Sei sulla pagina 1di 27

Matemtica no Brasil: estudo da trajetria da 2 historiografia Revista Brasileira de Um Histria da Matemtica - Vol. no 4 (outubro/2002 maro/2003) - pg.

169 - 195
Publicao Oficial da Sociedade Brasileira de Histria da Matemtica ISSN 1519-955X

MATEMTICA NO BRASIL: UM ESTUDO DA TRAJETRIA DA


HISTORIOGRAFIA
1

Andr Lus Mattedi Dias Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil (aceito para publicao em outubro de 2002) Resumo Analiso alguns aspectos tericos e metodolgicos da historiografia da matemtica no Brasil, destacando, por um lado, alguns trabalhos mais antigos escritos por matemticos, que adotam a mesma abordagem da escola historiogrfica inaugurada por Fernando de Azevedo em meados do sculo XX, que considerava a fundao da Universidade de So Paulo como marco do incio do desenvolvimento das cincia no pas. Por outro lado, fao um estudo classificatrio dos trabalhos apresentados nos ltimos seminrios nacionais de histria da matemtica e analiso trabalhos de Ubiratan DA mbrosio, Clvis Pereira da Silva, Circe Mary Silva da Silva, Carlos Ziller Camenietzki e Wagner Rodrigues Valente, procurando mostrar como a renovao terica e metodolgica dos mesmos se aproxima dos novos rumos da histria das cincia no pas, marcada por uma crtica s abordagens eurocntricas desenvolvidas pelos cientistas strictu sensu. Abstract I analyse some theoretical and methodological aspects of historiography of mathematics in Brazil, highlighting, on one side, some older works written by mathematicians, that adopt the same point of view of Fernando de Azevedo (As cincias no Brasil, 1955), that considered the foundation of University of So Paulo as the beginning of the development of science in the country. On the other hand, I make a classificatory study of works presented in the last national seminars of history of mathematics and I analyse texts of Ubiratan DAmbrosio, Clvis Pereira of Silva, Circe Mary Silva of Silva, Carlos Ziller Camenietzki and Wagner Rodrigues Valente, trying to show how the theoretical and methodological renewal of their approaches run the same new directions of historiography of science in Brazil, marked by a critic on eurocentrics texts produced by scientists strictu sensu.
1

Esse trabalho parte da minha tese de doutoramento Engenheiros, mulheres, matemticos: interesses e disputas na profissionalizao da matemtica na Bahia, 1896-1968.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

169

Andr Lus Mattedi Dias

A historiografia dos matemticos e a tradio de Fernando Azevedo No Brasil, ainda incipiente a institucionalizao da histria da matemtica como uma rea disciplinar autnoma, ainda so poucos os estudos sistemticos especficos sobre temas matemticos que tenham sido ou venham sendo produzidos com certas preocupaes tericas e metodolgicas que caracterizam o trabalho do historiador. At bem pouco tempo, a historiografia da matemtica no Brasil era produzida pelos prprios matemticos e, em particular, os temas relativos aos perodos mais recentes vinham sendo tratados em uma srie de depoimentos tambm dos prprios matemticos. Somente nos ltimos anos que a histria da matemtica brasileira vem se estabelecendo de forma especializada, disciplinar e profissional, principalmente em torno do movimento gerado por eventos como o Seminrio Nacional de Histria da Matemtica, o Encontro Luso-Brasileiro de Histria da Matemtica, que resultaram, bem recentemente, na fundao da Sociedade Brasileira de 2 Histria da Matemtica . A sua historiografia vem se constituindo a partir de pesquisas recentes realizadas em programas de mestrado ou doutorado, no Brasil e no exterior, que tm promovido a localizao e a obteno de novas fontes, a utilizao de diferentes referenciais tericos e metodolgicos, que resultam em novos problemas ou em abordagens 3 renovadas para as antigas questes sobre a trajetria da matemtica no pas. Uma das conseqncias dessa configurao da rea que a autoridade que alguns matemticos adquiriam na sua rea especfica acabava sendo aceita pelos seus pares como um dos principais sustentculos da respeitabilidade e da legitimidade das suas narrativas 4 histricas. Leopoldo Nachbin um excelente exemplo disso que acabo de dizer. Reconhecido no meio cientfico como um dos mais proeminentes matemticos brasileiros do sculo XX, sua vivncia pessoal e seus pontos de vista sobre a histria da matemtica no Brasil foram recentemente publicados numa coletnea onde ficaram registradas as seguintes declaraes, feitas em dois momentos distintos da sua vida: A matemtica que se fazia no incio da dcada de 1940, quando fui para a Escola de Engenharia, era a geometria e o clculo uma matemtica elementar. Apenas com a vinda dos estrangeiros e a formao da escola matemtica de So
2

Durante o Seminrio Nacional de Histria da Matemtica realizado em Vitria em 1999.


3

Sobre uma transio anloga ocorrida com a histria das cincias no perodo ps-guerra, veja KUHN, Thomas S. Las historias de la ciencia: mundos diferentes para pblicos distintos; HAHN, Roger. Nuevas tencencias en historia social de la ciencia.
4

Leopoldo Nachbin nasceu em 07/01/1922 em Recife. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, onde se formou engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil em 1943, onde se tornou Professor Assistente de Clculo Infinitesimal em 1944 e obteve o ttulo de Livre-Docente em Matemtica em 1948. Foi membro fundador e Professor Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas (CBPF) desde 1949; fundador e Pesquisador Titular do Instituto de Matemtica Pura e Aplicada (IMPA) desde 1952. No exterior exerceu a docncia, a pesquisa e foi conferencista em instituies da Europa e dos Estados Unidos. Faleceu no Rio de Janeiro em 02/04/1993. Veja NACHBIN, Leopoldo. Cincia e sociedade; BARROSO, Jorge Alberto, NACHBIN, Andr. Lembrando Leopoldo Nachbin.

170

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

Paulo que a matemtica brasileira comeou a se desenvolver. 5 Podemos, com uma exatido aprecivel, agrupar em duas fases bastante distintas os principais fatos ligados ao nosso desenvolvimento matemtico. A primeira delas, que abrange os anos anteriores a 1930, caracteriza-se pela existncia de cultores isolados das cincias matemticas, todos eles engenheiros, cujas vocaes invulgares para a pesquisa, no obstante as condies pouco favorveis do ambiente brasileiro de ento e o autodidatismo decorrente, lograram impor-se ao nosso respeito atravs de vrios trabalhos publicados no pas e no estrangeiro. (...) No perodo que se inicia, aproximadamente, em 1930, j se notam alguns dos sintomas indicadores da formao, no Brasil, de uma escola matemtica. Um de tais sintomas, sem dvida o mais importante e o que condiciona os demais, a preocupao mais intensa pela pesquisa matemtica no seio das nossas universidades, num nvel que tende a se aproximar daquele no qual a Matemtica realiza seus progressos atuais nos centros europeus, asiticos e norte-americanos. 6 Sem ignorar o direito at o dever que protagonistas como Nachbin tm de narrar suas verses sobre a histria, lembro do historiador Paul Veyne, quando ele diz que a histria no pode ser ingnua, j que os fatos histricos existem concretamente apenas sob domnio dos conceitos que os informam. Em outras palavras, segundo ele a histria existe apenas em funo das questes que so formuladas pelo historiador. Logo, conclui esse autor, toda historiografia depende, por um lado, das fontes que dispe, por outro, dos problemas que formula. Mas, pergunta Veyne, quais as questes que o historiador deve 7 formular e donde vm os conceitos que estruturam essas questes ? Ora, segundo constatou o socilogo da cincia Michael Mulkay, O defeito mais importante das perspectivas sociolgicas tradicionais acerca da cincia era que as premissas tpicas dos prprios cientistas eram tidas como certas pelos analistas que estudavam o assunto (...) Os pronunciamentos pblicos dos cientistas sobre os valores da cincia eram considerados capazes de definir precisamente o sistema tico da comunidade de pesquisa. A reivindicao dos cientistas de que a autonomia era essencial para uma efetiva produo de conhecimento era aceita, at certo ponto, sem discusses (...) as interpretaes dos prprios cientistas acerca de seu mundo social eram encampadas pelos socilogos, incorporadas a seus sistemas de anlise e ao processo objetivado mais adiante, isto , levadas a parecer ainda mais objetivas e inquestionveis.8
5

NACHBIN, Leopoldo. Vocao para a matemtica, p. 30.


6

NACHBIN, Leopoldo. Aspectos do desenvolvimento recente da matemtica no Brasil, p. 35-36.


7

VEYNE, Paul. O inventrio das diferenas.


8

MULKAY, Michael. Prefcio. In: BRANNIGAN, Augustine. A base social das descobertas cientficas .

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

171

Andr Lus Mattedi Dias

As afirmativas de Mulkay para a sociologia tambm se aplicam muito bem para a histria das cincias. Ou seja, os historiadores da matemtica no Brasil no podem prescindir dos depoimentos de matemticos como Leopoldo Nachbin, mas no devem tom-los como imagem fiel do acontecido, ao contrrio, devem sempre tom-los como mais uma fonte de problemas para o exerccio da anlise histrica que pretendem realizar. Como disse uma certa vez o historiador francs March Bloch, fundador da escola historiogrfica dos Annales, embora historiadores por vocao dediquem-se a esse ofcio pelo prazer que possam sentir, isso no suficiente para garantir a legitimidade da histria como uma atividade intelectual, pois considerava que, mais do que proporcionar saber, a histria deveria proporcionar compreenso, isto , deveria estabelecer relaes explicativas entre os fenmenos histricos. De outra forma, ele complementou, a histria no seria mais 9 do que uma distrao . Em outras palavras, se, por um lado, a legitimidade da histria depende da sua capacidade explicativa, por outro lado, essa capacidade depende fundamentalmente dos tipos de problemas que o historiador prope, dos conceitos que estruturam esses problemas. Analisando essa declarao de Leopoldo Nachbin, destaco a forma como ele dividiu a histria da matemtica no Brasil em duas fases distintas, opondo a matemtica que era praticada nas escolas de engenharia, que ele classifica como elementar, matemtica que passou a ser praticada depois da fundao da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo (FFCL) e da chegada dos estrangeiros, tomando-a como marco de incio do desenvolvimento da matemtica no Brasil. Quando fez isso, ele no estava sozinho, mas colocou-se ao lado de certos autores clssicos que tambm defenderam a tese segundo a qual a fundao da FFCL constituiu-se no marco inicial da implantao da cincia no Brasil. A fundao das universidades brasileiras nas primeiras dcadas do sculo XX foi sem dvida um importante marco da histria das cincias no Brasil, dentre outras razes, porque tambm foram fundadas simultaneamente faculdades de filosofia, unidades universitrias onde comearam a funcionar de forma sistemtica e generalizada os primeiros cursos superiores independentes de matemtica, fsica, qumica, histria natural, histria, geografia, cincias sociais, filosofia e letras, com o objetivo de formar professores especialistas nessas reas, que atuariam ora no ensino ora na pesquisa. Porm, mais do que um simples marco, a historiografia inaugurada por Fernando de Azevedo considera a fundao dessas universidades simplesmente como o incio da implantao da cincia no Brasil, principalmente a Universidade de So Paulo (USP) e a Universidade do Brasil (UBr), com suas respectivas faculdades de filosofia, a FFCL e a Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), porque at ento, segundo essa historiografia, no teria havido no Brasil cientistas e pesquisa cientfica sistematicamente praticada e 10 organizada segundo os padres da cincia moderna europia. Entretanto, boa parte das pesquisas mais recentes, principalmente aquelas realizadas por historiadores formados nos ltimos vinte anos sob as influncias da Sociedade Latino9

BLOCH, Marc. Apologie pour l'Histoire ou mtier d'historien.


