Sei sulla pagina 1di 6

Resumo: O respectivo trabalho tem como objetivo informar qual a atuao da psicomotricidade no campo da psicologia e do desenvolvimento humano.

. Atravs deste trabalho gostaramos de apresentar a psicomotricidade de uma forma mais clara e coerente para a compreenso do leitor. A psicomotricidade atua no mbito da disciplina educativa, reeducativa e teraputica, que pretende destacar a relao entre a motricidade, a mente e a afetividade, facilitando assim a abordagem global do individuo por meio de uma tcnica. Trata-se de uma prtica que vislumbra a compreenso do desenvolvimento, isto , maturao biolgica associada a do psiquismo com suas aquisies de capacidades de estruturao e abstrao, bem como sua consequente influncia nas interelaes sociais. Psicomotricidade, portanto um termo empregado para uma concepo de movimento organizado e integrado, em funo das experincias vividas pelo sujeito cuja ao resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socializao. Palavras-chave: Psicomotricidade, psiquismo, desenvolvimento humano.

1. Introduo
O presente trabalho tem o objetivo abordar assuntos relacionados psicomotricidade; Tais como o conceito sobre o que esta cincia, qual o seu objeto de estudo, seu histrico de desenvolvimento no Brasil, como ocorre o processo de interveno realizado pela psicomotricidade e qual sua importncia para o estudo do processo de desenvolvimento humano A motricidade o mesmo que motilidade, domnio do corpo, agilidade, destreza, locomoo, faculdade de mover-se voluntariamente. Possibilidade neurofisiolgica de realizar movimentos (HURTADO, 1983). J a Psicomotricidade se trata de uma cincia relativamente nova que, por ter o homem como seu objeto de estudo, engloba vrias outras reas: educacionais, pedaggicas e sade (BUENO, 1998). A psicomotricidade conhecida como acincia que tem como objeto de estudo o homem atravs de seu corpo em movimento. Toda ao est pertinente a um movimento e todo ato motor tem uma ao e um significado. Mesmo em seus estgios mais primitivos, como a fase dos movimentos reflexos, em que esses so executados independentes da nossa vontade e muitas vezes sem que dele tenhamos conhecimento (nos aspectos cognitivos e scios- afetivos) necessrio que um estmulo gere essa ao e s por essa condio coloque o ser humano sempre em relao a algo, qualquer que seja o estmulo. A psicomotricidade geralmente busca o seu conhecimento em outras cincias como, por exemplo; na sociologia visando adquirir conhecimentos sobre como ocorre o processo de socializao das crianas; na biologia visando compreender o processo de maturao dos msculos e aquisio de novos movimentos corporais e na psicologia que tem o papel integradora, de unificao entre o movimento do corpo e o pensamento para realizao do movimento por que todo movimento dependente do pensamento que o produziu. O jogo o principal meio para desenvolver aspectos cognitivos e psicomotores, pois o adolescente aprende a explorar o seu corpo atravs dos movimentos de uma forma ldica, ou seja, se divertindo com jogos o mesmo desenvolve gradativamente diversos elementos que compem a psicomotricidade.

2. Reviso Bibliogrfica
A psicomotricidade uma cincia que vem se tornando cada vez mais necessria e utilizvel na sociedade atual, tendo como seu profissional responsvel o psicomotricista. A

mesma trabalha no mbito da globalidade do indivduo, trata-se de uma disciplina que estuda a implicao do corpo, a vivncia corporal, o campo semitico das palavras e a interao entre os objetos e o meio para realizar uma atividade. A mesma tem como suas principais reas de atuao os processos de reeducao psicomotora, terapia e educao dos movimentos. A psicomotricidade tem por objetivo maior fazer do indivduo; 1- Um ser de comunicao; 2- Um ser de criao; 3- Um ser de pensamento operativo, ou seja, a psicomotricidade leva em conta o aspecto comunicativo do ser humano, do corpo e da gestualidade (LAPIERRE, 1984). A prtica da Psicomotricidade atua, segundo afirmao de COSTE (1978), sobre:o homem o seu corpo", trazendo a perspectiva de que precisamos atuar nesse corpo. Para Velasco (1994) "a partir do movimento em que estamos vivos, que existimos, somos um ser psicomotor". O termo psicomotricidade nasceu no inicio do sculo XIX, na Frana com o objetivo de explicar certos fenmenos clnicos estudados por neurologistas da poca, os principais responsveis por seu desenvolvimento na Europa foram Piaget (1982) que considerou inteligncia como sendo a ferramenta mestra que permite a um individuo lidar com o seu meio ambiente, em que a adaptao o fator de equilbrio nessas trocas, de variveis imutveis- o individuo incorpora e modifica internamente em sua estrutura, e que ele nomina de assinalao e acomodao- e variveis mutveis, rea de atuao da adaptao. Os momentos de equilbrio ele dominou estgios do desenvolvimento. Na vertente afetiva e social Wallon (1949), transfere as emoes "raiz" da ao, sendo ela (a emoo) o fator de organizao e meio de comunicao com o mundo. Lapierre e Aucouturier (1984) questionam a supervalorizao do verbal e intelectual no desenvolvimento, dando nfase a vivncia do movimento espontneo, em que os fatores emocionais devem ser levados em conta na decodificao do comportamento ali expresso, em interao direta com o profissional. Alguns se referem ao comportamento motor como sendo psicomotor em funo do envolvimento cognitivo e afetivo na maior parte dos movimentos executados.

