volts, e mea a corrente correspondente. Obtenha ~ 10 pontos de corrente versus tenso. Ateno: MUITO CUIDADO para no danificar o voltmetro e miliampermetro ao utilizar o diodo no sentido direto. Sempre comece as medidas a partir das maiores escalas. No ultrapasse 1 A (1000 mA) de corrente.

3. Monte o circuito (b) da figura acima, de polarizao reversa do diodo. Utilize um microampermetro. 4. Varie a tenso no diodo entre 0 e 15 Volts, e mea a corrente correspondente. Obtenha ~ 10 pontos de corrente versus tenso. 5. Monte uma tabela de tenso, corrente e resistncia utilizando os dados dos itens 2 e 4. Considere os dados medidos do tem 4 como tenso negativa (por qu?). Calcule a resistncia a partir de V/I medidos. 6. Monte um grfico de corrente versus tenso (I x V) com os dados obtidos. Ateno: em experimentos passados, obtivemos a curva de V x I (tenso versus corrente) para diversos dispositivos eletrnicos. Aqui estamos fazendo o contrrio (ou seja, queremos a corrente no eixo y e a tenso no eixo x). 7. Monte um grfico de resistncia versus tenso (R x V). 8. A partir desses grficos, verifique que o diodo um componente retificador (s deixa passar corrente em uma direo). 9. Por que utilizamos circuitos diferentes para medir a corrente e tenso no diodo quando mudamos sua polarizao? Bibliografia Halliday-Resnick Walker, Cap. 46 (pp 227-242) Feynmann, v. III, Cap. 14 Alonso Finn, Fsica III, Sees 6.6 - 6.8 John Avison, The Word of Physics, Biblioteca do IFGW # 530Av56w, pg. 344 S. M. Sze, Physical of Semiconductor Devices, Cap. 2, IFGW # 621.38152Se52.

Potrebbero piacerti anche