10

AZEVEDO, Fernando de (org.). As cincias no Brasil; ______ A cultura cientfica.

172

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

Americana de Histria da Cincia e da Tecnologia (SLHCT) , tm apresentado abordagens diferentes sobre as atividades cientficas desenvolvidas no Brasil nos perodos anteriores quele marco, de modo que tm sido intensas as crticas contra as avaliaes feitas de 12 acordo com o ponto de vista daquela historiografia e antes tidos como inquestionveis . Segundo Mrcia Ferraz e Slvia Figueira, Certas concepes tericas e metodolgicas vigentes at bem pouco na historiografia da cincia no Brasil buscavam encontrar atividades cientficas em tudo exatamente semelhantes s europias. Assim, o carter ecltico e pragmtico de nossa ilustrao foi considerado evidncia de que aqui s houve cincia a partir do sculo XX. Boa parte da produo historiogrfica mais propriamente afeita histria das cincias foi moldada por essa viso(...)13 Segundo elas, essa perspectiva resulta numa historiografia que indaga sobre as razes do atraso cientfico brasileiro e aponta para fatores que teriam se constitudo em obstculos atividade cientfica no Brasil e em Portugal, como a influncia da ContraReforma e a represso do governo metropolitano difuso de idias que pudessem abalar a dominao colonial e a explorao econmica. As autoras concluram a avaliao feita afirmando que (...) Azevedo produziu uma obra que traz em si a marca de um dilema: ao buscar, coerentemente com as suas concepes, as razes nas quais se podia assentar e implementar a cincia brasileira, o autor encontrou um passado que a seu ver deveria ter sido outro, que mais obstruiu do que promoveu as atividades cientficas. As iniciativas listadas so antes excees do que regras, manifestaes espordicas do pensamento cientfico, irrupes no domnio da indagao experimental. E numa anlise equivocada, duvida at mesmo da capacidade

11

11

Historiadores das cincias ligados SLHCT produziram uma crtica radical s teorias que informavam a historiografia das cincias que predominava at uns vinte anos atrs na regio Essa crtica foi publicada principalmente em artigos da revista Quipu, rgo oficial da SLHCT. Veja por exemplo: ARBOLEDA A., Luis Carlos. Acerca del problema de la difusin cientfica en la periferia; POLANCO, Xavier. Science in the Developing Countries; SALDAA, Juan Jos. Introduccin: teatro cientfico americano. Geografia y cultura en la historiografa latinoamericana de la ciencia.
12

Veja por exemplo a seqncia de teses de doutoramento em histria social defendidas na FFLCH-USP: FIGUEIRA, Slvia Fernanda de Mendona. Cincia na busca do Eldorado: a institucionalizao das cincias geolgicas no Brasil, 1808-1907 (1992); LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa cientfica: os museus e as cincias naturais no sculo XIX. (1993); DOMINGUES, Helosa Maria Bertol. Cincia, um caso de poltica: as relaes entre as cincias naturais e a agricultura no Brasil imprio (1995); FERREIRA, Luiz Otvio. O nascimento de uma instituio cientfica: o peridico mdico brasileiro da primeira metade do sculo XIX (1996); SANTANA, Jos Carlos Barreto de. A contribuio das cincias naturais para o consrcio da cincia e da arte em Euclides da Cunha (1998); MARINHO, Maria Gabriela da S. M. da C. A filantropia cientfica e a implantao da cincia profissional em So Paulo (1934-1952)(1999).
13

FERRAZ, Mrcia H. M., FIGUEIRA, Slvia. F. de M. Cincia e ilustrao na Amrica: a historiografia brasileira da cincia colonial, p. 209.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

173

Andr Lus Mattedi Dias

intelectual nacional (...)14 Essa historiografia foi produzida quase que totalmente por cientistas strictu sensu, que tambm se dedicaram histria das cincias. No mbito da matemtica, as duas referncias bsicas so os textos A Matemtica no Brasil, escrito por Francisco M. de Oliveira Castro e includo na obra clssica As cincias no Brasil, organizada por Fernando de Azevedo e publicado em 1955, e o texto As cincias matemticas, de Chaim Hnig e Elza Gomide, que foi publicado em 1979 na coletnea coordenada por M. G. Ferri e S. 15 Motoyama, certamente uma das obras de referncia mais difundidas pelo pas . Esses ltimos corroboraram com algumas das principais teses do primeiro quando afirmaram que A histria da Matemtica brasileira at 1934 est muito bem descrita no texto de Francisco de Oliveira Castro que se encontra em [FA]. Em vinte e sete pginas feito um relato muito 16 interessante e detalhado da fase pr-histrica. Um relato detalhado sobre 400 anos de histria em 27 pginas somente possvel admitindo-se que h muito pouco ou quase nada para relatar. Embora no seja justificada explicitamente a utilizao do termo pr-histria para a designao do perodo anterior 1934, foi no prprio texto que encontrei uma razo para essa denominao. Os elementos utilizados para caracterizar os perodos anterior e posterior criao das universidades fazem desse marco histrico uma referncia de simetria e oposio para a histria da matemtica no Brasil. Assim se expandiram os cursos de Matemtica (...) ainda que nesses cursos no se tratasse de pesquisa o isolamento cientfico perdurava, e a pouca pesquisa produzida era fruto do autodidatismo. O alheamento com relao aos progressos realizados pela Matemtica em outros pases explica, por exemplo, a penetrao da influncia das idias positivistas no ensino da Matemtica no Brasil na segunda metade do sculo XIX e sua permanncia at o incio do sculo XX.17 Chaim Hnig e Elza Gomide caracterizaram a pr-histria da matemtica no Brasil enfatizando a predominncia das atividades de ensino, a ausncia da pesquisa, o isolamento internacional, o autodidatismo dos indivduos e a influncia dominante das idias positivistas. De passagem, interessante comentar dois pontos. Primeiro, o prprio Oliveira Castro, a quem eles se referiram, observou que a especificao legal dos livros e tratados, nos quais os lentes da Academia Real Militar deveriam basear-se para a redao obrigatria dos respectivos compndios, revelava que os legisladores estavam a par dos progressos cientficos da poca: Para a execuo do programa, contm a carta rgia numerosas recomendaes. Por elas, verifica-se a firme vontade do legislador de criar no pas
14

Idem, p. 211.
15

H um texto mais antigo, de 1927: CAMPOS, A. F. de Lima. A evoluo da Mathematica pura no Brasil.
16

HNIG, Chaim Samuel; GOMIDE, Elza Furtado. As cincias matemticas, p. 40.


17

Idem, p. 43.

174

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

uma instituio de ensino superior de mesmo nvel cultural que o das melhores escolas europias ento existentes (...) Com o fim de garantir um nvel mnimo de estudos, so especificados, na carta de lei, os livros e tratados em que se devem basear os lentes para a redao obrigatria dos respectivos compndios, mas a rigidez da indicao cautelosamente atenuada com oportunas recomendaes de que se levam em conta eventuais progressos no assunto. Assim, por exemplo, ao adotar os livros didticos de lgebra, clculo diferencial e integral, de Lacroix, como livros de base para a organizao do compndio do segundo ano, determina o legislador que o lente "ter cuidado de hir addicionando todos os methodos, e novas descobertas que posso hir fazendo-se". A acertada escolha dos livros de base prova que os redatores da carta de lei estavam bem a par dos progressos cientficos da poca.18 Segundo, sendo as idias positivistas oriundas da Europa, sua presena no Brasil 19 decorreu de um intercmbio internacional que Hnig e Gomide no consideraram . Quanto a esse aspecto, portanto, necessrio indagar se os brasileiros realmente desconheciam a matemtica no-positivista que era praticada na Europa ou se a desprezavam por conta das 20 suas opes positivistas. Para Hnig e Gomide, vencidas as resistncias positivistas, com a fundao da FFCL e da FNFi (...) comea um perodo novo na Histria da matemtica no Brasil. Naquelas instituies constituem-se os primeiros ncleos de pesquisa e comea uma 21 evoluo no ensino da matemtica, j no s desenvolvido em Escolas de Engenharia. Assim, encontrei na narrativa apresentada por Hnig e Gomide uma caracterizao para a histria da matemtica no Brasil oposta e simtrica quela apresentada para a sua pr-histria: a atualizao e modernizao do ensino atravs da realizao de c ursos exigentes e da divulgao dos progressos da matemtica; a organizao das atividades de pesquisa atravs da implantao dos ncleos da FFCL, da FNFi e da Fundao Getlio Vargas (FGV), da fundao da Sociedade Paulista de Matemtica (SPM) e da publicao de peridicos, como o Summa Brasiliensis Mathematicae e o Boletim da SPM; a integrao sistemtica dos matemticos brasileiros, seja entre eles prprios, com a realizao contnua e peridica de encontros cientficos, seja com estrangeiros de diversas nacionalidades e
18

CASTRO, F. M. de Oliveira. A Matemtica no Brasil, p. 65.