3. Da concepo europeia aplicabilidade no Brasil


No Brasil, a respectiva cincia chega no sculo XX, durante o perodo da 1 guerra mundial poca em que as mulheres comearam a trocar trabalho como donas de casa pelo trabalho nas indstrias delegando a atividade do cuidados com os filhos as creches. Teve-se uma maior ateno voltada a psicomotricidade por ser no ambiente escolar o local no qual as crianas tendem a apresentar-se e serem mais observadas em relao aos seus movimentos corporais. Os principais difusores da psicomotricidade foram Antnio Lefvre, influenciado pelas obras de Ajuriaguerra; psiquiatra francs que definiu um novo conceito de patologia motora e Ozeretski. Helena Antipoff que trouxe sua experincia terica e prtica em deficincia mental para aplicao nas escolas brasileiras e por ltimo a doutora Dalila de Costallat que passa a partir da dcada de 70 atuar junto com o ministrio da educao brasileiro e com Helena Antipoff trocando experincias do trabalho desenvolvido na argentina com os trabalhos desenvolvidos no Brasil.
No Brasil, Antnio Branco Lefvre buscou junto as obras de Ajuriaguerra e Ozeretski, influenciado por sua formao em Paris, a organizaa primeira escala de avaliao neuromotora para crianas brasileiras. Dra. Helena Antipoff, assistente de Claparde, em Genebra, no Institut Jean-Jacques Rosseau e auxiliar de Binet e Simon em Paris, da escola experimental "La Maison de Paris", trouxe ao Brasil sua

experincia em deficincia mental, baseada na Pedagogia do interesse, derivada do conhecimento do sujeito sobre si mesmo, como via de conquista social... Em 1972, a argentina, Dra. Dalila de Costallat, estagiria do Dr. Ajuriaguerra e da Dra. Soubiran em Paris, convidada a falar em Braslia s autoridades do Ministrio da Educao, sobre seus trabalhos em deficincia mental e inicia contatos e trocas permanentes com a Dra. Antipoff no Brasil (RAPPAPORT, 2007).

Dentre as trs reas de atuao da psicomotricidade a que vem apresentado maior quantidade de pesquisas e desenvolvimento a educao psicomotora, devido ao fato de grande aplicao de aese estmulos relacionadospsicomotricidade realizados pelas escolas, principalmente durante as fases da 1 e 2 infncia e durante o perodo da adolescncia visando o desenvolvimento global do individuo atravs de atividades ldicas.
A educao psicomotora dirigida atuao dentro do mbito escolar, principalmente nos segmentos da Educao Infantil e no Ensino Fundamental. Teve incio na Frana, com o professor de Educao Fsica L Boulch, na segunda metade da dcada de 60, j visando o desenvolvimento global do indivduo por meio dos movimentos e, mais especificamente, evitar distrbios de aprendizagem. Assim, a Psicomotricidade atua proporcionando ambientes que estimulem as vivncias corporais, ou seja, buscando desafiar os alunos, atingindo suas zonas de desenvolvimentos, como defende Vygotsky. (...)Em primeiro lugar, o brincar um ato social que permite uma comunicao atravs de gestos, mesmo que no haja comunicao verbal. no brincar que a criana tem a oportunidade de expressar o que est sentindo ou necessitando; atravs das brincadeiras, do faz de conta, que a criana constri o seu mundo imaginrio situado em experincias vividas. A criana utiliza-se do brincar para construir sua aprendizagem, porque na brincadeira que ela explora situaes usando a imaginao e libera seu eu criativo, realizando seus desejos mais ntimos.(...)Enfim, o brincar maneira pela qual a criana busca subsdios ldicos para desenvolver-se. E o mais importante de tudo isso que, por meio do brincar, o professor assume um papel fundamental neste processo, pois ele que arma, de maneira planejada e no casual, as cenas mais pertinentes para que esse desenvolvimento ocorra. ele que far com que o sujeito no se fragmente, pois ele se oferece como elo de todos os aspectos que constituem um indivduo: os aspectos psicomotores, cognitivos e scio-afetivos.(RAPPAPORT,2007)