19

Sobre o intercmbio dos matemticos brasileiros com os franceses no sculo XIX, veja: VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma histria da Matemtica escolar no Brasil (1730-1930); SILVA, Circe Mary Silva da. A Matemtica positivista e sua difuso no Brasil.
20

Massimo Mazzoti argumentou que os matemticos napolitanos que viveram do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX e seguiam a escola sinttica no ignoravam a matemtica que era produzida em outras regies da Itlia e da Europa, embora tenham optado por fazer uma matemtica que seguia princpios e idias diferentes. MAZZOTI, Massimo. The geometers of God: Mathematics and reaction in the kingdom of Naples; Veja tambm ARBOLEDA, Luis Carlos; ANACONA, Maribel Patricia. Las geometras no euclidianas en Colombia.
21

HNIG, Chaim Samuel; GOMIDE, Elza Furtado. As cincias matemticas, p. 45.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

175

Andr Lus Mattedi Dias

escolas matemticas, contratados como visitantes das universidades ou por intermdio de viagens ao exterior; a implantao da infra-estrutura para o exerccio da pesquisa que, no caso da matemtica, significava principalmente a montagem e manuteno de bibliotecas bem equipadas. Portanto, da mesma forma como est na historiografia inaugurada por Fernando de Azevedo, como est no texto de Oliveira Castro, a narrativa de Chaim Hnig e Elza Gomide tambm fez da fundao das primeiras faculdades um marco de incio para a matemtica no Brasil. Eles produziram uma simetria e uma oposio entre os perodos anterior e posterior a esse marco que, qualitativamente, anloga ao que acontece com a representao dos nmeros na reta. Essa construo terica traz conseqncias, seja para a histria do perodo anterior, seja para a histria do perodo posterior s faculdades. No primeiro caso, uma histria das notveis excees, do ensino, do atraso e dos obstculos ao progresso cientfico. No segundo caso, constitudo como o perodo propriamente histrico da matemtica no Brasil, uma histria apologtica, das realizaes nacionais para a superao do atraso em direo ao desenvolvimento e ao progresso, dos feitos dos nossos principais matemticos, dos sucessos das nossas instituies e da luta contnua da coletividade de matemticos contra a falta de sensibilidade dos governos e contra o tradicionalismo da sociedade. A narrativa obscurantista, depreciativa e negativa da pr histria da matemtica no Brasil e a narrativa ufanista, apologtica e positiva da histria da matemtica no Brasil so as duas faces de uma mesma moeda. Todavia, a histria da matemtica no Brasil, seguindo uma trajetria anloga quela da histria das cincias em geral, tambm vem se renovando nos ltimos anos. A realizao de seminrios nacionais inclui-se entre os esforos que vm sendo realizados nesse sentido. Constru um quadro panormico do que vem sendo feito para ter uma idia sobre os tipos de abordagens que vm sendo produzidas nessa rea, classificando sumariamente os trabalhados publicados nos anais dos quatro primeiros eventos, que foram realizados at 1999 [Anexo: Seminrios Nacionais de Histria da Matemtica]. O nmero de trabalhos sobre histria da matemtica no Brasil (41) no alcanou um tero do nmero total de trabalhos apresentados nos seminrios (131). Outrossim, notvel a quantidade de trabalhos (50) relacionados explicitamente com a educao matemtica, cujas motivaes precpuas foram muitas vezes de ordem pedaggica ou educacional. Por exemplo, dos oito trabalhos de histria da matemtica no Brasil no perodo posterior a 1930 publicados nos anais do seminrio de Vitria, trs dedicaram-se a aspectos da histria da educao matemtica no Brasil. De fato, a maioria dos pesquisadores que se interessam por histria da matemtica e tm freqentado os fruns especficos desta rea so profissionais vinculados a programas de ps-graduao em educao ou educao matemtica, que tm interesses pelas relaes entre a histria da matemtica e a educao matemtica. Todavia, esse perfil no fez com que a histria das idias, dos conceitos, dos problemas, dos contedos ou das disciplinas matemticas fosse o enfoque majoritrio no conjunto dos trabalhos, uma vez que menos que um tero do total (38) incluram-se nessas classes, embora muitas vezes sejam consideradas de grande importncia, principalmente por conta do papel que normalmente lhes atribudo nas discusses sobre a melhoria do ensino da matemtica, enquanto que pouco mais de um tero do total (44) puderam ser classificados como histria institucional, cultural, social, biografias, etc. Esse equilbrio
176

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

entre a histria das idias e a histria cultural, institucional e social, pelo menos nesses primeiros seminrios nacionais de histria da matemtica, no se constitui numa evidncia favorvel previso feita por Roberto Martins, segundo a qual a (re)aproximao entre a histria das cincias e o ensino das cincias levaria a uma retomada e a uma predominncia 22 da histria das idias . Pelo contrrio, na abertura do IV Seminrio Nacional de Histria da Matemtica, o mais recente da srie, Circe Mary da Silva iniciou a sua conferncia indagando "De que maneira possvel falar de Histria da Matemtica no Brasil? Existe uma relao entre a Matemtica e a poltica (...)? Como investigar tal relao? Que sabemos da Histria da Matemtica no Brasil fora do eixo Rio de Janeiro So Paulo? possvel 23 investigar essa histria?" . Ao final da conferncia, ela concluiu: J apontamos a necessidade de ampliar as pesquisas sobre a Histria da Matemtica no Brasil. No numa perspectiva eurocentrista, valorizando apenas os grandes nomes, as criaes, mas, tambm, e sobretudo, procurando mostrar as pequenas contribuies de personagens annimos e esquecidos, que desenvolveram suas atividades como educadores, como professores de Matemtica e como pesquisadores e que influram nos rumos que a Matemtica e a Educao tomaram 24 no Pas. Na verdade, essa provocao uma reiterao de uma proposta que vem sendo defendida h algum tempo por Ubiratan D'Ambrsio, pioneiro entre os historiadores brasileiros na construo de um quadro de referncia que atribui sentido problematizao da atividade matemtica nacional ou regional, que normalmente escapa aos limites de uma certa historiografia: (...) alguns cientistas comprometidos do chamado Terceiro Mundo enveredam pela pesquisa histrica, procurando reconhecer num material difcil de ser encontrado e manipulado, espalhado em bibliotecas e depsitos de papis e livros velhos, perdidos em pores, e muitas vezes espalhados em outros pases, as primeiras manifestaes de pensamento cientfico que resultam do confronto de culturas distintas, em terras distantes e com motivaes as mais diversas. Entre essas primeiras manifestaes, vamos encontrar tentativas de se desenvolver em nosso pas uma cincia no estilo e segundo os padres dos pases centrais na produo cientfica. Dessas tentativas, resultou uma cincia na melhor das hipteses perifrica, caudatria e geralmente sem importncia ou impacto no desenvolvimento da cincia moderna. Identificamos nessa periferia nomes que no tiveram e no tero importncia na histria da cincia como um todo. A
22

Referindo-se ao grande interesse pela aplicao da histria da cincia ao ensino, Roberto Martins afirma que essa nova demanda social dever mudar a estrutura institucional e o contedo da disciplina nas prximas dcadas, e prev uma grande presso de origem educacional para a produo de uma nova linha de trabalhos historiogrficos dedicados a temas conceituais, filosficos e metodolgicos. MARTINS, Roberto de Andrade. Que tipo de Histria da Cincia esperamos ter nas prximas dcadas?
23

DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva. Matemtica brasileira: histria e relaes poltica, p. 14.
24

Idem, p. 38-39.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

177

Andr Lus Mattedi Dias

importncia de se identificar e analisar essas tentativas e esses nomes est no entender a evoluo do pensamento brasileiro, das nossas idias e instituies. 25 Nessa passagem Ubiratan D'Ambrosio explicitou alguns dos elementos bsicos da sua proposta: a histria das idias e das instituies matemticas no Brasil deve basear-se na anlise dos confrontos culturais ocorridos com as tentativas de implantao aqui de uma cincia de padres europeus, mesmo que sejam grandes as dificuldades envolvidas na localizao e no acesso s fontes necessrias para realizao dessa anlise; esse processo de difuso da cincia europia deve ser examinado na perspectiva do intercmbio cultural resultante da sua presena num territrio diferente daquele onde foi originalmente concebida e desenvolvida. Dessa forma, ao estabelecer que sua proposta est embasada numa reflexo sobre as especificidades do desenvolvimento das cincias nos pases perifricos, Ubiratan D'Ambrsio destacou a necessidade de instrumentos mais adequados para a anlise histrica desses pases e das suas culturas. Uma das suas principais contribuies foi a apresentao de um modelo cultural relativista para a apreciao da gerao, organizao social e intelectual, e difuso do conhecimento. Fundamentado nesse modelo, ele apresentou a metfora da bacia hidrogrfica, basin metaphor, com auxlio da qual discutiu a questo da produo cientfica e tecnolgica nos chamados pases perifricos e suas relaes com a produo dos chamados pases centrais. Segundo sua anlise, embora a contribuio dos pases perifricos para o sistema de cincia e a tecnologia internacional seja relativamente modesta, as vezes at insignificante, essa produo tem um significado expressivo para a cultura local e, por esse motivo, considera de grande relevncia a 26 pesquisa histrica sobre essa produo, conduzida sempre segundo uma perspectiva local. O programa etnomatemtica outra contribuio sua, que toma mtodos etnogrficos emprestados da antropologia para enfocar como certos grupos culturais ou tnicos, inseridos ou no em grupos sociais mais amplos, produzem e utilizam conhecimentos, tcnicas ou tecnologias matemticas para resolver seus problemas de sobrevivncia ou para realizar reflexes de mbito transcendente. Essa abordagem enfatiza certas dimenses culturais locais do conhecimento matemtico, descartando certos padres epistemolgicos e valores culturais ou sociais como referncias analticas absolutas a 27 priori. Curiosamente, embora disponha de um grande prestgio pessoal entre os historiadores da matemtica, no Brasil e no mundo, as propostas tericas e metodolgicas de Ubiratan D'Ambrsio tem influenciado muito pouco a pesquisa em histria da matemtica no Brasil, em comparao com suas repercusses no mbito da educao matemtica. De fato, alm dos seus prprios trabalhos, no encontrei nenhum outro
25

D'AMBROSIO, Ubiratan. Prefcio. In: SILVA, Clvis Pereira da. A Matemtica no Brasil.
26

D'AMBROSIO, Ubiratan. Bases historiogrficas e metodolgicas para uma histria e filosofia das cincias na Amrica Latina; ______. History of Mathematics in the periphery: the basin metaphor ; ______. A histria da matemtica: questes historiogrficas e polticas e reflexos na Educao Matemtica.
27

Veja D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemtica; ______. Etnomatemtica e seu lugar na histria e na pedagogia da Matemtica; ______. Ethnomathematics. The art or technique of explaining and knowing.

178

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

trabalho de pesquisa sobre histria da matemtica no Brasil que faa uso ou mesmo referncias explcitas ao quadro terico e metodolgico elaborado por ele, enquanto que existem vrias pesquisas de educao matemtica que utilizam de forma sistemtica e extensiva os recursos tericos e metodolgicos da etnomatemtica. Seria esse um indicador das preferncias conservadoras dos historiadores da matemtica no Brasil? No, no esse o caso. A seguir analisarei algumas publicaes da rea, com o objetivo de mostrar a renovao das referncias tericas e metodolgicas que vm sendo adotadas nas pesquisas e os resultados expressivos e originais que vm sendo obtidos, principalmente em decorrncia dessa renovao, que vem possibilitando um questionamento contra a forma negativa como vinham sendo avaliadas as atividades matemticas nos perodos anteriores fundao da FFCL. Analisando alguns exemplares da historiografia mais recente Os autores de dois dos textos mais antigos sobre a histria da matemtica no Brasil, A. F. de Lima Campos (1927) e de F. M. de Oliveira Castro (1955), j se referiram muito superficialmente ao ensino das matemticas que era praticado nos colgios jesutas desde o sculo XVI, principalmente no Colgio da Bahia, fundado em 1551, onde, alm das aulas de ler, escrever e contar, tambm funcionou um curso de artes, onde se ensinava matemticas: "Cursos de artes foram ministrados, no Brasil, durante quase dois sculos, mas, infelizmente, nada sabemos sobre a extenso e o nvel da matemtica que neles se 28 ensinava." Mais recentemente, Clvis Pereira da Silva dedicou umas poucas pginas da sua tese de doutoramento para a apresentao de um resumo sobre o ensino das matemticas nos colgios jesutas brasileiros, ao que tudo indica, uma parfrase da obra clssica de Serafim Leite, nica fonte sobre o assunto listada nas suas referncias bibliogrficas. Ele reconheceu que os jesutas no apenas ministraram aulas de contar, mas ministraram tambm cursos de artes que conferiram graus de bacharel e doutor. Citou tambm uma srie de matemticos jesutas cujas presenas na Colnia foram consideradas fundamentais para que tudo isso ocorresse. Alguns dos juzos e avaliaes que o autor fez a respeito das atividades matemticas desenvolvidas pelos jesutas nesse perodo esto contidos nas seguintes passagens: Os matemticos inacianos que aqui estiveram nos sculos XVII e XVIII no possuam uma cultura matemtica comparvel de Leonhard Euler (1707-1783), de Daniel Bernoulli (1700-1782), de Jakob Bernoulli (I) (1654-1705), de J. Bernoulli (1667-1748), de Pierre de Fermat (1601-1665), de G. W. Leibniz (16461716) ou de Isaac Newton (1646-1716). Contudo, tinham conhecimentos necessrios para ensinar, no Brasil, a Matemtica que era ministrada na Universidade portuguesa. (...) Com relao qualidade da Matemtica ali ensinada a partir de 1757, observamos que o ensino daquela cincia no refletia os avanos obtidos no velho
28

CASTRO, F. M. de Oliveira. A Matemtica no Brasil, p. 57.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

179

Andr Lus Mattedi Dias

continente. Por exemplo, ali no eram ensinados as novas teorias e tcnicas matemticas introduzidas por Euler no campo da Anlise e da lgebra, bem como no era ensinada a Geometria de Fermat, para citarmos apenas dois exemplos relevantes. Portanto, a "Faculdade de Matemtica" da Bahia era uma instituio de estilo medieval, no sentido de que o saber ali transmitido era o saber estabelecido, j obtido. No se buscou naquela Faculdade a pesquisa, a criao de saber original, a criao de novos conhecimentos que pudessem ser transferidos para a sociedade (...)29 Mas, como pde Clvis P. da Silva chegar a essas concluses se, como reconheceu Oliveira Castro em 1955, "nada sabemos sobre a extenso e o nvel da matemtica" que foi ensinada nos colgios jesutas brasileiros; se ele no se baseou em nenhum estudo sistemtico que tenha sido feito sobre o assunto depois daquela data; se ele se baseou na obra clssica de Serafim Leite, publicada em 1945? Ora, a pesquisa sobre as atividades cientficas dos jesutas, em geral, e das atividades 30 matemticas dos jesutas brasileiros, em particular, renovou-se bastante nos ltimos anos . Embora novos documentos tenham sido localizados, a escassez de fontes ainda um grande problema para os pesquisadores. Todavia, os novos pontos de vista que orientam os enfoques que tm permitido essa renovao, com a obteno de novos resultados, como bem exemplificam os trabalhos de Carlos Ziller Camenietzki. Contrapondo-se interpretao clssica do papel dos jesutas nos confrontos religiosos, que "sempre buscou caracterizar a ao dos inacianos como uma interveno retrgrada, voltada apenas para a manuteno de idias e proposies obsoletas, como se os jesutas e a reao catlica, em geral, apenas repetissem velhas teses em oposio s novas interrogaes emanadas do 31 campo protestante" , ele realizou uma srie de pesquisas cujos resultados lhe vm permitindo sustentar avaliaes bem diferentes a respeito das atividades matemticas dos jesutas no Brasil. Criada em meados do sculo XVI, segundo Ziller, a Companhia de Jesus posicionou-se na vanguarda intelectual dos confrontos religiosos e polticos da poca. A fim de cumprir sua ao missionria de conquistar inteligncias, de converter espritos para os projetos da renovao catlica, Os padres de Santo Incio abriram escolas e se especializaram na tarefa educativa, principalmente propedutica. Eles no foram alfabetizar a populao. To pouco abriram faculdades superiores. Os jesutas se dedicaram ao que chamamos hoje de "ensino mdio" e, na poca, "humanidades", "faculdades de
29

SILVA, Clvis Pereira da. A Matemtica no Brasil, p. 34-35.


30

ROMANO, A. Du Collge Romain La Flche : problmes et enjeux de la diffusion des mathmatiques dans les collges jsuites (1580-1620); ______. La contre-rforme mathmatique. Constitution et diffusion dune culture jsuite la Renaissance (1540-1640); ______. Les jsuites et les mathmatiques: le cas des collges franais de la Compagnie de Jsus (1580-1640).
31

CAMENIETZKI, Carlos Ziller. A Companhia de Jesus e a Cincia na Amrica portuguesa entre 1663 e 1759, p. 157.

180

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

artes" ou de "filosofia".32 A dedicao s matemticas nos colgios da Companhia se enquadrou nessa estratgia educacional e missionria, segundo a qual o combate ao protestantismo e a suas instituies exigiu a construo de escolas catlicas que oferecessem uma formao filosfica e cientfica do mais alto nvel. Todavia, respondendo implicitamente a um 33 argumento freqentemente apresentado, segundo o qual o Ratio Studiorum no atribuiu um papel significativo s matemticas na sua pedagogia, pois teria privilegiado somente uma formao humanstico literria, Ziller, considerando "que um documento no basta para que as escolas passem a funcionar uniformemente", lembrou que, embora o Colgio Romano tenha sido feito o principal modelo entre todas as escolas inacianas, em cada provncia uma ou mais escolas tambm foram modelares para as demais, como nos casos do Colgio das Artes de Coimbra e do Colgio de Santo Anto de Lisboa, modelos em Portugal para os cursos de filosofia e de matemticas respectivamente, como o caso do Colgio da Bahia, que cumpriu as funes de escola modelo no Brasil at a expulso dos jesutas em 1759. Assim, orientado por esse ponto de vista sobre a Companhia de Jesus, e mesmo reconhecendo que existem pouqussimas informaes acerca das atividades matemticas que foram desenvolvidas no Colgio da Bahia, que so raras as referncias ao estudo dessas cincias entre os historiadores que trataram da matria, Carlos Ziller, apoiando-se numa literatura atualizada sobre o assunto, valendo-se de verificaes indiretas, assegura que esses estudos foram certamente estimulados, que os interessados na astronomia e nas matemticas tiveram l ao menos os livros e os mestres com quem aprender essas disciplinas: O Colgio da Bahia passou por enormes dificuldades no que respeita ao ensino de matemticas. Fundado ainda no sculo XVI, foi a escola de onde saiam os filhos da elite colonial preparados para os cursos superiores das universidades do reino. O Colgio da Bahia ministrava ensino considerado equivalente ao das escolas da metrpole. Os testemunhos da atividade educacional desta instituio no so facilmente encontrveis. Os documentos relativos aos jesutas foram perdidos, dispersos em arquivos diferentes ou ainda apropriados por particulares ao longo dos mais de duzentos anos que se passaram desde a extino da Companhia no mundo, em 1773. Apesar das dificuldades, os cursos regulares, as disciplinas, no foram o nico gnero de atividade matemtica realizada nas escolas da Companhia. Em muitos casos, os professores destas matrias se reuniam com alunos interessados em pequenas academias e laboratrios discutindo e tratando de problemas relativos s Astronomia, Msica, Geometria, Perspectiva, Filosofia natural etc. Dispomos atualmente de poucas porm eloqentes informaes a respeito deste tipo de
32

Idem.
33

Regulamento pedaggico dos jesutas aprovado ao final do sculo XVI, tinha como objetivo fixar os padres para a uniformizao das estruturas, dos contedos e dos mtodos de ensino nas escolas da Companhia.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

181

Andr Lus Mattedi Dias

trabalho no Colgio da Bahia.34 Mas, no se trata apenas de uma questo de ponto de vista. Carlos Ziller obteve as referidas eloqentes informaes por meio de pesquisas sistemticas e aprofundadas, como aquelas que realizou sobre a vida e a obra de dois padres jesutas que viveram na Bahia. Sobre Valentim Stansel (Morvia, 1621 - Bahia, 1705), que lecionou no colgio baiano da Companhia de Jesus, ele estudou alguns dos seus livros e opsculos escritos na Bahia e publicados na Europa, onde tiveram um certa repercusso nos meios intelectuais, tendo sido registrado em alguns dos mais prestigiados peridicos eruditos da poca, tendo sido lido e citado por Isaac Newton na sua mais importante obra. Depois desses estudos, Carlos Ziller pde realizar algumas avaliaes a respeito das atividades matemticas e pedaggicas desenvolvidas pelo jesuta na Bahia: Stansel fez parte da rede de correspondentes cientficos de Athanasius Kircher, do Colgio Jesuta de Roma, o que fez com que tivesse contatos suficientes para saber daquilo que melhor se produzia e para obter aquilo que lhe faltasse em termos de materiais cientficos da poca; discutiu nos seus escritos as teses mais importantes de diversos autores de grande prestgio, como, por exemplo, Ren Descartes, cuja obra Princpios da Filosofia teve suas idias comentadas e algumas das teses incorporadas; embora ainda no dispusesse de evidncias cabais, encontrou indcios de que Stansel teria agregado um grupo de pessoas para estudar as disciplinas matemticas; enfim, rodeado ou no por discpulos, Valentin Stansel realizou trabalhos significativos neste campo. O segundo jesuta estudado foi o matemtico Jos Monteiro da Rocha, portugus nascido em 1734, cuja obra indita Sistema fsico-matemtico dos cometas, escrita para registrar os resultados das observaes astronmicas feitas na Bahia por ocasio da passagem do Halley em 1759, foi localizada recentemente por Carlos Ziller na biblioteca pblica de vora, em Portugal. Ele considera que esse tratado constitui-se em excelente fonte para a investigao dos estudos astronmicos na Bahia no sculo XVIII, pois Monteiro da Rocha veio para c muito jovem e no Colgio dos Jesutas teve toda a sua formao intelectual, com seus mestres e livros da sua biblioteca. Quando a Companhia de Jesus foi extinta em 1759, Monteiro da Rocha optou por passar ao clero secular e permanecer em Salvador, onde tornou-se professor de gramtica latina e retrica. Posteriormente, retornou para Portugal, onde foi matemtico de renome, colaborando com a reforma da Universidade de Coimbra e sendo membro destacado da Academia de Cincias. Segundo Carlos Ziller, O Sistema de Jos Monteiro uma obra bem estruturada em que o autor faz um longo balano das principais teorias sobre os cometas (...) mostra a segurana do autor ao tratar de problemas matemticos complexos ligados trajetria dos cometas, revela ainda bom domnio das inmeras questes fsicas vinculadas s diversas teorias em voga at o final do sculo XVII. Suas preferncias caem sobre a teoria da fora central do "incomparvel Isaac Newton", que ele demonstra conhecer muito bem (...)
34

CAMENIETZKI, Carlos Ziller. A Companhia de Jesus e a cincia ..., p. 159.