4. A atuao do Psicomotricista no Trabalho com Adolescentes


Na adolescncia comeamos uma nova fase de nossas vidas. Novos conflitos aparecem, tais como: perda do corpo infantil, perda da identidade infantil, perda dos pais infantis. Todos esses conflitos interiores vo criar uma desorganizao e transformao na imagem corporal. A psicomotricidade se mostra um apoio importante para a assimilao dessa nova fase. Agindo na aceitao dessa nova imagem, atravs da aprendizagem, da relao, da observao de si mesmo, conscincia do que somos e do que queremos, ela nos leva a nos reestruturar (SILVA, 2005). A tendncia reformista, oposicionista, no adolescente constituda a partir de uma necessidade existencial em vencer a dependncia psicolgica estabelecida na infncia. O estilo disciplinar advindo das figuras parentais surge com potencial catalisador de crises relacionais, ante o surgimento de um novo indivduo questionador daquele que antes era inquestionvel. Portanto, natural uma recusa dos modelos caseiros, modelos parentais, na tentativa emancipatria. Ocorre a recusa da orientao paterna ou materna, uma afronta a

autoridade de quem ainda exerce controle financeiro e emocional sobre este adolescente reacionrio. Observar o comportamento do adolescente em situao de interao num ambiente que remete ideia de controle parental surge como elemento enriquecedor, capaz de agregar ao compendio terico toda uma gama de atravessamentos situacionais, aes e reaes espontneas oriundos da vivncia no programada. Figuras representativas do governo parental, como professores e funcionrios da instituio disciplinar Escola, quando em dinmica grupal estimulam comportamentos peculiares, capazes de indicar possveis crises ante a figura parental de autoridade, tanto participativa quanto impositiva. Obter a opinio deste adolescente, a maneira como avalia a si mesmo a partir das expectativas parentais, bem como sua compreenso particular da condio relacional ante seus pais, vem a ser uma iniciativa pedaggica de encontro, permitindo a construo de um entendimento realista do que vem a ser nos dias atuais as demandas e crises que emergem a partir da individuao ante a figura parental de autoridade, percebida anteriormente sob a perspectiva panptica. O espao de vivncia psicomotora permite que o adolescente fale de seu mundo, expresse suas fantasias e conflitos do mundo simblico no inter jogo das relaes com outras pessoas. Evidentemente, a imagem corporal est em constante transformao nas variadas fases do desenvolvimento humano, podendo ser auxiliado pela psicomotricidade em todos, em qualquer tempo. A psicomotricidade nos faz voltar ao inicio de todas as sensaes, ao corpo onde se inscreve tudo o que verdadeiramente somos. A prtica psicomotora instaura uma nova vertente terica. Passa-se a compreender o corpo enquanto um palco propcio manifestao de contedos inconscientes impossveis de serem expressos pela palavra. O corpo passa ento a ser concebido como um receptculo adequado s significaes no verbalizadas.

5. Metodologia
Foi realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre assuntos relacionados as prticas de psicomotricidade aplicadas ao pblico adolescente, a pesquisa bibliogrfica tambm abordou como contedo o histrico da cincia e seu desenvolvimento no Brasil. O estudo tambm se destinou a aplicao dos exerccios de psicomotricidade com os adolescentes objetivando o aspecto de pesquisa de campo desenvolvido neste estudo. Foram aplicadas cinco tcnicas, os jogos psicomotricistas em um grupo de 20 alunos do ensino fundamental, com a faixa etria entre 15 e 17 anos, estudantes do colgio Municipal Washington Lus, durante o turno da manh sendo os mesmos subdivididos em dois grupos de quinze integrantes cada. As tcnicas trabalhavam com coordenao motora global, controle do tnus muscular, coordenao espao temporal e lateralidade. As atividades foram realizadas nos dias 07/11/12 e 09/11/12.

6. Resultados e Discusso
A primeira atividade desenvolvida foi o quicar de bola. O grupo foi bastante participativo e compreendeu de forma precisa e correta a atividade proposta, em sua grande maioria apresentaram bom desenvolvimento da coordenao motora global, cinco alunos apresentaram maiores dificuldades relacionados ao ritmo de realizao dos exerccios sendo que os mesmos tambm apresentaram dificuldades de insero na equipe. Ao trmino deste exerccio foi possvel observar que a equipe vencedora motivou o ltimo integrante para concretizar a vitria.