182

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

(...) Com isso pode-se avanar algumas concluses relativas s atividades cientficas dos jesutas no Brasil colonial. Em primeiro lugar, est claro que o Colgio da Bahia buscou seguir a poltica comum a toda a Ordem no que diz respeito aos estudos matemticos. Dedicou recursos compra de livros atualizados; estimulou ou permitiu a seus membros a dedicao a este tipo de trabalho; buscou mestres capazes de estruturar, se no cursos regulares, ao menos pequenos crculos de estudos. Em segundo lugar, estes esforos resultaram na formao efetiva de, ao menos, um matemtico bem preparado e em expressivos trabalhos cientficos, do que o Sistema Fsico-Matemtico dos Cometas bom exemplo (...)35 Ou seja, orientando suas pesquisas por uma perspectiva terica e metodolgica renovada, Carlos Ziller Camenietzki no apenas obteve novas interpretaes das velhas fontes disponveis, propondo novos problemas e enfoques, como tambm foi procura e encontrou novas fontes, que tambm lhe propiciaram resultados inovadores, que efetivamente se contrapem s velhas teses sobre as atividades matemticas desenvolvidas pelos jesutas no Brasil. O livro de Wagner Rodrigues Valente, Uma histria da Matemtica escolar no Brasil (1730-1930), tambm dedica uma seo do seu primeiro captulo para a matemtica ensinada nos colgios jesutas do Brasil. Porm, a parte principal do seu trabalho foi dedicada s atividades e aos conhecimentos matemticos de outros personagens e instituies. Interessado nas origens e no desenvolvimento do saber matemtico escolar, motivado por um descontentamento com as explicaes clssicas sobre o significado deste saber, Wagner Valente procurou por explicaes sobre a matemtica que ensinada nas escolas de hoje, pelas suas origens e pelos seus desenvolvimentos nas escolas brasileiras. Utilizando os livros didticos como principais fontes para sua pesquisa, ele conseguiu rastrear a trajetria da constituio da matemtica escolar tradicional ou clssica (1730-1930), anterior matemtica escolar escolanovista e matemtica escolar moderna, como um conjunto organizado de contedos para o ensino elementar no Brasil. Nada encontrou de legado da escola jesutica para a matemtica escolar, pois nada dos jesutas teria sido deixado ou aproveitado nas escolas militares, que constituram-se, segundo sua tese, no "bero da matemtica escolar no Brasil". Wagner Valente encontrou as respostas para as questes que formulou nas aulas de artilharia e fortificao dedicadas aos futuros oficiais militares e iniciadas no Rio de Janeiro em 1738. Nessas instituies, a matemtica era vista como um conhecimento prtico e til para as "artes mecnicas": a geometria era til para os carpinteiros, para os arquitetos e agrimensores, enquanto a aritmtica era a base da "arte do comrcio". As transformaes decorrentes da evoluo da artilharia e da sua utilizao na guerra levaram tambm a matemtica a ser empregada neste campo. Os tratados militares que sistematizavam os conhecimentos e experincias sobre a construo de fortificaes deveriam garantir a infalibilidade na proteo contra os ataques das artilharias adversrias e as matemticas constituam-se nas legtimas fiadoras dessas garantias.
35

Idem, p. 164-165.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

183

Andr Lus Mattedi Dias

Wagner Valente analisou os dois primeiros livros didticos escritos no Brasil nesse perodo: Exame de Artilheiros (1744) e Exame de Bombeiros (1748), ambos de autoria de Jos Fernandes Pinto Alpoim primeiro professor da Aula de Artilharia e Fortificaes, de 1738 at 1765. Depois, ele dedicou captulos especficos do seu livro para analisar o Nouveau Cours de Mathmatiques de Bernard Forest Blidor (escrito em 1722 e publicado em 1725 na Frana), incluindo a sua traduo para o portugus, e o Cours de Mathmatiques de Etienne Bzout (1739-1783), pois a Geometria Prtica do primeiro e a Aritmtica do segundo foram adotados e utilizados conjuntamente no Brasil em substituio aos primeiros. Segundo o autor, a passagem dos textos simples de Alpoim, com seus parcos contedos matemticos, para os livros de Blidor e Bzout, tratados completos de matemticas elementares, representou uma universalizao da matemtica escolar ensinada na Europa. Eles compilaram os conhecimentos que lhes pareciam mais convenientes para os cursos prticos militares dos autores que estavam produzindo as matemticas daquele tempo. Enquanto em Alpoim a matemtica era um apndice dos ensinamentos militares, em Blidor e Bzout a matemtica ganhou uma independncia das prticas militares, razo pela qual seus livros tambm foram adotados em diversos cursos no militares dos liceus e colgios da Europa, EUA e Brasil at quase o final do sculo XIX. Eram manuais didticos, que no tinham compromisso com o rigor, embora seus autores tivessem produzido obras cientficas notveis. Para Wagner Valente, foram tais obras e tal modo de tratar as matemticas na escola que constituram as matrizes para o desenvolvimento posterior da matemtica escolar no Brasil, a despeito da prtica pedaggica dos colgios jesutas. A adoo de Bzout e Blidor inaugurou no pas a separao entre aritmtica e geometria nas escolas, s quais foi acrescida posteriormente a lgebra. Foi essa matemtica, inicialmente ligada diretamente prtica, posteriormente organizada e dividida para as diferentes classes das escolas militares, que passou para os colgios e preparatrios do sculo XIX, orientando os autores brasileiros a escreverem seus prprios livros didticos. Wagner Valente analisou as conseqncias da chegada da famlia real portuguesa ao Brasil e da instalao da Academia Real dos Guardas-Marinha (1809) e da Academia Real Militar (1811), cujos regulamentos, normas e currculos espelharam-se na cole Polytechnique de Paris (1794). Ele destacou que a Carta Rgia de 1810 prescrevia para essa Academia a adoo da aritmtica e da lgebra de Sylvestre-Franois Lacroix (17651843), bem como da geometria de Adrien-Marie Legendre (1752-1833). Tambm comentou que, embora essa mesma Carta prescrevesse os Elementos de lgebra de Leonhard Euler (1707-1783) como principal referncia para o ensino de lgebra, apenas o seu primeiro volume foi editado em 1811, sendo que o segundo nem foi traduzido, sendo substitudo pelos Complementos dos Elementos de lgebra de Lacroix, traduzido e editado 36 para esse fim . Segundo Valente, dessas duas instituies saram os professores e livros didticos para o ensino nos preparatrios e liceus provinciais. Wagner Valente identificou ento as duas posies ocupadas pela matemtica no sistema escolar brasileiro dessa poca. Por um lado, a matemtica era um saber tcnico e
36

VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma histria da Matemtica escolar no Brasil (1730-1930), p. 100-105

184

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

especializado, estava reservada para a formao tcnica do futuro engenheiro militar e guarda-marinha. Por outro lado, passou a ser um dos integrantes do programa secundrio propedutico do Colgio Imperial de Pedro II, fundado em 1837, que preparavam os candidatos para os cursos superiores. Dessa forma, segundo o autor, ficou estabelecido o currculo matemtico escolar brasileiro: no primrio, as quatro operaes aritmticas; no secundrio, estudos propeduticos de aritmtica, lgebra, geometria, trigonometria e mecnica. Nas suas prprias palavras: E por fora dos exames preparatrios que as matemticas vo sendo amalgamadas cultura clssicoliterria predominante. Devido ao carter preparatrio que caracterizava a escolarizao secundria de ento, as matemticas vo deixando de representar um saber tcnico, especfico das Academias Militares e vo passar a fazer parte da cultura escolar geral de formao do candidato ao ensino superior. (...) A entrada das matemticas, sobretudo a Geometria, como disciplina a compor o ncleo de estudos do ensino psescolarizao primria no significava que tenha, por esse tempo, havido alguma modificao substantiva no modo de ser idealizada a formao do candidato ao ensino superior. A Geometria, como se viu anteriormente (...) era vista como elemento de aperfeioamento da razo, uma lgica prtica, como mencionou Odorico Mendes: "uma disciplina que faz exercitar a razo e tirar conseqncias precisas dos princpios" (...)37 Wagner Valente concluiu que houve de fato a incorporao da matemtica como elemento necessrio ao raciocnio preciso e claro. Ele complementou que foi essa apropriao da matemtica cultura escolar que possibilitou a valorizao do estudo das cincias no currculo escolar. Inicialmente, a geometria foi o elemento de interseo da cultura humanistaliterria das escolas secundrias e faculdades com a cultura tcnicocientfica das academias militares e escolas de engenharia. Foram agentes desse processo os professores militares, convocados para o ensino das matemticas nos preparatrios e liceus, onde difundiam os livros de matemtica que traduziam ou escreviam. Os trs ltimos captulos do livro de Valente so dedicados anlise da grande quantidade de livros didticos escritos pelos professores de matemtica dos liceus, colgios e escolas militares: Ottoni, Coqueiro, Serrasqueiro, Trajano etc. etc. Os resultados da pesquisa histrica realizada por Wagner Valente tambm expressam a incorporao de expressivas inovaes terico metodolgicas, como possvel inferir do que disse Bruno Belhoste no prefcio da obra: Essa apario do Brasil no desenvolvimento internacional das matemticas escolares , talvez, o ponto mais importante a destacar da leitura do livro de Wagner Valente. Longe de estar a reboque, o Brasil adota e adapta muito rapidamente os mtodos novos de ensino que aparecem na Europa, principalmente
37

Idem, p. 119-121.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

185

Andr Lus Mattedi Dias

na Frana, e utiliza seus manuais de matemtica, apesar de serem publicados para um pblico escolar muito restrito. Ficamos surpresos de ver com que rapidez as obras de Belidor, Bezout e Lacroix, que sabemos terem tido xito internacional, foram divulgadas e traduzidas para o Brasil. Verses brasileiras de novas geraes de obras didticas francesas publicadas no sculo XIX, como os livros de Ottoni, substituem rapidamente os antigos manuais que se tornaram desatualizados. Se a influncia francesa sobre o ensino matemtico no Brasil evidente durante esse perodo, os professores brasileiros no a sofrem passivamente e no podemos falar de pura e simples dependncia (...) De todo modo, o livro de Wagner Valente ilustra a importncia e a rapidez da circulao das idias, dos mtodos e das publicaes em matemtica ao longo dos sculos XVIII e XIX. O Brasil no constitui exceo nesse aspecto. 38 Com efeito, Wagner Valente no procurou no Brasil colonial ou imperial uma imagem especular do que ocorreu na Europa, nem apresentou justificativas por no ter encontrado isso, os obstculos ao desenvolvimento das cincias, mas enfocou as formas pelas quais um certo conhecimento matemtico escolar de origens europias foi importado, adaptado, reformulado, (re)produzido, atualizado pelos professores de matemtica, segundo as condies culturais e sociais brasileiras da poca. As avaliaes que resultam da sua anlise no se referem ao atraso e ao isolamento, muito pelo contrrio, ele apresenta um ambiente de circulao de idias, de mtodos e publicaes, sem precisar abstrair-se de outras caractersticas prprias da sociedade brasileira. A propsito, oportuno destacar sua notvel apresentao no ltimo Seminrio Nacional de Histria da Matemtica, quando defendeu a necessidade da renovao das abordagens sobre a histria da matemtica no 39 Brasil. Nesse mesmo seminrio houve uma outra manifestao desse mesmo tipo feita por 40 Circe Mary da Silva , cuja tese recentemente publicada tambm aponta para algumas novas possibilidades para a rea. De fato, na recente edio brasileira da sua tese de doutorado, defendida na Alemanha em 1991, Circe Mary Silva da Silva apresentou ao pblico brasileiro as contribuies originais da sua pesquisa sobre a difuso da matemtica 41 positivista no Brasil no sculo XIX . Buscando em Portugal uma das razes do positivismo brasileiro, Circe Mary da Silva encontrou dois expoentes do positivismo lusitano, o Marqus de Pombal (1699-1782) e Lus Antnio Verney (1713-1792), ambos responsveis pela reforma da Universidade de Coimbra, que elevou a matemtica a uma posio de destaque, como disciplina obrigatria em todos os cursos, alm de promover a criao da Faculdade de Matemtica e a institucionalizao da profisso de matemtico, embora em alguns pases da Europa essa profissionalizao tenha sido alcanada apenas na metade do sculo XIX e em outros apenas no incio do sculo XX.
38

Idem, p. 13.
39

VALENTE, Wagner Rodrigues. Histria da matemtica escolar: problemas tericos-metodolgicos.


40

Veja nota 23.


41

SILVA, Circe Mary Silva da. A Matemtica positivista e sua difuso no Brasil.

186

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

Segundo a autora, durante o ltimo perodo colonial e no incio do Imprio, dominou no Brasil essa concepo positivista oriunda da metrpole portuguesa. Ela destacou o papel decisivo desempenhado pela Academia Militar do Rio de Janeiro, instituio fundada com as mesmas referncias ideolgicas que orientaram a reforma universitria pombalina, que teve no seu curso de matemtica a base para um ensino fortemente orientado para a matemtica e para as cincias experimentais, cujos professores acolheram fervorosamente o positivismo, constituindo-se em destacados agentes da propagao da sua mentalidade cientificista e utilitarista pela vida social, poltica, pedaggica e ideolgica brasileira. As principais e mais originais contribuies da tese de Circe Mary da Silva resultam da sua abordagem do segundo momento do positivismo brasileiro, quando houve uma hegemonia dos discpulos do francs Augusto Comte. Primeiro, ela fez uma anlise detalhada da matemtica positivista de Comte, com um destaque especial para a sua geometria analtica; por ltimo, um estudo detalhado das manifestaes do positivismo comtiano no ensino da matemtica no Brasil. Na sua primeira contribuio, a anlise foi feita tanto nas fontes primrias principais da obra comtiana, destacando-se o Trait lmentaire de Gometrie Analytique a deux et a trois dimensions, quanto nas obras de importantes crticos e comentadores. Segundo Ubiratan D'Ambrosio, que fez o prefcio do livro, essa anlise constituiu importante contribuio modesta literatura internacional sobre o assunto. Na sua segunda contribuio, foi feita uma anlise biobibliogrfica de uma srie de discpulos brasileiros de Comte, que escreveram livros de matemtica sob a inspirao das idias positivistas. Assim, ela resgatou a obra do baiano Antnio Muniz Ferro de Arago, que teria sido o primeiro brasileiro a publicar um livro de matemtica sob a orientao das idias positivistas; deteve-se na vida pessoal, profissional e poltica de Benjamin Constant; examinou as contribuies matemtico positivistas de Raimundo Teixeira Mendes; de Roberto Trompowsky Leito de Almeida; Samuel de Oliveira, Liberato Bittencourt; e Licnio de Almeida, que influenciaram diretamente o ensino de matemtica na Escola Militar e na Escola Politcnica do Rio de Janeiro, e, indiretamente, o ensino praticado em outras instituies que sofreram as influncias daquelas. Mais que isso, a autora examinou artigos publicados em peridicos das escolas politcnicas do Rio de Janeiro e de So Paulo; como tambm em publicaes da Bahia e do Rio Grande do Sul, enfatizando a influncia positivista nos meios militares gachos. Ao final do livro esto trs anexos, dentre os quais se destaca o primeiro, onde esto listadas meia centena de referncias bibliogrficas de autores positivistas dos sculos XIX e XX, que levaram Ubiratan D'Ambrsio a declarar: "Na parte que interessa mais diretamente aos pesquisadores brasileiros, a autora revela-nos uma quantidade de fontes at agora desconhecida (...) Relaciona estas fontes num vasto apndice, abrindo grandes perspectivas 42 de pesquisa nessa importante rea." O levantamento e a anlise das publicaes matemticas positivistas apresentado por Circe Mary da Silva no apenas constituem uma efetiva contribuio a historiografia atual, como tambm projetam uma srie de perspectivas para pesquisas futuras, que no seriam
42

D'AMBROSIO, Ubiratan. Prefcio. In: SILVA, Circe Mary Silva da . A Matemtica positivista ...

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

187

Andr Lus Mattedi Dias

consideradas legtimas ou de interesse caso se estivesse a procurar na histria brasileira projees daquilo que ocorreu em outras sociedades ou em outros perodos histricos. Desde o incio do livro, logo na justificativa para a escolha do tema, a referncia ao papel essencial que a matemtica desempenhou na introduo e divulgao do positivismo no pas constitui-se num primeiro indicador das possibilidades interessantes que ela abre para o campo da histria social da matemtica no Brasil. Mais adiante, encontrei no seu texto, ao contrrio da imagem negativa e obscurantista pintada por exemplo por Chaim Hnig e Elza Gomide, a intensa preocupao, o grande interesse dos intelectuais positivistas daquela poca pela matemtica e pelas suas possibilidades de contribuio para a transformao da realidade brasileira e para o progresso da prpria cincia. Todavia, sempre bom ter em mente o que significava transformao social e progresso cientfico para eles. Examinando a questo sob este ponto de vista, a tradicional oposio entre positivismo e progresso da cincia na passagem do sculo XIX para o sculo XX, no caso, progresso da matemtica, pode ser substituda pela oposio entre as concepes de progresso e de cincia do positivismo e outras concepes de progresso e cincia daquela poca. Por exemplo, duas diferentes concepes foram citadas pela prpria autora: "cincia como pesquisa e a cincia construda como uma prtica tcnica". Eis, portanto, uma rpida anlise de alguns representantes da historiografia da matemtica no Brasil que vem se estabelecendo de forma especializada, disciplinar e profissional ao longo dos ltimos anos, e tem apresentado resultados inesperados, surpreendentes, que abrem interessantes perspectivas, que trazem novas e diferentes formas de questionar, problematizar e avaliar as fontes, de produzir, interpretar e explicar os fatos histricos, descartando as explicaes baseadas nos conceitos de atraso, de dependncia, de isolamento, dentre outros, to caractersticos da historiografia inaugurada por Fernando de Azevedo. Aqui, faz-se necessrio uma nota de reconhecimento aos pioneirismo de Clvis Pereira da Silva. Apesar da sua opo terica e metodolgica seguir a tradio inaugurada por Fernando de Azevedo, a sua anlise das teses de doutoramento produzidas nas escolas de engenharia militar e civil do Rio de Janeiro no perodo 1848-1920 trouxe a pblico uma quantidade e uma variedade bastante expressiva de fontes de difcil localizao, acesso e manipulao, como reconheceu Ubiratan D'Ambrosio no prefcio do seu livro. Assim, embora essa orientao tenha sido mantida numa srie de artigos que publicou posteriormente, ele deve ser reconhecido como o primeiro brasileiro a defender uma tese de doutoramento em histria da matemtica, em 1989. O fato disso ter acontecido no departamento de histria da USP, estando ele lotado no departamento de matemtica da UFPR, empresta muito maior significado ao seu pioneirismo, uma vez que os matemticos normalmente so dos mais zelosos na defesa das fronteiras da disciplinaridade. Assim, sem querer ter a pretenso de explicar de alguma forma as razes da sua opo terica, cabe notar que ele certamente no sofreu o impacto das crticas direcionadas historiografia inaugurada por Fernando de Azevedo, que comeavam a ser formuladas naquela poca e somente agora comeam a repercutir na rea. No meu modo de ver, uma das principais conseqncias dessa nova configurao na rea, das inovaes terico metodolgicas que vm sendo introduzidas e dos novos resultados que vm sendo obtidos, que, ao invs do modelo que estabelece as faculdades
188