A segunda atividade foi quicar a bola em ziguezague para observao do desenvolvimento da lateralidade nos adolescentes, novamente os mesmos entenderam corretamente as informaes, houve um maior entrosamento entre os grupos durante esta atividade. Sete alunos apresentaram dificuldades significativas durante o exerccio para conseguir quicar a bola e correr em ziguezague ao mesmo tempo, ocorrendo durante a brincadeira alguns esbarres. Na terceira dinmica realizada, o desenhista, ocorreu bastante participao e nota-se que muitos alunos que estavam tensos nas atividades que envolviam prticas motoras globais, encontram-se mais a vontade durante o decorrer da dinmica. Ambos os grupos interagem entre si de maneira satisfatria. O perodo de latncia entre o inicio do desenvolvimento do desenho e a descoberta da palavra desenha foi de um minuto e trinta segundos durante a primeira aplicao e de dois minutos e cinquenta segundos na segunda aplicao, o que representa um nvel de desenvolvimento cognitivo satisfatrio para a respectiva faixa etria. H uma observao a se fazer a parte do desenvolvimento do jogo, a respeito de um aluno que mostrou-se desinteressado e foi questionado por uma funcionria da instituio, o mesmo bateu o porto e ao passar pelos responsveis da aplicao da dinmica disse no sou obrigado a ficar nessa porra", pegou a mochila e se retirou. A quarta atividade conhecida como Palavras proibidas levou a um clima de descontrao generalizado, com grande participao dos alunos, sendo o grau de complexidade das perguntas aumentado gradativamente e acentuado para os dois grupos participantes. Um aluno apresentou-se disperso, ficou distante e andando balanando o corpo de olhos fechados at a funcionaria orient-lo a retornar ao grupo. O ltimo exerccio aplicado foi dinmica Phillips 66, dentre os quatro grupos, o que apresentou maior entrosamento foi o formado pelas meninas. A dinmica alcanou seu objetivo de levar a reflexo e o raciocnio cognitivo, ouve grande interao, alguns alunos apresentaram a dvida se deveriam falar sobre o que eles gostavam ou no, cerca de quatro alunos apresentaram se dispersos em relao s atividades, brincando de formas diferentes. A atividade cumpriu com sua funo reflexiva na qual os alunos aprenderam o verdadeiro objetivo das dinmicas que aplicar a vivencia do jogo no decorrer de seu cotidiano, segundo uma aluna "a respeitar o limite e a dificuldade do outro importante para o decorrer da vida e para o fechamento das dinmicas outro aluno falou a seguinte reflexo como na vida voc precisa dos outros para nos ajudar ou para nos ajudar os outros..

7. Consideraes Finais
Desenvolver um projeto sobre psicomotricidade com o objetivo de estimular diversas reas psicomotoras atravs de jogos ldicos para a aplicao da cincia importante devido ao fato de a psicomotricidade ser desenvolvida atravs do processo de estimulao dos movimentos fsicos, movimentos estes que quando estimulados de forma correta previnem o desenvolvimento de diversos distrbios psicomotores, sendo estes causadores inmeras vezes de mau rendimento escolar e dificuldade de interao com o grupo social. No adolescente pode identificar reas desenvolvidas com prejuzo e que desenvolvem reverberaes psquicas neste perodo de emancipao e aquisio de autoimagem. A meta do desenvolvimento psicomotor o controle do prprio corpo at sua capacidade de extrair todas as possibilidades de ao e expresso possveis a cada um. Sendo assim, psicomotricidade uma cincia cabvel em qualquer poca da nossa vida, seja na infncia, adolescncia, adulta ou velhice.

A utilizao de jogos importante, pois torna o exerccio agradvel aos participantes, pois atravs de uma forma divertida podemos aplicar diversas tcnicas, exerccios que ajudam no processo do desenvolvimento psicomotor humano. Durante a fase de desenvolvimento importante estimulao da realizao de diversos movimentos, pois somente atravs desta pratica podemos observar como esta ocorrendo o processo de desenvolvimento psicomotor do adolescente e como a mesma vivncia a descoberta de novos movimentos passando assim muitas vezes a descobrir o prprio corpo. O pblico observado neste projeto foram adolescentes; pblico em que o processo de desenvolvimento psicomotor j est em estgio avanado, porm com a aplicao deste projeto foi possvel observar como est o nvel de desenvolvimento psicomotor dos adolescentes estudados. Os mesmos em sua grande maioria no apresentam nveis expressivos ou acentuados de dificuldades psicomotoras. As atividades propostas visaram observao de diversos fatores psicomotores. Os aspectos que foram possveis de observao em maior proporo durante o decorrer das atividades foram cognio no qual os alunos apresentaram nveis satisfatrios de raciocnio logico e ateno. Outros fatores observados foram coordenao motora global e a lateralidade fator este no qual os adolescentes em grande maioria apresentaram desenvolvimento motor adequado para a faixa etria. Como concluso do projeto observamos que os adolescentes quando inseridos em um grupo social, conseguem realizar atividades fsicas de uma forma mais espontnea e consequentemente mais prazerosa

Potrebbero piacerti anche