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

de filosofia como marcos do incio do desenvolvimento cientfico da matemtica no Brasil, antes das quais teramos a pr-histria, aps as quais teramos a histria propriamente dita, poder-se-ia admitir pelo menos quatro grandes perodos para a histria da matemtica no Brasil, cada um deles delimitados por uma srie de marcos caractersticos dos diferentes padres de institucionalizao da atividade matemtica. O primeiro perodo, das atividades matemticas desenvolvidas quase que somente nos colgios jesutas, foi drasticamente interrompido com a expulso dessa ordem religiosa do pas em 1759; o segundo perodo, das atividades matemticas desenvolvidas nas escolas de engenharia militar e civil, que foi demarcado pelas aulas de artilharia e fortificaes (1738), pela fundao da Academia Real Militar (1810), da Escola Politcnica do Rio de Janeiro (1874) e de outras escolas de engenharia no final do sculo XIX, a depender da regio do pas, se estendeu inclusive ao sculo XX; o terceiro perodo, das atividades matemticas desenvolvidas nas faculdades de filosofia, foi demarcado pela fundao de instituies como a FFCL (1934), a Faculdade de Cincias da Universidade do Distrito Federal (1935), que alguns anos depois foi absorvida pela FNFi (1939), e as outras faculdades de filosofia dos diversos estados do pas, onde passaram a funcionar os cursos de matemtica at o advento da Reforma Universitria em 1968; finalmente, o quarto perodo, das atividades matemticas desenvolvidas nos institutos ou departamentos de matemtica autnomos, como o Instituto de Matemtica Pura e Aplicada (IMPA, 1952) e o 43 Instituto de Fsica e Matemtica do Recife (IFM, 1954), que se estende at os nossos dias. claro que esse um delineamento geral de um modelo cronolgico e institucional, que tem os seus aspectos arbitrrios. Algum certamente dir que nesse modelo so privilegiados marcos ou referncias do ensino superior. Todavia, no sei se seria possvel negar as influncias ou repercusses dos padres institucionalizados nos colgios dos jesutas, nas academias militares, nas escolas de engenharia, nas faculdades de filosofia ou nos departamentos de matemtica sobre as prticas matemticas desenvolvidas nas escolas de ensino elementar e mdio das mesmas pocas, pois os professores que lecionaram nessas instituies e escreveram os livros nelas utilizados foram formados naquelas instituies de ensino superior, quando no eram eles prprios seus professores . De qualquer sorte, tratase de uma relevante questo para ser pesquisada: as relaes entre os padres institucionalizados nos sistemas de ensino superior e de ensino elementar ou mdio. Todavia, o que importa no modelo em si, mas o princpio que a fundamenta, isto , a idia de que em todos os momentos da histria brasileira existiram atividades matemticas que poderiam ser investigadas pelos historiadores, sem que para isso fosse necessrio a adoo de padres ou referncias estranhas, absolutas ou ideais, pois seria possvel analisar os atores, os conceitos e as prticas que ocorreram nos diversos tipos de instituies matemticas do pas, com o objetivo de interpretar ou explicar os diversos padres que foram aqui institucionalizados. Exemplificando, os historiadores aqui citados normalmente concordam que a
43

D'Ambrosio prope uma outra cronologia referenciada na histria poltica nacional. Na minha opinio, essa forma de proceder no se ajusta bem aos marcos prprios da histria da matemtica no Brasil, que podem ser definidos, como fiz aqui, a partir dos padres institucionalizados de exerccio da matemtica em cada poca. D'AMBROSIO, Ubiratan. Histria da Matemtica no Brasil: uma viso panormica at 1950.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

189

Andr Lus Mattedi Dias

matemtica esteve ligada principalmente engenharia durante o perodo da histria brasileira delimitado pela implantao dos primeiros cursos militares e pela fundao das primeiras faculdades de filosofia, isto , os matemticos, os professores de matemtica, as pessoas que dominavam um certo tipo de conhecimento matemtico, escolar, acadmico ou superior, geralmente eram engenheiros militares ou civis que se bacharelavam ou se doutoravam nessa cincia ao mesmo tempo em que se formavam engenheiros, pois as escolas politcnicas e as academias militares foram os espaos institucionais que centralizavam a produo e a difuso da matemtica nesse perodo. J no perodo das faculdades de filosofia, as atividades matemticas passaram por transformaes, no apenas ganharam novos espaos institucionais, como tambm uma nova posio cientfica e social. Isto , medida em que o matemtico deixou de ser identificado com o engenheiro e passou a ter uma identificao profissional prpria, independente, tambm as suas atividades passaram, pouco a pouco, a ser regidas por um novo estatuto cientfico e adquiriram um novo significado social. No Rio de Janeiro e em So Paulo ocorreu um processo de importao de cientistas estrangeiros que, juntamente com os brasileiros Llio Gama, Luiz Freire, Teodoro Ramos, dentre outros, acabaram por tornar-se agentes destacados de boa parte dessas transformaes. Com efeito, desde que Luigi Fantappi, Giacomo Albanese, Gabriele Mammana, Aquile Bassi, Andr Weil, Oscar Zariski, Jean Dieudonn, Antnio Monteiro, Adrian Albert, Marshall Stone, Alfredo Pereira Gomes e Manuel Zaluar Nunes aqui aportaram, iniciou-se um processo de transferncia de conhecimentos, tcnicas, instrumentos, procedimentos, enfim, de institucionalizao de novas escolas matemticas. Como foi essa passagem da matemtica dos engenheiros nas escolas de engenharia, para a matemtica dos matemticos nas faculdades de filosofia e, posteriormente, nos departamentos e institutos de matemtica autnomos, dos institutos de pesquisa e das universidades brasileiras? Como ocorreu no Brasil a formao dessa nova corporao cientifica dos matemticos? Quando e como esses novos profissionais ocuparam o lugar dos engenheiros no monoplio do exerccio das atividades matemticas? Quais estratgias, quais alianas, quais interesses foram mobilizados para que conseguissem ocupar um territrio at ento exclusivo dos engenheiros? Que contribuies para esse processo decorreram da fundao das universidades e das faculdades de filosofia? Como se deu a conquista, pelos matemticos, dos novos espaos institucionais onde puderem implantar o novo modo de fazer matemtica, atendendo a seus interesses e objetivos, organizados segundo suas normas e valores? Como ocorreu esse processo de transformaes institucionais nas diversas regies do pas, nas diversas localidades onde existia uma escola de engenharia, onde foi fundada uma faculdade de filosofia, onde passou a funcionar um curso de matemtica? Questes como essas ainda precisam ser objeto de pesquisa histrica sistemtica, aprofundada e bem delimitada, uma vez que a histria da matemtica no Brasil entre as dcadas de 30 e 70 do sculo XX ainda constituda principalmente por depoimentos ou trabalhos de referncia, panormicos ou exploratrios, quase sempre delimitados aos personagens e s instituies de So Paulo e do Rio de Janeiro. A historiografia publicada recentemente, como aqueles livros que analisei anteriormente, tem se dedicado principalmente aos temas dos perodos colonial e imperial, alcanando no mximo as
190

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

primeiras dcadas do sculo XX. Exemplo de uma publicao de referncia, onde so encontrados trabalhos com enfoques panormicos ou exploratrios, a coletnea organizada por Shozo Motoyama e M. Guimares Ferri, cujo captulo sobre a matemtica, escrito por Chaim Hnig e Elza Gomide, foi analisado anteriormente. Simon Schwartzman, em outro clssico livro de referncia, manifestou-se sobre o papel dessas obras panormicas e exploratrias, ratificando a necessidade de realizao de anlises mais aprofundadas: "(...) [esse livro] se constitui numa hiptese geral de trabalho que pode servir de referncia para estudos e 44 anlises mais aprofundadas e de perodos mais recentes (...)" . Alguns trabalhos vm sendo realizados recentemente no mbito da histria da matemtica no Brasil, ou mesmo da educao matemtica, apresentando delimitaes menos abrangentes, com objetivo de enfocar de forma sistemtica e aprofundada temticas contemporneas. So trabalhos que vm constituindo a historiografia da matemtica no Brasil contemporneo, cujos aspectos tericos e metodolgicos podero ser analisados posteriormente, isoladamente ou em conjunto, para que tambm se possa indicar os novos 45 rumos profissionais da histria da matemtica no Brasil. Seminrios Nacionais de Histria da Matemtica Classificao dos trabalhos publicados nos Anais HM NO BRASIL
ANTES 1930 5 5 6 5 21 DEPOIS 1930 1 4 7 8 20 Histria das idias, conceitos, problemas, disciplinas, etc. Histria institucional, cultural, social, biografias, etc. Educao matemtica: Histria do ensino, contribuies da Histria para o ensino etc. 2 15 13 20 50 T O T A L * 9 30 38 54 131

Blumenau 1993 Recife 1995 guas de So Pedro, 1997 Vitria 1999 Totais

1 13 7 18 39

6 4 16 18 44

Fontes: Anais dos Seminrios Nacionais de Histria da Matemtica


44

SCHWARTZMAN, Simon. Formao da comunidade cientfica no Brasil, p. XI.


45

Veja por exemplo, os seguintes trabalhos: MAURO, Suzeli. A histria da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Rio Claro e suas contribuies para o movimento de educao matemtica; MENINO, Fernanda dos Santos. A Escola de Engenharia de So Carlos e a criao de um curso de matemtica; SILVA, Circe Mary Silva da. A Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da USP e a formao de professores de matemtica; MARAFON, Adriana Csar de Mattos. Vocao matemtica como reconhecimento acadmico; SILVA, Clvis Pereira da. Desenvolvimento da matemtica no Paran: um estudo do caso Universidade Federal do Paran; ______. Sobre a histria da Matemtica no Brasil aps o perodo colonial; ______. Theodoro A. Ramos: sua correspondncia para Llio Gama; FIORENTINI, Dario. Rumos da pesquisa brasileira em Educao Matemtica; DASSIE, Bruno Alves. A matemtica do curso secundrio na reforma Gustavo Capanema; ROCHA, Jos Loureno da Rocha. A matemtica do curso secundrio na reforma Francisco Campos.

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

191

Andr Lus Mattedi Dias

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1 ARBOLEDA A., Luis Carlos. Acerca del problema de la difusin cientfica en la periferia: el caso de la fsica newtoniana en la Nueva Granada (1740-1820). Quipu. Mexico, v. 4, n. 1, p. 7-32, ene.abr. 1987. 2 ARBOLEDA, Luis Carlos; ANACONA, Maribel Patricia. Las geometras no euclidianas en Colombia. La apuesta euclidiana del profesor Julio Garavito (18561920). Quipu, Revista Latinoamericana de Historia de las Ciencias y la Tecnologa. Mxico, v. 11, n. 1, p. 7-24, 1994. 3 AZEVEDO, Fernando de. A cultura cientfica. In: ______. A cultura brasileira. 4. ed., revista e ampliada. Brasileira: UnB, 1963, p. 367-431. 4 AZEVEDO, Fernando de (org.). As cincias no Brasil, 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. 2v. 1. ed. 1955. 5 BARROSO, Jorge Alberto, NACHBIN, Andr. Lembrando Leopoldo Nachbin. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. 6 BLOCH, Marc. Apologie pour l'Histoire ou mtier d'historien. Paris: Armand Collin, 1959. 7 CAMENIETZKI, Carlos Ziller. A Companhia de Jesus e a Cincia na Amrica portuguesa entre 1663 e 1759. In: SEMINRIO NACIONAL DE HISTRIA DA MATEMTICA, III, Vitria, 1999. Anais. Vitria: UFES, 2000. 8 CAMPOS, A. F. de Lima. A evoluo da Mathematica pura no Brasil. Revista do Brasil. [S.l.: s.n.], p. 13-16, 31/01/1927. 9 CASTRO, F. M. de Oliveira. A Matemtica no Brasil. In: AZEVEDO, Fernando de (org.). As cincias no Brasil, 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994, v. 1, p. 57-96. 10 D'AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics. The art or technique of explaining and knowing. Berlin: Max Planck Institute for the History of Science, 1999. 11 D'AMBROSIO, Ubiratan. Prefcio. In: SILVA, Circe Mary Silva da . A Matemtica positivista e sua difuso no Brasil. Vitria: EDUFES, 1999. 12 D'AMBROSIO, Ubiratan. A histria da matemtica: questes historiogrficas e polticas e reflexos na Educao Matemtica. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115. 13 D'AMBROSIO, Ubiratan. Bases historiogrficas e metodolgicas para uma histria e filosofia das cincias na Amrica Latina. Episteme. Porto Alegre, v. 3, n. 6, p. 300-310, 1998. 14 D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemtica e seu lugar na histria e na pedagogia da Matemtica. In: GAMA, Ruy (org.). Cincia e tcnica: antologia de textos histricos. So Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1992, p. 105-116. 15 D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemtica. So Paulo: tica, 1990. 16 D'AMBROSIO, Ubiratan. History of Mathematics in the periphery: the basin metaphor. Berlin: Max Planck Institute for the History of Science, 1999. 17 D'AMBROSIO, Ubiratan. Prefcio. In: SILVA, Clvis Pereira da. A Matemtica no Brasil: uma histria do seu desenvolvimento. Curitiba: UFPR, 1992. 18 D'AMBROSIO, Ubiratan.Histria da Matemtica no Brasil: uma viso panormica at
192

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

1950. Saber y tiempo. Buenos Aires, v. 2, n. 8, p. 7-37, 1999. 19 DASSIE, Bruno Alves. A matemtica do curso secundrio na reforma Gustavo Capanema. Rio de Janeiro, 2001. Dissertao (Mestrado em Matemtica Aplicada), Departamento de Matemtica, Pontficia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. 20 DIAS, Andr Lus Mattedi. Engenheiros, mulheres, matemticos: interesses e disputas na profissionalizao da matemtica na Bahia, 1896-1968. So Paulo, 2002. Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 21 DOMINGUES, Helosa Maria Bertol. Cincia, um caso de poltica: as relaes entre as cincias naturais e a agricultura no Brasil imprio. So Paulo, 1995. Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 22 DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva. Matemtica brasileira: histria e relaes poltica. In: SEMINRIO NACIONAL DE HISTRIA DA MATEMTICA, IV, Natal, 2001. Anais... Rio Claro: SBHMat, 2001, p. 14-41. 23 FERRAZ, Mrcia H. M., FIGUEIRA, Slvia. F. de M. Cincia e ilustrao na Amrica: a historiografia brasileira da cincia colonial. In: SOTO ARANGO, Diana, PUIG SAMPER, Miguel Angel, ARBOLEDA, Luis Carlos (eds.). La ilustracin en Amrica colonial: bibliografia crtica. Madrid: CSIC, Doce Calles, 1995, p. 201-223. 24 FERREIRA, Luiz Otvio. O nascimento de uma instituio cientfica: o peridico mdico brasileiro da primeira metade do sculo XIX. So Paulo, 1996. Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 25 FIGUEIRA, Slvia Fernanda de Mendona. Cincia na busca do Eldorado: a institucionalizao das cincias geolgicas no Brasil, 1808-1907. So Paulo, 1992. Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 26 FIORENTINI, Dario. Rumos da pesquisa brasileira em Educao Matemtica. Campinas, 1994. Tese (Doutorado em Educao), Faculdade de Educao, UNICAMP. 27 HAHN, Roger. Nuevas tencencias en historia social de la ciencia. In: LAFUENTE, Antonio; SALDAA, Juan J. (coords.). Historia de las ciencias. Madrid: CSIC, 1987, p. 17. 28 HNIG, Chaim Samuel; GOMIDE, Elza Furtado. As cincias matemticas. In: FERRI, M. G., MOTOYAMA, S. Histria das Cincias no Brasil. So Paulo: EDUSP; EPU, 1979, v. 1, p. 36-60. 29 KUHN, Thomas S. Las historias de la ciencia: mundos diferentes para pblicos distintos. In: LAFUENTE, Antonio; SALDAA, Juan J. (coords.). Historia de las ciencias. Madrid: CSIC, 1987, p. 5-11 30 LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa cientfica: os museus e as cincias naturais no sculo XIX. So Paulo, 1993.Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 31 MARAFON, Adriana Csar de Mattos. Vocao matemtica como reconhecimento acadmico. Campinas, 2001. Tese (Doutorado em Educao), FE, UNICAMP. 32 MARINHO, Maria Gabriela da S. M. da C. A filantropia cientfica e a implantao da cincia profissional em So Paulo (1934-1952). So Paulo, 1999. Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 33 MARTINS, Roberto de Andrade. Que tipo de Histria da Cincia esperamos ter nas prximas dcadas? Episteme. Porto Alegre, n. 10, jan./jul. 2000. RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002
193

Andr Lus Mattedi Dias

34 MAURO, Suzeli. A histria da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Rio Claro e suas contribuies para o movimento de educao matemtica. Rio Claro, [1999]. Dissertao (Mestrado em Educao Matemtica), IGCE, UNESP. 35 MAZZOTI, Massimo. The geometers of God: Mathematics and reaction in the kingdom of Naples. Isis, n. 89, p. 674-701, 1998. 36 MENINO, Fernanda dos Santos. A Escola de Engenharia de So Carlos e a criao de um curso de matemtica. Rio Claro, [2001]. Dissertao (Mestrado em Educao Matemtica), IGCE, UNESP. 37 MULKAY, Michael. Prefcio. In: BRANNIGAN, Augustine. A base social das descobertas cientficas. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. 38 NACHBIN, Leopoldo. Aspectos do desenvolvimento recente da matemtica no Brasil. In: ______. Cincia e sociedade, p. 35-47. Conferncia pronunciada em 1955. 39 NACHBIN, Leopoldo. Cincia e sociedade. Curitiba: UFPR, 1996. 40 NACHBIN, Leopoldo. Vocao para a matemtica. In: ______. Cincia e sociedade. Curitiba: UFPR, 1996, p. 17-34. Entrevista realizada em 1991. 41 POLANCO, Xavier. Science in the Developing Countries. Quipu. Mexico, v. 2, n. 2, p. 303-318, may.-ago. 1985; 42 ROCHA, Jos Loureno da Rocha. A matemtica do curso secundrio na reforma Francisco Campos. Rio de Janeiro, 2001. Dissertao (Mestrado em Matemtica Aplicada), Departamento de Matemtica, Pontficia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. 43 ROCHA, Jos Monteiro da. Sistema fsicomatemtico dos cometas. Manuscrito indito de 1759. Primeira edio preparada por Carlos Ziller Camenietzky e Fbio Mendona Pedrosa. Rio de Janeiro: MAST, 2000. 44 ROMANO, A. Du Collge Romain La Flche : problmes et enjeux de la diffusion des mathmatiques dans les collges jsuites (1580-1620). MEFRIM, vol. 107 / 2, p. 575-627, 1995. 45 ROMANO, A. La contre-rforme mathmatique. Constitution et diffusion dune culture jsuite la Renaissance (1540-1640). Rome: Ecole Franaise de Rome, 1999. 46 ROMANO, A. Les jsuites et les mathmatiques: le cas des collges franais de la Compagnie de Jsus (1580-1640). In: BALDINI, U. (cura). Christoph Clavius e l'attivit scientifica dei gesuiti nell'et di Galileo. Atti del convegno internazionale, Chieti, 28-30 aprile 1993. Rome, 1995, p. 243-282. 47 SALDAA, Juan Jos. Introduccin: teatro cientfico americano. Geografia y cultura en la historiografa latinoamericana de la ciencia. In: ______ (coord.). Historia Social de las Ciencias en America Latina. Mexico: UNAM, Miguel ngel Porra, 1996, p. 07-41. 48 SANTANA, Jos Carlos Barreto de. A contribuio das cincias naturais para o consrcio da cincia e da arte em Euclides da Cunha. So Paulo, 1998. Tese (Doutorado em Histria Social), FFLCH, USP. 49 SCHWARTZMAN, Simon. Formao da comunidade cientfica no Brasil. So Paulo: Nacional; Rio de Janeiro: FINEP, 1979. 50 SILVA, Circe Mary Silva da. A Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da USP e a formao de professores de matemtica.In: REUNIO ANUAL DA ANPED, 23, Caxambu, 2000. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/1925t.htm>. Acesso em: jan.
194

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

Matemtica no Brasil: Um estudo da trajetria da historiografia

2001. 51 SILVA, Circe Mary Silva da. A Matemtica positivista e sua difuso no Brasil. Vitria: EDUFES, 1999. 52 SILVA, Clvis Pereira da. A Matemtica no Brasil: uma histria do seu desenvolvimento. Curitiba: UFPR, 1992. 53 SILVA, Clvis Pereira da. Desenvolvimento da matemtica no Paran: um estudo do caso Universidade Federal do Paran. In: REUNIO DO GRUPO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE RELAES ENTRE HISTRIA E PEDAGOGIA DA MATEMTICA, Blumenau, 1994. Anais... 2. ed. Rio Claro: UNESP, [1997]. 54 SILVA, Clvis Pereira da. Sobre a histria da Matemtica no Brasil aps o perodo colonial. Revista da Sociedade Brasileira de Histria da Cincia. So Paulo, n. 16, p. 21-40, jul./dez. 1996. 55 SILVA, Clvis Pereira da. Theodoro A. Ramos: sua correspondncia para Llio Gama. Revista da Sociedade Brasileira de Histria da Cincia. So Paulo, n. 17, p. 11-20, jan./jun. 1997. 56 VALENTE, Wagner Rodrigues. Histria da matemtica escolar: problemas tericosmetodolgicos. SEMINRIO NACIONAL DE HISTRIA DA MATEMTICA, IV, Natal, 2001. Anais... Rio Claro: SBHMat, 2001, p. 207-219. 57 VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma histria da Matemtica escolar no Brasil (17301930). So Paulo: Annablume, 1999. 58 VEYNE, Paul. O inventrio das diferenas. So Paulo: Brasiliense, 1983.

Andr Lus Mattedi Dias Universidade Estadual de Feira de Santana Rua Nossa Senhora de Guadalupe, 7 - apto. 301 - Acupe de Brotas - 40290-260 Salvador BA e-mail: mattedi@uefs.br

RBHM, Vol. 2, no 4, p. 169 195, 2002

195

Potrebbero piacerti anche